Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, dezembro 05, 2006

Momento Panini - David Suazo


Óscar David Suazo Velázquez, ou melhor, apenas David Suazo, foi o 1º jogador nascido em Honduras a jogar no Calcio.
Sua estréia na Serie A ocorreu na temporada 1999/2000, mas precisamente em 26.09.1999 (figurinha ao lado), face ao Venezia, em jogo que o Cagliari empatou em 1 a 1.
Nascido em 05 de novembro de 1979 em San Pedro (Honduras), Suazo apareceu para o mundo do futebol no Mundial Sub-20 disputado na Nigéria em 1998.
E a expressão mundo do futebol engloba seu próprio país, vez que, até então, Suazo sequer jogava numa equipe profissional, mas, por trabalhar em uma instituição financeira, disputava uma chamada Liga Bancária!
Curiosamente, sua convocação para o referido mundial só ocorreu porque seu primo, o também futebolista Maynor Suazo, aconselhou-o ao técnico da seleção sub-20 de Honduras.
Após o mundial (onde fez 2 gols), Suazo foi contratado pelo mais popular time de Honduras, o Olímpia, da capital Tegucigalpa.
Mas lá não ficou por muito tempo, vez que, após fazer 5 gols em 1o partidas, foi contratado pelos visionários dirigentes do Cagliari por pouco menos de 2 milhões de euros (uma fortuna para um jogador daquela região do planeta)!
O atacante hondurenho, porém, teve um começo difícil na Itália, vez que, além de muito jovem (19 anos), na temporada de estréia - 1999/2000 - não conseguiu superar a concorrência dos titulares Mboma e Oliveira e do também esordiente Corradi no ataque do time da Sardenha, terminando a temporada com apenas 13 jogos e 1 único gol, além de amargar o rebaixamento de sua equipe.
Porém, o talento do atacante despontaria a partir da stagione seguinte, jogando na Serie B e sem a concorrência dos medalhões Mboma e Oliveira, tendo logo feito 12 gols ao lado do ágil Cammarata.
Foram mais 3 temporadas na Serie B, sendo que a última, já com o Cagliari jogando com a dupla Esposito-Suazo municiada pelo genial Zola, coroada com 19 gols e o acesso à Serie A.
Seu retorno à máxima divisão do futebol italiano, porém, não foi tão feliz - culpa de uma lesão sofrida e que só possibilitou sua participação, durante toda a temporada 2004/2005, em 22 jogos, onde anotou 7 gols.
Ocorre que, na temporada seguinte (2005/2006), se o Cagliari não foi tão bem (terminou na 17ª colocação, a última antes da zona do rebaixamento), Suazo foi excepcional (figurinha ao lado).
Foram nada menos que 22 tentos (dos 42 anotados pelo Cagliari), o que o deixou atrás apenas do artilheiro Toni (31) e do francês Trezeguet (23).
Tanto sucesso, aliado ao seu oportunismo e a sua velocidade, despertaram o interesse de grandes clubes da Europa, em especial do Milan.
Mas será difícil tirar Suazo da Sardenha, onde usa a braçadeira de capitão e é um dos jogadores mais queridos da torcida.

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 8:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo,

Coincidência você falar do Suazo. Nesta segunda, após assistir ao 2X2 do Cagliari com o Milan, busquei mais informações sobre ele...

Estava achando que ele era o Suazo chileno, e estranhei a cor... Depois vi que o Humberto Suazo, do Chile realmente não é negro e joga no Colo Colo...

Abraços,

Schneider

 
At 9:03 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Schina,
Mais uma vez, muito obrigado pela participação. Realmente o David Suazo é hondurenho, sendo que o seu homônimo chileno, conhecido como 'Chupete', tem como prenome Humberto.
Aliás, fiz uma menção ao mesmo na coluna Especulações Da Semana de 08 de novembro último.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker