Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 12, 2007

Match Clou - 36ª Rodada 2006/2007



A Inter vem de uma humilhante sconfitta sofrida frente a Roma na partida de ida da final da Copa Itália (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/e-na-copa.html), enquanto a Lazio prepara a festa pela conquista de um posto na próxima Champions League, que pode acontecer mesmo com uma derrota.
Ademais, como o retorno da finalíssima da Copa Itália ocorrerá na próxima quinta-feira, é possível que Mancini ainda poupe alguns nerazzurri.
Portanto, o 'Match Clou' desta rodada, a antepenúltima do campeonato, é de difícil prognóstico.
É verdade que, jogando em Milão, o retrospecto é amplamente favorável à Inter: 33 vitórias, 23 empates e apenas 7 derrotas, com 121 gols feitos e apenas 52 sofridos.
Ocorreram até goleadas históricas, como o 8 x 1 aplicado em 1934 e o 7 x 0 em 1961 (com 4 gols do italo-sudafricano Eddie Firmani).
Aliás, o derradeiro sucesso laziale ocorreu em 18 de outubro de 1998, com o hoje técnico interista Mancini jogando (e marcando 1 gol) do outro lado - Lazio 5 x 3, sendo que a equipe de Roma chegou a colocar 5 x 1.
Também é curioso que estas duas equipes têm protagonizado muitas transferências entre si nos últimos anos - nesse jogo de 1998 participaram Colonnese, Dabo, Simeone e Winter pelo lado da Inter e Almeyda, Favalli, Mihajlovic e Sérgio Conceição pela Lazio, todos jogadores que vestiram ambas as camisas na Serie A.
Nos atuais elencos, Ballotta, Berni, Crespo, Orlandoni, Pandev, Peruzzi e Stankovic são conhecedores dos spogliatoio das duas equipes.
Para o embate de amanhã, Mancini deverá propor a Inter no 4-3-1-2, com Burdisso na zaga (Cordoba está suspenso e Samuel infortunato) e, muito provavelmente, Grosso no lugar do brasileiro Maxwell, que não foi bem contra a Roma no meio de semana.
Na meia cancha, o francês Vieira (na foto à esquerda - Inter) deve partir titular, assim como são boas as chances do argentino Solari (foto do alto - Inter).
No ataque, sem poder contar com Cruz e Ibrahimovic, Mancini deve lançar Crespo ao lado de Recoba, vez que Adriano continua em má forma física...
Para a Lazio, um único ponto é suficiente para garantir, aritmeticamente, a classificação para a próxima Champions League (que pode vir até mesmo com uma derrota, caso o Empoli não vença o seu compromisso) e Delio Rossi, por isso, convocou 24 atletas para o jogo, justificando que "contro l'Inter c'è la possibilità di tagliare un traguardo importantissimo ed è giusto che tutti partecipino all'eventuale festa".
Do time que derrotou o Livorno na última partida, apenas Manfredini deve deixar o 11 inicial para dar lugar ao belga Mudingayi, que cumpriu suspensão.
Outra possibilidade é a entrada de Stendardo (acima - Ansa) na zaga, no lugar de Siviglia.

Na Última Vez ...

L'Enigma


E aí? O árbitro? Não, seria fácil demais, pois é o Mauro Felicani. O 'L'Enigma' desta semana (Guerin Sportivo) quer saber é quem são os jogadores que estão, literalmente, cara a cara.
Dica, ambos são, atualmente, treinadores que trabalham com equipes muito badaladas...

Na Última Vez ...

sexta-feira, maio 11, 2007

Tem rodada do Calcio no domingo


A antepenúltima rodada da temporada 2006/2007 da Serie A ocorre neste próximo domingo, com todas as 10 partidas começando concomitantemente às 10h00 de Brasília.
O 'Match Clou' é, sem dúvida, o jogo do Giuseppe Meazza Internazionale x Lazio, ainda mais porque a campeã italiana vem de uma humilhante derrota de 6 x 2 sofrida para a Roma e a Lazio continua na luta para garantir uma vaga na próxima Champions League.
Infelizmente, o jogo somente será transmitido para o Brasil em VT - a partir das 12h00 na Bandsports e das 13h00 na TV Esporte Interativo.
Mas outras partidas também serão recheadas de emoção!
O Palermo, por exemplo, terá uma grande oportunidade de fazer mais 3 pontos e se garantir na Copa U.E.F.A. do ano que vem visitando o já rebaixado Ascoli, enquanto o Catania terá a difícil missão de segurar o Milan no Renato Dall'Ara de Bologna aberto ao público (desde fevereiro o time siciliano manda todos os seus jogos em campos neutros e sem público!) e com transmissão pela ESPN.
Pelo lado do Milan, é bem provável que o técnico Ancelotti lance Dida, Kaká e Ricardo Oliveira desde o início, deixando Cafu e Serginho como opções para o decorrer da partida (Ronaldo continua fora).
Já a Fiorentina, também buscando uma vaga na próxima Copa U.E.F.A., recebe o Cagliari em Florença ainda sem Luca Toni, mas com o lateral Tomas Ujfalusi (foto à direita - Fiorentina) de volta ao time.
No Armando Picchi jogam Livorno x Sampdoria, enquanto Parma x Messina jogam no Ennio Tardini.
Confronto bastante interessante ocorrerá no Oreste Granillo, onde a Reggina enfrenta o Chievo (com transmissão da RAI) em embate no qual ambas as equipes precisam somar pontos para buscar a permanência na Serie A, já que estão empatadas na tabela com 35 pontos, mesmo número, aliás, também do Parma. Ligeiro favoritismo para a equipe calabresa, que joga em casa e tem no artilheiro Bianchi (foto à esquerda - Reggina) uma grande esperança de gols. É também imprescindível salientar que a Reggina só está nesta posição incômoda por ter sofrido uma penalização de 11 pontos antes do início da temporada.
A Roma, com um super Totti (foto à direita - Ap), recebe um Torino disposto a não ser goleado e ainda desejoso de somar algum ponto que o ajude a permanecer na Serie A no ano que vem. Pelo lado do time da capital, Spalletti deverá promover um turn-over com vistas a preservar alguns jogadores para o ritorno da final da Copa Itália, que será disputado na próxima quinta-feira.
Outro time que precisa desesperadamente de pontos é o Siena, que recebe o bom Empoli com o ex Maccarone novamente disponível, apesar de que o técnico Beretta deve começar com a dupla Frick-Chiesa.
Por fim, Udinese x Atalanta completam a rodada. No time da casa, Malesani não poderá contar com 8 titulares, inclusive com os atacantes Di Natale e Iaquinta, ambos suspensos. Já na equipe de Bergamo Christian Vieri, depois do sensacional gol marcado contra o Siena, deve começar jogando desde o 1º minuto.
Portanto, será um Dia das Mães repleto de Calcio - Mamma Mia!

quinta-feira, maio 10, 2007

E Na Copa ...


Impressionante! A partida de ida da final da Copa Itália foi um verdadeiro show romanista que demoliu a Internazionale e praticamente acabou com qualquer chance do título da competição ficar em Milão.
Placar final: 6 x 2 para a Roma (foto à direita - Efe)!
Foi o 2º revés sofrido pela Inter frente a adversária em menos de 1 mês (a Roma é a responsável pela única derrota dos atuais campeões na Serie A, ocorrida no último dia 18 por 3 x 1 em Milão), evidenciando que a equipe capitolina, se tivesse um elenco com mais opções, poderia ter brigado de igual para igual com os nerazzurri pelo scudetto.
E que revés - a Roma começou o jogo a mil por hora e antes de completado o 1º minuto largou na frente: cruzamento da direita de Taddei (na foto abaixo à esquerda contra Zanetti - Ansa) para conclusão inapelável de Totti.
Mas não foi só, vez que aos 16' os giallorossi já venciam por 3 x 0 - De Rossi e Perrotta fizeram os outros gols.
Só aí a banda comandada por Roberto Mancini acordou e entrou na partida, recebendo ainda uma ajudazinha do chileno Pizarro, ex di turno e cujos direitos federativos são divididos entre, exatamente, Inter e Roma, que errou un retropassaggio e permitiu que o argentino Crespo driblasse o goleiro brasileiro Doni e diminuísse o prejuízo aos 20'.
Daí, todos no estádio devem ter lembrado da virada histórica que proporcionou à Inter a Supercopa Italiana desta temporada (de 0 x 3 a 4 x 3 contra a mesma Roma) e o time de Milão, com Stankovic trequartista e Figo bem aberto, começou a pressionar os donos da casa, que passaram alguns minutos atordoados, ainda que o placar mostrasse uma boa vantagem.
Porém, logo Taddei e Panucci voltaram a incomodar pela direita, tendo o último realizado um cruzamento que não foi bem cortado por Toldo (Júlio César ficou no banco), permitindo que Mancini (o brasileiro), in scivolata, realizasse o 4º tento romano - il gol della paura scampata!
O 2º tempo foi também espetacular e começou com uma grande defesa de Doni em tiro da lontano de Adriano, que depois deu lugar para Recoba.
Mas antes da entrada do Chino o lateral Panucci fez o 5º gol da Roma, aos 9', e Crespo fez o 2º da Inter, aos 11'.
No último minuto o mesmo Panucci deu números finais ao jogo.
Para quem não havia tomado um único gol na competição e não perdia há 28 partidas na Copa Itália, desde dezembro de 2002, a derrota, com placar tennistico, foi bastante dura e será difícil de reverter.
Porém, é bom lembrar que Roberto Mancini venceu todas as edições da Copa Itália, como treinador, desde a stagione 2003/2004 (venceu uma vez com a Fiorentina, outra com a Lazio e as últimas duas edições com a Internazionale), além de ter conquistado o título 6 vezes como jogador.
Seqüência que Totti (na foto da direita ao alto contra Materazzi - Ap) quer quebrar!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Altafini

José João Altafini, simplesmente Altafini para os italianos ou Mazola para os brasileiros, é possivelmente o brasileiro de maior sucesso nos gramados italianos em todos os tempos.
Nascido em Piracicaba, Estado de São Paulo, em 24 de julho de 1938, 5º filho de seu Gioacchino Altafini e dona Maria Marchesoni, chegou ao Palmeiras em julho de 1955, 3 dias após completar seu 17º aniversário e poucos meses depois começaria a frequentar o grupo principal da squadra degli italiani del Brasile.
No Palestra Itália recebeu a alcunha de Mazola, como ficou popularmente conhecido no Brasil, em razão de um dirigente, nostálgico do Grande Torino, ter visto grande similitude entre o ragazzino biondo e o povero Valentino Mazzola, além de ter conhecido sua futura esposa, figlia del direttore della biblioteca.
Inicialmente mezzala sinistra, passou a jogar de centroavante por insistência do treinador argentino Alfredo Gonzales, responsável técnico das categorias inferiores do Palmeiras, que viu no jovem grande potencial.
Titularizado na equipe principal em 1957, já como atacante de área, no mesmo ano alcançou a seleção paulista e a brasileira, onde estreou contra Portugal fazendo 1 gol e dando o passe para outro na vitória de 3 x 0.
Campeão mundial com o Brasil na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, foi durante esta viagem à Europa que Mazola teve seus primeiros contatos com emissários de clubes italianos - Internazionale e Milan mais precisamente.
De volta ao Brasil, chegou a acertar sua transferência para a Roma, mas, enquanto o contrato era preparado, o Milan apresentou uma proposta em muito superior (foi uma quantia recorde para o futebol brasileiro da época) e o Palmeiras acabou cedendo o atacante aos rossoneri.
E foi dentre os vários Buffon, Liedholm, Maldini, Schiaffino, Grillo e Bean que Altafini fez seu esordio no Milan, com apenas 20 anos (na foto do alto - Guerin Sportivo - com a camisa do time de Milão) e face ao Monza, em uma partida pré-campeonato.
No final da temporada, 28 gols em 32 partidas (recorde para um jogador do Milan em campeonato com 18 equipes) valeram a vice-artilharia (o interista Angelillo fez 33 - número insuperado até os dias atuais) e o scudetto da Serie A para Mazola, agora já mundialmente Altafini.
Em Milão, Altafini permaneceu até o final da temporada 1964/1965, tendo conquistado mais 1 scudetto na stagione 1961/1962, quando também foi o máximo artilheiro da Serie A juntamente com Aurelio Milani da Fiorentina, ambos com 22 gols cada, além da Copa dos Campeões em 1963, quando 2 gols do atacante serviram para derrotar o Benfica na finalíssima de Wembley.
Neste interregno Altafini fez também sua estréia na seleção italiana, com a qual totalizou 6 partidas e 5 gols, tendo participado da Copa do Mundo de 1962, disputada no Chile.
A partir de 1965 e até 1972 Altafini defendeu o Napoli (na foto à esquerda com Sivori e Cané - Guerin Sportivo), época na qual o time do sul da Itália, com Altafini e Sivori jogando un calcio sopraffino, conseguiu um vice-campeonato (na temporada 1967/1968) e vários 3ºs e 4ºs lugares.
Em 1972, apesar da idade já não mais verdíssima, Altafini passou à Juventus, onde logo conquistou o scudetto da temporada 1972/1973 e se tornou San Josè nonno gol.
Em 74 partidas com a Vecchia Signora (foto abaixo - Guerin Sportivo), Altafini fez 25 gols, muitos deles importantíssimos, como o decisivo para o 15º título italiano da Juventus.
Se a cabeleira bionda não era mais a mesma, assim como a explosão, Altafini soube se adaptar e o foi 1º a se destacar como calciatore part-time, entrando rapidamente no ritmo dos companheiros durante as partidas.
Ao final da temporada 1975/1976, com mais um scudetto conquistado na temporada anterior ao lado de Zoff, Gentile, Scirea, Causio, Capello e Bettega, Altafini deixou a Serie A para encerrar a carreira na Suíça, onde jogou até os 42 anos.
Com 216 gols marcados em 459 partidas, Altafini é o 4º maior artilheiro da Serie A de todos os tempos, atrás apenas de Piola, Nordahl e Meazza, tornando desnecessário qualquer outro comentário para ressaltar sua importância no Calcio.
Ademais, atualmente é um apreciado comentarista esportivo na televisão italiana, comandando um dos programas mais assistidos em todo o país.

Na Última Vez ...

quarta-feira, maio 09, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Que moleza! Acho que, ao invés de dar os parabéns ao Michel Costa (seu blog está cada dia melhor!!!) e a Lady Veronese (quem é o 'Vencido'?), tenho é que pedir escusas... .
Realmente, postar um 'enigma' como o do alto (Guerin Sportivo) e esperar uma resposta que não seja 'Del Piero' (foto à direita - Guerin Sportivo), é demais!
Mas foi ainda pior, pois teve ainda uno dei giocatori più amati e vincenti della Juventus degli anni ’90 (foto à direita - Guerin Sportivo) que, cuja fisonomia, não deixa qualquer dúvida quanto a ser o não tão querido atual treinador bianconero - o francês Didier Deschamps (foto abaixo - LaPresse).
Prometo me esforçar mais no próximo sábado, mas esteva tão desejoso de homenagear a Juventus, cada vez mais próxima de abrilhantar a Serie A 2007/2008 ao lado do Genoa e do Napoli, que me deixei levar pelo entusiasmo!
E viva o Calcio e a Serie A!
Ah..., para o vindouro 'L'Enigma' é bom que os experts começem a estudar os álbuns de figurinhas desde já...

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Está ficando interessante! Com a proximidade do interregno que separa as temporadas na Europa, as tratativas de calciomercato estão aumentando a cada dia - ainda que seja difícil dizer quais efetivamente se concretizarão.
E a notícia bombástica da semana é o possível retorno de Shevchenko ao Milan! Isso mesmo, o atacante ucraniano, insatisfeito no Chelsea (e o time inglês também está decepcionado com o rendimento do goleador), pode ser o próximo companheiro de Ronaldo no ataque do clube milanês que, inclusive, tem uma vaga de extracomunitário disponível (Kaká agora é citadino italiano).
Mas não é só, os euros de uma possível vitória na Champions League poderiam ser transformados em craques do calibre de Eto'o ou ... Ronaldinho (que novidade)!
Mais viável seria o interesse rossonero no zagueiro Terry, no lateral Zambrotta, no meia Diarra e no atacante Iaquinta.
Quem gostaria de jogar no Milan seria o defensor colombiano Zapata, atualmente in forza na Udinese.
Outro que gostaria de ir jogar no time de Berlusconi seria o francês Ribery que, porém, também não acharia ruim o Arsenal, o Barcelona, o Chelsea, o Manchester United e até o Real Madrid...
Para finalizar, Adriano Galliani e Leonardo estariam de olho no colorado Alexandre Pato e nos gremistas Lucas e Carlos Eduardo.
Ainda em Milão, o português Figo (à esquerda - Inter) confirmou que vai mesmo deixar a Internazionale ao final da temporada, sendo que o capitão Javier Zanetti teria aconselhado Messi como seu substituto ao presidente Moratti.
Outros reforços para a campeã italiana poderiam ser o meia inglês Lampard, o francês Henry ou merengue Cassano.
Certo é que o goleiro Toldo interessa a mezza Serie A.
Um troca-troca que pode realmente ocorrer envolve a metade interista do meia Pizarro mais o lateral Grosso por um dentre os giallorossi Mancini, Chivu ou Mexes.
Sobre a Roma, foi cogitado o grego Karagounis (ex-Inter e atualmente no Benfica de Portugal) como reforço para o meio, mas parece que a predileção é por Muntari, da Udinese, que também estaria na mira da Fiorentina e do Portsmouth da Inglaterra.
O time viola é outro que está envolvido em várias transações, muitas delas dependentes de uma eventual saída do atacante Luca Toni - seus substitutos poderiam ser o laziale Rocchi, o blucerchiato Quagliarella, o amaranto Lucarelli e até mesmo Christian Vieri!
Já o capitão Dainelli interessaria a Roma e também teria admiradores na Rússia, enquanto os meias Ambrosini, Morrone e Marcos Senna poderiam chegar à Florença.
Certa, por enquanto, é a contr2atação da excelente promessa Arturo Lupoli, atacante Under 21 italiano que estava no Arsenal da Inglaterra.
Aliás, o também U 21 Giuseppe Rossi deve deixar o Parma para voltar ao Manchester United, clube ao qual tem seu passe preso e, para substituí-lo, o clube gialloblu está de olho no brasileiro Ricardo Oliveira e no uruguaio Zalayeta, da Juventus.
Quem parece estar muito próximo de defender o Parma na próxima temporada é o zagueiro Falcone, da Sampdoria.
Samp que também teria interesse em Ricardo Oliveira, assim como, na hipótese (muito provável) da saída de Quagliarella, no croata Budan (do próprio Parma) e em Caracciolo (Palermo).
O atacante Bazzani é que, ao que tudo indica, vai mesmo deixar o time de Gênova para integrar o elenco do Livorno na stagione 2007/2008, talvez tendo como companheiro o argentino Federico Higuain, irmão do mais renomado Gonzalo, atualmente no Real Madrid.
Porém, o goleiro Amelia deve deixar o clube de Spinelli para substituir Peruzzi na Lazio (caso supere a concorrência com De Sanctis, da Udinese). Aliás, o presidente biancoceleste Lotito já asseverou estar estudando mais de 50 nomes para reforçar o clube da capital italiana, mas deve também ficar bastante atento para manter seus craques Pandev e Rocchi, cobiçados por muitos clubes.
Passando a Turim, o Torino está determinado em manter seu astro Rosina e o goleiro Abbiati (ou substituí-lo, sempre com a anuência do Milan, por Storari), além de sonhar com Recoba e Vieri (que seria um retorno).
Para terminar, a Juve, com novo sponsor (a marca New Holland), parece já ter acertado com o ótimo zagueiro do Ajax e da seleção da República Tcheca Zdenek Grygera (foto do alto à direita - LaPresse), além de ter recusado o veterano lateral Roberto Carlos.

Na Última Vez ...

terça-feira, maio 08, 2007

Momento Panini - Alessandro Rosina


Se, quando iniciada a próxima temporada, o tradicional Torino estiver dentre as 20 equipes da Serie A, o responsável por tal façanha terá sido o jovem trequartista Alessandro Rosina.
Em um elenco cuja média de idade é altíssima e a qualidade técnica questionável, o giovane (nasceu em 31 de janeiro de 1984) de Belvedere Marittimo, uma pequena comuna (pouco mais de 8.000 habitantes) situada na província de Cosenza, é o oásis de talento e sinônimo de gol, tendo anotado 9 (mesmo número de gols de todos os atacantes - Abbruscato, Konan, Muzzi, Oguro e Stellone - somados) dos parcos 26 tentos marcados pelo Toro nas 35 rodadas realizadas até aqui.
Mas, se habilidade não falta para o pequenino camisa 10 (apenas 1,68 m - a mesma altura de Zola e Maradona!), a palavra cojunto quase não faz parte de seu vocabulário, vez que o meia, não raramente, costuma jogar muito mais para si do que para o time.
Portanto, apesar de Rosina ser a grande vedete do Torino atual, seu estilo de jogo não proporciona ao clube as vitórias que seu domínio de bola poderiam valer.
Mas, o dom, este é inegável nos pés do jovem crescido no Parma, a ponto de valer o apelido de Rosinaldo, tamanha a sua técnica.
Porém, Rosinaldo nunca se firmou no clube que o revelou (na figurinha acima durante a temporada 2003/2004) e pelo qual estreou na Serie A, mais precisamente em 16 de fevereiro de 2003 face a Juventus.
Assim, depois de duas temporadas e meia e 29 jogos na Serie A, Rosina se transferiu ao Verona, na Serie B, onde fez 17 partidas e 2 gols na 2ª metada da stagione 2004/2005.
Apesar do bom desempenho em Verona, o clube crociato preferiu não apostar no talentoso meia e o cedeu (em regime de co-propriedade) ao Torino no mercado que antecedeu a temporada 2005/2006.
Em Turim, Rosina foi um dos principais responsáveis pelo retorno do histórico time granata à Serie A, marcando 12 gols em 42 partidas, o que fez com que a diretoria do clube o contratasse em definitivo.
E o investimento foi acertado, já que o meia é o responsável pelas raras jogadas de talento que o Torino tem proporcionado à sua fanática torcida nesta temporada (figurinha à esquerda).
Ademais, Rosinaldo é un punto fermo da seleção italiana U 21 e está na mira de clubes do calibre de Inter, Roma e Arsenal, que só aguardam o definitivo amadurecimento do meia para elevá-lo a categoria de craque mundial!

Na Última Vez ...

segunda-feira, maio 07, 2007

'B' Em Pílulas

* A 37ª rodada da Serie B foi particularmente favorável para o Genoa, que derrotou o Frosinone fora de casa por 2 x 0 e assumiu a 2ª colocação, tentos do zagueiro De Rosa e do centrocampista Milanetto (foto abaixo - Corriere della Sera), cobrando pênalti;
* A líder Juventus apenas empatou com o Cesena no Dino Manuzzi por 2 x 2, gols bianconeri de Trezeguet e Nedved, enquanto Salvetti e Papa Waigo marcaram para os mandantes;
* Já o Napoli decepcionou e foi derrotado pelo Mantova por 1 x 0, tento do habilidoso meia Gaetano Caridi, que chegou a 10 gols na temporada;
* O Bologna ficou ainda mais longe do play-off ao apenas empatar, em casa, em 0 x 0 com o Triestina;
* O topo da tabela está assim: 1º Juventus 76 pts; 2º Genoa 70 pts; 3º Napoli 68 pts; 4º Rimini 60; 5º Mantova 60 pts;
* Importante destacar que, se a diferença entre o 3º e o 4º colocado for de 10 pontos ao final da temporada, a promoção da equipe classificada em 3º é direta, sem disputa de play-off.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada que confirmou a Roma como 2ª colocada no campeonato, o destaque individual ficou por conta do atacante Christian Vieri que, depois de mais de 18 meses, voltou a marcar um gol na Serie A (seu último tento havia sido marcado pelo Milan contra o Empoli em 26 de outubro de 2005).
E não foi um golzinho qualquer - com Atalanta e Siena empatando em 1 x 1 no Atleti Azzurri D'Italia (Ariatti e Vergassola os autores dos gols de até então), o veterano atacante recebeu a bola logo depois do meio de campo e, sem deixá-la tocar no chão, virou para a direção da meta bianconera e disparou um tirambaço (foto acima - Newpress), realizando um golaço de 45 metros!
No final, o zagueiro Carrozzieri ainda anotou, de cabeça, mais 1 gol para o time bergamasco, relegando o Siena (que teve o zagueiro Bertotto e o lateral brasileiro Alberto expulsos no final da partida, enquanto o atacante Corvia ainda desperdiçou uma penalidade máxima quando o jogo estava 1 x 0), pela 1ª vez na temporada, à zona de rebaixamento.
Quem pode respirar um pouco é o Cagliari, que venceu uma desfalcada Udinese por 2 x 1, de virada, tentos de Muntari, Marchini e Capone, este último faltando apenas 5' para o final da partida.
Também melhorou um pouco a situação do Chievo, que derrotou o Parma por 1 x 0 (e igualou o número de pontos da equipe crociata), tento de Pellissier depois de bela jogada de Semioli.
Profumo d'Europa para o Empoli, que superou o Catania por 2 x 1 com lindíssimos gols de Pozzi e Almiron em um 1º tempo espetacular, tendo o artilheiro Spinesi diminuído para os sicilianos, che sfiorano il pari nel secondo tempo.
Já o Messina está matematicamente na Serie B após a derrota sofrida para a campeã Internazionale por 1 x 0, tento do argentino Crespo em sua 1ª jogada após ter substituído seu conterrâneo Solari (na foto acima à esquerda - Inter -, a comemoração do atacante nerazzurro).
O jogou evidenciou bem a disparidade entre as equipes, vez que o Messina não podia sofrer um novo revés (sob pena de efetivamente deixar a Serie A, o que acabou acontecendo), enquanto a Inter entrou repleta de supostos reservas e muito pouco motivada e, ainda assim, saiu vitoriosa de campo, apesar da equipe treinada por Bolchi ter desperdiçado um pênalti (defendido por Toldo) cobrado por Di Napoli quando o placar estava inalterado.
Uma Roma muito concreta superou, com muitos méritos, o Palermo em pleno Renzo Barbera por 2 x 1, tendo o resultado assegurando o vice-campeonato ao time romano que contou com Totti (na foto à direita - Ap) em dia inspiradíssimo - magnífico seu gol cobrando falta!
Tamanho foi o domínio romanista que a Gazzetta dello Sport assim sintetizou o jogo: "Una sola squadra in campo e ha la maglia giallorossa. Questa la sintesi di una giornata da sogno per i tifosi della Roma e da incubo per quelli del Palermo". O brasileiro Mancini também jogou muito bem, mas o 2º tento da squadra treinada por Spalletti foi anotado por Cassetti, sendo que Tedesco descontou para os donos da casa no final da partida.
A Samp bem que tentou, mas o goleiro amaranto Campagnolo foi o melhor em campo no empate sem gols entre Sampdoria x Reggina, tendo cada equipe somado mais 1 pontinho.
Mais uma vez o habilidoso Rosina (foto à esquerda - Torino) resolveu para o Toro e o time de Turim venceu o lanterna e rebaixado Ascoli por 1 x 0, em partida muito pouco interessante.
Completaram a rodada o empate sem gols entre Milan x Fiorentina (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/o-jogo-da-tv-parte-i-milan-x-fiorentina.html) e a vitória pelo marcador mínimo da Lazio sobre o Livorno (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/o-jogo-da-tv-parte-ii-lazio-x-livorno.html).
Por fim, na quarta-feira, em jogo adiado da 33ª giornata, foi disputado no Marc'Antonio Bentegodi Catania x Ascoli. O resultado final foi um espetacular 3 x 3, gols de Mascara (C), Boudianski (A), Perrulli (A), Zanetti (A), Caserta (C) e Spinesi (C), tendo ainda o attaccante Corona desperdiçado a chance de mais uma virada no último minuto.
Eis a classificação atualizada: 1º Internazionale (90 pts); 2º Roma (72); 3º Lazio (61); 4º Milan (60); 5º Empoli (53); 6º Palermo (52); 7º Fiorentina (51); 8º Atalanta (46); 9º Sampdoria (46); 10º Udinese (43); 11º Cagliari (37); 12º Catania (37); 13º Livorno (36); 14º Torino (36); 15º Reggina (35); 16º Chievo (35); 17º Parma (35); 18º Siena (34); 19º Messina (25) e 20º Ascoli (21).

Na Última Vez ...

domingo, maio 06, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Livorno



Em uma partida movimentada mas onde os atacantes não demonstraram boa capacidade de conclusão, a Lazio derrotou o Livorno por 1 x 0, gol do chileno Jimenez (na foto abaixo à direita contra o defensor Galante - Ap) que, aos 27', acertou um belo chute da entrada da área, realizando seu 2º gol na temporada e interrompendo um incômodo jejum de 303' sem gols laziali na Serie A.
Com o resultado, la Lazio torna a sorridere, vez que faziam 4 rodadas que a equipe da capital italiana não conhecia uma vitória (foram três empates e uma derrota), além de ter recuperado a 3ª posição que havia cedido para o Milan na giornata anterior.
Efetivamente, a partida somente não teve mais gols porque os atacantes de ambas as equipes se mostraram muito inconclusivos - no time de Roma, Rocchi continuou demonstrando sentir muita falta do trequartista Mauri, mais uma vez ausente em razão de uma lombalgia, enquanto Pandev jogou claramente no sacríficio, sendo evidente sua má forma, tanto técnica quanto física (acabou substituído no final da partida); no Livorno, o brasileiro Paulinho nem foi notado enquanto permaneceu em campo e o capitano Lucarelli, fermo in 99 gol in partite ufficiali coi toscani, quase não pegou na bola.
Méritos, é verdade, para as defesas dos dois times.
No biancoceleste, os alas Behrami e Zauri estiveram entre os melhores em campo, assim como as atuações dos zagueiros Cribari e Siviglia foram muito seguras.
Pelo clube amaranto, o internacional croata Knezevic (na foto ao lado controlando Rocchi - Emblema) não deu os espaços necessários para Rocchi, enquanto o veterano Galante (ex-Inter) fez uma partida irrepreensível.
Assim, as melhores chances foram criadas por jogadores que vieram de trás, como a conclusão do lateral Zauri aos 6' ou o arremate de Manfredini aos 20', em cujo rebote El Mago Jimenez fez um tento (de cabeça) que restou anulado.
De consignar, ainda, que o goleiro Marco Ballotta, substituíndo o infortunato Peruzzi na meta laziale, ampliou seu recorde de jogador mais velho a atuar na Serie A em todos os tempos - o veterano arqueiro nasceu em 03 de abril de 1964!
No 2º tempo, o treinador Fernando Orsi (ex-goleiro da Lazio entre 1982 e 1998, com um breve parêntese no Arezzo), sacou o inócuo (mas bom) atacante brasileiro Paulinho e inseriu outro ex, o também brasileiro César (na foto à direta contra Mutarelli ajudado pelo também ex-laziale Filippini - Gmt), o que melhorou a dinâmica do time visitante.
Posteriormente, com a entrada do danese Bergvold no posto do fantasista Fiore (outro com passado nas fileiras da Lazio), que também não fez uma boa apresentação, o Livorno passou a jogar melhor, levando mais perigo ao gol defendido por Ballotta.
Porém, a melhor chance foi ainda da Lazio, em jogada do suíço Behrami para Manfredini, che da poco dietro il dischetto arrematou para fora...
Curiso foram as entradas de Balleri aos 76' (no Livorno) e de Belleri aos 77' (na Lazio)...
Eis o tabellino:
Lazio: Ballotta; Behrami, Siviglia, Cribari, Zauri; Mutarelli, Ledesma, Manfredini, Jimenez (77' Belleri); Pandev (80' Makinwa), Rocchi. All. Rossi.
Livorno: Manitta; Grandoni (76' Balleri), Galante, Knezevic, Pasquale; Morrone, Filippini, Vidigal, Fiore (66' Bergvold); Lucarelli, Paulinho (57' César). All. Orsi.
Gol: 27' Jimenez.
Árbirtro: Dondarini.
Cartões amarelos: Morrone, Vidigal e Behrami.

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Milan x Fiorentina



Foi mais um jogo que frustrou as expectativas, tendo terminado como começou - 0 x 0. Mas as redes não restaram invioladas e os primeiros minutos foram até bastante movimentados, com Kaká (na foto abaixo perseguido por Liverani - Milan), como de costume, protagonista.
Logo aos 7', o lateral rossonero Favalli fez uma bela jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Il Principe, que testou para o fundo do gol defendido por Frey, que nada pode fazer a não ser contar com a benevolência do mediador Rosetti, que anulou o tento sem razão.
Transcorridos mais alguns minutos, estando a Fiorentina melhor em campo - parecia que a vitória contra o Manchester pela Champions League deixara o Milan anestesiado -, o brasileiro Reginaldo (que fez um bom 1º tempo) acertou um belo petardo da entrada da área e obrigou o também brasiliano Dida a fazer uma difícil defesa, com a bola tendo ainda acertado o palo antes de ir para fora!
No minuto seguinte, cruzamento despretensioso na área viola e o zagueiro Gamberini, meio que desligado, colocou a mão na pelota - pênalti que Kaká bateu acertando a trave - a bola ainda transcorreu por cima da linha antes de sair do lado oposto (foto à esquerda - Newpress).
Daí, com as equipes não podendo contar com Toni, Ronaldo (machucados) e Gilardino (suspenso), estando apenas em campo um Ricardo Oliveira (na foto abaixo à direita contra Liverani -Milan) totalmente disperso e, do outro lado, um Mutu pouquíssimo incisivo, o restante da partida foi bastante morno, ao ponto de extrair de Ancelotti as seguintes declarações: "Un ritmo del genere era previsto, non potevamo certo giocare come con il Manchester. Abbiamo semplicemente pagato lo sforzo fatto mercoledì".
No final, Pazzini e Pirlo ainda tentaram tornar a partida mais interessante, mas sem sucesso, tendo o empate sido gradito para ambos os times.
Tabellino:
Milan: Dida; Cafu, Nesta, Kaladze, Favalli; Gattuso (76' Brocchi), Ambrosini, Pirlo, Serginho (46' Jankulovski), Kaká; Ricardo Oliveira (68' Inzaghi). All. Ancelotti.
Fiorentina: Frey; Jorgensen (que mais uma vez atuou deslocado para a lateral - na foto à esquerda contra Favalli - Milan), Koldrup, Gamberini (51' Dainelli), Pasqual; Pazienza, Liverani (63' Blasi), Montolivo; Reginaldo (84' Kuzmanovic), Mutu, Pazzini. All. Prandelli.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Gamberini, Liverani, Blasi e Mutu.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a última vez que a Internazionale havia conquistado 2 títulos italianos consecutivos fora nas temporadas 1964/1965 (foto à direita - Inter) e 1965/1966?
* Que a Internazionale nunca se sagrou tricampeã italiana, feito que poderá realizar na próxima temporada?
* Que o último clube a conquistar três vezes consecutivas o campeonato italiano foi o Milan, entre 1991 e 1994?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker