Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 25, 2006

O Jogo Da TV (Parte I) - Milan x Messina


O Milan venceu, mas ainda não foi desta vez que apresentou um futebol digno de suas tradições. É verdade que os 3 pontos conquistados foram importantíssimos e a vitória vai amenizar um pouco a crise pela qual a equipe de Via Turati passa, até porque, como Kaká asseverou após a partida: "L'importante era vincere per mettere fine a questa serie negativa".
Mas que ninguém acredite que o futebol apresentado pela equipe milanista foi sequer satisfatório - o time dominou um apenas esforçado Messina, mas os problemas do time foram evidentes.
Primeiro, o simples fato de já ter utilizado 23 jogadores diferentes nas 13 primeiras rodadas da Serie A demonstra que Ancelotti não tem (por diversos motivos) conseguido dar um padrão ao time.
Depois, o pífio número de 12 gols marcados em 13 jogos torna cristalino que algo não vem funcionando a contento (ainda mais quando os atacantes foram responsáveis, tão somente, por 3 destes gols).
E as causas são várias: i) os laterais (no caso, Bonera pela direita e Jankulovski pela esquerda) não sobem com a eficácia desejada (aliás, nenhum dos dois é lateral de origem); ii) Pirlo vem errando muitos passes, estando longe daquele regista apreciado na Copa do Mundo; e iii) o ataque não consegue transformar as oportunidades em tentos!
Acrescente os problemas com contusões e uma programação deficiente (até em razão do escândalo que abalou o Calcio desde o final da temporada passada, com a diretoria não sabendo se o Milan iria jogar na Serie A ou na Serie B neste ano) e se tem o diagnóstico das 5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas alcançadas pelo Milan até aqui.
Mas contra o Messina se viu também um ótimo Maldini, que não obstande seus 38 anos, ainda fez o gol que os atacantes não conseguiram fazer (ao lado, o capitano comemora seu 28º gol na Serie A - Milan), um guerreiro Brocchi (substituíndo Gattuso à altura), um talentoso Gourcuff e um genial Kaká, que esteve sempre presente nas principais jogadas da equipe.
Porém, o goleiro australiano Kalac, apesar de pouco exigido, não se mostrou confiável para substituir Dida, enquanto Inzaghi foi tecnicamente horrível e Gilardino um desaparecido em campo.
Para completar, Ancelotti, quando mexeu, tirou Inzaghi para colocar o holandês Seedorf, que é um centrocampista, e substituiu Gilardino por Borriello, deixando Ricardo Oliveira no banco pelos 90'.
Pelo Messina, menção honrosa para o chileno Cordova e o artilheiro Riganò.
Tabellino:
Milan: Kalac; Bonera (71' Nesta), Simic, Maldini, Jankolovski; Brocchi, Pirlo, Gourcuff, Kaká; Inzaghi (73' Seedorf), Gilardino (88' Borriello). All. Ancelotti.
Messina: Storari; Zoro, Iuliano, Rea, Parisi; Lavecchia (53' Alvarez), De Vezze, Coppola (65' Floccari), Masiello, Cordova; Riganò (75' Di Napoli). All. Giordano.
Gol: 13' Maldini.
Árbitro: Gava.
Cartões amarelos: Iuliano, De Vezze, Lavecchia, Zoro e Di Napoli.

Na Última Vez ...

Match Clou - 13ª Rodada 2006/2007



A 13ª rodada da temporada 2006/2007 da Serie A reservou um confronto que vem sendo muito esperado - Palermo x Internazionale no Renzo Barbera - nada menos que a líder Inter jogando no campo do vice-líder Palermo!
O 'Match Clou' desta giornata, portanto, coloca frente à frente as duas equipes que mais venceram até aqui - cada uma com 9 vitórias em 12 jogos (a diferença de 3 pontos na tabela é resultado das 3 derrotas do Palermo, enquanto a Inter está invicta, tendo empatado os 3 jogos que não venceu) e, obviamente, que possuem a melhor campanha (ainda que a Roma tenha o melhor ataque - empatada com o Palermo - e, absoluta, a melhor defesa).
A importância do jogo é tanta que o técnico Guidolin (do Palermo) optou por não colocar seus titulares face ao Fenerbahce em jogo válido pela Copa U.E.F.A. na quinta-feira última, o que resultou numa fácil vitória turca (3 x 0).
E, além de ter vários de seus jogadores descansados, melhor ainda para o time da Sicília é a notícia da recuperação de sua principal peça do meio de campo e capitão Eugenio Corini e do ótimo ala Aimo Diana para o embate, enquanto o zagueiro Bovo e o endiabrado atacante Di Michele ainda são dúvidas.
Portanto, desfalque mesmo apenas Fábio Simplício (que vem tendo ótimas atuações), que cumprirá suspensão, enquanto o atacante sensação Amauri (foto ao lado - Ansa) está confirmadíssimo no ataque do time com uniforme rosa-nero.
Do lado da Internazionale, Dacourt sofreu um estiramento muscular no jogo válido pela Champions League na quarta e só deve voltar aos gramados no próximo ano, assim como o atacante Julio Cruz.
Assim, o allenatore Roberto Mancini deve postar o ataque com o sueco Zlatan Ibrahimovic (abaixo - Inter) ao lado do argentino Hernán Crespo, com o regenerado Adriano como opção no banco de reservas.
No meio de campo, a Inter deve começar com Vieira, Cambiasso (de volta ao time recuperado de contusão), Javier Zanetti e Stankovic.
Devem ainda sair jogando o goleiro Júlio César (abaixo - Inter) e o lateral Maicon, ambos integrantes da seleção brasileira do técnico Dunga, compondo a defesa com o colombiano Córdoba e os italianos Materazzi e Grosso.
Para apimentar ainda mais o jogo, que já teve todos os ingressos vendidos (com uma renda de 845.454 euros), o vulcânico presidente do Palermo, Maurizio Zamparini, disse que "il Palermo batterà l'Inter 4-1", para depois disfarçar dizendo que sua equipe ainda não está pronta para disputar o Scudetto com a Internazionale e que para tanto "mancano almeno 150 milioni di euro".
De qualquer maneira, o retrospecto mostra que já foram disputados 19 jogos no Renzo Barbera entre as duas equipes, com 4 vitórias do Palermo, 9 empates e 6 vitórias da Internazionale, que fez 29 e sofreu 21 gols.
Na temporada 2005/2006 deu Palermo (3 x 2), enquanto na precedente a vitória foi da Internazionale (2 x 0), com uma doppietta de Vieri.
Mas o maior artilheiro do embate é o francês de nascimento (mas de família húngara) István Nyers, que jogou na Internazionale entre 1948 e 1954 e fez 4 gols no confronto.
Também um jogador da Inter é quem mais marcou presença no embate - Benito Lorenzi atuou em 7 partidas contra o Palermo na ilha da Sicília.

Na Última Vez ...

L'Enigma

A L'Enigma desta semana propõe a foto ao lado (Calcio 2000) e indaga: quem é o jogador?
Primeira dica: a foto é do início dos anos 80 e retrata a estréia do craque na Serie A.
Dica de número 2: atualmente o ex-jogador é técnico de futebol.
Moleza!!!

Na Última Vez ...

sexta-feira, novembro 24, 2006

Futebol na Itália tem rodada neste final de semana


A 13ª rodada de Serie A - temporada 2006/2007 - vai ser realizada neste próximo final de semana.
Logo no sábado o Chievo joga contra a Udinese, enquanto o Milan recebe o Messina, em jogo que será televisionado pela Band às 17h20.
O Milan, mais uma vez, atravessou uma semana dificílima, que teve seu ápice ainda na terça-feira, quando a equipe foi derrotada pelo modesto AEK da Grécia pela Champions League e ainda perdeu Dida por, pelo menos, 2 meses.
E Dida é apenas um dos desfalques do Milan para a partida. Ambrosini, Cafu, Costacurta, Favalli, Gattuso e Serginho são outros jogadores que estão no estaleiro milanês, o que fez o técnico Ancelotti convocar 3 jogadores da Primavera para integrar o elenco do jogo frente a um Messina que virá com um esquema cauteloso.
No domingo completam a rodada: Atalanta x Torino; Catania x Parma (ESPN Brasil às 12h00); Empoli x Cagliari; Lazio x Ascoli (ESPN às 12h00); Palermo x Internazionale (o jogo da noite na Itália); Reggina x Livorno; Sampdoria x Roma e Siena x Fiorentina.
Além do jogo do Milan, merece destaque o Match Clou envolvendo Palermo e Internazionale, o derby toscano entre Siena e Fiorentina e o sempre interessante encontro de Sampdoria e Roma.
Pela Serie B, Bologna e Genoa fazem um jogo envolvendo 16 títulos da Serie A (9 do Genoa e 7 do Bologna), enquanto a Juventus enfrenta o Lecce com transmissão ao vivo da ESPN Brasil às 12h45 de sábado.
Ricardo Oliveira (Infophoto) está confirmado no ataque contra o Messina.

Campione Azzurro - Fabio Cannavaro

Fabio Cannavaro, ao erguer a Taça Fifa em Berlim no dia 9 de julho último (foto ao lado - Luca Bruno), acabara de completar sua 100ª partida com a camisa da Azzurra, coroando essa incrível história com o título de campeão do mundo!
Nascido na cidade de Nápoles em 13 de setembro de 1973, Cannavaro começou sua carreira de futebolista no time de sua cidade natal na época em que o astro argentino Diego Armando Maradona ainda por lá estava.
Aliás, até hoje o capitano della Azzurra, que foi gândula no estádio San Paolo, é muito ligado ao time do Napoli, onde pretende encerrar sua carreira.
De qualquer maneira, sua história na seleção italiana principal (Cannavaro foi bicampeão europeu com a Under 21) só teve começo após sua transferência ao Parma, na temporada 1995/1996, com sua estréia ocorrendo aos 71' de um amistoso disputado contra a Irlanda do Norte, em Palermo (em 22 de janeiro de 1997), ao substituir Costacurta (curiosamente, este jogo terminou com a vitória italiana por 2 x 0 - 2 gols contra de Wright).
Até completar sua 100ª partida, Cannavaro ainda participou das Copas do Mundo de 1998 e 2002, bem como das Eurocopas de 2000 e 2004.
Assim, ao entrar em campo para a final da Copa de 2006, Cannavaro não tinha como esquecer as derrotas da Copa do Mundo de 1998 e da Euro 2000 para os mesmos adversários daquele dia - os franceses!
Pois se a eliminação da Copa disputada na França ocorreu nos pênaltis, a da Euro 2000 foi ainda mais traumática, vez que a Itália vencia a final contra a seleção francesa até o último minuto do tempo regulamentar, quando Wiltord empatou o jogo e levou a disputa para a prorrogação, vencida com o chamado 'gol de ouro' marcado por David Trezeguet.
Mas o mundo dá voltas e o mesmo Trezeguet, então companheiro de clube (na Juventus) de Cannavaro, iria perder o pênalti decisivo na final da Copa do Mundo de 2006, permitindo que Cannavaro se tornasse o 4º capitão italiano a erguer a taça de uma Copa do Mundo.
Aliás, Cannavaro herdou a braçadeira de capitão da seleção italiana (foto ao lado - Guerin Sportivo) com a aposentadoria internacional de seu antigo mentor Paolo Maldini, com quem compôs a defesa italiana nas Copas de 1998 e 2002, além da Eurocopa de 2000.
Tendo se transferido ao Real Madrid após a Copa do Mundo, Cannavaro tem tudo para receber o título de melhor jogador do mundo oferecido pela France Football, porém, terá que carregar para o resto da vida a suspeita de seu envolvimento com o escândalo que abalou o futebol italiano e resultou no rebaixamento de seu clube até julho último, a Juventus, à Serie B do Calcio, em razão da sua nebulosa transferência da Internazionale para a Vecchia Signora.

Na Última Vez ...

quinta-feira, novembro 23, 2006

A Itália Na Europa


Estréia esta semana a coluna 'A Itália Na Europa', que abordará a atuação dos times italianos nas copas européias.
E a semana não foi das melhores para as equipes da Bota...
Na terça, apenas o Milan entrou em campo pela Champions League para enfrentar o AEK da Grécia, em Atenas, e perdeu!
Contra um time apenas voluntarioso, cheio de jogadores não mais que medianos (inclusive os italianos Sorrentino e Cirillo), o Milan não conseguiu impor seu jogo e sofreu a 5ª derrota nas últimas 9 partidas, fato que nem a classificação e a 1ª colocação assegurada com uma rodada de antecipação conseguiu cancelar. Para piorar, o goleiro Dida ainda sofreu uma contusão que o deixará fora de ação por, pelo menos, 2 meses.
Mais uma vez, ficou evidente que o Milan atual é limitado e extremamente dependente dos lampejos de Kaká (foto ao lado - Afp).
Na quarta-feira foi a vez dos outros 2 times italianos se apresentarem na Champions League - Internazionale e Roma.
A Inter venceu, mas não convenceu. Também veio a classificação para a fase seguinte, mas o esquálido resultado de 1 x 0 (gol de Crespo, na foto ao lado em confronto com o paraguaio Paredes, ex-Reggina - Ap) frente ao Sporting de Portugal demonstrou que o time comandado por Roberto Mancini precisa melhorar muito caso almeje chegar longe na competição.
Já a Roma foi derrotada pelo Shakhtar Donetsk (time do brasileiro Elano) quando precisava de apenas 1 ponto para garantir a classificação também com antecedência - e parece que este foi o problema, vez que o time não atuou com o mesmo espírito demonstrado contra o Catania pela Serie A no domingo (quando impôs uma goleada de 7 x 0!). De qualquer maneira, basta à Roma um empate frente ao Valencia na próxima rodada, no Olimpico, para assegurar a classificação.
Pela Copa U.E.F.A. o Palermo foi trucidado pelo Fenerbahce (equipe treinada por Zico) por 3 x 0, enquanto o Parma derrotou o Heereveen por 2 x 1, com 2 tentos de cabeça do seu artilheiro Igor Budan (na foto ao lado o 1º gol - Ansa).
Curioso que tanto Palermo quanto Parma jogaram com uns poucos titulares (o croata Budan, por exemplo, ainda só foi escalado porque terá que cumprir suspensão na próxima rodada da Serie A!), o que leva a indagar porque, durante a temporada regular, as equipes se esforçam tanto para garantir um lugar na Copa se, quando lá chegam, escalam times mistos?
O Livorno, por sua vez, reposou nesta rodada.

Memorabilia - Platini

A polêmica instalada com a enquete do jornal italiano La Reppublica que questiona qual o melhor jogador brasileiro que chegou na Itália desde os anos 80 persiste, ainda mais agora que Zico ultrapassou Falcão na preferência (Zico está com 27% das indicações, enquanto Falcão ficou estacionado nos 26%).
De qualquer maneira, é certo que o jogador estrangeiro que mais se destacou no Calcio na primeira metada da década de 80 não foi brasileiro, mas sim francês - Michel Platini, ou Le Roi Michel como os italianos gostam!
Contratado pela Juventus logo após a Copa do Mundo de 82 (onde obteve, com a seleção francesa, um honroso 4º lugar), com a difícil missão de substituir o irlandês William (Liam) Brady (transferido à Sampdoria), que fora campeão italiano nas duas temporadas anteriores, Platini (foto ao lado - Giglio) foi, já em sua primeira temporada, artilheiro da Serie A com 16 gols em 30 jogos, apesar de não ser um atacante, mas sim um legítimo 10.
Mas o Scudetto da temporada 1982/1983 ficaria mesmo com a Roma de Falcão e Bruno Conti, vez que a Juventus acabou sendo penalizada por um início de temporada complicado, até em razão da adaptação do seu novo craque ao futebol peninsular.
Não obstante a decepção na Serie A, Platini e a Juventus seriam campeões da Copa Itália e alcançariam a final da Copa dos Campeões (atual Champions League), onde seriam derrotados pelos alemães do Hambourg comandados pelo atual treinador do Bayern München, Felix Magath.
Na temporada seguinte a Roma, detentora do Scudetto e reforçada por Cerezo era a favorita, mas foi a Udinese de Zico que largou na frente. Porém, a Juventus conseguiu impor sua superioridade e conquistou um título que foi disputado até o fim. Mais uma vez ele, Michel Platini, foi o artilheiro da Serie A, desta vez com 20 gols, 1 a mais que Zico e 7 na frente de seu companheiro de time, um tal Paolo Rossi.
Na Europa, a Juventus de Tacconi, Gentile, Cabrini, Scirea, Tardelli, Rossi, Boniek e Platini seria campeã da Recopa (atualmente extinta).
Mas o ano de 1984 ainda reservaria para Michel Platini a maior conquista internacional de sua carreira - o Campeonato Europeu de Nações! Com uma campanha impecável (5 vitórias em 5 jogos), a França conquistou com autoridade seu primeiro título relevante e teve em Platini seu grande líder e artilheiro da competição - 8 gols em 5 jogos, sendo que o vice-artilheiro da competição foi o dinamarquês Arnesen, com apenas 3.
Aliás, em 1984 Platini foi agraciado com o título de melhor jogador europeu da temporada (Ballon D'Or) pela France Football, feito que havia conquistado em 1983 e se repitiria em 1985 (apenas os holandeses Cruyff e Van Basten também ganharam 3 títulos iguais, mas não em seqüência).
A temporada 1984/1985 começou com a Juventus conquistando a Supercopa Européia, com vitória de 2 x 0 sobre o Liverpool, mas o título da Serie A ficou com o supreendente Verona de Galderisi e de Elkjaer, restando a Vecchia Signora apenas o 6º lugar.
Porém, mais uma vez Platini (foto ao lado - Giglio) terminou a temporada como artilheiro da Serie A com 18 gols, 1 a mais que Altobelli da Internazionale.
Só que a temporada não foi ruim para a Juventus, que finalmente conquistou a Copa dos Campeões (com uma vitória sobre o Liverpool na tragédia de Heysel) e a Copa Intercontinental (vitória contra o Argentinos Juniors).
A temporada 1985/1986 não viu Platini mais uma vez artilheiro da Serie A (o artilheiro foi o romanista Pruzzo, com 19 gols, enquanto Platini fez apenas 12), mas campeão ao final de mais um embate de uma renovada Juventus contra a Roma.
Após mais uma Copa do Mundo (onde a França terminou em 3º lugar), Platini disputou sua última temporada como jogador (Le Roi Michel encerrou a carreira com apenas 32 anos) e viu a Juventus ficar com o vice-campeonato da Serie A, atrás apenas do Napoli regido pelo jogador que iria marcar a 2ª metade da década de 80 no Calcio - Diego Armando Maradona.

Na Última Vez ...

quarta-feira, novembro 22, 2006

L'Enigma - La Soluzione

Na coluna L'Enigma desta semana (sábado) foi apresentada a foto abaixo (Trambaiolo) e questionado quem seria o jogador em destaque.
Como dicas, foi escrito que o jogador, no final da década de 80, "fez muito, porém efêmero, sucesso" e que jogou, dentre outros clubes, na Internazionale.
Acertou o enigma o meu grande amigo e incentivador Daniel Schneider, que disse "Salvatore 'Toto' Schillaci".
Isso mesmo! O jogador em questão é o artilheiro da Copa do Mundo de 1990, disputada na Itália, onde fez 6 gols.
Apesar de ter inscrito seu nome com estilo na história do futebol, Schillaci teve uma curta carreira na elite do mundo da bola.
Depois de jogar 7 temporadas no Messina (uniforme com o qual aparece na foto proposta), entre as Series B e C, foi contratado pela Juventus para a stagione 1989/1990, onde logo fez grande sucesso, culminando com a sua convocação para a Azzurra (já então com 25 anos) e inserção no grupo que foi à Copa do Mundo.
Mas depois de apenas três temporadas na Juve (foto acima - Guerin Sportivo), passou mais duas na Internazionale antes de se transferir para o futebol japonês (por motivos pessoais), onde encerrou a carreira.
Na seleção italiana teve uma carreira ainda mais meteórica, vez que, ao todo, fez apenas 16 partidas e 7 gols (ou seja, apenas 1 tento além dos realizados na Copa do Mundo), mas o suficiente para ser conhecido como o homem "delle notte magiche di Italia ‘90", merecendo destaque o seus famosos olhos arregalados quando da comemoração dos gols.

Especulações Da Semana

Não foi uma semana de grandes novidades no mercado, por enquanto, de especulações.
E falando em novidade, o presidente do Real Madrid disse que as portas do clube merengue estão abertas para Kaká...
Porém, apesar de não atravessar uma boa fase, o Milan não quer saber de se desfazer de seus brasiliani: Cafu, não obstante seus 36 anos, disse que "ci sono buone possibilità di rinnovare", assim como o arqueiro Dida (foto acima - Milan) também parece estar próximo de acertar mais alguns anos na Itália.
Já Maldini pode encerrar sua vitoriosa carreira em junho próximo.
Apesar de seus atacantes não estufarem a rede, Ancelotti disse que Trezeguet não interessa ao Milan.
Mas o holandês Arjen Robben, do Chelsea, poderia ir para Milão em janeiro próximo.
E o artilheiro da vez no Milan (depois dos vários Riganò, Bianchi, Budan, Amauri, ...) seria Luca Toni, da Fiorentina.
Novidade quem tem é a Internazionale - conseguiu ficar uma semana inteira sem estar envolta em grandes especulações, salvo um interesse de Moratti no hollywoodiano David Beckham (que esteve na Itália nesta semana para o casamento de Tom Cruise), que viria para o lugar de Figo, que estaria com passagem comprada de volta para Portugal.
Para poder golear ainda mais, a Roma estaria de olho no coreano Lee, do Tottenham, e em Esposito, do Cagliari.
Já o novo técnico do Ascoli, Nedo Sonetti, apesar da péssima campanha do time, por enquanto não quer reforços, mas apenas diminuir o elenco dos atuais 30 para 24 jogadores.
Outro allenatore que não quer qualquer reforço é Luigi Cagni, do Empoli, para quem basta que o clube não venda ninguém (Almiron?) em janeiro.
Aliás, nem o retorno do filho prodígio Francesco Tavano interessaria a Cagni.
Mas para Urbano Cairo, presidente do Torino, Tavano interessaria sim, assim como o sueco Johan Elmander, atualmente no futebol francês.
O Parma estaria interessado em contratar reforços, desde que individualizado pelo técnico Pioli e "nei limiti del possibile ...".
Grandes pretensões só as da Juventus para a próxima temporada: o espanhol Villa do Valencia; o francês Givet do Monaco; o bosníaco Salihamidzic do Bayern e o argentino Mascherano do West Ham.
Na Itália interessariam à Juventus Barzagli (Palermo), Mexes (Roma) e Muntari (Udinese).
O centrocampista tuttofare Fabio Caserta, do Catania, estaria na mira de Sampdoria e Lazio.
Já a Reggina iria contratar o jovem inglês Chris Thackray, de 18 anos, ex-Newcastle.
Por fim, não se sabe para qual clube, mas Cassano estaria voltando à Itália.

Na Última Vez ...

terça-feira, novembro 21, 2006

Momento Panini - Vincenzo Iaquinta

O aríete italiano Vincenzo Iaquinta é um daqueles típicos homens de área rompedor, para quem não existe bola perdida.
Nascido a 21 de novembro de 1979 (portanto, está completando 27 anos hoje) em Cutro, na província de Crotone, tem 1,89 m e 79 kg, além de ser dotado de uma certa habilidade (nada demais, porém!).
Iaquinta galgou todas as divisões inferiores do Calcio até chegar à Serie A na temporada 2000/2001 (figurinha acima), tendo começado no Reggiolo, onde disputou 2 temporadas entre os Dilettanti (amadores).
Na temporada 1997/1998, então com 18 anos, foi contratado pelo Padova, na Serie B, onde disputou 13 partidas e realizou 3 gols.
Nas duas temporadas seguintes defendeu o Castel di Sangro, na Serie C1 (a 3ª divisão italiana), como fazem boa parte dos jovens talentos italianos, chegando a Nazionale Under 20, onde fez 5 jogos e 1 gol.
Contratado pela Udinese em 2000, estreou na Serie A no dia 1º de outubro daquele ano na vitória sobre o Brescia por 4 x 2, bem como foi convocado para a Under 21 a partir de 2001, tendo estado em campo na derrota para a República Checa por 3 x 2 (com direito a golden goal) pelas semi-finais do Campeonato Europeu da categoria em 2002.
Tendo conquistado um posto de titular na equipe da Udinese paulatinamente, Iaquinta já completou 158 partidas e 50 gols na Serie A (seu 50º tento foi anotado, exatamente, na última partida jogada, frente ao Siena), conseguindo, em duas temporadas, superar a marca de 10 gols - em 2003/2004 quando fez 11 e em 2004/2005 quando chegou a 13.
Aliás, os gols de Iaquinta na temporada 2004/2005 foram fundamentais para levar a Udinese à Champions League, onde foi eliminada pelo Barcelona.
Convocado para a seleção italiana principal pela 1ª vez em 2005, Iaquinta teve a oportunidade de entrar em campo logo contra a Islândia, em 30 de março daquele ano.
Com a contusão de Vieri, o centroavante da Udinese disputou com Cristiano Lucarelli (e venceu) a última vaga no grupo da Azzurra para a Copa do Mundo de 2006.
Curiosamente, apesar de já ter alcançado a marca de 19 jogos com a seleção italiana, Iaquinta só marcou 1 gol, logo em sua estréia na Copa do Mundo de 2006 face a Gana.
Aliás, o atacante também já está no seleto grupo de jogadores que atuaram numa final de Copa do Mundo, pois entrou no 2º tempo do jogo contra a França em Berlim.
Apesar de ter seu nome envolto em diversas tratativas que o colocam na Roma, na Juventus ou no Milan, Iaquinta continua defendendo a equipe da Udinese (figurinha acima), como faz há 7 temporadas, tendo participado de todas as 12 partidas da Udinese nesta stagione pela Serie A, onde já realizou 6 gols.

Na Última Vez ...

segunda-feira, novembro 20, 2006

'B' Em Pílulas


* O novo líder da Serie B é o Napoli, que venceu o Bologna por 1 x 0, gol de Emanuele Calaiò cobrando pênalti;
* Com este resultado, o Napoli chegou a 22 pontos, o mesmo número de pontos que tem o Piacenza, que foi derrotado pelo Mantova, também pelo placar mínimo;
* Juventus, Rimini, Genoa e Cesena vêm em seguida, todos com 21 pontos após 12 rodadas;
* A Juventus só empatou com o Albinoleffe em 1 x 1, gol do brasileiro Joelson para os donos da casa e de Palladino (acima - La Presse) para a Juve, que teve Buffon expulso ainda no 1º tempo;
* O Genoa mais uma vez não venceu - desta vez foi derrotado em casa para o Spezia por 1 x 2;
* Mais uma vez o gol do Genoa foi marcado pelo brasileiro Adailton, que chegou a 8 tentos na temporada e se isolou na tabela de goleadores;
* Outro brasileiro que fez gol foi Jeda, do Rimini, na vitória de 3 x 0 sobre o Verona;
* O Brescia venceu o lanterna Arezzo por 2 x 0, fora de casa, com gols de dois jovens jogadores muito prometentes: o centrocampista eslovaco Marek Hamsyk (19 anos) e o defensor da seleção da Lituânia Marius Stankevicius (25 anos).

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Poucos gols só no sábado, quando Empoli e Milan ficaram no 0 x 0 e o Cagliari bateu o até então líder Palermo pela contagem mínima - 1 x 0.
Já os jogos que completaram a 12ª rodada da temporada 2006/2007 no domingo foram repletos de gols - 26!
Além de Roma 7 x 0 Catania (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-catania.html), completaram a rodada: Ascoli 1 x 1 Fiorentina; Chievo 2 x 2 Atalanta; Internazionale 1 x 0 Reggina; Livorno 3 x 0 Parma; Messina 1 x 4 Lazio; Torino 1 x 0 Sampdoria e Udinese 3 x 0 Siena.
Se os destaques da rodada foram as vitórias dos times de Roma, as decepções foram, sem qualquer dúvida, os times de Milão.
O Milan, jogando no Carlo Castellani de Empoli (abaixo, Kaká disputa a bola com Raggi - Omega), fez um jogo sem gols com o time da casa. É verdade que Ricardo Oliveira, escalado no ataque com Gilardino, acertou uma bola na trave e outra no travessão, mas apenas 1 ponto conquistado em 4 partidas evidencia que os problemas do Milan persistem.
Outrossim, merece destaque a escalação do setor defensivo proposto por Ancelotti para a partida: Cafu, Costacurta, Maldini e Jankulovski (da direita para a esquerda), totalizando 143 anos! De qualquer maneira, em verdade, a defesa do Milan não foi muito exigida e o time de Via Turati mereceria se tivesse conquistados os três pontos...
Já a Internazionale até que começou bem contra a Reggina, com Crespo abrindo o placar logo aos 4'. Porém, o que se viu depois foi um domínio do time de Reggio Calabria, que teve seu gol negado, ora por mérito de Júlio César (ao menos duas defesas importantes), ora pela trave (a Reggina ainda teve um gol legitimamente anulado e um pênalti reclamado!).
O fato negativo (para a Inter) foi a contusão sofrida pelo seu atual homem-gol, o argentino Julio Cruz, que só deverá voltar aos gramados no ano que vem, enquanto foi positivo o retorno de Adriano aos campos, exatamente substituindo Cruz, logo no início do 2º tempo.
Se não mereceu a vitória (foi a pior apresentação do time no San Siro nesta temporada), ao menos a Inter vai passar a semana como líder isolada do Calcio e alcançou a marca de 5 vitórias consecutivas na Serie A.
No jogo realizado em Ascoli Piceno a Fiorentina quase conseguiu derrotar, com o retorno de Luca Toni (que marcou o gol do time de Florença), o time da casa. Porém, o Ascoli, motivado com a estréia de seu novo treinador - o veterano Nedo Sonetti -, foi uma equipe totalmente diferente da que invariavelmente derrotada nas 3 rodadas anteriores e conseguiu um merecido empate com gol de Bjelanovic, realizado apenas 3' antes dos 90' regulamentares.
Já o péssimo Chievo esteve perto de sua 1ª vitória no torneio, tendo feito 2 x 0 sobre o Atalanta (gols de Zanchetta e Pelissier), mas permitiu o empate do bom time de Bergamo através de Zampagna e do zagueiro artilheiro Loria. Aliás, a equipe treinada por Colantuono está se especializando em reverter placares adversos, já que conseguiu recuperar um 0 x 2 frente a Sampdoria (partida na qual obteve a virada para 3 x 2) e um 1 x 3 com o Cagliari (terminado 3 x 3) anteriormente nesta mesma temporada.
O Livorno conseguiu uma fácil vitória (3 x 0) sobre o Parma, que sofreu com a contusão do fantasista Morfeo (aos 20' do 1º tempo) e a expulsão do atacante Budan (aos 8' do 2º tempo). Destaque para o fato da diferença de idade dos jogadores que formaram a dupla de zaga do Parma (Couto e Rossi) ser de 18 anos, já que o português está com 37 anos, enquanto o italiano (que tem como prenome Marco) apenas 19.
A Lazio atropelou o Messina, mesmo jogando no San Filippo. Mauri (duas vezes), Pandev e Makinwa anotaram os gols da equipe celeste, enquanto o artilheiro Riganò fez o gol solitário do time treinado pelo ex-atacante e ídolo laziale Giordano, chegando assim a 9 gols e se mantendo na ponta da tabela dos artilheiros de forma isolada.
Depois de 3 derrotas consecutivas, com um Iaquinta inspirado, a Udinese superou o Siena por 3 x 0, com 2 gols do atacante tetracampeão e 1 do ganês Asamoah. Destaque para o fato de ambas as equipes terem sofrido verdadeiras revoluções promovidas por seus treinadores em comparação com as escalações da rodada anterior - a Udinese em razão de contusões e suspensões; o Siena por razões técnico e táticas.
Por fim (e finalmente!), o Torino venceu a Sampdoria por 1 x 0 no jogo da noite na Itália, gol do jovem Rosina (cobrando pênalti). E foi um Torino com espírito do Toro - não belo, mas motivado e aguerrido.
Após 12 rodadas, eis a classificação do italiano: 1º Internazionale (30 pts); 2º Palermo (27); 3º Roma (26); 4º Livorno (19); 5º Atalanta (17); 6º Empoli (16); 7º Udinese (16); 8º Siena (16); 9º Catania (16); 10º Lazio (15); 11º Cagliari (14); 12º Messina (14); 13º Sampdoria (13); 14º Torino (11); 15º Milan (8); 16º Parma (8); 17º Ascoli (5); 18º Fiorentina (4); 19º Chievo (4) e 20º Reggina (0).

Na Última Vez ...

domingo, novembro 19, 2006

O Jogo Da TV (Parte II) - Roma x Catania


7 x 0! Isso mesmo, o jogo envolvendo as equipes da Roma e do Catania terminou 7 x 0! Se na semana passada a Lazio goleou a Udinese por 5 x 0 (até então a maior goleada do campeonato), a Roma, jogando no mesmo estádio Olimpico, não deixou por menos e nesta semana infilou 7 gols no Catania.
E olha que se até era previsível uma vitória da equipe romana, antes da partida poucos apostariam num placar tão dilatado, vez que o Catania, apesar de recém promovido da Serie B, vem fazendo uma campanha muito boa na Serie A, corroborada por um belo futebol ofensivo (o técnico Marino posta a equipe no conhecido 4-3-3), tendo alcançado, após 12 rodadas, 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, estando, com a derrota de hoje, ainda num honroso 9º lugar.
Porém, neste domingo o jogo teve uma história só, tendo a Roma massacrado o Catania desde o início da peleja. Apesar de, na teoria, não ser um time ofensivo (Spalletti vem escalando a Roma num 4-2-3-1), com Totti (que é um trequartista) como único atacante, na prática a squadra da Capital Eterna é inteligentemente atrevida, contando com a sempre corriqueira chegada dos meio campistas De Rossi, Perrotta, Mancini e Taddei no apoio ao capitano Totti (abaixo - Reuters - Totti e Pizarro contendem a bola com o peruano Vargas, do Catania).
Assim, no dia de hoje, logo aos 12' a Roma abriu o marcador, com uma palla morbida do chileno Pizarro que encontrou o zagueiro Panucci dentro da área e este, com uma cabeçada, o gol.
Aos 15' ocorreu um lance que iria determinar os fatos no restante do jogo: o árbitro Girardi viu uma cotovelada do atacante Mascara e expulsou o jogador do Catania, deixando a equipe visitante com um jogador a menos.
E a Roma não perdoou e soube aproveitar, com eficiência, a debilidade do adversário, tendo o brasileiro Mancini, em bela jogada, realizado 2 x 0 antes de transcorridos 20' do início do jogo.
Atordoado, o Catania logo viu um belíssimo gol do tetracampeão Perrotta aos 24', com o centrocampista aplicando 4 dribles antes de concluir para o gol já vazio!
O 4º gol da Roma ainda ocorreu no 1º tempo, com o outro brasiliano do time - Taddei - recebendo a bola de Panucci e servindo Perrotta que, com mais uma bela conclusão, acertou o canto do gol defendido por Pantanelli.
No intervalo, o técnico do Catania, Pasquale Marino, sacou Colucci e inseriu Biso com o objetivo de dar consistência ao meio de campo da equipe, mas logo aos 2' do 2º tempo o zagueiro Panucci também fez seu 2º gol na partida e escreveu 5 x 0 no placar!
Para piorar, Spalletti tirou em seguida os volantes De Rossi e Perrotta e colocou o meia Aquilani e o atacante Montella no time, o tornando ainda mais perigoso e incisivo, tendo a Roma continuado a jogar muito melhor, demonstrando não estar saciada em sua sede de gols e partindo para o ataque com ênfase.
E aos 14' do 2º tempo o aeroplanino Montella escapou e infila Pantanelli senza pietà - 6 x 0!
Para completar (como não poderia faltar), Francesco Totti fez o 7º gol da equipe romana, que ainda viu Baiocco, do Catania, ser expulso quando faltava 1' para o final do jogo.
O tabellino:
Roma: Doni; Cassetti, Ferrari, Chivu, Panucci; De Rossi (50' Aquilani), Pizarro, Perrotta (50' Montella), Taddei, Mancini (74' Vucinic); Totti. All. Spalletti.
Catania: Pantanelli; Sardo, Stovini, Sottil, Vargas; Baiocco, Edusei, Caserta (73' Lucenti); Colucci (46' Biso), Corona (81' Del Core), Mascara. All. Marino
Gols: 12' Panucci, 19' Mancini, 24' Perrotta, 40' Perrotta, 47' Panucci, 59' Montella, 70' Totti.
Árbitro: Girardi
Cartões amarelos: Mancini, Stovini e Baiocco.
Cartões vermelhos: Mascara e Baiocco.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker