Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 10, 2007

Match Clou - 28ª Rodada 2006/2007



Não poderia ser outro! A 28ª giornata da Serie A 2006/2007 reserva a sfida stracittadine de Milão para o domingo e é este, obviamente, o 'Match Clou' da rodada.
Internazionale x Milan, como não poderia ser diferente, é um confronto repleto de histórias e rivalidades, com um retrospecto extremamente equilibrado, já que nas 72 vezes anteriores que estes clubes se encontraram na Serie A com o mando de campo da equipe de Via Durini foram 23 vitórias nerazzurri, 27 empates e 22 vitórias rossoneri!
O Milan anotou, até aqui, 99 gols conta 97 marcados pela Inter, que tem em István Nyers o maior artilheiro do confronto (o apolide balançou a rede 8 vezes em clássicos entre 1948 e 1954).
Naturalmente, Paolo Maldini (foto à direita - Milan), com 18 presenças no Derby (disputou o 1º na temporada 1985/1986), é o atleta que mais atuou no confronto.
Oportunamente, a Gazzetta dello Sport pediu que seus leitores, durante a semana, escolhessem due squadre virtuali, che rappresentassero il meglio di cento anni di calcio interista e milanista.
A Inter, postada no 4-3-3, ficou assim definida: Zenga; Javier Zanetti, Bergomi, Materazzi e Facchetti; Suarez, Matthäus (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/memorabilia-matthus.html) e Corso (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/01/memorabilia-corso.html); Ronaldo, Mazzola e Meazza.
Já o Milan, utilizando o 4-4-2 de Sacchi, iria a campo com os seguintes craques: Albertosi; Schnellinger, Costacurta, Franco Baresi e Paolo Maldini; Rijkaard, Rivera, Kaká e Gullit; Van Basten e Schevchenko.
De destacar a grande votação recebida por Marco Van Basten (escolhido o melhor atacante rossonero da história por 79% dos votantes) e a presença de Ronaldo no 11 ideal interista, vez que seria até normal que a moral do Fenômeno não estivesse tão alta entre os tifosi nerazzurri...
Porém, para o jogo de amanhã, a torcida interista Boys, que assiste aos jogos na Curva Nord do Giuseppe Meazza, pretende manifestar sua decepção com Ronaldo vaiando o jogador sempre que este pegar na bola.
Aliás, se Ronaldo deve começar jogando pelo Milan, Adriano deverá ficar de fora, dando lugar a dupla Ibrahimovic-Cruz (ou Crespo).
O treinador Roberto Mancini, além de ter que administrar a decepção pela eliminação da Champions League, também não poderá contar com o lateral Maicon (foto acima à esquerda - Inter), suspenso, e com o infortunato Vieira.
Assim, o também francês Dacourt deve formar com Stankovic (foto ao lado - Inter) a área nevrálgica da Inter, tendo Javier Zanetti e Figo abertos pelas laterais do campo.
No Milan, apesar do desgaste físico sofrido no meio da semana (o jogo contra o Celtic foi decidido apenas na prorrogação), Kaká está confirmadíssimo!

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações ao Daniel Schneider, que desvendou o enigma da semana (foto à esquerda - Guerin Sportivo) e desbancou a Cyntia do lugar mais alto do pódio (ao menos nesta semana!).
Ainda assim, menção muito mais que honrosa para nossa Lady Veronese que, com certeza, se não fosse a agilidade extraordinária de nosso amigo, também teria concluído: Soldatino!!!
Pois é, para quem não sabia, Angelo Di Livio começou sua carreira na Roma onde, porém, nunca jogou como profissional.
O meia que disputou duas Copas do Mundo com a Azzurra tem uma história sensacional, vez que somente fez sua estréia na Serie A aos 27 anos, jogando com a Juventus (foto da direita - Borsari) exatamente contra a ... Roma!
Olho na 'Memorabilia'!

Na Última Vez ...

sexta-feira, março 09, 2007

Final de semana tem mais uma rodada da Serie A


Em mais um final de semana recheado de Calcio o destaque é o derby envolvendo Internazionale e Milan, que terá transmissão da RAI, da TV Esporte Interativo, da Bandsports e da própria Bandeirantes a partir das 11h00 de domingo.
Mas isto é história para a 'Match Clou'!
Os demais embates da rodada colocam frente à frente Sampdoria e Cagliari abrindo a rodada no sábado (RAI e TV Esporte Interativo às 16h20), enquanto no domingo jogam Atalanta x Parma; Chievo x Messina; Empoli x Livorno; Reggina x Lazio; Siena x Ascoli; Torino x Catania e Roma x Udinese (o jogo da noite na Itália, com transmissão da RAI a partir das 16h30 de Brasília), além de Palermo x Fiorentina (do romeno Mutu - foto à direita - Reuters), que será transmitido em VT pela TV Esporte Interativo às 13h00.
A ESPN, por sua vez, irá transmitir, também com delay (apenas a partir das 15h00), a partida de Turim, envolvendo Torino e Catania. Ambas as equipes correm atrás da recuperação, vez que o Catania não consegue vencer na Serie A desde a 18ª rodada (23 de dezembro!) e o Torino sofreu uma humilhante derrota na última giornata (5 x 1 para a Fiorentina).
Uma das razões para assistir a partida será a presença do talentoso Rosina (foto ao lado - Empics), revelação do centenário Toro!

quinta-feira, março 08, 2007

A Itália Na Europa


Um sucesso estrondoso! Assim pode ser definido o êxito da Roma em terras francesas, que culminou com a eliminação do poderoso Lyon, atual penta-campeão francês (e rumo a um tranquilo hexa), da Champions League.
A Roma, que não superava um turno com eliminação direta na principal competição européia há 23 longos anos, mostrou ser uma equipe madura e que consegue vencer divertindo. Em verdade, não foi uma passeggiata, mas a vitória de 2 x 0 com direito a um gol mal anulado de De Rossi (foto acima - Richiardi) quando o placar ainda estava inviolado, demonstra que o time da capital italiana soube conduzir a gara com perfeição depois do 0 x 0 na Itália.
Na França, Totti e depois Mancini (foto à esquerda - LaPresse) fizeram os gols aproveitando contropiedi muito bem articulados e definiram a classificação italiana ainda na 1ª etapa.
Para o Lyon, ficou a lição de que a Europa não é a França e que a equipe continua apresentando muitas falhas nos momentos que efetivamente importam.
Ainda na terça-feira, a Inter viu seu sonho europeu também desmoronar - e de forma melancólica (na foto abaixo - Reuters -, Figo e Materazzi inconsoláveis após o apito final do árbitro alemão Stark).
Se dentro de campo o Valencia não mostrou ser superior ao atual campeão italiano, eliminando a Inter apenas pelo critério de gols marcados fora de casa (foi decisivo o 2 x 2 conquistado em Milão), fora das 4 linhas as equipes travaram uma batalha que deixou o zagueiro argentino Burdisso com uma fratura no naso.
Tudo começou com uma rixa entre o próprio argentino e o capitão do time espanhol, o zagueiro Marchena (foto à esquerda - LaPresse) - que teria sido o responsável pelo início da confusão, que prosseguiu com o desferimento de um soco do panchinaro Navarro em Burdisso e uma perseguição implacável de vários jogadores da Inter ao goleiro reserva do Valencia até os vestiários...
Agora, aguarda-se uma punição exemplar da U.E.F.A.
Por fim, na quarta-feira um burocrático Milan conseguiu superar um apenas esforçado Celtic, apenas na prorrogação, graças a mais uma genialidade de Kaká (foto à direita - Afp).
Se o empate em Glasgow (jogando melhor) havia deixado a impressão de que o Milan venceria o confronto contra os escoceses com folga, a partida do San Siro obriga uma reflexão maior, já que o time italiano jogou mal (mais uma vez!) e não conseguiu impor sua maior habilidade e ditar o ritmo da partida de forma eloqüente (na foto acima à esquerda, Gattuso disputa a bola com Lennon - Empics).
Apesar da partida apenas razoável, a classificação foi suficiente para fazer o presidente rossonero Silvio Berlusconi exclamar: "Fuori Inter, Barcellona e Real Madrid, credo che il Milan sia la migliore squadra dei quarti di finale"!
Vá saber!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Matthäus

Se como treinador o alemão Lothar Matthäus ainda não demonstrou seu valor, como jogador foi um dos melhores de sua geração. E que geração! Na Serie A, por exemplo, Matthäus comandava uma ótima Internazionale que tinha como principais rivais a Juventus de Baggio, o Milan de Gullit e o Napoli de... Maradona!
Nascido em Erlangen, na Baviera, em 21 de março de 1961, Matthäus (foto à esquerda - Calderoni) surgiu no Borussia Mönchengladbach em 1979, onde ficou até a temporada 1983/1984, totalizando 162 jogos e 36 gols na Bundesliga.
Neste período, também chegou à Nationalmannschaft com a qual foi campeão da Eurocopa de 1980 e chegou à final da Copa do Mundo de 1982, perdida para a Itália.
Contratado pelo poderoso Bayern München, o meia de baixa estatura para os padrões germânicos (1,77 m) conquistou 3 títulos alemães consecutivos entre 1985 e 1987 antes de se transferir à Internazionale de Milão em 1988.
Porém, antes de chegar à Itália, Matthäus foi ao México com o selecionado alemão para participar da Copa do Mundo de 1986, onde mais uma vez foi vice-campeão, tendo perdido a final para a Argentina de Dieguito por 3 x 2.
Dono de um fortíssimo chute e um ótimo articulador de jogadas, Matthäus conquistou o scudetto logo em sua 1ª temporada na Inter (foto à direita - Calderoni). Sob o comando de Giovanni Trapattoni, a Inter da temporada 1988/1989, que tinha uma defesa composta por Zenga, Bergomi, Ferri, Mandorlini e Brehme, além de conquistar o título italiano, bateu vários recordes do Calcio (maior número de pontos e maior número de vitórias em um campeonato, por exemplo).
Na temporada seguinte, com o acrobático Klinsmann (com quem Matthäus cortaria relações posteriormente) no lugar do argentino Ramon Diaz compondo o trio todo alemão de estrangeiros da Internazionale, a equipe de Milão terminou o campeonato apenas no 3º lugar, atrás do Napoli de Maradona e Careca e do Milan holandês de Gullit, Rijkaard e Van Basten.
Mas na Copa do Mundo disputada na Itália, em 1990, Matthäus (foto ao lado - Fumagalli) conduziu de forma extraordinária a Alemanha Ocidental para mais uma final e, desta vez, superou a Argentina de Maradona com um gol do também interista Brehme quase no final da partida, tendo levantado a Taça Fifa no Olimpico de Roma e deixando ao argentino as lágrimas.
Outra 3ª colocação da Inter na temporada 1990/1991, quando o Panzer Matthäus estabeleceu seu recorde de gols na Serie A - 16, ficando atrás apenas do capocannoniere do torneio, Gianluca Vialli, que realizou 19 tentos no ano do único scudetto da Sampdoria.
As suas ótimas atuações valeram para a Inter a Copa U.E.F.A. de 1991 e para Matthäus o prêmio de World Player of Year da F.I.F.A.
A última temporada de Matthäus na Itália (1991/1992) foi pífia - a Inter terminou apenas em 8º, tendo o alemão feito apenas 4 gols em 27 partidas.
Contundido, Matthäus não participou da Euro 92, onde o selecionado alemão terminou como vice-campeão.
Dito como acabado, o então capitão do selecionado alemão voltou à Baviera, tendo conquistado mais 4 títulos alemães com o Bayern antes de vestir a camisa do MetroStars dos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira de atleta em 2000.
Matthäus também disputou as Copas do Mundo de 1994 e 1998, atuando como líbero, posição que adotou com o avanço da idade, sendo o jogador que atuou em mais jogos em mundias - 25, além de ser o atleta com maior número de presenças na seleção alemã - 150!
Como treinador, Matthäus já treinou o Rapid Wien da Áustria, o Partizan Beograd da Sérvia, a seleção húngara e até o Atlético Paranaense, estando, atualmente, no Red Bull Salzburg da Áustria com seu antigo técnico Giovanni Trapattoni.

Na Última Vez ...

quarta-feira, março 07, 2007

L'Enigma - L'Ultima Continuazione


É... foram boas as tentativas dos experts Cyntia e Renan, mas o jogador ao lado (Guerin Sportivo) não é nem o zagueiro tricampeão Fulvio Collovati e nem o saudoso Agostino Di Bartolomei, um dos grandes ídolos romanistas na década de 80.
Aliás, a solução está muito mais próxima...
Vamos relembrar: o jogador é um meia que atuou pela Itália em duas Copas do Mundo.
Para facilitar: encerrou a carreira na Fiorentina, com a qual jogou até na Serie C2!
Agora, está fácil!
Aproveito para informar que o Calcio Serie A está com uma nova enquete no final da página - participem!

Na Última Vez ...

terça-feira, março 06, 2007

Momento Panini - Tommaso Rocchi


A Lazio é, sem sombra de dúvida, o time mais em forma da Serie A na atualidade, tendo conquistado 21 pontos nas últimas 9 rodadas. E o jogador mais incisivo de seu plantel é o atacante de scuola Juve Tommaso Rocchi, nascido em 19 de setembro de 1977 em Venezia.
Até a temporada 1999/2000, o ágil e atrevido atacante de 1,77 m e 71 kg atuou em 121 partidas na Serie C, vestindo as camisas da Pro Patria, Fermana, Saronno e Como, tendo passado ao Treviso e à Serie B na stagione seguinte, quando realizou 8 tentos em 37 partidas e chamou a atenção do Empoli, um clube conhecido por investir em jovens valores e prepará-los para grandes palcos.
Em sua 1ª temporada no Empoli, ainda na Serie B, Rocchi fez logo 11 gols e colaborou intensamente para a promoção do clube à máxima divisão do Calcio jogando ao lado dos vários Belleri, Cribari (seus companheiros também na Lazio atual), Bresciano, Cappellini, Di Natale, Grella. Maccarone e Tavano.
No dia 15 de setembro de 2002 ocorreu a tão sonhada estréia na Serie A, em jogo contra seu clube anterior, o Como.
E o 1º gol de Rocchi na Serie A veio logo na sua 3ª partida, face ao Perugia (vitória por 3 x 1, sendo os demais tentos anotados por Saudati e Di Natale).
No final da temporada (figurinha mais ao alto), 34 partidas e 6 gols em seu currículo.
Se não chegou a impressionar, na temporada 2003/2004 Rocchi aumentou seu botino e fez 11 gols em 33 partidas, quase a metade dos 26 anotados por todo o time do Empoli, que terminou relegado à Serie B.
Mas a segunda divisão tinha ficado estreita para o atacante abile nelle fasi di possesso palla, capace anche di fare la seconda punta, servendo assist impeccabili que acabou se transferindo à Lazio, onde logo fez 13 gols.
Porém, parece que Rocchi guarda sempre o melhor de si para a temporada seguinte e, na 2005/2006 (figurinha acima à esquerda), alcançou a marca de 16 gols e chegou à seleção italiana, onde fez sua estréia em 16 de agosto último.
Para não fugir à regra, Rocchi já fez 12 gols na presente temporada, tendo tudo para superar seus antigos números!

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 05, 2007

'B' Em Pílulas


* Juventus e Napoli - cada vez mais próximos da Serie A;
* A Juve, líder da Serie B, passou fácil pelo bom Piacenza (41 pontos na 6ª colocação) por 4 x 0 - com sensacional tripletta de Del Piero;
* O capitão e maior artilheiro da Juventus de todos os tempos (foto ao lado - LaPresse) é agora também o artilheiro isolado da Serie B com 14 gols;
* O Napoli também venceu e, com 2 pontos a menos que a líder, ocupa a 2ª colocação com 47 pontos;
* A vítima da semana foi o Spezia, derrotado por 3 x 1 no San Paolo, tentos de Bogliacino, Calaiò e Bucchi;
* Com 42 pontos o Genoa ocupa a 3ª colocação após derrotar o Lecce por 1 x 0, gol do zagueiro artilheiro De Rosa;
* Resultado expressivo teve o Bologna, que goleou o Cesena por 4 x 1 no Dino Manuzzi, gols de Filippini, Marazzina (2) e Fantini, enquanto Del Core descontou.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Com 22 vitórias e apenas 4 empates, a Inter alcançou os 70 pontos e abriu 16 de vantagem sobre a Roma, que não conseguiu superar o lanterna Ascoli no Cino e Lillo Del Duca, ficando no 1 x 1, tentos de Soncin e do sueco Wilhelmsson, ambos contratados em janeiro último.
O time da capital, privi dei vari Mancini, Taddei e De Rossi, jogou como se já tivesse abdicado da corrida pelo scudetto e com a cabeça na França (na foto ao lado, Boudianski disputa a bola com Tavano, enquanto o chileno Pizarro observa - Ap), onde irá decidir uma vaga para as 4ªs de final da Champions League na próxima terça-feira contra o Lyon - o que foi sábio, já que realmente o título da temporada irá terminar, com toda probabilidade, em Milão, e o 2º lugar parece garantido.
Quem também terá uma missão muito árdua na terça é a líder Internazionale que, porém, venceu seu embate pela 27ª rodada da Serie A jogando fora de casa, contra o Livorno que, após um começo entusiasmador, começa a ver a zona do rebaixamento se aproximar.
Mas se o momento da equipe treinada por Arrigoni não é nada bom, contra a Inter o desafio era realmente intransponível, ainda mais com um Ibrahimovic (na foto acima à esquerda contra Pavan - Inter) inspirado que serviu, de calcanhar, para o argentino Cruz marcar o gol de empate da equipe de Milão (Lucarelli, como de costume, abriu o marcador para o time da casa) e depois marcou seu tento pessoal, cobrando falta.
Fato negativo foi a expulsão de Maicon, que havia entrado no 2º tempo no lugar do francês Dacourt.
Ainda no sábado, o Milan, com Gilardino e Ronaldo fazendo a dupla de ataque, bateu o Chievo por 3 x 1, de virada, já que Pellissier (na foto à direita com Bonera - Chievo) marcou o 1º gol da partida em uma papera de Dida.
Na verdade, o resultado final acabou sendo muito severo com a equipe de Verona, que apresentou um bom futebol. Pelo Milan, marcaram Gilardino, Oddo (aproveitando passe de Ronaldo, que fez uma ótima partida) e Seedorf, já nos descontos.
No Sant'Elia, o Cagliari se recuperou dos últimos resultados ruins e venceu a Atalanta por 2 x 0, tentos de Suazo e Pepe, sendo que o bergamasco Doni perdeu uma cobrança de penalidade máxima quando o jogo estava 1 x 0. Também nesta partida teve brasileiro expulso - o zagueiro Adriano, ex-Grêmio.
Em Rimini, Catania e Siena ficaram no 1 x 1, gols de Corona e Cozza, enquanto a Fiorentina atropelou o Torino por 5 x 1 em um jogo no qual poderia ter feito mais gols (o romeno Mutu até perdeu uma penalidade máxima), tanta a facilidade que encontrou.
O brasileiro Reginaldo (na foto acima entre o capitão Brevi e Comotto - Fiorentina) teve uma boa atuação até ser substituído pelo dinamarquês Jorgensen. A vitória foi construída por Toni (2) - que chegou a 15 na temporada, Franceschini (contra) e Gamberini (2) - seus primeiros em 114 jogos na Serie A. Rosina marcou o tento do Torino, que abriu o marcador.
A Lazio, por sua vez, venceu a Sampdoria por 1 x 0 (vide a coluna 'O Jogo Da TV').
Por fim, Parma e Reggina fizeram uma partida movimentada, com muitos gols, que terminou 2 x 2 - Budan e Rossi, de pênalti (após ter perdido outro), marcaram para o time da casa e Bianchi, duas vezes, para a Reggina, enquanto o excelente Empoli prosseguiu na sua surpreendente campanha batendo a Udinese por 1 x 0 em plena Udine, tento de Pozzi (na foto acima contra o tcheco Zapotocny - Ap).
Agora, a classificação está assim: 1º Internazionale (70 pts); 2º Roma (54); 3º Palermo (45); 4º Lazio (43); 5º Empoli (41); 6º Milan (40); 7º Fiorentina (35); 8º Sampdoria (33); 9º Udinese (32); 10º Catania (32); 11º Atalanta (31); 12º Livorno (28); 13º Siena (27); 14º Cagliari (26); 15º Torino (25); 16º Chievo (23); 17º Messina (23); 18º Reggina (22); 19º Parma (18) e 20º Ascoli (16).

Na Última Vez ...

domingo, março 04, 2007

O Jogo da TV - Lazio x Sampdoria



"Questa Lazio è un gioiellino" - estas as primeiras palavras do capo laziale Claudio Lotito logo após o encerramento da partida Lazio x Sampdoria, vencida pelo time da casa por 1 x 0.
Foi o 9º resultado útil consecutivo da equipe capitolina (foram 6 vitórias e 3 empates desde a última derrota, sofrida para a Inter na 17ª giornata) que tem a melhor defesa da Serie A e um matador implacável lá na frente - Tommaso Rocchi (na foto à direita contra o zagueiro Accardi - Sampdoria) que, tendo marcado nas últimas 3 partidas, chegou a cota 12 na tabela de artilheiros da Serie A 2006/2007.
Ambas as equipes iniciaram a partida no 4-4-2, mas com diferenças táticas: Delio Rossi optou por um meio de campo mais combativo, com o trio Mutarelli-Mudingayi-Ledesma dando suporte ao azzurro Mauri e permitindo a subida dos laterais apoiadores Behrami e Zauri, enquanto Walter Novellino preferiu uma defesa mais plantada e alas - Maggio e Franceschini - mais abertos.
E foi um 1º tempo equilibrado, com a Lazio ligeiramente melhor, talvez por jogar em casa, mas provavelmente pela ausência de fósforo suficiente no centrocampo blucerchiato, já que nem Palombo (na foto mais abaixo - Sampdoria - contra o argentino Ledesma) nem Volpi são capazes de criar, com freqüência, as jogadas necessárias para decidir um embate.
Assim, apesar do esforço de Quagliarella, considerado um dos melhores em campo e, com certeza, o melhor da Samp, foi Rocchi quem marcou, aproveitando um lançamento perfeito do inesauribile Mudingayi.
No 2º tempo a Samp (na foto acima à esquerda Bonazzoli mata a bola com estilo - Sampdoria) stringe i tempi alla ricerca del pari, que seria até merecido, vez que a partir da 2ª metade da etapa complementar o time de Novellino conseguiu pressionar a Lazio que não conseguiu mais encaixar suas jogadas. Para piorar, Delio Rossi perdeu, primeiramente, Siviglia e Behrami contundidos (noie musculari) e, depois de efetuadas todas as substituições, ainda o brasileiro Cribari, que deverá ficar algumas semanas de repouso e deixou a squadra biancoceleste com 10 homens em campo, tendo o meia Mauri sido recuado para compor a defesa, que aguentou firmemente os últimos minutos de pressão do time de Gênova.
Assim ficou o tabellino:
Lazio: Ballotta; Behrami (68' Belleri), Siviglia (46' Stendardo), Cribari, Zauri; Mudingayi, Mutarelli, Ledesma, Mauri; Pandev (73' Jimenez), Rocchi. All. Rossi.
Sampdoria: Castellazzi; Zenoni (71' Bazzani), Falcone, Accardi, Pieri; Maggio, Palombo, Volpi (46' Delvecchio), Franceschini (80' Ziegler); Quagliarella, Bonazzoli. All. Novellino.
Gol: 23' Rocchi.
Árbitro: Girardi.
Cartões amarelos: Mutarelli e Mauri.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o goleiro Marco Ballotta (foto à direita - Calciatori), ainda em atividade na Lazio, detém o recorde de atleta mais velho a jogar pela Serie A em todos os tempos?
* Que o mais jovem a atuar na Serie A em toda a sua história foi o romanista Amadeo Amadei, com a idade de 15 anos, 9 meses e 6 dias?
* Que o rossonero Paolo Maldini, detentor do recorde de partidas na Serie A (598 até aqui), fez sua estréia em 20 de janeiro de 1985, com 16 anos, 6 meses e 25 dias?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker