Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 19, 2008

O Jogo Da TV (Parte I) - Fiorentina x Torino



Não foi um grande espetáculo, mas serviu para que os irmãos Della Valle chegassem a 100ª vitória no comando do clube gigliato, para que Bobo Vieri alcançasse seu 200º gol em sua carreira italiana e para a Fiorentina terminar o turno da Serie A bem colocada na disputa por uma das vagas à próxima Champions League.
Já o Torino perdeu sua 6ª partida neste campeonato, mas, o que é pior, como não vence desde a 9ª rodada (ainda em outubro) e acumula 11 empates na competição, pode terminar a rodada figurando na zona de rebaixamento, o que não estava nos planos de uma das equipes que mais investiram antes da bola rolar em agosto, de nada adiantando o lamento do técnico Novellino, para quem "il Torino non meritava questa sconfitta e non merita questa classifica".
Aliás, o técnico granata reclamou muito após a partida, especialmente por ambos os gols da Fiorentina terem sido anotados em cobranças de pênalti.
Porém, é melhor Monzón cobrar uma postura diversa dos seus comandados, vez que os 2 pênaltis marcados pelo árbitro Tagliavento realmente existiram, ainda mais porque em ambas as ocasiões os atletas do Torino poderiam ter evitado a infração.
Assim, a partida vinha bem disputada, com o Torino até melhor no centrocampo, com Corini e Barone (no alto contra Donadel - Grazia Neri) bastante eficazes na distribuição da bola, quando o zagueiro Di Loreto derrubou Mutu (à esquerda o lance - La Presse), que talvez nem alcançasse a bola mais, dentro da área ...
O romeno, que é o cobrador oficial da Viola, deixou a tarefa para Vieri, que assim fez seu gol de nº 200 tra serie a, coppe e nazionale (portanto, por favor, sem comparações com contagens, digamos, menos ortodoxas) e levou a Fiorentina em vantagem para o intervalo.
No 2º tempo, o Torino, mesmo desfalcado dos vários Rosina e Recoba, voltou melhor e foi logo em busca do empate, que acabou conseguindo aos 13', quando, em jogada ensaiada, o croata Bjelanovic serviu de torre para o australiano Grella concluir um diagonale di destro imparável para o goleiro Frey.
Aí, Prandelli mexeu rápido e colocou Kuzmanovic e Jorgensen nos lugares de Donadel e Montolivo e a Fiorentina, com um Liverani em estado de graça (à direita o italiano contra Grella - Grazia Neri), voltou a dominar as ações.
Mas, com o goleiro Sereni fazendo ótimas intervenções, o time toscano só chegou ao 2º gol com a ajuda do lateral granata Lanna, que fez um pênalti tolinho, tolinho, em Mutu.
Desta vez, o próprio Mutu foi para a marca de cal e cobrou com um cucchiaio centrale que venceu o bom arqueiro do Toro e decretou números finais à partida.
O tabellino:
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Koldrup, Gamberini, Pasqual; Donadel (61' Kuzmanovic), Liverani, Montolivo (74' Jorgensen); Santana, Vieri (89' Gobbi), Mutu. All. Prandelli.
Torino: Sereni; Dellafiore, Natali, Di Loreto, Lanna (89' Oguro); Grella, Corini, Barone (73' Zanetti), Lazetic; Bjelanovic, Di Michele. All. Novellino.
Gols: 46' Vieri (pênalti), 58' Grella, 75' Mutu (pênalti).
Árbitro: Tagliavento.
Cartões amarelos: Corini, Montolivo e Lanna.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 19ª Rodada 2007/2008



Não só Vialli, mas também Jugovic, Lombardo, Platt e Vierchowod - foram vários e importantes os jogadores que, principalmente no início da última década, vestiram tanto a camisa da Juventus quanto a da Sampdoria na Serie A.
Disputado já 50 vezes na máxima divisão do Calcio, Juventus x Sampdoria é um embate bastante tradicional que teve seu auge efetivamente durante o final dos anos 80 e início dos 90 do século passado, mas que está voltando às primeiras páginas com o retorno das equipes à zona de classificação das competições européias.
Para o jogo deste domingo, com transmissão da RAI a partir das 12h00, o técnico bianconero Ranieri tem alguns problemas e não poderá contar com os vários Andrade, Chiellini e Camoranesi.
A boa notícia é que, como o volante Nocerino está suspenso e o ala Marchionni (à direita - Empics) foi muito bem quando entrou na última partida, o ágil esterno deverá ser mantido na direita de centrocampo, com o bósnio Salihamidzic (abaixo - Empics) mais central ao lado de Zanetti.
O derradeiro homem no meio deve ser o tcheco Nedved, que sentiu um ligeiro mal estar durante a semana, mas deve ir ao jogo, deixando o deludente Tiago apenas como opção no banco.
No ataque, embora Trezeguet não venha se apresentando bem nas últimas aparições, o francês deve ser mantido ao lado de Del Piero, com Iaquinta ficando como opção para o decorrer da partida.
Por fim, protegendo Buffon, devem aparecer Birindelli, Legrottaglie, Grygera e Molinaro, com o francês Boumsong pronto para fazer sua estréia na Serie A.
Na Samp, o allenatore Mazzarri vai ter que administrar um desfalque inesperado e de última hora, vez que o genietto Cassano sentiu um problema muscular neste sábado e sequer foi convocado para a partida, juntando-se aos também indisponíveis Montella e Kalu.
Portanto, os tifosi blucerchiati terão que se contentar em torcer por Bellucci e Bonazzoli no ataque, enquanto o meio deverá ser tutta sustância com os alas Maggio e Pieri enlaçando os centrais Franceschini (que deverá ocupar o posto do capitano Volpi), Palombo (que deverá portar a fascia di capitano - abaixo - Sampdoria) e Sammarco.
Na defesa, acima de Castellazzi, o trio Campagnaro-Gastaldello-Accardi deve completar a formação do clube que venceu pela última vez em Turim na temporada 2004/2005: 1 x 0, tento do ala Diana, atualmente no Palermo.
Mas que a empolgação não seja demasiada, pois uma vitória da Samp sobre a Juventus em Turim não é fato corriqueiro e só ocorreu 4 vezes nos 50 confrontos até aqui disputados pela Serie A, amplamente dominados pelas 31 vitórias bianconeri e 15 empates.
Aliás, na última vez que se encontraram, o êxito foi juventino: 2 x 0 em 26 de outubro de 2005, gols de Trezeguet e Mutu.
Ao todo, foram 91 gols feitos pela Juventus contra apenas 36 da Sampdoria, sendo que o atacante Roberto Bettega, que anotou 7 gols entre 1971 e 1983 com a camisa bianconera, é o maior artilheiro do embate.
Já o maior número de presenças cabe ao Zar Pietro Vierchowod, que participou de 13 edições do confronto entre 1983 e 1996 - as 12 primeiras com a Samp e a derradeira defendendo a Juventus.
Curiosamente, Vierchowod fez sua estréia no duelo em uma das vitórias da Samp em Turim - 2 x 1 no dia 30 de outubro de 1983, gols de Rossi (J), Brady (S) e Galia (S) - e encerrou sua participação em outra - 3 x 0 em 13 de abril de 1996, gols de Chiesa, Balleri e Seedorf, com não só Vierchowod, mas também Jugovic, Lombardo e Vialli defendendo a Juventus!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Cyntia e JP estão com 1 ponto cada um, mas ainda há tempo (e chances!) para todos que desejarem ganhar os prêmios do Calcio Serie A: certificado e magnífica flâmula oficial do Milan, igualzinha a reproduzida abaixo.
Para tanto, a 'L'Enigma' desta semana pergunta: quem é o jogador à esquerda, no alto (Guerin Sportivo)?
Fácil, fácil, mas ainda tem dica: vai desfalcar sua equipe nas próximas rodadas!
Até quarta-feira com o nome de mais um acertador!
Quem quiser conhecer melhor as regras dessa brincadeira, pode acessar: http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/lenigma-la-soluzione_29.html.

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Futebol movimenta final de semana na Itália!


Depois de uma rodada onde os visitantes levaram a melhor (foram 6 que venceram na última giornata), agora é provável que os mandantes retomem as rédias, vez que os 6 primeiros colocados na tabela da Serie A jogam em seus domínios nesta 19ª rodada, que ocorre neste final de semana.
Assim, no sábado, abrindo a última rodada do turno, Genoa x Atalanta acontece no Luigi Ferraris (transmissão da RAI a partir das 15h00 de Brasília), com espaço para o jovem uruguaio Matias Masiero (che si ispira somente em Del Piero e Recoba) no banco do Grifone.
Um pouco mais tarde, às 17h30, ocorre o interessante Fiorentina x Torino no Artemio Franchi, com exibição pela ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo.
Já no domingo, além do 'Match Clou' Juventus x Sampdoria (RAI), serão disputados às 12h00 de Brasília (15h00 na Itália): Livorno x Empoli; Napoli x Lazio; Palermo x Siena; Reggina x Cagliari; Roma x Catania (com transmissão da TV Esporte Interativo) e Udinese x Milan (Bandeirantes e ESPN Internacional), com a provável repetição do duo Ronaldo-Pato (acima - Ansa) no ataque rossonero.
Completando a rodada, às 17h30 de domingo e com cobertura da RAI, a líder Internazionale enfrenta o Parma em jogo que poderá marcar as estréias de Maniche no time da casa e do goleador Lucarelli no visitante.
O brasileiro Reginaldo deverá começar no banco da equipe crociata, mas Júlio César e Maxwell (à esquerda - Inter) devem ser titulares do time comandado por Roberto Mancini, que deverá deixar o ala César na panchina e não poderá contar com Maicon, indisponibile.
Um ótimo final de semana para todos!

quinta-feira, janeiro 17, 2008

E Na Copa ...


Foram definidas as 8 equipes que disputarão as 4ªs de final da Copa Itália e dentre elas não figura o Milan.
Mas, qual o problema, se para Ancelotti "in questo momento, con i recuperi che abbiamo da giocare, la coppa Italia poteva essere un disturbo per il futuro e non ci dispiace così tanto essere usciti"?
Porém, quase 70% dos tifosi rossoneri consultados pela Gazzetta dello Sport não concordam com o seu treinador, pois consideram que "un club come il Milan non può rinunciare a nessun obiettivo".
O certo é que, dando ou não importância à competição, o Milan não conseguiu reverter a derrota de 2 x 1 no San Siro no final de dezembro e acabou eliminado da competição por um aplicado Catania, que, tudo somado, mereceu a classificação.
Aliás, nesta quarta-feira, mais uma vez foi o time siciliano que largou na frente, com um golaço do peruano Vargas de fora da área.
Sem os seus principais jogadores, o Milan encontrou muitas dificuldades para igualar o marcador e só o fez aos 23' da 2ª etapa, com o jovem Paloschi, que já havia marcado no jogo de ida.
Depois, o fato de Ringhio Gattuso ter entrado aos 20' do 2º tempo e saído 13' depois com 2 cartões amarelos nas costas, é mais do que suficiente para mostrar o estado de espírito rossonero...
Mas foi na terça que ocorreu o jogo mais emocionante desta fase, com a Juventus obtendo uma suada classificação após vencer por 5 x 3 um aguerrido Empoli, que esteve bem perto da classificação até os 31' do 2º tempo, quando capitano Del Piero fez o 5º gol juventino - aquele que valeu o bilhete para a próxima fase revertendo a derrota de 2 x 1 no jogo na Toscana.
Marchionni, Nedved (na foto do alto contra Pratali - Empoli) e Iaquinta, duas vezes, fizeram os demais gols da Juventus, sendo que Antonini e Pozzi, também duas vezes, marcaram os gols do Empoli na espetacular gara.
De volta à quarta-feira, Roma e Sampdoria não tiveram dificuldades para eliminar, respectivamente, Torino e Cagliari, vencendo por 4 x 0 seus compromissos.
Em Gênova, então, foi uma passeggiata blucerchiata contra a 2ª linha sarda, com direito a doppietta de Bonazzoli (à esquerda contra Magliocchetti e Conti - Sampdoria) e gols de Sala e Palombo.
Já a Lupa Capitolina teve maiores dificuldades - até porque perdera de 3 x 1 em Turim -, mas com a entrada de Totti aos 61' tudo mudou: Mancini abriu o marcador aos 62', Totti fez aos 64' e aos 75' e Giuly sacramentou a classificação aos 92'!
Bastante suada foi a classificação da Udinese sobre o Palermo, vez que o único gol do confronto (na partida em Udine fora 0 x 0) foi marcado pelo atacante Floro Flores aos 91!
Já a Fiorentina eliminou o único intruso da Serie B ao vencer o Ascoli por 2 x 0 com uma doppietta pessoal do atacante Pazzini, que vinha em baixa na equipe.
Por fim, nesta quinta-feira, enquanto a Inter B (houve espaço até para o filho do treinador Roberto Mancini, Filippo, jogar alguns minutos!) confirmou os prognósticos e bateu a também B Reggina por 3 x 0, gols de Crespo, Cascione (contra) e César, a Lazio eliminou o Napoli ao empatar em 1 x 1 no San Paolo, gols de Tare (à direita, mais acima, contra o lateral Rullo - La Presse) e Domizzi, fazendo valer a vitória por 2 x 1 em Roma.
Agora, a Copa Itália prossegue nos próximos dias 23 e 24 com os confrontos: Internazionale x Juventus; Lazio x Fiorentina; Sampdoria x Roma e Udinese x Catania.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Especulações Da Semana


E ocorreram os primeiros colpi! Depois de quase duas semanas de um calciomercato muito morno, nos últimos dias foram realizadas as primeiras contratações de relevo.
Assim, a Internazionale acertou a contratação, por empréstimo (com o riscatto já estipulado em € 6 milhões), do português Nuno Ricardo Oliveira Ribeiro, mais conhecido como Maniche (à direita sua apresentação - Inter).
O mais novo reforço nerazzurro é um box to box (volante) e vem do Atlético Madrid, onde não vinha sendo muito utilizado.
Jogador de temperamento complicado, Maniche jogou a última Copa do Mundo e conta com passagens por Benfica, Alverca, Porto (onde conquistou uma Champions League comandado por Mourinho), Dynamo Moskva e Chelsea, chegando para cobrir uma posição carente em decorrência das contusões de Dacourt, Stankovic e Vieira.
Mas a principal contratação da semana foi obra do Parma, que trouxe o goleador Cristiano Lucarelli (à esquerda sua apresentação - Claudio Villa) de volta à Itália, encerrando, assim, sua experiência na Ucrânia com o Shakhtar Donetsk.
O atacante, que foi vendido pelo Livorno por € 9 milhões e agora custou € 5,7 aos cofres do Parma, aceitou até diminuir os seus rendimentos para voltar à Serie A, onde imagina ter mais chances de ser convocado pelo c.t. Donadoni para a Euro 2008.
Aliás, Lucarelli não é o primo italiano a voltar para a Itália neste mês de janeiro, vez que o goleiro Storari e o defensor Cirillo trocaram o espanhol Levante por, respectivamente, Cagliari e Reggina, no que ainda devem ser seguidos pelo atacante Riganò, muito próximo de acertar com o Siena, que já contratou o uruguaio Richard Porta junto ao River Plate Montevideo.
E é efetivamente para o ataque os principais objetivos de alguns dos clubes da Serie A: Barreto (Empoli), Bianchi (Lazio e Torino), Granoche (Catania e Parma), Piá (Cagliari e Catania) e Wilson (Genoa) são alguns dos nomes cotados.
Mas quem conseguiu um bom reforço nesta semana foi o Empoli, que acertou com o meia Budel, que havia rescindido com o Cagliari alguns dias antes e estava nos planos de vários outros clubes, como Lazio e Sampdoria, por exemplo.
Outro que trocou de clube na Serie A foi o trequartista Brienza, que deixou o Palermo para reforçar à Reggina, esperando repetir o sucesso que o hoje sardo Foggia teve no clube amaranto na temporada passada.
Voltando à seara das especulações, com os times milaneses pouco propensos a investir e a Roma totalmente silente, as principais continuam girando em torno da Juventus - os nomes são os de sempre: Mellberg, Sissoko, Van der Vaart, Amauri, ... .
Vamos ver se na semana que vem temos mais novidades!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações à Cyntia Santana, que foi a primeira a desvendar que o jogador enigmático da semana (à esquerda - Guerin Sportivo) é o experiente zagueiro Giulio Falcone, que atualmente veste as cores amarela e azul do Parma (abaixo - Guerin Sportivo), depois de defender Torino, Fiorentina, Bologna e Sampdoria, sempre na Serie A.
Infelizmente, o defensor foi protagonista de um lance preocupante no último domingo, quando caiu desacordado em campo após um choque com o atacante Vieri, durante Parma x Fiorentina.
Nossos votos de pronta recuperação para o zagueiro que, embora não agrade a todos, está na sua 14ª temporada na máxima divisão do Calcio!

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 15, 2008

Momento Panini - Adrian Mutu


O romeno Adrian Mutu começou 2008 como terminou 2007: marcando gols!
Foram 2 na vitória de seu clube, a Fiorentina, sobre o Parma neste último final de semana, repetindo o feito realizado contra o Cagliari na derradeira giornata de 2007.
Aos 29 anos (nasceu em 8 de janeiro de 1979 em Călineşti, uma comuna de Argeş), parece que finalmente o designado sucessor de Gheorghe Hagi - maior astro romeno de todos os tempos - alcançou a maturidade física e, principalmente, a psicológica.
Crescido no FC Argeş Piteşti, com o qual disputou 3 campeonatos romenos, Mutu logo passou ao poderoso Dinamo Bucureşti, tendo realizado 22 gols em 33 partidas com os Câinii Roşii (Cachorros Vermelhos), se sagrando artilheiro do campeonato nacional e chamando a atenção dos grandes clubes europeus.
Assim, em dezembro de 1999, após una asta lunga e disputada, Mutu assinou com a Internazionale di Milano, onde foi se juntar a astros consagrados como Baggio, Recoba, Ronaldo, Vieri e Zamorano.
Apesar de ter demonstrado grande habilidade e excepcionais dotes de palleggio, obviamente não havia espaço para o jovem romeno naquele plantel estrelar, o que resultou no empréstimo do atacante ao Verona para a temporada 2000/2001 (figurinha à direita), depois de apenas 10 partidas (das quais apenas 3 começando desde o início) e nenhum gol no campeonato anterior com a maglia interista.
Mutu chegou em Verona sob grande expectativa, principalmente por ter participado, com algum destaque, da Euro 2000, mas, talvez por arroubos comuns à juventude, não conseguiu manter uma continuidade e acabou terminando o campeonato com apenas 4 gols em 25 jogos, muitas vezes preterido por outros atacantes como o brasileiro Adailton ou os italianos Bonazzoli, Cossato e Gilardino.
Na temporada seguinte, o romeno foi melhor e, ao lado de Frick, aumentou seu bottino para 12 tentos, mas o Hellas foi pior e acabou rebaixado à Serie B.
Então, Il Fenomeno foi cedido pelo clube de Moratti ao Parma, onde fez uma temporada incrível ao lado de Adriano e encantou não só a torcida emiliana com 18 gols (terminou como vice artilheiro da Serie A, atrás apenas de Vieri e formando com Il Imperatore a dupla de área mais prolífica do Calcio), exibições fantásticas, perfeitas cobranças de faltas e assistências decisivas, mas toda a Europa.
Aí, o milionário Abramovich investiu mais de € 20 milhões para levá-lo ao seu Chelsea, onde Mutu teve um excelente começo, anotando 4 gols nos primeiros 3 jogos, mas depois acabou acometido por contusões e ... confusões, sendo a mais grave o envolvimento com cocaína.
A suspensão por doping, acrescida do noticiário sobre noitadas em boates londrinas, resultaram na demissão sumária do romeno pelo time inglês.
De repente, aquele jogador talentoso parecia ter chegado ao fundo do poço - sem poder jogar e ... sem clube.
Mas, apesar do enorme risco, o imenso talento de Mutu levou a conservadora Juventus a apostar em sua contratação, colocando-o a serviço de Don Fabio Capello.
Para o romeno, o recomeço foi a temporada 2004/2005 - ainda que esta tenha se resumido a um único jogo, exatamente na última rodada contra o Cagliari, mas o bastante para Mutu se sagrar campeão italiano (título que foi posteriormente revogado).
Na temporada seguinte, Mutu teve um papel importante naquele outro Scudetto cassado, atuando em 32 das 38 partidas da Juve e realizando 7 gols, embora tenha atuado especialmente como esterno de centrocampo.
Porém, com a explosão do Calciopoli e o rebaixamento da Juventus, Mutu foi cedido à Fiorentina por cerca de € 7,5 milhões, passando a formar uma dupla explosiva com Luca Toni, capaz de levar a equipe que começou com 16 pontos negativos a um histórico 6º lugar e à U.E.F.A. (a figurinha à esquerda é referente a temporada 2006/2007).
Desde a estréia em 06 de janeiro de 2000, quando entrou no lugar de Seedorf aos 38' do 2º tempo na vitória da Inter sobre o Perugia por 5 x 0, Briliantul já realizou 180 partidas na Serie A, tendo anotado 68 gols.
Agora, muito mais contínuo e amadurecido que há alguns anos atrás, a ponto de não ser mais expulso como outrora e podendo funcionar como atacante nato ou ponta de lança, o romeno é um dos pontos fortes de uma Fiorentina audaciosa e pronto para, finalmente, se transformar em uma estrela mundialmente famosa!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 14, 2008

'B' Em Pílulas


* Na estréia do atacante Bucchi (que veio do Siena), quem brilhou foi o solito Marazzina, que marcou os 3 gols da vitória do Bologna sobre o Mantova (abaixo o veterano atacante levantado pelos companheiros - Macchiavelli);
* Com a vitória, o Bologna continua 1 ponto a frente do Pisa, 2º colocado, que venceu o Spezia por 4 x 1, fora de casa, tentos de Castillo, Kutuzov (2) e do brasileiro Juliano, com Guidetti anotando o gol dos bianconeri;
* E no próximo final de semana tem Pisa x Bologna;
* O 3º posto é do Chievo, que tem 40 pontos, 2 a menos que o líder e também venceu, mas por 2 x 0 o Grosseto, gols de Mandelli e Pellissier, que ainda perdeu um pênalti;
* Com 39 pontos vem o Lecce, que não saiu do 0 x 0 contra o Messina;
* O brasileiro Barreto marcou, mas também perdeu uma penalidade máxima, na vitória do Treviso sobre a Triestina por 2 x 0;
* Em jogo de desesperados, o Vicenza venceu o Ravenna por 1 x 0, tento do esordiente Zampagna.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 1ª rodada de 2008 (a 18ª do campeonato) registrou nada menos que 32 gols em suas 10 partidas, com destaque, obviamente, para a espetacular Milan 5 x 2 Napoli com direito a magnífica estréia de Pato com a maglia rossonera (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-iii-milan-x-napoli.html).
Sem tanto brilhantismo, mas com a costumeira eficácia, a líder Internazionale foi até a Toscana e bateu o Siena por 3 x 2, com direito a uma doppietta do sueco Ibrahimovic.
Como o placar indica, o jogo não foi tão fácil quanto a tabela poderia sugerir (a Inter liderava o campeonato com 43 pontos, enquanto o Siena, antes da rodada, figurava apenas na 18ª posição com míseros 14 pontos), com o goleiro Júlio César aparecendo como um dos destaques da partida.
De qualquer maneira, convertendo um pênalti dúbio anotado pelo árbitro Girardi de Codrea em El Jardinero Cruz, Ibra abriu o placar aos 26', com o Siena alcançando o empate logo após, em jogada de Locatelli para Frick e concluída por ... Cordoba quando Maccarone fechava para marcar.
A Inter passou novamente à frente com o argentino Cambiasso (no alto contra o capitano bianconero Vergassola - Inter -, um dos melhores em campo) no finalzinho da 1ª etapa e chegou aos 3 x 1 com um belíssimo gol de Ibrahimovic de fora da área, aos 52', tendo o ítalo-argentino Forestieri diminuído já nos acréscimos.
Além do 1º gol do promettente atacante de 17 anos e já U19 italiano, de consignar o retorno de Stankovic aos gramados, entrando na 2ª etapa no lugar de Maicon.
Mas a vantagem interista no campeonato continua de 'apenas' 7 pontos, vez que a Roma foi até Bergamo e venceu a boa Atalanta por 2 x 1, de virada.
Merece registro que a equipe da casa, que saiu na frente com um gol do brasileiro Ferreira Pinto e sofreu o revés com tentos de Totti (à esquerda - La Presse) e Mancini (golaço!), cansou de perder oportunidades no 2º tempo, tendo ambas as equipes demonstrado um futebol muito interessante.
Outras duas partidas, além de Lazio x Genoa (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-lazio-x-genoa.html), também terminaram 2 x 1 para os visitantes: Parma x Fiorentina e Torino x Livorno.
Em Reggio Emilia, o ex Mutu não poupou seu antigo clube e marcou ambos os gols da equipe viola, tendo o senegalês Coly (que renunciou a participar da Copa da África) anotado o gol do momentâneo empate do Parma.
Além das soberbas atuações de Mutu e Vieri, marcou a partida a contusão sofrida pelo zagueiro Falcone, que chegou a ficar desacordado por alguns momentos (à esquerda - Claudio Villa) após choque com o próprio Bobone.
Felizmente, tudo bem com o experiente difensore!
Se no Ennio Tardini a equipe da casa ainda soube ser perigosa e dominou boa parte do confronto, em Turim o Toro foi totalmente envolvido por um Livorno determinado e cheio de personalidade, que fez 2 x 0 com Ciccio Tavano e só tomou o gol della bandiera no final da partida, anotado pelo jovem Bottone.
Completando o rol dos times que perderam em seus próprios domínios (foram 6 na rodada!), o lanterna Cagliari não resistiu a uma mais aplicada Udinese, ainda que a equipe de Udine também não tenha feito uma grande apresentação.
Mesmo com um homem a mais (o brasileiro Felipe foi expulso aos 29' do 1º tempo) e tendo utilizado todos os jogadores de frente à disposição (Acquafresca, Foggia, Jeda, Larrivey e Matri), o time do técnico Ballardini (que fazia sua estréia) não conseguiu chegar à meta defendida por Handanovic e ainda assistiu ao esordiente Storari levar um gol de Quagliarella em um contra-ataque.
Bastante diversa foi a recepção da Sampdoria ao Palermo em Gênvoa, já que a equipe doriana venceu, sem qualquer cerimônia, por 3 x 0 - gols de Bellucci, Sammarco e Cassano (à direita contra Guana - Sampdoria), que afirmou que até aceita reduzir seu ingaggio para continuar na equipe após o término de seu empréstimo junto ao Real Madrid!
Foi, principalmente, um 1º tempo magnífico dos comandados de Mazzarri, que dominaram amplamente o time siciliano no confronto e mereceram o placar elástico.
Para completar, no sábado, além de Catania 1 x 1 Juventus (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-i-catania-x-juventus.html), Empoli e Reggina também ficaram no 1 x 1, placar todo construído nos primeiros 5', período no qual, debaixo de muita chuva, o giovane Ceravolo fez 1 x 0 (foi o 1º gol do atacante na Serie A) e Saudati, cobrando pênalti de Cirillo em Buscè, empatou a partida.
Alguns minutos depois, o mesmo Cirillo (que fazia sua reestréia com o clube amaranto) cometeu outro pênalti, desta vez no próprio Saudati, que cobrou novamente, agora nas mãos do goleiro Campagnolo.
Ano novo e a classificação está assim, lembrando que Milan (3), Atalanta (1), Livorno (1) e Reggina (1) têm jogos a recuperar: 1º Internazionale (46 pts); 2º Roma (39); 3º Juventus (36); 4º Udinese (32); 5º Fiorentina (31); 6º Palermo (25); 7º Sampdoria (24); 8º Napoli (23); 9º Atalanta (22); 10º Catania (22); 11º Genoa (22); 12º Milan (21); 13º Parma (18); 14º Livorno (18); 15º Lazio (18); 16º Torino (17); 17º Empoli (16); 18º Siena (14); 19º Reggina (14) e 20º Cagliari (10).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 13, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Milan x Napoli



Meravigliosão! Não poderia ter sido melhor a estréia do atacante Alexandre Pato com o Milan, que, agora, segundo o influente Gazzetta dello Sport, "è un Milan (P)ATOmico".
Cercada por uma expectativa poucas vezes vista igual, a partida Milan x Napoli deste domingo era muito mais do que o 'Match Clou' da 18ª rodada da Serie A 2007/2008, pois marcava também o primeiro jogo da equipe rossonera sob os olhares de seus exigentes tifosi depois da conquista da F.I.F.A. Club World Cup Japan 2007 e a estréia de um ragazzino de 18 anos recém completados e contratado há alguns meses como uma grande promessa do futebol mundial, mas ainda totalmente desconhecido do grande público.
Era difícil, mas o treinador Ancelotti conseguiu aumentar, ainda mais, o interesse pela partida ao comunicar, horas antes do jogo, que o Milan iria começar em um 4-3-1-2 com o atacante Ronaldo ao lado de Pato e logo a frente de Kaká, formando um inédito trio brasiliano.
Como prenúncio do show rossonero que viria, antes da bola rolar houve uma bela festa no gramado com a exposição dos diversos trófeus internacionais conquistados pelo Milan, que contou inclusive com a participação do patron Berlusconi.
Apito inicial de Rosetti e, embora Reja tenha colocado 5 jogadores partenopei no meio de campo, logo no primeiro minuto Ronaldo tocou para Pato, que, desta vez, foi chiuso per la difesa del Napoli e acabou cometendo falta em Cannavaro.
Ao todo, foi uma partida espetacular, com o Milan padrone total em campo, capaz de chegar ao 90º minuto com a incrível marca de 63,9% de posse de bola e 11 tiri in porta, contra apenas 3 do Napoli.
E o Pato? Protagonista! Demonstrou grande personalidade e, principalmente, muito talento, tendo concluído, nada menos, que 6 vezes ao gol defendido por Iezzo e coroado sua belíssima atuação com o último gol da peleja.
Quem teve uma participação sensacional também foi o rientrante Ronaldo, autor de 2 tentos do Milan (na foto mais ao alto a comemoração dos jogadores rossoneri em torno do Fenômeno - Grazia Neri) e que ainda propiciou assistências incríveis (a foto mais abaixo, à direita, retrata exatamente o momento que Ronaldo serve Pato no lance imediatamente anterior ao gol de Seedorf - Grazia Neri) ao esordiente Pato, além de ter até contribuído com a defesa em determinados momentos.
Porém, quem não teve uma boa apresentação foi o setor defensivo do Milan, que, quando importunado, mostrou buracos incríveis, como na ocasião do gol anotado por Sosa (à esquerda - Mosca) e que valeu o momentâneo empate em 1 x 1.
Aliás, o 1º tempo terminou empatado em 2 x 2, com o Milan protagonista tecnicamente o Napoli exuberante em termos táticos.
Na 2ª etapa, Favalli voltou no lugar de Maldini, que fez 45' muito bons, participando ativamente da fase ofensiva, lembrando os velhos tempos de lateral apoiador.
De qualquer maneira, antes dos 60'' o Milan já estava na frente novamente, com Ronaldo cabeceando para o fundo das redes um cruzamento perfeito de Seedorf, outro que teve uma bela atuação.
Quem não aparecia nada bem era Kaká, totalmente desaparecido da partida, talvez pouco à vontade com a função determinada por Ancelotti, já que Il Bambino D'Oro vinha atuando como atacante - e não como meia de ligação - nos últimos compromissos do time.
Mas, aos 22' da 2ª etapa, o nº 22 do Milan recebeu a bola após uma bem tramada jogada entre Seedorf e Pirlo e disparou, a 22 metros de distância do gol, um tirambaço no canto direito de Iezzo para colocar 4 x 2 no placar e encerrar com qualquer possibilidade de reação partenopea.
Porém, ainda faltava o do estreante Pato, que aconteceu aos 29' da etapa complementar: chutão de Favalli para o alto, domínio com categoria do brasileiro, que ainda fugiu da marcação (e da falta) de Domizzi (à esquerda um duelo de ambos - Ansa) antes de concluir, com muita categoria, por baixo do goleiro do Napoli - Milan 5 x 2 e a Itália presenciou o surgimento de um novo craque mundial!
O tabellino da partida que teve mais de 70.000 spettatori e rendeu incríveis € 1.247.703,37:
Milan: Dida; Bonera, Nesta, Kaladze, Maldini (46' Favalli); Ambrosini, Pirlo (80' Gourcuff), Seedorf, Kaká; Ronaldo (69' Emerson), Pato. All. Ancelotti.
Napoli: Iezzo; Cupi, Cannavaro, Domizzi; Gargano, Garics, Savini (71' Capparella), Hamsik (78' Dalla Bona), Bogliacino (60' Montervino); Lavezzi, Sosa. All. Reja.
Gols: 15' Ronaldo, 28' Sosa, 31' Seedorf, 38' Domizzi (pênalti), 46' Ronaldo, 67' Kaká, 74' Pato.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Pirlo, Gargano e Domizzi.
Cartão vermelho: Gargano.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Genoa



Sorpresa all'Olimpico: com uma doppietta do atacante Borriello, o Genoa saiu de Roma com 3 pontos muito bem vindos, frutos de uma importante vitória sobre uma cada vez mais pobre Lazio.
A bola nem tinha rolado e o técnico laziale Delio Rossi teve seu primeiro problema: se já não podia contar com De Silvestri, Firmani, Ledesma, Manfredini e Siviglia - todos sequer convocados para a partida -, ainda teve que abrir mão do belga Mudingayi, que sentiu um problema muscular no aquecimento pré-jogo.
Aí, não sobrou outra alternativa para o treinador de Rimini senão deslocar o suíço Behrami (à direita contra Milanetto - Grazia Neri) para o meio de campo e inserir o argentino Scaloni (mais ao fundo na foto ao lado) na lateral direita, levando apenas 6 atletas para o banco de reservas.
Pelo Genoa, se mostrou acertadíssima a opção do técnico Gasperini pelo regista Milanetto no lugar de Paro, vez que Hannibal foi um dos melhores jogadores em campo - muito lúcido na organização das jogadas da equipe rossoblù e certeiro nos passes e assistências.
Portanto, os visitantes começaram melhor e colocaram a equipe biancoceleste em dificuldade, com o veterano Ballota fazendo uma grande defesa em conclusão do croata Juric aos 8'.
Mas, quando o Grifone parecia que abriria o marcador, eis que o avante Borriello atrapalhou o seu goleiro Rubinho em uma saída de escanteio e o habilidoso Mauri fez 1 x 0 para a Lazio.
O gol deu ânimo à Lazio e perturbou o Genoa, ainda mais quando Sculli desperdiçou o empate com o gol vazio aos 29'.
Em seguida, no minuto sucessivo, foi a vez da Lazio perder uma oportunidade de ouro: Rubinho bateu roupa em cobrança de falta de Baronio e Pandev (à esquerda contra Juric - Grazia Neri) não conseguiu fazer o gol.
Antes do final do 1º tempo, como se fosse um aviso do desastre que ocorreria na etapa complementar para o time da casa, o atacante Rocchi sentiu a caviglia e teve que sair para a entrada do limitado albanês Igli Tare - ídolo do comentarista Sílvio Lancellotti da ESPN!
Iniciado o 2º tempo, antes do lance que mudaria o destino da partida, Behrami protagonizou uma das mais belas jogadas da partida e levou a bola de seu campo até a entrada da área adversária, quando concluiu pouco ao lado da meta defendida por Rubinho.
Aí veio a polêmica jogada que selou a partida: Milanetto entrou na área e o árbitro Stefanini marcou pênalti quando o meia caiu disturbado (mas não tocado!) pelo zagueiro Stendardo.
Cobrança perfeita de Borriello (à direita - Gmt) e tudo igual no marcador.
Não se passaram nem 5' e o vigoroso Mutarelli, que já havia entrado duramente no meia Marco Rossi durante a 1ª etapa e recebido o cartão amarelo quando o vermelho não seria um exagero, fez mais uma falta dura, desta vez vitimando o atacante hondurenho Leon.
Stefanini mais uma vez errou ao não expulsar o meia laziale, mas, na cobrança, Milanetto colocou na cabeça de Borriello que, sozinho, subiu para virar a partida para o time da Liguria.
Enquanto a Lazio tentava reunir forças para correr atrás de novo empate, o técnico Gasperini foi fechando o Genoa, primeiro lançando o zagueiro Santos no posto de Sculli, depois o meia Paro no lugar de Leon e por fim colocando o defensor Masiello por Milanetto, até que o jogo terminou mesmo com a vitória do Grifone.
Eis o tabellino da divertida gara:
Lazio: Ballotta; Scaloni (69' Del Nero), Stendardo, Cribari, Zauri; Mutarelli, Baronio, Behrami (91' Kolarov), Mauri; Pandev, Rocchi (41' Tare). All. D. Rossi.
Genoa: Rubinho; Bovo, De Rosa, Criscito; Konko, Milanetto (86' Masiello), M. Rossi, Juric; Leon (67' Paro), Borriello, Sculli (58' Santos). All. Gasperini.
Gols: 26' Mauri, 51' Borriello (pênalti), 55' Borriello.
Árbitro: Stefanini.
Cartões amarelos: Mutarelli, Pandev e Juric.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o meia Luigi Di Biagio (abaixo com a camisa do Ascoli, seu último time na Serie A - Bellini), além de ocupar o 2º lugar dentre os jogadores mais expulsos, é o recordista de cartões amarelos na Serie A, tendo recebido 126 ammonizioni em sua carreira transcorrida entre Lazio, Foggia, Roma, Internazionale, Brescia e Ascoli?
* Que o 2º jogador que mais recebeu cartões amarelos na história da Serie A é o Zar Pietro Vierchowod, 100 advertências com Como, Fiorentina, Roma, Sampdoria, Juventus, Milan e Piacenza?
* Que o pódio deste pouco almejado ranking é completado pelo recém aposentado Alessandro Costacurta, que recebeu 93 cartões amarelos jogando pelo Milan na Serie A de 1987 a 2007?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker