Campione Azzurro - Fabio Cannavaro

Nascido na cidade de Nápoles em 13 de setembro de 1973, Cannavaro começou sua carreira de futebolista no time de sua cidade natal na época em que o astro argentino Diego Armando Maradona ainda por lá estava.
Aliás, até hoje o capitano della Azzurra, que foi gândula no estádio San Paolo, é muito ligado ao time do Napoli, onde pretende encerrar sua carreira.
De qualquer maneira, sua história na seleção italiana principal (Cannavaro foi bicampeão europeu com a Under 21) só teve começo após sua transferência ao Parma, na temporada 1995/1996, com sua estréia ocorrendo aos 71' de um amistoso disputado contra a Irlanda do Norte, em Palermo (em 22 de janeiro de 1997), ao substituir Costacurta (curiosamente, este jogo terminou com a vitória italiana por 2 x 0 - 2 gols contra de Wright).
Até completar sua 100ª partida, Cannavaro ainda participou das Copas do Mundo de 1998 e 2002, bem como das Eurocopas de 2000 e 2004.
Assim, ao entrar em campo para a final da Copa de 2006, Cannavaro não tinha como esquecer as derrotas da Copa do Mundo de 1998 e da Euro 2000 para os mesmos adversários daquele dia - os franceses!
Pois se a eliminação da Copa disputada na França ocorreu nos pênaltis, a da Euro 2000 foi ainda mais traumática, vez que a Itália vencia a final contra a seleção francesa até o último minuto do tempo regulamentar, quando Wiltord empatou o jogo e levou a disputa para a prorrogação, vencida com o chamado 'gol de ouro' marcado por David Trezeguet.
Mas o mundo dá voltas e o mesmo Trezeguet, então companheiro de clube (na Juventus) de Cannavaro, iria perder o pênalti decisivo na final da Copa do Mundo de 2006, permitindo que Cannavaro se tornasse o 4º capitão italiano a erguer a taça de uma Copa do Mundo.
Aliás, Cannavaro herdou a braçadeira de capitão da seleção italiana (foto ao lado - Guerin Sportivo) com a aposentadoria internacional de seu antigo mentor Paolo Maldini, com quem compôs a defesa italiana nas Copas de 1998 e 2002, além da Eurocopa de 2000.
Tendo se transferido ao Real Madrid após a Copa do Mundo, Cannavaro tem tudo para receber o título de melhor jogador do mundo oferecido pela France Football, porém, terá que carregar para o resto da vida a suspeita de seu envolvimento com o escândalo que abalou o futebol italiano e resultou no rebaixamento de seu clube até julho último, a Juventus, à Serie B do Calcio, em razão da sua nebulosa transferência da Internazionale para a Vecchia Signora.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home