Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 17, 2007

Match Clou - 24ª Rodada 2006/2007



O 'Match Clou' da 24ª rodada é o embate Empoli x Roma. Supreendente? Certamente que sim, mas uma simples passagem de olhos sobre a tábua de classificação é suficiente para que a escolha fique evidente - enquanto o time da capital ocupa a vice-liderança, o Empoli, um clube com um budget bem modesto, é o 4º lugar!
Como a partida será realizada em um Carlo Castellani a porte chiuse, "in un’atmosfera surreale", segundo o periódico Gazzetta dello Sport, é possível afirmar um certo favoritismo para a equipe treinada por Luciano Spalletti (foto à esquerda - Ansa) que, entretanto, terá vários problemas para montar a Roma.
Se não fosse suficiente a necessidade de poupar alguns titulares em vista do importantíssimo confronto da próxima quarta-feira contra o Lyon pela Champions League, o treinador giallorosso ainda não poderá contar com sua dupla de zaga titular, formada pelo romeno Chivu e pelo francês Mexes, bem como o meia Aquilani, ainda fora de forma.
Ademais, logo contra seu ex-clube deverá ter sua 1ª chance como titular Francesco "Ciccio" Tavano, que ficará encarregado de auxiliar o capitano Francesco Totti nas ações ofensivas da Roma.
No Empoli, o técnico Luigi Cagni deve mandar a campo os mesmos 11 jogadores que começaram jogando na vitória sobre o Palermo na última domenica, vez que o atacante Saudati continua sofrendo com uma contusão muscular.
De qualquer maneira, a equipe da Toscana não tem maiores destaques individuais, sendo sua ótima campanha reflexo, principalmente, do esquema proposto por seu treinador e do conjunto da equipe, em especial de seu meio de campo, onde o bom Igli Vanucchi (foto acima - Empoli) é o responsável pela criação das jogadas.
Ainda no centrocampo toscano merece destaque especial o bom momento do argentino Sergio Bernardo Almiron (foto à esquerda - Empoli), pronto para a passagem para um time com maiores pretensões.
Em razão do Empoli não ser um assíduo freqüentador da Serie A, o retrospecto da partida é modesto: são 7 jogos, com 4 vitórias da Roma, 1 empate e 2 sucessos do Empoli, incluíndo o da última temporada, terminado 1 x 0, tento de ... Tavano!
Aliás, o Empoli nunca conseguiu vencer a Roma por mais de 1 gol de diferença, enquanto a Roma sempre fez 2 a mais que o adversário em seus êxitos.
A última vitória da Roma remonta a temporada 2003/2004, quando venceu por 2 x 0, doppietta de Totti. Curiosamente, naquela ocasião foram a campo, pelo Empoli, o goleiro Bucci (atualmente no Parma), os defensores Belleri e Cribari (ambos na Lazio) e os avançados Di Natale (Udinese), Rocchi (Lazio), Foggia (ex-Lazio, agora na Reggina) e Tavano. Pela Roma, o então treinador Capello escalou a equipe da seguinte forma: Pelizzoli; Dellas, Samuel, Chivu e Panucci; Dacourt, Emérson, Mancini e Totti; Cassano e Carew.
Importante ainda destacar que Cappellini (Empoli) e Tommasi (Roma) são os jogadores que mais atuaram no confronto - 4 vezes; enquanto o argentino Balbo e os italianos Baldieri e Totti, cada um com 2 gols, foram os atletas que mais marcaram na história do embate.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker