Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Momento Panini - Marek Jankulovski


O tcheco de pais macedônios Marek Jankulovski irá completar 30 anos em 09 de maio próximo e já é um veterano no Calcio, vez que a atual é a sua 7ª temporada na Itália.
Nascido em Ostrava, a 3ª maior cidade da República Tcheca e bem próxima da fronteira com a Polônia, o jovem Marek começou sua carreira, naturalmente, no Banik Ostrava, onde militou até ser contratado na temporada 2000/2001 pelo Napoli (figurinha acima), por indicação do então técnico da equipe partenopea, o boêmio Zdenek Zeman.
Porém, Zeman só durou no comando do Napoli até a 6ª rodada daquela stagione e o time, atravessando graves problemas societários, acabou rebaixado à Serie B, tendo o já meia da seleção da República Tcheca computado apenas 20 presenças e 3 gols.
Curiosamente, apesar dos maus resultados obtidos em campo, aquela equipe do Napoli era formada por jogadores que fizeram sucesso no mundo do futebol como os argentinos El Turco Husain, Mauricio Pineda (que, inclusive, participaram de Copas do Mundo) e Facundo Quiroga, regularmente convocados para o selecionado de seu país, além dos também internacionais Vidigal (português), Saber (marroquino) e Sesa (suíço), bem como os brasileiros Edmundo, Matuzalém e um imberbe Amauri. Para completar, integravam o elenco italianos talentosos como o goleiro Fontana (atualmente no Palermo), o defensor Fresi, o meia Pecchia, o ala Moriero e os atacantes Amoruso (Reggina) e Bellucci (Bologna).
Com o técnico Luigi De Canio no comando do Napoli, a equipe terminou a Serie B na 5ª colocação na temporada seguinte, ficando apenas um posto abaixo do número de vagas para a Serie A, tendo Jankulovski jogado uma temporada em altíssimo nível, coroada com a transferência para a Udinese por 11 miliardi di lire.
Com a equipe de Udine foram 3 temporadas e a transformação em lateral esquerdo, posição onde logo também se destacou, principalmente em virtude de sua grande habilidade, permitindo que apóie o ataque com muita competência.
Em 2005, suas belas atuações chamaram a atenção do Milan, que o contratou para dividir a ala esquerda com os vários Maldini, Kaladze e Serginho.
Se a temporada 2005/2006 (figurinha acima) não foi das melhores para o tcheco que surgiu no Mundial Sub-17 da F.I.F.A. em 1993, a temporada atual tem se mostrado melhor, com Jankulovski se firmando como um dos pontos fortes da equipe rossonera.
Ademais, Jankulovski, que disputou as Eurocopas de 2000 e 2004 e a Copa do Mundo de 2006, é titular indiscutível da sempre perigosa seleção da República Tcheca, com a qual tem 58 partidas (fez sua estréia em 08 de fevereiro de 2000, frente ao México) e 8 gols.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker