Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, novembro 15, 2006

Gli Azzurri


Nesta semana, a coluna 'E Na Copa ...' dá lugar a 'Gli Azzurri', que faz sua estréia em razão dos jogos envolvendo a seleção italiana principal e a Under 21, respectivamente contra a Turquia e República Tcheca.
E a seleção tetracampeã mundial jogou (melhor seria escrever que apenas entrou em campo) no estádio Azzurri d'Italia, em Bergamo, e ficou no 1 x 1, em jogo que decepcionou pelo fraco nível técnico de ambas as equipes.
Porém, é óbvio que a decepção maior ficou por conta da Itália, que jogava em casa e vem do êxito em terra alemã.
De bonito mesmo, apenas a homenagem realizada ao ex-jogador (que foi, inclusive, capitão da Azzurra) e ex-presidente da Internazionale Giacinto Facchetti (nascido propriamente na província de Bergamo), recentemente falecido.
De resto, que saudade da Azzurra campeã do mundo que, se já não tinha um futebol vistoso, era, ao menos, extremamente objetiva e mordaz.
A Itália comandada por Donadoni que se apresentou hoje, num insólito 4-1-4-1, foi um time apático, sem a tradicional garra e desprovida de qualquer individualidade capaz de decidir a partida (ao menos favoravelmente!).
Donadoni, que foi um jogador muito habilidoso e técnico (um verdadeiro craque), como commissario tecnico tem se assemelhado muito com um seu antigo técnico (no Milan e na própria Azzurra) - Arrigo Sacchi - principalmente no hábito de realizar testes desnecessários e improvisar jogadores (quem não se lembra o que Sacchi quis fazer com Giuseppe Signori na Copa do Mundo de 1994?), além de convocar atletas que, claramente, não possuem condições de vestir a camisa da seleção tetracampeã mundial.
É verdade que Toni e Gattuso estão machucados e Totti ainda não quer retornar à seleção, mas o time que se apresentou hoje não tem condições de manter a tradição italiana.
Convocar volantes como Barone ou Palombo e simplesmente ignorar Pirlo é uma dessas incoerências que podem custar o cargo de Donadoni. Sem mencionar as ausências de Nesta, Grosso e Perrotta, além do que já foi feito com Del Piero (sequer foi relacionado para o jogo contra a Geórgia, em outubro último, apesar de ter sido convocado).
E pior, diante da campanha da Azzurra nas eliminatórias para a Eurocopa, é fácil constatar que não foi simplesmente um dia ruim ...
Ademais, Donadoni ainda utilizou todos os 9 jogadores que tinha no banco no decorrer da partida, o que colaborou para a falta de jogo italiano.
A construção do placar demonstra o quanto foi ruim a partida - o gol italiano saiu numa reposição de bola errada do goleiro reserva da Turquia (o titular se machucou logo nos primeiros minutos da partida), Volkan, que conseguiu acertar a pelota nas pernas de Gilardino ainda dentro da área, que sobrou mansamente para Di Natale concluir ao gol. Minutos depois, após falha de Cannavaro, o turco Uzulmez conseguiu realizar um cruzamento na área que foi interceptado por Materazzi diretamente para o fundo das redes da Itália!
Em suma, foi sofrível!
Também a Under 21 italiana ficou num pareggio com a sua similar da República Tcheca, mas sem gols.
Porém, o jogo foi mais animado, com boas jogadas dos azzurrini comandados por Casiraghi, que no 2º tempo também utilizou todas as alterações que podia.
Destaque para conclusões efetuadas por Palladino, Dessena, Criscito e a que encontrou a trave, realizada por Pellè.

3 Comments:

At 1:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Quem vê esta Itália não acredita que é a campeã do mundo.

 
At 6:07 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Concordo plenamente!

 
At 9:21 AM, Anonymous Anônimo said...

I want not agree on it. I over nice post. Specially the appellation attracted me to be familiar with the intact story.

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker