Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 12, 2008

O Jogo Da TV (Parte I) - Catania x Juventus



Singelos 11 metros e poucos segundos separaram o Catania, nesta tarde, de repetir uma impresa realizada pela última vez em 1964 - vencer a toda poderosa Vecchia Signora.
O ambiente no Angelo Massimino era um misto de expectativa - a última visita da Juventus (time mais popular da Itália) remontava a 1983 - e festa - pelo retorno da bola aos gramados italianos, mas São Pedro ainda resolveu colocar um ingrediente a mais sapecando uma forte chuva no horário da gara.
Com Colucci formando o trio de ataque siciliano ao lado de Mascara (grande destaque da partida - à direita contra o meia Cristiano Zanetti - Grazia Neri) e do centroavante Spinesi, o Catania começou impondo um ritmo forte e bastante agressivo, constrangendo o time do técnico Ranieri (que participou, como jogador do Catania, do último confronto entre as equipes, em 20 de novembro de 1983), que alinhou com uma meia cancha pouco usual com o português Tiago vertice alto, Zanetti vertice basso e Nocerino e Nedved da mezzala, ao seu próprio campo.
Mas a 1ª chance de gol concreta foi da Juve, com Legrottaglie cabeceando a bola sobre o travessão aos 11'.
Porém, com Tiago (abaixo contra Edusei - La Presse) pouco adaptado a função de trequartista e com todo o setor central bianconero em dia pouco inspirado, foi o Catania que saiu na frente: bola lateral para Mascara, que achou Spinesi sul filo del fuorigioco, com o avante de Pisa deslocando Buffon para fazer 1 x 0!
A partir daí a Juventus tentou reagir, principalmente explorando as iniciativas de Del Piero e Nedved, mas, com um Trezeguet (foto mais abaixo - La Presse) totalmente inoperante e um meio de campo sem criatividade, o intervalo começou com o placar apontando 1 x 0 mesmo.
Para a 2ª etapa, Ranieri voltou com o arisco ala Marchionni no lugar do deludente Tiago e aí a Juve engatou o turbo.
Porém, com Pinturicchio tendo que jogar por ele e ainda fazer as vezes de Trezeguet (o francês participou de apenas 8 jogadas durante todo o jogo!) no ataque da Juventus, a Vecchia Signora conseguiu criar algumas oportunidades, mas as cabeçadas de Del Piero não balançaram as redes.
O técnico juventino, então, trocou Nedved por Palladino e Salihamidzic por Iaquinta, colocando o time todo in avanti: Del Piero, Iaquinta e Trezeguet abastecidos por Marchionni e Palladino.
E a ousadia deu resultado - aos 44' o meia Biagianti não quis levar um drible de Del Piero e derrubou o capitano bianconero dentro da área (abaixo - La Presse) - pênalti marcado pelo árbitro Rocchi e convertido com categoria pelo próprio Del Piero já nos acréscimos da partida.
Placar final - 1 x 1 com direito a chororô do técnico rossoazzurro: "È un sogno che svanisce".
O tabellino:
Catania: Polito; Silvestri, Terlizzi, Stovini, Vargas; Edusei, Izco, Biagianti; Mascara, Spinesi (88' Tedesco), Colucci (67' Martinez). All. Baldini.
Juventus: Buffon; Salihamidzic (81' Iaquinta), Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Zanetti, Nocerino, Tiago (46' Marchionni), Nedved (75' Palladino); Del Piero, Trezeguet. All. Ranieri.
Gols: 15' Spinesi, 91' Del Piero (pênalti).
Cartões amarelos: Izco, Stovini, Chiellini, Terzilli, Salihamidzic e Nocerino.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 18ª Rodada 2007/2008



Imperdível! Para começar o ano de forma extraordinária, a 18ª giornata da Serie A 2007/2008 reservou como 'Match Clou' o sensacional Milan x Napoli!
O jogo já seria especial só pela tradição do embate, mas existem outros ingredientes que fazem a partida de amanhã especialíssima!
Para começar, é a primeira vez, em muitos anos, que o Napoli vem com um plantel que não busca apenas fugir do descenso, mas fazer uma figura digna na Serie A para, quem sabe, preparar vôos mais altos nas próximas temporadas...
Ainda assim, e mesmo estando na frente do Milan na tábua de classificação (lembrando que o time de Milão tem 3 jogos a recuperar), a equipe partenopea é mera coadjuvante no encontro de amanhã, pois as atenções estarão voltadas para um ragazzo brasiliano de 18 anos - Alexandre Pato (à direita - Guerin Sportivo), que deverá fazer seu debutto sob uma expectativa há muito não vista.
Aliás, a pressão é tamanha (houve uma corrida incrível às bilheterias do San Siro), que é bem possível que o técnico Ancelotti poupe o jovem e mande a campo, de início, outro brasileiro cujo retorno está cercado de grande expectativa - Ronaldo!
De qualquer maneira, o provável é que o Milan comece jogando em um 4-3-1-2 bastante ofensivo, com Dida no gol; Bonera, Nesta, Kaladze e Serginho (in vantaggio su Maldini); Ambrosini, Pirlo e Seedorf (abaixo - Empics); Kaká; Ronaldo (Pato) e Gilardino (que se mostrou em grande forma em Dubai).
Enquanto Ancelotti não poderá contar com Gattuso, Inzaghi e Jankulovski, o treinador Edy Reja também tem seus problemas e terá que abrir mão do meia Blasi e do atacante Zalayeta, ambos suspensos.
Portanto, o Napoli deve começar postado no 3-5-2 com: Iezzo; Cupi, Cannavaro (mais abaixo - La Presse) e Domizzi; Garics, Gargano, Hamsik, Bogliacino e Savini; Lavezzi e Sosa.
O retrospecto, como não poderia ser diferente, é amplamente favorável ao time da casa, pois até com Maradona em campo o Napoli pouco venceu em Milão, sendo que a última vitória dos azzurri se deu no logínquo 13 de abril de 1986, quando o Napoli fez 2 x 1 com gols de Giordano, do próprio Maradona e de Di Bartolomei para os rossoneri.
Treinado pelo sueco Nils Liedholm, na ocasião o Milan entrou em campo com os seguintes jogadores, do 1 a 11: Terraneo, Icardi, Maldini (é, ele mesmo!), Russo, Di Bartolomei, Evani, Macina, Wilkins, Hateley, Rossi (é, o próprio Paolo) e Virdis. Já o Napoli, comandado por Ottavio Bianchi, foi de: Garella, Bruscolotti, Marino, Bagni, Ferrario, Renica, Bertoni, Pecci, Giordano, Maradona e Filardi.
Ao todo, são 11 vitórias do Napoli, 20 empates e 28 vitórias do Milan, inclusive na última ocasião em que as equipes se encontraram, pela temporada 2000/2001 e que terminou 1 x 0, tento de Ambrosini em um Milan que traz poucas saudades para seus tifosi: Abbiati; Helveg, Júlio César (que foi objeto de um 'L'Enigma' recente - http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/lenigma-la-soluzione_21.html), Roque Júnior e Maldini; Ambrosini, Giunti, Coco e José Mari; Bierhoff e Shevchenko. Naquele dia, pelo Napoli, jogaram o brasileiro Matuzalém e o tcheco Jankulovski, hoje rossonero, enquanto o ataque foi formado por Amoruso e Bellucci.
No total, são 102 gols do Milan e 59 do Napoli, sendo que o rossonero Boffi e o partenopeo Vojak são os maiores artilheiros do confronto, com 5 gols cada, seguidos de Liedholm e Rivera com 4 cada, ambos sempre com o Milan - o brasileiro Careca e o italiano Ciccarelli aparecem com 2 gols cada pelo Napoli.
Maldini, se entrar em campo amanhã, se tornará o jogador que mais participou do confronto em absoluto, pois atualmente divide a honraria com seu antigo colega Franco Baresi com 13 participações cada, enquanto o atual auxiliar de Ancelotti, o ex-lateral Mauro Tassotti, aparece com 12 presenças, o mesmo número de Antonio Juliano, que, porém, vestiu sempre a maglia azzurra.
É esperar para ver!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Desvendar a identidade do jogador enigmático desta semana (à esquerda - Guerin Sportivo) não será tão fácil...
Também, está valendo um certificado de expert do Calcio Serie A e uma flâmula oficial do time campeão do mundo!
Dicas? É titular de uma agremiação da Serie A nesta temporada e esteve por este blog algumas semanas atrás.
Vamos queimar as pestanas!
Até quarta-feira com o nome do leitor Sherlock ou com a continuação do teste.

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Ano de 2008 começa neste final de semana!


Terminado o recesso das festividades de final de ano e as viagens para a fabulosa Dubai, neste próximo final de semana recomeça a Serie A, partindo exatamente de onde parou em 2007 - da 18ª giornata, que terá como grande atrativo a estréia do brasileiro Alexandre Pato no 'Match Clou' Milan x Napoli. Antes, no sábado, a rodada começa com Empoli x Reggina às 15h00 de Brasília e com transmissão da RAI, enquanto um pouco depois (a partir das 17h30) ocorre Catania x Juventus, com cobertura da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo.
Enquanto o d.s. Alessio Secco continua atrás de reforços para a equipe bianconera, Ranieri deve montar o meio de campo com Nocerino, Cristiano Zanetti, Nedved e Tiago - que por enquanto continua em Turim - com Trezeguet (que ainda é dúvida) e Del Piero no ataque.
Já Silvio Baldini deve insistir no 4-3-3 mesmo contra a poderosa Vecchia Signora, escalando o trio Mascara-Spinesi-Martinez (acima - Guerin Sportivo) na frente.
No domingo, sempre às 12h00, acontecem Atalanta x Roma; Cagliari x Udinese; Lazio x Genoa (ESPN Brasil); Parma (com o meia Gasbarroni - abaixo - Ferreri) x Fiorentina; Sampdoria x Palermo; Siena x Inter (ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo) e Torino x Livorno.
Mais tarde, para fechar a rodada com fecho de ouro, ESPN Brasil, RAI e TV Esporte Interativo transmitem um sensacional Milan x Napoli, a partir das 17h30.
Além da estréia de Pato com a camisa rossonera, a 1ª rodada de 2008 deve propiciar as primeiras aparições de Storari e Jeda com a camisa do Cagliari; Stuani na Reggina e os retornos de Criscito ao Genoa e Cirillo à Reggina - olho neles!

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Memorabilia - Vialli

Pagliuca; Lanna, Vierchowod, Pellegrini e Katanec; Bonetti, Cerezo, Lombardo e Dossena; Vialli e Mancini - este o time da Sampdoria que entrou em campo contra a Lazio na última rodada da temporada 1990/1991 com o Scudetto já assegurado em razão dos 5 pontos de vantagem existentes sobre o Milan de Sacchi capitaneado pelo trio holandês Gullit, Rijkaard e Van Basten - em uma época na qual a vitória valia apenas 2 pontos.
Daqueles 11 campeões, nada menos do que 6 (Pagliuca, Vierchowod, Cerezo, Lombardo, Vialli e Mancini) estão no 'all-time XI' da Sampdoria, que ainda conta com o right-back Mannini (que ficou no banco naquela ocasião) e com o mítico treinador Vujadin Boskov entre os escolhidos.
E naquele que foi o maior time já formado pela Samp, enquanto Mancini era o talento, a classe pura, Vialli (à direita - Guerin Sportivo), seu Gemello del Gol, era a força, a potência e a acrobacia.
Nascido em Cremona, aos 9 de julho de 1964, Gianluca Vialli começou nelle giovanilli do Pizzighettone, para depois passar alla Primavera da Cremonese, sociedade da sua cidade notória por lançar jovens valores (outros que começaram pelo clube grigiorossi foram os laterais Cabrini e Favalli, além do atual treinador Prandelli) e então em melhor situação do que a hoje encontrada, quando desfila pelas séries inferiores do Calcio praticamente no anomimato.
Mas foi na Serie C, durante a temporada 1980/1981, que Vialli fez sua estréia como profissional, passando à Serie B logo na temporada seguinte, onde permaneceu por 3 anos, culminando com a promoção da equipe de Cremona à Serie A em 1984.
Porém, no retorno da Cremonese à Serie A, mais de 60 anos depois da até então única participação da equipe na máxima divisão do futebol italiano, Vialli esteve do outro lado, vez que fora negociado com a Sampdoria e por uma dessas curiosas ironias do destino, a 1ª giornata do campeonato 1984/1985 reservou exatamente o confronto Sampdoria x ... Cremonese!
À época, além de Mancini, já estavam na Sampdoria os defensores Mannini, Pellegrini e Vierchowod, além do meia Pari - todos futuros campeões italianos alguns anos após.
E assim, dos 3 gols marcados por cada um na temporada 1984/1985, Mancini e Vialli foram amadurecendo e os Gemelli del Gol se transformaram na dupla mais micidiale do Calcio, a ponto de Vialli terminar a temporada 1990/1991 como capocannoniere da Serie A com 19 gols, enquanto Mancini realizou 12, ficando a frente de goleadores natos como Van Basten (11), Völler (11) e Careca (9).
Em 1992, logo após a derrota para o Barcelona na final da Champions League (por 1 x 0, gol do holandês Koeman, cobrando falta, no 2º tempo da prorrogação), Vialli trocou a Sampdoria pela Juventus, onde foi formar nova dupla ao lado de ninguém menos que Roberto Baggio.
Depois de um começo difícil, Vialli tornou-se ídolo também na Vecchia Signora, conquistando o Scudetto da temporada 1994/1995 (formando um ataque sensacional ao lado de Baggio e dos crescentes Ravanelli e Del Piero), virando capitão da equipe (foto à esquerda - Onze).
Em 1996, depois de completar 325 partidas e realizar 123 gols na Serie A, o que o faz o 40º atacante mais prolífico de todos os tempos, o irriquieto Rambo resolveu atravessar o Canal da Mancha e experimentar, aos 32 anos, a Premier League, defendendo o Chelsea - ainda não comandado por Abramovich - onde também iniciou, com largo sucesso, a carreira de treinador.
Substituído em setembro de 2000 pelo atual treinador bianconero Claudio Ranieri, Vialli ainda treinou o Watford, sempre na terra da Rainha.
Atualmente, Vialli, que nos tempos da Samp tinha um negócio de importação de guaraná brasileiro junto com Mancini (ambos eram até os garotos propaganda do produto), é um apreciado comentarista da Sky Sport, além de ter escrito um livro intitulado The italian job, no qual discorre sobre as diferenças do futebol inglês e italiano.
Na seleção italiana, na qual estreou em 16 de novembro de 1985 substituíndo o atacante Altobelli em amistoso disputado contra a Polônia de Boniek, Vialli não conseguiu ter o mesmo sucesso que teve nos clubes em que passou.
Mesmo assim, depois de uma longa história nas categorias de base da Azzurra, Vialli participou das Copas do Mundo de 1986 e 1990 (foto à direita - Herringshaw), quando chegou como uma das grandes estrelas mundiais e saiu obscurizado pela dupla Baggio-Schillaci.
Ao todo, Rambo Vialli realizou 59 partidas e 16 gols com o selecionado italiano, sendo sua última aparição em 19 de dezembro de 1992 no amistoso vencido contra Malta em La Valletta por 2 x 1, tendo anotado um dos gols.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Especulações Da Semana


Continua um calciomercato muito morno, até na seara das especulações. Talvez seja reflexo dos exíguos grandes craques existentes no atual futebol mundial ou mesmo da penúria financeira dos clubes italianos, mas as possíveis grandes (?) contratações neste mês de janeiro se resumem ao português Maniche (abaixo, à direita - Herringshaw) na Inter, ao holandês Van der Vaart na Juventus e ao polonês Boruc no Milan...
Destes, quem parece estar mais perto da Itália efetivamente é o português, atualmente pouquíssimo utilizado no Atlético Madrid.
Já Van der Vaart, capitão do Hamburger e certamente o melhor dos 3, é bem capaz de também aparecer na Itália, mas somente em julho.
Boruc, goleiro polaco do Celtic, da Escócia, por enquanto é apenas um dos muitos cogitados substitutos do brasileiro Dida numa lista que também conta com os da mesma forma brasileiros Diego Cavalieri e Doni e os franceses Frey e Lloris.
Aliás, falando em goleiro, a novela Carrizo-Lazio parece longe do fim, ainda mais agora que o argentino está sendo investigado por irregularidade no passaporte.
Mas Carrizo não é o único objetivo da Lazio, que também estaria interessada nos conhecidíssimos defensores portugueses Rolando (Belenenses) e Tonel (Sporting Lisboa).
Ainda no capítulo portiere, o azzurro Amelia continua tendo seu nome ligado a diversos clubes, dentre eles até o Barcelona, enquanto a Sampdoria também estaria atrás de um novo goleiro novo: Curci (Roma) ou Viviano (Brescia) seriam as primeiras opções.
Efetivamente, os clubes que mais se mexeram neste início de mercato foram aqueles que estão na parte mais baixa da tabela, a começar pelo lanterninha Cagliari, que oficializou as chegadas do goleiro Storari (que estava emprestado pelo Milan ao Levante da Espanha) e do atacante brasileiro Jeda, proveniente do Rimini.
Agora, o clube do presidente Cellino (que vive em Miami, bem longe das contestações dos tifosi sardi) estaria interessado no meia uruguaio Amodio e no atacante brasileiro Piá, ambos do Treviso, na Serie B, que deve ser o destino do tradicional clube da Sardenha, que ainda perdeu o bom meia Budel, pretendido por Bologna e Sampdoria.
Apenas uma posição acima na classificação, a Reggina, que já tinha acertado com o atacante uruguaio Stuani, promoveu nesta semana o retorno à Itália do defensor Cirillo, que já defendeu o próprio clube amaranto em outras temporadas e estava ultimamente no fortíssimo e anteriormente citado Levante.
O Siena, terzo ultimo in classifica, contratou nesta semana o uruguaiano Porta junto ao River Plate Montevideo e o portiere brasiliano Arthur, com passagens por Cruzeiro e Coritiba.
Aliás, brasileiros quase totalmente desconhecidos é o que não falta na Itália neste momento: estão fazendo testes no Catania os ex-vascaínos Bóvio (meia) e Wescley (zagueiro), o lateral Sidny foi contratado pelo Livorno junto ao Náutico e o Palermo parece que assegurou o atacante Túlio de Melo (atualmente um dos buteurs do campeonato francês com a camisa do Le Mans) para junho.
Para finalizar com uma transação de relevo, também deverá chegar à Itália em junho próximo o bom zagueiro Olof Mellberg (à esquerda - Getty Images), capitão da seleção sueca e que está trocando o Aston Villa pela Juventus.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


E foi o nosso leitor JP que largou na frente e computou o 1º ponto necessário para levar para casa os regali do Calcio Serie A (certificado do blog e flâmula oficial do Milan), já que foi o nosso amigo lusitano que desvendou que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o atacante Giuseppe Sculli, atualmente in forza no Genoa (foto abaixo - Il Giornale).
Sculli, agora com 27 anos, surgiu como uma grande promessa na Juventus no final da década passada, conquistando um título europeu U21 e um bronze olímpico com a Itália, tudo isso em 2004.
Depois, peregrinou por Crotone, Modena, Chievo, Brescia e Messina, sem maior sucesso, até chegar à Gênova em agosto de 2006, onde é agora titular.
Mas, onde está a concorrência? Ou o prêmio já é do JP?
Vamos participar!

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 08, 2008

Momento Panini - Simone Barone


Um tetracampeão mundial low-profile. Assim é Simone Barone, um centrocampista centrale de alguma qualidade e muita quantidade, dono de um fôlego inesgotável e grande organizador de meio de campo.
Nascido em Nocera Inferiore - uma comuna na província de Salerno - aos 30 de abril de 1978, Barone começou sua carreira, entretanto, na região da Emilia-Romagna, onde se formou calcisticamente no Parma, clube com qual, entrando aos 90' no lugar de Crespo, fez sua estréia na Serie A no dia 04 de maio de 1997 em partida disputada em Bergamo contra a Atalanta e vencida por 2 x 1 pelos visitantes, gols de Lentini, do próprio Crespo e de Chiesa.
Porém, naquele Parma vice-campeão italiano, repleto de estrelas e treinado por Carlo Ancelotti, o jovem Simone Barone não teria lugar e o centrocampista foi emprestado ao Padova, na Serie C1, para a disputa da temporada 1998/1999.
Mais uma temporada emprestado ao Alzano Virescit (com o qual fez 28 partidas e 1 gol na Serie B) e Barone foi parar no ChievoVerona em 2000.
Com o time clivense, formando um centrocampo ao lado do esperto Corini e tendo o brasileiro Eriberto (na verdade, Luciano, como foi descoberto mais tarde) e o ítalo-marfinense Manfredini como alas, Barone centrou a promoção à Serie A logo na 1ª tentativa.
O que parecia um sonho virou realidade e, na principal divisão do Calcio (a figurinha no alto é exatamente da temporada 2001/2002), Barone foi um dos destaques do surpreendente Chievo do mister Luigi Del Neri, que fez muitos fãs no início da década.
As boas atuações daquele meia com bom passe fizeram com que o Parma o trouxesse de volta à Emilia-Romagna para a temporada 2002/2003.
E, naquele último Parma dos Tanzi, contando ainda com os brasileiros Adriano, Júnior e Taffarel (além dos vários Frey, Bonera, Bresciano, Brighi, Nakata, Rosina, Gilardino e Mutu!), Barone foi titular indiscutível na campanha que resultou no ótimo 5º lugar.
No campeonato seguinte, mais ou menos com o mesmo elenco, o Parma novamente chegou em 5º e Barone fez 4 gols em 33 partidas, alcançando a seleção italiana convocado pelo então c.t. azzurro Giovanni Trapattoni.
Tendo feito sua estréia na Azzurra no empate de 2 x 2 com a Repubblica Ceca em 18 de fevereiro de 2004, Barone foi cedido ao Palermo no calciomercato subseqüente.
Na Sicília, novamente jogando ao lado do Genio Corini, Barone alcançou a definitiva consagração, diventando uno dei migliori centrocampisti centrali di tutta Italia e sendo convocado por Lippi para a Copa do Mundo de 2006, onde foi campeão participando dos jogos contra a República Tcheca e também contra a Ucrânia.
Contratado, de forma surpreendente, pelo ambicioso e neopromosso Torino do presidente Cairo logo após o mundial da Alemanha, Barone naufragou juntamente com o time, escapando por pouco de voltar à Serie B em seu 1º campeonato em Turim (a figurinha acima é da temporada em questão - 2006/2007).
Porém, neste novo campeonato, tendo Corini mais uma vez ao seu lado, Barone novamente tem se destacado, a ponto de ter cogitada sua transferência à poderosa Internazionale ainda neste mês de janeiro.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 06, 2008

Você Sabia ...


* Que o zagueiro uruguaio Paolo Monteiro, que jogou de 1992 a 2005 na Itália envergando as camisas da Atalanta e da Juventus (abaixo - Herringshaw), é o jogador mais vezes expulso em toda a história da Serie A - 15 vezes?
* Que, em seguida, vem o meia Luigi Di Biagio, premiado com 12 cartões vermelhos em sua carreira transcorrida por Lazio, Foggia, Roma, Internazionale, Brescia e Ascoli?
* Que, com 11 expulsões, seguem o zagueiro Giulio Falcone (ainda na ativa), o lateral Giuseppe Bergomi e o centrocampista Giorgio Ferrini, sendo que estes últimos são também os jogadores que, respectivamente, na Serie A, mais defenderam as equipes da Internazionale e do Torino?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker