Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, setembro 20, 2007

A Itália Na Europa


Foi um meio de semana muito movimentado na Europa com o início da fase de grupos da Uefa Champions League e com os jogos de ida do First Round da Copa U.E.F.A.
Ao todo, 8 clubes italianos estiveram em campo e o saldo final foi bastante positivo: 4 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota.
Para começar, logo na terça-feira, um Milan totalmente diverso daquele que empatou sofridamente com o Siena no último sábado venceu o Benfica por 2 x 1 con una prestazione imperiosa.
Além da melhor qualidade técnica do undici mandado a campo por Ancelotti no San Siro em relação ao que jogou no Artemio Franchi (Kaká e, especialmente, Pirlo tiveram atuações soberbas), o diferencial foi o estado de espírito com o qual o Milan encarou o desafio continental.
Assim, em um 1º tempo spettacolare, o time de Milão abriu logo 2 x 0, tentos de Pirlo (cobrando falta) e Pippo Inzaghi que, aproveitando assistência do mesmo Pirlo (melhor em campo), fez seu 60º gol na Europa (foto do alto à direita - Reuters).
Embora o Benfica não tenha feito uma má apresentação e tenha até criado mais de uma chance de gol concreta, a verdade é que o Milan foi superior durante toda a partida e poderia até ter alcançado um resultado mais folgado, que foi definido com um gol de Nuno Gomes (ex-Fiorentina) já nos acréscimos.
De consignar, além da belíssima apresentação rossonera, os aplausos recebidos por Rui Costa (à esquerda - Ansa) de seus antigos tifosi, que fizeram uma justa homenagem ao craque lusitano.
Ainda na terça-feira, a Lazio, jogando bem abaixo das expectativas (mas não diferentemente do que vem apresentando na Serie A), arrancou um empate com os gregos do Olympiacos em 1 x 1. O resultado acabou sendo positivo em razão da partida ter sido realizada em Atenas (embora o estádio Karaiskakis tenha ficado fechado ao público), mas a atuação de ambas as equipes evidenciou que Real Madrid e Werder Bremen são os francos favoritos às duas vagas para a próxima fase no Grupo C da UCL.
Na quarta-feira, agora pelo Grupo G da Champions League, a Internazionale foi à Turquia e saiu derrotada pelo Fenerbahçe dos brasileiros Alex, Edu Dracena, Roberto Carlos (à direita contra Cambiasso - Ap) e Deivid, que realizou o gol da partida em uma conclusão acrobática aproveitando passe de Alex.
Embora a equipe nerazzurra tenha atuado com vários desfalques, principalmente na defesa (onde o colombiano Rivas teve que fazer sua estréia - boa por sinal!), os comandados de Mancini foram totalmente dominados pelos do brasileiro Zico, que só não ganharam por uma vantagem maior graças as boas defesas de Júlio César.
No ataque interista, Ibrahimovic e Suazo foram totalmente inoperantes, dando até saudade de Adriano...
Porém, a melhor atuação italiana na 1ª rodada da Uefa Champions League ficou a cargo da da Roma (à esquerda Aquilani contra o brasileiro Michael - Reuters), que bateu o Dynamo Kyiv por 2 x 0, tentos de Perrotta e Totti, um em cada tempo, e alcançou seu 100º sucesso na Europa.
Como destacado pelo periódico Gazzetta dello Sport, foi uma "Roma imperiale", que dominou a partida durante os 90' e ainda teve duas bolas na trave, com Juan e Cassetti.
Na quinta-feira, 4 confrontos válidos pela Copa U.E.F.A. complementaram a participação italiana nesta semana repleta de futebol pela Europa.
Destaque para o Palermo, que, apesar de ter atuado sem vários de seus principais atletas, superou o búlgaro Mladá Boslelav por 1 x 0 na casa do adversário, tento do sérvio Jankovic no finalzinho da partida.
Já a Fiorentina fez uma partida difícil na Holanda contra o Groningen (8º colocado na última Eredivisie) e empatou no Euroborg por 1 x 1. Depois de ter saído em desvantagem com gol do meia Lovre no 1º tempo, a Viola empatou a partida na etapa complementar com Semioli, aproveitando una splendida azione impostata da Liverani e realizzata da Mutu e Pazzini (este último à direita, no alto, contra um adversário - Fiorentina).
A Sampdoria, por sua vez, não conseguiu um bom resultado ao apenas empatar em 2 x 2 com o AaB (Aalborg Bk) em pleno Luigi Ferraris, o que comprometeu sua classificação à próxima fase da competição, já que terá que vencer os dinamarqueses no jogo de volta.
Foi uma partida sfortunata para os blucerchiati que, depois de saírem na frente com Delvecchio, sofreram a virada com gols de Prica e Johansson, tendo conseguido empatar aos 16' do 2º tempo com um colpo di testa de Bellucci.
Por fim, fazendo sua estréia em competições européias, o Empoli (à esquerda os 11 que começaram a partida - Empoli) passou pelo suíço Zürich por 2 x 1. O clube toscano inaugurou o marcador aos 41' do 1º tempo com uma cabeçada do zagueiro Piccolo e, logo após o recomeço da partida na 2ª etapa, ampliou a vantagem com um pênalti cobrado pelo meia Antonini. Depois de ter desperdiçado várias oportunidades para ampliar ainda mais a contagem, o time do técnico Cagni acabou sofrendo um castigo ao tomar um gol marcado pelo francês Alexandre Alphonse, o que deixou a classificação para a fase seguinte da Copa U.E.F.A. em aberto.
Em razão da edição desta coluna, excepcionalmente a 'Memorabilia' não será editata nesta semana.
Porém, mais uma vez não é possível encerrar esta coluna sem registrar, com alguma perplexidade, o pouco interesse das equipes italianas na tradicional Copa U.E.F.A., vez que até o Empoli, que, como já mencionado, fazia sua estréia na Europa - feito que almejou durante tantos anos -, mandou a campo uma equipe totalmente modificada e sem seus principais jogadores - e olha que o clube toscano não tem um plantel como o da Inter...

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker