Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, dezembro 12, 2006

Momento Panini - Massimo Oddo


Esta semana a Momento Panini é dedicada ao capitão laziale, um dos artífices do sucesso biancoceleste no último derby romano, o lateral tetracampeão Massimo Oddo.
Nascido na Città Sant'Angelo, na província de Pescara, em 14 de junho de 1976, figlio d'arte como dizem os italianos (seu pai, Francesco, já treinou a Reggiana, a Salernitana e o Venezia na Serie A, dentre outros clubes), começou nos giovanili do Milan, onde, porém, nunca jogou como profissional.
Sua estréia como jogador se deu efetivamente no Fiorenzuola, na Serie C1, durante a temporada 1995/1996, quando colecionou 19 presenças.
Passou depois, sucessivamente, por Monza, Prato e Lecco, sempre na Serie C1, até voltar ao Monza na temporada 1998/1999, agora na Serie B, onde estreou em 27.09.1998 em jogo contra o Cesena.
Tendo feito um bom campeonato, foi contratado pelo Napoli, clube com o qual jogou a temporada seguinte na Serie B e obteve a promossão à Serie A.
Porém, Oddo não faria sua tão aguardada estréia na Serie A com a camisa do time partenopeo, vez que se transferiu ao Verona (figurinha ao lado) antes do início da temporada 2000/2001, quando fez seus primeiros 32 jogos e 4 gols (todos de pênalti, uma de suas especialidades) na Serie A.
Curiosamente, este Verona que iria terminar apenas na 14ª colocação, escapando do rebaixamento apenas depois de um spareggio disputado com a Reggina, tinha em seu elenco, além de Oddo, os também ainda não famosos Gilardino, Mutu e o então argentino Camoranesi!
Na temporada seguinte, Oddo fez as mesmas 32 partidas e 1 gol a mais que na stagione anterior, mas o Verona (ainda com Gilardino, Mutu e Camoranesi, além do atual capitão da Fiorentina, Dainelli) terminou na 15ª colocação e foi rebaixado à Serie B.
Mas as boas atuações do lateral direito chamaram a atenção da poderosa Lazio, o que permitiu que Oddo permanecesse na Serie A.
Outro fato curioso é a possibilidade de afirmar que a Lazio contratou um jogador da Azzurra que, porém, nunca havia vestido a camisa da seleção! Isso mesmo, pois Oddo fez sua estréia na seleção italiana em amistoso disputado em Trieste, em 21 de agosto de 2002, já como jogador da Lazio, onde apenas estrearia em 15 de setembro subseqüente, na derrota de 3 x 2 para o Chievo em Roma.
Desde então foram 5 temporadas com a equipe romana (figurinha ao lado), da qual o lateral técnico e apoiador é o atual capitão e cobrador oficial de pênaltis (e faltas), além de outras 24 presenças na seleção italiana, com a qual conquistou o tetracampeonato na Alemanha, o que o tornou um jogador pretendido por diversos clubes europeus, em especial o Milan.
Porém, se depender da vontade de Oddo, ele permanecerá como o capitano laziale ainda por muitos anos!

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker