Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, novembro 24, 2006

Campione Azzurro - Fabio Cannavaro

Fabio Cannavaro, ao erguer a Taça Fifa em Berlim no dia 9 de julho último (foto ao lado - Luca Bruno), acabara de completar sua 100ª partida com a camisa da Azzurra, coroando essa incrível história com o título de campeão do mundo!
Nascido na cidade de Nápoles em 13 de setembro de 1973, Cannavaro começou sua carreira de futebolista no time de sua cidade natal na época em que o astro argentino Diego Armando Maradona ainda por lá estava.
Aliás, até hoje o capitano della Azzurra, que foi gândula no estádio San Paolo, é muito ligado ao time do Napoli, onde pretende encerrar sua carreira.
De qualquer maneira, sua história na seleção italiana principal (Cannavaro foi bicampeão europeu com a Under 21) só teve começo após sua transferência ao Parma, na temporada 1995/1996, com sua estréia ocorrendo aos 71' de um amistoso disputado contra a Irlanda do Norte, em Palermo (em 22 de janeiro de 1997), ao substituir Costacurta (curiosamente, este jogo terminou com a vitória italiana por 2 x 0 - 2 gols contra de Wright).
Até completar sua 100ª partida, Cannavaro ainda participou das Copas do Mundo de 1998 e 2002, bem como das Eurocopas de 2000 e 2004.
Assim, ao entrar em campo para a final da Copa de 2006, Cannavaro não tinha como esquecer as derrotas da Copa do Mundo de 1998 e da Euro 2000 para os mesmos adversários daquele dia - os franceses!
Pois se a eliminação da Copa disputada na França ocorreu nos pênaltis, a da Euro 2000 foi ainda mais traumática, vez que a Itália vencia a final contra a seleção francesa até o último minuto do tempo regulamentar, quando Wiltord empatou o jogo e levou a disputa para a prorrogação, vencida com o chamado 'gol de ouro' marcado por David Trezeguet.
Mas o mundo dá voltas e o mesmo Trezeguet, então companheiro de clube (na Juventus) de Cannavaro, iria perder o pênalti decisivo na final da Copa do Mundo de 2006, permitindo que Cannavaro se tornasse o 4º capitão italiano a erguer a taça de uma Copa do Mundo.
Aliás, Cannavaro herdou a braçadeira de capitão da seleção italiana (foto ao lado - Guerin Sportivo) com a aposentadoria internacional de seu antigo mentor Paolo Maldini, com quem compôs a defesa italiana nas Copas de 1998 e 2002, além da Eurocopa de 2000.
Tendo se transferido ao Real Madrid após a Copa do Mundo, Cannavaro tem tudo para receber o título de melhor jogador do mundo oferecido pela France Football, porém, terá que carregar para o resto da vida a suspeita de seu envolvimento com o escândalo que abalou o futebol italiano e resultou no rebaixamento de seu clube até julho último, a Juventus, à Serie B do Calcio, em razão da sua nebulosa transferência da Internazionale para a Vecchia Signora.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker