Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, outubro 13, 2010

L'Enigma


O campeonato italiano retorna no próximo final de semana e a 'L'Enigma' escolheu o confronto Sampdoria x Fiorentina, que ocorrerá no domingo, para instigar os amigos do Calcio Serie A a arriscarem um palpite.
Com ambos os times em situação delicada na tabela, a partida promete muitas emoções e, para quem quiser uma sugestão, na temporada 2005/2006 deu Samp por 3 x 1, com gols de Palombo (S), Toni (F), Tonetto (S - acima a comemoração de seu gol - Sampdoria) e Flachi (S).
Vale lembrar que para concorrer a uma flâmula oficial da Internazionale (igualzinha a da imagem ao lado, medindo 28 x 20 cm) e um exclusivo certificado do blog basta palpitar o placar final da partida aqui mesmo neste post!
Inalterada, a classificação deste que é o III Desafio Calcio Serie A permanece assim: 1º Michel Costa (9 pts); 2º Leonardo Mafra (8); 3º JP (5); 4º Pai (4); 5º Alcindo e Raphael Zerlottini (3); 7º Afonso, Braitner Moreira, Lucas e Tiago (2) e 11º Cyntia, Diogo Araujo Triginelli, Eduardo Carvalho, Hugo Ribeiro, Marra, MP e Sérgio André (1).
Vamos participar!

Marcadores:

terça-feira, outubro 12, 2010

Memorabilia - Bertoni

No último dia 28 de setembro completaram-se 30 anos que Bertoni, cobrando magistralmente uma falta, estufou as redes do barbudo Zaninelli no confronto Fiorentina x Catanzaro, válido pela 3ª rodada do campeonato italiano da temporada 1980/1981.
Aquele gol (que pode ser assistido no vídeo ao final do post) entrou para a história não por decidir um título, mas sim por ter sido o primeiro anotado por um estrangeiro após a reabertura das fronteiras do futebol italiano, fechadas havia mais de 10 anos.
O argentino Daniel Ricardo Bertoni foi um dos 11 pioneiros que desembarcaram na Bota em junho de 1980 (era permitido apenas 1 único straniero por equipe) e, trazendo o título de campeão do mundo com a Argentina em 1978 (tendo marcado, inclusive, o último dos gols da finalíssima contra a Holanda) na bagagem (acima, Bertoni na Copa do Mundo disputada na própria Argentina - Storie di Calcio), foi também o mais caro, tendo custado aos cofres da famiglia Pontello algo próximo de 2 miliardi 800 milioni, cerca do dobro do que pago pela Roma por Falcão na mesma época.
Proveniente do espanhol Sevilla, Bertoni, vencedor de 3 Libertadores com o Independiente na década de 1970, era um puntero rápido e habilidoso, ótimo driblador, dotado de um bom feeling com o gol e que, apesar da recepção um pouco fria dos tifosi viola (temerosos de que o albiceleste viesse a substituir o beniamino Antognoni, à época cotado para se transferir à Roma), logo conquistou um espaço importante junto a Fiesole.
Depois de uma temporada apenas regular, Bertoni foi um dos principais protagonistas do campeonato 1981/1982 (ao lado uma formação da Fiorentina da época - Guerin Sportivo), até hoje inesquecível para os sportivi fiorentini, com o time gigliato chegando a última rodada empatado em pontos com a Juventus, que acabou conquistando o scudetto ao vencer o Catanzaro por 1 x 0 (gol do irlandês Brady cobrando pênalti - veja mais detalhes em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/10/memorabilia-brady.html), enquanto a Fiorentina ficou no 0 x 0 com o Cagliari tendo um gol de Graziani anulado por decisão contestada do árbitro Mattei, que viu falta exatamente de Bertoni no goleiro sardo.
Apesar do controvertido lance, Bertoni terminou o campeonato afirmado como um dos principais astros do Calcio, tendo sido um dos artilheiros da Viola com 9 gols (mesmo número de Graziani) e seu líder inconstestável depois do dramático incidente sofrido por Antognoni (confira em http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/memorabilia-antognoni.html).
Apesar do reforço de Passarella (na foto ao lado, Bertoni exatamente com El Gran Capitán - Guerin Sportivo), a Fiorentina não conseguiu reeditar a temporada anterior - em muito em decorrência de uma hepatite que acometeu Bertoni e o deixou fora de boa parte do torneio - e terminou o campeonato 1982/1983 apenas na 5ª colocação, tendo sucumbido logo também na Copa U.E.F.A.
Titular da Argentina também na Copa de 1982, Bertoni, assim como a Fiorentina, voltou a ser protagonista no torneio 1983/1984, quando o técnico De Sisti inovou utilizando o atacante Massaro como finto difensore e o time, sempre brigando pela ponta, terminou na 3ª colocação, com Bertoni marcando 10 gols.
Decepcionado por não alcançar o almejado salto de qualidade, o presidente viola Ranieri Pontello resolveu, para o campeonato seguinte, puntare su Sócrates, craque brasileiro de grande qualidade técnica (mas que acabou sendo um fracasso retumbante!) e o partenopeo Corrado Ferlaino não perdeu a oportunidade de contratar aquele ala a livello d’eccellenza para se juntar a sua maior aposta, o também argentino Diego Armando Maradona!
O entrosamento com o Pibe foi imediato e Bertoni marcou 11 dos 34 gols do Napoli no campeonato 1984/1985, mas a classificação apenas intermediária acabou decepcionando porque gli altri reparti da equipe não funcionaram tão bem.
Bom cabeceador, Bertoni gostava de jogar bem aberto e fechar para o meio nas proximidades da área para concluir a gol, mas na stagione 1985/1986 (ao lado - Dfp) passou a atuar mais fixo na extrema direita, de forma a abrir espaço para o aríete Giordano, seu novo companheiro de ataque no Napoli que chegou a 3ª colocação, reduzindo bastante sua confidência com o gol - apenas 3, embora um deles de antologia contra o Lecce.
Aos 31 anos (nasceu aos 14 de março de 1955 em Bahia Blanca), Bertoni acabou preterido por Carnevale no campeonato que daria o 1º título italiano ao Napoli, tendo assinado com a Udinese treinada por seu antigo allenatore De Sisti e que contava também com seu ex companheiro Graziani.
Porém, o time friulano partiu tendo que tirar uma penalização de 9 pontos e Petete faliu o objetivo salvezza juntamente com todo o elenco, tendo realizado apenas 1 gol em 20 partidas.
Aos 32 anos, tendo realizado 42 gols em 170 partidas pela Serie A, Bertoni encerrou sua vitoriosa carreira.
Posteriormente, esse puntero que venceu a Coppa Intercontinentale aos 18 anos contra a Juventus, tentou a carreira de treinador e foi, durante muitos anos, observador da Fiorentina, sendo atualmente comentarista televisivo no canal Fox.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

domingo, outubro 10, 2010

Você Sabia ...


* Que, dos 20 treinadores atualmente no comando de clubes da Serie A, apenas 2 não tinham experiência prévia no campeonato italiano da Serie A: o cagliaritano Bisoli e o nerazzurro Benitez?
* Que a média de idade dos técnicos em atividade na Serie A é a segunda mais alta dos últimos 15 campeonatos, chegando aos 50 anos e 4 meses?
* Que, não obstante a elevada média etária e a experiência dos allenatori empregados pelos clubes da Serie A, nenhum dos treinadores atualmente em atividade no campeonato italiano (com o rossonero Allegri - ao lado - Villa) já conquistou ao menos um scudetto?

Marcadores:

eXTReMe Tracker