Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Campione Azzurro - Roberto Di Matteo



Roberto Di Matteo foi um jogador com uma carreira de características únicas no Calcio.
Nascido na cidade suíça de Sciaffusa em 29 de maio de 1970, mas italiano para todos os efeitos, Di Matteo foi formado e passou os primeiros anos de sua carreira atuando apenas por clubes suíços, tendo chegado à Itália apenas na temporada 1993/1994.
Contratado por uma Lazio cheia de estrelas, teve que brigar por uma posição ao sol em um centrocampo que já tinha os nazionali Di Mauro e Fuser, o alemão Doll, o holandês Winter e o inglês Gascoigne.
Rapidamente integrado ao futebol da Serie A, Di Matteo logo chegou à seleção italiana principal (na foto acima na vitória contra a Hungria, em amistoso disputado em Budapeste em 1º de junho de 1996 - Guerin Sportivo), primeiramente como alternativa a Albertini, depois como complemento ideale na área nevrálgica do campo.
Assim, Di Matteo (foto ao lado - Guerin Sportivo) disputou a Euro 96 e a Copa do Mundo de 1998, esta última já como jogador do Chelsea, clube para o qual se transferiu antes de iniciada a temporada 1996/1997 pela quantia recorde de 4,5 milhões de libras esterlinas.
E foi neste clube inglês que este ítalo-suíço de tez um pouco mais escura encerrou oficialmente sua carreira no ano de 2002, após nunca conseguir se recuperar plenamente de uma tripla fratura sofrida em 2000 pela Copa U.E.F.A.
Eleito um dos 11 maiores jogadores de todos os tempos do Chelsea, Di Matteo encerrou sua participação na seleção italiana com 34 presenças e 2 gols, o suficiente para deixar registrada sua classe na condução e distribuição da pelota.

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 11:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Rodolfo...
Visto que dois ex-atletas da Azzurra da época do Di Matteo (Zola e Casiraghi) estão trabalhando no futebol, como selecionadores da Under 21 italiana, você saberia me dizer o que Roberto está fazendo no momento?
Abraços

 
At 9:24 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezada Cyntia,
Primeiramente, muito obrigado por mais uma participação! Quanto a sua indagação, até onde sei Di Matteo é proprietário de restaurantes em Londres, onde continuaria a residir.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker