Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, junho 23, 2007

L'Enigma



O enigma desta semana é o jogador ao lado (Guerin Sportivo), cuja elucidação já é por demais simplória para ser facilitada com qualquer dica...
Na quarta-feira os acertadores.

Na Última Vez ...

quinta-feira, junho 21, 2007

Memorabilia - Maradona

O jornalista ítalo-brasileiro Darwin Pastorin escreveu, uma vez, ao seu filho: "Il più grande campione che ho visto giocare è Diego Armando Maradona. Credimi, figlio mio, non esistirà mai più, nei secoli dei secoli, un altro come lui. Ha fatto dell'imperfezione la perfezione. Piccolo, gonfio, dedito ad albe stanche, svogliate e sbagliate, vittima di falsi amici e della volontà di andare oltre ogni regola, Maradona ha transformato un semplicissimo pallone di cuio in uno scrigno di bellezza".
Outros dirão que não foi o maior do mundo de todos os tempos, mas certamente há unanimidade que Diego Armando Maradona, El Pibe de Oro, foi um gênio dentro dos gramados e o melhor jogador que já passou pelos gramados da Serie A.
Nascido em Lanús, no Policlínico Evita, aos 30 de outubro de 1960, Dieguito inicou sua carreira nos Cebollitas, como são conhecidas as divisões de base do Argentinos Juniors, clube com o qual estreou profissionalmente em 1976, 10 dias antes de completar 16 anos.
Logo foi titularizado no Bicho Colorado, chegando cedo também à seleção argentina, mais precisamente em fevereiro de 1977.
No ano seguinte protagonizou sua primeira polêmica ao não ser incluído no grupo que foi campeão da Copa do Mundo disputada na própria Argentina.
Contratado pelo Boca Juniors em 1981, fez 28 gols em 40 partidas antes de ser negociado com o Barcelona, onde ficou por duas temporadas.
Se foi decepcionante sua participação no Mundial da Espanha (quando, ademais, foi expulso na partida contra o Brasil), melhor não foi sua passagem pelo time catalão, marcada principalmente por reiteradas contusões e até por uma hepatite e encerrada com uma memorabile e plateale rissa envolvendo os jogadores do Athletic Bilbao.
Assim, no dia 05 de julho de 1984 o craque argentino foi apresentado no Stadio San Paolo de Nápoles (foto mais acima - Guerin Sportivo) perante mais de 60.000 extasiados presentes (que pagaram ingressos para entrar!).
Porém, o Napoli era um time muito limitado (na temporada anterior - 1983/1984 - havia escapado do rebaixamento por um fio, ou melhor, por um único ponto) e, não obstante os 14 gols do craque em sua 1ª temporada no Calcio (apenas Platini, com 18, e Altobelli, com 17, fizeram mais que o argentino), a equipe partenopea terminou a Serie A em uma modesta 8ª colocação.
No ano seguinte chegaram o goleiro Garella (que havia sido campeão com o Verona), o líbero Renica (da Samp), o meia Pecci (da Fiorentina) e o atacante Giordano (da Lazio), proporcionando um elenco mais competitivo que resultou no bom 3º lugar da equipe Azzurra.
Porém, nada seria comparável aos anos seguintes - primeiro, comandando uma equipe apenas razoável, Maradona (foto do alto à esquerda - Guerin Sportivo) levou os argentinos ao delírio ao conquistar a Copa do México de 1986 com atuações maravilhosas e gols antológicos (suficiente lembrar os 2 anotados contra a Inglaterra).
Depois, para ser guindado definitivamente ao Olimpio, Dieguito levou o Napoli a conquistar o 1º Scudetto de sua história, deixando eufórica toda uma cidade.
Se a campanha na Serie A 1986/1987 já proporcionara a quebra de tabus importantes (como a vitória sobre a Juventus no Comunale de Turim depois de 32 anos!), o Napoli ainda conquistou a Copa Itália vencendo todos os seus compromissos - l'accoppiata scudetto-coppa (na foto à direita, no alto, Maradona com a maglia portando os scudetti referentes ao Campeonato e a Copa - Guerin Sportivo) era um feito que apenas o Grande Torino e a Juventus haviam conseguido realizar até então.
A temporada 1987/1988 ficou marcada pela decepção - participando pela 1ª vez da Coppa dei Campioni, o Napoli terminou precocemente eliminado em um confronto sfortunato contra o Real Madrid, mas dominava a Serie A com certa facilidade até que, faltando apenas 5 rodadas para o término do campeonato, perdeu os 4 pontos de vantagem que tinha sobre o Milan e permitiu que o scudetto fugisse para Milão.
Como consolo, Maradona foi o artilheiro da Serie A com 15 gols, 2 a mais que Careca, vice-artilheiro e agora já companheiro do argentino no Napoli.
A perda do campeonato para o time de Sacchi resultou na saída de vários jogadores importantes, como Bagni, Ferrario, Garella e Giordano, que foram substituídos por Alemão, Crippa, Fusi e Giuliani, mas, não obstante uma boa campanha parteonopea, o título da stagione 1988/1989 ficou com a Internazionale de Trapattoni e Matthäus, que colecionou vários recordes.
Porém, ainda na temporada encerrada em 1989, em uma final empolgante contra o Stuttgart de Klinsmann, Katanec e Buchwald, o Napoli (à esquerda Maradona - Guerin Sportivo) conquistou seu até aqui único título continental - a Copa U.E.F.A. (antes de chegar a final, os napoletanos tiveram que superar clubes como Bordeaux, Juventus e Bayern München).
Maradona sempre viveu entre os extremos e o clima em Nápoles, não obstante os retumbantes sucessos, já não era dos melhores em 1989, seja pelas suspeitas de um envolvimento com drogas e com a Camorra, seja pelas regalias cada vez mais exigidas pelo astro.
Porém, mais uma vez com grande maestria Don Diego conduziu o Napoli a conquista do seu 2º scudetto, terminando a temporada 1989/1990 2 pontos a frente do Milan dos holandeses Van Basten (que foi o capocannoniere do campeonato), Rijkaard e Gullit.
Veio a Copa do Mundo de 1990, disputada na própria Itália, e a Bota se viu dividida, entre sul e norte, na semi-final envolvendo Argentina e Itália, ocorrida exatamente no San Paolo de Nápoles!
No final, a Argentina se classificou para a finalíssima contra a Alemanha Ocidental superando a invicta Itália de Schillaci nos pênaltis, mas Maradona nunca mais seria perdoado por boa parte dos italianos.
Assim, logo em seguida a passagem de Maradona pelo Calcio foi encerrada - e de forma melancólica - quando o craque foi flagrado no controle antidoping efetuado após a partida contra o Bari válida pela temporada 1990/1991, tendo o astro sido suspenso por 18 meses.
Dessa forma, o gol, cobrando pênalti, anotado na derrota de 4 x 1 para a Sampdoria em 24 de março de 1991 (foto acima e à direita - Calderoni), foi o derradeiro dos 115 feitos com a camisa azzurra, cujo número 10 seria retirado em sua homenagem.
Posteriormente, Dieguito voltou a jogar, mas nunca mais teve o mesmo sucesso, sendo novamente flagrado em exame antidoping realizado na Copa do Mundo de 1994.
Mas, como uma vez foi dito: "Maradona giocava meglio di tutti, nonostante la droga, e non grazie ad essa"!

Na Última Vez ...

quarta-feira, junho 20, 2007

Gli Azzurri


Uma decepção! Os Azzurrini de Casiraghi não conseguiram sequer a classificação para as semi-finais do Europeu Under 21 que está sendo disputado na Holanda.
Agora, como consolo, resta a disputa pela última vaga européia para as Olímpiadas vindouras, sendo que caberá aos italianos o desafio de superar Portugal no dia de amanhã.
Mas, porque uma geração que conta com vários jogadores talentosos e já afirmados em seus clubes não conseguiu realizar em campo o que dela se esperava?
Talvez o desgaste de uma temporada árdua possa ser uma justificativa, mas não, certamente, a suficiente.
De fato, contra a Sérvia e, especialmente, nos primeiros 30' contra a Inglaterra, a Itália não jogou - daí o retorno para casa antes do esperado.
Aliás, contra o English Team comandado pelo antigo lateral do Nottingham Forest Stuart Pearce, no último dia 14, o selecionado de Casiraghi viveu um incrível e colossale blackout que resultou na desvantagem de 2 gols, que só não foram 3 ou 4 porque o atacante Lita (na foto acima superando o arqueiro italiano Viviano - Reuters) desperdiçou algumas boas oportunidades.
Ao final da gara, a Nazionale havia alcançado o empate com gols do lateral Chiellini (abaixo, à esquerda, contra Milner - Ap) e do mediano Aquilani, com um potente sinistro dalla distanza, mas, com a vitória da Sérvia sobre a República Tcheca, a classificação italiana para as semi-finais já estava comprometida, vez que uma vitória sobre os tchecos, no dia 17, não seria suficiente se os ingleses superassem os sérvios.
E foi exatamente o que aconteceu. Finalmente os Azzurrini jogaram bem (daí porque a justificativa do cansaço não pode imperar) e venceram, convincentemente, por 3 x 1, tentos de Aquiliani (na foto mais abaixo - Reuters), Chiellini e Rossi, enquanto Papadopulos (isto lá é nome de tcheco?) diminuiu.
Porém, os ingleses também venceram os sérvios - por 1 x 0 - e ficaram com a 2ª vaga do grupo para as semi-finais, onde encontrarão a Holanda, enquanto à Sérvia caberá a Bélgica.
Agora, cabe repetir: porque uma equipe que pôde contar com a segurança de defensores valorosos como Andreolli, Criscito e Chiellini; talentos do calibre de Aquilani, Montolivo e Rosina no meio; além de micidali atacantes como Palladino, Pazzini e Rossi na frente, naufragou tão cedo?
Algo a ser refletido...
De qualquer maneira, um último esforço ainda deve ser realizado para garantir a participação italiana a Pechino!

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns, por ordem meritória, ao Michel Costa, à Cyntia Santana e ao Daniel Schneider, todos leitores que elucidaram o enigma da semana (à esquerda - Calderoni).
Claudio Ibrahim Vaz Leal, o gaúcho de Bagé Branco, lateral-esquerdo que defendeu a seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1986, 1990 e 1994, foi para o Brescia logo após o Mundial do México, vendido pelo Fluminense.
Após uma temporada na Serie A e outra na B, Branco foi para o Porto, de Portugal, onde ficou até retornar à Itália na temporada 1990/1991, quando passou a defender o Genoa (à direita - Guerin Sportivo), com muito sucesso.
Em 1993 voltou para o Brasil e encerrou a carreira em 1998, tendo tido ainda breves passagens pelo futebol inglês e norte-americano.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


E o grande colpo anunciado nesta coluna na semana passada (vide link ao final do post) acabou não se concretizando. Pior, o hondurenho David Suazo, anunciado como reforço da Internazionale, acabou no Milan!
Coisas de fantacalciomercato, vez que o excelente atacante que atuou pelo Cagliari nas últimas temporadas até protagonizou uma capa da conceituada Guerin Sportivo com a camisa nerazzurra...
De qualquer maneira, o presidente da Internazionale, Massimo Moratti, afirmou, com todas as letras: "Il giocatore ha firmato con noi, quindi vedremo. Cellino non mi ha trovato? Bugie. Galliani? Ormai lo conosco...".
Assim, pode ser que estejamos apenas no meio de mais uma novela...
Porém, para desacreditar a 'Especulações Da Semana' totalmente, até o defensor argentino Gabriel Milito não está mais 'tão próximo' de defender a Juventus na próxima temporada.
Portanto, como nesta semana não aconteceram grandes definições em sede de calciomercato, ficando as atenções voltadas para as co-propriedades (uma especificidade italiana), cujos resultados serão conhecidos entre amanhã e o dia 22, a presente 'Especulações Da Semana' vai apresentar um sucinto resumo sobre os movimentos de cada clube até aqui:
* Atalanta - Perdeu os meias Donati e Migliaccio, o atacante Ventola e o técnico Colantuono, estando ainda incertas as permanências de Vieri, Tissone e Motta, além da de seu melhor jogador, o fantasista Cristiano Doni. Assim, a chegada do allenatore Del Neri é apenas o 1º passo para um clube que precisa reconstruir seu time;
* Cagliari - A saída (para qualquer destino que for) de Suazo é uma perda que muito dificilmente será suprida, ainda mais quando o substituto escolhido (Larrivey) vem da 2ª divisão argentina. Ou seja, se o time já figurou dentre as últimas colocações na temporada passada...;
* Catania - O técnico Marino foi para a Udinese, mas para o seu lugar chegou o bom Baldini. Chegaram também o meia Giacomo Tedesco (Reggina) e o ala brasileiro Babú (Verona), bem como foi definida a permanência do ganês Edusei como rossazzurro por mais uma temporada. Se o Amministratore Delegato Pietro Lo Monaco conseguir manter os vários Caserta, Sardo e Spinesi, o elenco da equipe da Sicília precisará apenas de mais alguns retoques pontuais;
* Empoli - Repetir a temporada 2006/2007 será muito difícil, ainda mais porque o meia Almiron vai realmente para a Juventus. Porém, a base foi mantida, o técnico Cagni confirmado e os jovens Abate, Antonini, Giovinco, Paro e Volpato são os típicos jogadores que costumam ser valorizados pelo clube, assim...;
* Fiorentina - O artilheiro Luca Toni foi para a Alemanha, mas chegaram o muito aguardado belga Vanden Borre (Anderlecht) e o lateral Balzaretti (Juventus), bem como jovens promissores como os tchecos Hable e Mazuch, além do U21 italiano Lupoli. O retorno do búlgaro Bojinov (que estava na Juve) é uma boa opção para o ataque, mas, atenção, o d.s. Corvino ainda deve aprontar das suas!;
* Genoa - Um ataque formado por Di Vaio e pelo argentino Lucho Figueroa já evidencia as pretensões do clube de Gênova em seu retorno à Serie A, mas o presidente Preziosi ainda declarou: "Faremo quattro o cinque ritocchi di qualità, cominciando dalla difesa, e farò come sempre una squadra competitiva". Portanto, se ainda não se reforçou, é só aguardar - até o central brasileiro Luisão (Benfica) está na mira;
* Internazionale - De relevante, até aqui, apenas o anúncio de que o português Luis Figo jogará mais uma temporada na Itália. Precisa mais? Moratti acha que sim e, se não conseguir Suazo, tentará trazer o francês Titi Henry (foto acima - Empics);
* Juventus - Um mês conturbado com a saída de Deschamps, a chegada de Ranieri e despedidas de dirigentes, com reflexos no mercato: Buffon e Del Piero estão confirmados, mas faltam as definições de Camoranesi, Nedved e Trezeguet. Por outro lado, foram contratados o defensor Grygera (Ajax), os meias Almiron e Salihamidzic (Bayern München) e o atacante Iaquinta, bem como retornaram de empréstimos Criscito (Genoa), Miccoli (Benfica), Molinaro (Siena), Nocerino (Piacenza) e Tacchinardi (Villareal). Para completar o mosaico, deixaram o clube, além dos já citados Balzaretti e Bojinov, os croatas Kovac (Borussia Dortmund) e Tudor (Hadjuk Split), além dos jovens De Ceglie, Giovinco e Paro;
* Lazio - Pouco atuante, apenas retornaram alguns atletas que estavam emprestados (como o bom Foggia) e foram contratados o lateral sérvio Kolarov (OFK Beograd) e o atacante Del Nero, do Brescia. Está faltando, principalmente, um substituto para Peruzzi, que encerrou a carreira;
* Livorno - O atacante Bazzani não vem mais depois de ter sido hostilizado pela torcida do clube amaranto (já acertou, inclusive, com o Brescia). Assim, se saíram César, Coppola, Fiore e Kuffour, todos jogadores que estavam emprestados ao clube do presidente Spinelli, além do francês Pfertzel, cedido ao Bochum, só foi confirmada a chegada de Emanuele Filippini, que estava no Bologna e vem se juntar ao seu irmão gêmeo no centrocampo labronico;
* Milan - Enquanto o Real Madrid deseja Kaká, o Milan gostaria de contar com os serviços de Edmilson (foto à direita - Empics), Eto'o, Motta, Ronaldinho Gaúcho e Zambrotta, todos do Barcelona. Na verdade, nada de concreto até aqui;
* Napoli - Alguém conhece Giglio e Lacrimini? E Cupi e Giubilato? Foram, respectivamente, as contratações e as cessões efetuadas pelo clube partenopeo até aqui;
* Palermo - Para um Corini que se foi, um Migliaccio que chegou. Zamparini ainda não aprontou das suas;
* Parma - Depois de vários anos, o clube gialloblu pode voltar a participar ativamente do calciomercato, agora sob o comando de seu neo presidente Tommaso Ghirardi. Para começar, no lugar do treinador da salvezza Ranieri veio Di Carlo, que estava no Mantova, onde fez também um ótimo trabalho. Até o momento saíram alguns jogadores importantes, em especial Giuseppe Rossi, que voltou para o Manchester United (mas o Parma quer o garoto de volta, por empréstimo ou em definitivo), mas também já foi acertado o 1º reforço de peso: o zagueiro Falcone, que estava na Sampdoria;
* Reggina - As atenções estão voltadas para a dupla de ataque Amoruso-Bianchi e para o ala Mesto, todos alvos de propostas de grandes equipes, mas o clube amaranto já fez algumas apostas: o zagueiro uruguaio Pablo Alvarez (Nacional Montevideo), o lateral-direito português Miguel Garcia (Sporting) e o atacante brasileiro Joelson (irmão do napoletano Piá);
* Roma - Apenas transferências de menor relevo, como as saídas de Tavano e Wilhelmsson, que estavam emprestados, bem como os retornos de Alvarez (Messina) e Brighi (Chievo), além dos acertos com Barusso (Rimini) e Pit (Bellinzona). Provável a chegada do brasileiro Juan e a saída do romeno Chivu;
* Sampdoria - Tudo e todos aguardando o resultado da definição da co-propriedade de Quagliarella com a Udinese. Enquanto isso, l'a.d. Marotta já assegurou os serviços do treinador Mazzarri, do defensor Lucchini e do atacante Bellucci, vice-artilheiro da última Serie B com o Bologna;
* Siena - O clube já resolveu, a seu favor, as co-propriedades de Bartolucci (com a Juventus), Codrea (Palermo) e Corvia (Roma), além de efetivado acertos com o goleiro Eleftheropoulos (Ascoli) e com o meia Jarolim (Slavia Praha). Deixaram o clube Antonini e Molinaro;
* Torino - O presidente Urbano Cairo abriu os bolsos e já trouxe os meias Corini (Palermo), Grella (Parma) e Zanetti (Ascoli), bem como os atacantes Bjelanovic (Ascoli), Malonga (Monaco) e Ventola (Atalanta), além do treinador Novellino. Muito bom para quem só perdeu, até aqui, o veterano meia Gallo (Novara);
* Udinese - Agremiação acostumada a valorizar jovens talentos, cedeu os afirmados Iaquinta e Muntari (Portsmouth), tendo trazido o promissor avante Floro Flores, que estava no Arezzo.

Na Última Vez ...

terça-feira, junho 19, 2007

Momento Panini - Piá


Na semana passada, a 'Momento Panini' homenageou a Juventus e seu capitano Alessandro Del Piero comemorando o retorno da Vecchia Signora à Serie A.
Nesta semana, é a vez do Napoli, glorioso clube do sul da Itália que, com o vice-campeonato da Serie B conquistado nesta temporada, assegurou seu retorno ao olímpio do futebol italiano depois de 6 anos de purgatório.
Quem vestiu a camisa nº 8 na temporada recém-encerrada e é um dos jogadores mais valorizados do famoso clube partenopeo é um brasileiro de nome João Batista Inácio, noto come Piá.
Praticamente desconhecido em seu país de origem, Piá nasceu em Ibitinga, no Estado de São Paulo, em 22 de março de 1982, mas transcorreu toda a sua carreira, até aqui, na Itália, onde chegou em 1998 junto com seu irmão Joelson (um ano mais novo).
Atacante rápido e habilidoso, Piá cresceu calcisticamente nel fiorente vivaio dell'Atalanta, um dos mais férteis de toda a Europa.
E foi na equipe de Bergamo que João Batista Inácio fez sua estréia na Serie A, mais precisamente em 02 de dezembro de 2001, entrando aos 70' no lugar de Colombo contra a Internazionale de Ronaldo, que, porém, ficou no banco durante os 90'.
Até o final da temporada (figurinha à direita) Piá colecionou outras 8 presenças e 1 gol, anotado contra a Fiorentina na 2oª rodada.
No ano seguinte, a Atalanta não conseguiu repetir a boa campanha anterior e acabou rebaixada à Serie B depois de perder um spareggio contra a Reggina, tendo o jovem atacante participado de 14 partidas.
A temporada 2003/2004 Piá passou em Ascoli Piceno, defendendo a equipe bianconera da cidade - e acabou sendo a melhor stagione do brasileiro até aqui, que terminou como artilheiro do time com 13 gols em 36 partidas.
Suas boas atuações valeram o retorno à casa-mãe Atalanta, que, neste interregno, conquistou seu retorno à Serie A.
Porém, a volta à principal divisão do Calcio não foi o sucesso esperado e Piá, então já com 23 anos, começou a passar por uma situação comum no futebol - o dilema de não confirmar as expectativas geradas quando giovane.
Então, eclipsado pelos vários Budan, Comandini e Pazzini, Piá tomou uma decisão corajosa e fundamental no mercado invernale da temporada 2004/2005 - aceitou descer à Serie C1 para defender o Napoli.
Com a camisa azzurra, Piá recuou um pouco seu raio de ação em campo, passando a funcionar como um 2º atacante mais recuado.
Daí, o atacante abandonou seus sonhos de ser um prolífico goleador (fez apenas 2 tentos na Serie B na última temporada - figurinha à esquerda), mas se tornou um atleta muito mais útil e apreciado, não só pelos tifosi.
Tanto que o treinador da Fiorentina Cesare Prandelli pretende tirá-lo de perto do Vesúvio já para a temporada vindoura!

Na Última Vez ...

segunda-feira, junho 18, 2007

'B' Em Pílulas

* No jogo de ida válido pelo playout envolvendo Spezia e Verona deu Aquile;
* A partida, disputada no último dia 15 no Alberto Picco, terminou 2 x 1 para os mandantes, in rimonta;
* O Verona foi superior durante toda a partida e abriu o marcador com o zagueiro Sibiliano, mas permitiu a virada dos comandados de Antonio Soda no 2º tempo;
* O herói da partida foi o brasileiro Do Prado (na foto à direita contra Ferrarese - Spezia), que entrou no 2º tempo, sofreu o pênalti convertido por Saverino e ainda marcou o tento da virada no último minuto de jogo;
* Merecida glória para o meia surgido na Portuguesa e que chegou a despontar como muito promissor em 2005, mas que, devido a problemas físicos, somente agora está retomando a forma;
* A partida de volta, que decidirá qual das equipes permanecerá na Serie B e qual será relegada à C1, ocorrerá no próximo dia 21 no Marc'Antonio Bentegodi.

Na Última Vez ...

domingo, junho 17, 2007

Você Sabia ...


* Que, com os 26 gols anotados na Serie A, Francesco Totti (à direita - Empics) foi o vencedor do Scarpa d'Oro desta temporada, prêmio consignado ao maior artilheiro da Europa?
* Que Totti sucede ao viola e também italiano Luca Toni, vencedor na temporada passada com seus 31 gols anotados no campeonato italiano?
* Que antes de Toni nenhum italiano ou jogador da Serie A havia vencido o prêmio?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker