Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Memorabilia - Careca

Atendendo a pedidos, a 'Memorabilia' desta semana aborda a carreira de Antônio de Oliveira Filho, o Careca, na Itália.
Nascido em Araraquara, Estado de São Paulo, em 05 de outubro de 1960, Careca começou sua carreira no Guarani, onde foi campeão brasileiro em 1978, passando depois ao São Paulo, clube com o qual também foi campeão brasileiro em 1986.
Um dos destaques da seleção brasileira na Copa do Mundo do México com 5 gols (1 a menos que o artilheiro da competição, o inglês Gary Lineker), Careca foi contratado pelo Napoli (então campeão italiano) para a temporada 1987/1988 (foto ao lado - Zucchi).
Formando dupla com o iluminado Maradona, logo em sua 1ª temporada alcançou a marca de 13 gols realizados, terminando em 2º lugar na tábua de artilheiros da Serie A, apenas atrás de ... Diego Armando Maradona que, com 15 gols, se sagrou o capocannoniere da stagione (à época, o torneio era disputado por apenas 16 clubes).
Porém, apesar do ataque devastador, o Napoli terminou a temporada com o vice-campeonato, 3 pontos atrás do Milan de Maldini, Baresi, Donadoni e dos holandeses Gullit e Van Basten.
No campeonato seguinte, mais uma 2ª colocação, desta vez atrás de uma Internazionale que bateu todos os recordes (pela 1ª vez uma equipe terminou uma temporada de forma invicta). E novamente Careca ficou em 2º dentre os artilheiros, empatado com Van Basten com 19 gols e atrás apenas de Aldo Serena com 22 (a partir da temporada em questão a Serie A passou a ser disputada por 18 clubes).
Mas, nesta temporada, o Napoli ainda perdeu a final da Copa Itália para a Sampdoria e conquistou seu, até aqui, único torneio internacional - a Copa U.E.F.A. derrotando o Stuttgart de Katanec e Klinsmann na final, com gols de Careca tanto no jogo de Nápoles quanto no de Stuttgart.
Já então consagrado como o melhor parceiro de Maradona (de quem é grande amigo até os dias atuais), Careca, juntamente com Alemão, foi fundamental para a conquista do Scudetto da temporada 1989/1990, quando o Napoli conseguiu superar os fortes times de Milão - o Milan do trio Gullit, Rijkaard e Van Basten, que terminou em 2º, e a Internazionale de Brehme, Klinsmann e Matthäus, que encerrou a temporada em 3º.
Para completar, o Napoli ainda conquistou a Supercopa Italiana com uma sonora goleada de 5 x 1 frente a Juventus, com 2 gols de Careca.
A temporada seguinte foi marcada pelo fim da era Maradona, trovato positivo all'antidoping (cocaína) após partida válida pela 25ª rodada, que acabou por decretar também o fim dos momentos gloriosos do Napoli.
Assim, o Napoli terminou a temporada 1990/1991 na 8ª colocação e Careca fez 9 gols em 29 partidas.
Até deixar a Itália com destino ao Japão, Careca ainda jogou mais 2 temporadas no Napoli (foto ao lado - na temporada 1991/1992 - Capozzi), fazendo boas duplas com o italiano Zola e com o uruguaio Fonseca, mas sem conseguir reeditar as campanhas do Napoli comandado por Maradona.
De qualquer maneira, Careca foi um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro e, com sua habilidade e precisão nos arremates, marcou sua passagem também no Calcio.

Na Última Vez ...

5 Comments:

At 11:57 AM, Anonymous Anônimo said...

Esse jogava muito e fazia a alegria das manhãs de domingo ao lado do Maradona. Lembro que quando tinha Nápoli vs. Milan era jogo que parava a Itália.

 
At 12:47 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Tiago,
Realmente, era uma época mágica! Os fantásticos encontros envolvendo Napoli e Milan paravam não só a Itália, mas o Brasil também!
Abraços,

 
At 10:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Muito bom o Memorabilia sobre o Careca. Quando você vai nos relembrar o Vinicius e o Mazola (Altafini)?

 
At 4:55 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Pai,
Mais uma vez, muito obrigado pela visita. Pode deixar que, em breve, vou abordar a carreira dos jogadores mencionados por você.
Bjs,

 
At 3:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Grande Rodolfo História muito boa pra se contar é a do "arqueiro tricolor" Castilho!! esse sim merece homenagens!

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker