Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 10, 2008

Match Clou - 37ª Rodada 2007/2008



Em partida que deverá sacramentar mais um scudetto nerazzurro, a Internazionale recebe o Siena no Giuseppe Meazza neste domingo no 'Match Clou' da 37ª rodada, a penúltima do torneio em curso.
Com 3 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada Roma, a Inter pode ser campeã mesmo que não vença a equipe bianconera da Toscana, mas aí passa a depender de um insucesso romanista frente a Atalanta.
Porém, com o sucesso interista cotado a 1,10 na SNAI (enquanto uma vitória do Siena a 20,00), é possível daí mensurar o favoritismo dos comandados de Roberto Mancini.
Aliás, nem as ausências de Chivu, Cordoba, Dacourt, Figo, Ibrahimovic, Samuel e Solari são capazes de tirar o sono do allenatore de Jesi, que deverá mandar a campo a equipe distribuída no 4-3-1-2, com o jovem Balotelli (à direita - Insidefoto) formando dupla de ataque com Cruz, com o sérvio Stankovic fazendo as vezes de trequartista.
Mais atrás, os combatentes Vieira, Zanetti e Cambiasso devem atuar em linha, enquanto a defesa deve ser formada por Maicon, Burdisso, Materazzi e Maxwell (abaixo - Insidefoto), incumbidos da proteção do arqueiro Júlio César.
Com um budget bem mais modesto, o técnico Mario Beretta está satisfeito de só ter que administrar o desfalque do zagueiro Bertotto, para quem a stagione já é finita, bem como pela equipe ter alcançado seu objetivo stagionale, que era a salvezza, com antecedência.
Porém, é bom não esquecer que a Robur é uma squadra que joga de forma bastante compacta (para não dizer fechada), normalmente explorando apenas os contra-ataques do rápido Maccarone, com uma defesa bastante sólida que sofreu apenas 41 gols até aqui (excluídas as retaguardas de Inter, Roma, Juventus, Milan e Fiorentina, ou seja, dos cinco primeiros colocados, é a menos vazada do torneio).
Confirmados o goleiro austríaco Manninger e os defensores Ficagna, Portanova, Loria e De Ceglie, no meio devem aparecer os espertos Vergassola e Galloppa, além do centrale Codrea, que deverá estar com a seleção romena na próxima Euro.
Um pouco mais avançados, alla spalle do ágil Maccarone (à direita - Guerin Sportivo), devem ser confirmados o habilidoso Locatelli e o marroquino Kharja, autor do gol que resultou na vitória contra a poderosa Juventus na última rodada.
Embora seja uma equipe centenária, o Siena é um clube com pouca tradição na Serie A, tanto que só fez seu esordio na máxima divisão do futebol italiano exatamente na temporada em que celebrou seus primeiros 100 anos (em 2004), desde quando tem conseguido se manter na elite (portanto, é uma das poucas agremiações que nunca foram rebaixadas à Serie B, juntamente com a própria Inter e com o Parma).
Assim, até aqui, foram apenas 4 precedentes entre Inter e Siena, com 3 vitórias nerazzurri e 1 empate - 1 x 1 na temporada 2005/2006.
Aliás, o gol marcado pelo defensor Gastaldello (atualmente na Sampdoria) naquele 07 de maio de 2006 foi o único, até aqui, anotado pelos bianconeri contra a Inter em Milão, que, por sua vez, estufou as redes em 9 oportunidades.
Naquela ocasião, o gol interista foi anotado pelo argentino Julio Cruz, que, juntamente com o brasileiro Adriano e com o uruguaio Recoba, é o maior artilheiro do embate, com 2 tentos cada.
Em matéria de presenças, Dejan Stankovic e Enrico Chiesa (que não deve participar do jogo de amanhã) dividem a primazia com 5 aparições cada.
Desejando um bom auspício ao presidente Massimo Moratti, a maior goleada do encontro remonta ao primeiro encontro entre as equipes: 4 x 0 em 1º de fevereiro de 2004, doppietti de Adriano e Recoba contra um Siena que teve os brasileiros Juarez, Júnior, Menegazzo e Roque Júnior.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana quer saber: quem é o jogador à esquerda (Calciatori)?
Dica: foi uma grande promessa do futebol italiano, mas é uma das grandes decepções da atual stagione!
Na próxima quarta-feira o(a) acertador(a) e a atualização do punteggio do 1º Concurso Calcio Serie A!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, maio 09, 2008

'Scudetto' deve ser decidido no domingo!


Uma vitória simples da Internazionale no inusitado 'Match Clou' da 37ª e penúltima rodada da Serie A 2007/2008 contra o Siena garante o título para a equipe nerazzurra, em confronto que será televisionado, ao vivo, pela ESPN e pela RAI às 10h00 de Brasília.
Mas a rodada não ficará resumida ao provável tricampeonato interista, vez que a disputa pela última vaga à Uefa Champions League continua acirrada e a disputa para fugir da Serie B totalmente indefinida.
Assim, importantíssimo (e dificílimo) é o jogo do San Paolo, Napoli x Milan, com o time rossonero (com Brocchi no lugar do squalificato Pirlo) precisando da vitória contra a equipe partenopea, que terá Hamsik no meio (ao lado - La Presse) e o tandem Lavezzi-Sosa no ataque.
Atenção também ao confronto de Florença, Fiorentina x Parma (que poderá ser assistido na terça-feira, às 12h00, na ESPN), fundamental para as pretensões das duas equipes: enquanto a Viola precisa da vitória para continuar na disputa pela 4ª colocação, o Parma, atualmente na zona de descenso, corre desesperadamente atrás de mais 3 pontos.
Sem Vieri e Mutu (além de Cacia), o ataque do time de Firenze deve ser composto por Santana, Pazzini e Osvaldo, cabendo a Kuzmanovic, Liverani e Montolivo (mais abaixo - Guerin Sportivo) a armação das jogadas no meio.
O argentino Cuper, por sua vez, poderá contar com os retornos de Budan, Cigarini, Gasbarroni e Paci para o importante confronto e deve promover, desde o início, o ingresso em campo dos 3 últimos, mantendo a dupla Reginaldo-Lucarelli na frente.
Já a Roma joga suas últimas esperanças de título contra a Atalanta no Olimpico capitolino, mas de olho mesmo no placar do Giuseppe Meazza.
A Juventus, matematicamente assegurada na próxima UCL, enfrenta o Catania - primeira equipe acima da zona de descenso - no Olimpico de Turim (a partidá será transmitida, em VT, pela ESPN às 16h00 da próxima terça) com a dupla Del Piero-Trezeguet motivadíssima pela disputa da artilharia do Calcio.
Em jogo onde os biglietti custarão a metade do preço normal, Borriello enfrentará uma despretensiosa Lazio e o técnico Gasperini ainda convocou as novidades Jorge Ledesma (argentino) e Daniel Torres (paraguaio), della primavera genoana.
Ainda de olho em uma vaga nas próximas competições européias, a Sampdoria vai até a Sicília enfrentar o Palermo, onde o brasileiro Amauri deve jogar sua última partida no Barbera com a camisa rosanero e deve ser premiado com a fascia di capitano.
Por fim, enquanto o Cagliari vai até Udine enfrentar a Udinese, Livorno x Torino e Reggina x Empoli são verdadeiros confrontos diretos na tentativa de escapar do purgatório da Serie B!

quinta-feira, maio 08, 2008

E Na Copa ...


Pela 4ª vez consecutiva, a final da Copa Itália será protagonizada por Internazionale e Roma - nas últimas 3 edições, 2 sucessos nerazzurri e 1 giallorosso.
A única diferença em relação as finais anteriores é que a desta temporada será resolvida em apenas uma gara, disputada no próximo dia 24 no Olimpico capitolino, local que já estava definido antes de serem conhecidos os finalistas e, por isso, não constitui prerrogativa romanista.
Aliás, se era até provável uma final com protagonistas diferentes antes das partidas de volta, disputadas nesta semana (afinal, nos jogos de ida - vide link ao final do post - a Lazio empatara em 0 x 0 com a Inter no Giuseppe Meazza e o Catania perdera por apenas 1 x 0 para a Roma na Cidade Eterna), tal impressão logo foi desfeita.
Na quarta-feira, a Lazio até que começou melhor que a Inter postada em um ofensivo 4-3-3 com Pandev, Bianchi e Rocchi na frente, contra um pouco audacioso 4-4-1-1 de Mancini, que escalou o giovani di belle speranza Bolzoni desde o 1', assim como o meia (e ex) César (ao lado contra De Silvestri - Bartoletti), tendo acertado duas bolas na trave antes dos 20'.
Porém, quando Mancio deslocou Zanetti para a área central do meio de campo, as coisas começaram a virar e o jogo da Inter a fluir, com o chileno Jimenez se destacando nei panni di trequartista guastatore.
De qualquer maneira, a squadra biancoceleste ainda parecia mais perto do gol quando o português Pelé roubou a bola de Behrami e acertou um belo chute que entrou no sette alla destra di Ballotta.
E foi exatamente o veterano arqueiro, um dos muitos ex di turno do confronto (César, Crespo, Dabo, Jimenez, Mancini e Pandev os demais), quem acabou com as esperanças de classificação da Lazio falhando clamorosamente na jogada que resultou no gol do argentino Julio Cruz aos 85', ainda mais depois que Matrix Materazzi havia sido expulso alguns minutos antes, deixando a equipe de casa em vantagem dentro de campo.
No dia seguinte, foi a vez da Roma confirmar seu favoritismo e despachar o surpreendente Catania que, infelizmente, preocupado com sua permanência na próxima Serie A, optou por levar a campo uma formação bem distinta daquela sua melhor.
Assim, sem vários titulares e com o brasiliano Piá no comando do ataque, a equipe treinada por Walter Zenga não foi adversária à altura da Roma, ainda mais depois que Izco derrubou Vucinic dentro da área e Aquilani converteu a penalidade máxima (acima, o meia giallorosso contra Biagianti - Grazia Neri).
Até que os etnei reagiram rapidamente, com o defensor Silvestri empatando com uma testada indefensável para o goleiro Curci - que substituiu o brasileiro Doni na empreitada - logo em seguida, mas, precisando de mais 2 gols para obter a classificação, o Catania não teve forças para fazer a partida emocionante.
Assim, o duelo da Serie A vai se repetir, mais uma vez, na Coppa Italia.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, maio 07, 2008

L'Enigma - La Soluzione


Faz realmente um bom tempo que a 'L'Enigma' não tem uma continuazione...
E, nesta semana, a 'culpa' foi do expert Michel Costa, que chegou antes de Lady Cyntia, ex Lady Veronese, e registrou que o jogador da foto à esquerda (Calciatori) é o atual romanista Marco Cassetti (abaixo - Insidefoto) em seus tempos de Verona.
Efetivamente, antes de chegar à Lupa Capitolina em 2006, o terror dos locutores brasileiros transcorreu 3 temporadas em Verona e outras 3 em Lecce.
Com mais este 'L'Enigma' resolvido, nosso placar está assim: 1º Lady Cyntia (7 pts); 2º JP (6); 3º Hugo Ribeiro (3) e 4º Michel Costa (2).
Até o próximo sábado!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, maio 05, 2008

'B' Em Pílulas


* O Chievo prossegue firme na sua caminhada de volta à Serie A, sendo que nesta 38ª giornata a equipe treinada por Iachini arrasou o Spezia do tcheco Herzan (abaixo contra o brasileiro Luciano - Grazia Neri) por 5 x 0, com gols de Pellissier (2 - chegando a 21 na temporada), Marcolini, Obinna e Bentivoglio;
* Com 77 pontos (3 a menos que o time de Verona), na 2ª colocação, aparece o surpreendente Albinoleffe, que neste final de semana passou pelo Piacenza, fora de casa, por 3 x 1, tentos de Cellini (22 no campeonato), Carobbio e Ruopolo, com Riccio anotando o do time da casa;
* A 3ª colocação é do Bologna, que tem 75 pontos e nesta rodada venceu o Vicenza por 1 x 0, gol do zagueiro grego Moras;
* Lecce, Brescia e Pisa seriam, hoje, as demais equipes que disputaram a 3ª promozione juntamente com a equipe rossoblù;
* Apenas os goleiros Antonioli (Bologna), Gillet (Bari) e Squizzi (Chievo) entraram em campo em todas as 38 rodadas até aqui, sendo que o barese leva desvantagem por ter sido substituído por Spadavecchia no transcorrer de uma partida;
* Já o meia Filippo Porcari, do Avellino, é o rei dos cartões: foram 15 amarelos e 2 vermelhos nas 31 partidas que disputou;
* A artilharia da Serie B está disputadíssima, com Denis Godeas (Mantova) puxando a fila com 25 tentos, seguido de perto por Pablo Granoche (Triestina) com 24.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Com 26 gols e nenhum empate, a 36ª giornata da Serie A 2007/2008 foi espetacular!
E não ficou por conta apenas do sensacional Derby di Milano (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/05/o-jogo-da-tv-milan-x-internazionale.html), que postergou a decisão do título e colocou o Milan finalmente na zona de classificação para a Champions League, mas (e principalmente) também na zona de baixo da tabela.
Antes de adentrar a acirrada disputa para fugir da Serie B, importante registrar a ótima vitória obtida pela Roma em Gênova, embora o resultado final de 3 x 0 sobre a Sampdoria não tenha correspondido exatamente ao acontecido em campo, já que a equipe de Mazzarri dominou amplamente a 1ª etapa e só não largou na frente por causa de um ótimo Doni, que impediu, dentre outros, que Peter Pan Cassano (à direita contra Cicinho e Cassetti - Grazia Neri) marcasse contra sua ex equipe.
Porém, em um interregno de apenas 10' (entre os 30' e os 40' do 2º tempo), Panucci, Pizarro e Cicinho marcaram 3 vezes e mantiveram a Roma vivíssima na corrida pelo scudetto.
Em outra partida muito emocionante, o Cagliari complicou a vida da Fiorentina derrotando a equipe viola por 2 x 1, tentos do brasileiro Jeda e do capitano Conti, com o argentino Santana descontando para os comandados de Prandelli, que ainda tiveram o romeno Mutu expulso no finalzinho da partida e poderão não contar com o seu principal astro no restante da competição.
Já na zona mais calda do campeonato, quem ficou em situação extremamente crítica foi o lanterna Livorno, que caiu perante a Atalanta por 3 x 2 em Bergamo e agora precisa de um verdadeiro miracolo para permanecer na Serie A na próxima temporada.
Depois dos gols de Doni (o nerazzurro Cristiano) e do brasileiro Ferreira Pinto, os toscani, com um grande cuore, foram buscar o resultado e conseguiram o empate com dois oriundos do vivaio bergamasco: Pavan e Rossini.
Mas, aos 89', o habilidoso meia Padoin praticamente sacramentou o descenso da equipe amaranto ao anotar um golaço, encobrindo o goleiro Amelia con un pallonetto calibratissimo, tanto que, após o apito final do árbitro Tagliavento, alguns jogadores do clube livornese protagonizaram um lamentável episódio confrontando o meia atalantino.
Outro jogo muito emocionante foi Catania x Reggina, terminado com a vitória dos ospiti por 2 x 1, com uma doppietta do sempre presente Amoruso (à esquerda entre Colucci e Biagianti - Laganà) e tento, in extremis, do uruguaio Martinez, que viu o seu time ser superado na classificação pelo adversário.
Quem também pode ainda sonhar com a salvezza é o Parma, que venceu o Genoa no Ennio Tardini por 1 x 0, gol do bomber Cristiano Lucarelli (abaixo a jogada vitoriosa - Grazia Neri), enquanto o atual líder da tábua de artilheiros Borriello passou despercebido, embora seus companheiros tenham insistentemente procurado o capocannoniere dentro da área.
Por sua vez, o Empoli ficou em situação delicadíssima ao ser derrotado pela Udinese em pleno Carlo Castellani, gol de Quagliarella, com grande cumplicidade do goleiro empolese Balli, que tomou um frango dos mais exuberantes de todo o campeonato.
Para completar a triste tarde azzurra, o ótimo Giovinco ainda desperdiçou uma penalidade máxima na 2ª etapa, deixando o Empoli dramaticamente na penúltima colocação.
Por sua vez, o histórico Torino deu um importante passo para permanecer na Serie A vencendo um discreto Napoli por 2 x 1, gols de Rosina (de rigore), do zagueiro Contini e do atacante Di Michele (ao lado passando por Blasi - Grazia Neri), muito festejado pelos companheiros.
As vitórias do Siena sobre a Juventus (1 x 0, gol do marroquino Kharja) e do Palermo sobre a Lazio (1 x 2, doppietta de Amauri - que ainda perdeu um pênalti - virando a vantagem inicial laziale construída com Pandev cobrando penalidade máxima) completaram a rodada, deixando a classificação assim: 1º Internazionale (81 pts); 2º Roma (78); 3º Juventus (70); 4º Milan (61); 5º Fiorentina (60); 6º Udinese (57); 7º Sampdoria (56); 8º Genoa (48); 9º Napoli (47); 10º Palermo (46); 11º Atalanta (45); 12º Siena (42); 13º Lazio (40); 14º Cagliari (38); 15º Torino (37); 16º Reggina (36); 17º Catania (35); 18º Parma (34); 19º Empoli (33) e 20º Livorno (30).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, maio 04, 2008

O Jogo da TV - Milan x Internazionale



Que Derby, que campeonato, mas, sobretudo, que Milan! Depois de mais de 2 anos sem vitória no confronto stracittadine, a equipe rossonera, com grande atuação de Il Principe Kaká, derrotou a Internazionale por 2 x 1, conseqüentemente (diante da vitória da Roma sobre a Sampdoria) adiou o tricampeonato interista e, mais, ultrapassou a Fiorentina na disputa pela 4ª colocação na Serie A, aquela que garante a última vaga para a tão almejada Champions League.
Foi um grande jogo, que começou com uma belíssima festa nas arquibancadas lotadas por mais de 81.000 spettatori (renda de € 1.804.777, aproximadamente R$ 4.700.000,00), com a torcida milanista, sarcástica, estendendo os dizeres: "anche nell'anno del centenario... sempre il solito scenario" (foto acima - Insidefoto).
Com a bola rolando, logo o que se viu foi uma grande disputa no meio de campo, até porque, sem Stankovic e Figo, Mancini optou por lançar um centrocampo tutto sostanza com Cambiasso, Vieira, Zanetti e Maniche, que esbarravam em seus alteregos Ambrosini, Pirlo e Gattuso (à esquerda exatamente um confronto Vieira-Gattuso - Insidefoto), congestionando o gramado em sua área nevrálgica.
Assim, não foi de estranhar quando o 1º tempo terminou como começou, embora o Milan, mais audacioso, tenha sido melhor, com Inzaghi perdendo, pelo menos, duas ótimas oportunidades cara-a-cara com Júlio César.
Mas, na 2ª etapa, Pippo não desperdiçou e, aos 6', colocou a equipe comandada por Ancelotti em vantagem, aproveitando cruzamento de Kaká para, de testa, colocar fora do alcance do portiere interista.
Em vantagem, o Milan continuou melhor e 5' depois ampliou a vantagem, quando Kaká aproveitou uma distração de Vieira e tocou na saída de Júlio César para o fundo das redes (à direita - Ap).
A vantagem construída e o domínio territorial conquistado (a partida terminou com 58,6% da posse de bola para o Milan) acabou gerando uma acomodação no time de Milanello, que permitiu à Inter tomar as rédeas da partida, passando a equipe nerazzurra então a ser mais perigosa, principalmente após as entradas de Balotelli e Suazo nos postos de Maniche e Crespo.
Aí, a partida foi reaberta aos 31', quando Cruz cobrou uma falta sofrida por ele mesmo na entrada da área, cometida pelo capitão Ambrosini (foto à esquerda - Ap), com a bola entrando no gol de um colpevole Kalac.
Ancelotti ainda trocou Inzaghi por Pato, mas, na verdade, as estréias do brasiliano e de Super Mario no Derby della Madonnina foram bem apáticas, com a curiosidade de Balotelli, um atacante de 1,88 m, ter sido escalado para cobrar escanteio...
Daí, não obstante o assalto finale da Inter, a decisão do campeonato ficou mesmo para o próximo final de semana.
O tabellino:
Milan: Kalac; Bonera, Nesta, Kaladze, Favalli (41' Jankulovski); Gattuso (66' Brocchi), Ambrosini, Pirlo, Seedorf, Kaká; Inzaghi (76' Pato). All. Ancelotti.
Inter: Júlio César; Maicon, Rivas (80' Maxwell), Materazzi, Chivu; Cambiasso, Vieira, Zanetti, Maniche (65' Balotelli); Cruz, Crespo (72' Suazo). All. Mancini.
Gols: 51' Inzaghi, 56' Kaká, 76' Cruz.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Rivas, Pirlo, Ambrosini, Bonera, Materazzi e Jankulovski.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o campionato italiano di calcio de 1908 registrou a primeira conquista do Pro Vercelli, mas ficou marcado pelas ausências do campione in carica Milan, do Genoa e do Torino, que se recusaram a participar do campeonato em protesto contra a decisão da Federazione que vetara a participação de jogadores estrangeiros no massimo torneo?
* Que a Juventus, bastante enfraquecida, depois de perder a eliminatória piemontesa para o próprio Pro Vercelli (1 x 1 em Vercelli e 0 x 2 em Turim, com uma doppietta do atacante Carlo Rampini - à direita - Guerin Sportivo), também si ritirò do campeonato?
* Que, portanto, a fase nazionale foi disputada em forma de triangular por Pro Vercelli, Milanese e Andrea Doria (que não disputaram eliminatórias regionais), com os Leoni conquistando o scudetto após 4 vitórias e apenas 2 empates?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker