Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Campione Azzurro - Mauro Tassotti

O sensacional time do Milan que dominou o mundo no final da década de 80 e início da de 90 tinha como defesa titular, da direita para a esquerda: Tassotti, Costacurta, Baresi e Maldini.
Ocorre que, se em 1992 Franco Baresi já tinha completado mais de 60 jogos pela Azzurra, Paolo Maldini tinha superado a marca de 40 e Alessandro Costacurta se aproximava de 10, o lateral-direito Mauro Tassotti, apesar de seus 32 anos, dos quais 12 como titular do Milan, ainda não tinha experimentado vestir a camisa da seleção italiana principal - sua experiência como internacional era restrita as Nazionale U 21 (13 presenças) Olimpica (22 participações).
Porém, em outubro de 1992, como consagração de uma carreira excepcional, Mauro Tassotti foi convocado por seu ex-técnico no Milan, então Commissario Tecnico da Azzurra, Arrigo Sacchi.
Assim, em 14 de outubro de 1992, aos 32 anos e com uma bagagem de mais de 300 jogos pela Serie A, Tassotti estreou na seleção italiana contra a Suíça, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994 disputada em Cagliari.
Após os famosos testes de Sacchi, que experimentou também os laterais Benarrivo (Parma), Mannini (Sampdoria), Mussi (Torino) e Porrini (Atalanta), Tassotti foi escolhido um dos integrantes da seleção italiana para o Mundial dos Estados Unidos.
Curiosamente, no último jogo em terra italiana antes da viagem para a América, a Itália jogou contra a mesma Suíça da estréia de Tassotti com a defesa tutta milanista: Tassotti, Costacurta, Baresi e Maldini (ainda atuaram nesta partida os seguintes jogadores do Milan: Albertini, Donadoni e Massaro).
Na Copa dos Estados Unidos, Tassotti atuou na 1ª partida da Itália, contra a Irlanda, e na válida pelas 4ªs de final, contra a Espanha, que seria seu último jogo com a camisa da Azzurra (na foto ao lado - Guerin Sportivo - o espanhol Sergi tenta proteger a bola de Tassotti com um insólito número 9).
Tudo porque uma covarde cotovelada proferida neste jogo no espanhol Luis Enrique rendeu a Tassotti 8 jogos de suspensão, o que resultou em uma melancólica aposentadoria como internacional.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker