Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 16, 2006

Match Clou - 16ª Rodada 2006/2007


Poderia ser o jogo deste sábado, Fiorentina x Milan. Mas o 'Match Clou' da 16ª rodada da Serie A é o embate Roma x Palermo, respectivamente 2º e 3º colocados na tabela de classificação.
Ambas as equipes vêm de resultados negativos - a Roma perdeu o derby contra a Lazio no último domingo - e por sonoros 3 x 0! Já o Palermo, empatou em 1 x 1 com o Celta no meio da semana, sendo eliminado da Copa U.E.F.A.
Para piorar, a Internazionale deve vencer com facilidade seu compromisso contra o Messina (14º colocado), que será disputado no Giuseppe Meazza de Milão, o que, caso concretizado, será a 9ª vitória consecutiva do time comandado por Roberto Mancini!
E como a Inter chegou a esta rodada com uma vantagem de 7 pontos frente a Roma, a vitória no 'Match Clou' é fundamental tanto para o time da capital quanto para o Palermo.
Na Roma, o treinador Spalletti, que perdeu Vucinic por 1 mês, deverá propor a equipe no já usual 4-2-3-1, com Totti isolado na frente.
No Palermo, Barzagli deverá desfalcar a equipe, vez que está influenzato (gripado), bem como não poderá atuar o ala Diana, suspenso.
Amauri deverá formar a dupla de ataque com Caracciolo, com Di Michele ficando como opção no banco.
Porém, mais uma vez a vitória deverá ficar com quem se sair melhor no duelo de centrocampo, já que, em ambas as equipes, o setor nevrálgico é o ponto forte.
De um lado, De Rossi (foto acima - Photorazzi), Pizarro, Perrotta, Taddei e Mancini; do outro, Corini, Guana, Bresciano (foto ao lado - Palermo) e Simplício irão procurar municiar os atacantes ou obstaculizar a criação do adversário.
O retrospecto indica largo favoritismo para a Roma, que nos 18 encontros disputados até aqui venceu 11, empatou 4 e só perdeu 3, tendo anotado 35 gols e sofrido apenas 18.
Porém, no ano passado, o time da ilha da Sicília levou a melhor - 2 x 1, gols de Biava e Caracciolo para o Palermo e do agora madrilista Cassano para a Roma.
Aliás, a Roma não vence o Palermo em Roma desde a temporada 1968/1969 (desde então foram disputados outros 4 jogos, com 3 empates e a vitória do Palermo da última temporada).
O maior artilheiro do confronto é o atacante romanista Fernando Eusebio, que fez 3 gols entre os anos 1928 e 1935, enquanto o jogador com maior número de presenças é também da Roma - Arcadio Venturi, que vestiu a maglia giallorossa entre 1948 e 1957, com 5 aparições em jogos contra o Palermo.

Na Última Vez ...

L'Enigma


Depois de 2 argentinos, o enigma desta semana é italiano (foto ao lado - Photosprint).
Outra dica: jogou nos 2 times de Verona.
Quem sabe?

Na Última Vez ...

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Décima sexta rodada da Serie A ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro



Neste final de semana será realizada a 16ª rodada da Serie A, com as 20 equipes se enfrentando em mais 10 emocionantes embates.
Logo no sábado a Fiorentina recebe o Milan, que deverá ter Gilardino (foto ao lado - Guerin Sportivo) isolado no ataque. Já a Fiorentina deverá se apresentar no 4-3-3, com Mutu, Montolivo e Toni no ataque.
Também no sábado, no Friuli, jogam Udinese x Cagliari.
No domingo, jogarão Ascoli x Torino; Catania x Empoli (ESPN às 16h00); Livorno x Lazio; Parma x Chievo; Reggina x Sampdoria e Siena x Atalanta, além do match clou Roma x Palermo e do confronto da líder Internazionale (em busca de sua 9ª vitória consecutiva no campeonato) contra o Messina.
Neste jogo, que a Band irá transmitir às 12h00, estão previstos para começar o goleiro Júlio César e os laterais Maicon e Maxwell.
Adriano deverá ficar, de início, no banco, dando lugar à dupla Ibrahimovic-Recoba (foto acima - Inter).

Campione Azzurro - Gaetano Scirea


Enquanto o líbero é uma contribuição genuinamente italiana para o futebol, Gaetano Scirea foi um dos maiores intérpretes da função.
Nascido em Cernusco sul Naviglio, província de Milão, em 25 de maio de 1953, Scirea começou sua carreira de futebolista na Atalanta, clube com o qual estreou na Serie A em 1972, mas foi na Juventus que se consagrou como um dos melhores defensores do mundo, tendo jogado no time de Turim de 1974 a 1988 e conquistado, dentre outros títulos, 7 Scudettos.
Jogador habilidoso e elegante, dotado de extraordinária capacidade de antever as jogadas, encerrou sua longa carreira sem receber um único cartão vermelho.
Também marcou época na Azzurra, com a qual disputou as Copas do Mundo de 1978, 1982 (foto acima - Herringshaw) e 1986 (foto ao lado - Guerin Sportivo), esta última como capitão.
Seu 1º jogo com a camisa da seleção italiana principal foi em 30.12.1975 contra a Grécia, em Florença, mas somente com a aposentadoria do mítico Giacinto Facchetti (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/campione-azzurro-giacinto-facchetti.html) em 1977 é que Scirea se tornaria o legítimo possuidor da camisa 6 da Itália (o motivo de Scirea ter utilizado o nº 7 na Copa da Argentina - foto acima - deve-se ao fato de que a federação italiana fazia a inscrição dos jogadores, quando de uma Copa do Mundo, por posição e em ordem alfabética).
O auge da participação de Gaetano na Azzurra foi na Copa do Mundo da Espanha, quando foi campeão.
A eliminação da Copa do Mundo de 1986, frente a França, foi também a despedida de Scirea da seleção italiana, onde colecionou 78 presenças e 2 gols no total.
Scirea se retirou do calcio giocato aos 35 anos, ao término da temporada 1987/1988, quando passou a exercer a função de allenatore in seconda da Juventus.
E foi exercendo esta função que, tragicamente, Scirea morreu em um acidente de automóvel na Polônia, em 03 de setembro de 1989, quando se dirigia para observar o Górnik Zabrze, que seria adversário da Vecchia Signora pela Copa U.E.F.A.
Porém, seu exemplo ficou registrado para os mais novos, pois, além de respeitado e admirado dentro de campo, Gaetano Scirea era considerado um cavalheiro fora dele.

Na Última Vez ...

quinta-feira, dezembro 14, 2006

A Itália Na Europa


Os classificados para a próxima fase da Champions League já estava definidos.
E, com a conclusão dos jogos programados para esta semana, válidos pela Copa U.E.F.A., além de restarem conhecidos aqueles que irão prosseguir na ex Coppa delle Città di Fiera, está encerrrado o período de embates no Velho Continente em 2006.
Dos 3 clubes italianos que começaram disputando a fase a girone da Copa U.E.F.A., 2 conseguiram assegurar passagem à etapa seguinte: Livorno e Parma.
Curiosamente, apenas o mais forte dos candidatos italianos, o Palermo, sucumbiu - no chamado 'Grupo da Morte', é verdade.
Porém, o Palermo não irá prosseguir no torneio europeu por sua própria culpa, vez que optou por jogar, salvo nesta última rodada, sempre com sua 2ª linha, o que resultou nas derrotas para o Newcastle em pleno Renzo Barbera por 1 x 0 e para o Fenerbahce por contudentes 3 x 0!
Nesta quarta, ainda que sem o atacante brasileiro Amauri (que defendeu o Chievo nas rodadas preliminares da Champions League e com isso estava indisponível), o Palermo entrou em campo com sua melhor formação para enfrentar o espanhol Celta de Vigo.
Mas, para quem precisava da vitória, o empate em 1 x 1 foi insuficiente. Para o time espanhol marcou o brasileiro Fernando Baiano, enquanto para o Palermo o centrocampista Tedesco (na foto ao lado ao lado de Pisano contra um adversário - Palermo).
Portanto, apesar da bela vitória frente aos alemães do Eintracht Frankfurt na 1ª rodada, fora de casa, arrivederci Europa para a equipe siciliana!
Hoje, o Parma, já classificado e com o 1º lugar do Grupo D assegurado, recebeu o também espanhol Osasuna e perdeu por 3 x 0. Como de costume, a equipe dos ex-magnatas do leite jogou com uma formação reserva (na foto abaixo, o colombiano Bolaño enfrenta o sérvio Milosevic, ex-Parma - Grazia Neri), onde teve espaço até para o jovem Pietro Lorenzini, de 17 anos, fazer sua estréia como profissional.
Por fim, o Livorno é quem tinha a missão mais árdua - precisava derrotar o Auxerre, na França, para seguir na competição.
E, apesar de seu presidente, o vulcânico Aldo Spinelli, ter afirmado que esperava a eliminação da equipe (até por considerar que não tem um elenco forte o suficiente para enfrentar duas competições ao mesmo tempo), o Livorno derrotou o Auxerre por 1 x 0 (na foto abaixo - Reuters - Filippini persegue Cheyru sob forte neblina), tento anotado pelo capitão livornese Lucarelli.
Amanhã, dia 15, na sede da U.E.F.A., em Nyon (Suíça), serão realizados os sorteios que definirão os confrontos do próximo ano, tanto para Parma e Livorno, quanto para Internazionale, Milan e Roma pela Champions League.
Até 2007!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Ancelotti

A coluna 'Memorabilia' desta semana traz um breve relato da carreira de um dos melhores meias italianos das décadas de 80 e 90 com o propósito de trazer bons fluídos ao Milan, vez que o excepcional centrocampista virou treinador após encerrar sua carreira dentro de campo e atualmente dirige (?) a equipe rossonera de Milão.
Brincadeiras à parte, Carlo Ancelotti foi um cerebral meio de campo que teve sua carreira quase toda construída com as camisas da Roma e do Milan, vivenciando épocas gloriosas em ambos os clubes.
Nascido em Reggiolo (província de Reggio Emilia) em 10 de junho de 1959, Ancelotti começou a jogar futebol profissionalmente no Parma, então na Serie C, até que foi levado para a Roma pelo técnico sueco Nils Liedholm aos 20 anos.
Seu jogo de estréia na Serie A, como não poderia ser diferente, foi um Roma 0 x 0 Milan, em 16.9.1979.
Ao todo, foram 8 temporadas como titular do meio de campo da lupa giallorossa (foto ao lado - Guerin Sportivo), da qual tornou-se capitão, tendo vencido 1 Scudetto (juntamente com Falcão) e 4 Copas Itália no período.
Já consagrado como um dos meias italianos mais completos - fisicamente potente e hábil na regia di gioco - Ancelotti foi contratado pelo Milan na temporada 1987/1988, na mesma leva que os holandeses Ruud Gullit e Marco Van Basten.
Tamanho investimento logo deu resultados, com Ancelotti conquistando seu 2º Scudetto com um time que entraria para a história: Giovanni Galli; Mauro Tassotti, Filippo Galli, Franco Baresi e Paolo Maldini; Angelo Colombo, Carlo Ancelotti, Roberto Donadoni e Ruud Gullit; Marco Van Basten e Pietro Paolo Virdis - tudo isso comandado por Arrigo Sacchi!
Nos 2 anos seguintes Ancelotti e o Milan conquistariam tudo que disputaram na Europa e no mundo: duas vezes a Copa dos Campeões, duas Supercopas Européias e duas Copas Intercontinentais.
Ancelotti ainda conquistaria mais 1 Scudetto com o Milan (foto ao lado - Guerin Sportivo), o 1º dos 3 que a equipe de Milão iria levantar consecutivamente sob o comando de Fabio Capello nas temporadas de 1991/1992 a 1993/1994.
Para não deixar dúvidas de que estava encerrando sua carreira ainda no auge, aos 33 anos, Ancelotti fez uma doppietta em sua última partida como profissional no Giuseppe Meazza, contra o Verona.
Em seguida, Carleto iniciou sua carreira de técnico como vice de Arrigo Sacchi na seleção italiana, cargo que ocupou de 1992 a 1995.
Depois, fez carreira solo como treinador da Reggiana (Serie B), Parma, Juventus e Milan, onde está desde novembro de 2001.

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 13, 2006

L'Enigma - La Soluzione

Parabéns ao sempre atento Daniel Schneider, que foi o 1º a acertar o enigma desta semana - o argentino Claudio Daniel Borghi (foto ao lado - Zucchi). Congratulações também ao Alcindo Maranhão, ao Tiago Fontana e ao Raphael Zerlottini.
Borghi foi um desses jogadores que os italianos chamam de meteore, por ter tido um início de carreira muito promissor, mas, ao final, uma passagem apenas fugaz pelo mundo da bola.
Tendo começado no Argentinos Juniors (mesmo time no qual começou don Diego Maradona), com 20 anos teve uma sensacional atuação contra a Juventus em partida válida pela Copa Intercontinental, no Japão.
Convocado pelo treinador argentino Carlos Bilardo para a Copa do Mundo do México, sagrou-se campeão mundial com apenas 21 anos (participou de 2 jogos) e se tornou um dos desejos de Silvio Berlusconi, que, logo quando assumiu a presidência do Milan, contratou o argentino.
Borghi chegou a treinar em Milanello (foto abaixo - Fumagalli) e só não integrou o elenco da equipe rossonera de Milão em razão das contratações dos holandeses Gullit e Van Basten.
Acabou emprestado ao Como, onde só fez 7 aparições na temporada 1987/1988.
Prosseguiu sua carreira no Neuchâtel Xamax da Suíça, passando depois pelo futebol brasileiro (Flamengo), mexicano e chileno, além de vários clubes argentinos, sem, contudo, virar a estrela que prometia ser.
Atualmente, Borghi é treinador, como bem colocou Daniel Schneider, do Colo-Colo no Chile.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Janeiro está chegando e junto com ele o mercado de inverno, que movimentará os clubes europeus e seus cifrões.
Nesta semana, dentre as principais especulações circulou a notícia de que o lateral Massimo Oddo ainda não acertou sua permanência na Lazio, o que abriria espaço para o Milan.
Aliás, falando na equipe rossonera de Milão, parece que os responsáveis pelo mercado do Real Madrid, Pedrag Mijatovic e Franco Baldini, teriam se encontrado com o pai e procurador de Kaká, que estaria desiludido com a campanha do Milan e com a possibilidade da equipe não obter vaga para a próxima Champions League.
Aguardemos os próximos capítulos desta telenovela.
Com Dida contundido e ainda sem ter renovado seu contrato, o Milan teria oferecido 11 milhões de euros pelo goleiro argentino Carrizo, do River Plate.
Como o ataque da equipe rubro-negra de Milão não funciona faz tempo, continuam pipocando supostas tratativas: Toni e Suazo seriam os dois nomes mais cotados.
Porém, o presidente do Cagliari, Massimo Cellino, disse que não vende o atacante hondurenho, ao menos em janeiro.
Já Shevchenko teria afirmado que não pretende retornar à Via Turati.
Certo só que Berlusconi disse: "Rifarò un grande Milan"!
O técnico do Chelsea, o português José Mourinho, se disse atraído por uma experiência na Serie A. Será uma mensagem a Moratti?
Aliás, a Inter estaria interessada na promessa chilena Matias Fernandez, o 'Matigol'.
Outro jovem que estaria sendo observado por Gabriele Oriali, um dos responsáveis pelo mercado interista, seria o jovem português João Moutinho, centrocampista de 20 anos do Sporting de Lisboa.
Para completar a creche de Via Durini, o jovem Pablo Podio (17 anos) venceu um insólito concurso de televisão argentino denominado 'Inter te busca' (do qual participaram mais de 8.000 pretensos jogadores) e chegará a Milão nos próximos dias para conhecer a estrutura da Inter e assinar um contrato para fazer parte do settore giovanile nerazzurro a partir do ano que vem. Para variar, o argentino é ... canhoto. De qualquer maneira, o organizador do evento, o talent-scout Jorge Griffa, foi quem revelou, dentre outros, jogadores do calibre de Batistuta, Sensini, Balbo, Samuel, Burdisso e, mais recentemente, Gago.
Ainda tratando de argentino, mas direto da Inglaterra, o volante Javier Mascherano, assim como seu colega Tevez, já estaria insatisfeito no West Ham e com passagem comprada para a Itália, destino Inter, Juventus ou Fiorentina.
Por fim (no tocante a Inter), o atual artilheiro do campeonato espanhol, o argentino Diego Milito (que é de propriedade do Genoa), estaria na mira do clube de Milão e também do Barcelona.
A Roma, para substituir o partente Montella (foto ao lado - Bartoletti), estaria interessada em Tavano (que parece estar na pauta de quase todo clube italiano), por quem o Valencia teria pleiteado uma opção do romeno Chivu, e também em Kamara, ex-Modena.
Outro que estaria na mira da Roma seria o atacante Fernandão, do Internacional de Porto Alegre.
O Palermo, além de Tavano, estaria de olho no francês Rio Mavuba, identificado como alternativa ao capitão Eugenio Corini.
Já o lateral Alberto, do Siena, após 7 anos na Itália, estaria desejoso de voltar ao Brasil, onde interessaria ao Santos.
Para a Fiorentina viria em janeiro o internacional holandês John Heitinga, do Ajax.
A Lazio estaria interessada no defensor francês Damien Perquis, 22 anos do Saint-Etienne.
Massimo Maccarone, atacante italiano atualmente no Middlesbrough da Inglaterra, deve voltar à Itália em janeiro, onde interessa ao Ascoli, Chievo, Torino e até ao Napoli.
Para fechar com o baixo clero, o Messina estaria desejoso de contar com o atacante da seleção da Lituânia Danilevicius, atualmente reserva no Livorno, enquanto o clube toscano gostaria de ter os serviços do meia Carmine Coppola, hoje no time da Sicília.

Na Última Vez ...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Momento Panini - Massimo Oddo


Esta semana a Momento Panini é dedicada ao capitão laziale, um dos artífices do sucesso biancoceleste no último derby romano, o lateral tetracampeão Massimo Oddo.
Nascido na Città Sant'Angelo, na província de Pescara, em 14 de junho de 1976, figlio d'arte como dizem os italianos (seu pai, Francesco, já treinou a Reggiana, a Salernitana e o Venezia na Serie A, dentre outros clubes), começou nos giovanili do Milan, onde, porém, nunca jogou como profissional.
Sua estréia como jogador se deu efetivamente no Fiorenzuola, na Serie C1, durante a temporada 1995/1996, quando colecionou 19 presenças.
Passou depois, sucessivamente, por Monza, Prato e Lecco, sempre na Serie C1, até voltar ao Monza na temporada 1998/1999, agora na Serie B, onde estreou em 27.09.1998 em jogo contra o Cesena.
Tendo feito um bom campeonato, foi contratado pelo Napoli, clube com o qual jogou a temporada seguinte na Serie B e obteve a promossão à Serie A.
Porém, Oddo não faria sua tão aguardada estréia na Serie A com a camisa do time partenopeo, vez que se transferiu ao Verona (figurinha ao lado) antes do início da temporada 2000/2001, quando fez seus primeiros 32 jogos e 4 gols (todos de pênalti, uma de suas especialidades) na Serie A.
Curiosamente, este Verona que iria terminar apenas na 14ª colocação, escapando do rebaixamento apenas depois de um spareggio disputado com a Reggina, tinha em seu elenco, além de Oddo, os também ainda não famosos Gilardino, Mutu e o então argentino Camoranesi!
Na temporada seguinte, Oddo fez as mesmas 32 partidas e 1 gol a mais que na stagione anterior, mas o Verona (ainda com Gilardino, Mutu e Camoranesi, além do atual capitão da Fiorentina, Dainelli) terminou na 15ª colocação e foi rebaixado à Serie B.
Mas as boas atuações do lateral direito chamaram a atenção da poderosa Lazio, o que permitiu que Oddo permanecesse na Serie A.
Outro fato curioso é a possibilidade de afirmar que a Lazio contratou um jogador da Azzurra que, porém, nunca havia vestido a camisa da seleção! Isso mesmo, pois Oddo fez sua estréia na seleção italiana em amistoso disputado em Trieste, em 21 de agosto de 2002, já como jogador da Lazio, onde apenas estrearia em 15 de setembro subseqüente, na derrota de 3 x 2 para o Chievo em Roma.
Desde então foram 5 temporadas com a equipe romana (figurinha ao lado), da qual o lateral técnico e apoiador é o atual capitão e cobrador oficial de pênaltis (e faltas), além de outras 24 presenças na seleção italiana, com a qual conquistou o tetracampeonato na Alemanha, o que o tornou um jogador pretendido por diversos clubes europeus, em especial o Milan.
Porém, se depender da vontade de Oddo, ele permanecerá como o capitano laziale ainda por muitos anos!

Na Última Vez ...

segunda-feira, dezembro 11, 2006

'B' Em Pílulas


* Transcorridas 15 rodadas, a Juventus é a nova líder da Serie B com 28 pontos;
* Para tanto, na última rodada a Juve venceu o Verona por 1 x 0, gol do ítalo-argentino Mauro Germán Camoranesi, que chegou na Itália contratado exatamente pelo Verona em agosto de 2000;
* Foi o 1º gol do tetracampeão (foto ao lado - LaPresse) na Serie B;
* O Bologna divide a liderança da Serie B com a Vecchia Signora após derrotar o Lecce por 3 x 1, com gols de Bellucci (2) e Zauli;
* Claudio Bellucci, ex-Sampdoria e Napoli, é o novo artilheiro da Serie B, com 10 gols;
* O Napoli perdeu a liderança ao apenas empatar com o Cesena, fora de casa, em 1 x 1, gols de Calaiò e Papa Waigo (abaixo - Grazia Neri), e agora está em 3º, com 27 pontos, o mesmo número de pontos do Piacenza, que venceu o lanterna Arezzo pela contagem mínima;
* O Rimini foi a Pescara e goleou o time da casa por 5 x 0, chegando ao 5º posto;
* Em partida espetacular, o Genoa venceu o Treviso, de virada e fora de casa, por 3 x 2 e alcançou a 6ª colocação na tabela;
* No Treviso, o zagueiro uruguaio Carlos Valdez foi expulso, assim como seus companheiros Quadrini e Fava;
* Ocorre que Valdez foi expulso pela 3ª vez nesta temporada, em 11 partidas que atuou.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Para o presidente da Internazionale, Massimo Moratti, ainda é cedo para falar em fuga. Mas é incontestável que a 15ª giornata da Serie A foi bastante favorável à sua equipe. Com o sucesso da Inter no Carlo Castellani de Empoli e a derrota da Roma no derby capitolino, a vantagem do time de Milão para a 2ª colocada, a própria Roma, agora é de 7 pontos.
Se a derrota da Roma (vitória da Lazio) já foi abordada na coluna O Jogo Da TV, a vitória da Internazionale será aqui.
O resultado de 3 x 0 não reflete exatamente como foi o jogo. Foi sim uma grande atuação da equipe nerazzurra, que se mostrou madura e pronta para grandes conquistas (foi a 8ª vitória consecutiva na Serie A, um recorde!), mas o Empoli não se entregou em momento algum e não mereceu um placar tão elástico.
Porém, o resultado demonstrou a força de uma Inter que não pode contar com Maicon e Vieira, suspensos, além dos contudidos Cordoba, Cruz, Dacourt e Figo, mas teve Crespo e Ibrahimovic no ataque municiados pelo sérvio Stankovic (na foto ao lado contra Marianini e Saudati - Reuters). De qualquer maneira, bola na rede, só mesmo no 2º tempo, após a entrada do Chino Recoba no lugar do argentino Solari - cobrança de falta do uruguaio para cabeçada de Ibra na trave. No rebote, Crespo conferiu.
Logo depois foi a vez de Adriano entrar no lugar de Crespo e do técnico Cagni sacar Almiron para colocar o atacante Gasparetto, o que tornou o jogo ainda mais equilibrado, com ambas as equipes perigosas.
E foi a Inter que novamente marcou: 1º com Ibrahimovic aos 78' e depois com o zagueiro Samuel, aos 87', selando a vitória e somando mais 3 pontos na classificação.
Retornando para o sábado, além de Palermo 3 x 0 Livorno (O Jogo Da TV - Parte I), a lanterna Reggina superou o penúltimo colocado Ascoli por 2 x 1. Porém, o nível técnico do jogo não foi ruim, até porque o time calabrês só ocupa a última colocação em razão da penalidade de 15 pontos que lhe foi imputada (senão estaria em 8º). Ao contrário, foi uma boa partida, na qual o resultado final não reflete o domínio que foi exercido pelo time da casa, que teve seus gols realizados pelo defensor Alessandro Lucarelli e pelo atacante Nicola Amoruso, enquanto o gol dos visitantes foi anotado por Pecorari, já no final do embate.
No domingo, em Bergamo, a Atalanta superou o Messina por 3 x 2, tendo o time da casa feito os primeiros 3 gols e, no final, quase sofrido o revés. De salientar que Bombardini e o brasileiro Ferreira Pinto, que fizeram 2 dos gols da Atalanta, realizaram seus primeiros tentos na Serie A. Já o 3º gol foi anotado pelo excelente Cristiano Doni (foto ao lado - Ap), de bicicleta! Pelo Messina, desfalcado de sua zaga titular e do artilheiro Riganò, os tentos foram do chileno Cordova e do atacante Di Napoli.
Cagliari e Parma (abaixo, Suazo e Grella disputam a palla - Ansa) empataram em 0 x 0 em partida na qual os goleiros foram os destaques.
Em Verona, parece que a boa fase do Chievo (2 vitórias nas últimas 2 semanas) acabou - vitória da Fiorentina por 1 x 0, tento de Mutu, em jogo que não teve bom nível técnico.
Quem também não atravessa uma fase nada boa é o Milan, que não saiu do 0 x 0 com o Torino em pleno Giuseppe Meazza (na foto abaixo, Jankulovski e Comotto - Milan). Além dos diversos desfalques previstos (Dida, Nesta, Costacurta e Serginho), Ancelotti não pode contar com Kaká e Ambrosini, além de Kaladze, que teve problemas durante o aquecimento. Em campo, o Milan em um inédito 4-3-3 (com Ricardo Oliveira, Borriello e Gilardino no ataque) foi muito mal, não conseguindo, senão em alguns chutes de longe, ameaçar a meta do Toro. Para piorar, na única oportunidade clara de gol que teve o Milan, Gilardino cobrou a penalidade máxima (dúbia) na trave.
Sampdoria e Siena também ficaram no 0 x 0 em Gênova.
Completou a rodada Catania 1 x 0 Udinese, cuja análise foi feita na O Jogo Da TV - Parte II.
Eis a classificação, transcorridas 15 rodadas da Serie A: 1º Internazionale (39 pts); 2º Roma (32); 3º Palermo (31); 4º Catania (23); 5º Lazio (21); 6º Atalanta (20); 7º Livorno (20); 8º Empoli (19); 9º Siena (18); 10º Torino (18); 11º Sampdoria (17); 12º Udinese (17); 13º Cagliari (16); 14º Messina (14); 15º Milan (13); 16º Fiorentina (11); 17º Chievo (10); 18º Parma (10): 19º Ascoli (6) e 20º Reggina (5).

Na Última Vez ...

domingo, dezembro 10, 2006

O Jogo Da TV (Parte III) - Lazio x Roma


Excepcionalmente nesta semana foi possível assistir a 3 jogos da Serie A, todos ao vivo. E a excepcionalidade foi sensacional - Lazio 3 x 0 Roma!
Antes do jogo, o favoritismo (se é que há favorito em um clássico como o derby romano) era todo da Roma, 2ª colocada e 6 vitórias consecutivas na Serie A, com 32 gols pró e apenas 11 sofridos, dona do melhor ataque e da 2ª defesa menos vazada do campeonato.
E, com a bola rolando, parecia que a melhor técnica da Roma iria imperar, já que a equipe giallorossa tomou a iniciativa nos momentos iniciais da partida e levou perigo ao gol defendido por Angelo Peruzzi.
Mas, com um esquema tático muito bem montado pelo treinador Delio Rossi, que postou seus 3 mastins (Ledesma, Mudingayi e Mutarelli) de forma a não permitir a armação de jogadas da adversária, a Lazio conseguiu equilibrar as ações de modo a protagonizar o lance mais incisivo até então - aos 43', aproveitando um escanteio cobrado por Oddo, o zagueiro brasileiro Cribari testou a bola, que só não entrou em razão de grande defesa do também brasileiro Doni, arqueiro da Roma, e do travessão.
Porém, no minuto seguinte o argentino Ledesma recebeu a pelota e acertou um petardo de 25 metros no ângulo oposto ao que o goleiro Doni se posicionava (foto ao lado - Afp) - golaço!
O 2º tempo começou com a Roma logo buscando o empate, mas aos 4' o macedônio Pandev entrou na área e foi derrubado por Doni.
O árbitro Rosetti primeiramente mandou o jogo seguir mas, após consultar o guardalinee (foto ao lado - Ansa), apontou a marca do cal e expulsou o goleiro da Roma. Nova consulta ao auxiliar e Doni recebeu apenas o cartão amarelo, mas o rigore continuou decretado.
Aqui, deve ser aberto um parêntese para destacar a correteza no proceder, não só do árbitro, mas do trio de arbitragem como um todo, que poderia ser seguido pelos seus pares, inclusive brasileiros.
De qualquer maneira, o pênalti foi muito bem cobrado pelo capitão laziale Oddo (na foto ao lado em duelo com Mancini - Ansa) que registrou 2 x 0 no placar do Olimpico.
Daí os atletas romanistas se perderam, em especial o capitão Totti, que já não estava em plena forma física e passou a reclamar acintosamente com o árbitro.
Ainda assim as chances de gol apareceram - como aos 10', quando Mancini acertou um voleio, aproveitando um cruzamento de Panucci, mas errou a meta.
Só que aos 28' foi a Lazio que voltou a marcar: Rocchi acertou um belíssimo passe para Mauri que, com um pallonetto superou Doni. O destino quis que a bola acertasse o travessão e voltasse para a conclusão de Mutarelli - Lazio 3 x 0 (foto ao lado - Ansa)!
Até o final do jogo de um lado foi uma festa só (em jogos valendo pela Serie A a Lazio nunca havia conseguido derrotar a Roma com uma vantagem superior a 2 gols), enquanto do outro decepção.
Tabellino:
Lazio: Peruzzi; Oddo, Siviglia, Cribari, Zauri; Mudingayi, Ledesma, Mutarelli, Mauri (92' Manfredini); Pandev (73' Makinwa), Rocchi (85' Foggia). All. Rossi.
Roma: Doni; Panucci, Mexes, Chivu, Tonetto (63' Vucinic); De Rossi, Pizarro, Taddei, Perrotta, Mancini; Totti. All. Spalletti.
Gols: 44' Ledesma, 53' (pênalti) Oddo, 73' Mutarelli.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Mutarelli, Cribari, Mudingayi, Doni, Totti, Zauri e Mauri.

O Jogo Da TV (Parte II) - Catania x Udinese




Surpreendente! Não há palavra que sintetize melhor a campanha realizada pelo Catania até aqui na Serie A.
Promovido da Serie B na última temporada - onde foi vice-campeão -, o time comandado pelo esordiente Pasquale Marino não fez grandes contratações e também não tem craques em seu elenco, mas ocupa, ao final desta 15ª giornata, a 4ª colocação - estando na zona de classificação para a Champions League do ano que vem!
Tal façanha teve como último capítulo a vitória de 1 x 0 frente a Udinese neste domingo, gol de seu principal goleador, Gionatha Spinesi, de cabeça (foto ao lado - Ap).
Aliás, Spinesi bem ilustra o elenco a disposição do técnico Marino - 28 anos, um passado sem grande destaque na Serie A e muita luta na B.
Também l'uomo del giorno - o goleiro Armando Pantanelli, que fez ótimas defesas e garantiu o sucesso no Angelo Massimino, segue esta receita - estreou na Serie A nesta temporada, já com 35 anos.
Mas apesar do melhor jogador em campo ter sido o goleiro do Catania, a vitória do time siciliano não deixou de ser merecida, vez que a Udinese soube ser perigosa apenas nos contra-ataques puxados por Di Natale, cabendo ao Catania a regia da partida.
Aliás, o 1º tempo não foi dos mais interessantes dentro de campo, apesar dos quase 20.000 espectadores terem incentivado o time da casa todo o tempo.
Na 2ª metade da partida o panorama não mudou muito, com o atacante Iaquinta pouco inspirado e o Catania pouco incisivo, apesar de algumas boas jogadas dos meias Caserta e Colucci (este último, teoricamente, escalado no ataque).
Porém, quando o técnico Pasquale Marino chamou do banco o atacante Corona, Spinesi aproveitou uma oportunidade e realizou seu 8º gol stagionale, mandando o reserva de volta à cadeira.
Depois que sofreu o gol, o time de Udine demorou a assimilar a situação e atacou apenas de forma desordenada, permitindo ao Catania o controle do jogo até o final.
Assim ficou o tabellino, com destaque para a estréia do árbitro Damato na Serie A:
Catania: Pantanelli; Silvestri, Stovini, Sottil, Lucenti; Baiocco, Edusei, Caserta; Colucci (85' Millesi), Spinesi, Del Core (73' Izco). All. Marino.
Udinese: Paoletti; Zenoni, Zapata, Natali, Felipe (72' Dossena); De Martino (72' Barreto), Obodo, Pinzi, Muntari; Iaquinta, Di Natale. All. Galeone.
Gol: 68' Spinesi.
Árbitro; Damato.
Cartões amarelos: Pinzi, Spinesi e Iaquinta.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a Atalanta é a equipe que mais vezes foi promovida da Serie B para a Serie A - 11 vezes?
* Que Bari e Brescia são os times que mais vezes foram rebaixados à Serie B - também em 11 oportunidades?
* Que Roberto Baggio (foto ao lado - Giglio) é o recordista de pênaltis convertidos na Serie A a Girone Unico, com a incrível marca de 68 gols?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker