Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, junho 07, 2008

L'Enigma


Atenção, a 'L'Enigma' está começando uma nova fase! Saem as fotos com jogadores, entram escudos de agremiações italianas, mas continua o mesmo propósito: desvendá-los!
Para começar, o escudo rosso à esquerda, obviamente com supressão dos dizeres que identificam a sociedade, bastante tradicional no cenário do Calcio, especialmente até meados da década de 1950.
Alguém arrisca?
Também, agora, começa o II Desafio Calcio Serie A, permanecendo a regra: ganha o prêmio quem primeiro somar 10 (dez) pontos, sendo que 1 (um) ponto será outorgado ao primeiro que desvendar o enigma proposto a cada semana!
Dessa vez, o vencedor da brincadeira receberá, em casa, um certificado do Calcio Serie A e a coleção completa Football Stars 07-08 da Panini, novinha em folha (conforme imagem acima), composta de 150 cards in pvc con effetto trasparente, representando os principais fuoriclasse que participaram da última Serie A, divididos em 15 goleiros, 40 defensores, 50 centrocampisti e 45 atacantes.
Boa sorte a todos os leitores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, junho 04, 2008

Gli Azzurri


No último teste antes da Euro 2008, a Itália, embora contra um adversário que se mostrou aquém das expectativas, se mostrou em boa saúde, mas ainda longe de ser uma equipe pronta para a competição européia, na qual a Azzurra fará sua estréia no próximo dia 09 contra a sempre perigosa Holanda.
Diante de pouco mais de 12.500 speattori em Florença, Donadoni lançou a Azzurra no 4-3-3 (à direita a formação inicial da Itália - Grazia Neri), com Camoranesi formando o tridente ao lado do aríete Toni - leggermente avanzato - e do habilidoso Di Natale.
E foi o atacante da Udinese o grande protagonista do 1º tempo, abrindo o marcador logo aos 9', aproveitando grande jogada de Pirlo (abaixo, à esquerda, contra Swerts - Grazia Neri), como também ampliou aos 41', desta vez con un delizioso assist de Aquilani, que compôs o centrocampo ao lado dos rossoneri Gattuso e Pirlo.
Na verdade, apesar da Itália ter jogado bem, demonstrando adequada preparação física e buon possesso di palla, a Bélgica muito colaborou para o domínio dos azzurri, concedendo muito espaço aos italianos, que tiveram a fascia destra, com o duo Panucci-Camoranesi, como ponto de referência.
Na 2ª etapa, Donadoni promoveu 6 substituições, inclusive entrando com Cassano, Borriello e Del Piero no ataque.
Obviamente, com tantas alterações, não foi possível mais analisar a Itália enquanto squadra, mas o 2º tempo serviu para ver um ótimo Del Piero (à direita contra Vertonghen - Ap), que logo no início propiciou a Camoranesi o 3º tento italiano, enquanto coube a Borriello perder o gol mais fácil de toda a gara.
No final, o oportunista Sonck ainda marcou o della bandiera belga, mas nada que maculasse a boa apresentação da Itália ou alterasse a conclusão de que a preparação em Baden deverá ser de muito trabalho.
Mas a boa notícia da semana azzurra ficou por conta da conquista - inédita, pelos comandados de Casiraghi, do famoso Festival Internacional Espoirs de Toulon et du Var.
Depois de vencer os 3 compromissos da 1ª fase e superar o selecionado nipônico de Morimoto nas semi-finais (vide link Na Última Vez ...), a Italia Olimpica venceu o Chile na finalíssima por 1 x 0 neste último dia 29.
O jogo decisivo foi disputado de baixo de forte chuva, mas dominado amplamente pelos italianos, que tiveram em Giovinco e Osvaldo seus grandes destaques, com o atacante da Fiorentina realizando la rete decisiva aos 25' da etapa complementar (acima sua comemoração - Nucci), com uma svicolata.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Oficialmente, o calciomercato só tem seu início em julho, mas junho mal começou e diversas já são as transações de relevo concretizadas.
Aliás, até jogadores que estão com a Azzurra em Baden, na Áustria, se preparando para a Euro 2008, restaram envoltos nas negociações!
Assim, o lateral da Nazionale Zambrotta acertou seu regresso à Itália e firmou com o Milan, que acertou também com o francês Mathieu Flamini, contratado a parametro zero depois que o promissor meia teve seu contrato encerrado com os ingleses do Arsenal.
Outro azzurro que desembarcará em Milanello após a Euro 2008 será o atacante Marco Borriello, esploso con la maglia rossoblù do Genoa na última temporada e que por isso acabou riscattato pela equipe rossonera, que pagou € 7,5 milhões più la comproprietà di Davide Di Gennaro à equipe da Liguria para ter novamente o atacante napoletano em seu plantel (Borriello já passou pelo Milan nas temporadas 2002/2003, 2003/2004 e 2006/2007).
Completando o pacote de reforços já apresentados pelo Milan aparece o goleiro Abbiati, que estava emprestado ao Atlético de Madrid, onde terminou a temporada como titular, surgindo como uma válida alternativa aos pouco confiáveis Dida e Kalac.
Além do francesino Gourcuff, que foi emprestado ao Bordeaux, deixou o clube comandado por Silvio Berlusconi o atacante Alberto Gilardino, que passou a título definitivo à Fiorentina (foto acima - Fiorentina), outra protagonista do mercato ao contratar também o montenegrino Jovetic (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-ii-stefan-jovetic.html) e estar envolta em várias outras tratativas.
Por exemplo, quem andou perto de também parar em Firenze foi o azzurro Barzagli, que, infelizmente para a Serie A, acabou cedido pelo Palermo ao alemão Wolfsburg juntamente com o seu companheiro di riparto Zaccardo.
Mas, se cedeu seus últimos 2 heróis da campanha italiana na Alemanha (o meia Barone e o lateral Grosso - também campeões do mundo como jogadores rosaneri - deixaram anteriormente a Sicília), o Palermo trouxe vários reforços, sendo o clube que mais contratou até aqui: os gringos De Melo (atacante brasileiro que se destacou no Le Mans) e Kjaer (promissor defensor dinamarquês do Midtjylland) e os italianos Raggi (Empoli), Liverani (Fiorentina), Lanzafame e Nocerino, estes últimos como contrapartida técnica na transação que levou o atacante Amauri à Juventus.
O brasileiro (à esquerda - La Presse), que assinou um contrato de 04 anos con un ingaggio di circa 3,5 milões de euros mais 250 mila euro di premi a stagione com a Juventus, custou € 12,5 milioni più os mencionados Nocerino (a titolo definitivo) e Lanzafame (in comproprietà).
Além do oportunista atacante, a Vecchia Signora já acertou com os suecos Mellberg (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/06/quem-vem-l-parte-i.html) e Ekdal (que deve ser emprestado para ganhar experiência) e contará com os retornos de Criscito, De Ceglie, Giovinco e Marchisio, jovens que estavam emprestados à outras equipes.
Dentre os ditos grandes, Inter e Roma ainda não apresentaram qualquer reforço, embora a atual campeã tenha oficializado o Special One José Mourinho como novo allenatore, o que é um forte indício de que reforços (importantes) chegarão.
Já a Roma, submersa em notícias que dão como certa a passagem do controle acionário da sociedade ao bilionário George Soros, precisa tomar cuidado para que essa indefinição não atrapalhe o planejamento da equipe, que vem crescendo a cada temporada.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


And the winner is ... Lady Cyntia! Congratulações mais do que especiais à nossa leitora nº 1, que desvendou que o jogador à esquerda (Calciatori) é o arqueiro Morgan De Sanctis, prodotto del vivaio do Pescara e com uma passagem na Juventus, mas que transcorreu a melhor fase de sua carreira na Udinese, entre 1999 e 2007 (a foto abaixo - La Repubblica - é do goleiro em seu último ano no Friuli, enquanto a supostamente enigmátiva é de 2001), quando inclusive alcançou a Azzurra.
Agora, De Sanctis, embora convocado por Donadoni para a Euro 2008, vem amargando a reserva do espanhol Palop no Sevilla.
Mas, se o portiere nascido em Guardiagrele não atravessa um bom momento, Lady Cyntia alcançou o topo no I Desafio Calcio Serie A chegando aos 10 pontos, vencendo a competição a frente dos marmanjos JP (7 pts); Hugo Ribeiro (3) e Michel Costa (2), aos quais este editor agradece imensamente a participação!
Agora, para receber a premiação - um certificado do Calcio Serie A e uma flâmula oficial do Milan, novinha em folha (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/lenigma.html), basta que Lady Cyntia envie seu endereço para o e-mail ao lado (calcioseriearm@yahoo.com).
Aos demais, good luck na nova fase da 'L'Enigma' que se iniciará, envolvendo não mais fotos de jogadores, mas escudos de agremiações italianas!

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, junho 03, 2008

Momento Panini - David Balleri


Atalanta x Livorno, 04 de maio de 2008, aos 68', com o placar apontando 2 x 1 para a equipe bergamasca, o 4º árbitro digitou os números 6 e 9 na plaqueta eletrônica que informa o número do atleta a ser substituído.
Ali, saindo para dar lugar à revelação Diamanti, muito provavelmente David Balleri encerrou, sem maiores estardalhaços, sua longa e honesta carreira na Serie A.
Nascido exatamente em Livorno aos 28 de março de 1969 (daí a camiseta de nº 69 envergada nas últimas temporadas), Balleri começou sua carreira no Cuoiopelli (posteriormente CuioCappiano), mesma squadra onde começou o bomber Cristiano Lucarelli, também ligadíssimo ao clube livornese.
Depois de duas temporadas intercaladas com igual número no Interregionale com a Cerretese, Balleri, aos 21 anos, deixou o Cuoiopelli para passar ao Siracusa, na Serie C1, onde realizou outros dois ótimos campeonatos.
Assim, no dia 06 de setembro de 1992, Balleri fez sua estréia no calcio que conta, defendendo o Cosenza contra o Padova pela Serie B.
Os Lupi della Sila não conseguiram a promoção à Serie A, mas o veloz Balleri se destacou como um dos melhores laterais direitos da competição cadetta e, disputado por várias agremiações, acabou optando pelo Parma (figurinha acima), clube com o qual fez seu esordio na principal divisão do Calcio entrando no posto de Benarrivo aos 83' de um Lazio x Parma disputado no dia 08 de setembro de 1993.
Não obstante a concorrência aguerrida, Balleri terminou a temporada 1993/1994 com 20 presenças e 1 gol (anotado diante do Piacenza, pela 17ª giornata).
No campeonato seguinte, Balleri defendeu o Padova, squadra appena promossa in A e com a qual contribuiu com grandes atuações para uma merecida salvezza.
Lateral muito voluntarioso, dono de um bom passe e capaz de cruzamentos certeiros, Balleri deu novo salto ao acertar com a Sampdoria para a temporada 1995/1996.
Com a equipe blucerchiata foram 4 temporadas, sendo que a última de triste lembrança com o rebaixamento da equipe, não obstante as presenças de astros como Ortega e Montella.
De qualquer maneira, o descenso do clube doriano não foi responsabilidade de Balleri, que permaneceu na Serie A defendendo o Lecce.
Porém, também com o Lecce l'avventura de Balleri si conclude con la retrocessione tra i cadetti, mas, desta vez, o jogador acabou seguindo a equipe para, em setembro de 2002, se transferir ao Livorno, sempre na Serie B.
Portanto, aos 33 anos, finalmente Balleri vestiu pela 1ª vez profissionalmente a camisa do seu time de coração.
E o sonho foi completado quando o time amaranto, treinado por Mazzarri e com os vários Protti, Vigiani, Chiellini, Lucarelli e Ruotolo, além do próprio Balleri, conquistou um posto na Serie A depois de mais de 50 anos!
Assim, no dia 11 de setembro de 2004, ao empatar com o Milan em 2 x 2 no San Siro, Balleri participou do aguardado retorno do Livorno à Serie A.
Desde então, foram 4 campeonatos com o clube toscano, coroados com a aventura de disputar a Copa U.E.F.A. na temporada 2006/2007, totalizando 105 presenças de Balleri na máxima divisão do futebol italiano vestindo a camisa amaranto.
Só que, infelizmente, depois de 348 partidas na Serie A (a 300ª ocorreu em 22 de outubro de 2006, no clássico contra o Siena), Balleri, agora já com 39 anos (a figurinha acima é da última temporada), vê sua carreira na Serie A mais uma vez sob risco por causa de um rebaixamento, sendo que este muito doloroso...

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, junho 02, 2008

'B' Em Pílulas


* De nada adiantou a vitória do Lecce por 1 x 0 sobre o Vicenza (gol do brasileiro Angelo), pois o 2º posto - o último que assegurava vaga direta para a Serie A - ficou com o Bologna (abaixo a comemoração da squadra - Schicchi);
* Isso porque a tradicional equipe rossoblù também fez o seu dever de casa e derrotou o Pisa por 1 x 0 no Renato Dall'Ara, tento de Massimo Marazzina cobrando penalidade máxima aos 9' do 1º tempo;
* Com o anotado nesta última rodada regular, Marazzina terminou o torneio com 23 gols, 5 a menos que o capocannoniere Denis Godeas, do Mantova, que fez uma doppietta nesta última rodada no 3 x 3 contra o Piacenza;
* Com 23 tentos também ficou o avante Marco Cellini, do Albinoleffe, que irá disputar o playoff pela 3ª e derradeira vaga à Serie A com Lecce, Brescia e Pisa;
* O veterano Francesco Antonioli, extremo defensor do Bologna, foi o jogador que mais minutos jogou nesta Serie B, totalizando 3.994 distribuídos em 42 partidas;
* Já o defensor Alberto Bianchi, do rebaixado Spezia, levou 17 cartões amarelos e 1 vermelho, levando o indesejado primato;
* As semifinali Lecce x Pisa e Albinoleffe x Brescia terão seus jogos de ida no próximo dia 04 e os de volta no dia 08.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, junho 01, 2008

Quem Vem Lá (Parte II) - Stefan Jovetic


O montenegrino Stefan Jovetic é a mais nova aposta de Pantaleo Corvino, diretor esportivo responsável pela área técnica da Fiorentina e conhecido por descobrir e lapidar jovens muito talentosos, sendo o responsável pelo lançamento, dentre outros, de jogadores como Bojinov, Kuzmanovic, Ledesma, Osvaldo e Vucinic.
E Jovetic (à direita - Getty Images) tem todos os atributos para ser mais um destaque neste portfólio!
Apesar de ter apenas 18 anos (é de 02 de novembro de 1989), Jovetic já é bastante maduro fisicamente (1,83 m por 79 kg) e era até mesmo o capitão de sua equipe, o tradicional Partizan Beograd, clube com o qual disputou 80 partidas e realizou 28 gols.
Atacante bastante habilidoso, Jovetic é ainda titular da neonata seleção de Montenegro, tendo participado, inclusive, da estréia oficial do selecionado contra a Hungria em março de 2007.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Olof Mellberg


Seguindo a estratégia firmada pelo amministratore delegato Jean Claude Blanc de buscar válidos jogadores a custo zero, a Juventus acertou com seu primeiro reforço para a temporada 2008/2009 ainda em janeiro último, quando o capitão da seleção sueca no último mundial Olof Mellberg (abaixo - French) firmou seu pré-contrato com a equipe bianconera.
Aos 30 anos (nasceu em 30 de setembro de 1977), Mellberg é um defensor central de físico vigoroso (1,87 m por 85 kg) que virá emprestar sua larga experiência internacional (conta 82 presenças com o selecionado sueco, incluindo participações nas Copas do Mundo de 2002 e 2006) na volta da Juventus às competições européias, tendo tudo para formar a zaga titular juventina ao lado de Legrottaglie, permitindo o retorno de Chiellini à lateral esquerda.
A favor do antigo jogador do Aston Villa (clube que Mellberg defendeu nas últimas 7 temporadas) conta ainda o fato de poder atuar como lateral direito, mas contra não pode ser ignorado seu temperamento difícil, que já o fez se envolver em diversas confusões, inclusive um notório confronto que chegou as vias de fato com seu colega de seleção Ljungberg um pouco antes da Copa do Mundo disputada na Ásia em 2002.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Com maio acabou também a temporada 2007/2008 da Serie A, com os 3 últimos jogos da, ao final, tricampeã Internazionale sendo acompanhados pela 'O Jogo Da TV' - ao todo, a coluna destrinchou 103 (!) dos 380 jogos da temporada.
Os demais lances de cada uma dessas derradeiras e decisivas giornate ficaram por conta da 'Panorama Da Rodada', enquanto a 'Match Clou', como de costume, fez uma prévia sobre o principal cotejo de cada final de semana.
Para completar, ainda no dia 19 (no dia seguinte ao encerramento da Serie A), foi postada uma especialíssima 'Seleção Do Campeonato' (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/seleo-do-campeonato.html).
Também o epílogo da 60ª TIM Cup foi narrado na 'E Na Copa...', inclusive a merecida festa giallorossa.
Mas o mês não foi apenas de até logos, vez que, depois de um longa ausência, a 'Memorabilia' - coluna que aborda a carreira de um jogador que já encerrou a carreira, mas que não foi esquecido pelos tifosi - voltou, trazendo um especial com L'Angelo Azzurro Domenghini (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/memorabilia-domenghini.html).
Outra coluna muito especial, a 'Momento Panini', trouxe, ilustradas com as figurinhas do mítico álbum Calciatori, as histórias dos arqueiros Alexander Manninger (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/momento-panini-alexander-manninger.html) e Luca Bucci (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/momento-panini-luca-bucci.html), além do atacante Roberto Carlos Sosa (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/momento-panini-roberto-carlos-sosa.html), O Pampone!
Por sua vez, a 'PontoCom', que a partir de junho dará lugar a 'Especulações Da Semana', trouxe uma detalhada análise do website da Lazio (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/pontocom-lazio.html).
Os momentos decisivos da Serie B ficaram por conta da ''B' Em Pílulas', enquanto o término do sonho viola de chegar a 5ª final continental de sua história foi narrado na 'A Itália Na Europa'.
Já os preparativos dos Azzurrini de Casiraghi com vistas aos vindouros jogos olímpicos foram objeto da 'Gli Azzurri'.
Por fim, a 'L'Enigma' continuou testando os conhecimentos dos mais que especiais leitores do Calcio Serie A e a 'Você Sabia...' prosseguiu trazendo curiosidades dos primórdios do campionato italiano di calcio.
Embora os clubes italianos entrem em merecidas férias agora, aqui no Calcio Serie A o futebol não para, com a cobertura dos selecionados italianos na Euro 2008 e nos Giochi Olimpici di Pechino e com todas as novidades do calciomercato, inclusive com o retorno da 'Quem Vem Lá'!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker