Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Campione Azzurro - Giuseppe Meazza

Para os mais jovens o nome Giuseppe Meazza logo lembra o imponente e confortável estádio (que já foi o maior do mundo) onde as equipes da Internazionale e do Milan mandam seus jogos, situado em Milão.
Porém, o estádio, pertencente a municipalidade de Milão, inaugurado no ano de 1926 e localizado no distrito de San Siro (daí sua alcunha original), recebeu o nome de Giuseppe Meazza em 1980 em homenagem a um dos maiores jogadores italianos que falecera no ano anterior, em 21 de agosto de 1979.
Aliás, Meazza faleceu apenas 2 dias antes de completar 69 anos (nasceu em 21 de agosto de 1910) e foi o maior jogador italiano de antes da 2ª Guerra Mundial.
Tendo vivido uma infância difícil (seu pai morreu durante a 1ª Grande Guerra, quando Giuseppe tinha apenas 7 anos), o que o obrigou a vender frutas no mercado de Milão ainda pequeno, Meazza vestiu a camisa da Internazionale (foto acima - Inter) pela 1ª vez ainda muito jovem, com apenas 14 anos.
Apesar de ter sempre mantido uma forte ligação com a equipe nerazzurra de Milão, Meazza também jogou no Milan, na Juventus, na Varese e na Atalanta.
Na Azzurra, Meazza, ou melhor, Peppino, como era carinhosamente chamado pelos torcedores italianos, fez sua estréia em 09 de fevereiro de 1930, jogando em Roma, na vitória de 4 x 2 contra a Suíça - com 2 gols seus.
Alguns dias depois, em 11 de maio, o então garoto de 19 anos teria a consagração - vitória italiana de 5 x 0 sobre o fortíssimo selecionado húngaro, em Budapeste diante de 40.000 atônitos torcedores - com mais 3 gols seus!
Ao todo, Meazza (foto ao lado - Terra) fez 53 partidas com o selecionado italiano, tendo marcado 33 gols.
Estes 33 gols foram, durante muito tempo, insuperáveis na Azzurra (ainda hoje Meazza é o 2º maior artilheiro de todos os tempos da seleção italiana). Quando Gigi Riva superou a sua marca, Meazza afirmou: "Bravo quel Riva, ha segnato tanti gol giocando contro Cipro e Turchia. I miei gol sono stati sicuramente più importanti".
Porém, o mais impressionante é que foram 35 vitórias, 12 empates e apenas 6 derrotas com Meazza em campo, com a conquista de 2 títulos mundiais (os de 1934 e 1938).
Um fato interessante ocorrido na Copa de 1934 é que, nas 4ªs de final, após empate de 1 x 1 no 1º jogo (ainda não havia disputa por pênaltis), o jogo desempate foi decidido por um gol de Meazza, de cabeça. Ocorre que, como era baixinho (tinha 1,69 m), Peppino precisou apoiar-se nas costas de um companheiro de equipe para cabeçear a bola decisiva.
Meazza era dotado de uma extraordinária habilidade e foi notável sua capacidade de driblar, tendo feito vários gols entrando com bola e tudo.
Além de ter inscrito seu nome na seleção italiana, Meazza foi um dos maiores goleadores da Serie A, mas isso é outra história...

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker