Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 17, 2007

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana vai requerer um pouco mais de exercício de memória: quem é o jogador rossonero à esquerda (Guerin Sportivo)?
Para facilitar a elucidação por parte dos leitores do Calcio Serie A duas serão as dicas ofertadas:
- É brasileiro;
- Está participando da atual edição da Uefa Champions League.
Na próxima quarta-feira a resposta com os acertadores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, novembro 15, 2007

Memorabilia - Bettega

Una vita in bianconero - um título que seria bastante apropriado para uma biografia sobre Roberto Bettega, sobre quem Giampiero Boniperti, outro juventino ilustre, pontuou com felicidade: "Roberto è stato uno dei giocatori che hanno fatto la storia bianconera (...) un grande campione, un simbolo".
Realmente, Bobby Gol é um dos personagens mais ligados à Juventus em toda a sua centenária história.
Para começar, Bettega nasceu aos 27 de dezembro de 1950 na própria cidade de Turim e transcorreu toda a sua formação como atleta na Juventus, de onde saiu na temporada 1969/1970 para ganhar experiência no Varese, então na Serie B e treinado pelo mítico Nils Liedholm.
Fundamental na promoção da equipe lombarda à Serie A com 13 gols em 30 partidas, Bettega retornou à Juventus já na temporada seguinte.
Logo em sua estréia na Serie A, no dia 27 de setembro de 1970 contra o Catania, o futuro Penna Bianca marcou o gol decisivo que valeu a vitória à Juventus por 1 x 0.
Ao final do campeonato 1970/1971, uma Juventus repleta de jovens ficou apenas na 4ª colocação, mas Bettega, jogando ao lado do também giovane Causio, terminou como artilheiro da equipe com 13 tentos anotados.
No torneio seguinte, com Boniperti como presidente bianconero, a aposta na maturazione dei giovani sob o comando do treinador tcheco Cestmir Vycpalek resultou na conquista do scudetto, com grande contribuição de Bettega, que realizou gol a raffica até ser constatada uma infezione di tubercolosi que deixou o atacante fora de ação por mais de 8 meses.
Para a temporada 1972/1973 se juntaram ao grupo o goleiro Zoff e o experiente atacante Altafini, com Bettega (à direita, no início dos anos 80 - Guerin Sportivo) conquistando o 2º dos seus 7 títulos italianos.
Depois de um vice-campeonato na temporada 1973/1974, a Juventus voltaria a reinar na Itália no campeonato seguinte, já com diversos pilares que seriam campeões mundiais em 1982 na Espanha: Zoff, Gentile, Scirea e Causio.
Dando seqüência ao ciclo extremamente vitorioso, vieram o vice-campeonato da temporada 1975/1976 (com o scudetto ficando para o rival Torino) e o título da stagione 1976/1977, agora já sob o comando de Giovanni Trapattoni, com Tardelli no meio de campo, um esordiente Cabrini aparecendo na lateral esquerda e Bettega compondo o ataque com o ex-nerazzurro Boninsegna.
O campeonato seguinte foi o da explosão de Pablito Rossi com o Vicenza, mas o caneco mais uma vez ficou em Turim com a Juventus de Bettega, que terminou 5 pontos a frente da surpreendente nobile provinciale.
A Juventus e Bobby Gol só voltariam a ser campeões na temporada 1980/1981, mas na anterior, apesar do título ter ido para as mãos da Internazionale, Bettega se sagrou artilheiro da Serie A com 16 gols, 1 a mais que Altobelli e 3 além de Rossi.
O 7º e derradeiro scudetto Bettega (à esquerda, portando o símbolo no peito - Giglio) conquistou no campeonato 1981/1982 (apenas 2 jogadores conquistaram mais títulos italianos em suas carreiras - Giovanni Ferrari e Giuseppe Furino, companheiro de Bettega no incrível esquadrão bianconero), temporada que acabou muito mal em razão da contusão que Penna Bianca sofreu no joelho contra o Anderlecht em jogo válido pela Copa dos Campeões e que redundou na sua ausência na Copa do Mundo da Espanha, quando a Itália se sagraria campeã.
Com a Azzurra, aliás, Bettega fez sua estréia em 1975 contra a Finlândia e teve seu auge na Copa do Mundo de 1978, quando inclusive marcou o gol que custou à Argentina a única derrota no torneio.
Ao todo, Bettega fez 42 partidas e 19 gols com a seleção italiana (à direita - Onze).
Na Europa, Bettega não repetiu com a Juventus o mesmo sucesso alcançado na Itália, tendo perdido as finais da Coppa delle Fiere (1971) e da mais importante Coppa dei Campioni em duas ocasiões (1973 e 1983), conquistando apenas a Coppa Uefa de 1977.
Aliás, a final perdida para o Hamburg em Atenas por 1 x 0 foi a última partida juventina de Bettega, que depois de 481 jogos oficiais (é o 4º jogador que mais atuou pela Juventus) e 178 gols (é o 3º maior artilheiro bianconero) foi desfilar sua habilidade na North American Soccer League com a camisa do Toronto Blizzard, onde encerrou sua carreira depois de duas temporadas em 1984.
Posteriormente, atendendo a chamada da família Agnelli, Bettega exerceu o cargo de vice-presidente da Juventus de 1994 a 2006, período na qual a Juve venceu 15 títulos importantes, incluíndo seis Scudetti e uma Uefa Champions League.
Curiosamente, o estádio do Tacuary, clube paraguaio da capital Assunção, é dedicado a Bettega, que assim é uma das poucas personalidades vivas que levam a homenagem - mais do que merecida!

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, novembro 14, 2007

PontoCom - Fiorentina


Continuando sua peregrinação pelas páginas dos clubes italianos da Serie A na internet, esta semana a 'PontoCom' visita o official site da Fiorentina, localizado no endereço http://www.acffiorentina.it.
Obviamente, a página tem como cor padrão o viola, que de repente enche todo o monitor do visitante (imagem ao lado).
Bastante completo e constantemente atualizado, a página da Fiorentina na web é também de fácil navegação, possuindo 8 áreas principais: News, Squadra, Club, Stadio, Biglietteria, Media, Multimedia e Sponsor.
Na News, é possível visualizar as notícias do clube, classificadas por data e também por pertinência, tais como Serie A, Allenamento, Ritiro e Nazionali, onde é possível saber, por exemplo, que 10 jogadores do clube foram convocados pelas suas respectivas seleções nacionais per i prossimi impegni europei.
Ainda nesta área do site, é possível conferir a classificação atualizada da Serie A, da Copa U.E.F.A. e detalhes de todas as partidas disputadas pela Fiorentina, fornecidos pelo portal Goal.com.
Esta parceria, aliás, evidencia o 1º senão do site, vez que, ao apresentar os protagoniste da Serie A, disponibilizando links das demais equipes da Serie A, leva o internauta ao endereço http://www.napoli.com como sendo o do ex clube de Maradona, mas que na verdade é apenas de um quotidiano on-line da cidade partenopea, ou ao inexistente http://www.toro.it como a página do Torino.
Prosseguindo no site da Fiorentina, a área denominada Squadra é bastante interessante e útil, com detalhadas informações dos jogadores do plantel viola (além das estatísticas usuais, é possível conferir, por exemplo, que o goleiro Frey foi treinado por Prandelli em Verona, Parma e Florença e que o jogador que mais venceu o bom arqueiro francês foi o juventino Del Piero - 10 vezes!).
Em Club, além do organograma da sociedade, há espaço narrando a história do clube, os títulos conquistados e uma curiosa narrativa sobre a cor viola, começando com "sinonimo di intelligenza, conoscenza, devozione religiosa, santità, sobrietà, umiltà, penitenza, intuito, temperanza, nostalgia, astrazione".
As áreas Stadio e Biglietteria se complementam, já que a 1ª apresenta o Artemio Franchi e a 2ª traz informações sobre os bilhetes.
Enquanto a Media traz informações para os jornalistas (inclusive como solicitar entrevistas exclusivas), a Multimedia apresenta fotos e vídeos, pecando apenas por falhas esporádicas.
Por fim, na área Sponsor é possível conhecer os patrocinadores do clube e acessar suas respectivas páginas na web.
Seguindo o estilo das home pages mantidas pelo portal Goal.com, o site da Fiorentina ainda reserva espaço para diversos negócios correlatos, como a Fiorentina Store, a poltroncina ufficiale Shuttle e até a Fiorentina Caffè (imagem do alto à esquerda), onde é possível adquirir uma máquina de café expresso personalizada e os próprios saquinhos contendo grãos torrados com o escudo da Fiorentina!

Marcadores:

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Em uma semana na qual o futebol italiano não merece parabéns, congratulações à Lady Cyntia, esta sim merecedora de nossos aplausos por desvendar que o jogador à esquerda (Pegaso) é um jovem Claudio Bellucci, atacante que voltou à Sampdoria nesta stagione (abaixo - Sampdoria) depois de 11 temporadas com Venezia, Napoli e Bologna, coroadas com o título de vice-capocannoniere da Serie B nos 2 últimos torneios.
Bellucci, atacante habilidoso e bom cobrador de faltas (Cyntia, você viu ele cobrando uma falta - com muito perigo - da entrada da área contra o Empoli?) é romano de nascimento, mas começou sua carreira propriamente nas fileiras da Samp, tendo feito sua estréia na Serie A em 1994 contra o Milan.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, novembro 13, 2007

Momento Panini - Nicola Amoruso


Foi ele, Nick Dinamite, quem abriu o caminho para a 1ª vitória da Reggina na corrente temporada - 2 x 0 sobre o Genoa na última rodada disputada.
Nada de surpreender, afinal, Nicola Amoruso, atacante rápido, oportunista e de boa técnica, vem marcando presença na Serie A desde a temporada 1993/1994 (com um breve parêntese na serie cadetta), onde totaliza 96 gols em 300 partidas!
Nascido em Cerignola (comuna italiana na região da Puglia) aos 29 de agosto de 1974, Nicola Amoruso começou sua carreira profissional na Sampdoria e fez sua estréia na máxima divisão do Calcio, sempre com a camisa blucerchiata, no dia 12 de dezembro de 1993, quando a Samp de Eriksson foi derrotada pela Inter de Bagnoli por 3 x 0.
Embora a derrota tenha sido sonora, aquela era uma ótima Sampdoria que terminou o campeonato em um excelente 3º lugar, atrás apenas do campeão Milan de Capello e da Juventus de Trapattoni, mesclando jogadores afirmados como Evani, Gullit, Mancini e Vierchowod, com jovens promissores como Bertarelli, Bellucci e o próprio Amoruso.
Ao final da stagione 1993/1994, Nick Dinamite tinha computado 8 presenças e marcado 3 gols na Serie A, o 1º na goleada de 6 x 2 sobre a Udinese pela 22ª rodada.
Para a temporada seguinte, com Bellucci e Bertarelli como opções aos titulares Gullit e Mancini, Amoruso acabou cedido ao Fidelis Andria, equipe com a qual disputou a Serie B e anotou 15 tentos, mesmo número alcançado por Hübner (Cesena) e Inzaghi (Piacenza) - que viriam a ser artilheiros da Serie A - e mais do que marcaram Ganz (14 com a Atalanta), Vieri (11 com o Venezia) e Bierhoff (9 com o Ascoli).
A bela marca levou Amoruso de volta à A, desta vez para defender o Padova (figurinha acima) que, não obstante os 14 gols marcados pelo atacante, terminou o campionato 1995/1996 na última colocação.
Porém, números tão expressivos fizeram com que Amoruso fosse contratado pela poderosa Juventus, que trouxe o jovem atacante (então com 22 anos) para compor um elenco onde se destacavam os meias Conte, Deschamps, Di Livio e Zidane e os atacantes Boksic, Del Piero, Padovano e Vieri.
Na Vecchia Signora, Amoruso ficou por 3 temporadas ininterruptas, conquistando 2 campeonatos italianos e somando 9 gols a seu currículo na Serie A.
Pouco aproveitado na Juve, Amoruso resolveu mudar de ares na temporada 1999/2000, indo defender, com sucesso, o Perugia treinado por Mazzone.
Sob o comando do folclórico treinador, Nick Piede Caldo fez 11 gols em 25 partidas, se tornando o cannoniere do clube 10º colocado.
Na temporada 2000/2001 Amoruso acabou indo para o Napoli, onde participou, ao lado dos brasileiros Amauri, Matuzalem e Edmundo, da melancólica campanha que resultou no rebaixamento da equipe partenopea à Serie B.
Ainda assim, como anotou 10 dos 35 tentos da equipe azzurra, Amoruso recebeu a alcunha de Nick Faccia di Angelo do telecronista Raffaele Auriemma e voltou ao seio da Juventus, com a qual disputou a stagione 2001/2002, conquistando mais um scudetto.
De 2002 a 2005, Nick Dinamite passou novamente pelo Perugia e também por Como, Modena e Messina, nunca superando os 6 gols em cada temporada, o que deu a impressão que a carreira do atacante entrava em declínio.
Porém, na Reggina desde a temporada 2005/2006, Amoruso mostrou que seus críticos estavam enganados e depois de realizar 11 gols em sua 1ª temporada no clube amaranto, fez 17 ao lado de Rolando Bianchi (que marcou 18) na última stagione (figurinha acima, à esquerda), o que valeu a dupla o título de i gemelli del gol como a mais prolífica dupla de ataque da Serie A.
Contactado pelo Parma para a temporada in corso, Nick Dinamite ha deciso di chiudere la propria carriera in riva alla sponda calabrese dello Stretto prorrogando seu liame com a Reggina até 2010.
Liame este muito forte, vez que, com os 5 gols já anotados no atual campeonato, Nicola Amoruso se tornou o maior artilheiro do time calabrês na Serie A em todos os tempos!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, novembro 12, 2007

'B' Em Pílulas


* No grande jogo da 14ª rodada da Serie B 2007/2008 o Albinoleffe bateu o Brescia por 2 x 1 em partida muito emocionante;
* Jogando no Mario Rigamonti, o Albinoleffe fez 1 x 0 com o artilheiro Cellini (ao lado contra o argentino Leandro Depetris - Albinoleffe), mas sofreu o empate, mesmo com um jogador a mais, aos 81' com o gol do esperto Tacchinardi, conseguindo a vitória apenas nos minutos finais com o atacante Rupolo;
* O Pisa continuou surpreendendo e superou o Messina, também fora de casa, pelos mesmos 2 x 1, tentos de Castillo, Cerci e Parisi;
* Agora, o Albinoleffe lidera a Serie B com 32 pontos, seguido do Pisa com 31, Bologna 28, Brescia e Chievo 27;
* Nesta 14ª rodada o Bologna venceu o Chievo por 4 x 0, gols de Marazzina (2), Daino e Di Gennaro;
* O Rimini fez 4 x 1 no lanterna Cesena com uma doppietta do brasileiro Jeda;
* Com 2 jogadores a menos desde o 1º tempo (Gozzi e Frey foram expulsos), o Modena perdeu para o Lecce por 2 x 0 no Via del Mare;
* Stefano Fiore, antiga estrela de Udinese e Lazio, marcou 1 dos gols do Mantova no empate de 2 x 2 com o Treviso dos brasileiros Barreto e Piá.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Um domingo para o Calcio esquecer! A 12ª rodada da Serie A 2007/2008 até que começou bem, com 2 belos jogos no sábado: Sampdoria 3 x 0 Cagliari (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-i-sampdoria-x-empoli.html) e Palermo 2 x 1 Napoli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-palermo-x-napoli.html). Mas, no domingo, ... ah, o domingo, era melhor que não tivesse ocorrido!
Em ato totalmente irresponsável, l'agente della Polstrada Luigi Spaccarotella, sob o pretexto de apartar um confronto entre torcedores da Lazio (que se dirigiam a Milão) e da Juventus (que estariam indo para Parma) em um posto de combustível perto de Arezzo (na Toscana), disparou um tiro que acabou acertando mortalmente um tifoso laziale, Gabriele Sandri, um noto dj e animador da casa romana Piper, que estava dentro do automóvel onde viajava.
Imediatamente, a F.I.G.C e a Lega Calcio decidiram adiar a partida Internazionale x Lazio (no alto, 2 torcedores na porta do estádio Giuseppe Meazza fechado - Max Rossi) e determinar que todas os demais encontros começassem com 10' di ritardo.
Porém, inconformados, torcedores de algumas agremiações passaram a praticar injustificados atos de selvageria e vandalismo que tiveram seu ápice no jogo Atalanta x Milan, interrompido aos 7' em decorrência da estupidez de ameaças proferidas por criminosos transvestidos de tifosi, que sequer deram ouvidos aos argumentos dos jogadores da equipe de Bergamo (à esquerda, no alto, Doni, Bellini e Langella, assistidos por Inzaghi, tentam conversar com os líderes do movimento - Cerescioli).
No final, por absoluta falta de segurança, o árbitro Saccani optou por suspender o jogo e, desta forma, adiar a volta de Ronaldo aos gramados.
Em Roma, prosseguiram os atos de vandalismo e a partida Roma x Cagliari, que seria o jogo da noite na Itália, também foi adiado.
Logicamente, uma vida ser precocemente ceifada merece todas as formas de repúdio, porém, praticar atos de selvageria porque quando um policial foi morto (em fevereiro último em Catania) se suspendeu toda uma rodada e agora, quando da morte de um torcedor, se pretendeu adiar apenas uma partida, é ignorância!
Nos demais estádios da Itália, salvo alguns protestos isolados, a bola rolou normalmente!
Assim, no Ennio Tardini, Parma x Juventus terminou 2 x 2, com os donos da casa chegando a fazer 2 x 0, tentos de Gasbarroni (scuola Juve) cobrando pênalti e Pisanu (una splendida rete - ao lado contra Camoranesi - Ferreri), mas permitindo a reação bianconera no 2º tempo, com Legrottaglie e Iaquinta anotando os gols que valeram o empate juventino, que ainda teve um gol do mesmo Iaquinta anulado no finalzinho da partida.
Já em Florença caiu um dos dois últimos invictos do campeonato, vez que a inconstante Udinese superou, em partida bastante movimentada, a Fiorentina por 2 x 1.
A equipe viola até começou a partida bem melhor, demonstrando grande superioridade tática, mas os velozes atacantes da Udinese aproveitaram um contra-ataque para largar na frente (gol de Quagliarella aproveitando cruzamento de Pepe), ao que a Fiorentina logo respondeu com Pazzini aproveitando uma saída infeliz do portiere Handanovic.
Porém, na 2ª etapa, talvez sentindo os efeitos da partida disputada pela Coppa U.E.F.A. na última quinta-feira, os comandados de Cesare Prandelli mais uma vez não resistiram a alta velocidade do duo Quagliarella-Pepe, que serviu o também ágil Di Natale (na foto à esquerda contra Donadel e Potenza - Giovannozzi) para fazer 2 x 1.
No final, com Asamoah no lugar de Pepe e Floro Flores no de Di Natale, quase que a equipe de Marino ainda ampliou o marcador.
Em Reggio Calabria, na 2ª partida de Renzo Ulivieri na panchina amaranto, a Reggina conseguiu sua 1ª vitória no campeonato superando o Genoa - in forma ma senza la necessaria cattiveria in area - com gols de Amoruso e do brasileiro Joelson, que com uma bela cabeçada fez seu 1º gol na Serie A.
Completaram a rodada o sucesso do Livorno em Siena por 3 x 2 (gols de Maccarone e Loria para os mandantes e de Tavano, Bergvold e Knezevic para os visitantes) e o deludente empate do Torino, que jogou com 1 homem a mais desde os 26' do 1º tempo (o peruano Vargas foi expulso), com o Catania (tentos do francês Malonga e do uruguaio Martinez).
Assim ficou a classificação, lembrando que Atalanta, Cagliari, Internazionale, Lazio, Milan e Roma têm 1 jogo a menos: 1º Internazionale (25 pts); 2º Fiorentina (23); 3º Juventus (22); 4º Roma (22); 5º Udinese (22); 6º Atalanta (18); 7º Palermo (18); 8º Sampdoria (17); 9º Napoli (15); 10º Catania (15); 11º Milan (14); 12º Genoa (14); 13º Torino (13); 14º Parma (12); 15º Lazio (10); 16º Siena (9); 17º Cagliari (9); 18º Reggina (9); 19º Livorno (9) e 20º Empoli (9).
Para concluir este triste dia, fica a ponderação da Gazzetta dello Sport: "Come dire che una tranquilla domenica di calcio è in mano a un manipolo di pseudo tifosi, capaci di condizionare la giornata di migliaia di veri tifosi, ma, soprattutto, il sistema-calcio" e a indagação do Calcio Serie A: O que fazer para que o jovem torcedor ao lado (Reuters) não se afaste do futebol?

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, novembro 11, 2007

Você Sabia ...


* Que desde o início desta temporada em todos os jogos das Series A e B está sendo utilizado um modelo único de bola, a Total 90 Aerow II da Nike?
* Que até a stagione passada cada clube usava a bola fornecida pelo seu próprio fornecedor esportivo?
* Que em razão do inverno europeu, a partir desta 12ª rodada foi adotada uma nova versão da Total 90 Aerow II, denominada Hi-Vis, com as cores branco, vermelho e verde dando lugar ao amarelo, azul e preto (foto do alto - Lega Calcio)?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker