Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, novembro 17, 2006

Campione Azzurro - Giacinto Facchetti

O jogo amistoso realizado na última quarta-feira em Bergamo, envolvendo os selecionados italiano e turco, foi programado em homenagem a Giacinto Facchetti, falecido no último dia 04 de setembro, vitimado por um câncer incurável.
Pena que, fora a bela homenagem realizada antes do pontapé inicial, o jogo não tenha feito sequer sombra a classe e categoria que Facchetti exibia dentro de campo.
Nascido em 18 de julho de 1942 em Treviglio, na província de Bergamo, Facchetti começou no time de sua cidade natal, o Trevigliese, como atacante, mas fez toda sua carreira profissional na Internazionale, para onde foi levado pelo mítico Helenio Herrera e transformado em defensor.
Ao total, Facchetti realizou 476 jogos e 59 gols na Serie A, entre 1960 e 1978 (época em que não era comum defensores chegarem ao gol adversário), bem como atuou em 73 partidas e fez 6 tentos pelas copas européias.
Na Azzurra, Facchetti começou como lateral esquerdo e terminou como líbero, tendo esordido, exatamente, contra a Turquia em 27.03.1963 e feito seu último jogo no lendário Wembley, em 16.11.1977, contra o English Team, quando completou 94 jogos (e 3 gols) pela seleção italiana, o que o fez recordista de aparições até ser ultrapassado por Dino Zoff pouco antes da Copa do Mundo de 1982.
Curiosamente, a 2ª partida jogada por Facchetti pela seleção italiana foi contra o Brasil, em jogo amistoso realizado em Milão que terminou 3 x 0 para os italianos, sendo um dos gols marcados pelo oriundo Sormani.
Convocado para a Copa do Mundo de 1966, participou da desastrosa aventura italiana à Inglaterra (vitória face ao Chile e derrotas para União Soviética e Coréia do Norte e conseqüente eliminação).
Porém, Facchetti foi promovido capitão da seleção italiana logo após a Copa da Inglaterra, ainda com tenros 24 anos, tendo vestido a braçadeira em outras 69 oportunidades (como na foto ao lado, na qual persegue o português Eusébio, em 27.03.1967 - Ap), até sua aposentadoria da Azzurra.
Assim, foi Facchetti quem levantou a taça do Campeonato Europeu de Nações, em 1968 (foto abaixo - Gazzetta dello Sport).
A 2ª Copa do Mundo de Facchetti é de melhor recordação para os italianos (e também para os brasileiros), vez que a Itália chegou a final contra o Brasil, que ganhou por 4 x 1 e se tornou o primeiro país tricampeão mundial.
Assim, se por uma peça do destino, a Jules Rimet não tivesse sido erguida pelo capitão Carlos Alberto Torres, teria sido levantada por Giacinto Facchetti (na foto abaixo - Gazzetta dello Sport - Facchetti no jogo contra a Suécia, disputado em Toluca).
Facchetti ainda enfrentaria o Brasil em 1973, em amistoso pelo 75º aniversário da FIGC (vitória italiana por 2 x 0) e em 1976 (vitória brasileira por 4 x 1), no Torneio do Bicentenário da Independência dos Estados Unidos, além de ter disputado a Copa do Mundo de 1974.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker