Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, agosto 01, 2009

Especiais Do Mês


Julho, mês de férias? Não aqui no Calcio Serie A, onde a bola até já voltou a rolar acompanhando a Roma em sua caminhada rumo à Europa League na 'A Itália Na Europa', que a partir do mês que vem ainda acompanhará Genoa e Lazio, além da Fiorentina nos play-offs da Champions League.
A 'Gli Azzurri' também acompanhou a injusta eliminação do selecionado U 21 da Itália frente a Alemanha nas semi-finais do campeonato europeu da categoria.
Mas a principal atração do mês de julho foi mesmo a coluna 'Especulações Da Semana', que continuou trazendo, toda quarta-feira, os principais fatos do sempre apaixonante calciomercato.
Já a 'Quem Vem Lá' prosseguiu, todo domingo, apresentando dois novos stranieri que vão desfilar pelos gramados da Serie A, cabendo a honraria ao angolano Kamata (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-ii-pedro-kamata.html), aos argentinos Bertolo (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-i-nicolas-bertolo.html), Palacio (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-ii-rodrigo-palacio.html), Pastore (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-ii-javier-pastore.html) e Spolli (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-i-nicolas-spolli.html), ao brasileiro Lúcio (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-i-lucio.html), ao norte-americano Onyewu (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-i-oguchi-onyewu.html) e ao camaronês Eto'o (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/quem-vem-la-parte-ii-samuel-etoo.html), sem dúvida o maior destaque.
Quem também marcou presença por aqui em julho foi a 'Calendários Temporada 2009/2010', com a apresentação das datas em que serão realizados os jogos, tanto da Serie A como também da B', na stagione que se avizinha (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/calendarios-temporada-20092010.html).
Por fim, não poderiam ficar ausentes a 'Momento Panini' e a 'Memorabilia' - enquanto a primeira trouxe especiais com o meia Gaetano D'Agostino (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/momento-panini-gaetano-dagostino.html) e com o atacante Goran Pandev (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/momento-panini-goran-pandev.html), a segunda premiou os amigos do Calcio Serie A com as histórias do mediano Bedin (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/07/memorabilia-bedin.html), presença importante na Grande Inter treinada por Helenio Herrera.
Aliás, muito obrigado a todos que passaram por aqui neste último mês!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, julho 30, 2009

A Itália Na Europa


Nesta quinta-feira, começou a temporada européia 2009/2010 para os clubes italianos, com a Roma encarando o belga Gent pelo terzo turno di qualificazione da U.E.F.A. Europa League, torneio que substitui a antiga Copa U.E.F.A. a partir deste ano.
Com 7 desfalques (Aquilani, Cicinho, Doni, Juan, Júlio Baptista, Menez e Perrotta), Spalletti optou por postar Riise e Andreolli no centro da zaga, tendo o jovem Okaka (emprestado ao Brescia na última temporada) no ataque ao lado do capitano Totti, com o estreante Guberti postado na direita.
Apesar da equipe capitolina ter começado muito bem e os belgas, treinados pelo antigo goleiro Preud'homme, não terem ameaçado uma única vez nei primi venti minuti, foi o Gent que, aproveitando de uma desatenção defensiva da Roma, abriu o marcador com o senegalês Mbaye aos 22'.
A Roma, entretanto, não se abalou com o gol sofrido e continuou melhor, só não chegando ao empate, ainda no 1º tempo, porque o goleiro Jorgacevic conseguiu defender as conclusões de Guberti e Pizarro.
Na 2ª etapa, apesar do brasileiro Adriano Duarte ter continuado na marcação individual sobre Totti (acima, um duelo entre ambos - La Presse), Er Pupone conseguiu ser decisivo e, já no início, exigiu boa defesa do arqueiro dos Buffalos em cobrança de falta.
E, aos 55', o merecido empate giallorosso - nova cobrança de falta de Totti que, desviada levemente por Mexes, foi suficiente para vencer Jorgacevic.
Bem melhor tecnicamente, a Roma conseguiu a virada aos 73', com Totti cobrando uma penalidade máxima por ele mesmo sofrida (ao lado, a comemoração da equipe romanista - Efe).
Depois, com a expulsão do meia Thompson aos 75', a Lupa conseguiu estabelecer uma vantagem confortável para o jogo da volta quando o montenegrino Vucinic, que havia entrado no posto de Okaka, ampliou para 3 x 1 aos 85', superando Jorgacevic aproveitando lançamento de Pizarro.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Calendários Temporada 2009/2010


Em tradicional cerimônia realizada no Salone D'onore do C.O.N.I. no dia de ontem, 29 de julho, foi literalmente dado o start para a temporada 2009/2010 do Calcio, com o presidente da Federcalcio Giancarlo Abete apertando o botão que inicializou o programa de computador que definiu as 38 rodadas da próxima Serie A (abaixo o tabellone da 1ª - Corriere dello Sport) e as 42 da B.
Por causa da próxima Copa do Mundo, a Serie A 2009/2010 vai começar e terminar mais cedo em relação ao último campeonato, estando programada para ser disputada entre 22 de agosto próximo e 16 de maio de 2010.
Embora mais curta, estão previstas apenas 3 turni infrasettimanali (como no campeonato passado), precisamente a 5ª, a 10ª e a 30ª rodada, com a novidade que um posticipo de cada uma delas será realizado às quintas-feiras.
E é bom ficar atento desde o início, pois logo na 2ª rodada já tem Milan x Inter!
A íntegra das tabelas pode ser visualizada acessando: http://62.149.232.202/calendari/calendari.html.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, julho 29, 2009

Especulações Da Semana


Apesar de todos os clubes já estarem em campo, trabalhando a pleno vapor na preparação para a temporada 2009/2010 da Serie A, os direttori sportivi não tiveram seus afazeres diminuídos, pois até aqueles de clubes que teoricamente já estão com seus elencos completos ficam na espreita por uma boa oportunidade.
E tem também aqueles que ainda devem ter, necessariamente, muito trabalho, como o rossonero Ariedo Braida, pois o tempo está se esvairando e o Milan continua totalmente inoperante em sede de calciomercato (afinal, o statunitense Onyewu não conta!) e, pior, os resultados (e o futebol apresentado - principalmente!) dos amistosos disputados tem sinalizado uma temporada pouco promissora para o clube de Via Turati.
Aliás, o próprio Leonardo já sinalizou: "C’è tempo fino al 30 agosto: ma se per quella data non arriverà nessuno, bisognerà ridimen­sionare i nostro obiettivi".
Enquanto isso, em Via Durini, depois de Milito, Thiago Motta e Lúcio, foi a vez do avante Eto'o ser apresentado (acima - Inter), vindo cobrir o buco deixado pela saída de Ibrahimovic, único efetivo titular que deixou a Beneamata.
E o mercato nerazzurro não vai parar por aí, até porque o meia Hleb, que seria emprestado pelo Barcelona na tratativa que envolveu Ibra, optou por voltar ao Stuttgart, onde acredita que poderá jogar com maior continuidade.
Assim, a Inter ainda deverá contratar um meia, com o nome do holandês Van der Vaart ganhando força como alternativa ao lusitano Deco nas últimas horas, com Aimar e Rakitic correndo por fora.
Um dos clubes mais ativos neste calciomercato tem sido, sem qualquer dúvida, o Napoli, que apresentou na última terça-feira seu mais novo reforço, o jovem atacante austríaco Hoffer (à esquerda sua apresentação - Mosca).
Dias agitados também na Emilia-Romagna, com o Parma acertando o empréstimo do avançado búlgaro Bojinov (ex Lecce, Fiorentina e Juventus) junto ao Manchester City e praticamente definindo a contratação do veterano defensor Panucci, svincolato da Roma.
Falando em Roma, os times da Città Eterna continuam devendo, deixando seus tifosi muito preocupados.
E não é para menos, pois se os Aquilotti continuam com 3 de seus principais jogadores - De Silvestri, Ledesma e Pandev - afastados esperando que algum clube faça uma oferta adequada, a Lupa vive uma situação em muito semelhante a do ano passado, quando a pré-temporada foi disturbata por uma suposta troca societária e, no final, a equipe continuou sob o controle da família Sensi - e sem os reforços necessários para o ulterior salto de qualidade.
Quem trocou de mãos nos últimos dias foi o Bologna, que passou ao petroliere albanese Rezart Taçi, gerando euforia entre os sostenitori rossoblù, esperançosos de dias melhores. já que no último campeonato a equipe terminou em último dentre as que permaneceram na Serie A.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

terça-feira, julho 28, 2009

Momento Panini - Goran Pandev


Mancino naturale, drible fácil e chute potente, Goran Pandev é um dos mais talentosos jogadores em atividade na Serie A, mas, aos 26 anos, corre o risco de começar a próxima temporada ... na inatividade!
Na Lazio desde o campeonato 2004/2005 (figurinha ao lado), Pandev, talvez iludido por seu procurador ou lusingato pela sondagem de equipes como Juventus, Bayern München e Manchester United, foi correndo aos microfones da SkySport declarar, dentre outras coisas, que "io voglio andare via dalla Lazio, ho chiesto di andare via al mio presidente Lotito perchè il mio ciclo qui è chiuso".
Agora, transcorrido pouco mais de um mês dessa malfadada entrevista, sem que nenhum clube tenha se disposto a pagar a quantia exigida por Lotito, o capitano e jogador de maior prestígio da seleção macedônia mudou o discurso, afirmando estar pronto para disputar a Supercoppa com os Aquilotti.
Porém, quem também mudou o tom foi o todo poderoso presidente laziale, que vem publicamente ameaçando não permitir que Caruchev seja relacionado para o importante compromisso que será disputado em Beijing, pois, "se un giocatore dichiara di non sentirsi al centro del progetto, lei lo impiegherebbe?".
Nascido aos 27 de julho de 1983 em Strumica, Pandev logo se destacou dentre os demais garotos e aos 16 anos já era titular do Belasica, clube de sua cidade natal e então na Prva Liga, o principal campeonato de futebol da Macedônia.
Tamanha precocidade chamou a atenção dos olheiros da Internazionale, que levaram o rapazote para a Itália ainda em 2001 e o colocaram à disposição da squadra primavera.
Depois de uma temporada emprestado ao Spezia na Serie C1, Pandev fez sua estréia na Serie A no campeonato 2003/2004 defendendo o Ancona (o esordio do macedone ocorreu precisamente no dia 02 de novembro de 2003, no empate de 0 x 0 contra o Siena).
Apesar da campanha falimentar dos biancorossi - que terminaram na última colocação com apenas 13 pontos conquistados, Pandev colecionou 20 presenças e 1 gol, sendo um dos poucos a se salvar no gigantesco elenco de 46 jogadores que passaram pelas mãos dos treinadores Menichini, Sonetti e Galeone.
Contratado pela Lazio, Pandev marcou seu primeiro gol pela equipe capitolina na vitória de 3 x 0 sobre o Metalurg Donetsk pela Copa U.E.F.A. da temporada 2004/2005, ocasião na qual Tommasino Rocchi, que havia sido contratado junto ao Empoli no mesmo mercato, também anotou seu primeiro tento laziale.
Seconda punta ou trequartista, Pandev passou a formar uma excelente dupla com Rocchi, se especializando em colocar o companheiro na frente do gol sem, contudo, perder o hábito de marcar também os seus golzinhos, como o magnífico anotado frente a Juventus em pleno Delle Alpi em dezembro de 2004, quando mise a sedere passando por Cannavaro, Thuram e Zambrotta antes de vencer Buffon com um chute angolato.
Depois de realizar 11 gols tanto no campeonato 2005/2006 quanto no seguinte, Pandev anotou 14 na stagione 2007/2008, dividindo a artilharia laziale com seu amigo Rocchi.
Na última temporada (figurinha da esquerda), Pandev não chegou a doppia cifra no campeonato (fez ... 9), mas foi o artilheiro da Copa Itália vencida pela Lazio, conquistando também o primeiro título de sua carreira.
Aliás, a conquista de mais este troféu pelos biancocelesti foi em muito devido as grandes atuações de seu camisa 19 que, ultimamente, tem conseguido alinhar sua incrível técnica a constância de rendimento, mostrando que, Lotito querendo ou não, Pandev está pronto para grandes cenários!

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, julho 26, 2009

Quem Vem Lá (Parte II) - Samuel Eto'o


Eleito o melhor jogador africano por 3 anos consecutivos (de 2003 a 2005), artilheiro do campeonato espanhol na temporada 2005/2006 (competição que venceu em 3 ocasiões), vencedor de duas Champions League e medalha de ouro nas Olímpiadas de Sydney - estas são apenas algumas das credenciais do mais novo reforço nerazzurro: Samuel Eto'o!
Tratado como moeda de troca na negociação que levou o sueco Ibrahimovic ao Barcelona, Samu certamente merecia uma saída mais digna do clube blaugrana, afinal, com os 130 gols anotados nas 5 temporadas que passou na Catalunha, Eto'o (ao lado - Insidefoto) se tornou o 3º maior artilheiro da história do mais que centenário Barça.
Melhor para a Internazionale, que recebeu uma bela quantia e passa a contar com um típico atacante de área, goleador nato (além de ser o maior marcador da nazionale camerunense, é também o 12º jogador que mais marcou gols no campeonato espanhol em todos os tempos!) e dono de uma capacidade técnica invejável, especialmente eficaz in zona gol.
E, se alguém acredita que, diante da atitude do Barcelona, El Chacal possa ser um jogador em decadência, vale lembrar que o africano nasceu no mesmo ano (1981) que Ibra, estando separados apenas por alguns meses.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Nicolás Spolli


Para um Catania cada vez mais platino, o amministratore delegato Pietro Lo Monaco foi buscar o forte zagueiro Nicolás Spolli para o posto aberto com a saída do veterano Lorenzo Stovini, svincolato.
Spolli, conhecido como El Flaco, é um defensor central muito forte fisicamente (1,92 m e 86 kg) nascido aos 20 de fevereiro de 1983 em Coronel Bogado, na província de Rosário, que até aqui só vestiu a camisa do Newell's Old Boys (à direita - Manzetti), seu club del debut.
Titular dos Leprosos desde 2005, Spolli disputou um total de 106 partidas pelo Newell's, incluindo uma Libertadores e uma Sulamericana, somando ainda 10 gols, 33 cartões amarelos e 7 vermelhos, além de ter usado por diversas vezes la cinta de capitán.
Agora, resta saber se essa liderança natural e o físico granito serão suficientes para parar alguns dos melhores atacantes do mundo.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker