Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Especiais Do Mês


O Calcio Serie A chega ao final de mais um ano totalizando 1.786 posts, sendo que 44 só neste último mês de dezembro!
Mas, impressionantes mesmo são os 73.733 visitantes que passaram por aqui neste período, sendo 2.049 apenas no derradeiro mês de 2009, tudo segundo o contador Site Meter.
A todos vocês, o nosso muitíssimo obrigado!
Dezembro, ademais, marcou o retorno da 'Especulações Da Semana', que procurou antecipar algumas das transações que devem começar a agitar o calciomercato a partir do próximo dia 2!
Já a especialíssima 'Momento Panini', que discorre sobre a carreira de um jogador em atividade na Serie A sempre ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, abordou as histórias de Diego de Ascentis (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/12/momento-panini-diego-de-ascentis.html) e David Pizarro (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/12/momento-panini-david-pizarro.html).
Outra coluna das mais especiais deste blog é a 'Memorabilia', que em dezembro cuidou de destacar a vida de Giuseppe Chiappella (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/12/memorabilia-chiappella.html), bandiera viola infelizmente falecido no último dia 26.
Também a 'PontoCom' se fez presente no último mês, apresentando tudo sobre o website do Bari (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/12/pontocom-bari.html).
Mas não foi só!
A bola rolou na Itália e a 'Match Clou' discorreu sobre os detalhes e curiosidades do principal embate de cada rodada da Serie A disputada em dezembro, ou seja, da 15ª a 17ª, inclusive o sensacional Derby d'Italia ocorrido no dia 05.
Aliás, foram 10 partidas acompanhadas pela 'O Jogo Da TV' durante o mês (número que só não foi maior em razão dos jogos cancelados em decorrência do mau tempo que afligiu a Itália no final do mês), o que fez subir para 59 o total da temporada até aqui, sendo 14 da Internazionale, 13 do Milan e 12 da Juventus!
E nem se diga que as demais pelejas ficaram de fora do Calcio Serie A, pois a 'Panorama Da Rodada' tratou de cobri-las, inclusive com os highlights de mais uma partida a cada giornata e os respectivos recordmen, cujos números absolutos foram objeto da 'Você Sabia ...', postada aos domingos.
Por sua vez, os destaques do campionato cadetto ficaram por conta da ''B' Em Pílulas' e a 'A Itália Na Europa' acompanhou a atuação (nada exaltante) das equipes italianas nas competições européias, enquanto 'E Na Copa ...' apresentou o desenrolar da Copa Itália 2009/2010.
Por fim, a 'L'Enigma' continuou testando os conhecimentos (e a perspicácia!) dos amigos do Calcio Serie A, que também puderam participar ativamente das enquetes disponibilizadas ao final do blog!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Um Ótimo 2010!


Que 2010 seja um ano esplendoroso, com muitas satisfações para os amigos do Calcio Serie A e seus entes queridos!

Memorabilia - Chiappella

No dia seguinte ao Natal, o futebol perdeu Giuseppe Chiappella, grande bandiera viola, que faleceu aos 85 anos em Milão.
Nascido aos 28 de setembro de 1924 em San Donato Milanese, na província de Milano, Chiappella teve os primeiros anos de sua carreira tolhidos pela Grande Guerra que afligiu o mundo entre 1939 e 1945, despontando apenas na temporada 1946/1947 da Serie B com o Pisa, dove rimase tre stagioni.
Fisicamente muito forte, Beppe Chiappella não passou desapercebido dos dirigentes da Fiorentina, que o contrataram para o campeonato 1949/1950.
Sob o comando de Luigi Ferrero, Chiappella fez sua estréia na Serie A em 11 de setembro de 1949 em um sfortunato encontro terminado 5 x 2 para a Juventus (na foto acima, Chiappella em ação exatamente contra a Vecchia Signora - Museo Del Calcio), mas logo conquistou um posto fixo na squadra viola ... e nos corações dos tifosi gigliati!
Un pò stopper e un pò mediano, Chiappella era o típico gregario, pouco badalado pela grande imprensa, mas de vital importância para a fluência do jogo, tanto que colecionou 329 presenças com a Fiorentina, marca só posteriormente ultrapassada pelo mítico Antognoni.
Jogador de rendimento extremamente constante, Chiappella era o à época denominado centromediano metodista, ou seja, um meia postado imediamente à frente da defesa com a missão de acompanhar o atacante adversário mais perigoso.
Sob a batuta do presidente Enrico Befani e com a chegada do técnico Bernardini em 1953, Chiappella presenciou o nascimento daquela que seria la prima grande Viola - a que conquistou o scudetto da temporada 1955/1956 com o brasileiro Julinho no ataque (na foto acima, à esquerda, uma formação da Fiorentina com o símbolo do título italiano bordado no peito - Chiappella é o penúltimo agachado, da esquerda para a direita, enquanto Julinho e Amarildo estão mais à esquerda - Museo Del Calcio).
Utilizado como ultimo mediano e primo difensore, Chiappella (ao lado em ação - Museo Del Calcio) defendeu a Fiorentina até a temporada 1959/1960, chegando por 4 vezes consecutivas no 2º posto da Serie A e ainda ao vice-campeonato da Coppa dei Campioni de 1957, quando o Real Madrid bateu a Fiorentina sem seu combattivo líder, então recém lesionado em um jogo da Azzurra disputado dias antes.
Aliás, Chiappella também foi figura importante na seleção italiana durante a década de 1950, tendo estreado contra o Egito pelas Eliminatórias para a Copa de 1954 (abaixo, Chiapella é o jogador mais à direita na formação que goleou o selecionado africano por 5 x 1 no jogo da volta em Milão - Museo Del Calcio) e realizado, ao todo, 17 aparições com a Azzurra, em época que os selecionados jogavam muito menos que atualmente (de 1951 a 1960, por exemplo, a Itália jogou apenas 51 vezes).
Após pendurar as chuteiras, Chiappella, chamado de Louis Armstrong pelo vozeirão peculiar, partiu para a carreira de treinador, tendo comandado a sua Fiorentina, não interruptamente, de 1960 a 1968, conquistando duas Copas Itália e uma inédita Coppa delle Coppe em 1961, ocasião em que a squadra viola venceu o escocês Glasgow Rangers na final.
Em seguida, Chiappella treinou o Napoli por 5 campeonatos seguidos (abaixo, é o mais à direita no elenco da temporada 1972/1973, sua última no comando os partenopei - Museo Del Calcio) e depois passou 4 anos divididos igualmente entre o Cagliari e a Internazionale, com a qual conquistou dois 4º lugares e perdeu a final de uma Copa Itália frente ao Milan.
No campeonato 1977/1978 foi chamado de volta à Florença para salvar uma brutta Fiorentina do descenso, feito que conseguiu realizar, mas que não conseguiu repetir no ano seguinte com o Verona, que terminou o campeonato mesmo em último, encerrando a história de Chiappella com a Serie A.
Pisa, Pescara e Arezzo foram as últimas agremiações treinadas por Chiappella, que depois de 1985 nunca mais treinou profissionalmente.
Malato há algum tempo, Chiappella ainda pode ser recordado no vídeo abaixo, retratando momentos de uma belíssima vitória da Fiorentina sobre o Milan por 3 x 0 em 15 de abril de 1956.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 30, 2009

PontoCom - Bari


Nesta última semana do ano, a 'PontoCom' destrincha o website do Bari, clube que voltou à Serie A depois de 8 temporadas no campionato cadetto e que vem surpreendendo positivamente dentro de campo.
Pena que, na internet, o desempenho não é de aplausos!
Até que o site da squadra più "gettonata" di Puglia, como o Bari é apresentado na seção Storia, é de fácil navegação e tem um visual agradável, com predominância das cores do clube - vermelho e branco -, mas fica faltando o algo mais.
Acessável no endereço http://www.asbari.it/ (vide imagem acima), o website é apresentado como o "Sito ufficiale con informazioni sulla stagione, la squadra e le novità. Galleria fotografica e video".
Afora o "video", que não foi possível localizar (a não ser que a referência seja a propaganda da Sky HD presente), o site tem tudo o que referido, mas nada em profundidade.
Por exemplo, na seção denominada Rivista Ufficiale não há possibilidade de fazer download da publicação (nem de exemplares antigos), nem o conteúdo da mesma, mas tão somente uma foto do que deve ser a capa da última edição.
Naquela que é a seção normalmente mais procurada, a denominada Stagione e que traz, dentre outros, a atual Rosa dos Galletti, é possível saber um pouco mais da carreira de cada um dos jogadores da equipe, inclusive sobre a carreira e os números da atual temporada (ao lado o espaço dedicado ao promettente Ranocchia), mas se a busca for por um dos jogadores contratados no último mercato, não será possível visualizar fotos de vários, inclusive do zagueiro Diamoutene e dos meias Almiron e Donati.
Também poderia ser melhor desenvolvida a seção Storia, que traz um até (muito) interessante texto de Gianni Antonucci narrando sua relação com o clube, mas nada mais.
Na Gallery, seção reservada as fotos das partidas já realizadas, só estão disponíveis aquelas realizadas com o Bari como mandante e, além disso, várias vem com uma marca d'água exagerada, ocupando quase toda a fotografia.
Mas há também pontos positivos, como a possibilidade de ouvir o hino do clube e instruções de como chegar ao estádio San Nicola.
Porém, clube de história centenária que é e diante do ótimo campeonato que vem fazendo, o Bari merece mais!

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Como forma de agredecer aos amigos do Calcio Serie A que tanto prestigiaram este blog no decorrer de 2009, a 'Especulações Da Semana' antecipa em alguns dias seu retorno procurando relatar algumas das negociações que estão in corso e que deverão ser concretizadas logo nos primeiros dias de janeiro, vez que a F.I.G.C., atendendo a solicitação da Lega Calcio, antecipou a abertura oficial della sessione invernale di calciomercato do dia 7 para o próximo sábado, dia 2!
Certamente, o primeiro e importante colpo será o retorno do atacante Toni (à direita - Insidefoto) à Itália, onde vestirá a maglia giallorossa da Roma.
Apesar do atacante, ultimamente marginalizado no Bayern München pelo treinador Van Gaal, ter recebido propostas de vários clubes europeus, desde o início o ex Fiorentina tem expressado sua opção pela Lupa Capitolina e o negócio está praticamente sacramentado, sendo muito provável sua presença em campo já no próximo dia 06, quando a Roma visitará o Cagliari na Sardegna pela Serie A.
Outro que está retornando à Bota é o inglês Beckham (mais abaixo, à esquerda - Pierse), que se reapresentou ao Milan no último dia 30 acreditando que o scudetto ainda é possível e disposto a "giocare in qualsiasi ruolo: difesa, centrocampo, attacco, persino portiere".
Aliás, falando em retornos, além do ganês Appiah, que já está agregado ao Bologna há alguns meses, também o uruguaio Chevanton - que teve uma passagem de sucesso pelo Lecce entre 2001 e 2004 - acertou seu regresso à Itália, onde defenderá a Atalanta por empréstimo junto ao Sevilla.
Para completar, duas transações interne já foram definidas - o zagueiro brasileiro Felipe trocou a Udinese pela Fiorentina e o atacante hondurenho Suazo foi emprestado pela Inter ao Genoa, que deverá ceder o italiano Floccari à Lazio.
Lazio que já acertou com o jovem Gonzalo Barreto, de apenas 17 anos mas considerado grande promessa do futebol uruguaio e já considerado il nuovo Zárate.
Aliás, também não dá para esquecer que o atacante ganês Adiyiah, eleito melhor jogador do último Mundial Sub-20 e também seu artilheiro, deve se apresentar ao Milan em janeiro próximo.
Mas, é óbvio, esses dias também são de fantacalciomercato frenético!
Assim, basta o Liverpool estar atravessando um momento complicado para que seja transformado em um verdadeiro saldão, com a Fiorentina de olho nos atacantes Babel e Nemeth, a Inter no meia Gerrard, a Juventus no também meia Mascherano e no técnico Benítez e o Milan no avante Fernando Torres!
Mas, de concreto mesmo, ao menos neste mês de janeiro, é a possibilidade do lateral Dossena abandonar a cidade dos Beatles para retornar à Itália, vez que principalmente Genoa, Napoli e Roma parecem bastante interessados em seu futebol.
Aliás, o Genoa promete protagonizar algumas transações bem interessantes, eis que Preziosi parece bastante interessado no brasileiro Menegazzo (o meia Fernando, convocado por Dunga para a seleção brasileira e que está sendo um dos destaques do ótimo Bordeaux) e no mexicano Rafa Márquez, experiente zagueiro do Barcelona.
Para completar essa coluna, iminente é o passaggio de Pandev à Inter, vez que o macedônio conseguiu, finalmente, se liberar da Lazio no último dia 23.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

domingo, dezembro 27, 2009

Você Sabia ...


* Que, somadas as 17 primeiras rodadas da Serie A 2009/2010, o laziale Zárate (abaixo - Bruno) é o jogador que mais concluiu a gol, tendo totalizado 73 tiri, sendo seguido pelo rosanero Miccoli (65), pelo partenopeo Quagliarella (62), pelo senese Maccarone (55), pelo friulano Di Natale (53), pelo interista Eto'o (51) e pelo também laziale Kolarov (50), que é o único não atacante da lista?
* Que o argentino, que assumiu a liderança da graduatória após a 12ª rodada, foi o líder do quesito nas rodadas de nºs 6, 8, 10 e 12, possuindo ainda o recorde de conclusões em uma só rodada, tendo realizado 11 na 10ª?
* Que, entretanto, Maurito tem uma péssima média realizativa (1 gol a cada 36,5 conclusões), vez que só marcou 2 gols até aqui no campeonato, enquanto o camaronês Eto'o precisou de apenas 6,3 tiri para anotar cada gol seu e Di Natale meras 4,8 conclusões para cada tento dos 11 que comemorou?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker