Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 03, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Torino



Incrível! La sindrome di San Siro colpisce ancora. Depois de 11 rodadas e 6 jogos como mandante, o Milan continua sem vencer, em Milão, na Serie A 2007/2008. Foram quatro empates e duas derrotas, nem sempre contra esquadrões imbatíveis: 1 x 1 com a Fiorentina; 1 x 1 com o Parma; 1 x 1 com o Catania; 0 x 1 contra o Empoli; 0 x 1 contra a Roma e; agora, 0 x 0 com o Torino.
Apesar da partida ter terminado sem gols, foi um confronto interessante.
Para começar, foi possível acompanhar a boa estréia do veloce e habilidoso atacante David Di Michele (à direita sendo perseguido por Brocchi - Torino) com a camisa do Toro, já que terminada sua suspensão a causa del suo coinvolgimento nel caso calcioscommesse.
E com o Folletto di Guidonia (como é conhecido Di Michele) jogando ao lado de Ventola e com o genietto Rosina um pouco mais atrás (o uruguaio Recoba não pode participar da partida), o Torino não atuou retrancado e em determinadas ocasiões chegou com bastante perigo ao gol defendido por Dida.
Porém, no todo, o Milan foi muito superior (a ponto de ter tido 64,2% da posse de bola e 81,09% de acerto nos passagi positivi - 513, contra 66,08% do Torino, que só realizou 286 passes), mas não soube converter as oportunidades, despediçadas principalmente por um Gilardino em dia não muito feliz na frente.
Mas nem tudo foi culpa de Gila, vez que o goleiro Sereni foi muito bem e a defesa granata, comandada pelo bom Comotto, impecável.
Ancelotti ainda alterou o esquema tático da equipe rossonera inserindo Inzaghi no lugar de Brocchi e Serginho no de Favalli, mas com Kaká em giornata no, coube apenas ao regista Pirlo (à esquerda contra o também regista Corini - Milan) tentar alguns chutes de fora da área, mas sem sucesso.
No final, 0 x 0 e la crisi, strisciante, continua.
O tabellino:
Milan: Dida; Cafu, Nesta, Kaladze, Favalli (63' Serginho); Brocchi (63' Inzaghi), Ambrosini, Pirlo, Seedorf (abaixo em ação - Milan) (80' Gourcuff), Kaká; Gilardino. All. Ancelotti.
Torino: Sereni; Comotto, Natali (82' Di Loreto), Dellafiore, Lanna; Corini, Zanetti, Motta (56' Bottone), Rosina; Ventola (46' Bjelanovic), Di Michele. All. Novellino.
Árbitro: Tagliavento.
Cartões amarelos: Bjelanovic, Di Michele, Bottone e Corini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Lazio x Fiorentina



Quem te viu, quem te vê! Classificada para a Champions League na última temporada, a Lazio abriu a 11ª rodada da Serie A 2007/2008 recebendo a Fiorentina no Olimpico e confirmou sua péssima fase ao perder a partida por 1 x 0.
O problema não foi a derrota em si, mas o que deixou de apresentar em campo.
Aliás, foi um joguinho bem abaixo das expectativas, a ponto de só terem sido efetuados 3 tiri in porta durante todos os 90': 2 pelos visitantes e 1 pelos donos da casa!
Para completar, até a jogada do gol foi bisonha: o bom zagueiro brasileiro Cribari foi recuar uma bola de cabeça, mas acabou tirando-a do alcance do arqueiro Ballotta, que correu até a linha de fundo para impedir o escanteio e, ao não deixar a pelota sair pelo fundo do campo, deixou la palla nos pés do oportunista Pazzini, que só teve o trabalho de jogá-la para o fundo das redes (foto do alto, à direita - Richiardi)!
De resto, se de um lado Prandelli poupou Mutu e Vieri, com o romeno entrando apenas no final da partida no lugar de um incolor Osvaldo, a Lazio sentiu muito a ausência de Pandev e a pouca profundidade de seu elenco, vez que jogadores como Makinwa e Tare deixam muito a desejar tecnicamente.
É verdade que o argentino Scaloni ainda tentou algumas conclusões da entrada da área, mas a única outra chance de gol concretíssima ocorreu novamente nos pés de Pazzini, que aproveitou um belo lançamento de Donadel (à esquerda em ação - Fiorentina) para acertar o travessão.
Sem maiores delongas, eis o tabellino da partida:
Lazio: Ballotta; Scaloni, Stendardo, Cribari, Zauri; Firmani (71' Mudingayi), Mutarelli, Ledesma, Manfredini (46' Meghni); Makinwa (74' Tare), Rocchi. All. Rossi.
Fiorentina: Frey; Potenza, Gamberini (20' Dainelli), Koldrup, Pasqual; Kuzmanovic (55' Pazienza), Donadel, Liverani, Montolivo; Pazzini, Osvaldo (70' Mutu). All. Prandelli.
Gol: 19' Pazzini.
Árbitro: Dondarini.
Cartões amarelos: Pazzini, Pasqual, Mutarelli, Mutu e Mudingayi.
Cartão vermelho: Mutarelli (que mais uma vez bateu, bateu e bateu!).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 11ª Rodada 2007/2008



Não é sem razão que o confronto Juventus x Internazionale é conhecido como o Derby d'Italia. Afinal, se não fosse a passagem da Juve pela Serie B na temporada passada, este seria o único embate realizado em todas as 75 temporadas do campeonato italiano disputado em girone unico.
Ademais, o 'Match Clou' da 11ª rodada reúne 42 títulos italianos (27 da Juventus e 15 da Internazionale) e deverão começar jogando 11 jogadores que estiveram na última Copa do Mundo.
Isso porque os franceses Boumsong e Vieira, o argentino Burdisso, o brasileiro Adriano, o sérvio Stankovic e o italiano Materazzi não participarão da partida, bem como os atacantes Cruz e Iaquinta, além do meia Tiago, deverão ficar como opções no banco.
Portanto, Claudio Ranieri deve mandar a campo os seguintes jogadores: Buffon (à esquerda - La Presse); Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Nocerino, Cristiano Zanetti, Camoranesi e Nedved; Del Piero e Trezeguet.
Já Roberto Mancini deve escalar a Inter da seguinte forma: Júlio César; Maicon, Samuel, Cordoba e Chivu; Dacourt, Cambiasso, Javier Zanetti e Figo; Ibrahimovic e Crespo.
Dentre os vários confrontos particulares que podem ser extraídos de uma partida tão importante como esta, o mais sugestivo é o que envolve os atacantes nemici-amici Trezeguet e Ibrahimovic, líderes da tábua de artilheiros da Serie A, respectivamente com 10 e 7 gols.
Aliás, na última vez que as equipes se enfrentaram, na temporada 2005/2006, a Juventus venceu por 2 x 0 tendo como dupla de ataque inicial, exatamente, o francês Trezeguet (à direita - La Presse) e o sueco Ibrahimovic (mais abaixo - Inter), que estará voltando a Turim pela 1ª vez desde que se transferiu, não sem polêmicas, à Internazionale.
Portanto, Ibracadabra que se prepare para ouvir muitos elogios ...
Apesar da rivalidade das equipes, o confronto em Turim não é muito equilibrado: são 52 vitórias bianconeri, 12 empates e apenas 10 sucessos nerazzurri, que levam grande desvantagem também no número de gols - 135 a 58!
A maior goleada sofrida pela Beneamata foi exatamente contra a Juventus: 9 x 1 em 10 de junho de 1961 com 6 gols do maior artilheiro do embate ... cuja identidade será revelada pelos nossos leitores (vide a 'L'Enigma' - http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/lenigma.html).
Mas a Inter venceu 2 dos últimos 3 confrontos disputados contra a Vecchia Signora em Turim: 1 x 0 na temporada 2004/2005 (gol de Cruz) e 3 x 1 na anterior (doppietta de Cruz e gol de Martins, com o uruguaio Montero descontando no final).
Os recordistas de presenças no embate são os fedelissimi da Inter Giuseppe Bergomi e Giacinto Facchetti, com 16 jogos cada, enquanto o ex-presidente bianconero Giampiero Boniperti, com 14 partidas, é o juventino mais presente no Derby d'Italia.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Em tempos de Derby d'Italia e no dia em que o Calcio Serie A completa seu 1º aniversário (clap, clap, clap), o presente é para os nossos leitores!
Daí o enigma da semana ser bem fácil: quem é o craque ao lado (Raisport), o maior artilheiro do embate Juventus x Internazionale?
Na quarta-feira os acertadores deste 'L'Enigma' especial!
Até lá, vamos participar da enquete no final do blog!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, novembro 02, 2007

Serie A não para no final de semana


Em uma semana repleta de calcio, a Serie A continua neste final de semana com a realização da 11ª rodada da temporada 2007/2008.
O destaque é, sem qualquer dúvida, o 'Match Clou' Juventus x Internazionale, que será o jogo deferido de domingo e terá transmissão da ESPN Internacional e da RAI a partir das 17h30 (horário de Brasília).
No sábado, no mesmo horário, tem Milan x Torino com transmissão da ESPN Brasil, RAI e TV Esporte Interativo.
Ainda sem Ronaldo (mas que já está treinando com o grupo), o Milan pretende confirmar sua ascensão e para vencer pela 1ª vez na temporada jogando no San Siro deverá começar com Seedorf, Kaká (à direita - Guerin Sportivo) e Gilardino, autores de 14 gols na Serie A até aqui.
Se não bastasse a dificuldade natural de pegar o Milan, Walter Novellino ainda tem vários problemas para escalar o Toro, já que Franceschini, Barone, Grella e Recoba estão indisponíveis, assim como os jovens Rubin e Vailatti. A única boa nova é que a suspensão do atacante Di Michele terminou e o ágil atacante contratado junto ao Palermo poderá fazer, finalmente, sua estréia com a maglia granata.
Um pouco mais cedo, ainda no sábado, ocorre o quase 'Match Clou' Lazio x Fiorentina, que terá transmissão da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 15h00.
No domingo, às 12h00, ocorrem os demais 07 embates, com destaque para Empoli x Roma (ESPN Internacional) e Genoa x Palermo (ESPN Brasil e RAI).
Completam a rodada: Cagliari x Sampdoria; Catania x Atalanta; Livorno x Udinese; Napoli x Reggina e Parma x Siena, onde o prometente meia Luca Cigarini (à esquerda - Grazia Neri) pode começar jogando.

quinta-feira, novembro 01, 2007

'B' Em Pílulas


* No big match da 12ª giornata da Serie B 2007/2008 o Albinoleffe passou pelo Chievo por 1 x 0 em Verona, gol da antiga promessa parmegiana Francesco Ruopolo (à direita o lance que definiu a partida - Chievo);
* Com a vitória externa, o time de Bergamo tem agora o mesmo número de pontos (26) que o líder Brescia;
* Brescia que foi derrotado pelo Spezia por 1 x 0, tento do defensor Alberto Bianchi;
* Destaque para o antigo atacante do Chievo, Denis Godeas, autor de uma tripletta na vitória do Mantova de 4 x 1 sobre o agora lanterna Cesena;
* Vitória importante foi a do Avellino sobre o Ravenna por 3 x 2, que propiciou aos bianco-verdi deixaram o último posto na tabela;
* Quem perdeu a chance de voltar à liderança do torneio foi o Pisa, que apenas empatou em casa com o Modena em 3 x 3, tripletta de Bruno para os visitantes e doppietta de Cerci e gol de Castillo para os mandantes.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada na qual todos os reais concorrentes ao Scudetto venceram, a líder Internazionale goleou o Genoa por 4 x 1.
Mas a grandeza do placar não reproduz exatamente o que foi a partida: embora a Inter tenha merecido a vitória (na foto à direita - Inter - confronto de brasileiros - Maicon contra Fabiano), o Genoa fazia jus à um placar mais apertado.
Ademais, construída com gols de Cordoba, Cambiasso, Konko (para o Genoa), Suazo e Cruz (cobrando pênalti), a goleada registrou mais uma polêmica envolvendo o atacante brasileiro Adriano que, ao saber que sequer ficaria no banco, abandonou o estádio.
Agora, quem fez feio mesmo foi a outra equipe de Gênova, a Sampdoria, que sucumbiu por 5 x 0 frente ao Milan em pleno Luigi Ferraris (à esquerda, o brasiliano Serginho contra Maggio - Milan), tentos de Kaká, Gilardino (2), Gourcuff e Seedorf, todos no 2º tempo (mas já na 1ª etapa os rossoneri tinham alcançado a incrível marca de 70% da posse de bola). E pensar que a Samp não havia sofrido ainda um golzinho sequer em casa...
Resultado expressivo também foi alcançado pela Juventus, que sapecou 3 x 0 no Empoli, hat-trick de Trezeguet (abaixo, à esquerda, cobrando o pênalti do 1 x 0 - La Presse), agora capocannoniere isolado do torneio com 10 gols.
De consignar que, com os gols, Trezeguet chegou a 150 com a gloriosa maglia bianconera da Juventus, bem como a boa atuação do meia português Tiago e o retorno de Camoranesi aos gramados. Sem ter tanto para comemorar, o Empoli terminou a partida com apenas 9 jogadores em campo, já que o goleiro Balli e o atacante Volpato se contundiram depois de efetuados os 3 cambi, o que provocou que o atacante Saudati fizesse as vezes de portiere nos minutos finais.
Por fim, o veterano Vieri (à direita em ação - Giovannozzi), em sua 1ª aparição como titular na Serie A em mais de 2 anos, decidiu para a Fiorentina una bella partita disputada contra o Napoli, que mais uma vez atuou de forma bastante consistente, mas acabou penalizada per gli errori do avançado Sosa.
Quem também conquistou 3 importantes pontos foi a Udinese, que passou pelo Torino por 2 x 1 em uma gara bastante interessante, onde predominaram os jovens valores (a equipe de Udine tem l'età media più bassa della Serie A enquanto o Toro alinhou ragazzi di belle speranze como Bottone, Motta, Rosina e Vailatti) e os gols foram marcados por Floro Flores, Inler e Ventola.
Surpreendente foi o sucesso (o 1º no campeonato in corso) do Livorno em Reggio Calabria por 3 x 1, resultado que pode custar o cargo do treinador da Reggina Ficcadenti. Apelidado de Derby della Paura pela péssima posição das equipes na tabela, o resultado foi construído com gols de Pulzetti, Valdez (contra) e Rossini para a equipe toscana, enquanto Amoruso firmou o empate provisório para os calabreses.
Além de Roma 3 x 2 Lazio (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-roma-x-lazio.html), completaram a rodada 3 empates: Atalanta 2 x 2 Cagliari, gols de Fini (C), Capelli (A), Matri (C) e Doni (A); Palermo 1 x 1 Parma, tentos de Morrone aos 3' e Amauri (na foto mais abaixo o brasileiro fugindo do zagueiro Marco Rossi - Grazia Neri) aos 89' cobrando pênalti; além de Siena 1 x 1 Catania, gols de De Ceglie e Vargas, sendo que Maccarone desperdiçou um pênalti para os donos da casa.
Classificação atualizada depois de 10 rodadas: 1º Internazionale (24 pts); 2º Roma (21); 3º Juventus (20); 4º Fiorentina (20); 5º Udinese (18); 6º Atalanta (15); 7º Napoli (14); 8º Catania (14); 9º Palermo (14); 10º Milan (13); 11º Genoa (13); 12º Torino (11); 13º Sampdoria (11); 14º Lazio (10); 15º Parma (10); 16º Cagliari (9); 17º Siena (8); 18º Empoli (8); 19º Livorno (5) e 20º Reggina (5).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Com a chegada do mês de novembro é hora de comemorações aqui no Calcio Serie A! Afinal, o blog estará completando 1 ano no próximo dia 03. Neste período, foram quase 600 postagens e mais de 16.000 visitantes - a todos os nossos mais sinceros agradecimentos.
E em outubro a bola não parou por aqui: a 'O Jogo Da TV' abordou 9 partidas de 4 rodadas da Serie A 2007/2008, que ainda tiveram seus principais acontecimentos relatados na 'Panorama Da Rodada', enquanto a Serie B foi alvo da ''B' Em Pílulas'.
Já as campanhas dos times italianos nas competições européias foram tratadas na 'A Itália Na Europa', enquanto a 'Gli Azzurri' abordou as participações das seleções italianas treinadas por Donadoni e Casiraghi em seus compromissos.
Postada aos domingos, a 'Você Sabia' trouxe, como de costume, curiosidades acerca do Calcio, enquanto a interativa 'L'Enigma' questionou, toda semana, a identidade de um jogador em uma foto, colocando à prova o conhecimento dos nossos leitores.
A especialíssima 'Momento Panini', na qual é abordada, sempre às terças-feiras, a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, trouxe especiais com o renascido (autor de 3 doppiette no mês) Alberto Gilardino (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/momento-panini-alberto-gilardino.html) e com o sempre verde Christian Panucci (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/momento-panini-christian-panucci.html).
A 'PontoCom' prosseguiu em sua jornada de analisar os websites dos times da Serie A e em outubro visitou as páginas do Catania (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/pontocom-catania.html) e do Empoli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/pontocom-empoli.html).
Outra coluna especial, a 'Memorabilia', onde são narradas, às quintas-feiras, histórias de jogadores que já encerraram a carreira mas que não foram esquecidos pelos tifosi da Serie A, destacou The Iceman Bergkamp (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/memorabilia-bergkamp.html) e o fantástico Gigi Meroni (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/memorabilia-meroni.html).
Por fim, mas não por último, a 'Match Clou' trouxe especiais com os principais jogos das rodadas, destacando Internazionale x Napoli na 7ª, Roma x Napoli na 8ª, Milan x Roma na 9ª e, finalmente, Roma x Lazio na 10ª!
Obrigado a todos!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, outubro 31, 2007

O Jogo Da TV - Roma x Lazio



A Lazio fez o primeiro e também o último gol, mas quem venceu o Derby nº 161 foi a Roma, por 3 x 2!
Foi um jogaço, digno das tradições de Roma x Lazio.
Sem Totti e com Panucci no posto de Cicinho, a Roma começou omericamente sonnecchiante e foi a Lazio que largou na frente, com o endiabrado Tommaso Rocchi (sul filo del fuorigioco) aproveitando um belíssimo lançamento de Pandev para vencer o francês Mexes e di sinistro bater Doni (à direita - Cito).
Daí, quando 4' mais tarde o veterano Ballotta negou, por duas vezes seguidas, o gol a Vucinic (que entrou na área sozinho, após receber lançamento milimétrico de Juan), parecia que o dia seria laziale.
Porém, logo depois o atacante montenegrino protagonizou um belo triangolo basso com o brasileiro Mancini e concluiu no canto esquerdo para, desta vez não dando chance para Ballotta, empatar a partida (à esquerda a comemoração pelo gol de empate - Grazia Neri).
Com o empate, o ritmo da partida diminuiu um pouco, mas não a ponto de ficar morna ou sem situações de perigo, tanto que a Lupa Capitolina conseguiu a virada antes do intervalo: mais uma bela tabelinha romanista, desta vez entre Mancini e Mexes e gol do brasileiro (na foto mais abaixo contra o capitano Zauri - Medichini)!
Para a 2ª etapa, a Lazio voltou com o fantasista Meghni no lugar de Manfredini e disposição para alcançar o empate, chegando a pressionar la retroguardia giallorossa sem, contudo, criar chances cristalinas de gol.
Oportunidade que a Roma, quando teve, transformou em mais um gol - belíssimo por sinal!
Realmente: delizioso tocco de Vucinic para Perrotta que, com um chapéu, tirou o arqueiro laziale e colocou a pelota no fundo das redes - delírio no Olimpico!
Mas ainda não havia terminado: aos 25', con una punizione-capolavoro, o argentino Ledesma colocou a Lazio de novo na partida.
Evidentemente, como é praxe em todo Derby, a gara prosseguiu disputada com elevado tasso agonistico, com os Aquilotti buscando o empate, sem sucesso, porém.
Ao final, em rodada que todos venceram na zona nobile, a Roma permaneceu a -3 da Inter capolista, enquanto a Lazio continuou perigosamente estacionada nos 10 pontos.
O tabellino do grande jogo ficou assim:
Roma: Doni; Panucci, Mexes, Juan, Cassetti; De Rossi, Pizarro (87' Brighi), Mancini (74' Giuly), Perrotta, Tonetto; Vucinic (89' Cicinho). All. Spalletti.
Lazio: Ballotta; De Silvestri, Stendardo (84' Makinwa), Cribari, Zauri; Mudingayi (68' Firmani), Mutarelli, Ledesma, Manfredini (46' Meghni); Pandev, T. Rocchi. All. Rossi.
Gols: 12' T. Rocchi, 18' Vucinic, 42' Mancini, 56' Perrotta, 70' Ledesma.
Árbitro: G. Rossi.
Cartões amarelos: Vucinic, Cassetti, De Rossi, Pandev, Mutarelli e Pizarro.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Em uma semana repleta de calcio, os aplausos vão para nosso leitor de além-mar JP e aos também sempre participantes Lady Cyntia e Michel Costa, que desvendaram que o jogador à esquerda (Onze) é o sérvio, mas croata de nascimento, Sinisa Mihajlovic.
Lo Zingaro transcorreu quase toda sua carreira na Itália, onde passou 14 temporadas e vestiu as camisas de Roma, Sampdoria, Lazio e Internazionale, clube no qual atualmente exerce a função de allenatore in seconda (foto à direita - Inter), auxiliando seu ex-companheiro de Sampdoria e Lazio Roberto Mancini.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Match Clou - 10ª Rodada 2007/2008



L'infortunio al collo del piede destro rimediato contro lo Sporting Lisbona in Champions non è stato ancora superato e Totti sequer foi convocado para integrar o grupo romanista que vai enfrentar a Lazio no 'Match Clou' da 10ª rodada da Serie A 2007/2008!
Basta conhecer apenas um pouquinho da história do Derby della Capitale e da personalidade de Francesco Totti para constatar o quanto deve ser penosa esta ausência, até porque o capitano giallorosso, com apenas 31 anos, já é o jogador que mais vezes atuou no confronto tendo o mando de campo da Roma - 11 vezes.
De qualquer maneira, sem poder contar com seu principal jogador, Luciano Spalletti vai manter o montenegrino Vucinic - decisivo nos últimos 2 compromissos da equipe - no ataque, contando com o auxílio do habilidoso trio Mancini (à direita - Empics), Perrotta e Tonetto (abaixo - também Empics), este último avançado de lateral para ala.
Defensivamente, a Lupa Capitolina deverá ir com Doni no gol e uma linha de quatro composta por Cicinho, Mexes, Juan e Cassetti, tendo De Rossi e Pizarro como protetores no meio de campo.
O treinador da Lazio, Delio Rossi, por sua vez, teve una notizia buona e una cattiva no último treinamento: o argentino Ledesma treinou normalmente e poderá voltar à equipe depois de quase 1 mês, mas o suíço Behrami continua a letto con la febbre e deverá ser substituído pelo jovem De Silvestri ou pelo esperto Scaloni.
De resto, é certo o retorno do capitão Zauri, mas também estão confirmadas as ausências dos vários Del Nero, Diakhite, Mauri e Siviglia, sendo que estes 2 últimos, principalmente, fazem muita falta em um elenco já limitado.
Assim, a equipe celeste deve começar com o veterano Ballotta (abaixo - Ap), em ótima fase, não obstante os mais de 43 anos; De Silvestri, Stendardo, Cribari e Zauri; Mutarelli, Mudingayi, Ledesma e Manfredini; Pandev e Rocchi.
Com mando de campo da Roma, foram 63 confrontos válidos pela Serie A até aqui, com 21 vitórias giallorossi, 30 empates e 12 sucessos bianconeri, que anotaram 52 gols e levaram 76.
Aliás, caso a Lazio não vença a partida de hoje, completarão 10 anos desde seu último sucesso no derby, ocorrido no dia 1º de novembro de 1997, quando, com gols de Mancini (o atual treinador da Internazionale), Casiraghi e Nedved os Aquilotti de Eriksson superaram os Lupi de Zeman (curiosamente, tanto Eriksson quanto Zeman treinaram ambas as equipes em suas carreiras) por 3 x 1, com Delvecchio marcando o gol da Roma.
Marco Delvecchio, por sua vez, é o maior artilheiro do embate, tendo estufado as redes da Lazio por 7 vezes entre 1997 e 2001.
Nas últimas 3 temporadas ocorreram 3 empates, sendo que a última vitória da Roma ocorreu na stagione 2003/2004, quando, com tentos dos brasileiros Mancini e Emerson, Capello venceu Roberto Mancini.
Naquele 09 de novembro de 2003, a Roma jogou com Pelizzolli; Zebina, Samuel e Panucci; Emerson, Dacourt, Mancini, Lima e Totti; Montella (depois Carew) e Cassano (depois De Rossi), enquanto a Lazio retrucou com Sereni; Oddo, Negro, Stam e Favalli; Dabo, Giannichedda, Liverani (depois Albertini) e Stankovic; Sérgio Conceição (depois Simone Inzaghi) e Corradi.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

terça-feira, outubro 30, 2007

Quarta-feira vai ser recheada de emoções


A quarta-feira vai ser mais do que especial para os amantes do calcio! Afinal, extraordinariamente, a 10ª rodada da Serie A 2007/2008 vai ser disputada neste meio de semana.
E o trabalho vai ter que terminar mais cedo - a partir das 17h30 tem o 'Match Clou' Roma x Lazio na ESPN Internacional, na RAI e na TV Esporte Interativo!
Mas não é só! A rodada ainda reserva o sensacional duelo Gênova x Milão: Inter x Genoa no Giuseppe Meazza (com transmissão da ESPN Brasil, sempre às 17h30 - horário de Brasília) e Sampdoria x Milan no Luigi Ferraris.
Pelo lado da Internazionale, com Júlio César e Toldo indisponíveis, caberá ao portiere Orlandoni (à direita - Inter) defender a meta nerazzurra.
Já Gasperini não tem maiores problemas para montar o Genoa, mas promete fazer, ao menos, um pequeno turn-over, por entender que o time gastou muita energia no último embate com a Fiorentina.
No Milan, a pressão é enorme em decorrência dos últimos resultados negativos e o treinador Carlo Ancelotti vai buscar la cura, provavelmente, com Kaká e Gilardino, que reencontrou o caminho do gol ultimamente.
Mesmo sem Cassano, a Samp vai tentar tirar proveito da crise rossonera e Mazzarri promete lançar Montella desde o início, mesmo com o atacante não estando em sua plenitude física.
Completam a rodada: Atalanta x Cagliari no Atleti Azzurri D'Italia; Fiorentina x Napoli no Artemio Franchi de Florença; Juventus x Empoli no Olimpico de Turim; Palermo x Parma no Renzo Barbera; Reggina x Livorno no Oreste Granillo; Siena x Catania no Artemio Franchi (MPS Arena) de Siena e Udinese x Torino no Friuli, com o astro Rosina (à esquerda - Liverani) em campo.
Em razão da realização destes jogos, as colunas 'Momento Panini', 'PontoCom' e 'Memorabilia' não serão postadas nesta semana.

segunda-feira, outubro 29, 2007

'B' Em Pílulas


* O Brescia voltou à liderança da Serie B ao vencer o Triestina por 4 x 1, com destaque para o avante húngaro Róbert Feczesin, autor de uma doppietta;
* Com apenas 21 anos, Feczesin é um atacante bastante perigoso que já tem 3 partidas e 2 gols pela seleção principal da Hungria;
* Os demais gols bresciani foram anotados por Mannini e Possanzini (à direita - Zanardelli), que chegou a 7 na temporada;
* Ajudou o Brescia a derrota do Pisa para o Grossetto por 2 x 0;
* Foi a 1ª vez, em 6 oportunidades, que o Pisa não venceu fora de casa no campeonato;
* A 3ª colocação é do Chievo, que derrotou fora de casa o deludente Piacenza, de virada, por 3 x 1, tentos de Padalino, Bentivoglio, Pellissier e Marcolini;
* Quem também venceu longe de seus domínios foi o Lecce, que bateu o Rimini por 3 x 2, com o brasileiro Jeda anotando um dos gols da equipe derrotada.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 9ª rodada foi a mais pobre da Serie A 2007/2008 em número de gols até aqui - apenas 16 foram anotados nas 10 partidas disputadas, incluíndo 3 resultados em 0 x 0.
Ainda assim, não faltaram emoções nos 2 principais jogos da giornata: Milan 0 x 1 Roma (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-milan-x-roma.html) e Napoli 3 x 1 Juventus.
Aliás, no embate entre os recém promovidos Napoli e Juventus também sobrou polêmica!
Afinal, cerca de 60.000 espectadores viram Del Piero inaugurar o marcador para os visitantes logo no primeiro minuto do 2º tempo e pouco depois comemoraram o empate materializado através do uruguaio Gargano. Aí, o árbitro Bergonzi marcou 2 pênaltis inexistentes contra a Juventus (chamem o Moggi de volta!), que Domizzi (à direita, no alto, sua comemoração - Ansa) converteu para estabelecer números finais no placar.
Para tornar o sábado inesquecível para os tifosi do Torino, a equipe granata ainda venceu o Cagliari por 2 x 0 (para saber mais, acesse http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-i-torino-x-cagliari.html).
No domingo, ficaram no 0 x 0 Palermo x Inter (à esquerda uma disputa envolvendo o brasileiro Fábio Simplício e o argentino Walter Samuel - Inter), Siena x Reggina e o deferido Genoa x Fiorentina (vide link Na Última Vez ... ao final do post).
Outras 3 partidas terminaram 1 x 0 - e sempre com o sucesso dos visitantes!
Além do 'Match Clou' que registrou a vitória da Roma sobre o Milan por 1 x 0 no San Siro, a Lazio, jogando no Olimpico, também foi derrotada por 1 x 0 pela Udinese, graças a gol do ganês Asamoah. O resultado, se não foi supreendente, ao menos evidencia a equivocada avaliação do presidente Lotito e de toda a dirigência laziale em considerar o plantel da equipe apto a disputar, simultaneamente, a Serie A e a Champions League, pois foi cristalino o desgaste apresentado, tendo o veterano Ballotta (43 anni e 208 giorni) sido o melhor em campo!
Por fim, a Atalanta superou o Empoli, sempre por 1 x 0, no Carlo Castellani, tento do capitano nerazzurro Doni, che ribadisce in rete un colpo di testa di Carrozzieri (à direita disputando a bola com o atacante Saudati - Ansa).
Para melhorar um pouquinho a péssima média de gols da rodada, no Angelo Massimino o Catania venceu a Sampdoria por 2 x 0, gols de Mascara no início e do uruguaio Martinez ao final do 1º tempo, e o Parma derrotou o Livorno por 3 x 2.
Neste jogo de desesperados, o lanterna Livorno mostrou estar in evidente crescita e teve seus 2 gols anotados por Tavano, que fez una grande prestazione, enquanto o Parma, cujos gols foram marcados pelos italianos Morrone, Paci e Morfeo (na foto mais abaixo o seu gol - Grazia Neri), demonstrou um bom padrão de jogo.
Depois de 9 rodadas, a classificação da Serie A ficou assim: 1º Internazionale (21 pts); 2º Roma (18); 3º Fiorentina (17); 4º Juventus (17); 5º Udinese (15); 6º Napoli (14); 7º Atalanta (14); 8º Palermo (13); 9º Catania (13); 10º Genoa (13); 11º Torino (11); 12º Sampdoria (11); 13º Milan (10); 14º Lazio (10); 15º Parma (9); 16º Cagliari (8); 17º Empoli (8); 18º Siena (7); 19º Reggina (5) e 20º Livorno (2).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, outubro 28, 2007

O Jogo Da TV (Parte III) - Genoa x Fiorentina



O último jogo da 9ª rodada foi repleto de luta e determinação, mas nenhum gol - Genoa e Fiorentina ficaram no 0 x 0.
Não era bem o que os prognósticos indicavam, já que ambas as equipes começaram postadas de maneira bastante ofensiva, com o trio Leon, Borriello e Sculli de um lado e Semioli (à direita contra Leon - Fiorentina), Pazzini e Mutu do outro.
Porém, lamentavelmente, não foram muitas as chances de gols criadas durante os 90', ainda que alguns jogadores, inclusive atacantes como o hondurenho Leon e o romeno Mutu (abaixo dentre dois marcadores - Fiorentina), tenham mostrado muita disposição.
Da mesma forma, não é possível acusar os treinadores - Gasperini e Prandelli - por omissão, vez que o rossoblu promoveu as entradas dos atacantes Di Vaio e Figueroa (que fez sua estréia na Serie A depois de longo período de convalescência), assim como do lateral brasileiro Fabiano, enquanto o viola apostou nos também avantes Vieri e Osvaldo, bem como no inteligente meia Liverani (mais abaixo contra Leon - Ansa), que entrou no lugar do suíço Kuzmanovic.
Se não era dia para gols, ao menos a partida serviu para confirmar a qualidade do Genoa, recém promovido da Serie B, mas que, tudo somado, foi melhor em campo: teve mais posse de bola e foi travolgente sui corner - 8 x 1!
O tabellino:
Genoa: Rubinho; Konko, Bovo, Bega; Paro, Juric (84' Fabiano), Rossi, Danilo; Leon, Borriello (82' Figueroa), Sculli (63' Di Vaio). All. Gasperini.
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Gamberini, Koldrup, Pasqual; Donadel, Kuzmanovic (64' Liverani), Montolivo; Semioli, Pazzini (73' Vieri), Mutu (84' Osvaldo). All. Prandelli.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Juric, Sculli, Leon, Ujfalusi, Montolivo, Vieri e Koldrup.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker