Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 01, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Juventus


O Match Clou da 14ª rodada acabou deludendo - afinal, faltou il principe delle emozioni: il gol.
Para começar, sem poder contar com Ronaldo, Ancelotti propôs o Milan no seu querido 4-3-2-1, com Seedorf (à direita contra Nocerino - La Presse) e Kaká no suporte de Gilardino, renunciando ainda a Maldini e lançando Serginho na lateral esquerda, enquanto Ranieri abdicou do tridente e deixou Del Piero inicialmente no banco, escalando o bosníaco Salihamidzic no posto do infortunato Camoranesi.
Posto isto, com a bola rolando começou uma grande battaglia tattica, com as defesas levando vantagem sobre os ataques.
Porém, aos 12', uma até então mais determinada Juventus conseguiu vencer o bloqueio formado pela dupla Nesta e Kaladze e Zanetti serviu Trezeguet, que acertou uma bela conclusão que explodiu na trave rossonera (à esquerda - Pegaso), com o goleiro Dida já vencido.
Depois do 1º quarto de hora, o Milan conseguiu equilibrar as ações (a ponto de chegar a 58,6% de posse de bola), mas a 1ª metade da partida, apesar de bella e intensa, terminou sem que ocorressem maiores chances de gol (foram apenas uma conclusão do Milan contra 4 da Juve, que teve maior domínio territorial - 56,4%).
O 2º tempo começou, mas parecia que era o 1º, pois a Juve largou novamente melhor, a ponto de Salihamidzic quase marcar logo aos 3'.
A diferença foi que a resposta milanista veio mais cedo, ainda aos 5', quando Kaká desferiu uma semi rovesciata defendida a queima roupa por Buffon (foto à direita - Ansa) - no rebote, Gilardino chegou a colocar a bola no fundo das redes, mas, como estava impedido, o tento foi muito bem invalidado.
Em ritmo muito elevado, a partida ganhou em agonismo, com as chances passando a se suceder de lado a lado (inclusive com o Milan reclamando um pênalti de Legrottaglie em Gilardino): Iaquinta su punizione, Pirlo também cobrando falta, diagonale di Molinaro, ... .
Daí, Ancelotti sacou Serginho e Gilardino e colocou Maldini e Inzaghi, ao que Ranieri providenciou as entradas de Marchionni e Del Piero nos lugares de Salihamidzic e Iaquinta, cabendo a Pippo a melhor chance, defendida com competência por Buffon.
Gli ultimi minuti sono palpitanti e Maldini teve ainda uma boa oportunidade aos 89', mas a partida terminou mesmo 0 x 0.
E assim ficou o tabellino:
Milan: Dida; Oddo (79' Bonera), Nesta, Kaladze, Serginho (64' Maldini); Gattuso (à esquerda observando o juventino Zanetti - o melhor em campo - La Presse), Ambrosini, Pirlo, Seedorf, Kaká; Gilardino (64' Inzaghi). All. Ancelotti.
Juventus: Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Nocerino, Zanetti, Salihamidzic (71' Marchionni), Nedved (82' Palladino); Trezeguet, Iaquinta (71' Del Piero). All. Ranieri.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Legrottaglie, Chiellini e Zebina.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Sampdoria x Reggina



Peter Pan está de volta - e junto com ele as magias, mas também as agruras que sempre o acompanharam em sua carreira.
Contra a Reggina o saldo foi positivo, pois a Samp saiu vencedora por 3 x 0, mas a descabida discussão travada pelo Gioiello di Bari com o allenatore amaranto Ullivieri não leva a crer que o restante da temporada vá ser totalmente calma...
De qualquer maneira, foi exatamente dos pés de Cassano (à direita marcado por Aronica - Sampdoria) que a confortável vitória blucerchiata começou a ser construída, quando Fantantonio proporcionou uma assistência deliciosa para Bellucci completar para o gol logo aos 5' de jogo.
Daí em diante a partida foi um monólogo, com a Samp superior e sempre perigosa com as investidas de Cassano e Bellucci, que quase ampliou ao acertar a trave aos 16', aproveitando um domínio mal feito pelo atacante Amoruso em vã tentativa de auxiliar a defesa.
Na Reggina, apenas o habilidoso Vigiani arriscou algumas jogadas mais incisivas, mas inúteis diante da dispersão dos atacantes Amoruso e Joelson.
Porém, aos 37' ocorreu um lance que poderia ter alterado por completo o rumo da gara: Bellucci (à esquerda no centro da área - Sampdoria), que já tinha sido ammonito, cometeu uma falta merecedora de outro amarelo no islandês Hallfredsson, mas contou com a benevolência do árbitro Tagliavento.
Para piorar, o ruivo centrocampista, sentindo a entrada desleal, não voltou para o 2º tempo, tendo sido substituído pelo paraguaio Barreto.
Quando a bola voltou a rolar, até que a Reggina apresentou mais determinação e esboçou tentar uma reação, mais foi a Samp que marcou de novo após una mischia in area com Sammarco (mais abaixo marcado pelo uruguaio Valdez - Sampdoria).
Depois, com as expulsões do técnico Ulivieri e do defensor Lanzaro, a Samp chegou facilmente aos 3 x 0 novamente com Bellucci, que fez seu 7º gol na temporada e passou a figurar em 2º na tábua de artilheiros da Serie A.
No final, espaço para Caracciolo, Bonazzoli e Accardi.
O tabellino:
Sampdoria: Castellazzi; Campagnaro, Sala, Gastaldello (82' Accardi); Palombo, Volpi, Maggio, Pieri, Sammarco; Bellucci (79' Caracciolo), Cassano (65' Bonazzoli). All. Mazzarri.
Reggina: Campagnolo; Lanzaro, Valdez, Aronica; Missiroli, Cascione, Hallfredsson (46' Barreto), Modesto, Vigiani (79' Alvarez); Joelson (62' Ceravolo), Amoruso. All. Ulivieri.
Gols: 5' Bellucci, 55' Sammarco, 75' Bellucci.
Árbitro: Tagliavento.
Cartões amarelos: Bellucci, Lanzaro, Missiroli, Volpi, Aronica, Barreto e Cassano.
Cartão vermelho: Lanzaro.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 14ª Rodada 2007/2008



O grande clássico da 14ª rodada da Serie A 2007/2008, marcada para este final de semana, é o aguardado Milan x Juventus, que ocorrerá no Giuseppe Meazza (ou San Siro como preferem os rossoneri) neste sábado.
O jogo tem especial importância para a equipe de Milão, que ainda não conseguiu vencer jogando em casa nesta temporada pelo campeonato italiano (foram 4 empates e 2 derrotas até aqui) e já está 11 pontos atrás da líder e rivalíssima Inter na tabela de classificação, bem como 8 da própria Juventus.
Portanto, se têm alguma pretensão na Serie A, os comandados de Ancelotti devem fazer de tudo para conquistar os 3 pontos em disputa neste 'Match Clou'.
Obviamente, não será nada fácil!
Ainda mais porque o atacante Ronaldo sentiu nova (velha) contusão minutos antes do jogo contra o Benfica na última quarta-feira e mais uma vez desfalca a equipe, deixando Gilardino e Inzaghi como os únicos avantes disponíveis no elenco.
Assim, Ancelotti não precisará quebrar muito a cabeça para encontrar um posto para o holandês Seedorf (à direita - Guerin Sportivo), que voltará à equipe ao lado de Kaká deixando, muito provavelmente, apenas Gila como atacante.
De resto, o Milan deve começar com o quarteto Oddo-Nesta-Kaladze-Maldini protegendo o goleiro Dida e o trio Gattuso-Ambrosini-Pirlo na linha divisória do campo, lembrando que este último (abaixo - Empics) atravessa uma excelente fase, tendo sido autor de 2 belíssimos gols de fora da área nos últimos compromissos do time.
Do lado da Juventus, Ranieri terá que administrar um número maior de desfalques, principalmente no setor defensivo, onde mais uma vez não poderá contar com Andrade, Boumsong e Grygera, o que deverá resultar na escalação, da direita para a esquerda, de Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro, com Buffon na meta.
No meio, o ítalo-argentino Camoranesi também desfalcará a equipe, o que deve propiciar o ingresso de Del Piero (abaixo à direita - Guerin Sportivo) como rifinitore logo atrás da dupla Trezeguet-Iaquinta.
Devem completar o esquema os meias Nocerino, Zanetti e Nedved.
No passado, o confronto já foi disputado 72 vezes em Milão pela Serie A, com 25 vitórias rossoneri, 17 bianconeri e ocorreram 30 empates, tendo o Milan marcado 105 gols e a Juventus 88.
Na última vez (lembrando que a Juventus vem de uma temporada na Serie B), o Milan venceu por 3 x 1, gols de Seedorf, Kaká e Pirlo, com Trezeguet descontando para o time então treinado por Capello e que alinhou da seguinte forma: Chimenti; Zambrotta, Thuram, Cannavaro e Pessotto (depois Chiellini); Emerson, Vieira, Camoranesi (depois Mutu) e Nedved (depois Del Piero); Ibrahimovic e Trezeguet.
Na temporada 2004/2005 foi a vez da Juve vencer, 1 x 0, tento do mesmo Trezegol.
Aliás, a maior goleada juventina no confronto é bastante recente, datando de 06 de abril de 1997, quando o time treinado por Lippi goleou por 6 x 1 o Milan de Sacchi, cuja zaga era composta pelos excelentes Baresi e Vierchowod mas não aguentou o bombardeio executado por Jugovic (2 gols), Vieri (2 gols), Zidane e Amoruso, atualmente na Reggina.
Em 07 de dezembro de 1947 foi o Milan que bateu a Juventus de Boniperti por 5 x 0, resultado que é até hoje a vittoria rossonera con più scarto.
Giampiero Boniperti que, aliás, é o jogador bianconero mais presente no confronto, tendo estado em campo exatamente em 13 ocasiões, perdendo por larga vantagem para Paolo Maldini que, com 20 aparições, é o atleta que mais participou do embate (podendo ampliar o recorde neste sábado!).
Agora, com 6 gols (todos vestindo a camisa do Milan) realizados entre 1959 e 1961 (4 foram marcados apenas na goleada de 5 x 1 de 12 de novembro deste último ano) o brasileiro José Altafini é o maior artilheiro do confronto, seguido dos italianos Aldo Boffi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/memorabilia-boffi.html) e Roberto Bettega (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/memorabilia-bettega.html), ambos com 5 tentos.
Pena que Ronaldo, que sempre encarou os jogos contra os adversários bianconeri como especiais, não estará presente...

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



O jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é um dos destaques da atual Serie A, apesar de ter herdado um posto bastante pesante.
Atacante de ofício, qual o seu nome?
Na próxima quarta-feira os acertadores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


No mês em que o Calcio Serie A comemorou seu 1º aniversário, nossos amigos leitores foram brindados com vários especiais!
Por exemplo, a coluna 'Momento Panini', que discorre, às terças-feiras, sobre a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as figurinhas do álbum Calciatori da Panini, abordou as trajetórias do nazionale Mauro Germán Camoranesi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/momento-panini-mauro-germn-camoranesi.html), do cannoniere amaranto Nicola Amoruso (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/momento-panini-nicola-amoruso.html) e da revelação azzurra Andrea Dossena (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/momento-panini-andrea-dossena.html).
A 'PontoCom' passeou pelo website da Fiorentina (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/pontocom-fiorentina.html) mostrando os pontos mais interessantes (e também o que precisa ser melhorado) na página da internet de uma das sociedades mais tradicionais do Calcio.
Já a 'Memorabilia', reservada às histórias de jogadores que já encerraram a carreira mas que não foram esquecidos pelos tifosi da Serie A, homenageou o agora saudoso Liedholm (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/memorabilia-liedholm.html) e recordou as façanhas do grande Bettega (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/memorabilia-bettega.html) e do irriqueto Amarildo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/memorabilia-amarildo.html).
Como de praxe, a bola não parou por aqui e a 'O Jogo Da TV' abordou nada menos que 10 partidas válidas por 4 diferentes rodadas, incluíndo o grande Derby d'Italia - número que só não foi maior por causa dos nefastos acontecimentos do dia 11 que culminaram com o assassinato do torcedor laziale Gabriele Sandri.
Aquelas partidas não assistidas pelo editor do Calcio Serie A estiveram na 'Panorama Da Rodada', enquanto uma prévia do principal jogo de cada rodada foi objeto da 'Match Clou'.
E não foi só - os principais acontecimentos da Serie B estiveram na ''B' Em Pílulas' e as campanhas das equipes italianas nas competições européias na 'A Itália Na Europa', enquanto a 'Gli Azzurri' relatou a emocionante classificação da Itália para a Eurocopa 2008.
Por fim, a interativa 'L'Enigma' propôs, toda semana, uma foto e questionou a identidade do jogador retratado, enquanto a 'Você Sabia', postada aos domingos, trouxe, como de costume, curiosidades acerca do Calcio.
Que venha muito mais!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

sexta-feira, novembro 30, 2007

Final de semana de grandes duelos


A 14ª rodada da Serie A 2007/2008, que será disputada neste primeiro final de semana de dezembro, presenteia os apaixonados pelo Calcio com vários embates espetaculares, a começar pelo 'Match Clou' Milan x Juventus, que será disputado no sábado às 17h30 (horário de Brasília) com transmissão da ESPN Brasil, RAI e TV Esporte Interativo.
Ainda no sábado, mas um pouco mais cedo (a partir das 15h00), jogam Sampdoria x Reggina (com transmissão da ESPN Internacional e da RAI), quando deverá ocorrer a volta do atacante Cassano.
No domingo, 7 partidas estão programadas para começar às 12h00, com destaque para Fiorentina x Internazionale (ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo) e Roma x Udinese (ESPN Brasil).
Na partida de Florença, é grande a expectativa pela sfida fra fenomeni Mutu (à direita, no alto - Guerin Sportivo) e Ibrahimovic, enquanto em Roma prometem ser protagonistas Totti (convocado a sorpresa por Spalletti para a partida) e o friulano Di Natale (abaixo - Digitalsport), que durante a semana andou mandando mensagens de amor à Roma e ao treinador giallorosso Spalletti.
Jogam, ainda, Atalanta x Napoli no Atleti Azzurri D'Italia; Cagliari x Livorno no Sant'Elia; Catania x Palermo (importante Derby siciliano) no Angelo Massimino; Parma x Empoli no Ennio Tardini e Siena x Lazio no Artemio Franchi de Siena.
Mais tarde, Torino x Genoa fecha, sempre com transmissão da RAI (às 17h30), a rodada. Este confronto, que envolve 2 clubes muito tradicionais e que totalizam 16 títulos italianos, será uma ótima oportunidade para assistir, de um lado, o habilidoso Rosina ao lado do ágil Di Michele e do oportunista Ventola, enquanto do outro o trio Leon-Borriello-Sculli.
Bom final de semana repleto de Calcio para todos!

quinta-feira, novembro 29, 2007

A Itália Na Europa


Inter, Milan e Roma já estão assegurados na próxima fase da Uefa Champions League, todos matematicamente classificados com uma rodada de antecedência.
Porém, o trio dificilmente será acompanhado da Lazio, a outra representante italiana na principal competição européia de clubes, já que o clube biancoceleste jogou fora sua grande chance ao perder para o Olympiacos por 2 x 1 em pleno Olimpico, ainda mais de virada!
Mas, ao menos na terça-feira, deu tudo certo para os times italianos.
A Inter, jogando no Giuseppe Meazza, sofreu na etapa inicial contra o Fenerbahce muito bem armado por Zico, mas deslanchou na etapa complementar e fechou a partida em 3 x 0, com gols de Cruz (ao lado contra Selçuk Şahin - Afp), Ibrahimovic (abaixo consciente da magia que realizou, enquanto Roberto Carlos resta perplexo - Reuters) e do chileno Jimenez.
Em Kyiv, a Roma, mesmo sem Totti (e sem Aquilani e Perrotta), mas com um Vucinic em grande dia, superou o local Dynamo por 4 x 1, tentos de Panucci (que parece estar gostando do ofício de artilheiro), Giuly e doppietta do montenegrino.
Para os donos da casa, que foram para o intervalo perdendo por 3 x 0, anotou o africano Bangoura (abaixo, à direita, contra Giuly - Reuters).
Na quarta-feira, o Milan foi até Lisboa enfrentar o Benfica do ex Rui Costa e voltou com a classificação antecipada fruto do empate de 1 x 1 e resultado de 2 golaços - Pirlo e Maxi Pereira, ambos de fora da área.
Mas que o feito não seja demasiadamente comemorado, porque a equipe treinada por Ancelotti jogou muito mal e escapou de ser derrotado pelos lisboetas, com Kaká mais uma vez jogando (muito) abaixo de suas possibilidades (abaixo o craque brasileiro em ação - Reuters).
Por fim, a Lazio, que vinha também com boas possibilidades de passar à próxima fase da UCL, praticamente deu adeus à competição ao permitir a virada do limitado Olympiacos em Roma.
Pandev (abaixo contra o goleiro Nikopolidis - Afp) abriu o marcador para os italianos, mas o argentino Galletti (ex-Napoli) e o sérvio Kovacevic (ex-Juve e Lazio) deram números finais ao jogo.
Agora, para prosseguir na Champions League, a Lazio deve vencer o Real Madrid na capital espanhola e torcer para que o Werder Bremen não vença os gregos em Atenas, ou seja, un'impresa che sarebbe storica.
Completando o mosaico italiano na Europa, a Fiorentina empatou em 1 x 1 com o AEK em Atenas, mantendo, assim, a liderança do Grupo C da Coppa U.E.F.A.
Foi a 100ª partida viola na Europa, dolorosa pelo luto em razão da recentíssima morte da esposa do treinador Cesare Prandelli (quem esteve na panchina foi Gabriele Pin, allenatore in seconda), mas vibrante pelo gol do ítalo-argentino Osvaldo (à esquerda em ação - Fiorentina), que marcou pela 1ª vez em competições européias.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, novembro 28, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Os parabéns desta semana vão para a Cyntia Santana e para o Michel Costa, que desvendaram que o jovem atleta à esquerda (Guerin Sportivo) é o experiente atacante Marco Di Vaio, atualmente no Genoa (abaixo, também Guerin Sportivo).
Nascido em Roma aos 15 de julho de 1976, Di Vaio começou na Lazio e depois peregrinou por vários clubes, inclusive pela Salernitana, com a qual pela primeira vez alcançou os 2 dígitos na tábua de artilheiros da Serie A.
Agora, surpreendentemente pouco utilizado pelo técnico Gasperini na atual temporada, que tem preferido o trio Leon, Borriello e Sculli, Supermarco está sendo cotado para voltar à Lazio no próximo calciomercato.
Excepcionalmente, nesta semana não serão postadas as colunas 'Momento Panini', 'PontoCom' e 'Memorabilia'.
Porém, ao final do blog tem uma nova enquete - vamos participar!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, novembro 26, 2007

'B' Em Pílulas


* Com uma doppietta do atacante Beghetto e outro gol do meia Quadrini, o Treviso venceu o Brescia, agora em queda livre, por 3 x 0;
* O líder Albinoleffe também perdeu, mas por 1 x 0 para o Bologna, que passou a ocupar a 3ª colocação;
* O gol que valeu a vitória da equipe rossoblu foi anotado pelo veterano atacante Massimo Marazzina, que chegou aos 5 na temporada;
* Com os mesmos 32 pontos do Albinoleffe está o Pisa, que empatou em 2 x 2 com o Chievo em Verona, sendo que os gols foram anotados por Italiano, Obinna e pelo argentino Castillo, que fez os 2 do clube nerazzurro e se isolou na tábua de artilheiros com 13 tentos;
* O brasileiro Jeda, que estufou as redes duas vezes contra o Vicenza na vitória de 5 x 1 do seu Rimini (na foto acima um dos seus gols - Pasquale Bove), chegou aos 11 gols na competição;
* Goleada também do Frosinone sobre o Grosseto: 4 x 1, gols de Bocchetti, Lodi, Evacuo e Dedic para os donos da casa e do brasileiro Paulinho o da bandiera visitante.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 13ª giornata da Serie A 2007/2008 não registrou qualquer surpresa, vez que os principais aspirantes ao título venceram e mantiveram suas posições na tabela.
Assim, no sábado, a Roma venceu o Genoa no Luigi Ferraris (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-i-genoa-x-roma.html) com um tento de Panucci nos estertores da partida e a Inter superou a Atalanta no clássico nerazzurro (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html) por 2 x 1.
Se o domingo terminou com a estupenda goleada da Juventus sobre o Palermo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-iv-juventus-x_25.html), não menos emocionante foi, um pouco mais cedo, o retorno de Ronaldo no sucesso do Milan em Cagliari (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-iii-cagliari-x-milan.html).
Agora, talvez a única surpresa tenha sido o empate - em 0 x 0 - entre Reggina e Fiorentina, ainda que o jogo tenha ocorrido no Oreste Granillo. Afinal, a equipe de Florença vinha em uma excelente 2ª posição, mas já começa a demonstrar sentir o fardo, tanto que na rodada anterior perdera a invencibilidade jogando contra a Udinese no Artemio Franchi e agora a Reggina merecia ter vencido, inclusive porque o árbitro Ayroldi negou um pênalti cristalino aos calabreses.
Melhor para a própria Udinese, que superou o Siena por 2 x 0 com gols dos seus rápidos atacantes Quagliarella (no alto contra Galloppa - Ansa) e Di Natale. É verdade que na 2ª etapa, com um homem a mais (o brasileiro Felipe foi expulso no final do 1º tempo), o Siena ricaricato da Beretta e com 4 atacantes em campo levou muito perigo à meta defendida por Handanovic.
Quem voltou a vencer foi a Lazio, que bateu o antigo rival Parma por 1 x 0 em partida que não foi das mais empolgantes, com o gol saíndo apenas no finalzinho depois de uma conclusão meio esquesita do mediano Firmani (à esquerda sendo saltado por Gasbarroni - Grazia Neri).
Sem gols terminou o embate Empoli x Torino em jogo que foi molto combattuto e caratterizzato da diversi sbagli sottoporta.
Uma bela vitória foi a do Napoli sobre o Catania por 2 x 0 (à direita o meia Blasi em ação - Omega), com uma doppietta do Panteròn Marcelo Zalayeta, que valeu ao clube partenopeo a entrada no grupo que briga pela Copa U.E.F.A.
Por fim, um Livorno em franca recuperação (nas últimas 4 partidas foram 3 vitórias e 1 empate, incluíndo 2 sucessos fora de casa) superou a Sampdoria por 3 x 1 com grande atuação do atacante Ciccio Tavano, que parece estar voltando a boa forma que o projetou ao mundo do futebol.
Além dos 2 gols anotados pelo atacante ex-Empoli, completaram o resultado o zagueiro Knezevic e Bellucci, que marcou o tento da Samp.
Eis a classificação, salientando que Atalanta, Cagliari, Internazionale, Lazio, Milan e Roma têm uma partida a menos: 1º Internazionale (28 pts); 2º Juventus (25); 3º Roma (25); 4º Udinese (25); 5º Fiorentina (24); 6º Napoli (18); 7º Atalanta (18); 8º Palermo (18); 9º Milan (17); 10º Sampdoria (17); 11º Catania (15); 12º Torino (14); 13º Genoa (14); 14º Lazio (13); 15º Parma (12); 16º Livorno (12); 17º Reggina (10); 18º Empoli (10); 19º Siena (9) e 20º Cagliari (9).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, novembro 25, 2007

O Jogo Da TV (Parte IV) - Juventus x Palermo



Atenção, atenção! Para quem achava que a Juventus não voltaria à Serie A protagonista de imediato e que continua acreditando que a Vecchia Signora não almeja portar o Scudetto novamente no peito já na temporada que vem, é bom rever seus conceitos após a impiedosa goleada de 5 x 0 aplicada sobre o Palermo no jogo que fechou a 13ª giornata.
Postada em um 4-4-2 com Iaquinta ao lado de Trezeguet formando um curioso (mas eficaz) tandem de ataque e o roccioso Nocerino no meio formando dupla com o em excelente forma Zanetti, a Juve foi imperiosa e não deu espaço para um pobre Palermo desenvolver seu jogo.
Assim, desde os 3', quando Guana fez uma falta em Nedved (foto à direita - Omega) e Iaquinta disparou um belo chute de 25 m obrigando Agliardi a uma arrojada defesa, só deu Juventus!
Porém, o 1º tento bianconero surgiu de um equívoco do árbitro Saccani, que marcou escanteio em um lance que o último a tocar foi o zagueiro Legrottaglie, da Juventus.
Na cobrança, o mesmo Legrottaglie assistiu, sempre de cabeça, a Trezeguet, que marcou de semirovesciata o seu 11º tento particular na competição, isolando-se, ainda mais, na tabela de artilheiros.
Com Fábio Simplício em mau dia e Amauri troppo solo in avanti, o time rosanero não conseguia ser perigoso e a Juve, não obstante os interventos precisos de Zaccardo (à esquerda contra Molinaro - La Presse), fez 2 x 0 antes do intervalo, com Iaquinta aproveitando cross di Camoranesi e vencendo, ao seu melhor estilo, o tetracampeão Barzagli e o arqueiro Agliardi com un tocco sotto.
No 2º tempo o Palermo até esboçou uma tentativa de reação, com o uruguaio Cavani entrando no lugar do meia Caserta, chegando a terminar a partida com maior posse de bola (51,9% contra 48,1%), mas perdendo feio no domínio territorial (58,7% a 41,3%) e, principalmente, nos chutes a gol (foram 18 da Juve contra apenas 4 da equipe da Sicília).
Para piorar, o capitano Alex Del Piero substituiu Iaquinta com grande gana e foi logo ampliando para 3 x 0 em magnífica cobrança de falta (ao lado - Ansa).
Apenas 5' depois, Pinturicchio serviu para o recém entrado Marchionni anotar seu 1º gol bianconero na Serie A e o 4º da Juventus na goleada.
Para completar, o último lance da partida foi uma cobrança de pênalti de Del Piero que sacramentou a goleada em 5 x 0!
O tabellino da partida que consagrou o melhor ataque da Serie A:
Juventus: Buffon; Zebina, Legrottaglie, Criscito, Molinaro; Nocerino, Zanetti, Camoranesi (71' Marchionni), Nedved; Iaquinta (67' Del Piero), Trezeguet (77' Palladino). All. Ranieri.
Palermo: Agliardi; Zaccardo, Barzagli, Biava, Pisano; Guana (75' Migliaccio), Fábio Símplicio, Diana, Caserta (46' Cavani), Brienza (60' Bresciano); Amauri. All. Colantuono.
Gols: 32' Trezeguet, 40' Iaquinta, 70' Del Piero, 75' Marchionni, 91' Del Piero (pênalti).
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Cristico, Fábio Simplício, Nocerino, Amauri e Pisano.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Cagliari x Milan



No dia da estréia do veterano Nedo Sonetti (66 anos) na panchina do Cagliari, quem roubou a festa foi outro esordiente, o rossonero Ronaldo.
O ex-Fenômeno, bem mais rechonchudo (à direita contra o mastim Conti - Ansa), não fez gol, mas sofreu um pênalti (desperdiçado por Kaká) e acertou uma bola, cheia de categoria, na trave.
Além disso, desfilando uma vasta cabeleira, Ronaldo é agora o terror dos narradores, vez que, depois de anos acostumados em visualizar Ronaldo naquele atacante ágil e de cabeça raspada, reconhecê-lo naquele atacante cabeludo e não tão mais veloz...
Mas, brincadeiras à parte, foi uma atuação bastante auspiciosa, principalmente considerando que Ronie estava parado há vários meses.
Porém, o começo não foi nada bom para o Milan, que logo aos 4' se viu em desvantagem quando Maldini e Oddo permaneceram imóveis assistindo a uma imperiosa cabeçada do jovem Acquafresca, U21 italiano.
Para complicar ainda mais, um inspirado Foggia (à esquerda contra o brasileiro Serginho - Corriere dello Sport) azucrinou a defesa milanista com sua velocidade e habilidade durante todo o 1º tempo, disseminando pânico na dupla Nesta-Maldini em diversos momentos.
Do outro lado, o Milan tinha mais posse de bola (terminou o jogo com incríveis 69,9% de posse de bola e 54,2% de domínio territorial), mas não conseguia ser incisivo e tocava muito lateralmente la palla, inclusive com Kaká totalmente anulado.
Aqui, uma reflexão se faz necessária: o esquema com 3 volantes é realmente indispensável para o Milan? Afinal, quando vão a campo Seedorf, Kaká e um atacante, o jogo não flui; hoje, com Kaká e 2 atacantes (Gilardino e Ronaldo), o esquema também não funcionou.
De qualquer maneira, no final da 1ª etapa o Milan conseguiu impor seu ritmo e passou a ser mais concreto, resultando no pênalti sofrido (cavado?) por Ronaldo e muito mal cobrado pelo Principe Kaká.
Infelizmente, a penalidade máxima desperdiçada funcionou como um balde de água fria e o Milan voltou muito mal na 2ª etapa, até que Ancelotti entrou em cena e trocou o meia Ambrosini pelo zagueiro Bonera, soltando mais os alas Oddo (depois substituído por Cafu) e Serginho.
E a alteração tática logo deu resultado com o astuto Gilardino antecipando o goleiro Fortin para empatar a partida.
Depois, foi a vez e hora de Pirlo, que consagrou sua excelente atuação (75 passes, dos quais 65 certos!) com um golaço em cobrança de falta cheia de veneno (à direita, um pouco mais acima - Ap) e decretou a importante vitória rossonera quase no final da partida.
O tabellino:
Cagliari: Fortin; Ferri, Lopez (74' Bizera), Bianco, Agostini; Biondini, Conti, Parola, Foggia (87' Larrivey); Matri (66' Fini), Acquafresca. All. Sonetti.
Milan: Dida; Oddo (70' Cafu), Nesta, Maldini, Serginho; Gattuso (80' Brocchi), Ambrosini (58' Bonera), Pirlo, Kaká; Ronaldo, Gilardino. All. Ancelotti.
Gols: 4' Acquafresca, 61' Gilardino, 85' Pirlo.
Árbitro: Dondarini.
Cartões amarelos: Conti, Gattuso, Bianco, Bonera, Foggia e Serginho.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que dos 20 treinadores atualmente empregados na Serie A, 19 desfilaram sua maior ou menor classe pelos gramados italianos como jogadores (apenas o treinador do Catania, Silvio Baldini, não atuou dentro das 4 linhas)?
* Que, destes, 12 (Ancelotti, Cagni, Colantuono, Del Neri, Di Carlo - à direita - Grazia Neri -, Gasperini, Mancini, Mazzarri, Novellino, Prandelli, Ranieri e Reja) chegaram até a Serie A?
* Que, porém, apenas Ancelotti (26 vezes), Mancini (36) e Novellino (1) chegaram a vestir a Azzurra?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker