Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, novembro 14, 2006

Momento Panini - Francesco Totti


Nesta semana a 'Momento Panini' vai homenagear Francesco Totti, o atual capitano, ídolo e maior artilheiro de todos os tempos da Roma.
Autor dos dois gols que valeram a vitória romanista sobre o Milan no San Siro na última rodada (feito que não ocorria fazia 20 anos!), Totti nasceu em 27.09.1976 em Appio Latino, um bairro de Roma próximo ao Coliseu.
Talento precoce, desde cedo seus genitores (papà Enzo e mamma Fiorella) o incentivaram a praticar seu esporte favorito, tanto que antes de entrar para a Roma (onde chegou com 13 anos, em 1989), passou por diversos clubes amadores: Fortitudo, Smit Trastevere e Lodigiani.
Aliás, sua natural aptidão para o calcio sempre atraiu a atenção de grandes clubes, tanto que, apesar de ter ingressado nas categorias de base da A.S. Roma, seus pais recusaram, à época, ainda propostas da Lazio e do Milan.
Isso porque a família Totti e, principalmente, Francesco tem uma forte ligação com a Roma, time para o qual sempre torceu e onde jogou, quase que durante toda a sua carreira, seu ídolo de infância, Giuseppe Giannini.
E Totti logo teria um privilégio que poucos fãs têm - jogar ao lado de seu ídolo!
Se na temporada 1991/1992 Totti disputou partidas tanto entre os Allievi Nazionali (menores de 16 anos) quanto com a Primavera romanista, na stagione seguinte, além de conquistar o scudetto com os Allievi e ser titular da Primavera, estreou na Serie A (em 28.03.1993) contra o Brescia, quando entrou, faltando 3', no lugar do atacante Rizzitelli (ainda não seria nesse jogo a realização de seu sonho enquanto fã, vez que Giannini foi substituído, nessa mesma partida, 4' antes de Totti estreiar).
Porém, ainda naquela temporada, mais precisamente na 27ª rodada, em jogo contra o Ancona, Totti entrou em substituição a Muzzi e pode atuar ao lado de seu ídolo.
Na temporada 1994/1995, apesar da concorrência de jogadores renomados como o argentino Abel Balbo e o uruguaio Daniel Fonseca, Totti participou de 21 encontros e realizou 4 gols pela Serie A.
Titular absoluto a partir da temporada 1995/1996 (figurinha do alto) e capitão romanista desde 1999, Totti tem hoje em seu histórico, 346 partidas e 129 gols pela Serie A, sempre envergando a maglia giallorossa, o que o torna o maior artilheiro do time da Roma e perto do recorde de Giacomo Losi, que jogou 386 vezes pelo time na Serie A.
Totti também tem um vasto currículo de serviços prestados às diversas seleções italianas, vez que vem sendo convocado pelos selecionadores nacionais desde a Under 15, passando pelo título europeu conquistado com a Under 21 ao lado de Buffon, Nesta, Cannavaro e Panucci, além da última Copa do Mundo, disputada na Alemanha.
Porém, até para possibilitar uma plena recuperação da contusão que quase o afastou do último mundial, Totti só deve retornar à Azzurra em 2007.
Até lá, continuará a comandar o time da Roma (figurinha acima), escrevendo, de forma indelével, seu nome na história do clube.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker