Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, setembro 22, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Milan x Parma



Depois da excelente atuação que redundou na vitória sobre o Benfica pela Uefa Champions League, o Milan voltou a decepcionar na Serie A e não passou de um empate em 1 x 1 contra o Parma, chegando ao 3º empate consecutivo na competição.
Foi realmente uma atuação bastante opaca dos comandados de Ancelotti, ainda que tenham começado quase os mesmos 11 que iniciaram na última terça-feira (apenas com as inserções de Bonera e Brocchi nos lugares de Kaladze e Gattuso), com Kaká (à direita contra Morrone - Ansa) e Pirlo em campo durante todos os 90'.
Já o Parma de Mimmo Di Carlo, até de forma surpreendente, começou postado em um 4-3-3, com o brasileiro Reginaldo aberto na direita, Corradi postado no centro e o jovem Pisanu mais pela esquerda no ataque.
Mas, certamente, não foi pela postura ofensiva da equipe parmigiana que o futebol do Milan não apareceu, até porque os rossoneri, quando quiseram, souberam ser perigosos, como quando Ambrosini e Seedorf tabelaram e o biondo capitano disparou um tiro fortíssimo que passou muito perto da meta defendida por Pavarini, digno substituto do esperto Bucci.
Um pouco depois, ainda na 1ª etapa, Kaká serviu uma de suas magias a Pippo Inzaghi, que concluiu de voleio para defesa parcial de Pavarini. No rebote, Castellini tentou tirar a bola da área, mas acabou chutando a pelota no pé do holandês Seedorf (à esquerda - Milan), que não teve qualquer trabalho para fazer o 1º gol da partida.
Na volta para o 2º tempo, o Milan cometeu seu grande pecado: abdicou de jogar! O Parma, preso em suas limitações, não soube aproveitar o espaço e a partida ficou sonolenta...
Di Carlo, então, resolveu ousar ainda mais e sacou o guerreiro Parravicini para a entrada do habilidoso Cigarini e o meia Dessena pelo ala Matteini. Por sua vez, Ancelotti tirou Brocchi e colocou o brasileiro Emerson (à direita contra o também brasiliano Reginaldo - Omega) para tentar dar um pouco mais de substância ao centrocampo rossonero.
Não houve uma reviravolta em campo como decorrência das alterações táticas, mas com uma belíssima e isolada jogada individual, Reginaldo foi à linha de fundo e, após deixar Nesta atônito, cruzou para o jovem Andrea Pisanu empatar a partida.
Aí, Ancelotti sacou Seedorf e colocou Gilardino para jogar ao lado de Inzaghi, mas não teve êxito, pois o que se viu foi um festival de erros, inclusive de Kaká.
E o jogo terminou 1 x 1 mesmo... com o seguinte tabellino:
Milan: Dida; Oddo (80' Cafu), Nesta, Bonera, Jankulovski; Brocchi (67' Emerson), Ambrosini, Pirlo, Seedorf (75' Gilardino), Kaká; Inzaghi. All. Ancelotti.
Parma: Pavarini; Zenoni, Falcone, Fernando Couto, Castellini; Parravicini (60' Cigarini), Morrone, Dessena (64' Matteini); Reginaldo, Corradi, Pisanu (80' Coly). All. Di Carlo.
Gols: 44' Seedorf, 73' Pisanu.
Árbitro: Damato.
Cartões amarelos: Zenoni, Dida, Reginaldo, Castellini, Morrone e Pavarini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 4ª Rodada 2007/2008



O 'Match Clou' da 4ª rodada da Serie A 2007/2008 é o aguardadíssimo Roma x Juventus, embate entre duas equipes que nutrem uma rivalidade muito grande e atravessam um momento especial.
A Lupa Capitolina é líder do campeonato com 100% de aproveitamento e vem de uma convincente vitória na Uefa Champions League, enquanto a Vecchia Signora ocupa a 4ª colocação com 6 pontos ganhos e quer se recuperar do tropeço frente a Udinese na última rodada, que impediu que a equipe treinada pelo técnico Claudio Ranieri chegasse a este final de semana também com 100% de aproveitamento na Serie A.
Ademais, estarão, frente-a-frente, a melhor defesa do campeonato (a Roma não sofreu nenhum gol nas 3 primeiras rodadas) contra o melhor ataque (a Juve fez 8 gols até aqui), com Trezeguet (foto à direita - La Presse) ávido por comemorar seu 100º tento na Serie A (o francês está na cota 99).
Problemas? Ranieri tem mais, já que o ítalo-argentino Camoranesi está lesionado e o volante Almiron ainda é dúvida, o que deve forçar uma meia cancha com Salihamidzic, Zanetti, Tiago (ou Nocerino) e Nedved.
Atrás, a boa notícia é a possível estréia do tcheco Grygera na lateral direita, com Andrade e Criscito centrais e Chiellini na esquerda.
Completarão l'undici, muito provavelmente, Buffon e Del Piero!
Na Roma, Spalletti (à esquerda - Reuters) já assegurou que não vai fazer uso do turn over - ao menos neste início de temporada e os únicos jogadores indisponíveis são os defensores Panucci e Andreolli.
Ainda assim a equipe não está definida, vez que algumas dúvidas persistem: Giuly ou Mancini? Cassetti ou Cicinho?
O certo é que a equipe deve começar no já tradicional 4-2-3-1, com Doni no gol; Cassetti (ou Cicinho), Mexes, Juan e Tonetto; De Rossi e Aquilani; Mancini (ou Giuly), Perrotta e Taddei; Totti (abaixo - Roma).
Roma x Juventus é um dos confrontos mais tradicionais do Calcio, já tendo sido disputado 73 vezes em Roma, onde o time da casa leva vantagem: são 28 vitórias da Roma, 24 empates e 21 vitórias da Juventus, que marcou 82 gols e sofreu 108.
Na última partida, porém, sucesso da Juventus por 4 x 1, tendo todos os gols saído na 2ª etapa: Nedved aos 46', Ibrahimovic aos 58', Trezeguet aos 60' e de novo o francês aos 63', sendo que Totti diminuiu aos 67', cobrando pênalti depois da expulsão de Thuram.
Mas o derradeiro êxito romano também foi estrondoso: 4 x 0 na temporada 2003/2004 com doppietta de Cassano e gols de Dacourt e Totti.
Já o último empate remonta à temporada 2002/2003, quando as equipes terminaram em 2 x 2 (Totti e Cassano marcaram para a Roma, Del Piero e Nedved para a Juventus) e colecionaram 3 expulsões: Birindelli, Candela e Totti.
Aliás, Totti é um dos grandes nomes deste clássico, tendo somado 12 presenças com a camisa da Roma desde 1995, quando a Lupa de Mazzone venceu a Juventus de Lippi por 3 x 0.
Mais do que ele apenas o juventino Giampiero Boniperti, que colecionou 13 presenças entre 1947 e 1960.
No quesito gols, o bianconero Felice Borel, que marcou 6 gols na década de 30, é o maior artilheiro do embate, seguido dos romanistas Fulvio Bernardini e Antonio Cassano e do Penna Bianca Roberto Bettega, todos com 4 tentos anotados (o capitano Francesco Totti tem 'apenas' 3).
Portanto, olho na telinha a partir das 10h00 de domingo!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana quer saber: quem é o jogador à esquerda (Guerin Sportivo)?
Dica? Não precisa!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, setembro 21, 2007

Mais uma rodada movimenta a Serie A


A 4ª rodada da Serie A 2007/2008 vai ser disputada no final de semana dos dias 21 e 22 de setembro e traz como destaque a sensacional partida Roma x Juventus, que terá transmissão de ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 10h00 do domingo - imperdível!
Aliás, tudo sobre este incrível embate estará na coluna 'Match Clou' de amanhã - não percam!
A rodada começa, efetivamente, no sábado e logo com o Milan recebendo o Parma no San Siro a partir das 15h30, sempre com transmissão da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo.
Um pouco mais cedo (às 13h00), apenas a RAI transmite Udinese x Reggina.
Voltando ao domingo, sempre às 10h00, a Internazionale vai ao Armando Picchi enfrentar o lanterninha Livorno (com transmissão da ESPN Brasil) e, depois da péssima atuação na Champions League contra o Fenerbahce, deve começar jogando com Figo (à direita - Inter) titular no lugar de Solari, além de contar com os retornos de Maicon, Cordoba e César (Adriano deve começar no banco).
O jogo da noite na Itália, com transmissão da RAI, será o aguardado Derby della Lanterna Sampdoria x Genoa, que volta a ocorrer na Serie A depois de 12 anos (no último, na temporada 1994/1995, vitória da Samp por 3 x 2, tentos de Vierchowod, Lombardo e Maspero para a equipe blucerchiata e do japonês Miura e do zagueiro Galante - atualmente no Livorno - para os grifoni).
Completam a rodada: Atalanta x Lazio no Atleti Azzurri D'Italia (com Simone Inzaghi - à esquerda - Cerescioli - enfrentando seu ex clube pela primeira vez); Cagliari x Palermo no Sant'Elia; Catania x Fiorentina no Angelo Massimino; Empoli x Napoli no Carlo Castellani e Torino x Siena no Olimpico de Turim.
Um espetacular final de semana para todos!

quinta-feira, setembro 20, 2007

A Itália Na Europa


Foi um meio de semana muito movimentado na Europa com o início da fase de grupos da Uefa Champions League e com os jogos de ida do First Round da Copa U.E.F.A.
Ao todo, 8 clubes italianos estiveram em campo e o saldo final foi bastante positivo: 4 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota.
Para começar, logo na terça-feira, um Milan totalmente diverso daquele que empatou sofridamente com o Siena no último sábado venceu o Benfica por 2 x 1 con una prestazione imperiosa.
Além da melhor qualidade técnica do undici mandado a campo por Ancelotti no San Siro em relação ao que jogou no Artemio Franchi (Kaká e, especialmente, Pirlo tiveram atuações soberbas), o diferencial foi o estado de espírito com o qual o Milan encarou o desafio continental.
Assim, em um 1º tempo spettacolare, o time de Milão abriu logo 2 x 0, tentos de Pirlo (cobrando falta) e Pippo Inzaghi que, aproveitando assistência do mesmo Pirlo (melhor em campo), fez seu 60º gol na Europa (foto do alto à direita - Reuters).
Embora o Benfica não tenha feito uma má apresentação e tenha até criado mais de uma chance de gol concreta, a verdade é que o Milan foi superior durante toda a partida e poderia até ter alcançado um resultado mais folgado, que foi definido com um gol de Nuno Gomes (ex-Fiorentina) já nos acréscimos.
De consignar, além da belíssima apresentação rossonera, os aplausos recebidos por Rui Costa (à esquerda - Ansa) de seus antigos tifosi, que fizeram uma justa homenagem ao craque lusitano.
Ainda na terça-feira, a Lazio, jogando bem abaixo das expectativas (mas não diferentemente do que vem apresentando na Serie A), arrancou um empate com os gregos do Olympiacos em 1 x 1. O resultado acabou sendo positivo em razão da partida ter sido realizada em Atenas (embora o estádio Karaiskakis tenha ficado fechado ao público), mas a atuação de ambas as equipes evidenciou que Real Madrid e Werder Bremen são os francos favoritos às duas vagas para a próxima fase no Grupo C da UCL.
Na quarta-feira, agora pelo Grupo G da Champions League, a Internazionale foi à Turquia e saiu derrotada pelo Fenerbahçe dos brasileiros Alex, Edu Dracena, Roberto Carlos (à direita contra Cambiasso - Ap) e Deivid, que realizou o gol da partida em uma conclusão acrobática aproveitando passe de Alex.
Embora a equipe nerazzurra tenha atuado com vários desfalques, principalmente na defesa (onde o colombiano Rivas teve que fazer sua estréia - boa por sinal!), os comandados de Mancini foram totalmente dominados pelos do brasileiro Zico, que só não ganharam por uma vantagem maior graças as boas defesas de Júlio César.
No ataque interista, Ibrahimovic e Suazo foram totalmente inoperantes, dando até saudade de Adriano...
Porém, a melhor atuação italiana na 1ª rodada da Uefa Champions League ficou a cargo da da Roma (à esquerda Aquilani contra o brasileiro Michael - Reuters), que bateu o Dynamo Kyiv por 2 x 0, tentos de Perrotta e Totti, um em cada tempo, e alcançou seu 100º sucesso na Europa.
Como destacado pelo periódico Gazzetta dello Sport, foi uma "Roma imperiale", que dominou a partida durante os 90' e ainda teve duas bolas na trave, com Juan e Cassetti.
Na quinta-feira, 4 confrontos válidos pela Copa U.E.F.A. complementaram a participação italiana nesta semana repleta de futebol pela Europa.
Destaque para o Palermo, que, apesar de ter atuado sem vários de seus principais atletas, superou o búlgaro Mladá Boslelav por 1 x 0 na casa do adversário, tento do sérvio Jankovic no finalzinho da partida.
Já a Fiorentina fez uma partida difícil na Holanda contra o Groningen (8º colocado na última Eredivisie) e empatou no Euroborg por 1 x 1. Depois de ter saído em desvantagem com gol do meia Lovre no 1º tempo, a Viola empatou a partida na etapa complementar com Semioli, aproveitando una splendida azione impostata da Liverani e realizzata da Mutu e Pazzini (este último à direita, no alto, contra um adversário - Fiorentina).
A Sampdoria, por sua vez, não conseguiu um bom resultado ao apenas empatar em 2 x 2 com o AaB (Aalborg Bk) em pleno Luigi Ferraris, o que comprometeu sua classificação à próxima fase da competição, já que terá que vencer os dinamarqueses no jogo de volta.
Foi uma partida sfortunata para os blucerchiati que, depois de saírem na frente com Delvecchio, sofreram a virada com gols de Prica e Johansson, tendo conseguido empatar aos 16' do 2º tempo com um colpo di testa de Bellucci.
Por fim, fazendo sua estréia em competições européias, o Empoli (à esquerda os 11 que começaram a partida - Empoli) passou pelo suíço Zürich por 2 x 1. O clube toscano inaugurou o marcador aos 41' do 1º tempo com uma cabeçada do zagueiro Piccolo e, logo após o recomeço da partida na 2ª etapa, ampliou a vantagem com um pênalti cobrado pelo meia Antonini. Depois de ter desperdiçado várias oportunidades para ampliar ainda mais a contagem, o time do técnico Cagni acabou sofrendo um castigo ao tomar um gol marcado pelo francês Alexandre Alphonse, o que deixou a classificação para a fase seguinte da Copa U.E.F.A. em aberto.
Em razão da edição desta coluna, excepcionalmente a 'Memorabilia' não será editata nesta semana.
Porém, mais uma vez não é possível encerrar esta coluna sem registrar, com alguma perplexidade, o pouco interesse das equipes italianas na tradicional Copa U.E.F.A., vez que até o Empoli, que, como já mencionado, fazia sua estréia na Europa - feito que almejou durante tantos anos -, mandou a campo uma equipe totalmente modificada e sem seus principais jogadores - e olha que o clube toscano não tem um plantel como o da Inter...

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, setembro 19, 2007

PontoCom - Cagliari


Nesta semana a 'PontoCom' aborda a home-page oficial do Cagliari Calcio, disponível no endereço http://www.cagliaricalcio.net/.
Apesar de ter uma interface um pouco poluída por uma grande quantidade de informações, o que faz com que a página inicial (imagem abaixo) demore um pouco a carregar por completo, o site traz informações bem detalhadas sobre o clube sardo.
Dividido em 9 seções principais, o web site tem notícias atualizadas diariamente, inclusive do settore giovanile (podendo ser consultado arquivo desde 2001!), apresenta o programma settimanale da equipe, organograma e história do clube, fotos da sede, além, é claro, informações sobre o elenco profissional (com ficha técnica dos jogadores).
Na seção Il Botteghino é possível visualizar o estádio Sant'Elia e adquirir os bilhetes para a próxima partida casalinga da equipe.
Outra área bastante interessante é a Gli Incontri, onde é possível conhecer os seguintes encontros do Cagliari e saber detalhes das partidas já realizadas, inclusive com fotos.
Há espaço também para uma web store (é possível adquirir uma gravata de seda com o distintivo oficial do clube por € 39 ou uma divisa completa (camisa e short) por € 60.
Agora, a parte mais divertida do site é a Fanzone, onde é possível localizar o Cagliari Club mais perto da sua residência e, especialmente, enviar um e-card para um amigo, por exemplo, do centrocampista Daniele Conti (à esquerda, no alto) ou até de Gigi Riva ao lado de Pelé!

Marcadores:

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações (ahhhh... mais foi fácil demais!) à Cyntia Santana, ao nosso amigo luso JP e ao Michel Costa, que desvendaram que o giovane calciatore à esquerda (Guerin Sportivo) é o agora vice-presidente da F.I.G.C. (a famosa Federcalcio) Albertini.
Il Metronomo Demetrio Albertini foi um centrocampista combativo, mas com um toque aveludado (estando muito mais para Pirlo do que para Gattuso, por exemplo), que transcorreu quase toda sua carreira no Milan, onde foi formado e ficou de 1988 a 2002 (salvo uma breve passagem pelo Padova na temporada 1990/1991), jogando ainda no Atlético de Madrid (Espanha), Lazio, Atalanta e Barcelona (Espanha), além de computar 79 aparições com a Azzurra (foto do alto à direita - French).

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, setembro 18, 2007

Momento Panini - Sergio Volpi


Sergio Volpi é um daqueles jogadores que pode passar despercebido um jogo inteiro dos torcedores menos atentos, mas certamente seu espírito de liderança e capacidade de organização do centrocampo arrebatará admiradores entre os mais habituados a análises táticas.
Porém, caso você se encaixe na primeira hipótese e nunca sequer tenha ouvido falar deste jogador de 33 anos nascido em Orzinuovi (uma pequena comuna na província de Brescia) em 02 de fevereiro de 1974, não se espante - Volpi efetivamente passou boa parte de sua carreira peregrinando anonimamente por clubes de menor expressão da Serie A e até pelas Series B e C1.
Aliás, na seleção italiana Volpi só chegou em 2004, já trintão!
Tifoso assumido do Milan, Sergio Volpi cresceu calcisticamente no Brescia, um dos melhores clubes formadores de atletas de toda a Itália, mas teve sua primeira experiência na Carrarese, na Serie C1 durante a temporada 1994/1995.
No campeonato seguinte, defendeu o Brescia na Serie B juntamente com Pirlo, Baronio e os irmãos Filippini, se transferindo ao Bari para a temporada 1996/1997, sempre na 2ª divisão do Calcio.
Ao lado do alemão Thomas Doll e do sueco Klas Ingesson, Volpi conseguiu levar o clube da família Matarrese à Serie A, onde estreou em 31 de agosto de 1997 (a figurinha do alto é referente a temporada 1997/1998) na derrota da equipe biancorossa para o Parma por 2 x 0 (neste mesmo jogo também fez sua estréia Gianluca Zambrotta, então um centrocampista esterno).
Já então carregando o inseparável número 4 às costas, Volpi se transferiu ao Venezia em 1998, onde ficou por duas temporadas e foi pela primeira vez treinado por Walter Novellino.
Com o rebaixamento do Venezia à Serie B ao final da temporada 1999/2000, Volpi regressou à 2ª divisão do futebol italiano, mas para atuar no Piacenza comandado por ... Novellino.
Com a simpática equipe da cidade situada nas margens do rio Po, Volpi logo obteve a promoção à Serie A e em seguida um digno 12º posto compondo a dupla de centrocampisti centrais com o brasileiro Matuzalem na temporada 2001/2002.
Aí, Riccardo Garrone, storico azionista della Sampdoria e neo presidente da agremiação blucerchiata, resolveu convidar Walter Novellino para tirar o clube do ostracismo da Serie B e o treinador, ao aceitar o desafio, levou consigo Sergio Volpi.
Regista clássico, capaz de organizar o meio de campo como poucos, dono de uma ótima visão de jogo e de um senso de colocação ímpar, Volpi rapidamente virou ídolo da tifoseria doriana e capitão da equipe, com a qual já está indo para a 6ª temporada (a figurinha da esquerda é da temporada 2006/2007), sendo a primeira na B, quando contribuiu com 8 gols em 35 partidas para a promoção da equipe.
E, se Novellino deixou a Sampdoria na última temporada e não levou consigo Capitan Volpi para o Torino, é sinal que a camisa rossonera não habita mais sozinha o coração desse guerreiro, que fará de tudo para se recuperar de uma contusão que o atormenta nestes dias a tempo de disputar o Derby della Lanterna no próximo domingo!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, setembro 17, 2007

'B' Em Pílulas


* Numa rodada marcada por poucos gols (foram 5 os jogos que terminaram 0 x 0), o destaque ficou por conta do Brescia, que ganhou por 3 x 0 do Pisa fora de casa com direito a doppietta do atacante Possanzini (à direita em ação na partida - Zanardelli);
* O time treinado pelo folclórico e competente Serse Cosmi é o único com 100% de aproveitamento, ainda que seu compromisso válido pela 3ª rodada contra o Piacenza foi adiado e só vá ser disputado amanhã;
* Assim, com um jogo a mais que o Brescia, o líder da Serie B é o surpreendente Albinoleffe, que venceu o Ravenna, também fora de casa, por 2 x 0, tentos de Cristiano e Colombo, tendo o capocannoniere Cellini passado em branco desta vez;
* O Piacenza finalmente marcou seus primeiros pontos na competição ao vencer o Bari por 1 x 0, tento de Miglionico;
* Quem também anotou seu 1º ponto na temporada foi o Grosseto, que empatou em 0 x 0 com o Cesena e agora divide a lanterninha com o Spezia, derrotado em casa pela Triestina por 1 x 0, rete do veterano meia Allegretti.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Depois de 3 rodadas, só a Lupa Capitolina tem 100% de aproveitamento no Calcio, além de ser também a única equipe que ainda não tomou um gol sequer no campeonato! Grande Roma! Contra a Reggina, no Granillo di Reggio Calabria, dopo un primo tempo sottotono, o time de Spalletti fez prevalecer sua melhor técnica e maior experiência e superou uma esforçada e até competitiva Reggina, que acabou pagando o preço de jogar com um homem a menos por quase todo o 2º tempo, já que o uruguaio Valdez foi expulso per una brutta entrata su Perrotta.
Mas nem adiante reclamar, vez que o 1º gol ocorreu quando ainda eram 11 contra 11 - e que gol!
Tudo começou com uma antecipação de Juan sobre o dinamarquês Tullberg no meio de campo, com este último fazendo falta no zagueiro brasileiro e sendo premiado com o cartão amarelo. Na cobrança de falta, o capitano Totti levantou a bola na área e, sem que ninguém esperasse, o mesmo Juan apareceu e completou para o fundo das redes de tacco.
Ainda que em desvantagem numérica e no placar, a Reggina não se abalou e, bem orquestrada pelo técnico Ficcadenti, tentou reagir, mas foi a Roma que marcou de novo, desta vez com o próprio Totti (à direita sua comemoração - Roma), aproveitando jogada iniciada pelo brasileiro Cicinho.
Dopo 5 minuti di recupero, l'arbitro fischia la fine: la Roma vince su un campo difficile ed è prima in classifica da sola!
Quem também venceu por 2 x 0 e com autoridade, além da vice-líder Internazionale (vide 'O Jogo Da TV - Parte III'), foi o Napoli às custas de uma pobre Sampdoria, com tentos de Hamsik e Zalayeta.
Aliás, com um Hamsik estupendo, um Lavezzi arisco e atrevido e um Zalayeta matador (na foto abaixo uma cabeçada do uruguaio nella mischia blucerchiata - Omega), o time comandado por Reja não teve trabalho algum para vencer uma rimaneggiata Sampdoria, em nenhum momento perigosa e que ainda teve o goleiro Castellazzi como infeliz protagonista no lance que originou o 1º tento partenopeo, bem ao estilo Gialappa's Band (para quem não sabe, um famoso trio de comediantes italianos que apresenta um programa televisivo intitulado Mai dire Gol, dedicado aos momentos mais 'pitorescos' do Calcio).
Já a vítima anterior do Napoli, a Udinese, se recuperou com estilo e venceu a até então líder Juventus por 1 x 0 em pleno estádio Olimpico de Turim, tento anotado pelo herói italiano contra a Ucrânia, Antonio Di Natale (abaixo sua comemoração - Omega).
Na verdade, o confronto tutto bianconero foi uma partida com 2 tempos bem distintos, tendo a Juventus, inspirada por um ótimo Del Piero, dominado o 1º, enquanto a Udinese foi melhor no 2º e legitimou seu sucesso dominando uma Vecchia Signora pouco criativa no meio de campo.
Além dessas partidas, todas as demais terminaram empatadas (ao todo, foram 6 empates na rodada), incluindo as já abordadas na 'O Jogo Da TV' Siena x Milan (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-i-siena-x-milan.html), Lazio x Empoli (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-ii-lazio-x-empoli.html) e Parma x Cagliari (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-iv-parma-x-cagliari.html).
Fiorentina x Atalanta, por exemplo, terminou 2 x 2, tentos de Rivalta, Doni, Vieri (abaixo sua comemoração com Liverani - Fiorentina) e Zampagna, este último com um golaço.
Já Genoa x Livorno e Palermo x Torino terminaram 1 x 1, sendo que no jogo do Luigi Ferraris os tentos foram anotados por Tavano (cobrando pênalti) e Borriello, enquanto no Renzo Barbera os artilheiros foram o brasileiro Fábio Simplício e o uruguaio Recoba, em seu 1º gol com a mística maglia granata.
Eis a classificação atualizada da Serie A após as 3 primeiras rodadas: 1º Roma (9 pts); 2º Internazionale (7); 3º Napoli (6); 4º Juventus (6); 5º Milan (5); 6º Fiorentina (5); 7º Atalanta (5); 8º Cagliari (4); 9º Palermo (4); 10º Sampdoria (4); 11º Udinese (4); 12º Torino (3); 13º Lazio (3); 14º Parma (2); 15º Reggina (2); 16º Catania (2); 17º Genoa (2); 18º Siena (1); 19º Empoli (1) e 20º Livorno (1).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, setembro 16, 2007

O Jogo Da TV (Parte IV) - Parma x Cagliari



Na rodada de estréia desta temporada da Serie A o Cagliari venceu o Napoli, com autoridade, por 2 x 0 em pleno San Paolo. Depois, enquanto a equipe partenopea arrasou a Udinese por 5 x 0 em Udine na 2ª rodada, o time sardo vendeu caríssimo a derrota para a Juventus por 3 x 2.
Portanto, a expectativa para Parma x Cagliari era grande!
Porém, o time do técnico Giampaolo não conseguiu reeditar o bom futebol praticado nas rodadas anteriores e apenas empatou, em 1 x 1, com um burocrático Parma. Também, pudera, o astro da equipe, o fantasista Pasquale Foggia, só entrou faltando 10' para o encerramento da partida e pouco pode fazer.
No cômputo geral, de qualquer maneira, o Cagliari foi superior ao Parma e, se alguma equipe merecia sair com os 3 pontos do Ennio Tardini, seria exatamente o time da ilha da Sardenha, cujo elenco, surpreendentemente, tem dado mostras de poder enfrentar a Serie A dignamente e até possuir válidas alternativas, já que os meias Biondini e D'Agostino conseguiram se sair bem substituindo os titulares Fini e Foggia contra o Parma.
E foi o Cagliari que abriu o marcador, com tento marcado pela revelação Alessandro Matri (aos 40' do 1º tempo - foto acima - Newpress), atacante de propriedade do Milan mas que jogou (e bem) a última stagione no Rimini, aproveitando rebote de uma punizione cobrada por Parola, outro que teve uma atuação destacada na partida, conferindo grande fôlego ao centrocampo cagliaritano.
Em vantagem no marcador, o Cagliari teve oportunidade de matar o jogo, acertando outra bola na trave, desta vez com o argentino Larrivey, que também esteve bem no jogo (demonstrou boa movimentação), mas acabou sofrendo o empate, na 2ª etapa, quando o jovem Cigarini lançou o oportunista Corradi (abaixo contra o meia Parola - GN) na área e este si esibisce in una spettacolare girata al volo que o goleiro Fortin não pode defender.
Mas o arqueiro Fortin, que era reserva do veterano Chimenti na temporada passada, já havia impedido o empate do Parma ao defender um pênalti cobrado (muito mal, é verdade) pelo ala Castellini alguns minutos antes.
No final, um empate que acabou sendo justo, com o seguinte tabellino:
Parma: Bucci; Zenoni, Falcone, Fernando Couto, Castellini; Morrone, Cigarini (89' Parravicini), Dessena (82' Matteini); Reginaldo, Corradi, Pisanu (55' Morfeo). All. Di Carlo.
Cagliari: Fortin; Ferri, Lopez, Bianco, Agostini; Parola, Conti, D'Agostini (82' Foggia), Biondini (84' Mancosu); Larrivey (79' Acquafresca), Matri. All. Giampaolo.
Gols: 40' Matri, 72' Corradi.
Árbitro: Mazzoleni.
Cartões amarelos: Falcone, Parola, Fernando Couto e Matri.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte III) - Internazionale x Catania



A opção por assistir Internazionale x Catania ao invés de Juventus x Udinese (escolhida como 'Match Clou') não foi fácil, mas como a coluna 'O Jogo Da TV' ainda não tinha acompanhado nenhuma partida da atual campeã italiana nesta temporada, a escolha ficou por conta da partida do San Siro.
E foi bastante interessante, já que as equipes protagonizaram um bom espetáculo, ainda que a Inter não tenha, em momento algum, pisado fundo no acelerador, cônscia de sua superioridade técnica.
E olha que o allenatore Roberto Mancini propôs um turn-over e poupou diversos de seus titulares para o confronto, importantíssimo, contra o Fenerbahce de Zico na próxima quarta-feira válido pela Champions League.
Mas, comandante de um dos melhores e mais consistentes elencos do mundo (se não for o melhor), Mancini não teve dificuldade em dispor a equipe nerazzurra em um impontente 4-4-2 com Crespo e Adriano na frente.
Aliás, o atacante brasileiro (na foto do alto contra o ganês Edusei - Inter) foi o grande destaque individual da partida, mostrando muita determinação e um ótimo preparo físico, aparecendo até em diversas ocasiões na defesa para colaborar com os companheiros, sempre recompensado por fortes aplausos dos tifosi.
O único senão da partida do L'Imperatore, fora não ter marcado gol, foi a farta utilização do cotovelo no rosto dos adversários, ainda que tenha escapado de qualquer reprimenda do árbitro Orsato.
Mas, se não fez gol, Adriano participou da jogada do 1º tento interista, marcado pelo argentino Crespo (ao lado observado por Silvestri - Omega) aos 14', aproveitando tabelinha (meio que involuntária) de Maicon com L'Imperatore.
Em desvantagem no marcador, a equipe siciliana bem que tentou o empate, seja com o uruguaio Martinez, seja com o atacante Spinesi e até com o lateral Silvestri, mas em todas as tentativas esbarrou na segura atuação de Júlio César, de volta ao gol da Inter depois de cumprir suspensão pela tola expulsão ocorrida na 1ª giornata do campeonato.
Como os mandantes demonstravam um evidente calo físico, Mancini sacou Crespo, Figo (que não gostou de ser substituído) e Dacourt e mandou a campo Ibrahimovic, Stankovic e Zanetti no decorrer do 2º tempo, propiciando maior fôlego aos atuais campeões.
Daí, aos 34', em uma jogada em altíssima velocidade da Inter, Ibrahimovic lançou o brasileiro César que progrediu até a entrada da área adversária, de onde deslocou o bom goleiro argentino Bizzarri para fazer 2 x 0 (foto à esquerda - Omega) e definir o marcador.
O tabellino da partida ficou assim:
Inter: Júlio César; Maicon, Cordoba, Burdisso, Maxwell; Dacourt (78' Zanetti), Cambiasso, Figo (65' Stankovic), César; Adriano, Crespo (59' Ibrahimovic). All. Mancini.
Catania: Bizzarri; Silvestri, Stovini, Terlizzi, Sabato; Baiocco, Edusei, Izco (73' Tedesco), Martinez (46' Vargas), Mascara (71' Morimoto); Spinesi. All. Baldini.
Gols: 14' Crespo, 79' César.
Árbitro: Orsato.
Cartões amarelos: Baiocco, Mascara e Burdisso.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que no campeonato 2007/2008 são 07 os atacantes que já ultrapassaram a barreira dos 100 gols na Serie A (dentre eles o Aeroplanino Montella e o argentino Crespo - foto abaixo - Guerin Sportivo)?
* Que, em toda história da Serie A, foram apenas 65 os jogadores que ultrapassaram esta marca?
* Que os 07 em atividade na Serie A (Chiesa, Crespo, Del Piero, Inzaghi, Montella, Totti e Vieri) jogam todos em times diferentes (respectivamente Siena, Internazionale, Juventus, Milan, Sampdoria, Roma e Fiorentina)?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker