Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, agosto 02, 2008

L'Enigma


Esta semana vai ser um pouco mais difícil, pois a 'L'Enigma' traz o escudo ao lado e indaga: qual o clube que o utiliza como emblema?
Dica: na última sexta-feira venceu, de forma surpreendente, uma equipe da Serie A muito bem cotada!
Ah, se não existisse a internet...
Na próxima quarta-feira o resultado!
Há uma enquete nova ao final do blog, vamos participar!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, agosto 01, 2008

Especiais Do Mês


No mês de julho que acaba de terminar, o Calcio Serie A completou 1.000 posts, bem como alcançou a marca de mais de 36.000 visitantes - muito obrigado a todos!
Aliás, no mês que os clubes da Serie A voltaram ao trabalho com vistas à temporada 2008/2009 (cujos calendários das Series A e B foram disponibilizados no último dia 25 - http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/calendrios-temporada-20082009.html), a 'Especulações Da Semana' continuou relatando as principais tratativas do sempre interessante calciomercato, enquanto a 'Quem Vem Lá', postada aos domingos, abordou os novos estrangeiros da Serie A apresentando os argentinos Germán Denis (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-ii-germn-denis.html), Pablo Ledesma (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-ii-pablo-ledesma.html) e Mauro Zárate (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-i-mauro-zrate.html), o austríaco Jürgen Säumel (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-ii-jrgen-sumel.html), o chileno Alexis Sánchez (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-i-alexis-snchez.html), o dinamarquês Christian Poulsen (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-ii-christian-poulsen.html), o suíço Stephan Lichtsteiner (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-i-stephan-lichtsteiner.html) e o sensacional brasileiro Ronaldinho (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/quem-vem-l-parte-i-ronaldinho.html), sem dúvida a principal atração do próximo campeonato italiano!
Mas julho também marcou a largada das competições européias para a temporada 2008/2009 e com ela o retorno da 'A Itália Na Europa', que acompanhou a classificação do Napoli na Copa Intertoto.
A bola também rolou na preparação dos Azzurrini para Beijing 2008, com cobertura da 'Gli Azzurri'.
A especialíssima 'Memorabilia', que trata da carreira, com enfâse na Serie A, de jogadores que já encerraram a carreira, mas que não foram esquecidos pelos tifosi, trouxe matérias com Beppe Baresi (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/memorabilia-giuseppe-baresi.html), com o ídolo romanista Bruno Conti (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/memorabilia-bruno-conti.html) e com o laziale Giorgio Chinaglia (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/memorabilia-chinaglia.html).
Outro momento muito especial, a 'Momento Panini', que discorre sobre a trajetória de jogadores da Serie A ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori, tratou do meia Davide Baiocco (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/momento-panini-davide-baiocco.html), do artilheiro David Trezeguet (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/momento-panini-david-trezeguet.html) e do Pantera Nera Clarence Seedorf (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/07/momento-panini-clarence-seedorf.html).
Por fim, a 'L'Enigma' continuou testando os conhecimentos dos leitores do Calcio Serie A e as enquetes colhendo as opiniões!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, julho 31, 2008

A Itália Na Europa


Diante de 60.000 presentes, o Napoli venceu, no último dia 26, o Panionios no jogo de volta válido pelo terzo turno da Copa Intertoto e está classificado para o secondo preliminare da Copa U.E.F.A., quando enfrentará adversário a ser conhecido no próximo dia 1º, em sorteio a ser realizado na sede da entidade européia, em Nyon.
Jogando no 3-5-1-1, com Maggio e Vitale bem abertos nas alas, o uruguaio Bogliacino auxiliando um participativo Denis na frente e, principalmente, com Hamsik brilhante no meio, a equipe partenopea deu as cartas durante toda a partida, sofrendo, apenas, de vez em quando com as esporádicas descidas do grego Choutos.
A nota negativa da partida foi a contusão sofrida por Bogliacino na 2ª etapa, que deverá afastar o meia algum tempo dos gramados em decorrência da frattura composta diafisaria del quinto metatarso del piede sinistro.
De qualquer maneira, foi seu substituto, o brasileiro Piá, que começou a jogada do gol de Hamsik (acima em ação contra Maniatis - Mosca), que fez o San Paolo explodir de alegria!
Aliás, depois do gol, como o Napoli já havia vencido o jogo de ida, a partida perdeu muito em intensidade, com a equipe do técnico Reja, ainda longe da melhor forma física, apenas controlando o resultado.
Agora, é esperar por Nyon!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Memorabilia - Chinaglia

Recentemente, o nome de Giorgio Chinaglia voltou às primeiras páginas dos jornais e às escaladas dos programas televisivos, mas, infelizmente, de maneira não muito elogiosa: o antigo atacante estaria envolvido com a Camorra, a máfia napolitana, em uma tentativa de lavagem de dinheiro e extorsão envolvendo sua antiga equipe, a Lazio.
Neste momento, Chinaglia, atualmente com 61 anos e vivendo entre a Itália e os Estados Unidos, é um foragido da justiça italiana...
Nascido aos 24 de janeiro de 1947 em Carrara, Chinaglia passou boa parte de sua infância em Swansea, no País de Gales, onde sua família administrava um restaurante italiano, tendo, inclusive, começado sua carreira de futebolista no Swansea City.
De volta à Itália em 1966, Long John passou pela Massese e pelo Internapoli, sempre na Serie C, até chegar à Lazio, recém promovida à Serie A, para o campeonato 1969/1970.
Ventiduenne, Chinaglia logo venceu a perplexidade inicial dos torcedores biancocelesti demonstrando ser um legítimo e profícuo atacante matador, realizando 12 gols (mesmo número de Boninsegna e Prati, principais marcadores, respectivamente, de Inter e Milan no torneio) em sua primeira aparição na Serie A (acima - Guerin Sportivo - um jovem Chinaglia em ação).
Não obstante os 9 tentos anotados por Giorgione no campeonato seguinte, a Lazio treinada pelo lendário Juan Carlos Lorenzo acabou rebaixada à Serie B.
Depois de um longo tira e molla com os dirigentes, Chinaglia disputou o campeonato cadetto da temporada 1971/1972 e terminou como capocannoniere da competição com 21 gols, importantíssimos para o retorno dei laziali in Serie A.
Antes mesmo de fazer sua reestréia na principal divisão do futebol italiano, Chinaglia fez seu esordio na Azzurra, entrando no lugar do juventino Anastasi na gara amichevole disputada contra a Bulgária em Sofia no dia 21 de junho de 1972 e logo foi marcando o tento italiano.
Atacante dotato di grande forza fisica (com um corpanzil de 80 kg distribuídos por 1,86 m) e excelente faro de gol, Chinaglia (à esquerda - Guerin Sportivo) foi peça importantíssima na Lazio de Tommaso Maestrelli, que terminou em 3º lugar logo em seu retorno à Serie A.
Porém, ao lado dos vários Wilson e Re Cecconi, Chinaglia surpreendeu ainda mais ao conduzir uma Lazio all'olandese ao Scudetto da temporada 1973/1974, quando Long John realizou 24 gols e, além de campeão, terminou como artilheiro da Serie A.
Foi o auge da carreira do atacante, que partiu para a Copa do Mundo de 1974 como titular da Azzurra, posto que perdeu depois de problemas com o c.t. Valcareggi, que incluíram um convite, bastante teatral, a ir a quel paese realizado pelo atacante após uma substituição não muito bem digerida...
Lamentavelmente, aquela Lazio estupenda não demorou a ruir, até em razão da doença mortal que acometeu Maestrelli e, Chinaglia, depois de outros 14 tentos no campeonato 1974/1975, ao final do torneio seguinte também percebeu que sua avventura laziale era finita.
Então, depois de 98 gols anotados no campeonato italiano (sendo 77 na Serie A), o que o fazem o 3º maior artilheiro laziale, Chinaglia foi tentar a aventura nos Estados Unidos, onde se juntou a Beckenbauer, Carlos Alberto e, principalmente, Pelé, no New York Cosmos.
Com 193 gols em 213 partidas, Long John comprovou sua excelência também na América e se tornou o maior marcador da história da NASL, a famosa (e de vida breve) North America Soccer League, se sagrando artilheiro nos anos de 1976, 1978, 1980, 1981 e, ufa, 1982.
Autêntico mito para os tifosi laziali, Chinaglia retornou à Itália e, especialmente, à Lazio, em 1983, então como presidente, cargo que ocupou até 1986, quando cedeu a sociedade a Gianmarco Calleri.
Infelizmente, em 2006 e novamente agora, Giorgione (acima, portando o scudetto - Panini) tem procurado retornar à Lazio, mas pela porta de fundo.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, julho 30, 2008

Especulações Da Semana


Julho vai chegando ao fim e os clubes da Serie A vão definindo seus elencos para a temporada vindoura, sendo que alguns, em especial os mais endinheirados, já estão na fase do mercato chiuso.
A Inter, por exemplo, nesta semana apresentou seu suposto último reforço (alguém acredita?) - o ganês Muntari (à direita - Inter), contratado por € 14 milhões junto ao Portsmouth inglês.
Muntari é um mediano brigador que, antes de tentar a sorte na Premier League, transcorreu 5 temporadas na Udinese, onde, como lembrou o periódico Gazzetta dello Sport, "si era fatto notare per i 9 gol, ma anche per la propensione a prendere cartellini gialli".
Na outra sponda de Milão, Galliani também vem despistando e da mesma forma disse que o mercato do Milan è chiuso, mas, na verdade, tanto Inter quanto Milan ainda precisam, ao menos, de um defensor.
Aliás, embora contratações de menor relevo, o Milan acertou, nos últimos dias, com os uruguaios Cardaccio e Viudez, ambos bastante jovens e que, muito provavelmente, serão emprestados para adquirir maior experiência.
Já Juventus e Roma não negam estar atrás de reforços: em Turim, a prioridade é um goleiro para fazer às vezes de dodicesimo; enquanto na capital italiana a busca é por, pelo menos, due colpi, com os nomes de Afellay, Cissè, David Silva e Podolski circulando com bastante intensidade recentemente, além dos já há algum tempo envolvidos Iaquinta, Júlio Baptista e Malouda.
Enquanto o reforço renomado para o ataque não chega, a Roma vai cedendo aqueles atacantes considerados em esubero: Alessio Cerci, autor de um ótimo campeonato com o Pisa na última temporada, foi emprestado à Atalanta no último dia 25 e o giovane Stefano Okaka, que atuou pelo Modena na última Serie B e estava defendendo a Itália no U.E.F.A. Under-19 Championship, deve parar no Bologna.
Aliás, o clube felsinei, cuja transferência para o grupo degli americani Tag Partners azedou, vem fazendo uma campanha de aquisições bastante interessante: chegaram os defensores Britos (Montevideo Wanderers), Coelho (Atlético Mineiro) e Zenoni (Sampdoria); os meias Mudingayi (Lazio), Rodriguez (Peñarol) e Volpi (Sampdoria); além dos atacantes Bernacci (Ascoli), Coda (Crotone) e Paonessa (Avellino).
Reforço interessante também chegou ao Lecce, que acertou com o meia Caserta, contratado junto ao Palermo por cerca de € 1,7 milioni, quase € 2 milhões a menos do que o clube rosanero pagou ao Catania para ter o jogador no ano passado...
Por sua vez, a Reggina, que perdeu o avante Amoruso para o Torino, trouxe o experiente Corradi, que defendeu o Parma na última temporada.
Quem está de volta à Itália é o uruguaio Ruben Olivera, ex Empoli, Juventus e Sampdoria, que acertou com o Genoa.
Falando em uruguaios, a Sampdoria apresentou o atacante Fornaroli, "un colpo per il futuro" nas palavras do amministratore delegato Beppe Marotta (acima com o atacante tesserato come extracomunitario - Sampdoria).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns ao Michel Costa, que elucidou que o curioso escudo à esquerda (RAI) é do Ascoli, de Casagrande, que atualmente ostenta um emblema bastante diverso (abaixo, à direita - Distintivos).
O scudetto em questão, bastante pituresco, foi utilizado na maglia da equipe marchigiana em algumas temporadas na Serie A durante a década de 1980, inclusive na 1989/1990.
Este escudo, aliás, tem um simbolismo muito grande, porque a dificuldade para encontrá-lo foi enorme, só sendo possível após a inestimável colaboração do agora saudoso amigo Luiz Fernando Bindi.
Congratulações também ao sempre atento Brahma, autor de um belíssimo post sobre o Casão no endereço http://futbolandia.ilcannocchiale.it/?yy=2008&mm=4&r=79112.
Agora, o placar do II Desafio Calcio Serie A está assim: 1º JP e Michel Costa (3 pts) e 3º Brahma (1).

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, julho 29, 2008

Momento Panini - Clarence Seedorf


Aos 32 anos, Seedorf é, atualmente, um dos jogadores mais famosos e vitoriosos do planeta, sendo, aliás, o único a vencer, em toda a história, a Champions League com 3 clubes diferentes: Ajax, Real Madrid e Milan.
Porém, a vida de Clarence Clyde Seedorf nem sempre foi glamourosa...
Como diversos outros jogadores holandeses de sucesso (Davids e Winter, por exemplo), Seedorf nasceu em Paramaribo, capital do Suriname, antiga colônia holandesa situada ao norte da América do Sul, em 1º de abril de 1976.
Porém, com a independência do país alguns meses antes, em 1975, quase um terço da população migrou para a antiga metrópole, em busca de melhores condições de vida na Europa, dentre os quais papa Seedorf.
Assim, distante fisicamente de seu pai, cresceu o pequeno Clarence, que logo individualizou no esporte uma forma de alcançar uma vida melhor, embora desacreditado pelos médicos em razão de problemas pulmonares.
Persistente, o futuro Il Presidente logo seguiria os passos de seu genitor, partindo para o Velho Continente e ingressando nas categorias de base do tradicional Ajax, a legendária Youth Academy.
Não obstante um físico não hercúleo, Seedorf rapidamente demonstrou ter uma força física impressionante e enorme habilidade, o que o fizeram estrear no time principal dos Lancieri com apenas 16 anos e 242 dias (no dia 29 de novembro de 1992 contra o Groningen), tornando-se, assim, até hoje o mais jovem jogador ad aver giocato nella prima squadra dell'Ajax.
Peça importante já nos títulos de 1993 e 1995 do Ajax na Eredivisie, a ponto de conquistar o prêmio de Nederlands Talent van het Jaar (algo como jovem holandês mais talentoso) nos anos de 1993 e 1994 e estrear na seleção holandesa principal ainda em 1994 (marcando até gol, embora o adversário fosse o modesto selecionado de Luxemburgo), Seedorf acabou se transferindo a Sampdoria para a temporada 1995/1996 (figurinha acima).
Porém, antes de se impor, com autoridade, no - à época disparado - campeonato più difficile del mondo, Seedorf foi ainda peça chave na conquista da Champions League de 1995 pelo Ajax, batendo, na final, ao lado de Rijkaard, ... o Milan treinado por Capello!
Embora aquela Samp de Eriksson (e Mancini, Zenga, Mihajlovic, Chiesa, Evani, ...) tenha terminado a Serie A apenas na 8ª colocação, as atuações (32 presenças) e gols (3, inclusive o derradeiro na histórica vitória de 3 x 0 sobre a Juventus em Turim) de Seedorf o levaram ao Real Madrid por mais de € 8 milhões.
Centrocampista centrale, com clara vocação ofensiva e ótimo arremate de longa distância, Seedorf conquistou um campeonato espanhol e outra Champions League (derrotando na final a Juventus) com os Merengues (que não venciam a principal competição européia havia 32 anos!) antes de retornar à Itália em dezembro de 1999, contratado pela Internazionale logo após ter realizado aquele que o próprio Pantera Nera considera seu gol mais bonito, anotado contra o rivalíssimo Atlético de Madrid.
O triennio na Inter, porém, não foi dos mais felizes, nem para a squadra, nem para o holandês, que passou muito tempo sentado na panchina, com Cúper, Tardelli e até Lippi pouco propensos a explorar o melhor do craque.
Assim, depois do fatídico 5 maggio 2002, quando o scudetto incrivelmente fugiu de Via Durini, Seedorf trocou a Inter pelo Milan, envolvido em um scambio com o lateral Coco!
No Milan desde então (ao lado a figurinha referente ao campeonato 2007/2008), Seedorf conquistou duas Champions League (a de 2003 novamente contra a Juventus, confirmando que o Pantera Nera não traz mesmo sorte aos times de Turim, vez que, na final da Copa U.E.F.A. de 1992, quando o Torino foi derrotado pelo Ajax, Seedorf era um dos gândulas na partida de Amsterdam!) e um Scudetto, mas, principalmente, se tornou titolare inamovibile de um dos melhores centrocampi do mundo e jogador mundialmente admirado pela fina habilidade.
Atleta diferenciado (casado com uma brasileira), Seedorf, além de poliglota, está cursando um Master in Management na Università Bocconi e, para quem achava que seu novo companheiro Ronaldinho receberia a 10 rossonera, deveria saber o quê o todo-poderoso Silvio Berlusconi exclamou sobre Il Professore: "Perfetto, semplicemente perfetto. Ha il miglior punteggio: 10"!

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, julho 27, 2008

Quem Vem Lá (Parte II) - Jürgen Säumel


Colpo a surpresa! Assim foi a contratação do nazionale austriaco Jürgen Säumel pelo Torino, svincolato do Sturm Graz.
Centrocampista difensivo, Säumel não fez mais do que uma discreta Euro 2008, mas vem de uma excelente temporada com o Sturm Graz, seu único clube até então como profissional.
Aos 23 anos (nasceu em 8 de setembro de 1984 em Friesach), Säumel já possui vasta experiência internacional, não só em razão das 14 aparições com o selecionado principal (até a Euro, como na foto acima - Rose), mas também por computar 33 presenças nas várias categorias de base da Áustria.
Apontado como playmaker e alter ego de Corini, Säumel tem tudo para ser um jogador útil ao clube granata, ainda mais com a cada vez mais provável partenza de Barone...

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Stephan Lichtsteiner


Em apenas um mês, a vida de Stephan Lichtsteiner sofreu uma incrível reviravolta!
Lateral direito ou esterno di centrocampo, Lichtsteiner começou nas categorias de base do Adligenswil e passou pelo Luzern antes de chegar ao Grasshopper, onde fez sua estréia como profissional em 2001.
Campeão suíço da temporada 2002/2003, Lichtsteiner se transferiu ao Lille em 2005, onde logo se tornou um dos pilares do surpreendente clube francês, 3º colocado na Ligue 1 no campeonato 2005/2006 e 7º no último.
Presença constante delle giovanili da nazionale helvetica, Lichtsteiner chegou à seleção principal em 2005, com apenas 21 anos.
Porém, o mais novo reforço laziale somente assumiu a titulariedade no selecionado treinado por Jacob Kuhn (acima, Lichtsteiner com a camisa da Nati - Empics) depois do infortunio sofrido por Philipp Degen, o que também o propiciou de atuar, com desenvoltura, em todas as 3 partidas da Suíça na Euro 2008.
E, daí, como seu connazionale Behrami resolveu deixar a Lazio, Lichtsteiner irá atuar na próxima Serie A!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker