Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 07, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Lazio x Messina



Assistir Lazio x Messina, ainda mais em VT, não foi fácil.
Apesar da vitória laziale (a 8ª consecutiva da equipe da capital!), o time que vem, atualmente, praticando o melhor futebol da Itália não jogou bem.
Aliás, o 1º tempo foi muito fraco, tanto que a Gazzetta dello Sport registrou: "La cronaca del primo tempo non fa registrare grandissimi spunti, i portieri non vengono quasi mai impegnati". Mérito, talvez, para o treinador Giordano, ex-ídolo biancoceleste que, exatamente na partida disputada no Olimpico, (re) assumiu o posto de treinador do Messina e montou um centrocampo composto por 5 homens, dificultando, por demais, as ações ofensivas dos meias Baronio e Mudingayi, deixando os ponteiros Pandev e Rocchi desassistidos.
Porém, quando tudo indicava que as equipes iriam para os vestiários com um merecido 0 x 0, o novo capitano da Lazio, Luciano Zauri, cruzou com perfeição para o zagueiro Stendardo (1,90 m) cabeçear fora do alcance do goleiro Paoletti (foto à direita - Omega) e colocar o time da casa em vantagem.
O gol, se não foi merecido para a Lazio, foi um prêmio para Guglielmo Stendardo (foto à esquerda - Grazia Neri), um bom central de 25 anos que somente agora está tendo uma oportunidade de verdade na Serie A (teve passagens pelo Napoli e pela Samp, mas muito jovem e foi muito pouco - ou nada - aproveitado) e chegou ao seu 3º centro in questo campionato.
O 2º tempo começou como terminou o 1º - com a Lazio dominando as ações, mas senza spingere troppo sull'acceleratore, e com o Messina acuado por suas próprias limitações.
Para piorar, quando o time siciliano pensou em avançar, o experiente lateral (ala) Candela foi expulso por soma de ammonizioni.
O fato, imperdoável para um jogador que conquistou uma Copa do Mundo (1998) e uma Eurocopa (2000) com a seleção francesa, acabou com as já parcas pretensões da equipe do Messina, que viu seu goleiro Paoletti ter que fazer algumas defesas importantes antes do término da partida.
Porém, curiosamente, a última chance da partida (e a melhor do Messina) ainda foi da equipe comandada por Giordano, mas desperdiçada pelo artilheiro Riganò.
O tabellino:
Lazio: Peruzzi; Behrami, Siviglia, Stendardo, Zauri; Mundingayi, Baronio, Manfredini, Mauri (81' Jimenez); Pandev (90' Makinwa), Rocchi (90' Firmani). All. Rossi.
Messina: Paoletti; Zanchi, Iuliano (72' Morello), Candela; Lavecchia, De Vezze, Pestrin, Masiello (81' Di Napoli), Giallombardo; Riganò, Bakayoko (54' Alvarez). All. Giordano.
Gol: 45' Stendardo.
Árbitro: Girardi.
Cartões amarelos: Candela, Manfredini, Giallombardo e Behrami.
Cartão vermelho: Candela.

Na Última Vez ...

Match Clou - 31ª Rodada 2006/2007



Infelizmente, o 'Match Clou' da rodada não é Sampdoria x Torino, apesar da grande tradição que envolve o confronto, afinal, não é possível ignorar o embate entre os 5º e 6º lugares, respectivamente... Empoli e Milan!
Apesar de Milan e Empoli só terem se enfrentado, até aqui, 7 vezes no San Siro pela Serie A (com 6 vitórias do Milan e 1 sucesso dos toscanos), a excepcional campanha realizada pelo time treinado por Luigi Cagni indica que será um confronto bem interessante, vez que o Milan tem como grande objetivo na temporada assegurar uma vaga na próxima Uefa Champions League e o adversário de hoje é um dos seus concorrentes diretos.
Dono de um budget modesto, o time da pequena Empoli (comuna na província de Florença com pouco mais de 40.000 habitantes), conhecido por revelar grandes jogadores, pratica um futebol bem compactado e tem como ponto forte o conjunto, onde se destacam os meias Almiron e Vannucchi.
Ademais, é bom o Milan ficar atento a dupla de ataque empolese, já que Nicola Pozzi (à direita - Ansa) e Luca Saudati são produtos do vivaio milanista e não desperdiçarão eventual oportunidade de marcar contra o clube que os revelou.
No Milan, Carlo Ancelotti irá promover um turn-over e poupar alguns de seus principais jogadores em razão do jogo, importantíssimo, da próxima quarta-feira contra o Bayern München em Munique e que vale a passagem para as semi-finais da UCL.
Assim, não foram sequer convocados para a partida Brocchi, Maldini, Nesta e Seedorf, mas ainda é possível que outros jogadores importantes fiquem no banco.
Portanto, espaço para a fantasia do jovem francês Joann Gourcuff (foto à esquerda - Empics), para muitos o novo Zizou, até aqui pouco utilizado na Serie A.
Dentre os brasileiros, como não pode jogar na Champions League, Ronaldo está confirmadíssimo no ataque rossonero, sendo que Dida, Cafu e Kaká (foto abaixo - Empics) também devem começar jogando, enquanto Ricardo Oliveira e Serginho (finalmente recuperado) devem ficar como opções no banco.
Do lado do Empoli, o atacante Éder também deve inicar a partida na reserva, enquanto o zagueiro Rincon (ex-São Paulo) não vem sendo aproveitado no time principal.
Para completar, importante lembrar que na temporada passada o Milan (sem qualquer brasileiro no time que iniciou o jogo) ganhou por 3 x 0, doppietta de Inzaghi e tento solitário de Shevchenko, mas todos nos últimos 13' de jogo.
Mas a maior vitória rossonera ocorreu em 15 de maio de 1999 - 4 x 0, tripletta de Bierhoff e gol de Leonardo.
Já o único sucesso do Empoli ocorreu em 19 de abril de 2003, quando Di Natale (atualmente na Udinese) anotou o único gol da partida.
O alemão Oliver Bierhoff, com os 3 gols marcados em 1999, é o maior artilheiro do confronto, enquanto o veterano Alessandro Costacurta, com 6 presenças, é o jogador que mais atuou neste 'Match Clou'.

Na Última Vez ...

L'Enigma



O enigma de hoje, por estarmos em plena Semana Santa, é facílimo (foto à esquerda - Guerin Sportivo)!
Portanto, uma excelente Páscoa a todos e o nome dos acertadores na quarta.
Até lá!

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 06, 2007

Rodada da Serie A será toda no sábado


A 31ª giornata da Serie A será realizada toda no sábado, em razão do feriado de Páscoa. Mas, absolutamente, isto não quer dizer que faltarão emoções dentro das 4 linhas na Itália e na telinha no Brasil!
Como aperitivo, a RAI transmite diversos jogos da Serie B já nesta sexta-feira, com destaque para o clássico Bologna x Napoli às 13h00, horário de Brasília, enquanto a ESPN Brasil veiculará Juventus x Albinoleffe a partir das 16h15 em VT.
Mas, no sábado, o espetáculo principal começa às 10h00: Atalanta x Chievo no Atleti Azzurri D'Italia; Catania x Roma no Via del Mare de Lecce (com o atacante Spinesi em campo - foto à direita - Empics - e transmissão da ESPN em VT); Fiorentina x Ascoli no Artemio Franchi de Florença; Lazio (do ótimo Mauri - abaixo - LaPresse) x Messina no Olimpico de Roma (transmissão da ESPN Brasil a partir das 15h15 - VT); Palermo x Cagliari no Renzo Barbera (Bandsports às 12h00); Parma x Livorno no Ennio Tardini; Reggina x Internazionale no Oreste Granillo (Bandsports e RAI às 10h00); Sampdoria x Torino no Luigi Ferraris e Siena x Udinese no Artemio Franchi de Siena.
Por fim, fechando a rodada da Serie A, a partir das 15h30 (sempre horário de Brasília), o embate de Champions League Milan x Empoli no San Siro, com transmissão da RAI, Bandsports e TV Esporte Interativo.
Quem perder o confronto no sábado, ainda poderá vê-lo no domingo na Band, a partir das 12h00.

quinta-feira, abril 05, 2007

A Itália Na Europa


Nesta semana foram disputadas as partidas válidas pela 1ª perna das 4ªs de final da Uefa Champions League, a principal competição de clubes da Europa e, quiçá, do mundo!
Os jogos envolvendo as equipes italianas, assim como as demais (com exceção do confronto entre o PSV Eindhoven e o Liverpool, terminado 3 x 0 para os ingleses), foram bastante equilibrados.
Logo na terça-feira, o Milan recebeu o Bayern München no San Siro e não passou de um empate em 2 x 2, resultado que se mostrou ótimo - para a equipe germânica!
Isso porque, agora, uma vitória simples ou até a igualdade em 0 x 0 ou 1 x 1 no jogo de volta (que será disputado no Allianz-Arena no próximo dia 11) classifica o time bávaro para a próxima fase.
Em realidade, o Milan mais uma vez não se apresentou bem. E, curiosamente (?), mais uma vez Ancelotti insistiu em lançar Gilardino isolado na frente, deixando os meias Kaká e Seedorf supostamente com maior liberdade (responsabilidade) para encostar no ataque, enquanto o trio Ambrosini-Gattuso-Pirlo mais destrói do que cria.
Assim, apesar de um domínio nos momentos iniciais da partida, quando o grande nome foi o goleiro alemão Rensing, substituto de Kahn, o Milan só conseguiu abrir o marcador já no final da 1ª etapa, em uma cabeçada de puro oportunismo de Pirlo.
No 2º tempo, depois que Kaká perdeu uma boa oportunidade e Gilardino teve um gol anulado (impedimento dúbio), o zagueiro grandalhão Van Buyten empatou o jogo pela 1ª vez.
Como o empate em 1 x 1 já não era um bom resultado para a equipe rossonera, o Milan se lançou ao ataque (ainda com uma única punta, agora Inzaghi que havia entrado no lugar de Gila) e o contestado árbitro russo Baskakov anotou pênalti de Lúcio em Kaká aos 84' (na foto do alto os 2 brasileiros - Ap). Como foi possível constatar na transmissão da ESPN Brasil, a infração marcada não ocorreu, mas no 1º tempo houve uma intervenção de Lúcio no mesmo Kaká que excedeu os limites aceitáveis e não foi anotada...
De qualquer maneira, Kaká bateu e converteu a penalidade máxima para pôr o Milan novamente na frente do marcador.
Porém, quando tudo se encaminhava para a vitória milanista, o belga Van Buyten aproveitou uma confusão na área para igualar o marcador mais uma vez e decretar números finais à partida.
No dia seguinte, a Roma recebeu o Manchester United no Olimpico em meio a diversas polêmicas originadas principalmente por uma carta enviada pelo clube inglês a 4.500 de seus torcedores informando de supostos riscos de ir à Roma e pelas declarações do técnico escocês Alex Ferguson de que Totti não era um adversário pericoloso.
Dentro de campo, o duelo Totti-Cristiano Ronaldo (foto no alto à esquerda - Empics) foi divertido e o resultado, 2 x 1 para a equipe da capital italiana, merecido.
Aliás, a Roma poderia até ter vencido com um placar mais dilatado, inclusive porque o meia inglês Scholes foi expulso ainda no 1º tempo após receber, merecidamente, 2 cartões amarelos (abaixo - Ap - o momento da expulsão).
Embora o time italiano tenha complessivamente fatto più del Manchester, Cristiano Ronaldo, tecnica sopraffina nello stretto, fez o contraponto as diversas investidas perigosas de Totti, Taddei, Perrotta e Mancini, deixando a classificação em aberto e a decisão adiada para a próxima terça-feira na Inglaterra.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Albertosi

Enrico Albertosi, ou melhor, Ricky Albertosi, foi um portiere di straordinarie doti atletiche, capaz de se destacar ainda que em um período no qual haviam diversos fuoriclasse para a posição.
Nascido em Pontremoli em 02 de novembro de 1939, Albertosi (na foto à direita jogando pelo Milan contra o Torino de Graziani e Pulici - Guerin Sportivo), totalizou 532 partidas pela Serie A - o que o faz o 7º jogador mais presente de todos os tempos -, quase que equanimemente divididas entre Fiorentina (185), Cagliari (177) e Milan (170).
Mas, voltando ao começo - papà Albertosi era goleiro amador da Pontremolese e o jovem Enrico logo traçou seu destino ao ficar observando, ainda pequenino, por detrás da meta o genitor para depois imitar suas defesas.
Portanto, nada mais natural que, após ter sido campeão de um torneio de garotos em Massa (uma cidade da Toscana) e premiado como melhor jogador, tenha ingressado na mesma Pontremolese, cujo goleiro titular, à esta altura, era um marinaio (marinheiro).
Repentinamente, o goleiro titular teve que embarcar para uma viagem longa e a Pontremolese não teve outra alternativa senão promover o jovem arqueiro de 14 anos à equipe principal. Dez partidas in prima categoria dilettanti chamaram a atenção de observadores ligados a clubes profissionais, sendo que os da Internazionale o convocaram a Milano per un provino.
O teste foi um sucesso e os dirigentes da Inter ficaram impressionados com o jovem portiere, ficando acertada a realização de contato nos dias seguintes.
Porém, no retorno para casa, Ricky parou em La Spezia e faz um teste também no time da cidade.
Transcorridos alguns dias, chegou na casa da família Albertosi una lettera do Spezia e o pai do jovem Enrico concluiu rapidamente o acordo para que o filho fosse treinar no clube. Horas depois, no mesmo dia, chegaria a carta da Inter: troppo tardi.
Assim, Albertosi cresceu no Spezia, tra i dilettanti, tendo se transferido à Fiorentina em 1958, onde fez sua estréia no máximo campeonato italiano na temporada 1958/1959 (em um Roma x Fiorentina disputado no campo neutro de Livorno e terminado 0 x 0).
Em Florença, Albertosi passou 5 temporadas como reserva de Giuliano Sarti (colecionando 30 presenças neste período), até que este se transferiu à grande Inter mondiale e o goleiro que sempre amou viver perigosamente, seja dentro de campo ou fora dele, tornou-se titular do clube viola, onde restou por mais 5 anos.
Porém, o relacionamento de Albertosi com a torcida da Fiorentina nunca foi fácil e o goleiro titular da Azzurra (com a qual estreou em 15 de junho de 1961 face a Argentina - vitória italiana por 4 x 1 - em Florença, ainda que, à época, fosse reserva de Sarti na Fiorentina) sonhava com uma transferência para Milão, onde a Inter buscava um subsituto para... Sarti!
Assim, quando foi chamado à sala da presidência para tratar de sua cessão, certo estava de ir para a Internazionale, mas ouviu: "Cagliari"!
Superada a surpresa inicial e percebido que a dirigência sarda estava montando um time excepcional, se mudou com a mulher e os filhos para Cagliari. Sua 1ª stagione na ilha foi marcada pelo título da Serie A conquistado pela... Fiorentina, mas no ano seguinte foi a vez do supreendente Cagliari (na foto acima - Guerin Sportivo - como capitão da equipe da Sardenha).
Ainda em 1970, Albertosi foi, ao lado dos seus colegas de clube Cera, Domenghini e Riva, titular da seleção italiana vice-campeã mundial no México (foto à direita - Guerin Sportivo).
Ao todo, foram 6 temporadas em Cagliari, até que em 1974/1975 Albertosi foi para Milão, sponda Milan (foto abaixo à esquerda - Guerin Sportivo), onde chegou sozinho, já que seu matrimonio si è spezzato definitivamente.
Com o clube rossonero transcorreu mais 5 anos, tendo conquistado seu 2º scudetto (o da estrela milanista) aos 40 anos. Infelizmente, o matrimônio com o Milan não terminou bem, vez que o goleiro amante das belas mulheres e das empolgantes corridas de cavalo restou envolvido no famoso escândalo de calcio scommesse de 1980 que resultou na sua suspensão por 4 anos e no rebaixamento do time de Milão à Serie B.
Porém, o título conquistado na Copa do Mundo de 1982 resultou em uma anistia geral e Ricky pode encerrar sua carreira, aos 45 anos, na Elpidiense, na Serie C2.

Na Última Vez ...

quarta-feira, abril 04, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns ao Michel Costa, que escreveu pouco, mas certeiro: "Favalli!!!"! Isto mesmo, até notórios experts passaram ao largo, mas o jogador-enigma desta semana (foto à esquerda - Borsari) é realmente o lateral Giuseppe Favalli, ex-laziale, ex-interista (vide foto abaixo - Inter) e atualmente no Milan.
Difensore di fascia sinista, Favalli tem uma longa história na Serie A, totalizando 414 partidas (até aqui) divididas ao longo de 17 temporadas (sendo 12 pela Lazio).
Sua trajetória na Azzurra não é tão rica, se resumindo a 8 participações.
Mas com os Azzurrini (daí a foto 'enigmática') Favalli completou 30 partidas...

Na Última Vez ...

terça-feira, abril 03, 2007

Momento Panini - Marco Ballotta


Marco Ballotta, o dodicesimo della Lazio, detêm o recorde de ser o jogador mais velho a disputar um jogo válido pela Serie A.
Marca esta que, anteriormente, era do lendário Dino Zoff risalante al 1983, mas que vem sendo reiteradamente quebrada pelo veterano goleiro de 43 anos (completados exatamente hoje). Isto porque Ballotta já colecionou 9 presenças nesta temporada, inclusive no jogo Lazio x Empoli, válido pela 29ª giornata e disputado no último dia 18 (sua última participação até aqui defendendo a meta da Lazio, quando entrou aos 81' substituíndo o titular Peruzzi).
Ballotta nasceu em Casalecchio di Reno, na província de Bologna e cresceu no San Lazzaro, no Interregionale italiano.
Em 1981 foi contratado pelo Bologna, então na Serie A, mas somente fez sua estréia como profissional na temporada 1984/1985, jogando pelo Modena na Serie C1 (3ª divisão da Itália).
Permaneceu na equipe emiliana até janeiro de 1991, colecionando 188 partidas e duas promoções para a Serie B e una retrocessione in Serie C1, quando se transferiu para o Cesena (figurinha acima) e fez sua estréia na Serie A, na derrota para o Genoa por 4 x 1 em 16 de dezembro de 1990.
Curiosamente, naquele Cesena, treinado por Marcello Lippi, jogavam os brasileiros Silas e Amarildo, enquanto o 1º gol sofrido por Ballotta na Serie A foi anotado pelo lateral Branco!
Sem chance na reserva de Fontana (atualmente titular do Palermo não obstante seus 40 anos!), Ballotta foi cedido ao Parma para a temporada 1991/1992, onde foi ser o substituto de Taffarel.
Apesar de ter somado uma única presença em sua 1ª stagione no Parma (em decorrência de uma expulsão do arqueiro brasileiro), Ballotta virou titular na temporada seguinte.
Aqui, importante esclarecer uma injustiça que constantemente é cometida: Taffarel não foi barrado, por questões técnicas, ao ponto de sequer ser relacionado para o banco de reservas, como várias vezes foi divulgado, principalmente pela imprensa brasileira. Em realidade, como só eram permitidos 3 estrangeiros entre os 11 titulares mais os 5 reservas relacionados para o banco, Taffarel foi preterido pelo trio Grun-Asprilla-Brolin, todos jogadores de grande qualidade.
Já na temporada 1993/1994 o titular do Parma foi Bucci e Ballotta (que somou 3 presenças) seguiu para o Brescia na stagione seguinte, onde foi o goleiro mais vazado da Serie A, sofrendo 60 gols em 32 partidas (o Brescia terminou a competição em último lugar, com apenas 2 sucessos, 6 empates e 26 derrotas!).
O recomeçar de Ballotta foi na Serie B, defendendo a Reggiana, com a qual foi promovido à Serie A. Porém, no seu retorno à máxima divisão do futebol italiano, mais uma vez Ballotta foi o goleiro mais vazado da Serie A, tendo levado 67 gols em 34 partidas da temporada 1996/1997.
Daí, Ballota foi contratado pela Lazio para ser o secondo de Marchegiani, função que exerceu por 3 temporadas.
Na temporada 2000/2001 desembarcou em Milano, onde foi ser reserva de um jovem Sebastien Frey na Internazionale.
Goleiro affidabile, retornou ao Modena para ser titular de 2001 a 2004, conquistando una promozione e la successiva salvezza, passando depois à defender a meta do Treviso, na Serie B, onde conquistou mais uma promoção à Serie A.
Por fim, Ballotta retornou à Lazio em 2005, para ser o 3º goleiro (Peruzzi e Sereni os preferidos), mas, em decorrência dos problemas físicos acometidos por Peruzzi e de uma malograda renovação contratual de Sereni, acabou scendendo in campo in più di un'occasione (a derradeira figurinha é desta temporada), suficientes para se tornar o più anziano giocatore ad aver disputato un incontro di Serie A.

Na Última Vez ...

segunda-feira, abril 02, 2007

'B' Em Pílulas


* Foi sofrido, mas a Juventus venceu seu compromisso válido pela 32ª rodada da Serie B e é mais líder do que nunca, com 6 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o Genoa;
* A Juve venceu o Pescara, penúltimo colocado, jogando no Adriatico por 1 x 0, tento do lateral Birindelli aos 76';
* Nervoso, o capitano Del Piero levou cartão amarelo, perdeu um pênalti e ainda discutiu com um poliziotto no túnel que leva ao vestiário;
* Também o Genoa, agora vice-líder da competição, derrotou seu adversário, o Albinoleffe, por 1 x 0, gol de Gasparetto;
* No Luigi Ferraris, o atacante Di Vaio também desperdiçou uma penalidade máxima;
* O Napoli, que só empatou com o Bari do croata Ivan Rajcic (foto do alto - Rosito), caiu para a 4ª posição, com 50 pontos;
* O tento da equipe barese foi marcado pelo jovem zagueiro Mirko Eramo, nascido no mesmo dia e mês (mas alguns anos depois) que o atacante Cassano, última grande revelação do clube;
* Com os mesmos 50 pontos do Napoli estão o Rimini (3º), o Bologna (5º) e o Piacenza (6º).

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada com quase 3 gols de média por partida (mais precisamente 2,9), apenas 'O Jogo Da TV' Torino x Palermo terminou 0 x 0.
No sábado, a Reggina foi surpreendida pelo Siena no Oreste Granillo por 1 x 0 (na foto à direta o bom lateral Molinaro antecipa o fantasista Foggia - Ansa), na abertura da 30ª giornata, tento do veterano zagueiro Bertotto.
A vitória do time toscano, dedicada a seu ex-presidente Paolo Di Luca, falecido no próprio sábado (no dia anterior Pier Luigi Fabrizi fora nomeado novo presidente do clube), foi condicionada pela expulsão do capitão amaranto Alessandro Lucarelli, que cometeu pênalti no meia Cozza aos 22' da 1ª etapa.
Curiosamente, Cozza, que tem uma belíssima história na Reggina (além de maior ídolo do clube - foi longamente aplaudido quando de seu ingresso em campo, é o jogador que mais atuou pela equipe na Serie A e seu maior artilheiro), desperdiçou a penalidade máxima, defendida por Campagnolo.
De qualquer maneira, o Siena conseguiu a vitória que faltava desde la stagione '56-'57.
Um pouco mais tarde, ainda no sábado, Roma (com patrocínio da Pepsi na camisa) e Milan protagonizaram o 'Match Clou' da rodada que, efetivamente, foi "una sfida intensa e spettacolare. Risultato che sta stretto ai giallorossi, interpreti di un primo tempo perfetto, ma troppo spreconi nella ripresa" (Gazzetta dello Sport).
Com razão, a Roma começou impiedosa, atacando velozmente e logo encontrou seu gol, marcado pelo zagueiro francês Mexes, com um poderoso arremate da risca da área.
No Milan, apesar de Ancelotti ter trocado seu amado 4-3-2-1 por um mais ofensivo 4-3-1-2 (com Ricardo Oliveira - na foto à direita contra De Rossi - Ap - e Ronaldo no ataque), Cafu, constrangido com as investidas de Panucci e de Mancini (na foto do alto à esquerda contra Brocchi - Milan), foi o retrato da partida e não pode auxiliar o ataque rossonero, tendo os giallorossi dominado o embate.
No 2º tempo, com Gilardino no lugar de Ricardo Oliveira, a Roma continuou a desperdiçar oportunidades a grappoli, mas foi o Milan que marcou, exatamente com Gila, aproveitando um cruzamento de Pirlo.
E, no final, quase que o atacante de Biella virou o jogo, mas acabou chutando para fora uma chance incrível proporcionada pela habilidade de Kaká.
Domenica, em Bergamo, Atalanta e Fiorentina fizeram um jogo cheio de alternativas que terminou empatado em 2 x 2. A equipe viola saiu na frente com gol do brasileiro Reginaldo e aumentou a vantagem com pênalti cobrado por Pazzini, mas sofreu o revés com tentos de Loria e Doni, também batendo penalidade máxima (foto à esquerda - Cerescioli).
No Sant'Elia, o Cagliari bateu o Messina por 2 x 0, tentos de Biondini e Budel (isso mesmo, Suazo não marcou!), resultado que custou o emprego do técnico Alberto Cavasin. Para o lugar do allenatore di Treviso, que ficou apenas 8 partidas no comando da equipe, retorna Bruno Giordano, exatamente o treinador demitido para dar lugar a Cavasin. Vá saber!
Chievo e Sampdoria ficaram no 1 x 1, merecendo destaque o gol marcado pelo ótimo Quagliarella (pretendido pelo Manchester United para substituir Solskjaer), quase do meio de campo. Já o tento do time da casa foi anotado pelo mediano (meia) Brighi.
O Empoli confirmou a ótima fase e atropelou o pobre Ascoli por 4 x 1, tentos anotados pelos atacantes Pozzi e Saudati, cada um duas vezes. No Ascoli, cujo gol foi marcado por Soncin, de consignar o retorno do veterano atacante Marco Delvecchio (297 partidas e 70 gols na Serie A), que ingressou em campo aos 63' e... foi expulso 4' depois!
Já a Inter manteve sua escalada rumo ao scudetto e derrotou o Parma por 2 x 0 (100ª vitória de Mancini no comando da Internazionale), golaço ("una rete da vedere e rivedere" segundo a Gazzetta) do lateral brasileiro Maxwell (foto do alto à direita - Inter) e outro do argentino Crespo, que apenas completou para as redes uma excelente jogada (ao melhor estilo tanque) de Adriano. Com o resultado e o empate da Roma, a equipe nerazzurra de Milão abriu 20 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada e já poderá comemorar o título nas próximas rodadas.
Na estréia do treinador Fernando Orsi (ex-vice de Mancini), o Livorno derrotou o Catania, de virada, por 4 x 1, tripletta de Cristiano Lucarelli e rete de Stefano Fiore, tendo o zagueiro Sottil inaugurado o marcador para os visitantes.
Por fim, no jogo da noite, a Lazio impôs 4 x 2 na Udinese em pleno estádio Friuli, tentos do zagueiro Stendardo, dos meias Mauri e Behrami e do atacante Rocchi, enquanto Di Natale e Iaquinta marcaram para o time de Udine.
Foi uma atuação extraordinária da equipe de Roma (chegou a abrir 3 x 0 e só sofreu o 2º gol já nos acréscimos), que teve em seu atacante Tommaso Rocchi seu melhor jogador, não só pelo gol marcado (cobrando um pênalti sofrido pelo mesmo), mas pelas duas assistências que resultaram nos gols de Behrami e Mauri.
Com o sucesso (na foto ao alto e à esquerda Baronio e Obodo - Ap), a Lazio chegou a 7ª vitória consecutiva na Serie A e consolidou-se no 3º lugar da Serie A, cuja classificação está assim após 30 rodadas (lembrando que apenas Catania e Palermo jogaram pela 22ª): 1º Internazionale (79 pts); 2º Roma (59); 3º Lazio (52); 4º Palermo (48); 5º Empoli (45); 6º Milan (44); 7º Fiorentina (38); 8º Sampdoria (36); 9º Udinese (35); 10º Atalanta (33); 11º Livorno (32); 12º Torino (32); 13º Catania (32); 14º Siena (30); 15º Cagliari (30); 16º Chievo (28); 17º Reggina (25); 18º Messina (24); 19º Parma (22) e 20º Ascoli (19).

Na Última Vez ...

domingo, abril 01, 2007

O Jogo Da TV - Torino x Palermo



Foi o único 0 x 0 em uma rodada de 29 gols...
E, efetivamente, não foi uma partida na qual os goleiros tiveram muito trabalho.
Assim, Torino e Palermo fizeram um jogo pouco entusiasmante para decepção dos quase 21.000 presentes no Estádio Olimpico de Turim (foto à direita - Torino).
De Biasi mandou o Toro a campo em um 4-2-3-1, com Lazetic, Muzzi e Rosina dando suporte a Abbruscato, enquanto Guidolin trouxe Di Michele para ajudar o meio, deixando o pouco móvel Caracciolo isolado na frente.
Tanta ofensividade só rendeu maiores emoções nos momentos iniciais da partida, como aos 4', quando Caracciolo superou Bovo e fez Abbiati trabalhar arduamente para impedir o gol do time da Sicília.
Até o final do 1º tempo o que se viu foi um Palermo equilibrado, com Bresciano (na foto à esquerda com Lazetic - Torino) muito ativo e, do lado do Torino, pouco espaço, mas um inarrestabile Rosina sempre pronto para criar uma jogada mágia.
Na 2ª etapa, a melhor oportunidade foi desperdiçada por Stellone, que substituiu o veterano Muzzi aos 14', concluíndo para fora uma jogada cara-a-cara com o portiere Fontana.
De resto, o que se viu foi o time rosanero exercendo um domínio sem jamais conseguir ser incisivo, enquanto o talentoso Rosina (na foto à direita com o lateral Pisano - Ap) dava um show de habilidade pessoal, mas sem qualquer efeito concreto, principalmente pela insistência nas jogadas individuais.
De nada adiantou as substituições efetuadas por Guidolin, em especial a entrada de Brienza no lugar de Di Michele (quando mais acertada seria a saída do improdutivo Caracciolo), e os ingressos de Konan (na foto abaixo contra o ala Diana - Ap) e Barone no time de Turim.
Eis o tabellino:
Torino: Abbiati; Comotto, Brevi, Bovo, Balestri; Gallo, Ardito, Lazetic (77' Barone), Muzzi (59' Stellone), Rosina; Abbruscato (71' Konan). All. De Biasi.
Palermo: Fontana; Zaccardo, Barzagli, Biava (57' Cassani), Pisano; Diana, Ciaramitaro (91' Giacomazzi), Fábio Simplício, Bresciano, Di Michele (73' Brienza); Caracciolo. All. Guidolin.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Brevi, Zaccardo, Biava e Fábio Simplício.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que na temporada 1931/1932 a Lazio chegou a contar com 7 brasileiros (oriundi) - Giuseppe Castelli (vulgo Ratto), Armando Del Debbio, Alessandro De Maria, Giovanni Fantoni, Leonzio Fantoni, Ottavio Fantoni e Anfilogino Guarisi - no seu elenco?
* Que o time (foto ao lado - Calcio 2000), montado por exigência do técnico Amilcar Barbuy, também brasileiro (jogou na seleção brasileira entre 1916 e 1922 e posteriormente treinou o Corinthians), ficou conhecido como Brasilazio?
* Que apesar do bom nível técnico dos jogadores, provenientes do Corinthians (Castelli, Del Debbio, De Maria e Guarisi) e do Palestra Itália de Belo Horizonte (atual Cruzeiro - os irmãos Fantoni), a Brasilazio decepcionou, terminando o campeonato apenas na 13ª colocação?

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Dia 1º de abril é dia de... relembrar as postagens especiais realizadas no blog Calcio Serie A em março!
Assim, a 'Momento Panini', onde é abordada, semanalmente às terças-feiras, a carreira de um jogador na Serie A ilustrada por figurinhas do álbum Calciatori da editora italiana Panini, trouxe especiais com o artilheiro laziale Tommaso Rocchi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/momento-panini-tommaso-rocchi.html) e com o já mítico capitano nerazzurro Javier Adelmar Zanetti (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/momento-panini-javier-adelmar-zanetti.html), estreando a edição 2007 do lendário álbum que até é sinônimo de figurinha.
A coluna 'Memorabilia', que traz, às quintas-feiras, histórias de jogadores que já encerraram a carreira, mas não foram esquecidos pelos torcedores da Serie A, abordou o panzer Matthäus (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/memorabilia-matthus.html) e o ídolo romanista Amadei (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/memorabilia-amadei.html).
A 'Campione Azzurro' (quinzenalmente às sextas) foi editada uma única vez no mês que se findou, mas a ocasião foi especialíssima com Dino Zoff (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/campione-azzurro-dino-zoff.html).
Além dessas colunas, a 'Match Clou', editada normalmente aos sábados, trouxe prévias dos principais jogos das 27ª, 28ª, 29ª e 30ª rodadas da temporada 2006/2007, enquanto a 'O Jogo da TV' abordou as partidas transmitidas pela televisão para o Brasil (foram 5!) e a 'Panorama Da Rodada' analisou os demais jogos às segundas-feiras (e uma vez em uma quinta-feira). A Serie B, como de costume, teve seus principais fatos expostos na ''B' Em Pílulas', enquanto os jogos das copas européias na 'A Itália Na Europa' e da seleção italiana na 'Gli Azzurri'. Por fim, a 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio, sempre aos domingos.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker