Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 02, 2008

Match Clou - 21ª Rodada 2007/2008



O 'Match Clou' da 21ª rodada é um verdadeiro spareggio per l'Europa, já que reúne as duas agremiações mais acreditadas para o 4º posto no campeonato, aquele que vale a última tão desejada vaga italiana na próxima Champions League.
O técnico do Milan, Carlo Ancelotti, está plenamente cônscio da importância do jogo deste domingo para as pretensões de seu clube, tanto que declarou: "È uno scontro diretto, giochiamo contro la squadra più accreditata per il quarto posto. Ci giochiamo parecchie possibilità di arrivare quarti".
Porém, o allenatore de Reggiolo tem alguns problemas sérios para escalar sua equipe para o crucial match, principalmente no ataque, onde Ronaldo e Inzaghi estão lesionados e Pato ha un fastidio all'adduttore, caindo toda a responsabilidade sobre Gilardino (ao lado - La Presse), que será titular em Florença.
No centrocampo, que será composto por 5 homens, o desfalque preocupante é o de Gattuso, que ficará longe dos gramados por pelo menos 1 mês e, assim, saltará até a partida de ida contra o Arsenal pela UCL.
De qualquer maneira, contra a Fiorentina devem começar jogando Ambrosini, Emerson (substituindo Ringhio), Pirlo, Seedorf e Kaká.
Na defesa, a maior novidade é a possível confirmação de Kalac como portiere titular, relegando o brasileiro Dida ao banco de reservas, com a linha de 4 sendo formada por Bonera, Kaladze, Nesta e Maldini.
Na Fiorentina, o técnico Cesare Prandelli não poderá contar com os meias Donadel (suspenso) e Liverani (lesionado), mas já declarou que não abre mão do lateral Ujfalusi (à esquerda - Guerin Sportivo), que não está no melhor de sua condição física.
Assim, protegendo Frey, deverão atuar, além do tcheco, Koldrup, Gamberini e Pasqual, com Kuzmanovic, Montolivo e Gobbi (mais abaixo - Fiorentina) no meio.
Completando os titulares no ofensivo esquema 4-3-3 viola, devem ingressar em campo Santana, Pazzini e Mutu, com Semioli, Vieri e Osvaldo como opções para o decorrer da partida.
O português Manuel da Costa, recentemente contratado pela Fiorentina, deve ficar nas tribunas.
Duelo bastante tradicional, Fiorentina x Milan já aconteceu 67 vezes na Serie A, com 29 vitórias do time da casa, 19 empates e 19 vitórias dos visitantes, que marcaram 88 gols e sofreram 105.
Na temporada passada, empate de 2 x 2, com doppiette de Mutu e Gilardino (será um prenúncio?)
Embate costumeiramente repleto de gols, no campeonato 1992/1993 ocorreu a partida com maior número de tentos: 10 no 3 x 7 para o Milan de Capello, que consiste também no maior sucesso rossonero em Florença.
Naquele 04 de outubro de 1992 Gullit, Massaro e Van Basten marcaram duas vezes cada, com o placar sendo completado por Lentini e pelos gigliati Baiano, Effenberg e Di Mauro.
O holandês Marco Van Basten, aliás, é um dos maiores cannonieri do embate, tendo realizado outros 2 gols no sucesso milanista em 1990 por 3 x 2.
Com os mesmos 4 gols neste 'Match Clou' também aparecem o italiano Aldo Boffi e o sueco Kurt Hamrin, que jogou por ambas as equipes, mas aparece nesta estatística vestindo apenas a camisa viola, o que fez no período de 1959 a 1967.
Porém, o maior artilheiro do confronto é Pierino Prati, que anotou 5 tentos entre 1968 e 1972, sempre com a maglia rossonera (embora tenha defendido também a Fiorentina no final de sua carreira).
O jogador mais presente no duelo é, como de praxe nos duelos envolvendo o Milan, Paolo Maldini, que participou de 16 confrontos, assim como Gianni Rivera, também storica colonna milanista.
Pelo lado da Fiorentina, que venceu pela última vez em 20 de novembro de 2005 (3 x 1, doppietta de Toni e gols de Jorgensen e ... Gilardino!), o jogador mais presente é o líbero Giuseppe Brizi, que defendeu a equipe de Florença de 1963 a 1975 e enfrentou o Milan 11 vezes jogando em casa.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana quer saber quem é o jogador com pose de craque à esquerda (Don Balón)?
Efetivamente, o jogador em questão surgiu como uma grande promessa, sendo objeto de uma acirrada disputa entre 2 dos maiores clubes do mundo ainda muito jovem.
Porém, a expectativa no seu grande talento não se confirmou e o tempo demonstrou tratar-se apenas de um jogador mediano, que teve uma fugaz passagem pelo Calcio.
Vamos participar aqui e também opinar na nova enquete disponível no final do blog.

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Rodada da Serie A reserva várias estréias


No Brasil é tempo de carnaval, mas na Itália a Serie A não para e neste final de semana ocorre a 22ª giornata.
Abrindo a rodada, no sábado, tem Palermo x Livorno (15h00 na ESPN e na RAI) com a possível estréia de Balzaretti na equipe rosanero, enquanto o time comandado por Camolese deve ir com o tandem ofensivo Tavano-Bogdani.
Um pouco mais tarde, é hora da estréia do talentoso esterno sinistro Mannini em Napoli x Udinese, que, infelizmente, como todo jogo no San Paolo, não será transmitido para o Brasil.
No domingo, às 12h00, vai ser difícil escolher dentre tantas opções: Internazionale x Empoli na ESPN, Juventus x Cagliari na ESPN Brasil e Siena x Roma na RAI e na TV Esporte Interativo.
No San Siro, as novidades são os retornos de Maicon (à direita - Inter) e Suazo, com Jimenez ocupando o posto do suspenso César na squadra nerazzurra, enquanto Malesani tem vários problemas para armar o Empoli, já que peças importantes como Giovinco, Marchisio, Pratali e Vanigli estarão indisponíveis.
Em Turim, sem Buffon, a Juventus, da mesma forma, não poderá contar com o recém-contratado Stendardo, que está squalificato, mas deverá ter Sissoko no meio de campo no posto do também suspenso Cristiano Zanetti. Já o Cagliari do técnico Ballardini (que obteve sua 1ª vitória na Serie A na última rodada) deve aparecer com Matri unica punta, mas suportado pelos ofensivos Foggia (abaixo - Guerin Sportivo) e Jeda.
Na bela Siena o time da casa deve atacar com a interessante dupla Maccarone-Riganò, com De Ceglie, Galloppa, Codrea e Vergassola no centrocampo. Spalletti, por sua vez, deve repetir na Roma a dupla de zaga Ferrari-Mexes em razão da contusão do brasileiro Juan, postando Mancini e Taddei como esterni apoiando Totti, isolado no ataque.
No mesmo horário, jogam ainda: Genoa x Catania (onde podem estrear Masiero e Vanden Borre com a camisa do Grifone); Lazio x Sampdoria (sendo possíveis as estréias de Radu e Rozehnal na Lazio); Parma x Atalanta e Reggina x Torino (os alas Diana e Pisano podem aparecer no Toro).
Mais tarde, às 17h30 de Brasília, ESPN Brasil e RAI transmitem o 'Match Clou' Fiorentina x Milan - imperdível!

Especiais Do Mês


Janeiro foi um mês extraordinário para o Calcio Serie A, que, segundo o contador Extreme Tracking, bateu todos os recordes de visitação com 2.671 monthly unique!
Certamente contribuíram para a marca especiais como a 'Momento Panini', coluna na qual, às terças-feiras, é abordada a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as míticas figurinhas do álbum Panini e que trouxe, logo no 1º mês do ano, Cristiano Zanetti (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/momento-panini-cristiano-zanetti.html), Simone Barone (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/momento-panini-simone-barone.html), Adrian Mutu (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/momento-panini-adrian-mutu.html) e Andrea Gasbarroni (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/momento-panini-andrea-gasbarroni.html).
Outra coluna muito especial é a 'Memorabilia', postada às quintas-feiras e que traz histórias de jogadores que já encerraram a carreira, mas que não foram esquecidos pelos tifosi, com o mês de janeiro dedicado aos ex bianconeri Antonio Conte (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/memorabilia-antonio-conte.html) e Vialli (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/memorabilia-vialli.html).
Nas outras quintas-feiras, foi aberto espaço à 'E Na Copa ...', que trouxe os principais fatos das 8ªs e também das 4ªs de final da tradicional competição.
A 'Match Clou', por sua vez, trouxe detalhes sobre o principal jogo de cada rodada (foram 3 em janeiro), enquanto a 'O Jogo Da TV' abordou 10 partidas envolvendo 15 equipes diferentes, cabendo a 'Panorama Da Rodada' relatar os acontecimentos dos demais jogos.
Já a Serie B foi, como de costume, objeto da ''B' Em Pílulas'.
Quem voltou em janeiro foi a 'Especulações Da Semana', trazendo todas as novidades do calciomercato, que começou bem morno, mas teve um finalzinho eletrizante.
Aos domingos, outra novidade: a 'Você Sabia ...' até apareceu no início do mês, mas depois cedeu espaço à 'Quem Vem Lá', que apresentou os principais estrangeiros contratados pelas equipes da Serie A.
Mas a maior novidade foi reservada à tradicional 'L'Enigma', que passou a premiar seus mais aficcionados leitores.
Por fim, no finalzinho do blog, os leitores puderam continuar participando ativamente das enquetes colocadas.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, janeiro 31, 2008

E Na Copa ...


Será que está pintando mais uma finalíssima entre Inter e Roma? Afinal, nas últimas 3 edições da Copa Itália o título foi decidido em confronto envolvendo esses 2 times, que, agora, estão mais uma vez nas semifinais e têm tudo para se encontrarem em maio, quando será disputada a grande final.
Antes, porém, os tradicionais concorrentes tiveram que superar seus adversários pelas 4ªs de final nesta semana.
A Roma, por exemplo, enfrentou e venceu a Sampdoria (vencedora de 4 edições do torneio) por 1 x 0 no último dia 29, obtendo a classificação à semi-final por ter empatado em 1 x 1 no jogo de ida em Gênvoa.
Não foi um jogo fácil, mas a Lupa Capitolina, explorando suas melhores características - posse de bola, troca rápida de passes, jogadas pelas laterais - soube conter o ímpeto da trupe de Mazzarri e derrotá-la com mais um gol do brasiliano Mancini.
Agora, os giallorossi terão pela frente o surpreendente Catania, que, depois de eliminar o Milan, tirou também a mais forte Udinese da competição (acima, um duelo entre o brasileiro Siqueira e o argentino Izco - La Presse).
A classificação dos sicilianos foi dramática e só veio aos 89', quando o japonês Morimoto fez 2 x 1 e, em razão dos 2 gols marcados fora de casa (em Udine foi 3 x 2 para o time da casa), obteve a vantagem necessária.
A Lazio, próxima adversária da Inter, chega à semi-final como a única equipe que venceu os 2 jogos válidos pelas 4ªs de final, quando fez 2 x 1 na Fiorentina tanto em Roma como em Florença.
Embora a classificação da equipe biancoceleste (também 4 vezes vencedora do torneio) não possa ser considerada surpreendente, ela teve algo de inesperado, pois o time do presidente Lotito não vencia fora de seus domínios há 300 dias e Florença é sempre uma praça inóspita para os adversários.
De qualquer maneira, no dia da estréia do zagueiro romeno Stefan Radu nas fileiras da Lazio, Kolarov e Rocchi anularam o gol anotado primeiramente por Semioli e sacramentaram a classificação romana.
Por fim, no grande confronto das 4ªs de final, a Juventus deu a impressão de que prosseguiria na busca do título que não conquista desde a temporada 1994/1995 (embora continue sendo a maior vencedora, com 9 edições da Copa Itália no seu albo d'oro), mas esbarrou em um jovem chamado Mario Barwuah Balotelli (acima, à esquerda, contra o esordiente Stendardo - Ap).
Afinal, depois do heróico empate em 2 x 2 em Milão, a Juventus tinha todas as condições de passar pela Inter em Turim, ainda mais com o turn-over proposto pelo técnico Mancini, que resolveu poupar vários de seus titulares, lançando jogadores pouco utilizados na Serie A, como o zagueiro colombiano Rivas e o próprio Balotelli.
Ocorre que o atacante de apenas 17 anos (mas 1,88 m por 80 kg!), nascido e abandonado por pais ganeses em Palermo, foi logo colocando a Inter em vantagem aos 10', depois de vencer o veterano Birindelli no corpo-a-corpo.
Depois, em um 1º tempo muito emocionante, a Juventus virou com gols de Del Piero e Iaquinta, mas sofreu o empate com um pênalti duvidoso cobrado por Cruz no finalzinho.
Aí, no começo da 2ª etapa, apareceu novamente o giovane Balotelli, que, com uma splendida girata dentro da área, fez 3 x 2 e complicou, por demais, a missão juventina.
A Juve ainda procurou incessantemente o gol, até que o rientrante Camoranesi fez uma falta desleal no francês Vieira e recebeu o cartão vermelho direto, deixando a equipe de Turim com um homem a menos e a de Milão com um Balotelli a mais, que saiu como o herói da classificação interista.
E que venha a Lazio!

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


A partir de agora, contratar, só se o jogador almejado for um svincolato (jogador que esteja sem vínculo contratual), pois o calciomercato di riparazione foi oficialmente encerrado às 19h00 de hoje na Itália.
Como sempre, o último dia foi marcado por grande agitação e frenesi nos salões do Ata Quark, hotel em Milão onde são montados stands para os clubes das Series A e B e onde ocorrem as tratativas, resultando em definições importantes e em várias frustrações.
A seguir, uma síntese do que aconteceu de mais importante em janeiro, clube por clube:
* Atalanta - Dos titulares, apenas o avante Zampagna, que já estava afastado por questões disciplinares, foi cedido ao Vicenza, para onde foi acompanhado pelo capitão (mas reserva) Bernardini. Ainda deixaram o clube os jovens atacantes Defendi, emprestado ao Chievo, e Zamblera, que foi surrupiado pelo inglês Newcastle. Chegaram o promettente Paolucci (Udinese), que vem apenas ser mais uma opção na frente ao lado dos vários Floccari, Inzaghi, Langella e Muslimovic, o meia Fissore (Vicenza) e o sérvio Radovanovic, talentoso centrocampista da U21 de seu país que vem ocupar o espaço do português Costinha, sempre lesionado - nada que revolucione o elenco que vem fazendo uma campanha muito boa no campeonato italiano e que conta com a total confiança da diretoria e da comissão técnica;
* Cagliari - O destino do pior time do girone d'andata rumo à Serie B parece ainda mais inevitável quando analisado que chegaram apenas os jovens meias Ivica Guberac (eslovaco, veio do Primorje Ajdovscina), Sebastián Rosano (uruguaio, contratado junto ao Wanderers Montevideo) e Vitor Gomes (português, atuava pelo Rio Ave na Liga Vitalis), além do goleiro Storari (Levante) e dos atacantes Jeda (Rimini) e Cossu (Verona). Para completar, deixaram o clube os arqueiros Fortin (Vicenza) e Marruocco (Ravenna), o defensor Bizera (Maccabi Haifa) e os meias Budel (Empoli) e D'Agostino (Treviso). E o presidente Cellino ainda acha que a equipe escapa do rebaixamento ...;
* Catania - Excelente as contratações dos defensores Alvarez (Estudiantes) e Silvestre (Boca Juniors), ambos protagonistas em sua Argentina natal. O goleiro Generoso Rossi chega por precaução, já que o reserva Bizzarri viajou à Argentina para resolver problemas familiares, e o brasileiro Piá veio para reforçar o ataque. Saíram apenas reservas, como o brasileiro Babú, que foi para a Triestina;
* Empoli - Pouquíssimo ativo no mercato - de relevante apenas a contratação do meia Budel;
* Fiorentina - O interessante atacante Daniele Cacia, contratado em julho junto ao Piacenza e habitual freqüentador das seleções de base da Itália, finalmente se apresentou à equipe viola, mas a cereja do bolo foi o zagueiro franco-português Manuel da Costa, adquirido per una cifra pari a 4,5 milioni di euro ao PSV Eindhoven. Completa o trio de reforços o atacante senegalês Papa Waigo, que foi trocado com o Genoa pelo belga Vanden Borre, pouco utilizado em Florença. Também deixaram a Fiorentina o lateral Balzaretti, o meia Pazienza e o atacante Lupoli (Treviso);
* Genoa - O time do presidente Presiozi acertou o retorno do bom defensor Criscito (Juventus) e contratou o ala Vanden Borre, esperançoso que o internacional belga reencontre o seu melhor futebol, assim como as esperanças Masiero (Central Español) e Wilson (Corinthians). Foram embora, além do senegalês Papa Waigo, o zagueiro Bega, o lateral Masiello e o meia Coppola;
* Internazionale - Em um elenco estrelar, chegou o meia Maniche (Atlético Madrid) e saiu o atacante Adriano (São Paulo);
* Juventus - Parece que ficou faltando algo: vieram o meia Sissoko (Liverpool) e o zagueiro Stendardo (Lazio); saíram Almiron (Monaco), Boumsong (Lyon), Criscito (Genoa) e Olivera (Peñarol). Para julho, a promessa dos suecos Ekdal e Mellberg.
* Lazio - Foi a grande regina do calciomercato, com 4 contratações excelentes: os internacionais Radu (Dinamo Bucuresti) e Rozenhal (Newcastle) para o setor defensivo; o volante Dabo (à direita - Herringshaw) para reforçar o meio e o atacante Bianchi como opção a dupla Pandev-Rocchi. Foram cedidos o deludente Scaloni (Mallorca), o insatisfeito Stendardo e o velocista Makinwa;
* Livorno - Mais uma vez as atenções ficaram voltadas para o portiere Amelia, que mais uma vez não foi negociado. Assim, o mercato livornese ficou restrito as contratações secundárias do brasileiro Sidny (Náutico) e dos italianos Melara e Vailatti, ambos do Torino;
* Milan - Traço: nenhuma contratação e nenhuma cessão. Ah, mas teve a inscrição de um tal de Pato....;
* Napoli - O clube partenopeo e o seu direttore generale Pierpaolo Marino foram dois dos maiores protagonistas deste calciomercato, acertando as entradas do goleiro Navarro (do Argentinos Juniors), do meia Pazienza (da Fiorentina) e, principalmente, das revelações do Brescia Santacroce e Mannini. Em contrapartida, deixaram Nápoles apenas jogadores pouco ou nada utilizados como De Zerbi (Brescia), Gatti (Modena) e Maldonado (Chievo);
* Palermo - Sotto tono, se resumindo a chegada do bom lateral Balzaretti e as saídas dos alas Pisano e Diana e do fantasista Brienza, além, não é possível esquecer, de protagonizar o maior imbróglio deste calciomercato: Túlio de Melo e seus 2 contratos;
* Parma - Repatriou o bomber Cristiano Lucarelli que estava na Ucrânia, segurou seus principais jogadores e ainda tentou um assalto final ao azzurro Zaccardo - sinal de novos tempos ou apenas uma brisa?;
* Reggina - Dentre os clubes de menor porte e que buscam permanecer na Serie A foi o que mais se movimentou, tendo acertado com os defensores Cirillo (Levante) e Costa (Bologna), o meia Brienza (Palermo) e os atacantes Makinwa (Lazio) e Stuani (Danubio), não tendo cedido qualquer de seus principais jogadores, inclusive o ala Modesto e o atacante Amuroso, desejadíssimos por outras agremiações;
* Roma - Passaria em branco se não fossem as cessões dos defensores Andreolli (Vicenza) e Kuffour (Ajax) e do meia Barusso (Galatasaray), que estavam em esubero no plantel romanista;
* Sampdoria - A equipe de Gênova contratou os estrangeiros Miglionico (zagueiro uruguaio que defendia o Piacenza, perfazendo o mesmo trajeto que o argentino Campagnaro) e Gulan (meia sérvio bastante jovem que jogava no Partizan Beograd e chegou via Fiorentina) e cedeu, de relevante, o atacante Caracciolo ao Brescia por € 7 milhões;
* Siena - Outra das equipes ditas menores que se movimentou bem, trazendo os meias Kharja (nazionale marocchino que jogou na Roma na temporada 2005/2006 - à esquerda - Herringshaw) e Coppola (Genoa), além dos atacantes Porta (River Plate Montevideo) e Riganò (Levante). Deixaram a belíssima cidade toscana o lateral Grimi (Sporting Lisboa) e o seu compatriota Veron (PAOK), além dos atacantes Bucchi e Corvia, que foram para a Serie B;
* Torino - Cadê o atacante prometido por Cairo? Só vieram os alas Diana e Pisano, ambos do Palermo, além dos jovens africanos Yousuf Baloglu (Standard Liège) e Asamoah Kwadwo (Bellinzona), que está disputando a CAN com o selecionada de Gana;
* Udinese - Dessa vez o d.s. Leonardi não trabalhou muito e trouxe apenas o ala Riccardo Colombo (acquistato dall'Albinoleffe) para substituir o lesionado Mesto, bem como cedeu alguns jogadores que não vinham sendo aproveitados, como o tcheco Sivok, emprestado ao Sparta Praha;
* Na Serie B, a equipe mais ativa foi o Brescia, que além de ter cedido sua dupla de gioiellini para o Napoli e contratado o aríete Caracciolo, ainda trouxe diversos jovens interessantes, como o trequartista Vincenzo Sarno, o sérvio Vujadin Savic ou o norte-americano Danny Szetela;
* Alguns outros jogadores famosos que mudaram de clube no campionato cadetto: Nicolas Amodio (do Treviso para o Mantova), Riccardo Bocalon (da Internazionale para o Treviso), Viktor Boudianski (da Udinese para o Lecce), Giuseppe Cardone (do Parma para o Cesena), Giacomo Cipriani (do Bologna para o Avellino), Corrado Colombo (da Sampdoria para o Pisa), Tomas Danilevicius (do Bologna para o Grosseto), Zlatko Dedic (do Frosinone para o Piacenza), Guilherme do Prado (do Spezia para o Mantova), Attila Filkor (da Internazionale para o Grosseto), Salvatore Foti (da Sampdoria para o Messina), Mark Iuliano (do Messina para o Ravenna), Abderrazzak Jadid (do Brescia para o Bari), Davide Matteini (do Parma para o Vicenza) e Vincenzo Sommese (do Mantova para o Ascoli).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 30, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Reggina x Milan



O Milan recuperou hoje, contra a Reggina, o 2º dos seus 3 jogos adiados de dezembro em razão da participação na F.I.F.A. Club World Cup Japan 2007, conquistando seus 3 primeiros pontos dessa empreitada.
A vitória veio, mas o bom futebol, ficou resumido apenas aos primeiros 20'.
Disposto no 4-3-1-2 com Kaká de trequartista e Pato (ao lado contra Ceravolo - Grazia Neri) e Gilardino como punte, mas com um centrocampo tutto forza formado por Gattuso, Emerson e Pirlo, o Milan começou muito bem contra uma Reggina proposta com 5 homens na meia cancha e atuando com um profilo molto basso, de forma a chamar a equipe rossonera para o seu campo na tentativa de explorar os contra-ataques.
Assim, o Milan logo superou a incrível marca de 70% de posse de bola, girando la palla de um lado a outro do campo, aproveitando a experiência e a melhor técnica de seus principais expoentes na busca de uma falha na bem disposta defesa amaranta.
Com Kaká marcado de perto pelo uruguaio Alvarez, o gol rossonero surgiu de jogada formulada por Pirlo, que serviu o avante Gilardino, que, totalmente desmarcado, só teve o trabalho de testar para o fundo das redes (foto à esquerda - Ansa).
Quem pensou que com o gol do atacante biellese a Reggina ia sair para o jogo e o Milan encontraria mais espaço para buscar outros tentos, errou, pois o que se viu a partir daí foi um burocrático monólogo rossonero, até porque a Reggina, na qual o técnico Ullivieri sequer convocou para a partida o habilidoso e recém contratado Brienza, parecia mais interessada no confronto de próximo domingo contra o Torino, importantíssimo para a salvezza.
Já o Milan, com um Pato pouco participativo, dava a impressão que o único interesse era no apito final do árbitro De Marco.
A partida foi assim, morníssima, até meados da 2ª etapa, quando Pirlo (à direita contra Missiroli - Grazia Neri) acertou uma cobrança de falta no travessão e, logo depois, Campagnolo impediu um gol certo em uma cabeçada de Emerson, desviando a bola para escanteio.
Aí, com as entradas dos sulamericanos Barreto, Montiel e Stuani, a Reggina melhorou e ainda esboçou uma reação, mas Ancelotti foi eficaz colocando Brocchi e Gourcuff nos lugares de Pirlo e Pato, e o Milan soube administrar sua superioridade até o almejado apito final.
O tabellino do recupero da 15ª rodada:
Reggina: Campagnolo; Alvarez, Lanzaro, Cirillo, Aronica; Cascione (68' Barreto), Modesto, Cozza, Vigiani (74' Montiel); Missiroli, Ceravolo (61' Stuani). All. Ulliveri.
Milan: Kalac; Oddo, Nesta, Kaladze, Favalli; Gattuso, Emerson, Pirlo (82' Brocchi), Kaká; Gilardino, Pato (82' Gourcuff). All. Ancelotti.
Gol: 17' Gilardino.
Árbitro: De Marco.
Cartões amarelos: Lanzaro, Alvarez, Gattuso e Kaladze.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


E o duelo (literalmente, já que apenas 2 de nossos leitores se aventuraram na empreitada) está empatado: 2 x 2!
Isso porque, nesta semana, quem desvendou primeiro que o jogador napoletano à esquerda (Pecoraro) é o atual lateral da seleção tcheca (abaixo - Cole) e do Milan Marek Jankulovski foi Lady Cyntia, ainda que com poucas horas de vantagem sobre JP.
Para aqueles que acompanham o Calcio há menos tempo, efetivamente Jankulovski chegou à Itália contratado pelo Napoli junto ao Banik Ostrava em 2000, então como um promettente centrocampista esterno.
Em 2002, depois de uma temporada com o Napoli na Serie B, foi contratado pela Udinese, clube que defendeu durante 3 temporadas e que viu sua transformação em lateral sinistro.
Desde 2005 Jankulovski defende o Milan, estando atualmente lesionado.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 28, 2008

'B' Em Pílulas


* O grande destaque da 22ª rodada da Serie B ficou por conta da goleada de 5 x 2 do Ravenna (que ainda assim amarga a 20ª colocação) sobre o Mantova, com destaque para o atacante Davide Succi (uma presença com o Chievo na Serie A na temporada 2004/2005), que realizou uma tripletta;
* Com os 3 gols, o atacante nativo de Bologna (à direita literalmente passando por cima do adversário - Ravenna) chegou aos 10 na temporada, estando a 6 do artilheiro da competição - Denis Godeas ... do Mantova, que anotou 1 dos gols da sua equipe (o outro foi do ex azzurro Stefano Fiore);
* A liderança do campeonato continua dividida entre Bologna - que venceu o Rimini por 2 x 1 fora de casa - e Chievo - que bateu o lanterninha Cesena por 3 x 1;
* Com apenas 1 ponto a menos (45) que os líderes aparece o Lecce, que derrotou o Frosinone por 3 x 0, tentos do brasileiro Fabiano e dos italianos Zanchetta e Ariatti;
* A 4ª colocação é do Albinoleffe, que derrotou o Spezia no Alberto Picco por 2 x 0, doppietta do atacante Cellini, que chegou a 14 na tábua de artilheiros;
* Em partida com 3 expulsões, o Piacenza superou o Ascoli por 2 x 1, com gols de Dedic (recém contratado ao Frosinone) e Tommaso Bianchi, enquanto Sommese (que também veio neste mercado de janeiro) descontou para os visitantes;
* Como a janela de contratações fechará no próximo dia 31, às 19h00 italiana, a coluna 'Especulações Da Semana' será postada, excepcionalmente nesta semana, na quinta-feira, inclusive com um especial sobre os principais reforços dos times da Serie B.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 20ª rodada do campionato 2007/2008 foi uma das mais modestas em termos de gols: apenas 17 foram anotados nas 10 partidas realizadas, sendo que 3 jogos terminaram sem gols - um deles o 'Match Clou' Udinese x Inter (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-udinese-x.html).
No sábado, além de Roma x Palermo (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-i-roma-x-palermo.html), também Sampdoria x Siena terminou 1 x 0.
A partida do Luigi Ferraris foi bastante disputada, mas não muito bela tecnicamente, com o gol blucerchiato nascendo de uma falha do defensor Rossettini bem aproveitada pelo talento barese Cassano. Na equipe toscana, não adiantou a estréia do atacante Riganò, que ainda teve uma grande chance de empatar, mas viu o goleiro Castellazzi protagonizar uma excelente defesa.
No domingo, emoções não faltaram no Sant'Elia, onde o lanterninha Cagliari superou o Napoli em uma rimonta incredibile, vez que a equipe sarda estava perdendo a partida até os 48' do 2º tempo, quando Matri e Conti (ao lado contra Bogliacino - Grazia Neri) desmontaram a vantagem partenopea construída por Hamsik aos 12', sempre da etapa final.
Também a Reggina conseguiu uma recuperação formidável ao empatar com a Atalanta, em Bergamo, em 2 x 2, depois de estar perdendo por 2 x 0, gols de Rivalta (alla Zambrotta) e Langella. Após substituições acertadas de Ullivieri (Ceravolo e Missiroli por Stuani e Cirillo) e errada de Del Neri (De Ascentis por Langella, que vinha sendo um dos melhores em campo), a equipe amaranto foi buscar o resultado com Vigiani e Barreto, servido por Ceravolo.
Sem gols terminou Catania x Parma (embora os donos da casa tenham reclamado - e muito - da anulação de um gol anotado por Spinesi) e Torino x Lazio, onde era grande a expectativa pela estréia do atacante Rolando Bianchi, contratado pela equipe romana junto ao Manchester City.
Afinal, segundo consta, Bianchi teria dado sua palavra ao presidente do Torino, Umberto Cairo, mas depois teria trocado o uniforme granata pelo biancoceleste, estremecendo a relação entre as agremiações.
Pois bem! Realmente o atacante bergamasco (acima em ação - Torino) fez sua estréia logo contra o Torino, mas do pior dos modos: entrou aos 60' no lugar de Rocchi e aos 65' foi ... expulso per doppia ammonizione!
Já a Fiorentina foi até o Carlo Castellani e venceu o derby contra o Empoli por 2 x 0, gols de Mutu e Pazzini.
Independentemente de ter sido una gara opaca, a equipe Viola, com mais este resultado positivo, alcançou sua 5ª vitória consecutiva, dando mostras de que realmente pretende brigar por uma das vagas italianas à Uefa Champions League.
O principal adversário do time de Florença nesse objetivo será, certamente, o Milan, que também venceu por 2 x 0 um bravo Genoa no Giuseppe Meazza (San Siro como preferem os rossoneri), em grande atuação de Alexandre Pato (no alto, à direita, contra o zagueiro Bovo - Ap), autor dos 2 gols e de diversas outras jogadas endiabradas.
Se no domingo Il Papero foi decisivo, alguns dias antes, no recupero da 12ª rodada, passou em branco contra a Atalanta, que venceu um deludente Milan por 2 x 1, de virada, tendo os gols sido anotados por Doni (contra, desviando chute de Gattuso), Langella (à esquerda contra Nesta - Cerescioli) e Tissone, aproveitando bela jogada de Inzaghi (Simone, e não Filippo).
De qualquer maneira, o Milan terá outra chance de marcar mais 3 pontos na próxima quarta-feira, quando realiza mais um recupero, desta vez diante da mais fraca Reggina.
Completou a rodada o posticipo Livorno x Juventus (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-iii-livorno-x.html).
A classificação, lembrando que Milan (2), Livorno (1) e Reggina (1) têm partidas a menos: 1º Internazionale (50 pts); 2º Roma (45); 3º Juventus (40); 4º Fiorentina (37); 5º Udinese (33); 6º Sampdoria (28); 7º Milan (27); 8º Atalanta (26); 9º Palermo (25); 10º Genoa (25); 11º Napoli (24); 12º Catania (23); 13º Livorno (21); 14º Lazio (20); 15º Parma (19); 16º Torino (18); 17º Reggina (18); 18º Siena (17); 19º Empoli (16) e 20º Cagliari (13).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 27, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Livorno x Juventus



Trezeshow! E não foi só: no fecho da 20ª rodada da Serie A 2007/2008 (a 1ª do girone di ritorno) a Juventus foi até o Armando Picchi enfrentar o Livorno e saiu vitoriosa por 3 x 1, com grande atuação do seu matador francês (agora com 15 gols no campeonato) e de seu capitano Alex Del Piero!
Efetivamente, o Livorno só conseguiu ser um adversário à altura da Juve até Trezeguet, que praticamente não tinha tocado na bola, fazer 1 x 0 aos 30' da 1ª etapa (ao lado a conclusão vincente do avante francês - Ap).
Uma pena, porque o começo do clube amaranto foi bastante promissor, com os bons Pasquale e Tavano levando bastante perigo para o arqueiro Belardi, substituto do indisponível Buffon.
Nella ripresa a Juventus resolveu não dar chance para o azar e logo aos 4', em uma das articulações bianconeri mais eficazes, Zanetti (abaixo, à direita - Grazia Neri) lançou Del Piero que, com uma das suas típicas arrancadas, avançou até a entrada da área livornese e fuzilou o goleiro Amelia, que nada pôde fazer.
Aí, o meia amaranto De Vezze, que já carregava um cartão amarelos nas costas, resolveu, de maneira completamente tola, colocar a mão na bola em pleno meio de campo - espulsione!
Com uma boa vantagem no marcador e um homem a mais em campo, coube a Juventus dar espetáculo - e que espetáculo - Palladino tocou para Del Piero, que, de primeira, lançou por cima da zaga adversária para Trezeguet concluir al volo - golaço!
Daí em diante a Juventus apenas administrou o resultado, que só foi alterado por um também bel gol do albanês Bogdani, que salvou o orgulho livornese.
O tabellino:
Livorno: Amelia; Grandoni, Knezevic, Galante, Balleri; A. Filippini (59' Pulzetti), De Vezze, Vidigal (à esquerda em um duelo tutta grinta com Nocerino - La Presse), Pasquale; Tavano, Tristan (59' Bogdani). All. Camolese.
Juventus: Belardi; Salihamidzic (59' Birindelli), Legrottaglie, Grygera, Molinaro; Nocerino, Zanetti, Palladino, Nedved (90' Castiglia - giovane esordiente); Del Piero (73' Iaquinta), Trezeguet. All. Ranieri.
Gols: 30' Trezeguet, 49' Del Piero, 63' Trezeguet, 79' Bogdani.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Vidigal, Palladino, De Vezze, Zanetti, Grygera, Balleri, Nocerino e Iaquinta.
Cartão vermelho: De Vezze.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte II) - Udinese x Internazionale



Assim como na última quarta-feira pela Copa Itália, também neste domingo contra a Udinese a Internazionale teve um jogador expulso logo no início da partida e, mais uma vez, não se abalou, chegando mesmo a dar a impressão de estar ela em superioridade numérica - fruto da superioridade técnica e tática do clube nerazzurro em relação aos seus adversários.
Mas, se outra vez a equipe de Milão não sucumbiu jogando com um homem a menos durante quase todos os 90', também não ganhou!
O jogo prometia muito (e efetivamente teve vários lances de emoção), mas terminou 0 x 0, resultado que interrompeu uma seqüência de vitórias da Inter na Serie A que vinha desde o início de novembro.
Empate condicionado pela doppia ammonizione recebida pelo brasileiro César (à direita o momento da expulsão - Grazia Neri) no curtíssimo espaço de 30'', que acabou causando uma lesão grave no ala Mesto, um dos propulsores de um começo avassalador da Udinese, com os avantes Di Natale e Pepe (Quagliarella é que destoou um pouco no setor ofensivo friulano) infernizando a vida do goleiro Júlio César.
Além de deixar a Inter com um jogador a menos, a expulsão ocorreu exatamente quando a equipe nerazzurra, superado o ímpeto inicial da Udinese, começava a controlar a partida e a impor sua melhor qualidade técnica, ralentando a manovra interista.
Ainda assim, as melhores chances do 1º tempo saíram dos pés de Cambiasso (aos 12') e de Cruz (aos 43').
A 2ª etapa começou com um chute perigosíssimo de Ibrahimovic (à esquerda contra o suíço Inler - Grazia Neri), que passou rente ao poste direito de Handanovic.
E assim a partida prosseguiu até o final, com a Udinese mais presente (terminou o embate com 57,8% da posse de bola), porém, pouco incisiva, tendo em Di Natale (quanta novidade!) e nos meias D'Agostino e Dossena (abaixo conta Javier Zanetti - Ap) seus melhores expoentes, enquanto coube à Inter as principais oportunidades de gol, especialmente em conclusões de Ibra e de Cruz.
Se a invencibilidade interista perdurou imune a mais um árduo adversário, a vantagem frente à Roma diminuiu para 5 pontos - o campeonato agradece!
O tabellino:
Udinese: Handanovic; Zapata, Felipe, Lukovic; D'Agostino, Inler, Mesto (85' Ferronetti), Dossena; Pepe (77' Floro Flores), Quagliarella (91' Candreva - estreante do dia), Di Natale. All. Marino.
Inter: Júlio César; Burdisso, Cordoba, Materazzi, Maxwell; Cambiasso (84' Crespo), Zanetti, César, Stankovic; Cruz (77' Vieira), Ibrahimovic. All. Mancini.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: César, Ibrahimovic e Quagliarella.
Cartão vermelho: César

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte II) - Nikola Gulan


O mais novo reforço blucerchiato tem um padrinho e tanto: Pantaleo Corvino! Isso mesmo, Nikola Gulan é mais uma das descobertas do dirigente sportivo da Fiorentina, que ostenta em seu currículo nomes como Bojinov, Ledesma, Miccoli e Vucinic.
Gulan, um centrocampista difensivo mancino, caiu nas graças de Corvino em 2007 durante a disputa da Meridian Cup, uma competição organizada pela U.E.F.A. em parceria com a C.A.F. e que confronta seleções sub-18 da Europa e da África, tendo sido contratado pela Fiorentina em agosto do mesmo ano por cerca de 2,8 milioni di euro.
Como não pôde ser agregado à equipe viola (por ser extracomunitário), Gulan continuou atuando pelo Partizan Beograd (à direita - Danas), seu único clube até aqui e com o qual estreou na Coppa U.E.F.A. em dezembro de 2006.
Diciannove anni ancora da compiere (é de 23 de março de 1989), Gulan é um assíduo frequentador das seleções de base da Sérvia, tendo participado do último europeu sub-19, ao lado do neo bergamasco Ivan Radovanović.
Já integrado à U21 sérvia, Gulan vinha treinando com a Fiorentina desde final de dezembro, passando agora à Sampdoria em regime de comproprietà.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Pablo Alvarez


Empolgado com os sucessos de Martinez e Vargas (e talvez esquecendo dos fracassos de Garcia e Llama), o Catania voltou a investir no mercado sul-americano e acertou, nesta semana, com o lateral argentino Pablo Sebastián Alvarez (à direita - Clarín), campeão do último Apertura com o Estudiantes de La Plata (foi até expulso no jogo decisivo contra o Boca Juniors).
Formado, aliás, no próprio Boca Juniors (clube que defendeu entre 2003 e 2005), Alvarez (não confundir com o uruguaio Pablo Alvarez Menéndez, que defende a Reggina) esteve cotado para reforçar, recentemente, o Deportivo La Coruña e o Monaco, mas acabou optando pelo Calcio, onde acertou por 4 temporadas com o Catania.
Agora, o lateral direito de 23 anos (nasceu em 17 de abril de 1984), que era um dos objetivos primários do Catania, pretende começar uma nova fase em sua vida, formando com o peruano Vargas uma das duplas de laterais mais interessantes da Serie A.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker