Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 19, 2008

Match Clou - 34ª Rodada 2007/2008



O 'Match Clou' desta 34ª giornata da Serie A tem tudo para ser um espetáculo repleto de gols!
Afinal, Sampdoria e Udinese ocupam posições muito dignas na tabela (respectivamente 6ª e 7ª colocações) e têm como diferenciais atacantes muito habilidosos.
Para o confronto, que será transmitido pela RAI a partir das 10h00 de domingo, o técnico blucerchiato Mazzarri não poderá contar com o goleiro titular Castellazzi, com o zagueiro Gastaldello e com o bom meia ofensivo Sammarco, os dois últimos squalificati.
Na meta, entra o promissor Mirante (à direita - Sampdoria), portiere di scuola Juve e com passagem também pelo Siena na Serie A.
De resto, no 3-5-2 preferido pelo allenatore ex Reggina, devem aparecer Campagnaro, Lucchini e Accardi; Palombo, Delvecchio, Maggio, Franceschini e Pieri; Cassano e Bellucci.
Do lado da Udinese, o bom treinador Marino terá que administrar as ausências do brasileiro Felipe e dos africanos Obodo e Asamoah, devendo preencher os postos no seu ofensivo 3-4-3 com: Handanovic; Zapata, Coda e Lukovic; D'Agostino, Inler, Mesto e Dossena; Pepe, Quagliarella e Di Natale.
Se o ala Pieri (à esquerda em ação - Sampdoria) será o ex di turno pela Samp, o retorno de Quagliarella (abaixo - Goal) à Gênova é muito aguardado, vez que o azzurro teve sua explosão vestindo exatamente a maglia doriana e sua saída da equipe depois da última temporada foi até surpreendente.
De qualquer maneira, embora alçado a condição de ídolo blucerchiato, Quagliarella não chega nem perto do atual treinador da Inter, Roberto Mancini, homem-recorde do confronto.
Com 7 presenças entre 1983 e 1997, Mancini é, ao lado de outros monstros doriani como Gaudenzio Bernasconi, Moneno Mannini, Fausto Salsano e Pietro Vierchowod, o jogador que mais participou do duelo com a Udinese.
Ademais, se não bastasse ter vencido todos os 7 confrontos (o 1º, em 1983 por 2 x 1, com o gol friulano sendo anotado por Edinho, e o último em 1997 por 4 x 0, com doppietta de Montella e tentos de Veron e Laigle), Mancio ainda realizou 6 gols no time de Friuli, sendo também o maior realizador do confronto.
Aliás, duelo que totaliza 27 edições em Gênova, com 15 vitórias da Samp, 8 empates e apenas 4 sucessos da Udinese, que fez 32 gols e sofreu 54.
Embora não tenha vencido muito em Gênova, a última vitória bianconera ocorreu recentemente, mais precisamente em 02 de maio de 2004, quando fez 3 x 1 na Samp comandada por Novellino, com os gols da Udinese de Spalletti anotados por Jankulovski, Pizarro e Iaquinta.
Já o último sucesso dos donos da casa aconteceu na temporada seguinte, quando, em 06 de janeiro de 2005, Flachi e um gol contra do goleiro De Sanctis construíram o placar de 2 x 0.
De lá para cá, dois empates, 1 x 1 na temporada 2005/2006 e 3 x 3 em 2006/2007, quando a Samp foi buscar um resultado que estava 0 x 3, tentos de Di Natale, Iaquinta, Asamoah, Delvecchio, Volpi e Flachi.
Por fim, como auspício, a maior goleada e também a partita con più gol aconteceu em 06 de fevereiro de 1994, ocasião na qual a Samp de Eriksson escalada com: Pagliuca; Mannini, Vierchowod, Sacchetti e Serena; Jugovic, Lombardo, Platt e Evani; Gullit e Mancini, fez 6 x 2 na Udinese, com o placar construído da seguinte forma: Platt aos 9', Jugovic cobrando pênalti aos 20', novamente Jugovic aos 30', Mancini aos 51', Pizzi e Desideri descontando, respectivamente, aos 52' e aos 58', o jovem Amoruso (que substituiu Gullit) aos 60' e mais uma vez Mancini, cobrando pênalti, aos 70'.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


O enigma desta semana é... extremamente fácil!
Afinal, desvendar a identidade do craque à esquerda (Omega) é muito simples, razão pela qual, para computar ponto em nosso desafio, o leitor terá que mencionar também todos os clubes pelo qual o jogador em questão atuou (agora, ficou difícil!).

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 18, 2008

Duelo dos líderes prossegue no final de semana


A stagione 2007/2008 entra em sua fase final (após essa rodada, a 34ª, ficarão faltando apenas outras 4) e Inter e Roma, separadas por apenas 4 pontos, continuam correndo atrás do desejado scudetto.
No sábado, com transmissão da RAI a partir das 13h00 (horário de Brasília), a Roma enfrenta o lanterna Livorno contando com o especial retorno do capitano Totti, importantíssimo reforço nesse sprint finale.
Na desesperada equipe livornese, o técnico Camolese vem inserindo aos poucos o jovem dinamarquês Bergvold (à direita - La Presse) que, como Il Pupone, vem de contusão.
Mas, o destaque dos visitantes no jogo de Roma deve ser a presença do atacante Tavano, dispensado pela Lupa na última temporada.
Um pouco mais tarde, às 15h30, acontece o interessantíssimo Fiorentina x Palermo, com transmissão ao vivo da RAI e da TV Esporte Interativo e pela ESPN em VT a partir das 19h00.
No domingo, o 'Match Clou' é o confronto Sampdoria x Udinese, com o aguardado duelo Cassano x Di Natale, que será transmitido apenas pela RAI às 10h00.
No mesmo horário, a ESPN e a TV Esporte Interativo prometem Milan x Reggina, enquanto a ESPN Brasil ficará com o duelo Catania x Lazio, mas apenas às 11h30 em VT.
Sempre às 10h00 (15h00 na Itália), jogam Atalanta x Juventus; Cagliari x Empoli; Parma x Napoli e Siena x Genoa.
Um pouco mais tarde, às 15h30, olho na ESPN Brasil, RAI ou TV Esporte Interativo, que transmitirão Torino x Inter.
Em situação delicada na Serie A, a tradicional equipe granata trocou de treinador durante a semana (saiu Novellino e retornou De Biasi, que acabou de deixar o Levante, lanterninha na Espanha) e terá alguns desfalques, como o corteggiato Paolo Zanetti, pretendido pela própria Inter para a próxima temporada.
De qualquer maneira, a esperança dos tifosi é que jogadores que estavam sendo pouco utilizados ultimamente, como o centromediano Corini (à esquerda - Goal) e o fantasista Rosina, voltem a dar o melhor de si na luta pela salvezza.
Na Inter, além dos infortunati di lunga data (Cordoba, Dacourt e Samuel), Mancini não poderá contar com os meias Figo e Vieira e com o atacante Ibrahimovic, devendo postar o romeno Chivu, mais uma vez, como meia e o jovem Balotelli ao lado de Cruz no ataque nerazzurro.

quinta-feira, abril 17, 2008

E Na Copa ...


A finalíssima da Copa Itália, que será disputada no dia 24 de maio próximo, ainda está totalmente em aberto, vez que as partidas d'andata delle semifinali, disputadas nesta última quarta-feira, foram marcadas, principalmente, pelo equilíbrio nos resultados.
Antes da bola rolar, era possível apontar Roma e Inter, as mandantes da ocasião e que protagonizaram as últimas 3 decisões do torneio, como francas favoritas a reeditarem mais uma final, mas, depois de um magro 1 x 0 contra o Catania no Olimpico e um ainda mais esquálido 0 x 0 contra Lazio no San Siro, resta tudo indefinido.
Em Roma, Spalletti optou por utilizar alguns jogadores pouco aproveitados na Serie A, como o goleiro Curci, o jovem lateral português Antunes, o meia Brighi (acima marcado por Tedesco - La Presse) e o atacante (escalado como ala) Esposito, enquanto Zenga, embora com a equipe ainda impegnata nella lotta salvezza, mandou a campo o que tinha de melhor, até porque ciente de que outra semifinal de Copa Itália para o Catania...
Mas, como de costume, quem resolveu foi mais uma vez o capitano Francesco Totti, que marcou um golaço logo no início da 2ª etapa (à esquerda - Grazia Neri).
Ao final, embora a Lupa tenha sido claramente superior durante toda a partida, o fracasso em converter essa superioridade em um placar mais dilatado satisfez o Catania, que ainda soube ser perigoso em algumas ocasiões, principalmente explorando as descidas de Gazzola sulla fascia destra.
Já em Milão o placar ficou no 0 x 0 mesmo, apesar de Inter e Lazio terem protagonizado um confronto aberto e que teve na cabeça de Burdisso e nos pés de Rocchi (mais abaixo saltando Materazzi - Grazia Neri) as melhores chances de gol.
A nota negativa ficou por conta da contusão sofrida pelo português Figo (acima preparando uma finta em Ledesma - Grazia Neri), que teve que deixar o gramado aos 39' do 1º tempo com um problema muscular e acabou por prejudicar bastante o esquema proposto por Mancini, que já havia mandado a campo uma formação tipo due, dando espaço a giovani como os meias Francesco Bolzoni (18 anos) e Luca Siligardi (20 anos) durante o transcorrer da peleja.
Tudo somado, contrariando prognósticos antecipados, é possível afirmar, como o fez o periódico Gazzetta dello Sport, que "il Catania può ancora coltivare sogni di finale" e que "la Lazio vuole la finale con più convinzione".
É aguardar o próximo dia 07 para conferir!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, abril 16, 2008

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns à Lady Cyntia, que foi categórica: "Massimo Marazzina!".
Pois é, como também consignaram Hugo Ribeiro e JP, o jogador à esquerda é o avante Massimo Marazzina (Guerin Sportivo), que jogou a 2ª parte da temporada 2003/2004 no Modena.
Crescido no vivaio da Inter, Marazzina passou depois por Foggia, Chievo, Reggina, de novo Chievo, Roma, Sampdoria, Modena, Torino, Siena e, finalmente, Bologna, clube que defende desde gennaio de 2006.
Na equipe Felsinei (à direita - Macchiavelli), Marazzina assumiu o posto de principal atacante desde a saída de Bellucci, que passou à Sampdoria nesta temporada.
Atualmente, Marazzina é um dos principais artilheiros da Serie B, já tendo anotado 20 gols.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, abril 14, 2008

'B' Em Pílulas


* A 35ª rodada da Serie B, disputada no último dia 12, foi marcada pelo match Chievo x Bologna, respectivamente 1º e 2º colocados na tábua de classificação;
* No final, um 1 x 1 que satisfez ambas as equipes, com Valiani anotando o gol rossoblù e Pellissier (abaixo sua corsa - Chievo) o do empate clivense;
* Vitória sensacional foi a do Brescia sobre o Albinoleffe (que caiu para a 4ª colocação) em pleno Atleti Azzurri D'Italia por 3 x 2, gols de Tacchinardi (B), Caracciolo (B), Serafini (A), Cellini (A) e Taddei (B);
* O atacante Riccardo Taddei, cresciuto nella Fiorentina e autor do gol da vitória da Leonessa, entrou aos 75', anotou o seu tento aos 82' e foi expulso aos 83'!;
* A 3ª colocação agora é do Lecce, que venceu, de virada, o Modena, também fora de casa, por 2 x 1, tentos de Antonazzo, Tiribocchi e Perna, este último contra;
* Com Fiore em campo, o Mantova venceu o Treviso por 2 x 1, com uma doppietta de Denis Godeas, capocannoniere da Serie B com 23 gols;
* O Pisa non riesce più a segnare e chegou ao seu 4º empate consecutivo, desta vez com o Messina no Arena Garibaldi, tendo ainda seu artilheiro Castillo expulso;
* O lanterninha da Serie B é o Ravenna dos experientes Iuliano e Olive, que nesta rodada venceu o Piacenza por 1 x 0, tento de Ferrario.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


O duelo continua! Restando 5 rodadas para o final do campeonato, Internazionale e Roma permanecem separadas por apenas 4 pontos no topo da classificação, deixando o verdetto final ainda em aberto, até porque a tabela guarda dificuldades similares para ambas as contendentes.
Nesta 33ª giornata, enquanto a Inter deu mostras de sua força e passou, com autoridade, sobre uma sempre determinada Fiorentina (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/04/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html), o grande destaque foi a Roma, que derrotou a forte Udinese em plena Udine por 3 x 1, interrompendo uma série de 7 resultados úteis do time bianconero, que ainda largou na frente com Di Natale aos 52', aproveitando um malinteso entre o goleiro Doni e o defensor Panucci, que discutiram asperamente após o lance.
Mas, com grande atuações de seus homens de frente, a Lupa Capitolina reverteu o placar rapidamente com golaços de Vucinic (com assistência do ex Pizarro - ao lado, com Tonetto, tentando impedir a passagem do friulano Pepe - La Presse) e Taddei (passe de De Rossi, após jogada de Totti), tendo completado o marcador no final em sensacional jogada coletiva concluída pelo francês Giuly, que sacramentou o sucesso romanista.
Se as 3 agremiações ponteiras (Inter, Roma e Juventus) venceram na rodada, o mesmo não se pode dizer de suas mais próximas seguidoras, já que, além da Fiorentina (4º lugar), também Milan (5º), Sampdoria (6º) e a já citada Udinese (7º) perderam seus duelos.
Como o Milan também teve um adversário muito indigesto na rodada - a Juventus (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/04/o-jogo-da-tv-parte-i-juventus-x-milan.html), o grande tropeço foi o da Sampdoria, que perdeu para a até então lanterninha Reggina por 1 x 0, tento do sempre presente Brienza, concluíndo jogada criada pelo capitano Cozza.
Já o maior rival da Samp, o Genoa, venceu, e bem, fazendo 3 x 0 em um cada vez mais triste Torino, totalmente dominado pela squadra comandada por Gasperini, que construiu o resultado com gols de Di Vaio, Borriello (que realizou seu 19º stagionale) e Sculli.
Excelente resultado foi o também obtido pelo Napoli, que se redimiu da derrota frente ao Catania na última rodada com um consistente 2 x 0 sobre a Atalanta, tendos de seus astros Hamsik e Lavezzi (à esquerda contra Bellini - Ansa).
Já o Catania de Walter Zenga acabou derrotado no derby siciliano por 1 x 0, gol palermitano anotado pelo baixinho Miccoli, cobrando falta.
Agora, vitória importantíssima na zona salvezza foi a conseguida pelo até pouco virtualmente rebaixado Cagliari, que fez 2 x 1 no agora último colocado Livorno jogando no Armando Picchi, com uma doppietta do giovane Acquafresca que rebateu o gol inicial anotado pelo veterano zagueiro Galante.
Por fim, Lazio x Siena ficaram no 1 x 1, tentos de Mutarelli e Loria (em plena Zona Cesarini), mesmo resultado de Empoli x Parma, onde marcaram Lucarelli (ao lado contra Marianini - Grazia Neri) e Giovinco.
Lembrando que Juventus x Parma, partida adiada da 31ª giornata, será recuperada na próxima quarta-feira, a classificação está assim: 1º Internazionale (75 pts); 2º Roma (71); 3º Juventus (61); 4º Fiorentina (56); 5º Milan (52); 6º Sampdoria (52); 7º Udinese (51); 8º Genoa (45); 9º Napoli (43); 10º Palermo (42); 11º Atalanta (41); 12º Lazio (40); 13º Siena (38); 14º Torino (34); 15º Catania (32); 16º Cagliari (32); 17º Parma (31); 18º Reggina (30); 19º Empoli (30) e 20º Livorno (29).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, abril 13, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Internazionale x Fiorentina



Infelizmente, para o campeonato, Inter x Fiorentina foi uma gara a senso unico, com os nerazzurri padroni do jogo do começo ao fim.
Com Crespo e Suazo no banco, Mancini apostou mais uma vez na promessa Balotelli, postando o jovem atacante italiano (sim, o ragazzo é italiano!) ao lado do argentino Cruz, com Vieira, Cambiasso, Zanetti e Stankovic formando um dos meios de campos mais fortes da atualidade (certamente o é no Calcio).
E foi exatamente o gigante pupilo do mister francês Raymond Domenech o protagonista dos minutos iniciais da partida, criando duas boas oportunidades que apenas não resultaram na imediata vantagem interista graças às intervenções de Ujfalusi e Frey, este último um ex com atuação exuberante, responsável direto pelo placar não ter sido mais dilatado ao final do jogo.
Efetivamente, excluídas umas esparsas descidas de Mutu (à direita perseguindo o capitano Zanetti, autor de uma excelente prestação - Grazia Neri) e de Kuzmanovic, o 1º tempo foi integralmente tingido de azul e preto, embora tenha terminado 0 x 0, principalmente devido as intervenções do arqueiro Frey em conclusões de Cruz, Zanetti e Balotelli.
Na 2ª etapa, a Inter voltou ainda mais determinada, consciente de que só a vitória conservaria os 4 pontos de vantagem sobre a Roma e, faltando apenas mais 5 rodadas, o título bem perto de Via Durini.
E foi La Grande Saucisse (como é conhecido o francês Patrick Vieira), com direito ao famoso 'drible da vaca', que criou a ocasião que resultou no 1º tento interista, anotado pelo excelente meia Cambiasso (à esquerda com Pazzini - Grazia Neri), que, bem colocado, não teve muito trabalho para colocar a Inter em vantagem aos 10'.
Aí, foi a vez de Prandelli inserir Vieri no posto de Pazzini, com Bobone, muito fischiato pelos seus antigos tifosi, logo criando uma situação perigosa - desperdiçada pelo argentino Santana.
Se i viola sprecano, a Inter no: Balotelli, lançado por Cruz, aproveitou uma linha de impedimento mal formulada por Gamberini & Cia. e, cara-a-cara com Frey, deslocou o goleiro com uma bonita conclusão de destro para sacramentar 2 x 0 (abaixo a conclusão do atacante palermitano - Afp)!
Daí, de nada adiantou as entradas de Osvaldo e Pasqual, pois a torcida interista já cantava: Vinceremo il tricolor!
O tabellino:
Inter: Júlio César; Maicon, Burdisso, Materazzi (72' Chivu), Maxwell; Vieira, Cambiasso, Zanetti, Stankovic (88' Figo); Balotelli (77' César), Cruz. All. Mancini.
Fiorentina: Frey; Jorgensen, Gamberini, Ujfalusi, Gobbi; Kuzmanovic, Liverani (78' Osvaldo), Montolivo (71' Pasqual); Santana, Pazzini (56' Vieri), Mutu. All. Prandelli.
Gols: 55' Cambiasso, 62' Balotelli.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Gamberini, Vieira e Balotelli.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o campeonato italiano de 1906 contou, assim como o anterior, com a participação de 5 equipes de 3 regiões diferentes, sendo que, após as eliminatórias regionais, seria disputada uma fase nazionale em forma de triangular, com jogos de ida e volta, de onde sairia o campeão?
* Que este torneio, o 9º campionato italiano di calcio, foi um dos mais conturbados da história, começando com a decisão do Genoa de não comparecer ao confronto contra o Milan em Milão depois de considerar ter sido prejudicado contra a Juventus?
* Que o Milan (foto acima) acabou campeão com a desistência da Juventus, decorrente da não aceitação do campo do Milanese para a realização da ripetizione do spareggio disputado em Turim e terminado 0 x 0 em 29 de abril?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker