Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 01, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Lazio



Se no girone d'andata o Milan arrasou a Lazio em Roma por 5 x 1 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-iii-lazio-x-milan.html), neste domingo, no San Siro, se uma das equipes merecia ter saído vitoriosa, esta seria a squadra romana.
Porém, no cômputo geral, o empate em 1 x 1 acabou sendo um digno castigo para dois times que protagonizaram um espetáculo bem fraquinho...
Como atenuante, o fato do Milan ter jogado bastante desfalcado (sem Nesta, Maldini, Pirlo, Kaká e Inzaghi), até em razão de Ancelotti já estar focado no compromisso da próxima terça-feira contra o Arsenal pela Uefa Champions League, escalando um centrocampo inédito: Gattuso, Emerson, Seedorf e Gourcuff (abaixo contra Siviglia - Milan).
Já a Lazio, que vem realizando uma campanha bem aquém das expectativas (e das suas próprias possibilidades), cometeu o pecado de não acreditar no seu próprio sucesso, renunciando a qualquer proposta ofensiva depois de ter saído na frente, com Bianchi aos 9' da 2ª etapa, aproveitando uma assistência de Rocchi.
No Milan, Ancelotti perdeu Seedorf ainda no 1º tempo e teve que lançar, até por falta de outras opções, o jovem Paloschi (na foto abaixo, à esquerda, contra Behrami e Radu - Milan) no lugar do holandês, postando a equipe em um ofensivo 4-3-3 com um ataque que, ao todo, somava apenas 61 anos (18 de Paloschi e Pato e 25 de Gilardino).
Apesar da disposição do giovane attacco rossonero, o trio sofria com a falta de palle tratabili, com o empate acontecendo apenas após uma penalidade máxima cometida por Siviglia em Kaladze e convertida por Oddo, que não comemorou o tento marcado contra seu ex-clube.
A igualdade, acrescida da expulsão do ala laziale De Silvestri, deu novo ânimo à equipe rossonera, que tentou buscar a virada, sem êxito, nos últimos minutos.
Ao final, foi o 10º empate do Milan na temporada, sendo o 7º casalingo (contra apenas 4 vitórias no San Siro), ou seja, demais para quem quer o 4º posto na Serie A.
O tabellino:
Milan: Kalac; Oddo, Bonera, Kaladze, Jankolovski (46' Digão - que fez sua estréia na Serie A); Gattuso, Emerson (46' Ambrosini), Seedorf (36' Paloschi), Gourcuff; Pato, Gilardino. All. Ancelotti.
Lazio: Ballotta; De Silvestri, Siviglia, Cribari, Radu; Dabo, Ledesma (ao lado contra Pato - Reuters), Behrami (89' Rozenhal), Pandev; Bianchi (76' Manfredini), Rocchi. All. Rossi.
Gols: 9' Bianchi, 66' Oddo (pênalti).
Árbitro: Celi.
Cartões amarelos: Ledesma, Gattuso, Ambrosini, Oddo, Pandev, Siviglia e Mudingayi.
Cartão vermelho: De Silvestri.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Parma



Se segura Real Madrid! No jogo de hoje contra o Parma, a Lupa Capitolina mostrou que não será uma adversária fácil na próxima quarta-feira e que tem condições de prosseguir na principal competição européia ainda que às custas da eliminação da equipe blanca madrilenã, recordista de conquistas no torneio.
Mas, voltando ao jogo válido pela Serie A, foi uma festa no Olimpico, a começar pela bonita homenagem que o clube prestou a seu maior ídolo e capitano Francesco Totti, agora, além do mais, o jogador que mais vezes vestiu o manto giallorosso (à direita, Totti ao lado de Rosella Sensi, amministratore delegata, e Giacomo Losi, o até então recordista de presenças na Serie A - La Presse).
Com a bola rolando, o Parma, embora sem Lucarelli ou Corradi no ataque (Di Carlo preferiu deixá-los no banco), começou com personalidade e impondo um inusitado pressing, a ponto de conquistar 4 escanteios antes dos 10' (a Roma só foi ter o seu 1º aos 43'!).
Porém, com o passar dos minutos, a equipe giallorossa foi fazendo prevalecer seu ritmo em decorrência da mais refinada técnica de seus jogadores, que passaram a tocar a bola com maior desenvoltura e a ocupar os espaços deixados livres pela equipe crociata.
Aí, um Parma troppo rinunciatario depois do bom começo pagou o preço: cross dalla sinistra di Tonetto, intervenção equivocada do portiere Bucci, que rebateu a bola nos pés de Aquilani (à esquerda contra Gasbarroni - Grazia Neri), com o bom meia apenas completando para o fundo das redes.
Daí em diante, até o final da 1ª etapa, fora um boa cobrança de falta de Gasbarroni, o que se viu fiu uma Roma in crescita, com Taddei e Totti como destaques.
Veio o 2º tempo e o Parma deu a impressão de que iria endurecer o embate, mas logo aos 6' fez harakiri: Falcone antecipou Panucci, mas acabou jogando contra o patrimônio com uma tentativa bisonha de bicicleta que acabou vencendo Bucci, fazendo 2 x 0 para a Roma!
No minuto seguinte, a bola terminou no fundo das redes da Roma, mas o árbitro Rocchi anulou o gol por presunta irregularidade na ação do ala Castellini, que acabou recebendo cartão amarelo.
Foi demais para o Parma, que a partir daí viu a Roma girar a bola de um lado para o outro e administrar o resultado, sendo ainda letal quando quis, fazendo 3 x 0 com um destro violento de Totti (à direita marcado a distância por Falcone - Grazia Neri) e completando a goleada em 4 x 0 com Vucinic após um erroracio di Zenoni.
O tabellino:
Roma: Doni; Cicinho, Panucci, Ferrari, Tonetto (81' Antunes); Brighi, Aquilani, Taddei, Giuly (64' Esposito), Mancini (73' Vucinic); Totti. All. Spalletti.
Parma: Bucci; Coly (57' Pisanu), Falcone, Rossi, Zenoni; Morrone, Cigarini, Castellini, Dessena, Gasbarroni (77' Reginaldo); Budan (57' Lucarelli). All. Di Carlo.
Gols: 27' Aquilani, 51' Falcone (contra), 80' Totti, 94' Vucinic.
Árbitro: Rocchi.
Cartões amarelos: Aquilani, Castellini, Rossi e Dessena.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 26ª rodada 2007/2008



Durante a semena, o atual allenatore bianconero Claudio Ranieri recordou o dia 04 de dezembro de 1994, quando, então treinador da Fiorentina, viu seu time abrir 2 x 0 na Juventus para depois sofrer um incrível revés nos últimos 20', com uma doppietta de Vialli e um magnífico sigillo de Del Piero, naquele que seria o 8º gol na Serie A do jovem com então 20 anos recém completados.
Transcorridos mais de 10 anos desde aquela data, Juventus e Fiorentina protagonizarão neste domingo o 69º confronto pela Serie A com o mando de campo da equipe de Turim, que soma 45 vitórias, 18 empates e apenas 5 derrotas no confronto, tendo anotado 148 gols e sofrido apenas 56.
Além da grande tradição e da rivalidade histórica que o confronto encerra, as equipes da Juventus e da Fiorentina ocupam, respectivamente, a 3ª e a 4ª colocação no atual campeonato italiano, o que torna o embate importantíssimo na disputa pelas vagas italianas na próxima Champions League.
Sem poder contar com Chiellini e Nedved (além dos há muito afastados Andrade e Marchionni), Ranieri deve lançar a Juve no 4-4-2 com Zebina (à direita - Insidefoto), Legrottaglie, Grygera e Molinaro protegendo Buffon; Camoranesi (abaixo - Insidefoto), Sissoko, Zanetti e Palladino no meio; Del Piero e Trezeguet na frente.
Já Prandelli, se não bastasse o difícil retrospecto a superar, terá que montar sua equipe sem seu principal jogador, o romeno Mutu, além do ótimo Liverani e do esterno Semioli, sempre importante na zona ofensiva.
Para completar, em razão do compromisso da próxima semana válido pela Copa U.E.F.A., Vieri non è partito alla volta di Torino, poupado.
Assim, a Fiorentina deve começar com: Frey; Ujfalusi (abaixo, à direita - Insidefoto), Koldrup, Gamberini e Gobbi; Kuzmanovic, Donadel e Montolivo; Santana, Pazzini e Jorgensen, com Papa Waigo, Osvaldo e Cacia como opções no banco.
Falando em retrospecto, os grandes protagonistas deste confronto não estão mais em atividade: Giampiero Boniperti e Gaetano Scirea, ambos com 14 aparições, são os jogadores mais presentes no confronto, seguidos pela bandiera viola Giancarlo Antognoni, com 12.
E o mesmo Boniperti, ao lado de Felice Borel e John Hansen, é o artilheiro do embate com 7 tentos.
Aliás, Boniperti e Hansen estiveram em campo (cad um realizando uma doppietta) na goleada de 8 x 0 aplicada pela Juve em 22 de fevereiro de 1953 - a vittoria con più scarto do confronto.
Mas, da mesma forma, a dupla também participou do sucesso viola por 4 x 0 em 1955, vitória mais larga da Fiorentina em Turim na história.
Já na última oportunidade (temporada 2005/2006), empate de 1 x 1, com gols de Toni e Del Piero.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



O enigma desta semana è troppo facile ... quem é o jogador bianconero à esquerda (Guerin Sportivo), que protagoniza um slalom entre 2 adversários?
O nome do acertador na próxima quarta, até lá!

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Fevereiro foi mais um mês especial para o Calcio Serie A, onde passou o melhor do futebol italiano!
Assim, embora o mês seja tradicionalmente o mais curto do ano, foram disputadas 5 rodadas da Serie A, com a apresentação de seus correspondentes 'Match Clou' e a cobertura integral de 15 jogos na 'O Jogo Da TV', incluíndo 15 equipes diferentes (apenas Catania, Empoli, Lazio, Napoli e Udinese não apareceram por aqui neste mês), com a 'Panorama Da Rodada' abordando as demais pelejas, enquanto coube a ''B' Em Pílulas' apresentar os principais fatos da serie cadetta.
Se tanto futebol não deixou espaço para a 'Memorabilia', que volta agora em março, a 'Momento Panini', onde, às terças-feiras, é abordada a carreira de um jogador da Serie A ilustrada com as sensacionais figurinhas do álbum Calciatori da Panini (já contando com as da edição 2007/2008!), trouxe especiais com El Pibe de Bari Antonio Cassano (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/momento-panini-antonio-cassano.html), com Re David Di Michele (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/momento-panini-david-di-michele.html) e com o blucerchiato Christian Maggio (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/momento-panini-christian-maggio.html).
Nas quartas-feiras, além da 'L'Enigma' (que merece uma edição também aos sábados), que toda semana apresenta uma foto e questiona a identidade do jogador aos leitores, a 'PontoCom' discorreu sobre o website da Vecchia Signora (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/pontocom-juventus.html), relatando seus muitos pontos positivos e também aqueles negativos, e a 'Gli Azzurri' trouxe as atividades da Nazionale de Donadoni e também da U21 de Casiraghi.
Às quintas, marcou presença a 'A Itália Na Europa', que trouxe a campanha das equipes italianas nas competições continentais.
Por fim, aos domingos, houve espaço para a 'Quem Vem Lá', apresentando os principais estrangeiros contratados pelas equipes da Serie A no mês de janeiro, e também para a 'Você Sabia ...', que começou uma série especial com os mais remotos campeonatos italianos di calcio.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Futebol não pára na Itália


Depois de um meio de semana que reservou o emocionante duelo entre a líder e a vice-líder do campeonato (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html), a Serie A 2007/2008 prossegue neste final de semana com sua 26ª rodada, também repleta de embates interessantes.
Assim, logo no sábado, a partir das 14h00 (horário de Brasília) - com transmissão da ESPN, RAI e TV Esporte Interativo, a Roma recebe o Parma na Cidade Eterna.
Tendo em vista o difícil confronto contra o Real Madrid na próxima quarta-feira pela Champions League, Spalletti prepara um substancioso turn-over para o jogo contra a equipe treinada por Di Carlo, com espaço para alguns jogadores que, contratados para esta temporada, foram até aqui pouco utilizados, como o brasileiro Cicinho e os italianos Brighi e Esposito (ao lado - Insidefoto).
Ainda no sábado, a partir das 16h30 (sempre horário de Brasília), ESPN Brasil, RAI e TV Esporte Interativo transmitirão um interessantíssimo Milan x Lazio, com a equipe rossonera repleta de desfalques: Dida, Cafu, Nesta, Pirlo, Kaká e, é óbvio, Ronaldo, não participarão da partida.
No domingo, o mais importante confronto é o 'Match Clou' Juventus x Fiorentina, que terá transmissão da ESPN e da RAI a partir das 11h00, mesmo horário de Cagliari x Genoa (que a ESPN Brasil veiculará em VT a partir das 15h00); Empoli x Siena; Livorno x Catania; Reggina x Palermo; Sampdoria x Torino e Udinese x Atalanta.
Mais tarde, às 20h30 da Itália, Napoli x Inter fecham a rodada. Infelizmente, a partida do San Paolo não será televisionada para o Brasil e, assim, não será possível acompanhar a líder sem os vários Cambiasso, César, Cordoba, Cruz, Dacourt, Ibrahimovic, Maxwell e Samuel (mas com Figo - à esquerda - Insidefoto) contra um sempre difícil de vencer Napoli!
Portanto, quem sabe se a diferença entre Inter e Roma dessa vez não diminui?

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Panorama Da Rodada


Em rodada na qual a vice-líder Roma quase conseguiu reabrir o campeonato, deixando escapar a vitória contra a lideríssima Internazionale nos últimos minutos, os demais resultados acabaram beneficiando a Fiorentina, única das equipes in zona Europa a vencer.
Mesmo orfã de Mutu (e com Vieri suspenso), a squadra viola superou um grigio Livorno por 1 x 0 no Artemio Franchi, tento do senegalês Papa Waigo (sua primeira rete na Serie A).
De qualquer maneira, ainda que tenha consolidado o 4º posto (está 2 pontos a frente do Milan), a equipe treinada por Prandelli não teve uma grande atuação, principalmente na zona ofensiva, onde Pazzini não tem correspondido às expectativas.
Porém, pior fez o próprio Milan, que mais uma vez evidenciou suas conhecidas limitações e, atuando de forma totalmente apática e previsível, não passou de um empate com o Catania em 1 x 1 (em 4 confrontos contra a equipe siciliana nesta temporada, o Milan colecionou 2 empates e 2 derrotas!), gols do brasileiro Pato e de Spinesi.
Portanto, independentemente do que diga Galliani e até mesmo do resultado na Champions League, uma reformulação do elenco rossonero se mostra imprescindível para a próxima temporada, até porque a média etária dos 11 que começaram no Angelo Massimino (incluíndo Pato!) foi de incríveis 31,72 anos, tendo apenas 2 atletas com menos de 30 anos (o próprio Pato e o zagueiro Bonera), enquanto nada menos que 4 (Cafu, Favalli, Kalac e Maldini - na foto acima contra o uruguaio Martinez - La Presse) com idade superior a 35 primaveras.
Quem fez bonito foi a Atalanta, que até viu a Sampdoria começar melhor e sair na frente com um golaço de Volpi, mas depois tomou as rédeas da partida e, comandada por um super Doni, fechou o jogo em retumbantes 4 x 1, com uma doppietta do próprio capitão e tentos de Floccari e Capelli.
Portanto, em Gênova, só a torcida rossoblù festejou, vez que o Grifone superou com uma atuação muito convincente um confuso Napoli por 2 x 0, gols de Sculli (à esquerda contra Savini - Grazia Neri) e Borriello, um em cada tempo.
Já o Palermo precisou de apenas 45' para derrotar o Empoli desfalcado de Giovinco e Pozzi, com o brasileiro Fábio Simplício e Rinaudo anotando os tentos do sucesso palermitano, interrompendo a série de 3 vitórias consecutivas do time toscano.
Também 2 x 0 terminou Parma x Udinese, resultado importantíssimo para a equipe da Emilia-Romagna, que ultrapassou Siena, Empoli, Catania e Livorno e deixou a zona de rebaixamento.
Além da felicidade pelo resultado, o Parma registrou uma boa apresentação, com Lucarelli (abaixo em ação - Grazia Neri) e Cigarini, cobrando pênalti, anotando os gols da vitória crociata.
Por fim, além dos empates já registrados na 'O Jogo Da TV' (Juventus x Torino e Internazionale x Roma), completaram a rodada Lazio 1 x 0 Reggina (gol de Bianchi cobrando pênalti) e Siena 1 x 0 Cagliari (tento de Maccarone no finalzinho).
Eis a classificação atualizada: 1º Internazionale (61 pts); 2º Roma (52); 3º Juventus (48); 4º Fiorentina (44); 5º Milan (42); 6º Udinese (36); 7º Sampdoria (35); 8º Genoa (35); 9º Palermo (34); 10º Atalanta (34); 11º Napoli (30); 12º Lazio (29); 13º Torino (27); 14º Parma (25); 15º Siena (25); 16º Empoli (25); 17º Catania (24); 18º Livorno (23); 19º Reggina (21) e 20º Cagliari (18).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Internazionale x Roma



Foi por um soffio... Jogando com muita personalidade, a Roma por muito pouco não devolveu a derrota sofrida para a Internazionale no girone d'andata (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-i-roma-x.html) e reduziu para 6 pontos a diferença que separa ambas as equipes na ponta da tabela da Serie A.
Assim, no dia em que Francesco Totti se tornou, de forma absoluta, o jogador que mais vestiu a gloriosa maglia giallorossa no campeonato italiano (387 presenças), Spalletti mais uma vez apostou em seu capitano (longe de sua melhor forma), postando o maior ídolo romanista como terminal ofensivo do esquema 4-2-3-1, com Taddei, Perrotta e Vucinic (poupando o brasileiro Mancini para o confronto da semana que vem contra o Real Madrid) na função de criação logo atrás.
Já o italiano Mancini inovou e lançou a Inter em um pouco usual (para o time nerazzurro) 4-3-2-1, com Crespo único atacante e Stankovic e Figo (à direita contra De Rossi - Grazia Neri) com a responsabilidade de encostar em Valdanito.
Posto isto, depois de um início de estudos, a Inter foi mais concreta no 1º tempo, com Crespo muito ativo (e talvez um pouco preciosista demais) e Figo demonstrando toda a sua imensa classe pela ala direita.
Porém, aproveitando um cruzamento de Tonetto, foi Totti que tirou o primeiro zero do placar, antecipando seu ex-companheiro Chivu (à esquerda - Grazia Neri) para concluir sem qualquer chance para Júlio César - Roma 1 x 0 aos 38'!
No intervalo, Mancini começou a mudar a Internazionale: dentro Suazo no lugar de Stankovic (voltando de um longo período de recuperação) e retorno ao 4-4-2.
Mas a etapa complementar não começou nada bem para a squadra milanista, pouco adiantando as trocas de Cambiasso por Balotelli e de Pelé por Figo, com a conseqüente passagem ao audacioso 4-3-3, pois foi a Roma que teve as melhores chances, com Taddei (aos 3' e aos 15'), Vucinic (11') e Aquilani (21') - sendo que este último entrou no lugar de Pizarro e deu maior movimentação à equipe treinada por Spalletti.
Para piorar, após realizar as 3 substituições a que tinha direito, a Inter ainda perdeu Maxwell, aos 19', lesionado na caviglia.
Contra um adversário com apenas 10 homens, a Roma cansou de perder oportunidades de matar a partida - Perrotta, Aquilani e De Rossi tiveram boas chances em seqüência.
Então, aos 38', o francês Mexes recebeu o 2º amarelo e deixou a Roma também com 10 jogadores.
Era o lance que a Inter esperava - logo em seguida, Crespo (à direita contra Ferrari - Grazia Neri) obrigou Doni a fazer uma dificílima parata.
E aí veio o castigo: aos 43', quase no finalzinho, o brasileiro Juan cortou um cruzamento para a entrada da área, onde apareceu o capitano Javier Zanetti que, depois de dominar a bola, acertou um tirambaço que entrou no canto do gol defendido por Doni, empatando a partida e tirando o gostinho do sucesso da boca romanista.
O tabellino da quase vitória da Lupa:
Inter: Júlio César; Maicon, Burdisso, Chivu, Maxwell; Cambiasso (57' Balotelli), Vieira, Zanetti, Stankovic (46' Suazo), Figo (64' Pelé); Crespo. All. R. Mancini.
Roma: Doni; Cassetti, Mexes, Ferrari, Tonetto; De Rossi, Pizarro (60' Aquilani), Taddei (86' Juan), Perrotta, Vucinic (77' Giuly); Totti. All. Spalletti.
Gols: 38' Totti, 88' Zanetti (à esquerda sua comemoração - Inter).
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Burdisso, Taddei, Mexes, Balotelli e Perrotta.
Cartão vermelho: Mexes.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações mais do que especiais para Hugo Ribeiro, que pela 2ª semana consecutiva elucidou a identidade do jogador proposto pela 'L'Enigma'.
Nesta, como bem destacou nosso leitor, o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o atual centrocampista da Atalanta Diego De Ascentis (à direita - Cerescioli), que já defendeu as equipes do Como, Bari, Milan, Torino e Livorno antes do clube de Bergamo, con cui ha firmato un contratto biennale e vem realizando uma boa temporada.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 26, 2008

O Jogo Da TV (Parte I) - Juventus x Torino



Por um momento, pareceu que o deslinde do Derby della Mole disputado nesta terça-feira ia ser idêntico ao do girone d'andata, que foi decidido nos extertores (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-iv-torino-x-juventus.html).
Mas não, apesar de muita disputa, Juventus x Torino, excelente avant-première da 25ª rodada, terminou 0 x 0.
Já quando da entrada das equipes em campo, apareceram as primeiras surpresas: do lado da Juventus, Ranieri postou Camoranesi como centrocampista centrale ao lado de Sissoko, substituíndo o suspenso Cristiano Zanetti e evidenciando que o português Tiago está fora dos seus planos, com Palladino (acima contra Dellafiore e Pisano - Grazia Neri) ala destra; no Torino, Novellino optou por deixar Rosina no banco, lançando o uruguaio Recoba ao lado de Stellone no ataque.
Com a bola rolando, logo se notou o estilo clássico de Chino regendo a equipe granata, que tinha no lado direito com Comotto e Diana (à esquerda contra Sissoko - La Presse) sua principal arma ofensiva, enquanto a Juventus, com mais posse de bola, apostava no entendimento da dupla Del Piero-Iaquinta, exatamente os protagonistas da mais cristalina chance de gol do 1º tempo: cross de Del Piero e cabeçada ravvicinata de Iaquinta, que Sereni teve que se esticar todo para desviar a escanteio.
Veio a 2ª etapa e Novellino mandou a campo Rosina no lugar de um infortunato Diana, enquanto Ranieri, depois de mais alguns minutos, resolveu retornar com o esquema tradicional e colocou Nocerino no lugar de Palladino, voltando Camoranesi à sua posição de origem.
Com as alterações, a Juve continuou tendo mais posse de bola, mas o Toro foi mais perigoso, especialmente quando Rosina cobrou uma falta magistralmente e a bola, caprichosamente, explodiu no travessão com Buffon já batido (foto acima - La Presse).
Porém, apesar do 0 x 0 que persistiu até o final, o goleiro granata Sereni também teve bastante trabalho, principalmente em perigosa cabeçada de Camoranesi.
Antes do apito final do árbitro Rizzoli - que teve uma atuação muito boa, o tcheco Nedved perdeu a cabeça e agrediu o lateral Comotto sem qualquer parcimônia (à esquerda - Corriere della Sera), recebendo o rosso imediatamente.
O tabellino ficou assim:
Juventus: Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini, Molinaro; Sissoko, Camoranesi, Palladino (63' Nocerino), Nedved; Del Piero, Iaquinta. All. Ranieri.
Torino: Sereni; Comotto, Natali (27' Dellafiore), Di Loreto, Pisano; Grella, Barone, Diana (48' Rosina), P. Zanetti; Stellone, Recoba (81' Lanna). All. Novellino.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Chiellini, Palladino, Recoba, Nocerino, Pisano e Dellafiore.
Cartão vermelho: Nedved.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 25ª Rodada 2007/2008



O 'Match Clou' desta 25ª giornata será como uma final antecipada, já que Inter e Roma vêm, desde o início da temporada, se mantendo na ponta da tabela e logo despontaram como as únicas reais candidatas ao scudetto!
Para o jogo que será disputado nesta quarta-feira a partir das 16h30 com transmissão da ESPN e da RAI, o técnico nerazzurro Roberto Mancini não poderá contar com vários jogadores importantes, como os atacantes Cruz e Ibrahimovic, razão pela qual deve até alterar o esquema tático, dispondo a equipe em um inusitado (para a Inter) 4-3-2-1, com Stankovic (à direita - Insidefoto) e Figo como homens mais próximos do avante Suazo, enquanto Vieira, Cambiasso e Zanetti (abaixo, à esquerda - Insidefoto) devem completar o meio de campo.
Na defesa, Maicon, Burdisso, Chivu e Maxwell devem formar a linha protetora do goleiro Júlio César.
Na equipe capitolina, os desfalques que Spalletti terá que administrar são os de Cicinho (suspenso) e Panucci (ancora non recuperato), o que não deve implicar em qualquer modificação da disposizione tattica no 4-2-3-1, com Totti unica punta.
A possível grande novidade na Roma deverá ser o inserimento do francês Giuly (mais abaixo, à direita - Insidefoto) no lugar do brasileiro Taddei, com Perrotta e Mancini formando o trio de apoiadores, enquanto De Rossi e Pizarro devem se ocupar, principalmente, da contenção no centrocampo.
Guarnecendo o também brasileiro Doni, devem aparecer Cassetti, Ferrari, Mexes e Tonetto, com Juan ficando como opção no banco, vez que o zagueiro capitão da seleção brasileira ainda não está em perfeitas condições físicas.
Confronto bastante tradicional, Inter x Roma já foi disputado 74 vezes com o mando de campo nerazzurro, com ampla vantagem dos mandantes: 41 vitórias, 21 empates e apenas 12 vitórias da equipe visitante que, porém, venceu nas últimas duas temporadas - 3 x 1 em 18 de abril de 2007 e 3 x 2 em 26 de outubro de 2005.
Portanto, vitória da Roma é sinônimo de ... título da Inter, que anotou 140 gols e sofreu exatamente a metade, 70.
O embate ainda registra goleadas históricas, como os 6 x 0 impostos pela Inter nas temporadas 1929/1930 e 1950/1951, ou os 5 x 1 de 1936 e 1941, sempre a favor do clube de Via Durini.
Com tanta história não é de surpreender que os principais personagens do confronto sejam alguns dos mais representativos jogadores do Calcio, a começar por Giuseppe Bergomi, que é o atleta que mais atuou no confronto com 16 participações entre 1981 (vitória da Inter por 3 x 2, com Falcão sendo expulso aos 36' da 1ª etapa, quando o jogo já estava 2 x 2) e 1998 (vitória interista por 4 x 1), no que é seguido por outra bandiera como Giacinto Facchetti (14 presenças) e pelos talentosos Mario Corso e Francesco Totti, ambos com 13 aparições.
Aliás, quando entrar em campo nesta quarta, Totti somará mais um importante recorde à sua coleção: se tornará, de forma absoluta, o jogador que mais vezes vestiu o manto giallorosso - 387 partidas na Serie A.
Mas, se almeja ser o maior artilheiro da história do confronto de amanhã, Tottigol ainda terá que suar muito, vez que, com 4 tentos, está muito distante de Alessandro Altobelli (à esquerda - Guerin Sportivo), autor de 11 gols entre 1978 e 1988.
Porém, se este traguardo pode ficar para outra temporada, Il Capitano sabe que, com a Roma distante 9 pontos da líder Inter, o jogo de amanhã é crucial para esta!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Serie A movimenta o meio de semana


Excepcionalmente, a 25ª rodada da Serie A 2007/2008 vai ser disputada nestas terça e quarta-feiras, movimentando o meio de semana com muito Calcio!
E não poderia começar melhor - logo nesta terça, a partir das 16h30 (horário de Brasília), ESPN e TV Esporte Interativo transmitem o Derby della Mole envolvento Juventus e Torino.
Na squadra granata, depois da incrível reação frente ao Parma, Rosina e Stellone estão confirmados no ataque, enquanto Diana, Grella (ao lado - Torino), Barone e Paolo Zanetti devem formar um meio de campo bastante consistente.
No lado bianconero, se o técnico Claudio Ranieri perdeu o meia Cristiano Zanetti para este importantíssimo duelo e ainda não poderá contar com o francês Trezeguet, ao menos Iaquinta estatá disponível para formar a dupla de ataque ao lado do capitano Del Piero.
Na quarta-feira ocorrem os demais cotejos, com destaque para o 'Match Clou' Inter x Roma, que terá transmissão da ESPN e da RAI, enquanto ESPN Brasil e TV Esporte Interativo veicularão Catania x Milan.
Outro jogo muito interessante que acontece nesta quarta a partir das 16h30 é o Derby della Toscana Fiorentina x Livorno, que não contará com o romeno Mutu (que ficará afastado dos gramados por cerca de 1 mês), mas terá o habilidoso Montolivo (à esquerda - Fiorentina) na regia do centrocampo viola.
Completam a rodada: Atalanta x Sampdoria no Atleti Azzurri D'Italia; Genoa x Napoli no Luigi Ferraris; Lazio x Reggina no Olimpico de Roma; Palermo x Empoli no Renzo Barbera; Parma x Udinese no Ennio Tardini e Siena x Cagliari no Artemio Franchi de Siena.
Em razão da realização desta rodada no meio de semana, as colunas 'Momento Panini', 'PontoCom' e 'Memorabilia' não serão postadas nestes dias.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

'B' Em Pílulas


* Com a derrota do até então líder Bologna para o Brescia no principal jogo da 27ª rodada por 2 x 0, o Chievo assumiu, de forma isolada, a liderança da Serie B com 57 pontos ao empatar em 1 x 1 com o Avellino;
* No stadio Partenio de Avellino, anotaram os gols Ciaramitaro (C) e o chileno Salgado (A);
* Já no Mario Rigamonti os tentos foram de Caracciolo e Possanzini;
* Com 55 pontos e ocupando, respectivamente, a 3ª e a 4ª colocação, estão Lecce e Albinoleffe;
* No Via del Mare, o Lecce bateu o Piacenza por 3 x 1, de virada, gols de Serafini, Abbruscato, Diamoutene e Tiribocchi;
* O surpreendente Albinoleffe venceu o Cesena, penúltimo colocado, por 3 x 0 no Dino Manuzzi, tentos de Cellini (2) e Ferrari;
* Mas a maior goleada da rodada aconteceu em Treviso, onde o time da casa venceu o Messina por 6 x 2, com uma tripletta do brasileiro Barreto (acima contra Galeoto - Treviso) e tentos de Venitucci, Beghetto e Russotto, com o chileno Cordova anotando os 2 gols dos visitantes, ambos cobrando falta.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 24ª rodada da Serie A 2007/2008 foi riquíssima em gols (35!) e em emoções, principalmente para a líder Internazionale, que quase viu sua longuíssima invencibilidade esterna (a última derrota nerazzurra na Serie A fora de casa remonta ao dia 30 de abril de ... 2006!) acabar quando Cassano (ao lado contra o francês Vieira, que sofreu muito para marcar o talento barese e ainda não gostou de ser substituído por Maniche - Ap) abriu o marcador para a Sampdoria no Luigi Ferraris, cabendo ao argentino Crespo, com uma cabeçada di potenza pura, empatar a partida aos 31' da 2ª etapa e salvar a série invicta da Internazionale que, assim, teve sua vantagem sobre a Roma (que venceu a Fiorentina por 1 x 0: http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-iii-roma-x.html) diminuída para ... apenas 9 pontos.
Agora, chuva de gols ocorreu nos duelos Torino x Parma (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-i-torino-x-parma.html) e Udinese x Genoa, com a equipe rossoblù fazendo 5 x 3 em pleno Friuli, onde o avante Marco Borriello confirmou sua excelente fase e realizou uma tripletta, chegando aos 16 na temporada, o que faz do ex rossonero o artilheiro da competição.
Os demais tentos em Udine foram anotados por Di Natale (2), Floro Flores, Leon e Sculli.
Partida bastante movimentada também foi a de Bergamo, onde Atalanta x Siena ficaram no 2 x 2, com todos os gols concentrados no 1º tempo: Bertotto e Locatelli (aproveitando um tremendo pasticcio difensivo) colocaram a equipe toscana na frente, ao que Floccari (acima controlado por Loria - La Presse) remediou para os mandantes antes de desperdiçar uma grande chance no 2º tempo - que teria resultado na virada bergamasca.
Assim, a única equipe toscana que venceu na rodada foi o Empoli, que fez 2 x 0 no Catania treinado pelo ex Baldini e alcançou sua 3ª vitória consecutiva na competição, conseguindo, dessa forma, pela 1ª vez se afastar da zona de descenso.
A partida do Carlo Castellani foi bastante interessante, com o talentino Giovinco abrindo o marcador quando o Empoli dominava plenamente as ações. Depois, piano piano, o Catania foi equilibrando as iniciativas, até que teve um pênalti a seu favor e que foi desperdiçado (male male) por Spinesi, deixando o campo todo novamente para os azzurri, que definiram a vitória com um belo sinistro de Budel.
Quem também venceu em casa foi o ex-time de Budel - o Cagliari -, que derrotou a inconstante Lazio por 1 x 0, tento do atacante Matri in extremis, quando a equipe treinada por Ballardini - lanterninha do campeonato - estava com um homem a menos em campo em razão da expulsão do meia Fini aos 63'.
Completando a rodada, além das vitórias de 2 x 1 da Reggina sobre a Juventus (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-ii-reggina-x.html) e do Milan sobre o Palermo (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-iv-milan-x-palermo.html), coube ao Napoli bater o Livorno no Armando Picchi pelo mesmo placar (abaixo, Hamsik contra Grandoni - Grazia Neri), tentos de Calaiò (2) e Diamanti.
A classificação, depois de 24 rodadas, está assim: 1º Internazionale (60 pts); 2º Roma (51); 3º Juventus (47); 4º Milan (41); 5º Fiorentina (41); 6º Udinese (36); 7º Sampdoria (35); 8º Genoa (32); 9º Palermo (31); 10º Atalanta (31); 11º Napoli (30); 12º Torino (26); 13º Lazio (26); 14º Empoli (25); 15º Catania (23); 16º Livorno (23); 17º Siena (22); 18º Parma (22); 19º Reggina (21) e 20º Cagliari (18).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker