Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Memorabilia - Gascoigne

A revista Guerin Sportivo bem definiu o inglês Paul Gascoigne (foto abaixo -Guerin Sportivo) em uma edição de 1994 como o "più estroso campione del calcio italiano: bizzarro sul campo, schietto (fin troppo) nella vita privata. I tifosi lo amano, gli avversari non lo sopportano, la stampa lo trafigge" - em suma, uma personagem completa!
Gazza, um dos destaques da seleção inglesa 4ª colocada na Copa do Mundo de 1990, foi uma das primeiras contratações de impacto de uma Lazio audaciosa que, sob o comando de Sergio Cragnotti, conheceria o olímpio do Scudetto e as profundezas de um escândalo falimentar.
Sua estréia na Serie A ocorreu em 27 de setembro de 1992, no empate de 1 x 1 com o Genoa, jogando ao lado dos alemães Doll e Riedle e do artilheiro Beppe Signori.
No final da temporada, seus 4 gols em 22 partidas colaboraram para a equipe de Roma terminar em um bom 5º lugar.
Amante de chocolate, Gascoigne (foto à esquerda - Mezzelani) sempre teve problemas com peso, a ponto de ser apelidado de Mars (uma tradicional marca de guloseimas).
Infelizmente, os doces nunca foram os únicos vícios do habilidoso e polêmico meia inglês, flagrado bêbado diversas vezes, que ainda tinha o hábito de scherzare su tutto.
Após um treino da seleção inglesa, por exemplo, seu mister, Bobby Robson, disse que Gascoigne era "daft as a brush". No treino seguinte, Gazza apareceu com uma escova dentro do calção. E todos riram!
Também são incontáveis as confusões que arrumou - dentro (na foto à direita - Guerin Sportivo - Gascoigne 'troca opiniões' com o francês Desailly) e fora de campo, sendo homéricas suas brigas em pubs.
Aliás, Gazza conseguiu a proeza de, uma vez, bater o ônibus que levava sua equipe ao estádio em um poste!
Porém, é indiscutível que Gazza, quando inspirado, era um jogador decisivo, principalmente em razão de seus desconcertantes dribles curtos e passes e lançamentos milimétricos.
Assim, foram mais duas temporadas na Serie A com a Lazio que, cada vez mais reforçada, foi galgando posições na tábua de classificação - 4º lugar na temporada 1993/1994 e 2º em 1994/1995 (com os vários Boksic, Casiraghi, Chamot, Di Matteo, Fuser, Marchegiani, Nesta, Signori e Winter no elenco).
Mas os constantes problemas físicos (Gazza ficou 367 dias afastado dos campos entre 1994 e 1995 - na foto à esquerda em seu retorno contra a Reggiana em 09 de abril de 95 - Mezzelani) fizeram com que o time de Roma cedesse o controvertido meia para o Glasgow Rangers, onde ficou por 3 anos antes de peregrinar por diversos clubes ingleses e atá na China e nos Estados Unidos.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker