Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, novembro 10, 2006

Campione Azzurro - Gianluigi Buffon

A cada sexta-feira pretendo discorrer sobre a carreira na Azzurra de um determinado jogador. E nessa primeira semana, nenhum personagem poderia ser mais atual que Gianluigi Buffon, vez que o atual camisa 1 da seleção italiana é considerado o melhor goleiro em atividade no mundo e é forte candidato ao Pallone D'Oro, como os italianos denominam o prêmio anual concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo.
Caso Buffon seja realmente o vencedor do Ballon d'Or France Football (nome oficial do prêmio), no próximo dia 27, além de suceder a Ronaldinho Gaúcho, terá a honraria de ser apenas o 2º goleiro agraciado, já que, até hoje, em 50 anos, o único portiere merecedor de tal prêmio foi o lendário Lev Yaschin.
Logicamente, ainda que não seja o grande favorito (se é que há um esse ano), conta a favor de Buffon o fato da Itália ter sido campeã na última Copa do Mundo e do arqueiro ter sido um dos principais artífices de tal campanha, além, é óbvio, de contar com a torcida da Itália ao seu lado (vide capa da última edição da revista Guerin Sportivo, ao lado).
De qualquer forma, os números da carreira de Gianluigi Buffon são extraordinários.
Nascido em Carrara, em 28 de janeiro de 1978, numa família de esportistas (sua mãe foi dezessete vezes campeã italiana de lançamento de disco, além de outras três vezes na modalidade arremesso de peso, enquanto seu pai chegou a disputar um Europeu Juniores de arremesso de peso e suas duas irmães integraram a seleção feminina italiana de vôlei), com 17 anos já estava no time principal do Parma, tendo estreiado na Serie A em 19.11.1995 contra o Milan (o jogo terminou 0 x 0 e o ataque do time rossonero era composto, simplesmente, por Baggio e Weah!).
Logo em seguida (sua estréia foi em 20.12.1995), Buffon passou a defender a meta da chamada squadra nazionale giovanile italiana (para jogadores até 21 anos), onde foi campeão europeu da categoria (como reserva), num time que tinha, dentre outros, Panucci, Cannavaro, Nesta e Totti.
Não tardou muito a convocação e a estréia na seleção principal, que ocorreu no dia 29.10.1997, em Moscou (face a Rússia), em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998, substituíndo o titular Pagliuca aos 33' do primeiro tempo.
Daí em diante, foram outras 70 partidas pela Azzurra (foto ao lado - Borsari), com participações nas Copas de 1998 (como 2º goleiro), 2002 e 2006.
E o Mundial de 2006 foi realmente especial para Buffon, tendo o arqueiro atuado brilhantemente (a revista Guerin Sportivo chegou a propor: "facciamogli un monumento"), sofrendo apenas 2 gols durante toda a competição - um contra e outro de pênalti!
Aliás, Buffon foi o único goleiro que figurou na lista da F.I.F.A. (lista esta que, na verdade, não merece muita credibilidade) concorrendo para o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2006 (que terminou concedido ao cabeçudo Zidane), tendo sido fundamental (foi eleito, com justiça, o melhor em campo) na mais difícil e crítica partida enfrentada pela Itália na campanha - contra a Austrália.
Na oportunidade (vide abaixo - Guerin Sportivo), Buffon foi fundamental para evitar o que seria uma prematura desclassificação da seleção italiana.
E, com certeza, essa história não termina aqui, pois, com apenas 28 anos, Buffon ainda escreverá muitos capítulos na Azzurra.

2 Comments:

At 6:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Rodolfo,

Quem era o titular da seleção juvenil da Itália que conseguiu colocar o Buffon na reserva?
Era o Toldo?
Lembro apenas que nesse jogo contra a Austrália a atuação do juiz também ajudou muito a Azzurra(até mais que o goleiro italiano), talvez querendo compensar a expulsão do Materazzi (amigo da irmão do Zidane).
Abraço,

Tiago

 
At 6:26 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Tiago,
Muito obrigado pela sua participação!
O goleiro titular da seleção U21 da Itália naquele Campeonato Europeu foi Angelo Pagotto, então reserva de Zenga na Sampdoria. Pagotto foi um goleiro muito promissor, tendo chegado ao Milan na temporada 1996/1997 e que na passada defendeu o Arezzo, na Serie B. Infelizmente, a carreira do Pagotto foi prejudicada por fatores extra-campo.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker