Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, outubro 27, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Torino x Cagliari



Há muito se diz que futebol é bola na rede e, exatamente por melhor aproveitar as oportunidades criadas, o Torino bateu o Cagliari por 2 x 0 neste sábado na partida que abriu a 9ª rodada da temporada 2007/2008.
Em verdade, o time do treinador Marco Giampaolo foi melhor em quase tudo: posse de bola (55,5% contra 45,5% do Torino), chutes a gol (12 a 5), escanteios (10 a 3) e até nos contrasti vinti (68 a 43), mas perdeu no quesito mais importante - nos gols!
Jogando muito pelas laterais, especialmente com o fantasista Foggia e aproveitando bens as ofensivas dos alas Ferri (no alto marcando o atacante Ventola - Torino) e Del Grosso, a equipe da Sardenha deu um nó tático no Toro de Novellino, mas foi completamente inoperante nas conclusões - "l'unica colpa degli uomini di Giampaolo" nos dizeres da Gazzetta dello Sport.
Ademais, os gols do Torino também só surgiram fortuitamente e quando o match já se encaminhava para terminar como começou - 0 x 0!
O 1º nasceu de uma jogada de Stellone (que fez sua estréia na temporada), mas contou com una deviazione do meia Parola que acabou servindo o habilidoso Rosina que, frente a frente com o goleiro Fortin, completou para o gol (foto à esquerda - Torino).
Em desvantagem, o treinador Giampaolo ainda colocou o argentino Larrivey no lugar do avante Matri e o bomber da U 21 italiana Acquafresca no posto do meia Fini, mas foi novamente o Torino quem marcou - ou melhor, foi até o Cagliari, mas Ferri jogou contra o próprio patrimônio e decretou 2 x 0 no marcador.
O tabellino:
Torino: Sereni; Comotto, Di Loreto, Dellafiore, Lanna; Corini, Bottone, Vailatti (54' Stellone), Rosina, Recoba (39' Motta); Ventola (66' Malonga). All. Novellino.
Cagliari: Fortin; Ferri, Bianco, Bizera, Del Grosso; Budel, Conti, Parola (84' D'Agostino), Fini (75' Acquafresca), Foggia; Matri (82' Larrivey). All. Giampaolo.
Gols: 71' Rosina, 86' Ferri (contra).
Árbitro: Mazzoleni.
Cartões amarelos: Budel e Lanna.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 9ª Rodada 2007/2008



Milan x Roma é o 'Match Clou' da 9ª rodada da Serie A 2007/2008!
O clássico, de muita tradição, aponta franco favoritismo do clube rossonero se analisado o retrospecto: são 72 partidas realizadas em Milão, com 42 vitórias do Milan, 17 empates e apenas 13 vitórias da Lupa Capitolina, que fez 71 gols e sofreu 132.
Porém, nos últimos anos o confronto tem sido bastante equilibrado, sendo que nas últimas 5 vezes que as equipes se encontraram no San Siro aconteceram 3 vitórias rossoneri, 1 empate e 1 sucesso giallorosso, mas sempre com não mais que 1 gol de diferença.
O sueco Gunnar Nordahl (à esquerda - Guerin Sportivo), autor de 7 gols em 4 partidas nos anos 1950 (apesar de também ter jogado na Roma, este recorde de Il Pompiere foi integramente construído com a maglia rossonera), é o maior artilheiro do embate, enquanto Paolo Maldini, com 18 presenças, supera os também milanistas Franco Baresi e Gianni Rivera (ambos com 17) como o jogador mais presente no confronto.
Maldini que está entre os 19 convocados pelo técnico Ancelotti (para quem o confronto tem um sabor todo especial, vez que, como jogador, dividiu sua carreira exatamente entre Roma e Milan) para a partida. Com as ausências dos laterais Oddo e Jankulovski, os brasileiros Cafu (abaixo - Empics) e Serginho devem começar como titulares, com Nesta e Kaladze como centrais.
Na meta, outra novidade, pois Kalac deve deixar Dida no banco.
Do meio para frente o Milan deve começar com o trio Ambrosini-Gattuso-Pirlo (abaixo, à esquerda - Empics) mais plantado, enquanto o duo Seedork-Kaká deve ter mais liberdade para ajudar Gilardino, autor de uma doppietta pela Champions League, isolado no ataque.
Na Roma, Spalletti tem problemas mais sérios para se preocupar, já que não poderá contar com Aquilani, Esposito, Taddei e... Totti!
Apesar da ausência do artilheiro e capitano, os giallorossi devem continuar insistindo no 4-2-3-1, com Panucci (Cicinho tem sido uma grande decepção), Mexes, Juan e Cassetti; De Rossi e Pizarro; Mancini, Perrotta e Tonetto; Vucinic (à direita - Empics).
Na temporada passada, vitória da Roma por 2 x 1, doppietta de Totti e tento de Brocchi, com uma apagada atuação de Ricardo Oliveira.
Naquela ocasião (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/o-jogo-da-tv-i-milan-x-roma.html), o Milan completou 3 derrotas consecutivas na Serie A e já evidenciava os problemas que o tirariam da disputa pelo Scudetto.
Mas na stagione 2005/2006 os brasiliani brilharam: vitória rossonera por 2 x 1 com gols de Kaká e Amoroso, este último em sua despedida dos gramados italianos, enquanto o zagueiro Mexes marcou o gol do time da capital.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



A 'L'Enigma' desta semana quer saber: quem é o jogador de cabelos desgranhados à esquerda (Onze)?
Dica: já encerrou a carreira, mas continua no meio futebol.
Na próxima quarta-feira os fabulosos sherlocks!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, outubro 26, 2007

Serie A continua no sábado e domingo


Poderiam duas equipes recém promovidas da 2ª divisão protagonizarem o principal jogo da 9ª rodada da Serie A 2007/2008? Se estas equipes forem Juventus e Napoli...
Porém, como além de Napoli x Juventus a rodada deste final de semana reserva o espetacular confronto Milan x Roma (domingo a partir das 12h00 com transmissão da ESPN Internacional e da RAI), este último foi escolhido como 'Match Clou', até porque o embate do San Paolo (que ocorrerá no sábado) não será (!!!) transmitido para o Brasil!
Pelo Napoli, o treinador Edy Reja deverá repetir o 11 inicial que começou contra a Roma, com o argentino Lavezzi (à direita - Newpress) ao lado do uruguaio Zalayeta na frente.
Na Juventus, com Ranieri e Nedved suspensos, as boas novas são os retornos de Camoranesi e Marchionni entre os convocados, sendo que apenas o 1º deve participar da partida - e começando do banco.
Mas a rodada começa um pouco mais cedo, às 14h00 (sempre horário de Brasília), com o jogo Torino x Cagliari (ESPN Internacional e RAI prometem transmitir a partida), que é uma ótima oportunidade de ver em ação os baixinhos e azzurri Rosina (1,68 m) e Foggia (1,72 m), além do sempre interessante Recoba.
Na domenica, além do citado Milan x Roma, jogam Catania x Sampdoria; Empoli x Atalanta; Lazio x Udinese (a ESPN Brasil promete veicular o jogo em VT a partir das 16h00); Palermo x Inter (ESPN Brasil às 12h00); Parma x Livorno; Siena x Reggina e o deferido Genoa x Fiorentina, que terá transmissão da ESPN Internacional e RAI a partir das 17h30.
Este último jogo também merece ser acompanhado com atenção, até porque são 2 clubes que praticam um futebol ofensivo com 3 atacantes cada: enquanto o Genoa deve vir com Leon, Borriello (à esquerda, um pouco mais no alto - Guerin Sportivo) e Sculli (com o azarado argentino Figueroa como opção), a Fiorentina deve começar apostando no trio Semioli-Pazzini-Mutu.

quinta-feira, outubro 25, 2007

A Itália Na Europa


Foi uma bela semana para os times italianos na Europa, que venceram 3 dos 5 confrontos que disputaram.
Logo na terça-feira, tanto Inter quanto Roma venceram, ainda que com alguma dificuldade, seus compromissos pela Uefa Champions League por 2 x 1.
De qualquer maneira, a vitória da Internazionale em Moscou sobre o CSKA, somado ao empate de 0 x 0 entre PSV Eindhoven e Fenerbahce, colocou os nerazzurri, que ainda farão 2 dos 3 próximos jogos em casa, na liderança do Grupo G.
Depois de sair perdendo (gol do brasileiro Jô), a Inter contou com um pouco de ajuda dos próprios moscovitas para chegar ao sucesso, já que o 1º gol, anotado pelo argentino Crespo (na foto acima contra o goleiro Mandrykin - Ap), surgiu após un'ingenuità di Krasic, enquanto o 2º, marcado pelo também argentino Samuel, contou com enorme cumplicidade do arqueiro russo, que não conseguiu segurar uma cabeçada relativamente fácil.
Já a Roma conquistou 3 pontos fundamentais ao derrotar o Sporting de Lisboa no Olimpico, também por 2 x 1, em partida na qual os giallorossi sofreram mais do que era preciso, vez que o capitano Totti teve que ser substituído ainda no 1º tempo e o brasileiro Mancini desperdiçou uma penalidade máxima quando o placar indicava empate em 1 x 1.
No final, com gols de Juan (à esquerda - Afp) e do montenegrino Vucinic (abaixo - Afp), tendo Liedson marcado para os Leões, a Roma alcançou a vice-liderança do Grupo F.
Na quarta-feira, esquecendo um pouco a crise que atravessa na Serie A, o Milan fez 4 x 1 nos ucranianos do Shakhtar Donetsk, gols de Gilardino (2) e Seedorf (2), em jogo bastante disputado no qual o goleiro Kalac teve uma excelente atuação - roba da Dida d'altri tempi.
Apesar de tudo isto - os 2 golaços de Seedorf, o oportunismo de Gilardino ou as defesaças de Kalac -, o melhor em campo foi Il Principe Kaká (abaixo em ação - Reuters), autor de mais uma prestação sensacional.
A única derrota italiana na UCL ficou a cargo da Lazio, que perdeu para o Werder Bremen no Weserstadion por 2 x 1. Sem poder contar com sua zaga titular ou com o trequartista Mauri e com Pandev e Rocchi em giornata no, a equipe celeste sucumbiu diante do vice-líder da Bundesliga (abaixo, à direita, Zauri e Stendardo marcam o brasileiro Diego - Ansa) e terminou o 1º turno da Champions League em último na sua chave (a C), ainda que a disputa pela 2ª vaga esteja em aberto, principalmente porque a Lazio, com 2 pontos, enfrentará o Olympiacos (4) e o próprio Werder Bremen (3) em casa.
Por fim, o único representante italiano na Copa U.E.F.A. dominou, dominou e dominou o Villarreal em pleno estádio El Madrigal, saiu na frente com Vieri (abaixo - Fiorentina), mas cedeu o empate nos últimos minutos, mais precisamente aos 88', quando o defensor Capdevilla anotou o gol do Submarino Amarelo aproveitando cruzamento do U 21 italiano Giuseppe Rossi.
Nesta semana, excepcionalmente, não serão editadas as colunas 'Momento Panini', 'PontoCom' e 'Memorabilia'.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, outubro 24, 2007

L'Enigma - La Soluzione

Desta vez as congratulações vão apenas para o Michel Costa, o único acertador de que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o raçudo volante Christian Brocchi (à direita em uma foto de dezembro de 2003 - Getty Images), atualmente no Milan e que, por evidente, já jogou também no Verona (entre 1998 e 2000).
Além do Hellas e do Milan, Brocchi também defendeu o Pro Sesto, o Lumezzane, a Internazionale e a Fiorentina.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, outubro 22, 2007

'B' Em Pílulas


* O Pisa se consolidou como líder da Serie B ao vencer o Piacenza por 3 x 1 com uma doppietta do argentino José Castillo (à direita um dos gols do camisa 9 pisano - Masotti);
* Agora, o atacante de 32 anos nascido em Buenos Aires é um dos artilheiros do campeonato com 8 tentos ao lado do italiano Francesco Lodi, atleta do Frosinone mas de propriedade do Empoli;
* O Brescia venceu o Lecce por 2 x 1 em pleno Via Del Mare, mas perdeu a chance de voltar à liderança ao clamorosamente ser derrotado pelo Mantova por sonoros 3 x 0 no Mario Rigamonti em jogo adiado da 9ª giornata;
* Em partida bastante movimentada o Chievo superou por 3 x 2 o Ravenna, com o gol decisivo sendo anotado pelo zagueiro brasileiro César, o que manteve a equipe de Verona em 3º lugar;
* A 4ª colocação é do Bologna, que passou pelo Treviso por 1 x 0, tento do atacante Marazzina;
* Na rabeira da tabela está o Avellino, que não passou de um 0 x 0 com o Albinoleffe em casa.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Na rodada que começou com o fantástico 4 x 4 entre Roma e Napoli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-i-roma-x-napoli.htmlnapoli.html), L'Imperatore Adriano voltou a balançar as redes depois de 6 meses e garantiu a vitória da Internazionale por 1 x 0 sobre a Reggina (à direita o brasileiro em ação - Inter) em um Oreste Granillo sob forte chuva.
Apesar do time calabrês ter atuado sem vários titulares, os 3 pontos não vieram com tranquilidade para a equipe nerazzurra, que teve no goleiro Toldo sua principal figura.
Quem venceu com mais facilidade, já no domingo, foi a Fiorentina, que dominou o derby toscano contra o Siena e aplicou 3 x 0 no adversário, com destaque para a dupla Pazzini-Mutu, responsável pelos 2 primeiros gols do time de Florença, enquanto o veterano (mas ainda muito útil) Vieri completou o marcador.
A grande decepção da rodada ficou por conta do Milan, que perdeu para o Empoli, em pleno San Siro, por 1 x 0, tento do ex Saudati (à esquerda marcado de perto por Gattuso - Bazzi). De nada adiantou o retorno do ícone Maldini e a escalação da dupla Gilardino-Inzaghi no ataque, pois a equipe rossonera mais uma vez demonstrou sua Kaká-dipendenza, que foi poupado com vistas ao jogo contra o Shakhtar Donestk na próxima quarta.
O lanterna Livorno foi outro que perdeu em casa, sendo derrotado pela Lazio também por 1 x 0, tento do excelente Pandev.
Foi o primeiro sucesso esterno laziale, enquanto o Livorno, que estreou o técnico Camolese, continou sem vencer na temporada, mostrando que o antigo allenatore do Torino vai ter que mostrar muito trabalho para fazer a equipe amaranto permanecer na Serie A no próximo ano.
Outra equipe que também está na zona de rebaixamento é o Parma, que perdeu o duelo dos gemelli Zenoni (à direita o blucerchiato Cristian contra o ex Gasbarroni - Sampdoria) por 3 x 0 para a Sampdoria, tento de Montella e doppietta de Bellucci, que tiveram ótimas atuações e arrancaram aplausos dos tifosi presentes ao Luigi Ferraris.
Além de Udinese x Palermo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-udinese-x-palermo.html), outras duas partidas terminaram empatadas no domingo: Atalanta x Torino e Cagliari x Catania.
Enquanto na Sardenha o jogo terminou 1 x 1 (tentos de Terlizzi e Matri), em Bergamo a partida acabou 2 x 2 (Rosina e Tissone à esquerda - Cerescioli), com os donos da casa realizando 2 x 0 (através do brasileiro Ferreira Pinto e de Doni) e, mesmo com um homem a mais em campo (o granata e ex bergamasco Natali foi expulso aos 24' do 2º tempo), permitindo o empate do Toro, alcançado com gols de Ventola e Motta (ambos também com passado pela Atalanta).
Por fim, no jogo da noite de domingo na Itália, a Juventus acabou com a série de 3 vitórias do Genoa e se manteve na perseguição à Internazionale ao fazer 1 x 0, tento do capitano Del Piero aos 36' del primo tempo.
Assim, eis a classificação da Serie A atualizada: 1º Internazionale (20 pts); 2º Juventus (17); 3º Fiorentina (16); 4º Roma (15); 5º Palermo (12); 6º Genoa (do meia Milanetto, à direita contra Nocerino - La Presse) (12); 7º Udinese (12); 8º Napoli (11); 9º Sampdoria (11); 10º Atalanta (11); 11º Milan (10); 12º Catania (10); 13º Lazio (10); 14º Torino (8); 15º Cagliari (8); 16º Empoli (8); 17º Siena (6); 18º Parma (6); 19º Reggina (4) e 20º Livorno (2).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, outubro 21, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Udinese x Palermo



Udinese e Palermo jogaram no Friuli e empataram em 1 x 1 pela 8ª rodada da Serie A 2007/2008.
Foi uma partida interessante que terminou com um resultado justo construído de maneira pouco ortodoxa, vez que a Udinese foi amplamente superior no 1º tempo e foi para o vestiário perdendo por 1 x 0, enquanto o time siciliano dominou o 2º tempo, mas acabou cedendo o empate exatamente na 2ª etapa.
Com o tridente ofensivo Quagliarella, Asamoah e Di Natale, os comandados de Pasquale Marino começaram ostensivamente no ataque, enquanto a equipe de Stefano Colantuono iniciou muito tímida, buscando apenas esporádicos contra-ataques.
Porém, exatamente em um contropiede saiu o gol palermitano, anotado pelo brasileiro Amauri (abaixo sua comemoração - Debernardi) con un diagonale basso (à direita - Eurosport).
Embora tenha continuado dominando as ações, a Udinese não conseguiu alcançar o empate ainda na 1ª etapa, principalmente pela pouca inspiração de seus atacantes na hora da conclusão.
Apesar dos mesmos jogadores terem retornado do intervalo, a partida mudou radicalmente no 2º tempo, com um Palermo mais eficaz no possesso della palla e no controle do meio de campo, onde o ala Diana começou a aparecer no apoio.
Ocorre que foi a vez da Udinese marcar, em gran giocata di Asamoah (abaixo sua inusitada comemoração - Debernardi), que deixou o azzurro Barzagli completamente atordoado.
Depois, aos 29', Di Natale fez uma grande jogada e serviu o ganês Asamoah no meio da área que, completamente livre, chutou clamorosamente alto e desperdiçou a chance da virada.
Ainda se sucederam algumas boas oportunidades (como a que Amauri chutou para defesa de Handanovic aos 32'), mas o jogo terminou mesmo 1 x 1, o que acabou sendo um resultado giusto.
Udinese: Handanovic; Zapata, Felipe, Lukovic; Mesto, D'Agostini, Inler, Dossena; Quagliarella (70' Floro Flores), Asamoah (85' Pepe), Di Natale. All. Marino.
Palermo: Fontana; Zaccardo (75' Cassani), Barzagli, Rinaudo, Capuano; Migliaccio (22' Guana), Fábio Simplício, Diana, Bresciano (85' Cavani), Caserta; Amauri. All. Colantuono.
Gols: 17' Amauri, 65' Asamoah.
Árbitro: Stefanini.
Cartões amarelos: Bresciano e Felipe.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o Milan é o clube italiano mais vezes campeão da Uefa Champions League, totalizando 7 conquistas (na foto abaixo o capitão Cesare Maldini antes da final de 1963, disputada contra o Benfica - Getty Images), seguido de Internazionale e Juventus, cada uma com 2 títulos?
* Que o Milan é também a equipe italiana que mais venceu a hoje extinta Coppa delle Coppe - duas vezes, enquanto Fiorentina, Juventus, Lazio, Parma e Sampdoria venceram a competição em uma oportunidade?
* Que Internazionale e Juventus, com 3 conquistas cada, são os maiores ganhadores da Copa U.E.F.A., enquanto o Parma venceu a competição em duas temporadas e Napoli e Roma (ainda enquanto Coppa delle Fiere) em uma?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker