Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 29, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Internazionale



Se há algum tempo o título italiano da temporada parecia irremediavelmente decidido em favor da Internazionale, após a partida disputada contra a Lazio neste sábado, quando o time de Milão completou a 3ª rodada sem saber o que é vitória, ficou a impressão de que bordar o 16º scudetto na maglia nerazzurra não será tão simples assim...
Afinal, se alguém merecia ter saído com a vitória do Olimpico, esta squadra seria a biancoceleste.
Postada em uma espécie de 4-3-2-1, com Stankovic formando uma linha de centrocampo ao lado de Zanetti e de um improvisado Chivu, com a supresa Maniche mais avançado (questionável esse posicionamento do meia português, pois, ao menos aparentemente, o ex laziale Stankovic seria o mais indicado a ocupar a função), quase ao lado do sueco Ibrahimovic, com Crespo funcionando como único avante na prática, a Inter até que começou bem, com o atacante portenho (acima contra De Silvestri - Grazia Neri) fazendo 1 x 0 aos 11', aproveitando belíssima jogada individual do lateral Maicon, que foi até a linha de fundo e cruzou, aproveitando um triângulo que contou ainda com a participação de Stankovic.
Porém, diferentemente daquele squadrone da 1ª parte da temporada, a atual Internazionale (que não vence fora de casa desde 10 de fevereiro) perdeu a capacidade de manter o adversário sobre pressão e já nos minutos seguintes a Lazio poderia ter alcançado o empate, se não fosse a defesa de um extraordinário Júlio César em conclusão do meia Dabo.
No 2º tempo o domínio dos Aquilotti, distribuídos em um 4-3-1-2 muito consistente com 3 meias habilidosos (Dabo, Ledesma e Behrami), um fantasista sensacional (Pandev) e 2 atacantes que se completam (Bianchi e Rocchi), só ficou mais evidente.
Assim, não foi surpresa alguma quando Rocchi (ao lado marcado pelo colombiano Rivas, que foi muito bem no posto de Materazzi - Bartoletti) recebeu um lançamento milimétrico de Ledesma aos 14' e, em suposto impedimento, avançou até bater Júlio César para empatar a gara.
Com o empate, os comandados de Delio Rossi abaixaram o ritmo, mas continuaram melhores até o final da partida, tendo criado várias outras boas oportunidades de gol, como as conclusões de Behrami e novamente de Dabo, que acabaram encontrando apenas a trave nerazzura.
O tabellino da partida (ao lado - Inter - o tabellone final):
Lazio: Ballotta; De Silvestri (83' Kolarov), Siviglia, Cribari, Radu; Dabo, Ledesma, Behrami, Pandev; Bianchi (89' Tare), Rocchi. All. Rossi.
Inter: Júlio César; Maicon, Burdisso, Rivas, Maxwell; Zanetti, Stankovic, Chivu (73' Vieira), Maniche (66' Jimenez); Ibrahimovic (69' Suazo), Crespo. All. Mancini.
Gols: 11' Crespo, 59' Rocchi.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Dabo, Jimenez e Behrami.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Cagliari x Roma



Antes de mais nada, gol do Cagliari! Ou melhor, gol da Roma, mas contra, sardi em vantagem!
Foi assim mesmo, com um autogol do zagueiro Ferrari (substituto do indisponibile Juan - foto à direita - Ap) aos 3', o até a última semana lanterna Cagliari abriu a contagem contra a vice-líder e ainda real contendedora ao título Roma na partida que abriu a 31ª rodada da Serie A 2007/2008.
Apenas depois do começo arrasador da equipe comandada por Ballardini fora e por Foggia dentro de campo (que durou cerca de 10') é que foi possível constatar que a poderosa Roma vinha proposta em um 4-2-3-1 com Brighi ao lado de Pizarro no centrocampo e Giuly (abaixo, à esquerda, em ação - Roma) alle spalle do capitano Totti, ante as ausências dos titulares De Rossi e Perrotta, além do part-time Vucinic, todos cumprindo suspensão.
Porém, superado o susto inicial, a Roma elevou sua marcação e começou a fazer girar a bola com rapidez, no seu melhor estilo de jogo e disposta a mostrar que não viajou até a Sardenha para ser mera coadjuvante.
Assim, aos 22', o brasileiro Mancini desperdiçou uma chance incrível cara-a-cara com o goleiro Storari, mandando a bola por cima do travessão.
Aos 24', novamente Mancini quase empatou a partida, mas desta vez foi a trave que impediu que a bola entrasse.
E assim foram se passando os minutos, com a Roma padrona do jogo e o Cagliari buscando ser perigoso nos contra-ataques, até que aos 45' Totti cobrou uma falta com força e a bola entrou no cantinho do gol defendido por Storari (ao lado - Ap).
Na 2ª etapa, a Roma continuou dominando a partida, com o arqueiro Storari aparecendo muito bem em diversas oportunidades.
Com o pequenino Foggia já sem forças para conduzir a equipe rossoblù, as coisas só pioraram para o Cagliari quando Spalletti trocou o incontrista Brighi pelo criativo Aquilani, proporcionando maiores opções ofensivas aos giallorossi.
E, logo em sua 1ª participação, o azzurro Aquilani cabeceou com muito perigo por cima do travessão, quase desempatando a partida.
Ballardini, então, sacou Foggia e colocou Biondini, colocando più muscoli a centrocampo.
Mas, o grande nome do Cagliari continuou sendo o portiere Storari, que impediu a vitória romanista até o final, como quando Totti acertou uma cabeçada certeira faltando poucos minutos para o apito final e o goleiro contratado junto ao Levante em janeiro último salvou em cima da linha.
O tabellino do passo falso da Roma, que ainda corre o risco de perder Totti para o confronto contra o Manchester United pela Champions League:
Cagliari: Storari; Pisano, Lopez, Carini, Agostini; Parola, Fini, Cossu (80' Del Grosso), Jeda, Foggia (75' Biondini); Acquafresca (82' Matri). All. Ballardini.
Roma: Doni; Cicinho, Mexes, Ferrari, Tonetto (54' Cassetti); Brighi (73' Aquilani), Pizarro, Taddei (80' Esposito), Giuly, Mancini; Totti. All. Spalletti.
Gols: 3' Ferrari (contra), 45' Totti.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Tonetto, Pizarro, Cicinho, Storari e Cassetti.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 31ª rodada 2007/2008



Depois de enfrentar Roma e Fiorentina nas derradeiras rodadas, a Lazio, agora, terá pela frente a líder Internazionale no 'Match Clou' da 31ª giornata da Serie A 2007/2008.
Embora não seja mais aquele squadrone de alguns anos atrás, quando necessariamente figurava dentre os candidatos ao scudetto, os Aquilotti de Delio Rossi não devem ser um adversário fácil para os nerazzurri de Roberto Mancini, que não poderá contar com o avante Cruz, squalificato, bem como com os convalescentes de longa data Cordoba, Dacourt e Samuel.
De qualquer maneira, diante do plantel que tem a disposição, o ex-jogador e treinador da própria Lazio almeja o imediato riscatto da derrota sofrida contra a Juventus na última rodada e, para tanto, deve mandar a campo, inicialmente, os seguintes jogadores: Júlio César; Maicon (à direita - Insidefoto), Rivas, Burdisso e Maxwell; Zanetti, Maniche, Chivu e Stankovic; Crespo e Ibrahimovic.
Já Delio Rossi não poderá contar com o meia Mutarelli (suspenso), além dos não indispensáveis Del Nero, Diakhite e Firmani (com problemas físicos mais sérios), enquanto Behrami (abaixo - Insidefoto) e Pandev ainda são dúvidas, vez que voltaram un pò affaticati delle transferte con le rispettive nazionali de meio de semana.
De todo modo, a intenção do allenatore laziale é repetir a formação que derrotou a Roma no Derby Capitolino, com a inserção do romeno Radu no lugar do sérvio Kolarov, ou seja, começar com: Ballotta; De Silvestri, Siviglia, Cribari e Radu; Dabo, Ledesma, Behrami e Pandev; Bianchi (mais abaixo - Insidefoto) e Rocchi.
Embora Inter e Lazio não ocupem posições vizinhas na atual classifica, o embate é carregado de rivalidade, principalmente após a equipe de Milão ter perdido um scudetto quase certo no Olimpico em 2002, quando acabou derrotada por 4 x 2.
Outro ponto que acirrou essa disputa reside no fato das agremiações terem protagonizado várias transações de calciomercato nos últimos anos, a ponto de, naquele 05 de maio de 2002, 08 dos jogadores em campo terem vestido as camisas de ambos os 2 clubes: César, Di Biagio, Favalli, Peruzzi, Sérgio Conceição, Simeone, Stankovic e Vieri.
Ao todo, são 64 confrontos em Roma pela Serie A, com surpreendente vantagem da Lazio, que computa 21 vitórias contra 16 sucessos da Inter, tendo ocorrido ainda 27 empates.
Porém, o último sucesso laziale remonta a temporada 2003/2004, quando a Lazio de ... Mancini bateu a Inter de Zaccheroni por 2 x 1, tentos de Vieri (I), Corradi (L) e Zauri (L).
Já o último sucesso nerazzurro ocorreu na temporada passada: 2 x 0, gols de Cambiasso e Materazzi, com Ibrahimovic sendo expulso.
Agora, as equipes estão absolutamente iguais quando o assunto é goleada: a Inter fez 4 x 1 em 1933 (poker de Giuseppe Meazza), enquanto a Lazio devolveu o mesmo placar em ... 1995 (de virada, tentos de Berti, Signori, Negro, Rambaudi e Winter).
Em matéria de goleadores, o embate não poderia ser mais significativo, vez que lideram as estatísticas Giuseppe Meazza (pela Inter) e Silvio Piola (pela Lazio), ambos com 8 gols marcados no duelo.
Confronto que tem em Giuseppe Bergomi o jogador que mais atuou, totalizando 13 aparições entre 1983 e 1999.
Bastante atual é o giocatore con più ammonizioni: Marco Materazzi já recebeu 4 amarelos no confronto!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


O jogador ao lado (Guerin Sportivo), com uma longa militância na Sampdoria, ocupa agora posto em comissão técnica de importante equipe da Serie A.
Qual sua identidade?
A presença do famoso jogador ao fundo pode ajudar...
Na próxima quarta o nome dos acertadores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, março 28, 2008

Líderes têm compromissos fora de casa


A Serie A 2007/2008 vai chegando a sua reta final e Internazionale e Roma, as duas equipes que efetivamente ainda disputam o almejado scudetto, terão compromissos esterni nesta 31ª rodada, que será disputada no final de semana que se avizinha.
Tanto a squadra giallorossa quanto a nerazzurra ainda disputarão seus compromissos no sábado, cabendo a Roma enfrentar um ressuscitado Cagliari em pleno Sant'Elia (com transmissão da ESPN e da RAI a partir das 14h00 - horário de Brasília).
A equipe treinada por Ballardini (à direita - Ap) não poderá contar com seu termometro Daniele Conti (filho do grande Bruno Conti, ídolo romanista e atual dirigente do clube de Trigoria), mas deverá ter a criativa dupla Foggia e Jeda em campo, além do bom avante da U21 Acquafresca.
Para tornar o duelo mais interessante, Juan, De Rossi, Perrotta e Vucinic desfalcarão a Roma, que deverá apostar na habilidade dos brasileiros Mancini e Taddei no apoio de Totti.
Já a Inter vai até a Cidade Eterna enfrentar a Lazio no 'Match Clou' da rodada, que terá transmissão da ESPN Brasil e da RAI a partir das 16h30, ao vivo!
No domingo, o jogo deferido para a noite italiana será o instigante Napoli x Palermo, que marcará o retorno de Colantuono à panchina siciliana (e Zamparini aprontou mais uma das suas!), mas, infelizmente, como de regra nos jogos realizados no San Paolo, nada de transmissão para o Brasil...
Ainda bem que antes, a partir das 10h00 (atenção com o novo horário), a ESPN promete Milan x Atalanta e a RAI Udinese x Fiorentina, enquanto a ESPN Brasil veiculará, em VT, a partir das 12h00, Juventus x Parma.
Vai ser difícil escolher entre a missão do goleiro Coppola (ao lado - La Presse), que tentará parar o agora nazionale verdeoro Pato, e o prometente duelo Mutu-Di Natale!
Completam a rodada: Catania x Torino (refletores voltados para o uruguaio Recoba, possivelmente em sua última oportunidade de vingar na equipe granata) no Angelo Massimino; Empoli x Sampdoria no Carlo Castellani; Genoa x Reggina no Luigi Ferraris e Livorno x Siena no Armando Picchi.

quarta-feira, março 26, 2008

Gli Azzurri


Em um meio de semana repleto de grandes duelos amistosos, coube à Itália enfrentar o selecionado espanhol na cidade de Elche, como preparação para a Euro 2008.
Foi um belo teste, até porque a Azzurra encarou um adversário que, se não chega a encantar, defendia uma invencibilidade que já perdurava 13 partidas (desde 15 de novembro de 2006, quando foi derrotado pela Romênia em Cadiz), dentre as quais enfrentou (e venceu) equipes como a Inglaterra e a França.
A Itália, que também trazia uma longa invencibilidade (desde agosto do ano passado), começou atuando no 4-1-4-1, com Camoranesi e Di Natale abertos e Toni como centrale no ataque, tendo De Rossi (o camisa 10!) e Pirlo (ao lado em ação - Ap) como volantes.
No 1º tempo, La Furia Roja, dos habilidosos Xavi e Fabregas, foi levemente superior à Itália, que teve um gol de Toni anulado, mas que pouco mais produziu, até porque Perrotta esteve totalmente anulado.
Na 2ª etapa, partindo com Barzagli no posto de Materazzi, Gattuso no de Pirlo e Borriello no de Toni, foi a vez da Itália ser bem melhor, a ponto de Camoranesi (ao lado contra Capdevilla - La Presse) ter 3 oportunidades concretas de marcar, tendo uma inclusive terminado na trave.
Porém, aos 33', o ágil atacante Villa, que havia ingressado no lugar do Niño Torres, acertou uma belíssima conclusão, aproveitando uma bola mal afastada por Cannavaro, para fazer o gol da vitória de La Roja.
Um dia antes (terça-feira), em Baku, a Italia Under 21 superou sua similar do Azerbaijão por 2 x 0, consolidando sua confortável vantagem de 4 pontos sobre a Croácia no Grupo 1 da Uefa Under 21 Championship, cuja fase final será disputada em 2009 na Suécia.
Em uma boa seleção dona de uma ótima campanha até aqui (7 vitórias e 1 empate, totalizando 19 gols pró e apenas 3 sofridos), o destaque mais uma vez foi o atacante Giuseppe Rossi (acima superando um adversário - Ansa), que anotou os 2 gols dos azzurrini.
Será que não está na hora de Rossi ser chamado também por Donadoni?

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Nossos clap, clap dessa semana vão para Hugo Ribeiro, que somou seu 3º ponto no desafio do Calcio Serie A ao desvendar que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o habilidoso Pasquale Foggia, atualmente no Cagliari (abaixo - Spieler), à época no Treviso (onde jogou de 2000 a 2003).
Como colocado na apresentação do 'L'Enigma', Foggia vem vivendo uma stagione conturbada: convocado por Donadoni para a Azzurra, mas também reserva do lanterna do campeonato.
Agora, enrolado está nosso ranking: 1º JP e Lady Cyntia (4 pts); 3º Hugo Ribeiro (3) e 4º Michel Costa (1).
Portanto, com a devida vênia dos líderes, ainda há espaço para eventuais novatos e, no próximo sábado, vem aí um novo desafio!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 24, 2008

'B' Em Pílulas


* Em rodada de poucos gols (19 em 11 jogos), Bologna e Chievo mantiveram a ponta da Serie B;
* A equipe rossoblù, com gols de Marazzina e Valiani, venceu o Frosinone do brasileiro Eder por 2 x 1, sendo que o tento da equipe visitante foi anotado pelo zagueiro Castellini, contra;
* Já o Chievo, sem os brasileiros César e Luciano, derrotou o Piacenza por 1 x 0, tento do defensor Malagò;
* O 3º colocado é o Albinoleffe, que ganhou, fora de casa, do Mantova do brasileiro Do Prado por 1 x 0, gol de Ruopolo aos 89';
* A vitória mais larga da rodada foi a do Lecce sobre o Rimini: 2 x 0, gols de Zanchetta e Corvia (à direita - Grazia Neri);
* A 5ª colocação é do Pisa, que protagonizou o único 0 x 0 da rodada com o Grossetto;
* O brasileiro Barreto marcou o tento do Treviso no empate de 1 x 1 com o lanterna Ravenna, que empatou com Sforzini.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada na qual o destaque foi a brilhante e merecida vitória da Juventus no Derby d'Italia (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html), coube a Roma abrir o sorriso mais largo.
Porém, contra o Empoli no Olimpico, a Lupa Capitolina sofreu mais do que o previsto para assegurar os 3 pontos no dia em que seu mister Spalletti celebrava a 400ª panchina tra i professionisti, várias delas transcorridas no comando da própria equipe toscana.
Aliás, foi uma partida efetivamente marcada por ex, vez que coube ao lateral Tonetto - jogador dos Azzurri entre 1997 e 1999 - marcar seu 1º gol com a camisa giallorossa (ao lado - Brambatti) e inaugurar o marcador exatamente quando a Roma atravessava sua pior fase na partida, aproveitando uma sensacional magia di tacco de Totti.
Na 2ª etapa, a Roma voltou a ficar em maus lençóis, principalmente quando o endiabrado Giovinco, que já havia acertado uma bola na trave no 1º tempo, empatou para os comandados de Malesani aos 6', sendo que o meia Perrotta ainda foi expulso em seguida (aos 58'), deixando a Roma com 10 homens em campo.
Porém, 6' depois do cartão vermelho mostrado pelo árbitro Gava, eis que Panucci, que vinha claramente perdendo o confronto com Giovinco, aproveitou um cruzamento do chileno Pizarro para colocar a Roma novamente em vantagem e dar números finais à partida!
Em outro duro match, a Fiorentina venceu a Lazio por 1 x 0, tento do atacante Pazzini (à esquerda - Grazia Neri), em jogo no qual o goleiro viola Avramov (reserva de Frey) foi um dos destaques positivos, enquanto o negativo ficou mais uma vez por conta da violência do meia laziale Mutarelli, desta vez premiado com l'espulsione.
De consignar, ainda, a evidente má forma física da equipe treinada por Prandelli, que precisa, urgentemente, buscar forças para o difícil final de temporada dividido entre Serie A e Copa U.E.F.A.
Quem demonstrou ainda desejar firmemente uma vaga na Europa para a próxima temporada é a Udinese, que superou a Sampdoria na classifica ao vencer o Livorno por 2 x 0, tentos da sua dupla dinâmica Quagliarella-Di Natale.
Já a Samp, que vinha de 3 vitórias consecutivas (sendo 2 sucessos externos contra Parma e Milan!), decepcionou e quase perdeu, em Gênova, para o lanterninha Cagliari, só tendo conseguido retrucar o gol anotado por Foggia na 1ª etapa aos 92', quando Franceschini empatou de cabeça.
Melhor sorte teve a outra equipe genovesa, que foi até a Sicília e venceu um descendente Palermo por 3 x 2, com destaque para o golaço anotado pelo argentino Lucho Figueroa (à direita - La Presse), que momentaneamente empatou a partida depois do pênalti convertido pelo brasileiro Amauri, que ainda realizou o último tento da partida, depois que Milanetto e Konko haviam ampliado para os abusados visitantes.
Completando o quadro de vencedores da rodada, o Siena fez 2 x 0 em um sfortunato Parma, com uma doppietta do sempre presente Maccarone (à esquerda observado pelo lateral Castellini - Ap).
Atalanta x Catania foi o único 0 x 0 da giornata, ainda assim porque o fantasista Doni desperdiçou um pênalti, muito bem defendido pelo goleiro Polito, interrompendo, assim, a série de 9 derrotas consecutivas da equipe siciliana fora de casa.
Por fim, o embate sulista Reggina x Napoli foi pouco emocionante, mas terminou 1 x 1, tentos do argentino Sosa e do sempre presente Brienza.
Apenas para constar, completou a rodada a diminuta vitória do Milan sobre o Torino (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/o-jogo-da-tv-parte-i-torino-x-milan.html).
Eis a classificação atualizada, lembrando que a Corte di Giustizia Federale deve analisar o recurso interposto pelo Cagliari da decisão que tolheu 3 de seus pontos durante a semana: 1º Internazionale (68 pts); 2º Roma (64); 3º Juventus (58); 4º Fiorentina (53); 5º Milan (49); 6º Udinese (47); 7º Sampdoria (46); 8º Genoa (39); 9º Atalanta (38); 10º Lazio (37); 11º Napoli (37); 12º Palermo (36); 13º Siena (35); 14º Torino (31); 15º Parma (29); 16º Catania (29); 17º Livorno (28); 18º Reggina (27); 19º Empoli (26) e 20º Cagliari (25).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, março 23, 2008

Você Sabia ...


* Que o Genoa venceu seu 6º scudetto em 1904, na disputa do settimo campionato italiano di calcio?
* Que o campeonato, disputado entre 6 de março e 29 de abril, contou com a participação de apenas 5 clubes (além do Genoa, Andrea Doria, Juventus, Milan e F.C. Torinese), 3 a menos que em 1902?
* Que, como nos campeonatos anteriores, o Genoa só entrou na finalíssima, quando mais uma vez enfrentou a Juventus no campo de Pontecarrega, tendo vencido por 1 x 0, gol do terzino svizzero Etienne Bugnion (o 2º em pé, da esquerda para a direita, na foto acima), que surpreendeu o goleiro bianconero Luigi Durante com um forte chute da sua própria metade de campo ajudado pelo vento?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker