Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Campione Azzurro - Silvio Piola


Na história do futebol, apenas um jogador foi capaz de anotar 2 gols em uma final de Copa do Mundo e de realizar 1 gol com a mão contra a Inglaterra: seu nome é ... Silvio Piola, il miglior cannoniere italiano di tutti i tempi!
Se o título mundial conquistado pela Itália em 1934 traz logo à tona o nome de Giuseppe Meazza, o de 1938 (foto acima - Fifa) teve Silvio Piola como seu principal artífice.
Piola (foto à direita - Guerin Sportivo) foi, sem qualquer dúvida, o jogador símbolo da 1ª Copa do Mundo não conquistada pelo país anfitrião, caracterizada por estádios lotados, com uma ótima média de gols por partida (4,67) e manifestações fascistas e nazistas que tomaram a França durante a realização.
Atacante rápido e oportunista, Piola nasceu em 29 de setembro de 1913 e transcorreu sua carreira entre a Pro Vercelli, a Lazio, a Juventus e o Novara, tendo realizado 274 gols na Serie A (não obstante a suspensão do campeonato em decorrência da 2ª Grande Guerra), sendo o maior artilheiro do Calcio de todos os tempos.
Na seleção italiana, Piola fez seu 1º jogo na vitória de 2 x 0 sobre a Áustria, então migliore scuola calcistiche danubiane, em plena Viena, em 24 de março de 1935, no qual anotou os 2 gols do sucesso que valeu o título da 3ª edição da Coppa Internazionale para a Nazionale.
E o ápice de Piola com o selecionado italiano foi realmente durante a Copa do Mundo de 1938, quando fez gols em todas as partidas, à exceção da semi-final disputada contra o Brasil (na foto à esquerda, Piola é precedido por um adversário - Guerin Sportivo), mas ainda assim vencida pela Itália por 2 x 1, tentos de Colaussi e Meazza, tendo Romeu descontado para os brasileiros.
Porém, mesmo sem marcar, Piola foi importantíssimo no confronto, já que deu o passe para o gol de Colaussi e sofreu o pênalti convertido pelo capitano Meazza.
Aliás, Piola foi decisivo logo na estréia italiana, contra a Noruega, quando anotou o gol da vitória nei supplementari, depois do tempo normal ter terminado 1 x 1.
Também contra a França, dona da casa, pelas 4ªs de final, Piola (na foto abaixo de uniforme escuro - Guerin Sportivo) deixou sua marca, anotando 2 gols depois do botta e risposta de Colaussi e Heisserer e definiu o placar em 3 x 1.
Por fim, contra os húngaros na final disputada em 19 de junho de 1938 em Paris, Piola fez outros 2 gols na vitória italiana de 4 x 2, tendo Colaussi anotado os demais tentos da Azzurra bicampeã mundial.
Silvio Piola (foto à direita - Terra), ou Silvio Gol, o mais prolífico atacante italiano de todos os tempos, fez ao todo 34 partidas com a seleção italiana (a última em 1952, aos 39 anos), nas quais anotou 30 gols.
Posteriormente, antes de encerrar a própria carreira agonística, foi treinador da seleção italiana, tendo comandado a Azzurra na Copa do Mundo de 1954.
Piola, que até hoje é il più vecchio realizzatore della Serie A e o maior artilheiro da Lazio, do Novara e da Pro Vercelli na máxima divisão do Calcio, faleceu em 04 de outubro de 1996.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker