Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 24, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Sensacional!!! Não sei porque Lady Veronese, já que o correto seria Lady Calcio!!! Mais uma vez parabéns para Cyntia, que elucidou que o enigma proposto nesta semana (o jogador de vermelho na foto à esquerda - Guerin Sportivo) é o craque laziale Goran Pandev (foto abaixo à direita - Lazio).
Meia-atacante da seleção da Macedônia, seu país natal, Pandev tem 23 anos (nasceu em 27 de junho de 1983) e chegou na Itália em 2001, contratado pela Internazionale, onde nunca jogou como profissional.
Na temporada 2002/2003 esteve no Spezia, na Serie C1, antes de ir para o Ancona, sempre por empréstimo, na temporada seguinte (daí a maglia vermelha vestida na 'foto enigmática').
Desde 2004 brilha na Lazio.

sexta-feira, março 23, 2007

Serie A dá espaço para a Azzurra


Neste final de semana não haverá rodada da Serie A.
Isto porque a Azzurra joga na próxima quarta-feira per le qualificazioni agli Europei 2008 contra a Escócia, em Bari.
Para o jogo, importantíssimo para as pretensões italianas, o commissario tecnico Roberto Donadoni convocou os seguintes jogadores:
Goleiros: Abbiati (Torino) e Buffon (Juventus);
Defensores: Barzagli (Palermo), Cannavaro (Real Madrid / ESP), Materazzi (Internazionale), Oddo (Milan), Tonetto (Roma) e Zambrotta (Barcelona / ESP);
Meio-campistas: Ambrosini (Milan), Camoranesi (Juventus), De Rossi (Roma), Gattuso (Milan), Mauri (Lazio), Perrotta (Roma) e Pirlo (Milan);
Atacantes: Del Piero (Juventus), Di Natale (Udinese), Gilardino (Milan), Quagliarella (Sampdoria), Rocchi (Lazio) e Toni (Fiorentina).
Além deste grupo de 21 jogadores, participaram da prima parte del raduno azzurro o goleiro Amelia, os defensores Bonera e Pasqual e o meia Semioli, que acabaram retornando aos seus clubes.
Ficaram de fora da lista também os defensores Grosso e Zaccardo, além do atacante Iaquinta, todos infortunati, bem como Totti, que ainda não definiu se e quando retorna para a seleção.
No próximo sábado, dia 24, será a vez da Nazionale Under 21 da Itália entrar em campo, contra sua similar inglesa, na inauguração do novo estádio de Wembley.
Para o importante amistoso, o técnico Casiraghi chamou os seguintes jovens:
Goleiros: Curci (Roma) e Viviano (Brescia);
Defensores: Andreolli (Internazionale), Chiellini (Juventus), Coda (Udinese), Criscito (Genoa), Mantovani (Chievo), Potenza (Fiorentina) e Raggi (Empoli);
Meio-campistas: De Martino (Udinese), Lazzari (Piacenza), Montolivo (Fiorentina), Nocerino (Piacenza), Padoin (Vicenza), Paonessa (Vicenza) e Rosina (Torino);
Atacantes: Dessena (Parma), Lupoli (Derby County / ENG), Pazzini (Fiorentina), Pellè (Cesena) e Rossi (Parma).
O promissor Raffaele Palladino, da Juventus, havia sido chamado mas, por um problema no joelho, foi dispensado.

quarta-feira, março 21, 2007

L'Enigma



O enigma desta semana vai inovar um pouco... e perguntar quem é o jogador de vermelho na foto ao lado (Guerin Sportivo)?
Dica: joga no mesmo time do atleta que está com a camisa escura.
Quem será o(a) primeiro(a) a acertar?

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 19, 2007

'B' Em Pílulas


* Com uma tripletta do jovem Raffaele Palladino (foto ao lado - LaPresse), 22 anos, a Juventus venceu por 5 x 1 a Triestina, de virada;
* Os demais gols bianconeri foram anotados por Camoranesi e pelo búlgaro Bojinov;
* Genoa e Napoli, outros fortes candidatos a serem promovidos à Serie A, perderam de 2 x 1 - o Genoa para o Cesena e o Napoli para o Crotone;
* Outro que não venceu foi o Bologna que, jogando em casa, não superou o Mantova - 1 x 1 - e olha que o empate só saiu aos 94' com o artilheiro Bellucci;
* Quem aproveitou os desleixos foi o Piacenza, fez 3 x 0 no Frosinone, sendo todos os 3 gols marcados pelo talentoso Daniele Cacia, atacante que interessa a diversos grandes clubes, inclusive Internazionale;
* Com uma doppietta do atacante Alessandro Matri (scuola Milan) o Rimini venceu o Brescia, fora de casa, por 2 x 0.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Com mais uma vitória da Inter (a 24ª em 28 jogos) e apenas o empate da Roma nesta 29ª rodada, aumentou para 18 pontos a diferença entre as duas equipes, ponteiras da tabela, faltando apenas 10 partidas para o término da temporada.
Portanto, enquanto apenas aguarda a confirmação matemática do título, resta à Internazionale correr atrás de vários recordes europeus. Com 76 pontos alcançados até aqui (tendo mais 30 em disputa), a equipe nerazzurra de Milão tem tudo, por exemplo, para ultrapassar os 86 somados pela Juventus na temporada 2004/2005, máximo alcançado por uma equipe no Calcio (ainda que a marca tenha perdido a validade com o escândalo que resultou no rebaixamento da Juve à Serie B), ou os 92 do Real Madrid em 1996/1997, sob o comando de Don Fabio Capello.
Aliás, se conseguir manter a concentração e a motivação, os comandados de Roberto Mancini podem ultrapassar até mesmo a melhor marca alcançada em um campeonato europeu de ponta, pertencente ao Chelsea de Mourinho, que na temporada 2004/2005 firmou 95 pontos na Premier League!
Porém, se a Inter continuar jogando como atuou em Ascoli Piceno, a marca do time inglês restará hegemônica, vez que a vitória da líder contra um dos piores times do campeonato foi mais difícil do que o esperado.
De qualquer maneira, após um 1º tempo muito fraco, com as entradas de Adriano (na foto acima contra Foglio - Ap) e Crespo e um Figo inspiradíssimo, a 2ª etapa foi suficiente para o sueco Ibrahimovic fazer 2 gols e garantir mais 3 pontos para a equipe de Milão, que ainda viu Bonanni diminuir nos acréscimos.
Mas a rodada começou no sábado, quando a Sampdoria recebeu o Palermo no Luigi Ferraris e empatou em 1 x 1. A partida começou equilibrada, com o time de Gênova jogando no 4-4-2 com Quagliarella e Bonazzoli no ataque, enquanto i siciliani saíram com um 3-5-1-1, com il gioiello Cavani giocando alle spalle di Di Michele.
Ocorre que a expulsão do zagueiro Falcone (por falta em Fábio Simplício), ainda no 1º tempo, desmontou o esquema proposto por Novellino, que teve que sacar o meia Franceschini e inserir o defensor Sala, recuando o ótimo Quagliarella para o meio.
Daí o Palermo foi para cima dos donos da casa e abriu o marcador, merecidamente, com um belo gol do uruguaio Cavani (seu 2º em igual número de partidas na Serie A!), comprovando ter sido uma excelente contratação do presidente Zamparini durante o mercado invernale.
Mas uma falha terrível do zagueiro Barzagli e do goleiro Agliardi, muito bem aproveitada por Quagliarella (foto acima - Sampdoria), trouxe um inesperado equilíbrio alla sfida.
No final, o possesso palla del Palermo correspondeu aos impetuosi contropiede della Samp e o resultado foi justo (cabe ressaltar que o time da ilha da Sicília não vence há 7 partidas, desde a trágica Catania x Palermo).
No domingo, 3 times conseguiram boas vitórias jogando fora de seus domínios: o Chievo, que derrotou o Cagliari por 2 x 0 (tentos de Brighi e Bogdani); a Reggina, que superou um lastimável Catania por 4 x 1 no neutro Romeo Neri; e o Torino, que fez 3 x 0 no Messina (gols de Muzzi, Rosina e Stellone).
Destaque para o show calabrês no 2º tempo da partida de Rimini, quando Amoruso, Foggia (em uma inacreditável papera do goleiro Pantanelli), Bianchi (na foto ao alto à direita contra o peruano Vargas - Ansa) e Esteves anotaram os gols da Reggina, tendo Rossini descontado para o pobre Catania.
Se Fiorentina e Roma ficaram no 0 x 0 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/o-jogo-da-tv-parte-i-fiorentina-x-roma.html), o Milan manteve suas chances de chegar à Champions League derrotando uma ótima Atalanta pela contagem mínima, tento de Ambrosini.
Ronaldo e Ricardo Oliveira começaram jogando e até criaram boas chances de gol (ao lado, Ronaldo cara-a-cara com o goleiro Calderoni - Ap), mas terminaram substituídos por Seedorf e Gilardino.
No Ennio Tardini o Parma conquistou 3 importantíssimos pontos ao bater, também pelo placar mínimo, o Siena, tento de Gasbarroni (foto abaixo - Ansa).
Já a Udinese não economizou e fez 4 x 0 no Livorno, gols de Di Natale (2), Asamoah e do brasileiro Barreto, cobrando pênalti.
Por fim, na noite italiana, a Lazio mostrou ser o time mais em forma do campeonato e sapecou 3 x 1 no Empoli (vide 'O Jogo Da TV').
Eis a classificação, após 29 rodadas, lembrando que apenas Catania e Palermo já jogaram pela 22ª giornata e que Fiorentina (-15), Reggina (-11), Milan (-8), Lazio (-3) e Siena (-1) sofreram penalizações: 1º Internazionale (76 pts); 2º Roma (58); 3º Lazio (49); 4º Palermo (47); 5º Milan (43); 6º Empoli (42); 7º Fiorentina (37); 8º Sampdoria (35); 9º Udinese (35); 10º Atalanta (32); 11º Catania (32); 12º Torino (31); 13º Livorno (29); 14º Chievo (27); 15º Siena (27); 16º Cagliari (27); 17º Reggina (25); 18º Messina (24); 19º Parma (22) e 20º Ascoli (19).

Na Última Vez ...

domingo, março 18, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Empoli



Divertente! Assim foi o embate entre Lazio e Empoli, especialmente para os laziali.
Curiosa foi também a experiência de assistir a uma partida do Calcio em castelhano, com narradores, digamos, um pouco mais exaltados!
Voltando ao que interessa, foi uma partida muito gostosa de se assistir, principalmente em razão do ótimo futebol praticado pela banda de Delio Rossi, certamente a mais em forma na Serie A.
A receita, segundo a Gazzetta dello Sport, é bem simples: "in dieci dietro la linea del pallone, con Rocchi (isolato) a far salire la squadra e poi scaricare al compagno più vicino per l'uno-due che apre il gioco".
De registrar também a excelente forma técnica de alguns dos pilares da Lazio, especialmente o trio Mauri-Pandev-Rocchi.
Assim, aliando habilidade com extrema velocidade, a equipe da capital tem sido eficazmente micidale.
E foi mais uma vez face ao Empoli (na foto do alto à direita o zagueiro Lucchini disputa a bola com um adversário - Empoli)!
É verdade que o portiere toscano Balli deu uma ajudazinha no 1º gol da equipe da casa, marcado pelo excelente Pandev, mas a Lazio foi muito superior ao adversário durante toda a partida.
Tanto que o 2º tento aconteceu antes de completados os primeiros 30' de jogo, com Rocchi (na foto mais abaixo o atacante laziale, com proteção no nariz, marcado por Vanigli - Empoli) tendo aproveitado passe de Pandev para realizar sua 13º rete personale.
Daí em diante a Lazio soube administrar o resultado, forte na melhor defesa do campeonato e nas boas atuações de Behrami (na foto do alto à esquerda contra Tosto - Empoli) e do mediano Mudingayi, um verdadeiro muro.
No 2º tempo, o ítalo-marfinense Christian Manfredini acertou um belo petardo para fazer 3 x 0 antes que o argentino Almiron diminuísse nos derradeiros minutos, cobrando falta.
De consignar a substituição de Peruzzi por Ballotta aos 80', já que o goleiro reserva da Lazio, nascido em 03 de abril de 1964, é o jogador mais velho a atuar na Serie A em todos os tempos e a cada nova participação amplia seu recorde.
Por outro lado, fez sua estréia na Serie A o jovem atacante brasileiro Éder Citadin Martins, de apenas 20 anos, com passagem pela seleção sub 20 brasileira e que foi contratado em 2005 junto ao Criciúma.
O tabellino:
Lazio: Peruzzi (80' Ballotta); Behrami, Stendardo, Siviglia, Zauri; Mudingayi, Ledesma, Manfredini, Mauri (76' Belleri); Pandev, Rocchi (66' Makinwa). All. Rossi.
Empoli: Balli; Raggi, Vanigli (65' Éder), Lucchini, Tosto; Moro, Almiron, Buscè, Matteini (46' Pozzi), Vanucchi; Saudati (80' Adani). All. Cagni.
Gols: 8' Pandev, 27' Rocchi, 74' Manfredini, 94' Almiron.
Árbitro: Giannoccaro.
Cartões amarelos: Mudingayi, Moro e Almiron.

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Fiorentina x Roma



No aguardado confronto entre o 2º e o 3º melhores ataques da Serie A, que colocou frente à frente os artilheiros Totti e Toni, o destaque foi o portiere Sebastian Frey!
Isso mesmo, o goleiro viola (na foto abaixo à direita com um frustrado Totti - Fiorentina), definido como un acrobata tra i pali pela Gazzetta dello Sport e aniversariante do dia (27 anos), foi o grande nome do jogo envolvendo Fiorentina e Roma.
Após muito tempo, tive oportunidade de voltar a assistir a La Grande Giostra del Gol, programa da RAI International que discute a giornata da Serie A entrecortado por um jogo da Serie A.
Se já não estão mais o carequinha Gianfranco De Laurentis e a exuberante Ilaria D'Amico, Italo Cucci (ex-diretor da Guerin Sportivo) continua, juntamente com Vincenzo D'Amico e Carlo Brienza, fazendo um programa sensacional (a musiquinha que antecede aos gols é como uma injeção de adrenalina!).
Como esperado, a Fiorentina começou no 4-4-2 enquanto a Roma no seu já conhecido 4-5-1, com Totti fazendo as vezes de atacante.
O 1º tempo foi muito bom, apesar do 0 x 0 final, com Frey fazendo importantes defesas e impedindo os gols de Totti, Mancini e, principalmente, Perrotta. Na melhor oportunidade, o centrocampista della Nazionale aproveitou um cruzamento de Taddei para o centro da área e fuzilou o goleiro francês da Fiorentina, que defendeu di piede con un riflesso felino.
Pelo time de Florença, Toni (ao lado marcado por Ferrari - Fiorentina), também teve algumas boas oportunidades, mas o arqueiro brasileiro Doni da mesma forma não permitiu o grito de gol.
Porém, com Liverani, Montolivo, Jorgensen, Mutu e Toni, a equipe gigliata, senza filtro, claramente perdeu o confronto com os giallorossi na 1ª etapa, melhor postados e equilibrados em campo.
Para piorar, o capitão Dainelli si fa ingenuamente espellere per un fallo a metà campo su Totti, que direcionava suas arrancadas para cima do zagueiro desde que este havia recebido o primeiro giallo logo no início da gara, deixando o time de Florença com apenas 10 homens em campo a partir dos 34'.
Em inferioridade numérica e dominado em campo, o técnico Prandelli mudou tudo: fuori Jorgensen e Liverani, dentro Potenza in difesa (Ujfalusi si sposta in mezzo) e Blasi (na foto da direita contra o chileno Pizarro - Fiorentina) a centrocampo a fare legna.
Com as alterações, a Fiorentina voltou melhor no 2º tempo, reequilibrando a partida e criando boas chances de gol, com Toni, Mutu e até Pasqual.
A equipe de Spalletti também continuou chegando perto de abrir o placar, mas o aniversariante era Frey e o dia dele!
Tabellino:
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Dainelli, Gamberini, Pasqual; Pazienza, Liverani (36' Potenza), Montolivo, Jorgensen (36' Blasi); Mutu, Toni (84' Reginaldo). All. Prandelli.
Roma: Doni; Panucci, Ferrari, Mexes, Tonetto; De Rossi, Pizarro, Taddei (76' Wilhelmsson), Perrotta (81' Vucinic), Mancini (70' Tavano); Totti. All. Spalletti.
Árbitro: Paparesta.
Cartões amarelos: Dainelli, Mexes, Mutu e De Rossi.
Cartão vermelho: Dainelli.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o Milan é o clube que mais vezes teve o capocannoniere da Serie A?
* Que 16 foram os artilheiros da Serie A jogando pelo Milan, de Aldo Boffi em 1938/1939 até Andriy Schevchenko em 2003/2004, passando por Marco Van Basten (foto à direita - Guerin Sportivo) em 1989/1990 e 1991/1992?
* Que a Juventus teve o artilheiro da temporada em 11 ocasiões e a Internazionale em 10?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker