Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, junho 02, 2007

L'Enigma


O rapazinho de vermelho na foto à esquerda (Guerin Sportivo) foi um dos atacantes mais prolíficos da década de 90 na Serie A, dono de uma canhotinha arrebatadora.
Quem é ele?

Na Última Vez ...

sexta-feira, junho 01, 2007

Especiais Do Mês


No mês que o blog Calcio Serie A registrou novo marco no número de visitantes, a 'Momento Panini', que traz às terças-feiras a carreira de um jogador na Serie A ilustrada com as míticas figurinhas do álbum Calciatori da Panini, abordou as histórias dos agora já saudosos Angelo Peruzzi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/momento-panini-angelo-peruzzi.html) e Alessandro Costacurta (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/momento-panini-alessandro-costacurta.html), bem como do habilidoso granata Alessandro Rosina (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/momento-panini-alessandro-rosina.html), do matador argentino Hernan Jorge Crespo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/momento-panini-hernan-jorge-crespo.html) e do salvador senese Paolo Negro (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/momento-panini-paolo-negro.html).
Outra coluna especialíssima, a 'Memorabilia', que aborda, sempre às quintas-feiras, as histórias de jogadores que já encerraram a carreira mas que não foram esquecidos pelos torcedores da Serie A, relatou as trajetórias do ragazzo che correva guardando le stelle Antognoni (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-antognoni.html), do sensacional brasiliano Altafini (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-altafini.html), do Beniamino della Signora Vignola (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-vignola.html), do Attila Hateley (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-hateley.html) e do Veleno Lorenzi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-lorenzi.html).
Quem marcou seu retorno no mês de maio foi a 'Especulações Da Semana', espaço reservado para os temas, até então, de fantacalciomercato!
A 'Match Clou', editada normalmente aos sábados, trouxe prévias dos principais jogos das 04 últimas rodadas da temporada 2006/2007, enquanto a 'O Jogo da TV' abordou as partidas transmitidas pela televisão e assistidas pelo editor do Calcio Serie A e a 'Panorama Da Rodada' analisou os demais jogos às segundas-feiras. A Serie B, como de praxe, teve seus principais fatos expostos na ''B' Em Pílulas', enquanto os jogos decisivos da Uefa Champions League na 'A Itália Na Europa' e da Copa Itália na 'E Na Copa...'. Por fim, a 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio, sempre aos domingos.
Muito obrigado a todos que nos visitaram!

Na Última Vez ...

quinta-feira, maio 31, 2007

Memorabilia - Lorenzi

Benito Lorenzi, detto Veleno em razão de suas peripécias de bambino, foi um dos jogadores que melhor encarnou o espírito interista em toda a história.
Nascido em 20 de dezembro de 1925 em Borgo a Buggiano, na Toscana, Lorenzi chegou à Internazionale em 1947, comprado por 12 milioni di lire junto ao Empoli, que havia adquirido o jovem atacante, apenas 1 ano antes, por singelas 100 mil liras do Borgo Buggiano, pequeno clube da cidade de origem de Veleno.
Lorenzi esordì com a camisa nerazzurra na goleada de 6 x 0 sobre a Alessandria em 28 de setembro de 1947 e transcorreu, ao todo, 11 temporadas no clube de Milão, conquistando 2 scudetti até 13 de julho de 1958, quando fez sua última gara com la casacca nerazzurra no sucesso de 3 x 0 sobre o Como.
Conhecido por sua grande habilidade e agilidade nas rovesciate (foto do alto à direita - Inter), notório era ainda a astúcia e o empenho que dedicava a cada nova partida e, em especial, aos confrontos contra o Milan.
Não por acaso, il patron rossonero, Silvio Berlusconi, afirmou sobre o antigo atacante da rival: "Lorenzi rappresentava la verve dell'Inter. Mi ricordo che la paura che faceva 90 per i nostri difensori di chiamava Veleno, e anche Nyers. Lorenzi era un inventore di gioco, difficilissimo da prevedere, e per molti anni ha fatto la storia dell'Inter".
Seus 138 gols com a Inter em 305 partidas pela Serie A não o tornaram apenas um atacante temido, mas fizeram de Veleno também um jogador, como os italianos chamam, "cattivo in campo".
Muito forte fisicamente, Lorenzi (à esquerda em uma conclusão di sinistra - Inter) era noto, por exemplo, per strizzare di nascosto i testicoli degli avversari per sbilanciarli durante i contrasti aerei e também ficou famosa sua invenção do apelido Marisa, atribuído ao juventino Giampiero Boniperti.
Em outra ocasião, pretendendo provocar o atacante John Charles, aríete da Juventus, teceu comentários maliciosos acerca da Rainha da Inglaterra, ao que o atacante bianconero respondeu: "Non è la mia regina, sono gallese".
Mas sua ação velenose mais famosa ocorreu durante um derby entre Inter e Milan: assinalado um pênalti dúbio em favor dos rossoneri, Lorenzi correu até o massagista da Inter e pegou um pedaço de limão, posicionando-o entre a bola e a marca de cal enquanto o árbitro Lo Bello e os demais jogadores estavam distraídos discutindo sobre o lance.
Não obstante os brados dos torcedores, a penalidade máxima foi cobrada pelo ala sinistra Cucchiaroni, terminando a mais de 6 metros do gol ... e gerando a ira dos tifosi rossoneri!
Pela seleção italiana, Benito Lorenzi (no alto à direita mais uma vez com a maglia nerazzurra - Inter) realizou 14 partidas e anotou 4 tentos, tendo participado da Copa do Mundo de 1954, disputada na Suíça.
Aliás, também no Mundial Lorenzi fez das suas, dando um chute no árbitro brasileiro Mário Vianna no jogo contra os donos da casa.
Antes de encerrar a carreira, Benito Veleno Lorenzi ainda disputou uma stagione com o Alessandria na Serie A, realizando 4 gols em 25 partidas, alcançando a marca de 142 tentos na carreira, o que o faz o 21º maior artilheiro da Serie A de todos os tempos.
Católico fervoroso (em uma ocasião, afirmou ter deixado de ir a apenas uma missa durante toda a sua carreira, porque não encontrou uma chiesa próxima na cidade em que se encontrava), Lorenzi faleceu em 03 de março último, all'Ospedale Sacco di Milano.

Na Última Vez ...

quarta-feira, maio 30, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Foi fácil demais, mas, ainda assim, parabéns ao Michel Costa e a Cyntia Santana, que desvendaram que o craque à esquerda (Nucci) é o atual regista do Milan Andrea Pirlo (abaixo - Ap).
Pirlo, atualmente com 28 anos, fez sua estréia na Serie A muito jovem, com apenas 16 anos e 2 (!!!) dias, na derrota do seu Brescia frente ao Reggiana por 2 x 0, passando depois pela Internazionale, Reggina, de novo Brescia e, finalmente, Milan, onde está há 6 temporadas.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Encerrada a temporada 2006/2007 da Serie A, começou uma frenética e até certo ponto inédita troca de treinadores entre as equipes.
Assim, ao que tudo indica, das 20 equipes que disputarão o próximo campeonato, apenas 12 começarão com o mesmo técnico que encerrou o agora terminado, contando ainda que Cellino mantenha Giampaolo (e olha que o Cagliari teve 7 mudanças em sua guida tecnica só nas duas últimas temporadas!) e Spinelli confirme Orsi.
A revelação Stefano Colantuono, por exemplo, que treinou a Atalanta na última temporada, acertou com o Palermo do vulcânico presidente Zamparini, levando consigo o bom meia Migliaccio.
Aliás, o time da Sicília, preocupado com as possíveis saídas de Barzagli, Zaccardo, Corini, Caracciolo e Di Michele, estaria interessado no retorno de Bovo (emprestado ao Torino) e de olho em Aquilani (Roma), Almiron (Empoli), Matuzalem (Shakhtar Donetsk), Papa Waigo (Cesena) e Riganò (Messina), além do já citado Amelia, portiere do Livorno.
Quem também estará de treinador novo na próxima temporada é a Sampdoria, muito provavelmente Walter Mazzari, que salvou a Reggina nesta última.
Já seu xará Walter Novellino (à direita - Sampdoria), depois de 5 anos à frente da equipe de Gênova, deve ir treinar o Torino, podendo o atual comandante granata De Biasi ir para... ufa, a Atalanta!
Mas a grande novidade da semana em matéria de allenatori foi a oficialização da saída de Didier Deschamps da Juventus, deixando vago um dos cargos mais cobiçados da próxima Serie A, o que fez logo surgir os nomes de medalhões como Capello, Eriksson, Lippi e até Trapattoni, passando por outros menos tarimbados como Conte, Gentile e Vialli.
Aliás, acerca da Juve, continuam circulando supostos reforços para a equipe na próxima temporada: Belletti, Cris, Milito, Pasqual e até o interista Burdisso para a defesa; Diarra, Mavouba e o sonho Lampard para o meio; Amauri, Gilardino, Iaquinta e até Vieri para o ataque.
Para encerrar o discurso acerca da Vecchia Signora, o meia Serafini, que marcou os 3 gols da vitória do Brescia sobre a campeã da Serie B, interessaria ao Parma, que também perdeu seu treinador Claudio Ranieri (que poderia ir para a... Juventus).
Outras especulações interessantes e não tão exageradamente fantasiosas (limitadas no máximo de 4 por clube): Chivu, Lucho Gonzales, Perea e Suazo na Internazionale; Brighi, Elmander, Esposito e Grosso na Roma; Edmilson, Emérson, Eto'o e Juan no Milan; Blasi, Cacia, Moraies e Pratali na Lazio; Arteta, Balzaretti, Raggi e Semioli na Fiorentina; Marchionni, Mozart, Pozzi e Tavano na Sampdoria; Falcone, Foggia, Inzaghino e Pinardi no Parma; ....
Fantásticas seriam as pretensões de Genoa e Napoli para a Serie A: Bojinov e Recoba em Gênova; Cassano e Montella em Nápoles!
De concreto mesmo foi acertada a permanência do argentino Hernan Crespo na Inter por mais uma temporada - gratuitamente cedido por Mr. Abramovich!
Já o Catania, ainda sem treinador novo, contratou o meia Tedesco, que estava na Reggina, e o brasileiro Babú, ex-Lecce, junto ao Verona (na foto ao lado - RAI - exatamente um sprint entre o ala nascido em São Paulo e o meia de Palermo na 18ª rodada da temporada 2004/2005, terminado Lecce 1 x 1 Reggina em 09 de janeiro de 2005).
Por fim, deixaram a Itália o ganês Sulley Muntari, vendido pela Udinese ao Portsmouth da Premier League, bem como, infelizmente, o Tonigol Luca Toni, que irá jogar com os alemães do Bayern München por aproximadamente 11 milhões de euros.

Na Última Vez ...

terça-feira, maio 29, 2007

Momento Panini - Paolo Negro


A Associazione Calcio Siena tem seus primórdios em 1904, mas o clube da belíssima cidade toscana só alcançou a Serie A na temporada 2003/2004, tendo conseguido permanecer no principal campeonato da Itália desde então, sempre com um elenco que mescla juventude com experiência, jogadores que buscam afirmação com outros que procuram uma praça sem tanta pressão para encerrar gloriosas carreiras.
Nesta última categoria encaixa-se o defensor Paolo Negro, nascido em 16 de abril de 1972 e autor do gol que evitou o rebaixamento da equipe à Serie B nesta temporada.
Porém, quase que o veterano jogador foi vilão e não herói, pois o Siena entrou em campo no último dia 27 precisando vencer a Lazio para permanecer na Serie A e cumpria seu objetivo quando, faltando pouco mais de 15' para o final da partida, Negro cometeu pênalti no atacante laziale Rocchi, que converteu a cobrança e empatou a gara...
Mas, quis o destino que apenas a 6' do que seria o fim da aventura senese na Serie A, coube ao próprio Negro anotar o gol que permitiu ao Siena suspirar e exclamar: è la salvezza.
Curiosamente, Negro passou 12 temporadas exatamente na Lazio, time para o qual, ademais, não esconde torcer, conforme palavras suas logo após o gol em questão: "La lazio, si sa, è nel mio cuore, sono laziale, ma il destino ha voluto che trovassi la salvezza proprio contro la mia squadra del cuore, ma sono sicuro che i laziali saranno felici per me".
Oriundo de Arzignano, uma comuna italiana da região do Vêneto, na província de Vicenza, Negro começou sua carreira de calciatore professionista no Brescia, mas estreou na Serie A jogando com o Bologna, com o qual disputou 23 partidas na temporada 1990/1991.
Campeão europeu com a Nazionale U21 em 1992 ao lado do lateral Favalli, Negro iria se juntar ao seu companheiro na Lazio, tendo transcorrido, porém, antes uma temporada na Serie B com o Bologna e outra na A com o Brescia (figurinha acima).
A partir da temporada 1993/1994 iniciou sua duradoura trajetória laziale, totalizando 264 jogos e 19 gols na Serie A com a camisa biancoceleste, onde ficou até se transferir ao Siena em 2005.
No time de Roma se tornou bandiera e capitão, conquistando um Scudetto, três Copas Itália, duas Supercopas Italianas, uma Coppa delle Coppe e uma Supercoppa Europea.
Também neste período colecionou 8 participações com a seleção italiana principal, inclusive durante a Eurocopa de 2000.
Há duas temporadas no Siena (a figurinha ao lado é a da recém encerrada), vem demonstrando ainda ser um jogador muito útil, principalmente por sua versatilidade (pode jogar tanto de lateral direito quanto in posizione centrale) e boa habilidade, além de ser rápido na saída para os contra-ataques.
Personagem bastante reservado, o autor do gol que decidiu o último rebaixado da temporada é um contumaz internauta e adora passar as tardes jogando cartas com os amigos.

Na Última Vez ...

segunda-feira, maio 28, 2007

Seleção Do Campeonato


Encerrada a temporada 2006/2007 do campeonato italiano, o Calcio Serie A elegeu sua seleção dos melhores, posição por posição.
Vamos a elas:
Goleiro - em um ruolo no qual os italianos sempre se destacaram, o escolhido é o brasileiro Júlio César (à direita - Empics) da Internazionale, que chegou ao clube meio que desacreditado e, após defesas prodigiosas, terminou a temporada como titular absoluto. Menções mais do que honrosas para o francês Frey (Fiorentina), o goleiro menos vazado da Serie A, e Doni (Roma), que, com atuações muito seguras, chegou até à seleção brasileira;
Lateral direito - Apesar das ótimas atuações de Maicon (Internazionale) e Panucci (Roma), o melhor foi Oddo, do Milan, especialmente em razão de suas atuações pela Lazio, onde jogava até se transferir aos rossoneri por mais de 7 milhões de euros em janeiro;
Zagueiro pela direita - Outro que demorou para se firmar no Calcio, mas depois conquistou a todos com um futebol seguro foi o francês Philippe Mexes, da Roma, autor de uma temporada estupenda e agora objeto de desejo das maiores agremiações do planeta;
Zagueiro pela esquerda - Não teve para ninguém, Materazzi foi um dos destaques absolutos da temporada e, portanto, o dono da posição. Para completar, seus 10 gols marcados quase o colocam como candidato à uma vaga no ataque;
Lateral esquerdo - Muito mais pelo conjunto da obra que pela temporada em si, o premiado é o incansável Maldini, ainda que tenha atuado pouco e muito mais como zagueiro. Congratulações para Bellini (Atalanta), Molinaro (Siena) e Zauri (Lazio);
Primeiro volante - Gattuso que perdõe, mas o rei da posição na temporada foi o argentino Esteban Matias Cambiasso, conhecido como El Cuchu e verdadeiro faro do centrocampo campeão da Itália. Merecedores de destaque, na posição, Corini (Palermo), De Rossi (Roma) e Mudingayi (Lazio);
Segundo volante - Vice-artilheiro da vice-campeã. Precisa mais? Pois tem, Simone Perrotta fez sua melhor temporada na Serie A e foi peça mais do que fundamental no meio de campo da Roma, deixando para trás Almiron (Empoli), Liverani (Fiorentina) e Pirlo (Milan);
Meia pela direita - Il Principe Kaká (foto no alto à esquerda - Empics) fez mais uma stagione esplêndida, corroborada por 8 gols na Serie A, um bottino nada desprezível. Não ficou com o scudetto, mas suas atuações (e o título da Champions League) o qualificam como um forte candidato ao título de melhor do mundo na temporada. Menção honrosa para o português Figo (Internazionale), para o brasileiro Mancini (Roma) e para os italianos Doni (Atalanta) e Morfeo (Parma);
Meia pela esquerda - Seedorf (Milan) e Vannucchi (Empoli) tiveram uma excelente temporada, Caserta (Catania) um grande 1º turno, mas o melhor na posição foi Stefano Mauri, da Lazio, cuja ausência nas últimas rodadas culminou com a queda de produção do time romano;
Atacante pela direita - O sueco Ibrahimovic foi o grande destaque do melhor ataque do campeonato - 80 gols em 38 partidas - e vinha realizando sua melhor temporada na Itália até ficar afastado das últimas rodadas por contusão. Destaque ainda para Bianchi (Reggina), Quagliarella (Sampdoria), Ronaldo (Milan) - que mais uma vez deu a volta por cima - e para a revelação Reginaldo (Fiorentina);
Atacante pela esquerda - Indubitavelmente Totti! O capitano da Roma (foto do alto à direita - Empics), trequartista de origem, se sacrificou jogando isolado no ataque e, com sua imensa classe, se sagrou capocannoniere da Serie A com 26 gols. Citações para os aríetes Lucarelli (Livorno), Riganò (Messina) e Toni (Fiorentina), além dos ágeis Rocchi (Lazio) e Suazo (Cagliari).
Treinador - Muito contestado no início da stagione, Roberto Mancini soube administrar um spogliatoio cheio de estrelas (e vaidades) e levou a Internazionale a conquistar o scudetto quebrando vários recordes, muitos dos quais deverão permanecer por vários anos. Assim, é o escolhido, apesar dos destaques para o salvador Ranieri (Parma) e para o trabalho dos vários Cagni (Empoli), Colantuono (Atalanta), Mazzarri (Reggina), Prandelli (Fiorentina), Rossi (Lazio) e Spalletti (Roma).
Logicamente, como qualquer seleção subjetiva, os escolhidos (e os critérios) podem ser questionados, portanto, aproveite e escolha também a sua seleção!

'B' Em Pílulas


* Se a promoção já havia chegado, neste final de semana a Juve conquistou foi o título da Serie B vencendo o Mantova por 2 x 0, gols de Trezeguet e Nedved;
* Foi também a última partida de Didier Deschamps no comando da Vecchia Signora - os desentendimentos entre as partes vinham já de várias rodadas;
* Genoa e Napoli, respectivamente 2º e 3º colocados, também venceram;
* O Grifone, em grande atuação do brasileiro Adailton (à direita - Grazia Neri), retornando de contusão, fez 3 x 0 no já rebaixado Pescara, com 2 gols do seu camisa 10;
* Já o Napoli bateu o agonizante Verona por 3 x 1 no Marc'Antonio Bentegodi, tentos de Domizzi, Calaiò e Dalla Bona, enquanto Pulzetti descontou;
* Com a derrota do Rimini para o Arezzo por 2 x 0 (doppietta de Floro Flores), a 4ª colocação é agora do Piacenza, 11 pontos atrás do Napoli.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Terminou a temporada 2006/2007 da Serie A! E as emoções perduraram até o último minuto na luta para evitar o descenso, culminando na queda da equipe que começou a rodada na 14ª posição e terminou o campeonato na 18ª!
Pois é, o simpático Chievo acabou se juntando a Ascoli e Messina na próxima Serie B, colocando um ponto final na favola que persistia desde a temporada 2001/2002 e culminou com uma de toda surpreendente participação na Champions League.
E pensando que bastava um empate para o clube do presidente Luca Campedelli permanecer na Serie A...
Porém, todas outras equipes que ainda lutavam para permanecer na Serie A venceram, a começar pelo Siena, que bateu a Lazio por 2 x 1 (à direita o atacante Maccarone cobra o pênalti que colocou o Siena pela 1ª vez na frente no placar - Liverani), com o gol decisivo sendo anotado a apenas 6' do final pelo zagueiro Negro, ex-laziale e exatemente o autor do pênalti convertido por Rocchi e que quase levou o Siena ao purgatório.
Também venceu a Reggina - 2 x 0 sobre um Milan fresco campeão europeu e repleto de reservas, a exceção de Pirlo e Ronaldo -, obtendo uma merecida salvezza por ter conseguido recuperar os 11 pontos da penalização sofrida e possuir a mais prolífica dupla de ataque de toda a Serie A: Bianchi e Amoruso fizeram juntos 35 gols (18 o 1º, 17 o 2º).
Por fim, méritos também para o Parma, vitorioso por 3 x 1 contra o Empoli, tentos de Muslimovic, Budan e Gasbarroni (Saudati anotou o gol dos toscanos), que protagonizou uma recuperação das mais surpreendentes.
O técnico Ranieri e o giovane Giuseppe Rossi (à esquerda - Grazia Neri) estão dentre os principais responsáveis pelo excelente final da equipe crociata.
Já o Ascoli estava condenado à Serie B há várias rodadas, mas ainda assim terminou a temporada de forma muito briosa, derrotando o Cagliari por 2 x 1 e deixando a lanterna para o Messina, que foi mais uma vez superado, dessa vez pela Roma por 4 x 3.
Destaque para o capitano romanista Francesco Totti, autor de 2 dos gols da Roma na partida (os demais foram do brasileiro Mancini e da revelação Rosi) e que, com os 26 da temporada, além de ter se sagrado capocannoniere da competição ultrapassou o brasileiro Afonso Alves (do Heerenven da Holanda) na corrida pela Scarpa D'Oro, prêmio outorgado ao maior artilheiro da Europa.
Pelo Messina, Riganò realizou uma doppietta e o chileno Cordova completou o marcador, tendo a despedida dos sicilianos da Serie A ocorrido de forma digna.
Vexatória foi a despedida do técnico Novellino da Sampdoria, humilhada por 5 x 1 frente a Fiorentina, com direito a show particular do brasileiro Reginaldo (na foto à direita - Pegaso -, tendo a chuteira 'lustrada' pelo argentino Santana), autor dos 2 últimos tentos da equipe de Florença - Mutu, Montolivo e Pazzini anotaram os demais, enquanto coube a Quagliarella fazer o de honra do time de Gênova.
A campeã Internazionale não teve trabalho para vencer o Torino por 3 x 0, gols de Materazzi, Maicon e Figo, este último muitíssimo festejado. Ao final, foi realizada uma grande festa no Giuseppe Meazza, com direito a apresentação da camisa comemorativa do centenário do clube (à esquerda vestida por Figo - Inter) e entoado "Resta a Milano, dai Figo resta a Milano" por convidados ilustres como Paolo Bonolis e Ligabue, além de ex-jogadores como Nicola Berti e Aldo Serena.
Por fim, completaram a rodada Livorno 4 x 2 Atalanta, gols de Lucarelli (L), Morrone (L), Zampagna (A), Lucarelli (L), Bombardini (A) e Paulinho (L), além de Udinese 1 x 2 Palermo, tentos de Caracciolo (P), Sivok (U) e Corini (P).
Ao final, assim ficou a classificação da Serie A: 1º Internazionale (97 pts); 2º Roma (75); 3º Lazio (62); 4º Milan (61); 5º Fiorentina (58); 6º Palermo (58); 7º Empoli (54); 8º Atalanta (50); 9º Sampdoria (49); 10º Udinese (46); 11º Livorno (43); 12º Parma (42); 13º Catania (41); 14º Reggina (40); 15º Siena (40); 16º Cagliari (40); 17º Torino (40); 18º Chievo (39); 19º Ascoli (27) e 20º Messina (26).

Na Última Vez ...

domingo, maio 27, 2007

O Jogo Da TV - Catania x Chievo



Finisce la favola del Chievo! O clube do pequeno quartiere de Verona que foi promovido à Serie A na temporada 2000/2001 e conseguiu até uma histórica classificação à Champions League acabou rebaixado à Serie B após a rodada disputada neste domingo.
O time começou a giornata numa confortável 14ª posição, precisando apenas de 1 empate para permanecer na Serie A (independentemente de outros resultados), mas acabou derrotado por 2 x 0 e, com a combinação dos demais resultados, terminou o campeonato na 18ª colocação, o que significou o descenso à classe inferior.
E olha que o 1º tempo foi todo da equipe clivensi que, porém, não soube aproveitar o nervosismo e a desorganização tática do Catania para abrir o placar.
Efetivamente, com ambas as equipes com diversos desfalques e uma chuva teimosa em Bologna, a 1ª etapa foi repleta de passes errados e um grande afobamento por parte dos sicilianos, ainda mais quando Parma, Reggina e Siena saíram na frente em seus confrontos, situação que levava o Catania à Serie B.
Porém, os comandados de Pasquale Marino voltaram do intervalo com outro espírito e, empurrados por aproximadamente 5.000 fanáticos torcedores que viajaram até o norte da Itália para acompanhar a equipe, passaram a melhor coordenar o jogo no meio de campo, com destaque para o ex-bianconero Baiocco e o argentino Izco (na foto à direita, no alto, contra Marcolini - Chievo).
Daí, o esordiente Biagianti deu lugar ao corpulento Rossini, que foi compor o ataque com o também rompedor Corona e com o habilidoso e incansável Mascara, já que o goleador Spinesi estava contundido, deixando a equipe siciliana mais ofensiva.
Por sua vez, satisfeito com o empate, Del Neri sacou o ala Semioli para colocar o zagueiro Rickler.
Tanta prudência acabou castigada logo no minuto seguinte, exatamente com o recém-entrado Rossini que, de cabeça (foto à esquerda - Sport Image), começou a inverter a sorte dos combatentes.
Foi a vez de Marino tirar o atacante Corona para lançar o zagueiro Minelli, enquanto Del Neri mandou a campo Cossato no lugar do lateral Lanna.
Mas, quem veio a socorro do Chievo foi... o laziale Rocchi, que empatou o jogo de Siena e garantiu, temporariamente, as duas equipes na Serie A.
Escaldado, o Catania garantiu logo de marcar seu 2º gol com outro neo-entrato: o defensor Minelli aproveitando cruzamento do peruano Vargas e a displicência da defesa do Chievo.
Quando foi anunciado que o Siena estava novamente na frente contra a Lazio, o time de Verona ainda tentou acordar e diminuir, como na oportunidade ao lado, desperdiçada por Cossato (Chievo).
Porém, em verdade, o sonho é que acabou...
O tabellino da partida que definiu o último rebaixado à Serie B ficou assim:
Catania: Pantanelli, Sardo, César, Stovini, Vargas; Baiocco, Biagianti (55' Rossini), Izco; Lucenti, Corona (69' Minelli), Mascara. All. Marino.
Chievo: Squizzi; Malagò, Mandelli, Mantovani, Lanna (69' Cossato); Brighi, Marcolini, Sammarco, Semioli (64' Rickler); Pellissier, Bogdani (52' Obinna). All. Del Neri.
Gols: 65' Rossini, 80' Minelli.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Stovini, Sardo, Sammarco, Brighi e Pantanelli.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o goleiro da Atalanta, Alex Calderoni (foto à direita - Cerescioli), foi o jogador que mais atuou na temporada 2006/2007 da Serie A, totalizando 3.546 minutos distribuídos em 37 partidas?
* Que o meia Daniele Conti, do Cagliari, foi o jogador que mais recebeu cartões, sendo 14 amarelos e 3 vermelhos?
* Que o laziale Goran Pandev foi o jogador mais substituído da Serie A nesta temporada, tendo saído em 30 das 34 partidas que começou jogando?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker