Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Campione Azzurro - Gaetano Scirea


Enquanto o líbero é uma contribuição genuinamente italiana para o futebol, Gaetano Scirea foi um dos maiores intérpretes da função.
Nascido em Cernusco sul Naviglio, província de Milão, em 25 de maio de 1953, Scirea começou sua carreira de futebolista na Atalanta, clube com o qual estreou na Serie A em 1972, mas foi na Juventus que se consagrou como um dos melhores defensores do mundo, tendo jogado no time de Turim de 1974 a 1988 e conquistado, dentre outros títulos, 7 Scudettos.
Jogador habilidoso e elegante, dotado de extraordinária capacidade de antever as jogadas, encerrou sua longa carreira sem receber um único cartão vermelho.
Também marcou época na Azzurra, com a qual disputou as Copas do Mundo de 1978, 1982 (foto acima - Herringshaw) e 1986 (foto ao lado - Guerin Sportivo), esta última como capitão.
Seu 1º jogo com a camisa da seleção italiana principal foi em 30.12.1975 contra a Grécia, em Florença, mas somente com a aposentadoria do mítico Giacinto Facchetti (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/campione-azzurro-giacinto-facchetti.html) em 1977 é que Scirea se tornaria o legítimo possuidor da camisa 6 da Itália (o motivo de Scirea ter utilizado o nº 7 na Copa da Argentina - foto acima - deve-se ao fato de que a federação italiana fazia a inscrição dos jogadores, quando de uma Copa do Mundo, por posição e em ordem alfabética).
O auge da participação de Gaetano na Azzurra foi na Copa do Mundo da Espanha, quando foi campeão.
A eliminação da Copa do Mundo de 1986, frente a França, foi também a despedida de Scirea da seleção italiana, onde colecionou 78 presenças e 2 gols no total.
Scirea se retirou do calcio giocato aos 35 anos, ao término da temporada 1987/1988, quando passou a exercer a função de allenatore in seconda da Juventus.
E foi exercendo esta função que, tragicamente, Scirea morreu em um acidente de automóvel na Polônia, em 03 de setembro de 1989, quando se dirigia para observar o Górnik Zabrze, que seria adversário da Vecchia Signora pela Copa U.E.F.A.
Porém, seu exemplo ficou registrado para os mais novos, pois, além de respeitado e admirado dentro de campo, Gaetano Scirea era considerado um cavalheiro fora dele.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker