Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Momento Panini - Ighli Vannucchi


A excelente campanha do Empoli nesta Serie A, na qual ocupa o 4º lugar após 24 rodadas, atrás apenas da imbatível Inter, da gloriosa Roma e do pretensioso Palermo, não tem como responsável um só rosto ou nome, mas um conjunto bem equilibrado cujo regente é um treinador competente e que tem, por trás, uma sociedade séria que propicia tranquilidade para o trabalho dentro das 4 linhas.
Porém, ao lado de uma das melhores defesas do campeonato (apenas 19 gols sofridos), brilha um centrocampo onde o argentino Almiron é o regista (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/momento-panini-sergio-bernardo-almiron.html) e Vannucchi o capitano genial.
Nascido na cidade de Prato em 05 de agosto de 1977, o meia habilidoso com um prenome pouco usual começou sua 'carreira' aos 6 anos, utilizando seu babbo come portiere. Aos 8, foi inscrito na Maliseti Calcio, uma pequena squadra di un quartiere di Prato que ficou 4 anos invicta com o menino Vannucchi em campo.
Talento precoce, foi campeão europeu com a Under 21 italiana em 2000, ao lado dos vários Abbiati, Gattuso, Perrotta e Pirlo, além de ter participado dos jogos olímpicos de Sidney.
Nesta época, já tinha feito sua estréia na Serie A, onde disputou um bom campeonato com a Salernitana (figurinha acima) na temporada 1998/1999 juntamente com o mesmo Gattuso e com outras então promessas como Di Vaio e Di Michele.
Porém, apesar dos jovens valores, a Salernitana terminou rebaixada por apenas 1 ponto e Vannucchi voltou à Serie B, tendo passado mais uma temporada e meia na serie cadetta com o time de Salerno.
Quando parecia destinado à poderosa Lazio, Vannucchi acabou contratado pelo Venezia, onde obteve a promoção à máxima divisão do futebol italiano, com direito a navegar pelos canais da belíssima cidade durante as festividades da comemoração.
Mas o time que tinha os uruguaios merengues Federico Magallanes e Pablo Garcia literalmente naufragou na Serie A, tendo conquistado apenas 18 pontos, resultado de pífias 3 vitórias, 9 empates e 22 derrotas!
Ainda assim, Vannucchi permaneceu na Serie A, indo pela 1ª vez para o Empoli, com o qual registrou 29 presenças e 3 gols na temporada 2002/2003.
Na temporada seguinte o ambicioso Palermo convenceu o talentoso meia a voltar à Serie B, mas a distância de casa não fez bem a Ighli, que retornou ao Empoli em janeiro de 2004 para não mais sair.
Desde então são 4 temporadas no clube presidido por Fabrizio Corsi com largo sucesso (na figurinha acima na temporada 2005/2006).
Quem sabe, em decorrência da bela campanha desta temporada, algum clube grande não convence o meia que já realizou mais de 150 partidas na Serie A a mudar de ares mais uma vez?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker