Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 17, 2007

Match Clou - 29ª rodada 2006/2007



Toni contra Totti, Prandelli contra Spalletti, eis o que nos reserva de mais importante a 29ª giornata da Serie A 2006/2007.
São duas equipes com filosofias de jogo semelhantes, que privilegiam il bel gioco, razão pela qual o técnico viola já sentenciou: "quella di domani sarà una partita spettacolare".
Realmente, estão presentes todos os ingredientes necessários para que o 'Match Clou' desta rodada seja uma partida exuberante: de um lado, a Fiorentina, 7ª colocada, mas que seria 3ª se não fosse a penalização recebida antes do início da temporada, forte na dupla infernal Toni-Mutu, 15 gols o 1º no campeonato, 13 o 2º; de outro, a Roma, 2ª na tabela de classificação, tendo o ataque comandado por seu mágico capitano Francesco Totti, capocannoniere da Serie A com 18 tentos até aqui.
Desfalques? Poucos, o que apenas aumenta a expectativa. Do lado giallorosso, o romeno Chivu não estará presente, cabendo ao francês Mexes, fresco di convocazione in nazionale, marcar Toni, maior adversário de Totti na disputa pela artilharia do campeonato.
Como de costume, Spalletti deve mandar a campo a Roma no 4-5-1, com De Rossi (foto ao lado - Photo Lancia) e Pizarro como meias de contenção e os brasileiros Mancini e Taddei abertos nas alas, deixando Perrotta mais livre para encostar no isolado Totti na frente.
A Fiorentina também não tem maiores problemas e deve começar no amado 4-4-2 de Prandelli. Pode não parecer, mas é um esquema bem ofensivo, vez que Montolivo (foto à esquerda - Fiorentina) e, principalmente, o dinamarquês Jorgensen apoiam muito o ataque.
Será também o confronto do 2º melhor ataque do campeonato (Roma) contra o 3º (Fiorentina), com o retrospecto indicando ampla vantagem dos donos da casa, que venceram 30, empataram 27 e perderam apenas 10 dos 67 confrontos disputados em Florença.
No total, a Fiorentina marcou 98 gols e a Roma 63, sendo Giancarlo Antognoni e Alberto Galassi (ambos gigliati) os maiores artilheiros do embate, cada um com 5 gols.
Já quem mais atuou no confronto foi Giancarlo De Sisti, mítico centrocampista da seleção italiana na Copa do Mundo de 1970 e que transcorreu toda sua carreira entre a Roma (da temporada 1960/1961 a 1964/1965 e da 1974/1975 a 1978/1979) e a Fiorentina (de 1965/1966 a 1973/1974), tendo participado de 17 confrontos (9 pela equipe de Florença e 8 pela Roma) entre as equipes.
Na temporada passada, empate em 1 x 1, gols de Toni e do lateral argentino Cufré, com boa atuação de Pasqual (foto à direita - Fiorentina).
A última vitória dos visitantes se deu na temporada 2004/2005, mas o time viola era muito diverso: Lupatelli; Delli Carri, Viali, Dainelli (o único remanescente) e Chiellini; Ariatti, Piangerelli, Maresca e Nakata; Fantini e Miccoli.
Uma doppietta de Chiesa e um gol contra de Candela firmaram o derradeiro êxito do time de Firenze, tendo o brasileiro Emérson descontado para a Roma em 09 de abril de 2001.
Naquele jogo, cujos técnicos eram Roberto Mancini (Fiorentina) e Fabio Capello (Roma), Batistuta, já na equipe da capital, jogou contra seu ex time pela 1ª vez, sem sucesso...

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Voltamos à rotina... mas nem por isso os parabéns são menos entusiasmados - Cyntia, ou melhor, Lady Veronese, mais uma vez acertou o enigma proposto (foto à esquerda - Nucci), ou seja, o atual técnico da Reggina, Walter Mazzari (foto da direita - Ansa).
Mazzarri, que já treinou também a Acireale (Serie C2), a Pistoiese (Serie C1) e o Livorno (Serie B), foi um centrocampista di buon livello, tendo defendido, dentre outros clubes, a Fiorentina e o Empoli, no qual ficou entre 1983 e 1988 e cuja camisa é envergada na foto apresentada como enigmática.

Na Última Vez ...

sexta-feira, março 16, 2007

Rodada da Serie A movimenta a Itália no final de semana


A 29ª rodada da Serie A começa no sábado com mais um anticipo envolvendo a Sampdoria, desta vez contra o agora 4º colocado Palermo. O time treinado por Novellino mais uma vez não poderá contar com seu cervello e capitano Sergio Volpi, enquanto no Palermo também não jogarão Caracciolo e Zaccardo (suspensos), bem como não deverá ter condições de jogo o meia Corini, importantíssima peça no esquema do mister Guidolin.
No domingo, destaque para o jogo Fiorentina x Roma, 'Match Clou' da rodada, enquanto os milaneses não deverão ter maiores problemas, já que a Inter vai a Ascoli Piceno enfrentar o time da casa e o Milan recebe a Atalanta.
Roberto Mancini deve mandar a campo a líder do campeonato disposta no tradicional 4-4-2, com 2 alas bem abertos no meio e a dupla Cruz-Ibrahimovic (foto do alto - Empics) no ataque, deixando Adriano como opção no banco.
Se Adriano deve começar na reserva, Carlo Ancelotti deve iniciar a partida contra a Atalanta com a dupla Ronaldo-Ricardo Oliveira servida por Kaká, ou seja, um Milan a trazione brasiliana.
Demais embates: Cagliari x Chievo no Sant'Elia; Catania x Reggina (na foto ao lado o meia Tedesco - Ansa) no Romeo Neri de Rimini; Messina x Torino no San Filippo; Parma x Siena no Ennio Tardini; Udinese x Livorno no Friuli e o posticipo Lazio x Empoli no Olimpico de Roma, com transmissão da ESPN.

quinta-feira, março 15, 2007

'B' Em Pílulas


* Um dia antes do Cda bianconero deliberar um aumento de capital de quase 105 milhões de euros, a Juventus derrotou o Treviso por 1 x 0, em jogo válido pela 28ª rodada da Serie B, disputada nas últimas terça e quarta-feiras;
* Com o resultado, a Juve se manteve solitária no lugar mais alto da tabela, até porque o Napoli apenas empatou em 0 x 0 com o Vicenza em um San Paolo com pouco mais de 13.000 espectadores;
* Já o Genoa superou o Brescia, que vinha de uma vitória sobre a Juventus, por 3 x 0 (na foto acima - Brescia - Milanetto e Bega perseguem Possanzini);
* Parece que a chegada do técnico Giuseppe Materazzi (pai do zagueiro Marco, da Inter e da Azzurra) não resolveu os problemas do Bari, que perdeu para o Cesena por 2 x 0, em casa;
* O Verona, buscando a recuperação, venceu o bom Piacenza por 3 x 1, com uma doppietta do atacante Antimo Iunco.

Na Última Vez ...

quarta-feira, março 14, 2007

L'Enigma


O enigma deste semana (foto ao lado - Borsari) também não é dos mais fáceis...
Mas com a dica a seguir vai ficar moleza: ex-jogador, é, atualmente, treinador de uma das maiores revelações desta Serie A.
Agora está fácil demais!
No sábado a revelação dos acertadores. Até lá, boa sorte a todos!

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 12, 2007

'B' Em Pílulas


* A líder Juventus perdeu a 2ª na Serie B, desta vez por 3 x 1 para o Brescia no campo neutro de Mantova;
* O matador do jogo foi o centrocampista Matteo Serafini (foto à direita - La Repubblica), bresciano doc que anotou uma tripletta no 1º tempo;
* E olha que pela Juve jogaram Buffon, Camoranesi, Nedved, Trezeguet e Del Piero, que fez o gol della bandiera;
* O Napoli perdeu a chance de alcançar a liderança ao só empatar com o Rimini em 1 x 1;
* Os tentos da partida do Romeo Neri foram anotados em cobranças de penalidades máximas - Calaiò para o Napoli e o brasileiro Jeda para o Rimini;
* O Genoa também não venceu e ficou no 0 x 0 com o Arezzo fora de casa;
* Destaque para as goleadas aplicadas pelo Lecce (5 x 0 sobre o Frosinone) e Modena (6 x 2 sobre o Pescara, fora de casa);
* Outra bela vitória foi a do Bologna - 2 x 0 sobre o Bari, tentos de Bellucci e Mingazzini.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


O que até pouco tempo parecia improvável, aconteceu! O Palermo foi superado na corrida pela 3ª posição da Serie A pela excelente e constante Lazio. Conseqüência do fato do Palermo, no 2º turno, ter vencido apenas uma partida (2 x 1 sobre o Catania no único jogo realizado pela 22ª rodada), enquanto a Lazio venceu nada menos que 6 (inclusive os 5 últimos) dos 8 jogos que disputou. Aliás, excetuando a vitória obtida, o time da Sicília fez apenas 3 gols, enquanto a equipe de Roma 14!
De qualquer modo, a 28ª rodada começou no sábado com o empate entre Sampdoria e Cagliari - 1 x 1, gols de Palombo e do regularíssimo Suazo (na foto à direita contra o zagueiro Falcone - Ap).
A partida evidenciou que a Sampdoria é muito dependente de seu capitão e regista Volpi (que esteve ausente), tendo sofrido muito para segurar até a igualdade no final da partida.
No domingo, 9 partidas completaram a rodada, inclusive os empates, sempre em 1 x 1, de Atalanta x Parma e Chievo x Messina.
Em Bergamo, o jovem atacante Marino Defendi fez seu 1º gol na Serie A, no que foi acompanhado pelo defensor senegalês Ferdinand Coly, que empatou para o Parma no último minuto regulamentar da partida.
Já em Verona, Sammarco abriu o marcador para os donos da casa e o artilheiro Riganò empatou para os visitantes, cobrando pênalti. Penalidade máxima que Pellissier desperdiçou quando o Chievo vencia por 1 x 0.
Outro empate em 1 x 1 se deu no Renzo Barbera, onde Palermo e Fiorentina repetiram o placar. Mutu (na foto do alto à esquerda contra o tetracampeão Zaccardo, que foi expulso no 2º tempo - Ansa) colocou a equipe viola em vantagem, enquanto o estreante Cavani (destaque da seleção uruguaia no pré-olímpico) empatou com um golaço!
Por fim, o último empate da rodada (2 x 2) ocorreu no jogo Empoli x Livorno. Os tentos marcados por Pratali e pelo argentino Almiron no 1º tempo, bem como a expulsão do lateral Pasquale ainda aos 26', indicavam que a equipe toscana comandada por Luigi Cagni iria alcançar sua 6ª vitória consecutiva jogando em casa, mas o zagueiro Rezai e o capitão Lucarelli (con una splendida punizione) estragaram a festa e garantiram 1 ponto para o time de Arrigoni.
No Oreste Granillo, Reggina e Lazio protagonizaram um jogo sensacional. Apesar de não poder contar com sua defesa titular (Cribari e Siviglia) e com os meias Mauri e Mutarelli, suspensos, a equipe da capital italiana, com muita personalidade, soube superar a adversidade inicial (gol de Tedesco aos 26' - na foto à direita, o meia calabrês protege a bola do argentino Ledesma - Reggina), virando o jogo em 2 minutos (tentos de Manfredini e Pandev, que esteve infernal) e sacramentar a vitória, depois de novo empate da equipe mandante (gols do ex Foggia e do nigeriano Makinwa).
Outro visitante que obteve (um inesperado) sucesso foi o Ascoli que, visitando o Siena, saiu vitorioso por 1 x 0, tento de Bertotto (contra). Destaque para a belíssima atuação do goleiro greco Eleftheropoulos, substituto (?) do veterano Pagliuca, que fechou o gol e impediu o sucesso dos vários Cozza, Corvia, Maccarone e Chiesa. Com o sucesso, a equipe marchigiana passou a lanterna, ao menos temporariamente, para o Parma (quem te viu, quem te vê!)
No jogo da noite da Itália, a Roma, com autoridade, bateu a Udinese por 3 x 1 (na foto ao lado - Photo Lancia - Di Natale supera Cassetti), tentos de Totti (2) e Perrotta para os donos da casa, tendo Asamoah descontado para os visitantes.
Completaram a rodada a sensacional vitória da Inter sobre o Milan (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/o-jogo-da-tv-parte-i-internazionale-x.html) e o magro sucesso do Torino sobre o Catana (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/o-jogo-da-tv-parte-ii-torino-x-catania.html).
Classificação: 1º Internazionale (73 pts); 2º Roma (57); 3º Lazio (46); 4º Palermo (46); 5º Empoli (42); 6º Milan (40); 7º Fiorentina (36); 8º Sampdoria (34); 9º Atalanta (32); 10º Udinese (32); 11º Catania (32); 12º Livorno (29); 13º Torino (28); 14º Siena (27); 15º Cagliari (27); 16º Chievo (24); 17º Mesina (24); 18º Reggina (22); 19º Ascoli (19) e 20º Parma (19).

Na Última Vez ...

Aviso aos leitores!


Como o editor do Calcio Serie A contraiu matrimônio no último sábado e estará ausente do país nas próximas duas semanas, as colunas especiais ('Momento Panini', 'Memorabilia', 'Campione Azzurro', ...) não serão postadas nos próximos dias.
Até a volta, agradecemos a compreensão e fica a sugestão de relembrar, por exemplo, o mítico Dino Zoff (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/campione-azzurro-dino-zoff.html) ou o lendário Silvio Piola (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/campione-azzurro-silvio-piola.html).

domingo, março 11, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Torino x Catania



Um joguinho apenas mediano. Assim foi Torino x Catania, partida disputada no Olimpico de Turim e válida pela 28ª rodada da Serie A.
De qualquer forma, o resultado (e principalmente os 3 pontos) foi muito importante para o Torino do técnico De Biasi. Chamado para salvar o Toro de um naufrágio que se mostrava iminente, o técnico granata estreou com uma boa vitória face ao Cagliari, mas em seguida, na última rodada, o escrete de Turim sofreu uma acachapante goleada de 5 x 1 da Fiorentina, inclusive com direito a pênalti desperdiçado pelo atacante viola Mutu, tal a facilidade encontrada pela equipe gigliata.
Já o Catania está colocando por água abaixo o excelente 1º turno realizado. A equipe, que terminou a 1ª metade da temporada numa excelente 4ª colocação, é o único time que ainda não venceu neste 2º turno e já caiu para a 10ª posição.
Assim, não foi nada insólito que o 1º tempo tenha sido bem fraco tecnicamente (na foto ao lado, o meia Lazetic segura o atacante Corona - Ap).
Já a etapa complementar, se não foi uma primazia em termos técnicos, ao menos foi mais divertida.
Com o habilidoso Rosina em posição mais central, o Torino passou a levar perigo à meta defendida por Pantanelli. Daí, o técnico De Biasi ainda sacou o experiente Muzzi e inseriu Stellone no ataque granata, que passou a se fazer più pressante.
A tática deu certo e aos 32' Rosina, lanciato in slalom ubriacante, salta tutti e di sinistro infila il portiere in uscita disperata. Foi o 7º gol personale da jovem revelação do Torino, surgido no Parma há alguns anos atrás, mas somente agora esploso para o futebol que interessa.
O meia Caserta ainda desperdiçou, no finalzinho do jogo, uma chance para empatar a partida que, efetivamente, terminou com a vitória da equipe de Turim.
O tabellino:
Torino: Abbiati; Comotto, Brevi, Bovo, Balestri; Gallo, Ardito, Lazetic (86' Cioffi), Rosina; Muzzi (58' Stellone), Abbruscato (71' De Ascentis). All. De Biasi.
Catania: Pantanelli; Silvestri, Sottil, Stovini, Vargas; Baiocco, Edusei (79' Rossini), Caserta; Colucci, Corona (74' Lucenti), Spinesi (na foto da esquerda contra o zagueiro Bovo - Ap). All. Marino.
Gol: 77' Rosina.
Árbitro: Paparesta.
Cartões amarelos: Colucci, Bovo e Ardito.

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Internazionale x Milan




"Così sono contenti tutti"! Pelo menos para o presidente da Internazionale, Massimo Moratti, ninguém ficou descontente após o derby milanês disputado no Giuseppe Meazza e transmitido pela Bandeirantes no dia de hoje.
Realmente, quando o árbitro Rizzoli fez soar seu apito pela última vez, o time nerazzurri pôde comemorar - venceu o seu maior rival Milan, de virada, com uma excelente atuação do imprendibile Ibrahimovic, completou 19 vitórias nas últimas 20 rodadas da Serie A e ainda jogou para escanteio (ao menos temporariamente) a eliminação precoce na Champions League.
E o Milan? O resultado, evidentemente, não foi bom. Mas o jogo rossonero fluiu bem e o capitão Maldini (na foto ao lado contra Ibrahimovic - Ap) pode comemorar a marca histórica (e inédita!) de 600 partidas na Serie A!
Aliás, o 1º tempo foi muito equilibrado e decidido apenas nos detalhes. Se o destaque acabou sendo Ronaldo (belíssimo seu chute de sinistro que não deu chance para Júlio César e abriu o marcador), fischiatissimo ad ogni tocco di palla, Crespo, do outro lado, desperdiçou ao menos 3 boas oportunidades.
Tudo levava a crer que o dia não era mesmo da equipe comandada por Mancini, que perdeu o lateral Grosso logo aos 18' (substituído por Maxwell) e ainda correu o risco de ficar sem Dacourt (na foto ao lado contra Ronaldo, enquanto Materazzi observa - Inside) e Ibrahimovic no decorrer da 1ª etapa, que, porém, stringono i denti e permaneceram em campo.
No 2º tempo, a partida recomeçou com o acciaccato Dacourt dando lugar a Samuel, que passou a compor o centro da defesa interista ao lado do colombiano Cordoba, tendo Burdisso ido para o meio de campo.
Com as alterações, a Inter passou a impor seu jogo e o Milan, com a vantagem no placar, se contentou em explorar o contra-ataque.
E, ainda assim, em uma jogada puxada por Kaká, Ronaldo retribuiu o passe que recebeu no 1º tempo e serviu Gattuso que, libero da destra sfiora il palo e desperdiçou a chance de fazer 2 x 0 aos 8'.
Gol que teria sido determinante, vez que, no minuto seguinte, Mancini lançou sua última cartada (que se mostrou certeira) e colocou Cruz no lugar de Crespo. El Jardinero, logo em sua 1ª oportunidade, aproveitou um rebote concedido por Dida e empatou a partida ainda os 9'!
Em seguida (aos 12'), o atacante argentino quase marcou de novo, desta vez de calcanhar, após cruzamento de Maxwell.
A partir daí o jogo foi inteiramente da Inter, tendo o periódico Gazzetta dello Sport destacado: "con Ibra ispirato, Cruz minaccioso e Stankovic più volitivo, il Milan soffre".
Ancelotti ainda tentou e trocou Seedorf por Gilardino, mas foi tarde: o Milan recuara demais e permitiu que a Inter, em jogada individual de Ibrahimovic, virasse o jogo, com um gol onde Dida não foi, mais uma vez, totalmente inocente...
No final, festejos nerazzurri (na foto acima à direita Júlio César - Inter) e uma certeza: L'Inter ha un nuovo eroe: Ibrahimovic!
O tabellino:
Inter: Júlio César; Burdisso, Cordoba, Materazzi, Grosso (18' Maxwell); Zanetti, Dacourt (46' Samuel), Stankovic, Figo; Crespo (54' Cruz), Ibrahimovic. All. Mancini.
Milan: Dida; Oddo (62' Cafu), Bonera, Maldini, Jankulovski; Gattuso (79' Gourcuff), Ambrosini, Pirlo, Seedorf (70' Gilardino), Kaká; Ronaldo. All. Ancelotti.
Gols: 40' Ronaldo, 54' Cruz, 75' Ibrahimovic.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Ibrahimovic, Samuel, Pirlo e Cordoba.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...

* Que o brasileiro Júnior (foto à direita - Briguglio) é, juntamente com o italiano Ferretti, o jogador que mais defendeu o Pescara na Serie A, totalizando 62 presenças entre 1987 e 1989?
* Que apenas mais um brasileiro é também alfiere de uma equipe da Serie A, o atacante Nenê, que defendeu o Cagliari no período de 1964 a 1976 e realizou 311 partidas com a equipe sarda?
* Que brasileiros cannonieri de clubes na Serie A são 4: Casagrande (Ascoli, com 16 gols), Sormani (Mantova, com 29), Reginaldo (Treviso, com apenas 5 - o clube jogou apenas uma temporada na Serie A) e Vinicio (Vicenza, com 68)?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker