Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, setembro 06, 2008

L'Enigma


Dando continuidade a um desafio super equilibrado, a 'L'Enigma' desta semana propõe o scudetto ao lado e quer saber: qual o clube representado?
Dica: dois dos grandes protagonistas da semana têm forte ligação com a cidade onde localizado o clube!
Até a próxima quarta com o nome do acertador!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, setembro 03, 2008

Guia Da Temporada 2008/2009 - Complemento


Os últimos dias de calciomercato foram frenéticos e, portanto, é hora de atualizar o 'Guia Da Temporada 2008/2009'.
Quem mais contratou em cima do laço foi o campeão da última Serie B, o Chievo, que trouxe nada menos do que 4 reforços, todos com perspectivas de serem titulares na equipe clivense: para a defesa chegaram o experimentado central Mario Yepes, nazionale colombiano que estava no Paris SG, e o argentino Santiago Morero, contratado ao Tigre; para o meio veio o talentoso brasileiro Kerlon, crescido no Cruzeiro; enquanto para o ataque foi contratado o atacante Mauro Esposito, emprestado pela Roma.
Por sua vez, deixaram Verona o atacante Gasparetto (Pisa), o defensor Rickler (Piacenza) e o avante nigeriano Obinna, que passou à Internazionale, mas deve ser seguir para alguma squadra extraeuropea, dove il calciomercato è ancora aperto.
A Inter, aliás, finalmente acertou com o português Ricardo Quaresma (à direita sua apresentação, entre o allenatore Mourinho e os dirigentes Oriali e Branca - Ap), um dos grandes desejos do novo treinador nerazzurro e que custou € 18,6 milhões mais o passe do jovem meia Pelé.
Quem também deixou a Internazionale em direção a Portugal foi o hondurenho Suazo, que passou ao Benfica.
O Cagliari, antigo clube do agora encarnado Suazo, apesar de ter sido um dos mais imóveis em todo o calciomercato, reservou os últimos dias apenas para trazer o argentino Matheu (do Independiente), enquanto o lateral Del Grosso deixou a Sardenha para passar ao Siena, que ainda contratou o defensor da seleção romena Cosmin Moti, que era pretendido também pela Lazio.
Mas o grande colpo do último minuto (literalmente!) foi do Genoa, que repatriou o argentino Diego Milito, conhecido como El Principe por sua similitude física com o antigo astro uruguaio Francescoli (à esquerda a apresentação do novo velho bomber rossoblù - Grazia Neri), depois de três temporadas no Zaragoza da Espanha, onde se sagrou vice-artilheiro na temporada 2006/2007.
Insaciável, o Genoa ainda acertou a chegada do sérvio Jankovic, contratado junto ao Palermo.
Aliás, o clube rosanero, que também tinha Milito dentre seus objetivos, terminou o calciomercato de forma preocupante, vez que, de forma totalmente inusitada, cedeu o atacante (e recém contratado) brasileiro De Melo ao Lille e não conseguiu convencer o Internacional a liberar o também brasiliano Nilmar, ficando sem qualquer substituto à altura para Amauri, cedido à Juventus ao final da temporada passada.
Quem se movimentou muito bem nas últimas horas de mercato foi o neo promosso Lecce, que trouxe o lateral sérvio Dusan Basta (que estava na Udinese, mas atuou no Crvena Zvezda na última temporada) e o zagueiro Guglielmo Stendardo (com cartellino ligado a Lazio, mas que esteve emprestado à Juventus no último campeonato), bem como conseguiu renovar o empréstimo do meia russo Boudianski junto a Udinese e ainda trata com o brasileiro Eduardo Costa, que rescindiu o contrato com o Espanyol recentemente.
Bom reforço conseguiu também a Lazio, que contratou o meia Brocchi junto ao Milan.
Completam o quadro de transferências: Salvatore Aronica (defensor, italiano, da Reggina ao Napoli), Roberto Baronio (meia, italiano, da Lazio ao Brescia), Davide Brivio (defensor, italiano, do Vicenza ao Genoa), Roberto De Zerbi (meia, italiano, do Napoli ao Avellino), Davide Di Gennaro (atacante, italiano, do Genoa à Reggina), Davide Di Michele (atacante, italiano, do Torino ao West Ham-ENG), Maurizio Domizzi (defensor, italiano, do Napoli à Udinese), Blerim Dzemaili (m, sui, do Bolton-ENG ao Torino), Davide Marchini (meia, italiano, da Triestina ao Bologna), Levan Mchedlidze (atacante, georgiano, do Empoli ao Palermo), Simone Missiroli (meia, italiano, da Reggina ao Treviso), José Montiel (meia, paraguaio, da Reggina à Politehnica Iaşi-ROM), Dorde Rakic (atacante, sérvio, do Red Bull Salzburg-AUT à Reggina), Antonio Rizzo (defensor, italiano, da Reggina à Cremonese) e Davide Succi (atacante, italiano, do Ravenna ao Palermo).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Foi realmente muito fácil - um verdadeiro presente de aniversário (bem) atrasado para Lady Cyntia, que foi a 1ª a desvendar que o logo à esquerda é o antigo do giallorosso Lecce, que recentemente mudou por completo seu distintivo (abaixo, à direita, o atual).
Cumprimentos também para Michel Costa e Marcio que, porém, foram verdadeiros cavalheiros...
Portanto, setembro inicia-se com o seguinte placar: 1º JP, Lady Cyntia e Michel Costa (3 pts); 4º Antonio Giusto (2); 5º Brahma (1).

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, setembro 01, 2008

'B' Em Pílulas


* Parma e Rimini abriram a Serie B 2008/2009 e ficaram, para decepção dos mais de 10.000 tifosi crociati que compareceram ao Ennio Tardini, no 1 x 1;
* No Parma, o treinador Luigi Cagni lançou uma formação ofensiva que contou com os vários Reginaldo, Leon, Lucarelli, Kutuzov e Paloschi (que entrou no lugar do bielorrusso);
* Empate também no big match Empoli x Brescia, com i padroni di casa sempre avanti com Lodi e Vannucchi, enquanto Caracciolo e Possanzini marcaram para os visitantes (ao lado uma ação do ataque da Leonessa - Zanardelli);
* Destaque para Ciccio Tavano, que fez todos os gols da vitória do Livorno sobre o Avellino por 3 x 1 fora de casa;
* O atacante Bucchi também mostrou não ter perdido o faro de gol e fez o tento da vitória do Ascoli sobre o Vicenza;
* Surpreendente foi a derrota, em casa e de virada, do Pisa do ex juventino Birindelli para o Grosseto, gols de Colombo, Pichlmann e Gessa.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Começou a temporada 2008/2009 da Serie A e logo na 1ª rodada nenhum dos 4 principais favoritos ao scudetto (Internazionale, Juventus, Milan e Roma) venceu, mostrando o quanto o campeonato deve ser disputado.
E o grande destaque individual da giornata apareceu já no jogo que abriu o campeonato e terminou com a convincente vitória da Udinese sobre o Palermo por 3 x 1, cabendo ao geniale Di Natale a primazia de anotar os dois primeiros gols da Serie A recém iniciada (à direita o 1º - Grazia Neri), sendo que o derradeiro foi uma verdadeira pintura.
Um Palermo em clara dificuldade ainda tentou reagir no 2º tempo com Bresciano, mas logo no minuto seguinte o suíço Inler deu números finais à partida e acabou com qualquer pretensão siciliana.
Ainda no sábado, a Inter não passou de um empate com a Sampdoria na estréia do português Mourinho por 1 x 1 (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/o-jogo-da-tv-parte-i-sampdoria-x.html), enquanto no domingo o Milan foi surpreendido pelo Bologna em pleno San Siro (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/o-jogo-da-tv-parte-ii-milan-x-bologna.html) e a Juventus cedeu o empate à Fiorentina no finalzinho do principal jogo da giornata (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/o-jogo-da-tv-parte-iii-fiorentina-x.html).
A Roma, por sua vez, deu a impressão de que venceria o Napoli nas estréias de Júlio Baptista e Riise, com Aquilani abrindo o marcador em um 1º tempo todo romanista, mas permitiu a reação partenopea na 2ª etapa, mesmo com os visitantes jogando com um homem a menos desde antes os 10', quando o zagueiro Santacroce foi expulso.
Coube ao bom eslovaco Hamsik, aproveitando um rebote de uma cabeçada sua mesmo no travessão, empatar a partida aos 11' (acima a conclusão do meia - Grazia Neri), ao que o Napoli passou a ser mais perigoso, com o brasileiro Doni realizando ao menos duas intervenções decisivas.
Já a outra squadra romana, a biancoceleste Lazio, saiu perdendo para o Cagliari na Sardenha, gol do argentino Larrivey (que depois de realizar um único tento em toda a temporada passada, exatamente na última rodada, começou marcando nesta), mas, depois que passou a ter um jogador a mais com a expulsão do uruguaio Lopez, desandou a fazer gol: o esordiente Zárate (na foto mais abaixo contra Biondini - Grazia Neri) fez dois, com Foggia (ex que não comemorou) e Pandev completando a goleada.
Quem também venceu bem foi o Torino, que fez 3 x 0 no Lecce em Turim, gols de Rosina (cobrando pênalti infantilmente cometido por Diamoutene), Paolo Zanetti e Bianchi, mas, principalmente, convenceu.
Completaram a rodada as vitórias da Atalanta sobre o Siena (1 x 0, tento de Padoin), do Catania sobre o Genoa (também 1 x 0, gol de Mascara em partida condicionada pelo forte calor) e do Chievo às custas da Reggina (2 x 1, gols de Corradi, Marcolini e Italiano, em uma grande papera do portiere amaranto Campagnolo).
Eis a classificação depois de apenas uma rodada: 1º Lazio (3 pts); 2º Torino (3); 3º Udinese (3); 4º Bologna (3); 5º Chievo (3); 6º Atalanta (3); 7º Catania (3); 8º Internazionale (1); 9º Juventus (1); 10º Napoli (1); 11º Fiorentina (1); 12º Roma (1); 13º Sampdoria (1); 14º Reggina (0); 15º Milan (0); 16º Genoa (0); 17º Siena (0); 18º Palermo (0); 19º Cagliari (0) e 20º Lecce (0).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


O mês de agosto marcou o início da temporada 2008/2009 da Serie A e com ela retornaram as colunas 'Match Clou' e 'O Jogo Da TV', que foi logo abordando 3 partidas da 1ª giornata.
Mas a temporada do Calcio foi oficialmente aberta com a 'Supercoppa 2008', que destacou a tradicional competição vencida, de forma emocionante, pela Internazionale.
Só que o grande must do mês foi o especialíssimo 'Guia Da Temporada 2008/2009', dividido em 4 partes que trouxeram, clube por clube, os objetivos, os destaques, as prováveis formações táticas, as contratações, os pontos fortes e fracos e muito mais de cada um dos 20 participantes do novo e aguardado campeonato italiano.
A 'Quem Vem Lá' continuou, todo domingo, apresentado os novos estrangeiros que irão abrilhantar a Serie A, com destaque para o argentino José Castillo (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-ii-jos-castillo.html), os brasileiros Dyego Coelho (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-i-coelho.html) e Júlio Baptista (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-i-julio-baptista.html), o colombiano Juan Zuñiga (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-ii-juan-zuiga.html), o grego Sokratis Papastathopoulos (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-ii-sokratis.html), o sérvio Dusan Basta (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-i-dusan-basta.html), os suíços Marco Padalino (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-i-padalino.html) e Phelippe Senderos (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-i-philippe-senderos.html), o uruguaio Bruno Fornaroli (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-ii-bruno-fornaroli.html), além do francês Jérémy Menez (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/quem-vem-l-parte-ii-jrmy-menez.html), que fechou a série no último dia 31.
Quem também deu até logo foi a 'Especulações Da Semana', extenuada depois de tantas transferências...
Destaques também para a 'Gli Azzurri', que acompanhou a deludente campanha da Olimpica em Beijing 2008 e a volta de Marcello Lippi ao comando da Azzurra, para 'A Itália Na Europa', que relatou os jogos de Fiorentina, Juventus e Napoli nas competições européias, e para a 'E Na Copa ...', que abordou o início da Tim Cup 2008/2009.
Já a 'L'Enigma' continuou testando os conhecimentos dos leitores do Calcio Serie A acerca de escudos de clubes italianos, enquanto a tradicional 'Momento Panini', que, às terças-feiras, apresenta a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, trouxe especial com o avante Nicola Ventola (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/08/momento-panini-nicola-ventola.html).
E foi só um aperitivo do que vem por aí!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

domingo, agosto 31, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Fiorentina x Juventus


Por um soffio! Foi realmente por muito pouco (e quando praticamente ninguém mais imaginava), mas a Juventus deixou escapar uma vitória que tinha nas mãos neste domingo - e logo no importante 'Match Clou' da 1ª rodada da Serie A 2008/2009.
De qualquer maneira, distribuída no 4-4-2 com os estreantes Mellberg, Marchisio, Poulsen (à direita contra o brasileiro Felipe Melo - La Presse) e Amauri partindo desde o início, a Vecchia Signora convenceu, jogando com bastante autoridade e solidez, a ponto de construir um maior número de oportunidades que sua adversária, que atuou no tradicional 4-3-3 de Prandelli, que teve que renunciar ao seu astro maior Mutu e postou o ítalo-argentino Osvaldo como terzo uomo no tridente ofensivo e o ex di turno Almiron no meio de campo logo de saída.
Mas o 1º tempo, talvez em razão de ambas as equipes virem de compromissos pela Champions League, não foi dos mais emocionantes, sendo giocato a discreto ritmo, com gol (que é bom) saindo apenas aos 39' em jogada toda tcheca: Grygera fez uma bela jogada pela direita e cruzou para Nedved apenas escorar para o fundo do gol - Juve 1 x 0!
Atordoada, a Fiorentina quase foi para o intervalo perdendo por uma diferença maior, vez que Amauri e Del Piero tiveram boas oportunidades de ampliar o marcador nos derradeiros minutos do 1º tempo, mas voltou ajeitadinha para a 2ª etapa, com o habilidoso Jovetic entrando no lugar de Almiron antes dos 10'.
Postada mais ofensivamente, com Vargas e Santana bem abertos (acima o argentino dando trabalho ao limitado Molinaro - Grazia Neri), a Fiorentina passou a pressionar a Juventus que, compacta, passou a explorar as saídas de bola com Camoranesi e a inteligência tática de Del Piero, sempre precioso com suas criações.
Aí, quando a squadra viola parecia perto do pareggio, eis que o brasileiro Felipe Melo foi com vontade demais em uma disputa inócua no centrocampo e acabou expulso por um fallaccio em Poulsen, deixando os donos da casa em desvantagem, não só no marcador, mas também numericamente dentro de campo.
Então, quando parecia que a Juve iria conquistar os 3 pontos, Gilardino (ao lado com o outro marcatore, Nedved - Liverani), com uma girata executada de forma perfeita, conseguiu colocar a bola longe do alcance de Buffon empatando a partida, que ainda teve Frey como último protagonista, ao evitar nova vantagem bianconera com Amauri.
Tabellino:
Fiorentina: Frey; Zauri, Gamberini, Koldrup, Vargas; Donadel (79' Kuzmanovic), Almiron (54' Jovetic), Felipe Melo; Santana, Gilardino, Osvaldo (63' Pazzini). All. Prandelli.
Juventus: Buffon; Grygera, Legrottaglie, Mellberg, Molinaro (74' De Ceglie); Poulsen, Marchisio, Camoranesi (88' Iaquinta), Nedved; Amauri, Del Piero. All. Ranieri.
Gols: 39' Nedved, 89' Gilardino.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Grygera, Nedved, Felipe Melo, Camoranesi e Gilardino.
Cartão vermelho: Felipe Melo.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Bologna



Todos os holofotes estavam voltados para a estréia do Milan e seus reforços, em especial o duo Ronaldinho e Shevchenko, mas quem acabou comemorando ao final foi o neo promosso Bologna que, curiosamente, também fora vencedor na última vez que essas equipes se encontraram pela Serie A, em janeiro de 2005 (na ocasião, o Bologna de Mazzone ganhou por 1 x 0, tento de Locatelli).
Mas, voltando aos tempos atuais, Ancelotti lançou o Milan no 4-3-2-1 com Zambrotta e Jankulovski como laterais, Maldini e Kaladze centrais, Flamini, Pirlo e Ambrosini impostados como centrocampisti e - a novidade - il doppio trequartista com Seedorf e Ronaldinho alle spalle de Inzaghi.
Do outro lado, Arrigoni propôs um esquema variável: 4-2-3-1 quando com a posse de bola e 4-5-1 sem ela.
Time experiente, o Bologna, com uma manovra avvolgente, reduziu os espaços de ação da equipe rossonera desde o início da partida e, aos 18', após uma bela troca de passes que começou com o brasileiro Adailton (merecidamente de volta à Serie A depois de 6 temporadas na B) e envolveu ainda o lateral Zenoni e o meia Amoruso, realizou 1 x 0 com um diagonale de Di Vaio (na foto abaixo, o experiente atacante contra o não menos esperto Maldini - Grazia Neri) que entrou à direita de Abbiati.
Em desvantagem no placar, o Milan começou a insistir mais com o lateral Zambrotta, que passou a explorar o fato de Bombardini, que é um meia ofensivo de origem, estar protegendo o lado esquerdo da defesa rossoblù, bem como passou a ter um Ronaldinho (na foto do alto contra Mingazzini - Ap) mais desenvolto caindo pelo mesmo lado.
Assim, dos 28' aos 40' o Milan criou várias oportunidades, sendo que na melhor, Inzaghi, lançado por R10, chegou a passar por Antonioli mas, sem ângulo, acabou concluindo para fora.
De qualquer maneira, o empate milanista acontenceu ainda na 1ª etapa, quando Ronaldinho cruzou na cabeça de Ambrosini, que, por sua vez, não teve muito trabalho para completar para o fundo das redes e deixar tudo igual no marcador.
Daí, com grande domínio territorial (o 1º tempo terminou com 62,75% de predomínio rossonero) e, principalmente, diante da bela exibição de Ronaldinho, o patrón Silvio Berlusconi foi para o intervalo confiante na virada rossonera.
E os tifosi rossoneri ficaram ainda mais animados no retorno para o 2º tempo com o ingresso em campo do antigo ídolo Shevchenko, passando o Milan a jogar no 4-3-1-2 com Zambrotta indo à esquerda (Sheva entrou no lugar de Jankulovski), o francês Flamini tomando conta da ala direita e Seedorf leggermente arretrato.
Efetivamente, a virada parecia ser uma questão de tempo, com Ronaldinho, praticamente a cada minuto, encantando a platéia com uma jogada de classe e numeri icredibili.
Arrigoni, então, sacou Amoroso e Adailton e mandou a campo o belga Mudingayi e o ex interista Marazzina, enquanto Ancelotti trocou Inzaghi por Pato.
A partida continuou com a supremacia rossonera até que o ágil Valiani (à direita contra Zambrotta - La Presse), 27enne esordiente na Serie A como Ronaldinho, aproveitou um contra-ataque felsineo e acertou um indefensável tiro que entrou no sette rossonero.
Surpreendido, o Milan continuou a atacar, mas agora de forma estéril até o final da partida, que terminou com uma inusitada vitória rossoblù.
O tabellino:
Milan: Abbiati; Zambrotta, Maldini, Kaladze, Jankulovski (46' Shevchenko); Flamini, Pirlo, Ambrosini (85' Emerson), Seedorf; Ronaldinho, Inzaghi (69' Pato). All. Ancelotti.
Bologna: Antonioli; Zenoni, Moras, Terzi, Bombardini (90' Castellini); Mingazzini, Volpi, Amoroso (60' Mudingayi), Adailton (60' Marazzina), Valiani; Di Vaio. All. Arrigoni.
Gols: 18' Di Vaio, 42' Ambrosini, 79' Valiani.
Árbitro: Orsato.
Cartões amarelos: Bombardini, Mingazzini, Pirlo e Mudingayi.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte II) - Jérémy Menez


Jérémy Menez desembarcou na Itália meio despercebido, contratado em uma tratativa lampo típica dos últimos dias de mercato, mas, aqueles que acompanham com algum interesse a geração dos vários Ben Harfa, Benzema e Nasri, sabem que a Roma protagonizou um vero colpo ao acertar com esse "calciatore che ha buona corsa, buon dribbling e può ricoprire più ruoli" nas palavras do seu novo allenatore Luciano Spalletti.
Classe 1987, Menez é, acima de tudo, um fantasista - e precoce, tanto que já acumula alguns recordes: é o jogador mais novo da história da Ligue 1 a subscrever um contrato profissional e realizou uma tripletta em sua estréia pelo Sochaux contra o Bordeaux, se tornando também o mais jovem atleta a realizar tal façanha no campeonato francês.
No Monaco desde 2006 (ao lado envergando a camisa do clube do principado -Guerin Sportivo), Menez custou à Roma € 10,5 milhões mais bonificações que totalizarão outros € 4,5 milhões nas próximas 3 temporadas e traz consigo algumas comparações que não deixam dúvida sobre seu talento: há quem diga que é in grado di seguire le orme di Zinedine Zidane, outros acham que é o novo Cassano, mas, na verdade, seu estilo está mais para il nuovo Henry!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Philippe Senderos


Embora tenha sido o último dos reforços apresentados pelo Milan para a temporada 2008/2009, Philippe Senderos talvez fosse o mais necessário.
Zagueiro de boa técnica e físico imponente (1,90 m e 84 kg), Senderos é um jogador moderno e ... globalizado: filho de pai espanhol e mãe sérvia, nasceu em Genebra, na Suíça, aos 14 de fevereiro de 1985.
Revelado pelo Servette, já aos 17 anos Senderos foi contratado pelo Arsenal de Arsène Wenger, que desembolsou £ 2,5 milhões pelo capitano da Under 17 vincitrice dell'Europeo di categoria em 2002.
Bom marcador e até ligeiro para sua envergadura, Senderos (acima com a camisa vermelha dos Gunners - Guerin Sportivo), apesar de ainda bastante jovem, conta com larga experiência internacional, tendo sido um dos pilares da surpreendente Suíça na Copa do Mundo de 2006 e também da Euro 2008, quando a seleção helvética não foi tão bem.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker