Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 08, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Palermo x Fiorentina



Em um duelo envolvendo duas equipes que estão namorando com a crise, melhor para o Palermo do neo treinador Francesco Guidolin, que venceu a Fiorentina no Renzo Barbera por 2 x 0 e interrompeu sua seqüência de maus resultados.
Já a equipe viola, que apenas algumas rodadas atrás ocupava a 2ª posição na tabela da Serie A, completou sua 4ª partida sem vitória e, o que é pior nesta série, com 3 derrotas.
Mas não foi uma passeggiata rosanera, vez que a Fiorentina, proposta em um 4-3-3 com o dinamarquês Jorgensen (à direita em ação - La Presse) bem aberto formando o ataque ao lado da dupla Pazzini-Mutu, jogou de igual para igual durante boa parte da partida.
Na verdade, houve equilíbrio de ações até perto dos 25' da etapa complementar, quando o defensor viola Gamberini sentiu um problema físico e saiu de campo, deixando a Fiorentina com apenas 10 homens, já que as 3 substituições possíveis haviam sido realizadas.
De qualquer maneira, ao final do jogo, as estatísticas apontavam uma ampla vantagem da equipe gigliata na posse de bola (60%) e no domínio territorial (56%), tendo até concluído mais a gol (15 contra 13 do Palermo).
Mas, no quesito gols....
E foi de uma jogada nascida dos pés do atacante Amauri que surgiu o primeiro tento da partida: lançamento no melhor estilo Ronaldinho Gaúcho para Miccoli que entrou na área e fuzilou Frey (à esquerda - Grazia Neri)!
Os comandados de Prandelli tentaram logo reagir, mas, quando não foi o meio de campo palermitano com os bravos Guana, Migliaccio e Fábio Simplício a desarmarem os atacantes da Fiorentina, foi a vez de um excelente Fontana neutralizar as tentativas de empate.
Aí, se Dainelli e Gamberini já não estavam em perfeitas condições físicas, aos 38' do 1º tempo Prandelli ainda se viu obrigado a lançar Santana no lugar de Potenza, também acometido por problemas físicos.
O 2º tempo, com Semioli no posto de Liverani, começou como terminou o 1º - movimentado!
Sinistro di Cavani che sfiora il sette alla destra di Frey; bolide di Donadel; chute de Simplício que Frey espalma para escanteio; conclusão de Mutu que passa sobre o travessão - as chances se sucederam em ambos os lados - até Gamberini deixar a Fiorentina em desvantagem numérica e o volante Donadel ter que ser improvisado como defensor central.
E quem melhor se aproveitou do buraco na defesa viola foi Fábio Simplício, que recebeu um passe de Guana e, in percussione, invadiu a área adversário para fazer Palermo 2 x 0 - um golaço!
Aliás, o futebol apresentado por Fábio Simplício corriqueiramente (desde os tempos em que militava no Parma) faz pensar: como que os vários Dudu Cearense e Fernando são convocados para a seleção brasileira e o ex jogador do São Paulo não?
O tabellino de uma partida decidida com o talento brasiliano:
Palermo: Fontana, Zaccardo, Biava, Barzagli (marcando Pazzini na foto logo acima - La Presse), Capuano; Guana, Migliaccio, Fábio Simplício; Cavani, Miccoli (56' Bresciano), Amauri. All. Guidolin.
Fiorentina: Frey; Potenza (38' Santana), Dainelli, Gamberini, Gobbi (63' Pasqual); Donadel, Liverani (46' Semioli), Montolivo; Mutu, Pazzini, Jorgensen. All. Prandelli.
Gols: 17' Miccoli, 80' Fábio Simplício.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Gobbi, Montolivo, Miccoli, Zaccardo, Donadel, Fábio Simplício e Bresciano.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 15ª Rodada 2007/2008



Palermo x Fiorentina é o interessante 'Match Clou' da 15ª giornata da Serie A 2007/2008.
Confronto entre dois clubes ambiciosos que, se não vão disputar o Scudetto, certamente figuram entre os candidatos a uma vaga na Copa U.E.F.A. e até na Champions League.
Para o jogo deste sábado (com transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo ao vivo e da ESPN Internacional em VT), o treinador Guidolin (em sua 4ª passagem pelo Palermo de Zamparini) pretende contar com a volta do baixinho Miccoli, que deverá fazer o papel de trequartista ao lado de Brienza ou do uruguaio Cavani (que também é originalmente atacante) no suporte de um mais avançado Amauri.
Na defesa, a maior novidade deverá ser o retorno do tetracampeão mundial Zaccardo à fascia destra, com Capuano na sinistra e Biava e Barzagli como centrais, com o veterano (mas em excelente fase) Fontana sob as traves, até porque o jovem Agliardi não foi muito feliz na chance que teve contra a Juventus (tomou 5 gols...).
Na meia cancha, destaque para o brasileiro Fábio Simplício (à direita - Palermo), verdadeiro termômetro do time rosanero, que deverá ter companhia dos também brigadores Migliaccio (abaixo - Palermo) e Guana.
Portanto, o australiano Bresciano, o italiano Diana e o sérvio Jankovic, todos válidas alternativas, deverão começar no banco, já que desfalques realmente apenas o meia Caserta (suspenso) e o ala Pisano (contundido).
Na Fiorentina, o principal desfalque é o experiente atacante Vieri que, por causa de una gastroenterite febbrile, não partiu para a Sicília.
Assim, contando com o retorno do meia Montolivo, a equipe gigliata deve ter ainda o volante Donadel, o cerebral Liverani (mais abaixo - Fiorentina) e o danese Jorgensen no centrocampo, com Pazzini e Mutu no ataque.
Na defesa, protegendo o excelente arqueiro francês Frey devem figurar Potenza, Dainelli, Gamberini e Pasqual, com o dinamarquês Koldrup de sobreaviso, já que a dupla de zaga não está no top della condizione.
O confronto já ocorreu 20 vezes pela Serie A na Sicília, com 5 vitórias do Palermo, 7 empates e 8 sucessos da Fiorentina, que marcou 18 gols e sofreu 10.
Apesar da vantagem, a Fiorentina não vence o Palermo como visitante desde a temporada 1961/1962 (lembrando que o time da Sicília ficou longe da Serie A por mais de 30 anos), quando, treinada pelo lendário Nándor Hidegkuti, venceu por 1 x 0, tento marcado pelo não menos famoso Kurt Hamrin.
Desde o retorno do clube rosanero à Serie A foram uma vitória deste e dois empates, inclusive na última temporada, quando a partida terminou 1 x 1, gols de Mutu e Cavani.
O terzino gigliato Sergio Cervato é o recordista de presenças no embate, totalizando 7 participações entre 1949 e 1957, período no qual perdeu apenas duas vezes, venceu quatro e até marcou o gol solitário da partida disputada em abril de 1957 (lembrando que gols anotados por defensores não era fato comum à época).
Já os cannonieri do confronto são o dinamarquês Helge Christian Bronée (pelo Palermo) e Alberto Galassi (pela Fiorentina), com 3 gols cada.
É bom separar a pipoca!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Nesta semana, felicitações à Lady Cyntia, JP, Michel Costa e Massimo, que elucidaram que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o atacante da Fiorentina e Nazionale U21 Giampaolo Pazzini (abaixo durante a inauguração do novo Wembley em março último, quando anotou uma tripletta no empate de 3 x 3 entre as representativas U21 inglesa e italiana - Ap).
Atualmente com a difícil missão de suceder a Luca Toni no comando do ataque da equipe de Florença, Pazzini traz em seu currículo participações nas diversas seleções inferiores da Itália, incluíndo na Under16 e Under19, com a qual marcou 6 tentos em 9 partidas.
Na Serie A, Pazzo totaliza, até aqui, 91 presenças e 22 gols com as camisas da Atalanta e da própria Fiorentina.

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Serie A prossegue neste final de semana


Neste próximo final de semana será realizada a 15ª rodada da Serie A 2007/2008, que promete muita emoção!
Para começar, logo no sábado, uma periclitante Lazio recebe o Catania a partir das 15h00 (com transmissão da ESPN Internacional e da RAI), tendo obrigação de vencer para alontanar a zona de rebaixamento.
Um pouco mais tarde, às 17h30, ocorrerá o 'Match Clou' da rodada - Palermo x Fiorentina, com transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo ao vivo, enquanto a ESPN Internacional promete em VT a partir das 21h30.
No domingo, o jogo da noite na Itália (a partir das 17h30 de Brasília) será o interessante Napoli x Parma, que, porém, não será transmitido para o Brasil.
De qualquer maneira, às 12h00, as opções são muito boas: Internazionale x Torino (do lateral Comotto - à direita - Torino) na ESPN Internacional e na Bandeirantes e Juventus (do azzurro Chiellini - abaixo - La Presse) x Atalanta na ESPN Brasil e na RAI.
Outros dois embates bastante interessantes e que também merecem destaque são Livorno x Roma e Udinese x Sampdoria.
Na Roma, Spalletti deve propor a volta de Totti desde o início, compondo um fantástico quarteto ofensivo com os brasileiros Mancini e Taddei e com o montenegrino Vucinic.
Já no Livorno a expectativa é a atuação do habilidoso Tavano, que não teve uma boa passagem pela Lupa Capitolina na última temporada, mas que vem de grandes atuações ultimamente.
Em Udine, o ataque da Samp deve ser inspirado por Cassano, enquanto o rápido Quagliarella enfrentará seu ex time pela primeira vez - emoções à vista.
Completam a rodada, sempre às 12h00 de Brasília: Empoli x Cagliari no Carlo Castellani e Genoa x Siena no Luigi Ferraris.
Por fim, importante lembrar que Reggina x Milan, em razão da viagem do time rossonero para o Japão, foi adiado para o ano que vem, mais precisamente para o dia 30 de janeiro.

A Itália Na Europa


Em razão da participação do Milan na F.I.F.A. World Cup Japan 2007, a última rodada do Grupo D da Uefa Champions League foi antecipada para o dia 04 próximo passado, de forma a permitir a viagem da equipe de Milanello para o Japão já no dia 06.
Com a equipe italiana classificada desde a rodada anterior (mas sem saber se em 1º ou 2º), faltava definir o outro clube classificado, bem como quem iria para a Copa U.E.F.A. como consolação.
Porém, infelizmente, a rodada reservou os embates Milan x Celtic e Shakhtar Donetsk x Benfica, com um simples empate bastando para os escoceses carimbarem seus passaportes para a próxima fase (que será disputada já em confronto direto eliminatório) e o primo posto para os rossoneri.
Assim, enquanto Ancelotti promoveu um turnover na defesa (com Kalac no posto de Dida, Cafu na direita, Simic e Bonera centrais e Favalli na esquerda), Strachan postou o Celtic com 5 jogadores no meio de campo.
Portanto, foi um jogo entre quem não tinha muito ânimo para atacar contra outro que só queria se defender...
Mas, no 2º tempo, um Milan mais animado, com Seedorf (no alto contra o meia Brown - Empics) e Kaká inspirados, conseguiu superar o muro escocês e achar o caminho do gol, sempre com Pippo Inzaghi, que recebeu um cruzamento preciso de Cafu para realizar seu 63º gol (à esquerda, mais acima, sua comemoração - Empics) em competições européias, o que o torna, levando em conta critérios ainda controvertidos, o artilheiro absoluto das competições européias!
No final, com a vitória do Benfica na Ucrânia por 2 x 1, coube ao próprio Celtic o 2º posto no Grupo e aos portugueses (comandados por um excelente Rui Costa) a vaga na Copa U.E.F.A.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

E Na Copa ...


Nesta quinta-feira, com o início da fase de 8ªs de final, começou a vera Copa Itália, vez que entram na competição, nesta fase, os 8 melhores classificados da última Serie A.
Para começar, o Empoli encarou a Juventus num Carlo Castellani repleto por ... 4.063 spettatori.
E a equipe toscana, agora treinada por Alberto Malesani, levou a melhor sobre a Juve 2, onde Tiago e o ex di turno Almiron não corresponderam as expectativas e não tiveram êxito em coordenar o centrocampo bianconero, que passou longe daquela formação sólida e aguerrida da Serie A.
Pelo lado do Empoli, os talentos di scuola juventina Giovinco e Marchisio (ao lado contra Del Piero - Empoli) foram muito bem, tanto que dos pés do primeiro surgiu o gol anotado por Pozzi aos 20' e que abriu a contagem.
Depois, aos 6' da 2ª etapa, o habilidoso Vannucchi (abaixo contra Grygera - Empoli) serviu para Abate, al primo sigillo in azzurro, ampliar a vantagem do clube toscano.
Quando tudo conspirava a favor dos comandados de Malesani, principalmente com a expulsão de Almiron aos 16' da etapa complementar, o neo entrato Iaquinta aproveitou uma cobrança de falta de Del Piero e diminuiu a vantagem empolese, deixando em aberto a classificação para a próxima fase, que será decidida no próximo dia 16 de janeiro em Turim.

Marcadores:

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Internazionale x Lazio



Recém saído do centro cirúrgico onde teve contato com o nosso mundo pela primeira vez, meu primogênito Henrique foi logo assistir a sua prima partida de Calcio, mais precisamente ao embate Internazionale x Lazio, recupero da 12ª rodada disputado neste último dia 05.
E o pequenino começou acompanhando a fabulosa Internazionale treinada por Roberto Mancini!
Fabulosa? É, ainda que o time não apresente um futebol exuberante, é inegável que os números estão a conspirar favoravelmente a Mancini, ao menos na Itália, vez que a Inter ainda precisa conquistar pelo menos uma Champions League para efetivamente ser considerada um squadrone.
Mas, na Itália..., mesmo sem um centrocampo inteiro (César, Dacourt, Figo, Stankovic e Vieira), a Inter não tomou conhecimento da Lazio e cravou 3 x 0 com alguma facilidade.
No papel, não era para o confronto ser tão díspare, afinal, o quadrado Mudingayi, Ledesma, Manfredini e Mauri (abaixo contra o capitano nerazzurro Zanetti - La Presse) não deixa nada a desejar ao composto por Cambiasso, Pelé, Zanetti e Jimenez, que sequer tinha uma maglia di titolare assegurada na Lazio da temporada passada.
Porém, ajudada por um pênalti generosamente concedido pelo árbitro Damato aos 21' e que resultou no 8º gol de Ibra (na foto mais ao alto a comemoração - Grazia Neri) no campeonato, a Inter não deu espaço à banda de Delio Rossi durante todo o 1º tempo.
E ainda na 1ª etapa a defesa laziale ficou só assistindo ao lateral brasileiro Maicon (mais abaixo antecipando o atacante Rocchi - La Presse) irromper na pequena área em uma cobrança de escanteio para colocar 2 x 0 no marcador.
Para o 2º tempo a Lazio voltou com o sérvio Kolarov no lugar do zagueiro Stendardo, mas a Inter continuou imperiosa e Cambiasso serviu para o hondurenho Suazo fazer 3 x 0 logo aos 9'.
Daí, o ritmo nerazzurro ralentou e finalmente o futebol da Lazio pôde aparecer, em especial o da dupla Pandev-Rocchi, sendo que sempre que instado, o brasileiro Júlio César interveio bravamente.
Ainda assim, mesmo com a vitória assegurada, a Inter continuou melhor e teve várias chances de ampliar o marcador (Jimenez, Solari e Samuel tiveram boas oportunidades).
No final, outra não poderia ser a constatação senão a de que o fosso entre a 1ª da classe e as demais participantes da Serie A tende a ficar bastante largo.
O tabellino:
Inter: Júlio César; Maicon, Burdisso, Samuel, Maxwell; Cambiasso, Pelé (85' Materazzi), Zanetti, Jimenez (75' Solari); Ibrahimovic, Suazo (61' Crespo). All. Mancini.
Lazio: Ballotta; De Silvestri, Stendardo (46' Kolarov), Cribari, Zauri; Mundingayi, Ledesma, Manfredini, Mauri (64' Meghni); Pandev (75' Makinwa), Rocchi. All. Rossi.
Gols: 21' Ibrahimovic (pênalti), 33' Maicon, 54' Suazo.
Árbitro: Damato.
Cartões amarelos: Zauri, Ledesma e Samuel.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

'B' Em Pílulas


* Cada vez ladeira mais abaixo, o Brescia foi derrotado, em pleno Mario Rigamonti, por 2 x 0 para o Chievo em partida válida pela 15ª rodada da Serie B 2007/2008 - aquela adiada em razão dos incidentes que resultaram na morte de Gabriele Sandri;
* Os tentos da equipe de Verona foram anotados pelos meias Italiano e Pellissier (os 2, à esquerda, comemorando o gol do 1º na foto à direita - Chievo);
* Agora, o Brescia ocupa apenas a 7ª posição na tabela, 6 pontos atrás do líder Pisa, que apenas empatou com o Lecce por 1 x 1 no Arena Garibaldi, gols de Cottafava e Genevier, que igualou o marcador para os mandantes já nos acréscimos;
* Albinoleffe (que empatou em 0 x 0 com o Treviso) e Bologna (que empatou em 1 x 1 com o Bari) vêm logo em seguida com 32 pontos, seguidos exatamente do Chievo com 31;
* O Mantova de Fiore, com uma doppietta de Godeas e um gol de Corona, bateu o Frosinone treinado por Cavasin e do meia Pecchia por 3 x 2, sendo que os tentos dos visitantes foram anotados por Martini e Evacuo;
* O uruguaio Pablo Granoche, um dos artilheiros da Serie B, marcou o 1º tento da vitória da Triestina sobre o Modena por 2 x 1, no Alberto Braglia.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 14ª giornata da Serie A 2007/2008 era para ter sido analisada na última segunda-feira, mas como o editor deste singelo blog viveu a maior emoção de seus até aqui 33 anos nesta semana (o nascimento do lindo garotinho Henrique!), a presente 'Panorama Da Rodada' está saindo do forno com algum atraso...
Rodada esta que foi marcada por confrontos diretos entre equipes da ponta da tabela e que teve como grandes beneficiadas Internazionale e Roma, pois enquanto o 'Match Clou' (Milan x Juventus - http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-ii-milan-x-juventus.html) terminou 0 x 0, a Beneamata e a Lupa Capitolina venceram seus confrontos e, mesmo tendo um jogo a menos (recuperados na última quarta-feira) que seus principais seguidores, começaram a deslanchar no campeonato.
Enquanto a Roma venceu a perigosa Udinese por 2 x 1 (vide 'O Jogo Da TV - Parte III'), a Inter enfrentou e superou a técnica Fiorentina por 2 x 0 em plena Florença (à direita um duelo de romenos - Chivu e Mutu - Inter).
Aliás, a equipe treinada por Roberto Mancini só foi complacente com os dirigidos por Cesare Prandelli durante o minuto de silêncio dedicado à mulher do treinador viola, falecida recentemente e que recebeu homenagem muito tocante antes da bola rolar.
Com a pelota girando, porém, uma Fiorentina troppo fragile não conseguiu ser párea para a forte armata nerazzurra que, com um Ibrahimovic inspiradíssimo, fez logo 2 x 0 com o chileno Jimenez e com o portenho Cruz, sempre aproveitando assistências de Ibra.
Na 2ª etapa, Prandelli ainda colocou o experiente Vieri no lugar do jovem Pazzini, procurando tornar a equipe gigliata mais robusta no ataque, mas de nada adiantou, vez que a superioridade interista continuou evidente e a equipe nerazzurra de Milão deu provas de ser a melhor do Calcio atualmente.
A grande surpresa da rodada ocorreu no Atleti Azzurri D'Italia, onde antes da partida os ultrà bergamaschi distribuíram balões às dezenas de crianças que compareceram ao estádio como sinal de paz, com a vitória da Atalanta por 5 x 1 sobre o Napoli.
O surpreendente não foi o êxito da equipe da casa em si, mas o dilatado placar, construído com Floccari (à esquerda contra Domizzi - Cerescioli), Langella e Doni no 1º tempo e completado por Carrozzieri, Sosa e Ferreira Pinto, il migliore in campo, na 2ª etapa.
Sem gols terminou o embate entre Cagliari e Livorno no Sant'Elia, enquanto também empataram, mas em 1 x 1, Siena e Lazio, com os gols sendo marcados por Pandev (L) e Maccarone (S).
Na Sicília, o Catania levou o melhor sobre o Palermo no clássico local, vencendo o Derby por 3 x 1, tentos de Mascara (na foto abaixo, à direita - La Presse), Spinesi (cobrando pênalti), Caserta (gol da ex) e Martinez.
De consignar o clima de paz reinante no Angelo Massimino 10 meses depois da morte dell'ispettore Raciti no campeonato passado.
No Ennio Tardini o Parma obteve importantíssimos 3 pontos ao vencer o Empoli por 1 x 0, tento do zagueiro Paci aos 21' do 1º tempo.
O time da Toscana, que promoveu a estréia do técnico Malesani (vaiado em Parma, vez que sua passagem no clube ducale não foi das melhores), agora é o último colocado na Serie A!
À noite, no domingo, Torino e Genoa completaram a rodada em partida bastante movimentada que terminou 1 x 1, com Borriello marcando para o Grifone e o lateral Lanna para o Toro, que alcançou seu 9º empate na temporada (à esquerda, um mascarado Recoba é perseguido pelo francês Konko - Ap).
Por fim, a Sampdoria não teve maiores dificuldades para vencer a Reggina no sábado (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-i-sampdoria-x.html).
A classificação ficou assim, lembrando que ainda não estão computados os resultados de Internazionale x Lazio e Roma x Cagliari, bem como Atalanta x Milan somente será recuparada no próximo dia 23de janeiro: 1º Internazionale (31 pts); 2º Roma (28); 3º Juventus (26); 4º Udinese (25); 5º Fiorentina (24); 6º Atalanta (21); 7º Sampdoria (20); 8º Milan (18); 9º Napoli (18); 10º Catania (18); 11º Palermo (18); 12º Torino (15); 13º Parma (15); 14º Genoa (15); 15º Lazio (14); 16º Livorno (13); 17º Siena (10); 18º Cagliari (10); 19º Reggina (10) e 20º Empoli (10).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Aviso aos leitores!


No dia de hoje chega ao mundo o pequeno Henrique, primogênito do editor do Calcio Serie A.
Portanto, as colunas especiais não serão postadas nesta semana ('Momento Panini', 'PontoCom' e 'Memorabilia'), enquanto as demais ('Panorama Da Rodada', ''B' Em Pílulas', 'L'Enigma', 'E Na Copa ...' e 'A Itália Na Europa') serão postadas com alguma defasagem, que esperamos seja da compreensão de todos os nossos amigos leitores.

domingo, dezembro 02, 2007

O Jogo Da TV (Parte III) - Roma x Udinese



Como resultado de uma partida bastante disputada e emocionante, a Roma confirmou ser a principal opositora (provavelmente a única) da capolista Internazionale na busca pelo almejado Scudetto da Serie A 2007/2008 e venceu a boa Udinese, que vinha de 8 risultati utili, por 2 x 1 no Olimpico de Roma.
Com o capitano Totti no banco (Pupone estava ausente desde meados de outubro) e ainda sem Aquilani e Perrotta, Spalletti optou por propor a Roma com os brasileiros Taddei e Mancini bem abertos nas alas e com o francês Giuly mais central no apoio a Vucinic, autor de excelentes prestações nos últimos compromissos da Roma.
Porém, foi dos pés de um dos protagonistas do sólido setor defensivo que saiu o 1º gol romano: aproveitando um rebote concedido por Handanovic, Juan tentou duas vezes antes de abrir o marcador a poucos passos da linha do gol (foto à direita - Grazia Neri).
Os torcedores da Lupa Capitolina ainda pulavam nas arquibancadas quando a Udinese, partindo em um 3-4-3 com os rápidos Pepe, Di Natale e Quagliarella na frente, no minuto seguinte empatou a partida, exatamente com um golaço de Quagliagol (abaixo sua vibração - Grazia Neri), di destro poco fuori dall'area.
Disputado em ritmo alucinante, outras chances se sucederam na partida, com a Gazzetta dello Sport destacando: "Al 21' De Rossi sfiora il gol di testa su corner di Pizarro, al 24' Inler chiama Doni a un grande intervento su un suo destro dalla distanza".
Mais presente no ataque, a Roma voltou a passar na frente do marcador ainda aos 27' do 1º tempo, quando o brasileiro Taddei aproveitou uma falha do lateral sérvio Lukovic e, também na 2ª tentativa (a 1ª redundou em uma furada bisonha), estufou as redes da Udinese, com a bola desviando no mesmo Lukovic antes de vencer o goleiro friulano Handanovic.
Foi o 1º gol de Taddei na temporada, sendo que o brasiliano ex Siena teve uma ótima atuação, acertando 84,8% dos 33 passes que deu na partida.
Porém, não é possível ignorar que o escanteio cobrado por Pizarro e que resultou no 2º gol giallorosso na verdade não existiu, vez que no corner anterior o francês Mexes cabeceou a bola diretamente para fora, mas o árbitro Saccani viu um desvio da defesa da Udinese e consignou a linha de canto.
De qualquer maneira, as equipes foram para o intervalo com o placar apontando merecidos 2 x 1 para a Roma, em especial pelo elegante e envolvente toque de bola apresentado pela equipe romanista, quase sempre de primeira e que acabou determinando amplo domínio territorial do time da capital italiana.
Na 2ª etapa a banda di Spalletti manteve o controle da partida, creando molto e concedendo poco agli avversari, que tiveram em Di Natale seu melhor expoente, com o azzurro, em determinadas ocasiões, carregando a bola com sua habitual habilidade ou, em outras, servindo os companheiros com passes precisos, o que deixava a gara em aberto.
Mas aos 33' a partida acabou - o meia Pinzi, que havia substituído o ex di turno D'Agostino alguns minutos antes, entrou deslealmente em Juan e recebeu o cartão vermelho direto. Para piorar, seu companheiro Dossena (à direita contra Cassetti - Reuters) reclamou de forma acintosa e também foi para o chuveiro mais cedo.
Com 2 jogadores a menos, a Udinese ainda teve uma grande chance, desperdiçada pelo avante Floro Flores (após receber passe de Di Natale) aos 37', mas foi uma exceção, vez que a Roma soube administrar bem a vantagem territorial (e no placar) até o apito final de Saccani.
Com o resultado, a Roma completou 15 rodadas consecutivas indo sempre ao gol, bem como chegou ao seu 7º resultado útil (a última e única derrota giallorossa no campeonato foi exatamente para a Inter na 6ª rodada).
O tabellino:
Roma: Doni; Cassetti (41' Panucci), Mexes, Juan, Tonetto; De Rossi, Pizarro, Taddei (69' Cicinho), Giuly, Mancini (85' Brighi); Vucinic. All. Spalletti.
Udinese: Handanovic; Zapata, Coda, Lukovic; Zapotocny (46' Mesto), Inler, Dossena, D'Agostino (63' Pinzi); Pepe (74' Floro Flores), Quagliarella, Di Natale. All. Marino.
Gols: 11' Juan, 12' Quagliarella, 27' Taddei.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: D'Agostino, De Rossi, Taddei, Tonetto e Pepe.
Cartões vermelhos: Pinzi e Dossena.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que, com a consagração de Kaká como Ballon d'Or 2007 (abaixo - Afp) - prêmio concedido pela prestigiosa France Football, é a 8ª vez que o troféu vai para Milanello?
* Que, antes de Kaká, Gianni Rivera, Ruud Gullit, Marco Van Basten (em 3 ocasiões), George Weah e Andriy Shevchenko também conquistaram o prêmio jogando pelo Milan?
* Que apenas a Juventus, cujos jogadores venceram o prêmio em 9 oportunidades, possui mais blasonados que o Milan?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker