Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 26, 2007

Match Clou - 38ª Rodada 2006/2007



O 'Match Clou' da 38ª e derradeira rodada da stagione 2006/2007 é um embate bastante inusitado, inclusive porque esta é a primeira temporada em que as equipes se encontram na Serie A.
Mas o cotejo é muito importante, pois o Catania - 38 pontos na 16ª posição - e o Chievo - 39 pontos na 14ª posição - são 2 dos clubes que ainda lutam para não cair à Serie B.
Ademais, é importante lembrar que as outras 3 agremiações que ainda tentam fugir do descenso - Parma, Reggina e Siena - jogarão em seus domínios contra clubes que não almejam mais coisa alguma no campeonato, respectivamente Empoli (classificado para a Copa U.E.F.A.), Milan (Champions League) e Lazio (também classificado à Champions League).
Assim, além da partida ser um confronto direto entre 'concorrentes' à Serie B, ainda tem o fato de Catania e Chievo serem os únicos a jogarem longe de seus estádios, vez que a partida será no campo neutro de Bologna.
Para piorar a situação do técnico Marino, os sicilianos jogarão sem vários titulares, vez que Caserta (à direita - Empics), Edusei e Silvestri estão suspensos, enquanto Colucci e o artilheiro Spinesi estão contundidos.
Assim, para salvar uma temporada que começou com o sonho de uma vaga na Europa (terminou o 1º turno em 4º lugar com 29 pontos) e está terminando com o fantasma do rebaixamento, o Catania deverá ir a campo no 4-3-3 com os seguintes jogadores: Pantanelli; Sardo, Stovini, César (ex-Fluminense) e Vargas; Baiocco (foto abaixo - Empics), Izco e Lucenti; Rossini, Corona e Mascara.
Se o Catania subiu da Serie B na última temporada, o Chievo está na Serie A desde a temporada 2000/2001, quando, logo em sua primeira experiência na elite do futebol italiano, chegou em um excelente 5º lugar.
Ademais, depois do 4º posto da temporada passada, que valeu ao clube da pequena Chievo (una frazione di Verona com menos de 3.000 habitantes) a participação na última Champions League, o jovem presidente Luca Campedelli (38 anos) certamente não imaginava chegar a última rodada com seu time correndo o risco do descenso.
Porém, um começo desastroso - a 1ª vitória só ocorreu na 13ª rodada - aliado a uma série de contusões e ao fraco rendimento de alguns jogadores importantes, acabou resultando na necessidade de não perder na última rodada para que o Chievo assegure mais um capítulo de sua belíssima história na Serie A.
Chamado para o lugar de Giuseppe Pillon, o técnico da época do milagre clivensi Luigi Del Neri terá também alguns problemas para a partida decisiva, vez que os defensores D'Anna, Moro e Scurto, bem como os brasileiros César Prates e Luciano, não estão disponíveis.
Assim, o Chievo Verona deve começar em um 4-4-2: Squizzi; Malagò, Mandelli, Mantovani e Lanna; Brighi, Marcolini, Sammarco e Semioli; Pellissier (foto à direita - Gazzetta dello Sport) e Bogdani.
Quem seguirá Ascoli e Messina na próxima Serie B?

Na Última Vez ...

L'Enigma



A foto à esquerda (Nucci) pode até não ter uma qualidade sensacional, mas o jogador em questão tem tanta que o enigma fica até fácil demais...
Na próxima quarta os acertadores!
Até lá, boa sorte a todos!
E participem da enquete no final do blog.

Na Última Vez ...

sexta-feira, maio 25, 2007

Serie A tem derradeira rodada no domingo


A Serie A chega a sua última rodada da temporada 2006/2007 com nada mais a definir no alto da tabela, vez que o título e as vagas para as competições européias já estão com seus donos definidos, mas ainda com muita briga na parte debaixo, onde 5 equipes lutam para não acompanhar Ascoli e Messina na Serie B vindoura: Catania, Chievo, Reggina, Parma e Siena.
Destas, 3 mandam seus derradeiros compromissos em seus domínios, enquanto Catania x Chievo fazem um inusitado 'Match Clou' em Bologna.
Portanto, até o hoje relegado à Serie B Siena, do goleiro austríaco Manninger (à direita - Guerin Sportivo), precisa apenas de uma vitória simples para permanecer na Serie A sem depender de outros resultados.
E o time da belíssima cidade da Toscana recebe a Lazio, já classificada para a próxima Champions League, provavelmente com a dupla Maccarone-Corvia no ataque, ficando o veterano Chiesa como opção no banco.
Já a Reggina, que somente ainda não está assegurada na próxima Serie A em razão da penalidade sofrida (começou a temporada com menos 11 pontos!), recebe o campeão europeu Milan (com transmissão da Band a partir das 10h00), provavelmente de ressaca pelas comemorações que começaram em Atenas e prosseguiram até Milão, mas com o Fenomeno Ronaldo de volta.
Sorte do bom técnico Mazzarri que tanto Amoruso (ao lado - Reggina) como Bianchi, autores de, respectivamente, 16 e 18 gols na temporada, estão confirmadíssimos no atacante amaranto.
Por fim, no Ennio Tardini, também precisando da vitória, o Parma recebe a sensação da temporada Empoli.
A equipe crociata é a que corre menos riscos de cair à Serie B, vez que permanece na máxima divisão do futebol italiano com um simples empate ou até com uma derrota, desde que um entre Reggina e Siena não vença ou ainda se o Catania também perder.
Portanto, congratulações ao treinador Claudio Ranieri (foto abaixo - Grazia Neri) que, quando assumiu a equipe na 24ª rodada, encontrou-a em uma melancólica penúltima colocação com apenas 15 pontos e, desde então, obteve 6 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas, sendo que uma delas para a campeã Internazionale em Milão...
Nas demais partida, o Ascoli recebe o Cagliari no Cino e Lillo del Duca; a Fiorentina a Sampdoria no Artemio Franchi de Florença; a Inter pega o Torino no Giuseppe Meazza (TV Esporte Interativo, sempre às 10h00 de Brasília); o Livorno enfrenta a Atalanta no Armando Picchi; a Roma o Messina no Olimpico de Roma e a Udinese disputa um interessante embate com o Palermo no Friuli.
De salientar que o 'Match Clou' Catania x Chievo será transmitido pela ESPN (sempre às 10h00), enquanto a ESPN Brasil apresentará Juventus x Modena, no sábado, válido pela Serie B.

quinta-feira, maio 24, 2007

A Itália Na Europa


Il Milan sul tetto d'Europa! Pela 7ª vez na história os rossoneri de Milão se sagraram campeões europeus e esta última conquista tem nome e sobrenome: Filippo Inzaghi!
Sem dúvida, foi no melhor estilo Pippo - aguerrido, raçudo, sem grande técnica, mas com um imenso senso de gol - que o atacante anotou os 2 gols que valeram a Uefa Champions League da temporada para o Milan e transformaram uma stagione que começou do pior modo possível em mais uma página brilhante na história de um dos clubes mais vitoriosos do mundo!
Como era esperado, foi uma festa maravilhosa, como só os europeus sabem fazer (uma pena!), transformando uma simples partida de futebol em um evento colossal (na foto à direita, no alto, as equipes perfiladas antes do apito inicial - Inside).
Taticamente, Ancelotti optou por mandar o Milan a campo no esperado 4-3-2-1, com Gilardino preterido por Inzaghi, enquanto o espanhol Rafa Benitez lançou os Reds no 4-4-1-1, com Gerrard a sopporto do solitário Kuyt, deixando o gigante Crouch no banco.
O início foi melhor para a equipe inglesa (ainda que só 3 atletas fossem ingleses, contra 7 italianos no Milan), com o time de Milão demonstrando um temor excessivo, justificável apenas pela lembrança de 2005.
Com o argentino Mascherano marcando o brasileiro Kaká e Seedorf anonimo e impalpabile, o Liverpool continuou um pouco melhor na partida, ainda que seu principal jogador, o capitão Steven Gerrard, também pouco produzisse.
Mas, como destacado pelo periódico Gazzetta dello Sport, "il calcio è fatto di momenti" - e foi exatamente um destes momentos que alterou o cenário da partida: Pirlo cobrou uma falta (foto à esquerda - Empics) que foi, casualmente, desviada por um bem posicionado Inzaghi e acabou por vencer o goleiro Reina e colocou o Milan na frente no marcador, já no finalzinho do 1º tempo!
Continuou sem ser uma partida tecnicamente empolgante, mas na 2ª etapa o Milan começou melhor, apesar de que foi o Liverpool que teve a chance mais cristalina: aproveitando erro de Gattuso, Gerrard invadiu a área, mas permitiu ótima defesa de Dida.
Daí, aos 37', Kaká lançou Pippo Inzaghi sul filo del fuorigioco e o atacante de Piacenza, em sua melhor característica, evitou o goleiro espanhol Reina e completou, mais uma vez, para o fundo das redes - Milan 2 x 0 (foto à direita - Pegaso)!
Apenas para deixar o final dramático, o holandês Kuyt ainda realizou (em posição dúbia), de cabeça, um gol para a equipe inglesa aos 44', mas era tarde, desta vez a taça não escaparia das mãos do eterno Maldini (foto abaixo - Pegaso), que levantou seu 5º trófeu máximo continental.
Com a vitória rossonera, as equipes italianas se igualaram as espanholas em número de conquistas - 11, enquanto as inglesas permaneceram com 10 títulos logo em seguida.
O brasileiro Kaká, com 10 gols marcados, foi o artilheiro da competição sucedendo ao ucraniano Andriy Schevchenko que, com o mesmo Milan, marcou 9 tentos na edição precedente.
Apenas para registro, os últimos brasileiros que alcançaram a marca haviam sido Jardel (jogando pelo Porto) e Rivaldo (pelo Barcelona), que foram artilheiros da mesma UCL na temporada 1999/2000.
Por fim, no endereço http://fbwe.zip.net/ está sendo eleita, com a participação dos internautas, a seleção da competição - vale a pena participar!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Hateley

Figlio d'arte, o inglês Mark Hateley apareceu para o futebol europeu no Campeonato Sub 21 do continente disputado de 1982 a 1984, quando a Inglaterra sagrou-se bicampeã da categoria com 6 gols do atacante de 1,88 m.
As grandes atuações do aríete inglês atraíram a atenção do presidente-agricoltore do Milan Giuseppe Farina, que contratou o centravanti do Portsmouth (com o qual havia realizado 22 tentos em 38 jogos), não obstante a perplexidade dos torcedores rossoneri, que tinham assistido aos fracassos dos também britânicos Joe Jordan e Luther Blisset nos anos anteriores.
Para completar, foi dispensado o belga Eric Gerets e para seu lugar contratado o também inglês Ray Wilkins.
O time rubro-negro de Milão não era a potência que é hoje, vinha de duas temporadas não consecutivas na Serie B, mas começava a formar a equipe que seria conhecida como o Il Milan degli Immortali - Evani, Filippo Galli, Franco Baresi, Tassotti, Virdis e um imberbe Maldini já estavam no time - e terminou a temporada 1984/1985 da Serie A na 5ª colocação, tendo Hateley participado de 21 partidas e realizado 7 gols (Virdis foi o artilheiro da equipe com 9).
Nesta época, Hateley (foto acima à direita - Herringshaw) já era titular do English Team (no total, disputou 32 partidas e realizou 9 gols com o selecionado inglês, tendo participado ainda da Copa do Mundo de 1986) e conquistou o público rossonero quando anotou o gol que decidiu o Derby disputado contra a Inter em 28 de outubro de 1984, subindo mais de meio metro que o traditore Fulvio Collovati (que havia deixado o Milan para fugir da Serie B) para vencer Zenga (foto da esquerda - Gazzetta dello Sport).
Apelidado de Attila em razão de um filme da época, Hateley foi o artilheiro milanista na temporada seguinte com 8 gols (a foto abaixo é do jogo contra a Fiorentina disputado em 19 de janeiro de 1986 - Zucchi), mas sua dupla de ataque com um decadente Paolo Rossi não funcionou a contento, tanto que o Milan amargou uma modesta 7ª colocação no campeonato italiano.
Na stagione em que Pietro Paolo Virdis foi consagrado capocannoniere do Calcio com 17 reti (1986/1987), Mark Hateley se despediu do Milan e da Itália realizando apenas 2 gols em 23 partidas, não sem antes polemizar com o novo presidente milanista: "Una volta a Milanello, Berlusconi ci confessò uno per uno. Io era giovane, ma figlio de un calciatore, e ne sapevo abbastanza per comprendere che quell'uomo di football capiva poco. Voleva fare l'allenatore, voleva fare tutto. Si portò Van Basten, non mi lasciò andare alla Roma".
Hateley prossegiu sua carreira no Monaco, da França, onde passou outras 3 temporadas antes de ir para o Glasgow Rangers, da Escócia, clube no qual viveu sua melhor época, realizando 85 gols em 165 partidas - nestas 4 temporadas, outrossim, foi igual número de vezes campeão escocês.
Posteriormente, Attila peregrinou por alguns clubes ingleses e jogou até o ano de 2000, quando encerrou sua carreira aos 39 anos no Ross County.
Atualmente, Mark Hateley comenta as partidas do campeonato escocês para o canal Setanta Sports Tv e para o Daily Record.

Na Última Vez ...

quarta-feira, maio 23, 2007

L'Enigma - La Soluzione

The winner is... Lady Veronese!
Mais uma vez nossa 'Leitora nº 1' elucidou o enigma postado, afirmando com toda a convicção: "Stefano Colantuono, futuro empregado do presidente mais louco da Serie A, Zamparini..."!
Pois é, o jogador abaixo (Guerin Sportivo), com a camisa do Ascoli, é o atual treinador da Atalanta (foto à direita - Cerescioli), muito cortejado por outros clubes para a vindoura stagione.
Colantuono foi um zagueiro de bom nível técnico que jogou em diversos clubes na Serie A, incluíndo no Ascoli, onde foi companheiro do atual comentarista da Rede Globo Casagrande.
Depois de uma fugaz passagem pelo futsal (BNL Roma, com a qual foi campeão do difícil torneio italiano), Colantuono encerrou sua carreira de jogador na Sambenedettese, onde iniciou a de treinador.
Ah... tem uma enquete nova no final do blog - vamos participar!!!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Prossegue cada vez mais férvido o fantacalciomercato! Afinal, se até o decadente lateral Roberto Carlos afirmou ter 16 ofertas da Europa e do Oriente Médio, tudo pode acontecer!
Uma das equipes mais citadas nesta semana foi a Internazionale, sendo cogitados nomes de supostos reforços como o do zidanino Nasri, stellina do Marseille e cortejado por quase todas as grandes equipes européias, ou do zagueiro romanista Chivu, que poderia entrar numa troca envolvendo Recoba...
Porém, iminente mesmo parece ser a despedida de Figo, para o lugar de quem Moratti teria que procurar um substituto. Dentre as possibilidades, o espanhol Joaquin (foto à direita - Empics) aparece bem cotado. Outro que estaria na mira da Benamata seria o meia Deco.
Apenas para consignar, os nomes de Alexandre Pato, Renato Augusto e Lulinha também foram ventilados.
Na outra sponda de Milão, afora os exaustivos rumores sobre Ronaldinho Gaúcho, poderia ser o também brasileiro Emérson o reforço para o meio de campo.
Aliás, Shevchenko e Zambrotta também continuaram tendo seus nomes ligados ao time de Berlusconi, que também teria interesse nos franceses Abidal (Lyon) e Kaboul (Auxerre).
Certo (e muito mais modesto) parece ser o retorno de Donati, atualmente na Atalanta, ao Milan.
Na Roma, caso Chivu (ou mesmo Mexes) parta, o substituto pode vir a ser o zagueiro Felipe, que, porém, manifestou seu interesse em permanecer em Udine por mais algum tempo.
Para o ataque romanista poderiam chegar Bellucci (Bologna), Riganò (Messina) e até mesmo o brasileiro Fred, campeão francês com o Lyon.
Para o centrocampo, a Roma estaria interessada em repatriar Maresca e no francês Feindouno.
Já o goleiro Curci poderia ser o novo titular do Livorno, com Amelia (foto abaixo - Ansa) destinado ao Palermo ou à Lazio.
A camisa nº 1 dos Aquilotti, aliás, seria motivo de contenda entre o atual titular do Livorno, o grego Eleftheropoulos, o toro Abbiati e até o jovem Bruno, do Flamengo, sem contar com os já citados Cudicini (Chelsea), De Sanctis (Udinese) e Sorrentino (AEK).
Outros possíveis 'reforços da semana' para a Lazio: Barzagli (Palermo), Comotto (Torino), Dainelli (Fiorentina) e o uruguaio Victorino (Veracruz) para a defesa; Barone (Torino) para o meio e Bianchi (Reggina), Miccoli (Benfica) ou Suazo (Colo Colo) para o ataque.
A Fiorentina, classificada para a Copa U.E.F.A., estaria interessada no holandês Sneijder e em vários jogadores do Empoli (Pratali, Raggi, ...), apesar do treinador Luigi Cagni ter assegurado que do time azul da Toscana só partirá o argentino Almiron.
De qualquer maneira, prosseguindo em sua caça aos più interessanti giovani d'Europa, Pantaleo Corvino estaria acertando a contratação do giovanissimo Iulian Ochirosii, estrela romena de apenas 17 anos.
Na Samp, com a saída cada vez mais certa do técnico Novellino, os nomes de vecchie glorie como Vialli e Vierchowod estão em alta para comandar a equipe na próxima temporada.
Já o allenatore de Montemarano pode estar indo para o Napoli...
O Torino, por sua vez, estaria interessado em promover uma inusitada contratação: o panamense Blas Perez Ortega, também na mira dos belgas do Anderlecht.
Talvez mais interessantes fossem as opções domésticas Di Michele ou Ventola...
Na promovida Juventus, por fim, o presidente Giovanni Cobolli Gigli afirmou: "Prima i rinnovi, poi gli acquisti" - até porque o time de Turim corre sério risco de perder Buffon...

Na Última Vez ...

terça-feira, maio 22, 2007

Momento Panini - Alessandro Costacurta


Veterano do campeonato italiano, Alessandro Costacurta encerrou sua vitoriosa carreira anotando um gol (em cobrança de penalidade máxima) na partida Milan x Udinese, disputada no último sábado no San Siro.
Porém, o veterano stopper de 41 anos (nasceu em 24 de abril de 1966) não abandonará nem o Milan e nem os gramados, pois assumirá, a partir da próxima temporada, o posto de vice-allenatore de Ancelotti, juntamente com seu também ex-companheiro Tassotti.
Difensore roccioso e tenace, Costacurta é um dos mais célebres e vitoriosos jogadores da storia del calcio, tendo praticamente toda sua carreira ligada ao Milan, inclusive sendo prodotto del vivaio rossonero, onde cresceu e se formou calcisticamente.
Billy, como é conhecido em razão de sua paixão pelo basquete, ingressou na rosa da equipe principal do Milan na temporada 1985/1986, mas não chegou a fazer sua estréia na Serie A, tendo sido emprestado ao Monza, na Serie C1, durante a temporada seguinte (com o qual fez 30 partidas).
De volta ao Milan na stagione 1987/1988, não deixou mais o clube e realizou seu esordio na máxima divisão do Calcio em 25 de outubro de 1987 na vitória de 1 x 0 sobre o Verona, em Verona.
Era a 1ª temporada do Milan targato Arrigo Sacchi e, ao final, foi o 1º scudetto conquistado por Costacurta, ainda que a presença de Filippo Galli ao lado do fantástico Franco Baresi tenha proporcionado apenas 7 presenças ao então zagueiro da Nazionale Under 21.
A temporada 1988/1989 começou com a conquista da Supercopa Italiana e com o difensore centrale de Jerago con Orago (uma pequena comuna da província de Varese, com pouco mais de 4.000 habitantes) se tornando cada vez mais peça fundamental no esquema do treinador Arrigo Sacchi, relegando o esperto Filippo Galli à panchina.
Desde então foram outras 18 temporadas com o Milan (a figurinha do alto é a referente a 1990/1991), totalizando 458 partidas na Serie A e 661 englobando as demais competições com o Milan, o que o torna o 3º jogador com maior número de jogos oficiais disputados com a imponente maglia rossonera, atrás apenas de Paolo Maldini (832) e Franco Baresi (719).
Gols não foram muitos, apenas 3 na Serie A (o penúltimo marcado em 03 de novembro de 1991 face a Roma), mas o derradeiro, realizado em sua última partida como profissional, o tornou o calciatore più anziano ad aver mai segnato in Serie A, superando a marca do lendário Silvio Piola que persistia desde 1954.
Ademais, com 41 anos e 25 dias, Vibrazioni dell'anima, apelido que recebeu do jornalista Carlo Pellegatti, se tornou também o jogador de linha mais velho a jogar pela Serie A em todos os tempos (a figurinha à esquerda é desta temporada).
Mas se Costacurta não comemorou muitos gols pessoais, taças o zagueiro que soube compensar sua tecnica non eccelsa com um extraordinário senso de posição levantou muitas: foram 7 títulos italianos (1987/1988, 1991/1992, 1992/1993, 1993/1994, 1995/1996, 1998/1999 e 2003/2004), 5 Supercopas Italianas e 1 sucesso na Copa Itália, além de 5 (isso mesmo, 5!!!) Champions League (1988/1989, 1989/1990, 1993/1994, 2002/2003 e 2006/2007), 4 Supercopas Européias e 2 Copas Interncontinentais.
Porém, Billy também perdeu alguns títulos e algumas finais, inclusive a decisão da Coppa Intercontinentale de 1994/1995 (quando o Milan foi derrotado pelo Velez Sarsfield por 2 x 0), considerada pelo próprio jogador sua pior atuação.
Na seleção principal italiana, Costacurta fez sua estréia em 13 de novembro de 1991 em partida disputada contra a Noruega, bem como outras 58 (inclusive nas Copas do Mundo de 1994 e 1998), realizando, curiosamente, 2 gols.
Conhecido por ter um refinado senso de humor, quando eleito o Man of the match de um amistoso disputado entre o Milan e o Chelsea em agosto de 2005 nos Estados Unidos, disparou: "Si vede che qui ne capiscono poco di calcio"!
Por fim, de consignar que Alessandro Costacurta é casado com a belíssima Martina Colombari, popular show-girl e ex miss-Itália.

Na Última Vez ...

segunda-feira, maio 21, 2007

'B' Em Pílulas


* Ritorno A casa - la Juventus è matematicamente promossa con tre giornata d'anticipo;
* E foi em grande estilo - 5 x 1 no Arezzo fora de casa;
* Marcaram os gols: Del Piero (2), Chiellini (também 2 - o lateral é o primeiro à esquerda na foto à direita - Reuters -, com a camiseta comemorativa) e Trezeguet, enquanto Floro Flores anotou o dos mandantes;
* Já Genoa e Napoli, respectivamente 2º e 3º colocados, apenas empataram na 39ª giornata - o time de Gênova em 2 x 2 com o Bari no San Nicola e o do sul da Itália com o Modena no San Paolo por 1 x 1;
* O artilheiro do Napoli, Emanuele Calaiò (12 gols), perdeu o pênalti que daria a vitória ao time aos 81';
* A diferença entre o Napoli e o 4º lugar, o Rimini, diminuiu para 9 pontos, vez que o time da Emilia-Romagna venceu o Spezia por um entusiasmante 4 x 3, fora de casa, com um gol do brasileiro Jeda;
* Jeda chegou a 11 tentos na temporada, sendo que o artilheiro da Serie B é o Pinturrichio Alessandro Del Piero com 20 gols.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Na rodada que marcou a despedida de Costacurta (foto à direita - Ap) e Peruzzi dos campos de futebol foram anotados 27 gols e definidas as equipes italianas que irão disputar a próxima Copa U.E.F.A.: Empoli, Fiorentina e Palermo.
Paradoxialmente, os 2 times da província de Florença têm muito o que comemorar, enquanto o da Sicília bastante a refletir.
Os Azzurri de Empoli, após um rocambolesco 3 x 3 com a Reggina, garantiram sua 1ª aventura européia (na foto abaixo a festa do grupo - Empoli).
O resultado acabou trazendo alguma perplexidade, vez que a equipe da Toscana fez 3 x 0 no 1º tempo (gols de Vanucchi, Moro e Saudati) e permitiu o empate da Reggina, que ainda luta para não cair à Serie B, na etapa complementar (tento de Vigiani e doppietta di Amoruso).
Porém, é certo que os comandados por Cagni jogaram muito bem os 45 minutos iniciais e depois não resistiram a transformação do time calabrês promovida pelo bom técnico Mazzarri, que inseriu o habilidoso Vigiani no lugar do lateral Mesto, sendo que foi o fantasista nascido em Firenze o principal responsável pela sobrevida da Reggina na Serie ao marcar o 1º gol e realizar a assistência para o 2º.
A Fiorentina, jogando no San Filippo de Messina, também permitiu uma rimonta dos donos da casa - já relegados à Serie B, vez que vencia por 2 x 0 e cedeu quando a partida parecia definida. Mais uma vez sem Luca Toni, os gols da equive viola foram anotados pelo jovem Pazzini e pelo zagueiro Gamberini, enquanto o lutador Riganò fez os 2 tentos do clube siciliano (chegando a 17 na tábua de artilheiros), tendo ainda desperdiçado uma penalidade máxima quando o jogo estava 1 x 0.
Para o clube dos irmãos Della Valle a classificação para a competição européia, depois de ter começado o campeonato com menos 15 pontos, é um importante traguardo.
Já o Palermo, novamente comandado por Guidolin (Zamparini, o maior presidente mangia allenatori da Serie A, não poderia passar uma temporada em branco), venceu um brioso Siena por 2 x 1 e assegurou, pelo 3º ano consecutivo, sua participação na competição européia.
Porém, o ambicioso time rosanero planejava mais na temporada, principalmente pelo excelente 1º turno realizado (foram 38 pontos realizados na 1ª metade do campeonato contra apenas 17 até aqui na 2ª).
Por sua vez, com a derrota (os gols foram anotados por Corini - na foto acima contra Galloppa - Ansa - cobrando uma punizione, Caracciolo e Maccarone), o Siena seria, agora, a 3ª equipe condenada à Serie B na próxima temporada.
Com um 0 x 0 noioso Torino e Livorno asseguraram a salvezza no Olimpico de Turim em razão da vitória, pelo placar mínimo (gol do ala Zenoni), da Sampdoria sobre o Catania no Luigi Ferraris na provável despedida de Quagliarella (foto à esquerda - La Repubblica), uma das maiores revelações do torneio, perante sua torcida.
Quem também estará na próxima Serie A é o Cagliari, que derrotou a vice-campeã Roma por 3 x 2, tento do hondurenho Suazo e doppietta do ex triestino Marchini, enquanto o capitano Totti (na foto abaixo cercado por adversários - Cagliari) anotou ambos os gols do time da capital italiana e se distanciou, ainda mais, na liderança dos artilheiros da Bota.
O Chievo também venceu (1 x 0 sobre o Ascoli, gol de Marcolini), mas ainda não garantiu sua permanência na Serie A, que será definida na última rodada!
Completaram a rodada os 3 'Jogos Da TV' - Atalanta x Internazionale; Lazio x Parma e Milan x Udinese.
Eis a classificação atualizada, faltando apenas 1 giornata para o fim da temporada: 1º Internazionale (94 pts); 2º Roma (72); 3º Lazio (62); 4º Milan (61); 5º Fiorentina (55); 6º Palermo (55); 7º Empoli (54); 8º Atalanta (50); 9º Sampdoria (49); 10º Udinese (46); 11º Cagliari (40); 12º Livorno (40); 13º Torino (40); 14º Chievo (39); 15º Parma (39); 16º Catania (38); 17º Reggina (37); 18º Siena (37); 19º Messina (26) e 20º Ascoli (24).

Na Última Vez ...

domingo, maio 20, 2007

O Jogo Da TV (Parte III) - Atalanta x Internazionale



A derradeira vez na qual a televisão aberta tinha transmitido um jogo da Internazionale fora na vitória, de virada, sobre o Milan em 11 de março, em partida válida pela 28ª rodada, quando a equipe já dava toda a pinta de conquistar o título, mas amargava uma dolorosa eliminação da Champions League.
Posteriormente, a máquina interista assegurou matematicamente o scudetto, mas suas atuações ficaram restritas aos sortudos espectadores da TV Esporte Interativo ou da RAI.
Assim, não havia como perder o embate contra a Atalanta, ainda que transmitido em horário deferido pela Bandeirantes.
E foi, efetivamente, una gara splendida, com a equipe de Bergamo jogado muito bem e dominando, em grande parte, o controle das ações.
Disposta em um 4-3-2-1 pelo treinador Colantuono, de forma a explorar a velocidade dos sulamericanos Ferreira Pinto (brasileiro) e Tissone (argentino), a Atalanta começou impiedosa, aproveitando os espaços oferecidos por uma defesa adversária troppo alta, alcançando seu gol aos 10' (no alto - Ansa) exatamente com o ala brasileiro formado no interior paulista e desde a temporada 2001/2002 na Itália (primeiramente no Lanciano, da Serie C1).
Então, a Inter, com Crespo sozinho na frente (Mancini não pode contar com os vários Adriano, Cruz, Ibrahimovic e Recoba) apoiado pelo trio Solari-Stankovic-Gonzalez, passou a dominar a partida, mas em um ritmo por demais lento para ser perigosa, enquanto os orobici continuavam extremamente micidiali no contra-ataque.
Ainda na 1ª etapa, o francês Dacourt sentiu um problema físico e Mancini mandou o portoghese Figo a campo, elegante e infalível nell'uno contr uno.
E foi o craque português que empatou a partida, cobrando uma penalidade máxima (foto no alto à esquerda - Cerescioli) cometida por Carrozzieri em Gonzalez.
Porém, quem imaginava que a Inter partiria em busca da virada, enganou-se, pois foi a Atalanta quem continuou melhor, quase marcando novamente, seja com Zampagna, seja com seu substituto Vieri.
Aliás, o ex interista (e ex milanista, juventino, laziale, ...) teve um gol negado pelo zagueiro Cordoba (na foto à direita Vieri duela com o colombiano - Cerescioli), que salvou uma cabeçada de Bobo em cima da linha, com Júlio César já vencido.
Os treinadores ainda procederam a diversas alterações (Colantuono colocou Bombardini no lugar de Bernardini, enquanto Mancini lançou Maicon e Zanetti nos lugares de Solari e Andreolli), o jogo continuou movimentado, mas o placar inalterado - 1 x 1!
Eis o tabellino:
Atalanta: Calderoni; Rivalta, Loria, Carrozzieri, Adriano; Abeijon (53' Donati), Bernardini (75' Bombardini), Ferreira Pinto, Ariatti, Tissone; Zampagna (54' Vieri). All. Colantuono.
Inter: Júlio César; Andreolli (65' Zanetti), Cordoba, Burdisso, Grosso; Dacourt (39' Figo), Cambiasso, Gonzalez, Solari (59' Maicon), Stankovic; Crespo. All. Mancini.
Gols: 10' Ferreira Pinto, 48' Figo (pênalti).
Árbitro: Romeo.
Cartões amarelos: Ferreira Pinto, Abeijon, Rivalta e Carrozzieri.

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Parma



Em uma rodada repleta de desdedidas ilustres, Angelo Peruzzi fez a sua no confronto de Roma entre a sua última equipe, a Lazio, e o Parma.
O veterano goleiro de 37 anos, com passagens por Roma, Verona, Juventus e Internazionale, além da Lazio, completou 478 partidas na Serie A entrando nos minutos finais em substituição a Tommaso Berni e recebendo merecendo aplausos de um Olimpico emocionado.
Ao final, Tyson ainda deu uma triunfal volta em torno do gramado com o filho nos ombros, agradecendo: "Grazie a voi e a chi mi ha sopportato in tutti questi anni".
E a partida foi, no seu todo, muito mais de festa do que de disputa propriamente dita, vez que ambas as equipes aparentaram contentamento com o empate: a Lazio já estava classificada para a Champions League e deve garantir o 3º lugar na Serie A na próxima rodada, enquanto o Parma, com o ponto obtido no Olimpico, ficou muito próximo de fugir do rebaixamento, bastando conseguir mais 1 ponto na última rodada, quando enfrentará o Empoli, assegurado na próxima Copa U.E.F.A.
Ademais, é evidente o calo vivido pela equipe de Roma na reta final do campeonato, agravado pela ausência do ótimo Mauri (fora do time desde a 32ª rodada) - sem o meia em campo a Lazio só conquistou 6 de 18 pontos, dos quais 12 foram disputados em casa, não tendo o avante Rocchi realizado um único gol sequer, enquanto Pandev (na foto acima à direita contra Paci e Coly - Grazia Neri) anotou apenas 1.
Mas, apesar das ausências do citado Mauri, dos laterais Behrami e Zauri, do zagueiro Siviglia e dos meis Mudingayi e Mutarelli (no alto à esquerda o substituto Firmani contrasta Castellini - Grazia Neri), a Lazio foi più vivace no 1º tempo, mas o Parma più incisivo e só não conseguiu melhor sorte em razão da péssima jornada do seu centroavante Igor Budan.
Aliás, o nazionale croata foi tão mal que não voltou para o 2º tempo, dando lugar ao meia Gasbarroni e deixando o gioiellino Giuseppe Rossi com maior raio de ação.
E foi o ítalo-americano (na foto à direita - Grazia Neri) que protagonizou o lance de maior perigo da partida quando acertou o incrocio dei pali alla destra do esordiente Berni.
Daí em diante o ritmo foi diminuíndo até a hora em que Peruzzi entrou em campo e começou sua festa de despedida.
Eis o tabellino:
Lazio: Berni (85' Peruzzi); De Silvestri, Stendardo, Cribari, Bonetto; Firmani, Ledesma (70' Baronio), Manfredini (na foto à esquerda contra Dessena - La Repubblica), Jimenez; Pandev (65' Inzaghi), Rocchi. All. D. Rossi.
Parma: Bucci; Coly, Fernando Couto, Paci, Castellini; Grella, Parravicini (74' Cigarini), Dessena, Muslimovic; G. Rossi (88' Bocchetti), Budan (46' Gasbarroni). All. Ranieri.
Árbitro: De Marco.
Cartões amarelos: Ledesma e Inzaghi.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a edição 2006/2007 (foto à direita - Ansa) foi a 8ª Copa Itália conquistada pela Roma?
* Que apenas a Juventus, com 9 conquistas, possui mais títulos da Copa Itália que a Roma?
* Que a última vez que a Lupa Capitolina havia conquistado a Copa Itália fora na temporada 1990/1991?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker