Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 02, 2006

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Atalanta




A Roma entrou em campo ciente da vitória da Internazionale sobre o Siena mais cedo, o que impôs aos romanistas a necessidade de também vencer o seu jogo, sob pena da diferença que separa as equipes na ponta aumentar para 7 pontos e a busca pelo 4º Scudetto ficar mais difícil.
De forma surpreendente, o técnico Spalleti mandou a campo o atacante Montella com Totti nas vezes de trequartista, com os brasileiros Mancini e Taddei bem abertos nas laterais do meio de campo. Também Colantuno propôs uma Atalanta num 4-4-1-1, renunciando a Ventola e com Doni (obviamente não o goleiro brasileiro da Roma, mas o italiano Cristiano, que defendeu a Itália na Copa do Mundo de 2002) municiando o avante Zampagna.
E foi a Atalanta que abriu o marcador aos 19' em grande jogada do Doni atalantino servindo Donati que, após defesa do Doni romanista, viu o matador Zampagna só ter o trabalho de aproveitar o rebote e rolar a bola, mansamente, para o fundo das redes.
E o 1º tempo foi assim: uma Atalanta bem postada na defesa aguardava uma lenta Roma vir e, nos contra-ataques, levava perigo à meta defendida por Doni - como aos 40', quando o brasileiro Ferreira Pinto (mais um daqueles jogadores que não tiveram expressão no Brasil - foi contratado em 2001 pelo Lanciano, da C1 italiana) arrancou pela direita e cruzou para o centro da área na saída do goleiro Doni, quase criando o 2º gol da equipe de Bergamo.
No intervalo, como o esquema proposto não estava funcionando, Spalletti sacou Montella e inseriu o tetracampeão Perrotta, dando maior consistência ao centrocampo romano e liberando o capitano Totti para criar e finalizar na frente.
O 2º tempo começou parecendo que a alteração não iria surtir efeito algum, vez que logo aos 3' o capitão da Atalanta Gianpaolo Bellini fez boa jogada e cruzou para uma perigosa cabeçada do ótimo Cristiano Doni.
Mas, com uma saída rápida, a Roma chegou ao ataque em seqüência e o zagueiro Loria cometeu pênalti em Perrotta!
Cobrança perfeita de Totti e a igualdade foi posta no marcador.
Apesar do técnico Colantuono ter colocado o descansado Ventola no lugar do exausto Zampagna aos 16' do 2º tempo com o objetivo de tornar os contra-ataques da equipe bergamasca mais incisivos, foi uma arrancada de Francesco Totti obstruída por Giulio Migliaccio dentro da área que resultou em gol - mais um pênalti convertido pelo capitano romanista (foto acima - Gmt), que chegou aos 9 tentos na temporada (líder da tabela de artilheiros ao lado do atacante Riganò, do Messina, que jogará amanhã).
Com a vantagem no marcador, o time da Roma passou a controlar a partida, tirando proveito de que os jogadores da Atalanta ficaram mais preocupados em reclamar do árbitro do que pressionar o adversário.
Aliás, o árbitro Pantana, no final do jogo, claramente sofreu com sua pouca experiência - deixou de marcar um pênalti sofrido por Perrotta e não conteve as reclamações dos atletas da equipe de Bergamo, principalmente de Cristiano Doni que, por diversas vezes, fez pouco caso das orientações do homem de preto (ou de verde limão, amarelo ovo, ...).
No final, o volante Donati ainda foi expulso por uma entrada violenta em Simone Perrotta, mas a Roma foi só comemoração (foto ao lado - Gmt).
Eis o tabellino:
Roma: A. Doni; Cassetti, Mexes, Chivu, Panucci (55' Tonetto); De Rossi, Pizarro, Taddei, Mancini (88' Vucinic); Totti; Montella (46' Perrotta). All. Spalletti.
Atalanta: Calderoni; Rivalta, Carrozzieri, Loria, Bellini; Ferreira Pinto (80' Bombardini), Migliaccio, Donati, Ariatti (69' Defendi); C. Doni; Zampagna (61' Ventola). All. Colantuono.
Gols: 19' Zampagna, 50' Totti (pênalti), 64' Totti (pênalti).
Árbitro: Pantana.
Cartões amarelos: Loria, Donati, Mexes, Cassetti e Bombardini.
Cartão vermelho: Donati.

Na Última Vez ...

Match Clou - 14ª Rodada 2006/2007



O 'Match Clou' desta 14ª giornata da Serie A, temporada 2006/2007, é o confronto de Florença, envolvendo a Fiorentina e a Lazio.
De um lado, o atacante tetracampeão Luca Toni, de outro, também vitorioso na Copa do Mundo de 2006, o goleiro Angelo Peruzzi. No todo, duas equipes tradicionais - cada uma com 2 títulos italianos - que estiveram ameaçadas de não disputar a Serie A nesta temporada e que largaram com penalizações (a Lazio com menos 3 pontos, enquanto a Fiorentina com menos 15!).
O certo é que são 2 times que se equivalem dentro de campo (a Lazio acumulou 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas nas 13 primeiras rodadas, enquanto a Fiorentina as mesmas 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas), devendo ao time de Florença ser atribuído o favoritismo de jogar em casa.
Para o jogo que será transmitido pela Band, o ótimo treinador Cesare Prandelli deverá propor uma Fiorentina jogando num 4-3-3, com Toni sendo abastecido pelo romeno Mutu (foto ao lado - Fiorentina) e pelo dinamarquês Jorgensen, ambos titulares de suas seleções.
No meio de campo, destaque para o romano Fabio Liverani (foto abaixo - Fiorentina), cérebro da equipe e contratado esta temporada exatamente da Lazio, onde jogou por 5 temporadas.
A equipe da Lazio, treinada por Delio Rossi, ainda não terá o suíço Behrami, bem como não poderá contar com o azzurro Stefano Mauri, suspenso.
Ainda assim, a equipe de Roma também deve atuar com o esquema 4-3-3, com o argentino Ledesma servindo o trio Pandev-Rocchi-Foggia.
Destaque para o lateral tetracampeão Massimo Oddo (foto abaixo - Lazio), que já fez 4 tentos em 10 partidas pela Serie A nesta temporada.
Ao todo, já foram disputadas 57 partidas válidas pela Serie A em Florença por estas equipes, com 27 vitórias da equipe da casa e 12 dos visitantes, ocorrendo, ainda, 18 empates. A Fiorentina marcou 98 gols e sofreu 55.
Porém, a Fiorentina não ganha da Lazio no Artemio Franchi desde a temporada 1995/1996, quando fez 2 x 0 (gols de Batistuta).
Aliás, a Fiorentina não derrota a Lazio desde o dia 10 de maio de 1998, quando venceram por 4 x 1 em Roma (gols do brasileiro naturalizado belga Oliveira, Edmundo, Batistuta e Rui Costa para o time de Firenze), perfazendo já 3 empates e 9 vitórias da equipe da capital desde então.
Na temporada passada (em fevereiro deste ano), a Lazio venceu por 2 x 1.
Individualmente, o maior artilheiro do confronto é o lendário Kurt Hamrin, atacante sueco que marcou época na Fiorentina, com 7 gols entre 1958 e 1967, enquanto Sergio Cervato, Giuseppe Chiappella (ambos pela Fiorentina) e Giuseppe Wilson (pela Lazio) são os atletas que mais atuaram no embate - 10 vezes cada.
Em suma, estão presentes todos os ingredientes para uma grande peleja!

Na Última Vez ...

L'Enigma

Como na semana passada foi muito, mas muito, fácil, a coluna L'Enigma desta semana vai propor a foto (Guerin Sportivo) de um jogador que vai requerer um pouco mais de exercício mental (mas não muito!) para ser descoberto.
Aí vai a dica: seu irmão foi muito famoso!
Aguardo as respostas.

Na Última Vez ...

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Rodada movimenta futebol na Itália no final de semana


No próximo final de semana ocorrerá mais uma rodada - a 14ª - da Serie A na Itália. Logo no sábado a líder Internazionale recebe o Siena (9º), sem o atacante Adriano, contundido, mas com a volta do uruguaio Recoba dentre os convocados para a partida.
Os demais brasileiros - Júlio César, Maicon e Maxwell (foto ao lado - Inter) foram convocados.
Já o técnico Beretta tem vários problemas para escalar o Siena, especialmente no meio de campo, onde não poderão atuar Cozza, D'Aversa (machucados) e Vergassola (suspenso), enquanto o romeno Codrea não está no melhor de sua forma.
Mais tarde, ainda no sábado, a 2ª colocada Roma enfrenta a Atalanta, que vem de uma derrota para o Torino na semana passada. O jogo terá transmissão da Band às 17h20 e será uma ótima oportunidade de conferir o ótimo futebol da Roma de Doni, Mancini e Taddei (foto ao lado - Ap), que deverão estar em campo.
Completam a rodada, no domingo: Cagliari x Milan (ESPN 11h55); Fiorentina x Lazio (Band 11h55); Livorno x Chievo; Messina x Sampdoria; Parma x Palermo; Torino x Empoli (ESPN Brasil 12h00); Udinese x Reggina e o jogo da noite (na Itália) Ascoli x Catania.
Portanto, difícil vai ser escolher dentre tantas opções!

Campione Azzurro - Giuseppe Meazza

Para os mais jovens o nome Giuseppe Meazza logo lembra o imponente e confortável estádio (que já foi o maior do mundo) onde as equipes da Internazionale e do Milan mandam seus jogos, situado em Milão.
Porém, o estádio, pertencente a municipalidade de Milão, inaugurado no ano de 1926 e localizado no distrito de San Siro (daí sua alcunha original), recebeu o nome de Giuseppe Meazza em 1980 em homenagem a um dos maiores jogadores italianos que falecera no ano anterior, em 21 de agosto de 1979.
Aliás, Meazza faleceu apenas 2 dias antes de completar 69 anos (nasceu em 21 de agosto de 1910) e foi o maior jogador italiano de antes da 2ª Guerra Mundial.
Tendo vivido uma infância difícil (seu pai morreu durante a 1ª Grande Guerra, quando Giuseppe tinha apenas 7 anos), o que o obrigou a vender frutas no mercado de Milão ainda pequeno, Meazza vestiu a camisa da Internazionale (foto acima - Inter) pela 1ª vez ainda muito jovem, com apenas 14 anos.
Apesar de ter sempre mantido uma forte ligação com a equipe nerazzurra de Milão, Meazza também jogou no Milan, na Juventus, na Varese e na Atalanta.
Na Azzurra, Meazza, ou melhor, Peppino, como era carinhosamente chamado pelos torcedores italianos, fez sua estréia em 09 de fevereiro de 1930, jogando em Roma, na vitória de 4 x 2 contra a Suíça - com 2 gols seus.
Alguns dias depois, em 11 de maio, o então garoto de 19 anos teria a consagração - vitória italiana de 5 x 0 sobre o fortíssimo selecionado húngaro, em Budapeste diante de 40.000 atônitos torcedores - com mais 3 gols seus!
Ao todo, Meazza (foto ao lado - Terra) fez 53 partidas com o selecionado italiano, tendo marcado 33 gols.
Estes 33 gols foram, durante muito tempo, insuperáveis na Azzurra (ainda hoje Meazza é o 2º maior artilheiro de todos os tempos da seleção italiana). Quando Gigi Riva superou a sua marca, Meazza afirmou: "Bravo quel Riva, ha segnato tanti gol giocando contro Cipro e Turchia. I miei gol sono stati sicuramente più importanti".
Porém, o mais impressionante é que foram 35 vitórias, 12 empates e apenas 6 derrotas com Meazza em campo, com a conquista de 2 títulos mundiais (os de 1934 e 1938).
Um fato interessante ocorrido na Copa de 1934 é que, nas 4ªs de final, após empate de 1 x 1 no 1º jogo (ainda não havia disputa por pênaltis), o jogo desempate foi decidido por um gol de Meazza, de cabeça. Ocorre que, como era baixinho (tinha 1,69 m), Peppino precisou apoiar-se nas costas de um companheiro de equipe para cabeçear a bola decisiva.
Meazza era dotado de uma extraordinária habilidade e foi notável sua capacidade de driblar, tendo feito vários gols entrando com bola e tudo.
Além de ter inscrito seu nome na seleção italiana, Meazza foi um dos maiores goleadores da Serie A, mas isso é outra história...

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Terminado o mês de novembro, é hora de relembrar as postagens especiais realizadas.
Assim, a coluna 'Momento Panini', postada sempre as terças-feiras, trouxe no dia 07 um especial com o argentino natural de Santa Fé Sergio Bernardo Almiron (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/momento-panini-sergio-bernardo-almiron.html), meio-campista do Empoli, enquanto a do dia 14 foi dedicada ao capitano romanista Francesco Totti (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/momento-panini-francesco-totti.html). Já no dia 21 foi a vez do atacante tetracampeão do mundo Vincenzo Iaquinta, da Udinese (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/momento-panini-vincenzo-iaquinta.html). Por fim, a última terça-feira do mês (dia 28) foi especial para o inigualável Paolo Maldini (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/momento-panini-paolo-maldini.html).
Já a 'Memorabilia', onde é abordada a carreira, com ênfase na Serie A, de jogadores que já encerraram a carreira mas não foram esquecidos pelos torcedores, postada às quintas-feiras, trouxe especiais com Zico (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/memorabilia-zico.html), Falcão (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/memorabilia-falco.html), Platini (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/memorabilia-platini.html) e com o inesquecível Paolo Rossi (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/memorabilia-paolo-rossi.html).
A 'Campione Azzurro', que trata, sempre às sextas-feiras, da carreira de um jogador na Azzurra, trouxe matérias com o goleiro Buffon (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/campione-azzurro-gianluigi-buffon.html), com o saudoso campione per il mondo Facchetti (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/campione-azzurro-giacinto-facchetti.html) e com o atual capitão da Azzurra e premiado pela France Football com o Ballon d'Or Fabio Cannavaro (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/campione-azzurro-fabio-cannavaro.html).
Além dessas colunas especiais, é importante lembrar que a 'Match Clou' é editada aos sábados, sempre trazendo uma prévia do principal jogo da rodada, que é meticulosamente abordada às segundas, na 'Panorama Da Rodada'. Os jogos transmitidos para o Brasil são objeto de análise da coluna 'O Jogo Da TV', postada aos sábados e domingos.
A Serie B tem seus principais acontecimentos relatados na ''B' Em Pílulas', editada às segundas-feiras, enquanto os temas do calciomercato enriquecem a 'Especulações Da Semana', publicada toda quarta-feira.
As copas disputadas por equipes italianas também não ficam de fora do Calcio Serie A, sendo a Copa Itália objeto da 'E Na Copa ...' e as copas européias da 'A Itália Na Europa'.
A coluna 'L'Enigma' propõe, semanalmente, a foto de um jogador e questiona qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' traz curiosidades sobre o Calcio.
Por fim, a 'Gli Azzurri' traz a atividade das seleções italianas principal e U 21.
Boa leitura!

quinta-feira, novembro 30, 2006

E Na Copa ...


Já são conhecidos 5 dos 8 times que vão prosseguir na Copa Itália: Chievo, Internazionale, Milan, Roma e Sampdoria. Os demais serão definidos na próxima semana com os confrontos: Genoa x Empoli; Livorno x Arezzo e Parma x Napoli.
Na última terça-feira, o Milan eliminou o Brescia (Serie B) ao vencer por 2 x 1 na casa do adversário, após ter vencido também em Milão (por 4 x 2). Foi um jogo tranquilo para a equipe rossonera que, confiante com o resultado alcançado na partida de ida e com vários jogadores lesionados, foi a campo com uma formação insólita (o ataque foi composto por Ricardo Oliveira e Borriello, depois substituído pelo jovem Bottini, de 19 anos e estreiante na equipe principal) e definiu a partida ainda no 1º tempo, com gols do brasileiro Ricardo Oliveira e de Zoboli, contra, tendo o bom eslovaco Hamsyk descontado para o Brescia.
Merecedoras de crédito (o jogo foi transmitido pela ESPN Brasil) as atuações de Brocchi , Pirlo e Ricardo Oliveira, que parece estar alcançando a forma ideal.
Na próxima fase (4ªs de final), o Milan pegará o vencedor de Livorno e Arezzo.
Na quarta-feira outros 2 confrontos classificaram Roma e Inter.
Com um time bastante modificado, onde houve espaço até para o zagueiro brasileiro Rodrigo Defendi (ex-Cruzeiro), a Roma derrotou a Triestina perante menos de 5 mil presentes no estádio Olímpico por 2 x 0, gols de Virga e Montella (recuperando a forma) no 1º tempo. Como havia vencido também o jogo de ida, por 2 x 1, a Roma agora irá enfrentar o vencedor do confronto entre Parma e Napoli.
Já a Inter, que havia vencido em Messina por 1 x 0, também conseguiu a 2ª vitória no confronto e a conseqüente classificação goleando por 4 x 0 no San Siro.
Destaque para o zagueiro argentino Burdisso (ao lado contra o camaronês Ghomsi - Inter) que marcou 3 vezes (o outro gol foi do também argentino Gonzalez).
Infelizmente, como tem sido a praxe na Copa Itália, ambas as equipes entraram em campo com times bastante modificados, praticamente com suas segundas linhas. Na Inter, por exemplo, fez sua estréia como profissional o jovem Simone Fautario (19 anos), bem como participaram outros garotos como Attila Filkor (18 anos), Ibrahim Maaroufi (17 anos) e Goran Slavkovski (17 anos), todos com menos de 5 partidas como profissionais no currículo.
Nesta quinta-feira, por fim, classificaram-se o Chievo e a Sampdoria, em detrimento, respectivamente, da Reggina e do Palermo.
Foram confrontos mais equilibrados, até por serem todas equipes da Serie A.
Assim, Chievo e Reggina empataram em 1 x 1, resultado que classificou o time de Verona em razão do empate de 2 x 2 em Reggio Calabria.
Porém, para não fugir a regra, ambas as equipes se apresentaram com formações reservas perante somente 695 espectadores, sendo os tentos anotados por Tiribocchi aos 9' para o Chievo e por Giosa, cobrando pênalti, aos 85' para a Reggina.
Já o Palermo realmente atravessa um mau momento, tendo sofrido sua 4ª derrota consecutiva (contando Serie A, Copa U.E.F.A. e Copa Itália), desta vez para a Sampdoria no Renzo Barbera.
Apesar de precisar da vitória, já que na partida de ida em Gênova foi derrotado por 1 x 0, o time da Sicília fez um péssimo 1º tempo e começou a etapa complementar com 2 gols de desvantagem (marcados por Flachi e Zenoni). No 2º tempo ainda aguardou Flachi (foto acima - Gazzetta dello Sport) anotar o seu 2º gol particular e o 3º da Samp para reagir - mas aí já era tarde - os gols marcados por Guana e Brienza não foram suficientes para a classificação, que ficou com a Sampdoria que terá o Chievo como adversário nas 4ªs de final.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Paolo Rossi

Nenhum jogador trouxe tantos pesadelos à torcida brasileira quanto Paolo Rossi, ao menos nas últimas décadas.
Nascido na cidade de Prato, em 23 de setembro de 1956, Paolo Rossi começou a jogar futebol nas divisões de base da Cattolica Virtus, um pequeno clube onde chegou aos 11 anos. Ainda amador, em 1972, passou à toda poderosa Juventus.
Pablito, como é chamado pelos italianos, teve uma carreira conturbada por contusões e escândalos - antes de estreiar na equipe principal da Juve, em 1974, já tinha sido submetido a 3 operações de menisco!
Porém, apesar dos problemas físicos, em 1º de maio de 1974 Rossi fez sua estréia no time principal da Juventus, em um jogo válido pela Copa Itália disputado em Cesena.
Emprestado ao Como, estreou na Serie A em 09.11.1975 em partida contra o Perugia. Até o final da temporada, porém, Rossi colecionou míseras 6 presenças e nenhum gol.
Sua carreira sofreu uma reviravolta na temporada seguinte, quando o Vicenza (então na Serie B) adquiriu metade de seu cartellino (a co-propriedade de jogadores é muito usual na Itália) e sob os auspícios do treinador Giovan Battista (G.B.) Fabbri seu futebol explodiu - 21 gols em 36 partidas contribuíram para a promoção do time.
De volta à Serie A, fez nada menos que 24 tentos (em 30 jogos) e se sagrou capocannoniere do torneio, tendo conseguido o feito de levar o Vicenza (recém promovido) ao vice-campeonato, após disputa, palmo a palmo, com a Juventus de Trapattoni pelo Scudetto.
Suas grandes atuações foram recompensadas com a convocação para a seleção italiana principal (foto ao lado - Guerin Sportivo), onde estreou contra a Bélgica em 21.12.1977 e a participação na Copa do Mundo de 1978, na qual realizou 3 gols e a Itália alcançou o 4º posto.
Na temporada seguinte, 1978/1979, o Vicenza não conseguiu repetir a boa campanha anterior e terminou rebaixado à Serie B, apesar dos 15 gols anotados por Rossi, que lhe valeram o 2º posto na artilharia.
Apesar do Vicenza ter acertado sua transferência para o Napoli, Pablito recusou-se a enfrentar um ambiente cheio de pressão como o de Nápoles e escolheu defender o Perugia na temporada seguinte, quando fez 13 gols por uma equipe que ia muito bem até estourar o escândalo de manipulação de resultados que ficou conhecido como totonero.
Apesar do atacante ter asseverado sua inocência, Paolo Rossi, então com 22 anos, foi supenso por 3 anos (posteriormente a pena foi reduzida para 2 anos).
O 1º ano da pena Pablito passou treinando com a sua ex-equipe, o Vicenza, e o 2º com a sua futura (e também ex), a Juventus (foto abaixo - Guerin Sportivo).
Rossi voltou a jogar em abril de 1982, ainda em tempo de disputar as últimas 3 partidas da temporada da Serie A (onde fez 1 gol) e conquistar o Scudetto (o da 2ª estrela da Juve), além de ser convocado pelo ct Bearzot para o Mundial da Espanha.
Aliás, a convocação daquele que seria consagrado como o artilheiro da Copa do Mundo de 1982 foi muito contestada (como a seleção Azzurra como um todo) na Itália, vez que o atacante da Roma Roberto Pruzzo, que fora artilheiro das últimas 2 temporadas da Serie A, foi preterido.
Porém, apesar de um começo decepcionante (3 empates na 1ª fase), a Itália e Pablito venceram os 4 jogos restantes e conquistaram de forma brilhante o tricampeonato mundial, inclusive eliminando uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos.
E o embate contra o Brasil foi sensacional - com a seleção brasileira precisando apenas do empate, a Itália começou na frente com um gol de Paolo Rossi, sofreu o empate com Sócrates e o 1º tempo terminou novamente com a Itália em vantagem, com mais um gol de Pablito. No 2º tempo o genial Falcão empatou aos 68', mas o endiabrado Rossi completou sua tripletta pessoal aos 75', culminando com o fim do sonho brasileiro.
De volta à Itália, a Juventus construída para vencer tudo (com 7 campeões do mundo e mais Boniek e Platini) acabou amargando o vice-campeonato da Serie A e também da Copa dos Campeões, tendo conquistado apenas a Copa Itália.
Mas na temporada seguinte o título não escapou à Juve, com Rossi contribuíndo com 13 gols em 30 jogos.
E não foi só - a Juventus ainda conquistou a Recopa e a Supercopa Européia.
Na temporada seguinte Rossi e a Juventus conquistaram a Copa dos Campeões, mas o atacante começou o seu declínio físico, resultado dos correntes problemas em seu joelho.
Cedido ao Milan, onde disputou apenas uma temporada (com apenas 2 gols em 20 jogos), ainda foi convocado para a Copa do Mundo do México (onde não entrou em jogo algum) e encerrou sua carreira no Verona, na temporada 1986/1987, onde, ao lado do dinamarquês Elkjaer, fez 4 gols em 20 jogos.
Atualmente, Pablito é comentarista da Sky Italia, bem como publicou uma autobiografia sugestivamente intitulada "Ho fatto piangere il Brasile".

Na Última Vez ...

quarta-feira, novembro 29, 2006

A Itália Na Europa


Apenas 2 times italianos estiveram em campo nesta semana pela Copa U.E.F.A. - Livorno e Parma, já que foi a vez do Palermo repousar no Grupo H.
E o time toscano, que enfrentou os israelenses do Maccabi Haifa no Armando Picchi, deixou a vitória escapar no último minuto de jogo, depois de uma partida em que dominou as ações.
Pior, o resultado de 1 x 1 impõe ao Livorno a necessidade de vencer a próxima partida, contra o Auxerre, na França, no próximo dia 13, para segui em frente na competição.
Desde antes do início o jogo se mostrara complicado, vez que, de um lado, tremulavam bandeiras palestinas e faixas com a inscrição "Palestina libera, Palestina rossa", enquanto do outro cerca de 100 torcedores provenientes de Israel portavam a bandeira com a Estrela de Davi.
Felizmente, fora a polêmica, nenhum incidente foi registrado.
Com a bola rolando, o Livorno fez 1 x 0 em um belíssimo gol do atacante Lucarelli aos 19' do 1º tempo e continou pressionando em busca do 2º, com o goleiro israelense Davidovich tendo feito boas intervenções.
Mas, no final, o castigo - aos 48' do 2º tempo o atacante Roberto Colautti (apesar do nome, israelense mesmo) igualou o marcador com uma cabeçada.
Por sua vez, o Parma foi à França e já entrou classificado para jogar com o Lens, do brasileiro Jussiê e 3º colocado na Ligue 1, que precisava da vitória, o que fazia do time francês o favorito para o embate.
Porém, ao contrário do que se tem visto na Serie A (onde ocupa a 16ª posição), um ótimo Parma conseguiu uma virada que proporcionou o retorno para a Itália com o 1º lugar do grupo garantido. Ao gol de Cousin responderam o esloveno Dedic (comemorando ao lado - Grazia Neri) e o jovem Paponi.

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione

Foi fácil demais! Na coluna L'Enigma do último sábado foi perguntado quem é o jovem craque da foto ao lado, dos idos anos 80, atualmente treinador de futebol.
Parabéns ao Rafael Severiano, o primeiro a elucidar o enigma - Roberto Mancini, atual allenatore da Internazionale.
Congratulações também ao Michel Costa (que tem um blog super legal sobre futebol - http://fbwe.zip.net/), ao Daniel Schneider e ao Alcindo Maranhão, que da mesma forma acertaram a resposta.
Roberto Mancini foi um verdadeiro craque - extremamente habilidoso e capaz de jogadas fantásticas -, bem como jogador decisivo. Atuou pelo Bologna (foto à direita - Calcio 2000), Sampdoria (onde jogou de 1982 a 1997) e Lazio, além de uma fugaz passagem pelo Leicester, da Inglaterra, quando já tinha anunciado o encerramento de sua carreira de futebolista.
Como treinador, começou como secondo de Eriksson na Lazio, comandando, em seguida, a Fiorentina, a Lazio (agora como titular) e a Internazionale (foto à esquerda - arquivo pessoal do treinador), onde já está na 3ª temporada, rumo à conquista do Scudetto!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Com o mês de janeiro chegando (quando acontece o chamado mercato di riparazione para os times italianos), aumentam as especulações do calciomercato.
Mas a principal notícia da semana não é nada inédita - novamente o Real Madrid estaria atrás de Kaká (foto abaixo - Milan), tendo o seu presidente Ramón Calderón dito que não pretende ter a inscrição "aqui jaz o homem que não conseguiu contratar Kaká" inserta em sua lápide.
Parece que a proposta merengue seria de 70 milhões de euros...
Dizem as línguas mais ferinas que até Silvio Berlusconi passou mal quando ouviu a proposta...
Agora, vale lembrar que o homem forte do Milan, Adriano Galliani, afirmou que "in Spagna i club sono più ricchi, così da noi è più difficile fare calcio", mas, ao mesmo tempo, deixou claro que "non abbiamo mai venduto giocatori per denaro, è incedibile", completando que o brasileiro herdará a faixa de capitão do time milanês de Paolo Maldini.
De qualquer maneira, caso Kaká opte por ser transferir para a capital espanhola, o Milan não mediria esforços para contratar Ronaldinho Gaúcho e repatriar Zambrotta.
Portanto, parece que a contratação de Kaká seria um ótimo negócio para o Real (que seria reforçado por um dos melhores jogadores do mundo, enquanto seu principal rival ficaria enfraquecido)...
Façam suas apostas!
Como as especulações envolvendo o clube de Via Turati foram tantas, necessário dividí-las por capítulos:
I - Gol - O portiere Amelia, do Livorno e reserva na Azzurra, disse que renovará com o Livorno em janeiro, além de estar na mira do Liverpool. Portanto, sobrariam 'apenas' os nomes de Sorrentino (do AEK, da Grécia), Abbiati (atualmente emprestado ao Torino) e Buffon;
II - Defesa - Várias são as supostas tratativas: Barzagli, Felipe, Mexes, Oddo, Rinaudo, Zapata e Zauri (além do já referido Zambrotta);
III - Meio de Campo - O Milan estaria pretendendo falar inglês com Beckham e Gerrard ou português com o brasileiro Lucas; e
IV - Ataque - Por incrível que pareça, Shevchenko já estaria cansado da vida na terra da rainha (e o Chelsea dele) e poderia voltar, por empréstimo, para o seu amado Milan. Outro que poderia retornar à Itália seria Francesco Tavano, atualmente no Valencia da Espanha. Também estariam na mira Di Natale e Trezeguet.
Continuando em Milão, a Internazionale, não satisfeita com a liderança da Serie A, estaria de olho no argentino Belluschi, do River Plate.
Já o atacante da Primavera interista Goran Slavkovski, considerado o novo Ibrahimovic, estaria no caderninho do Manchester United, enquanto o zagueiro argentino Burdisso poderia ir para a Real Sociedad, na Espanha.
Para substituir o português Figo, que voltaria para Portugal, a Inter gostaria de ter o brasileiro Mancini, da Roma.
Mas a clamorosa offerta da semana seria a proposta de 20 milhões de euros e Adriano por Buffon.
O Torino, enquanto estuda a pista que leva ao atacante sueco Elmander, estaria interessado no jovem dinamarquês (21 anos) Niki Zimling, centrocampista dell'Esbjerg e já da seleção de seu país.
Já Budel, do Cagliari, estaria de malas prontas para Turim.
O brasileiro César, atualmente no Corinthians, também estaria na mira do Torino.
Lazio, Brescia e Genoa estariam de olho no atacante chileno Mauricio Pinilla, atualmente no Hearts of Midlothian da Escócia, que já passou pela Itália (Chievo) e não fez um golzinho sequer!
A Lazio ainda gostaria de contar com a revelação argentina Pavone, do Estudiantes de Veron.
E o lateral do Santos Kléber seria motivo de um derby entre Lazio e Roma.
O romeno Marica (que marcou o gol que derrotou a Roma em Donetsk pela Champions League) e o polaco Matusiak viriam para reforçar o melhor ataque da Serie A - o da Roma!
Ainda proveniente do leste europeu, o romeno Stefan Radu gostaria de seguir seu conterrâneo Chivu e se instalar na capital romana, ou em Turim (sponda Juve).
Já o zagueiro romanista Ferrari interessaria a Juventus, Milan e Fiorentina.
Mas como o salário de Ferrari é muito alto, o time viola estaria desejando o holandês Boulahrouz do Chelsea (será que Abramovich paga só um salariozinho?).
Outro que poderia ir (voltar) para a Fiorentina é Fabrizio Miccoli, atualmente no Benfica de Portugal.
O meio de campo croata Mario Brkljaca (como será que se pronuncia?) interessaria ao Cagliari, enquanto o Chievo gostaria de contar com os serviços de Langella (Cagliari), Mannini (Brescia) e Italiano (Verona), bem como do atacante Corradi, atualmente no Manchester City.
A Juventus, de olho (e com um pé) na Serie A, estaria interessada no atacante alemão Miroslav Klose.
Colpo di mercato foi o da Nuorese (4ª divisão), que contratou o goleiro Thomas Mandl, reserva na seleção austríaca!
Apesar de não jogar nada, o líbio Saadi Al Gheddafi (filho do ditador Muamar e capitão da seleção de seu país) está treinando com a Sampdoria. Porque será?
Concreta foi a chegada do atacante filandês Roni Porokara (23 anos) na Udinese.
Já o ganês Muntari pode estar deixando a Udinese em direção ao Spartak Moscou por 15 milhões de euros.
Ah... para não passar em branco, o Real Madrid estaria vendendo ... Cassano!
Por fim, Diego Armando Maradona Jr. asseverou: "Sto per firmare con una squadra di C2"!

Na Última Vez ...

terça-feira, novembro 28, 2006

Momento Panini - Paolo Maldini

Paolo Maldini, filho da arte (seu pai, Cesare, foi jogador do Milan por mais de 10 temporadas e, inclusive, o capitão que ergueu a Copa dos Campeões conquistada em 1963 em Wembley), nasceu em 26 de junho de 1968 em Milão.
Ainda muito jovem, com apenas 16 anos, estreou no time principal do Milan na Serie A (como lateral direito!), em empate de 1 x 1 com a Udinese, em Udine, em 20.01.1985.
Já na temporada seguinte - 1985/1986 (figurinha ao lado) - conquistou o posto de titular da lateral esquerda da equipe rossonera de Milão e, desde então, foram mais 21 temporadas no time titular, seja como lateral ou como zagueiro.
Dotado de extraordinária capacidade atlética aliada a uma excepcional técnica, Paolo Maldini tem se mostrado um devorador de recordes, tanto no Milan quanto na seleção italiana, onde fez sua primeira partida aos 19 anos.
Ao todo, na Azzurra, foram 126 partidas e 7 gols, sendo o recordista absoluto de presenças (a marca anterior pertencia ao lendário goleiro Dino Zoff - 112).
Em sua carreira de internacional italiano, Paolo Maldini disputou as Copas do Mundo de 1990, 1994, 1998 e 2002, com um total de 23 aparições (o recorde de partidas válidas por Copas do Mundo disputadas é do alemão Lothar Matthäus - 25).
Se os seus números na seleção italiana já são impressionantes (e só não são mais porque o próprio Paolo decidiu não mais jogar pela Azzurra depois da Copa do Mundo disputada na Ásia), no Milan é que são incomparáveis.
Apenas 11 atletas superaram a marca dos 500 jogos na Serie A desde que a mesma é disputada em Girone Unico, ou seja, a partir da temporada 1929/1930!
E o nome de Paolo Maldini é o que abre esta galeria de heróis, com nada menos que 592 jogos até o presente, sempre com a maglia do Milan.
Por curiosidade, apenas outros 2 jogadores superaram a marca de 500 partidas com um mesmo clube - Giuseppe Bergomi, que fez 519 jogos pela Internazionale, e il Golden Boy Gianni Rivera, 501 com o mesmo Milan de Maldini.
Porém, as conquistas de Maldini - computadas aquelas até a temporada passada (figurinha ao lado)- o tornam ainda mais absoluto - foram 7 Scudetti (1987/1988; 1991/1992; 1992/1993; 1993/1994; 1995/1996; 1998/1999 e 2003/2004), 1 Copa Itália (2002/2003), 5 Supercopas Italianas, 4 Copas dos Campeões da Europa (1988/1989; 1989/1990; 1993/1994 e 2004/2005), 4 Supercopas Européias, 2 Copas Intercontinentais e 1 Mundialito de Clubes.
Maldini afirmou recentemente que pretende se aposentar ao final desta temporada, mas, como ainda tem jogado como um garoto, tomara que continue ampliando seus recordes.

Na Última Vez ...

segunda-feira, novembro 27, 2006

'B' Em Pílulas

* O Napoli manteve a liderança da Serie B ao vencer o Pescara, fora de casa, por 1 x 0, gol de pênalti cobrado por seu artilheiro Emanuele Calaiò;
* A Juventus, apesar de vários desfalques, alcançou a vice-liderança ao derrotar o Lecce, de virada, por 4 x 1;
* Destaque para o búlgaro Valeri Bojinov (foto ao lado - LaPresse), autor de 2 gols da Vecchia Signora. Os outros tentos da Juve foram marcados pelos jovens italianos Raffaele Palladino (22 anos) e Paolo De Ceglie (20 anos);
* Pelo Lecce, treinado pelo boêmio Zdenek Zeman, jogaram os brasileiros Ângelo (ex-Corinthians, São Caetano e Criciúma), Juliano (ex-Palmeiras, Flamengo e Guarani) e Babú, mas o gol foi marcado pelo argentino Osvaldo;
* O Piacenza, que dividia a liderança da Serie B com o Napoli, apenas empatou com o Albinoleffe (1 x 1) em casa e agora está em 3º;
* O Genoa, que liderava a competição até o início do mês, caiu para a 7ª colocação com a derrota sofrida para o Bologna (3 x 1), que ultrapassou o adversário e alcançou o 6º lugar, com 22 pontos;
* Pelo Bologna marcaram Bellucci, Torrisi e Marazzina, enquanto pelo Genoa o brasileiro Adailton, líder isolado dos artilheiros com 9 gols, seguido pelo próprio Bellucci, com 8;
* Rimini e Cesena, que podiam chegar aos mesmos 24 pontos da Juventus, empataram em 1 x 1, gols de Salvetti (Cesena) e do brasileiro Jeda (Rimini) e ficaram com 22 cada;
* O italiano naturalizado venezuelano Margiotta anotou o gol do Frosinone no empate com o Mantova.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada

Com uma bela atuação de Adriano (foto ao lado - Inter), que não fez gol, mas ficou em campo os 90' e deu as assistências para os 2 tentos da Internazionale, o time de Milão venceu o Palermo, até então vice-líder do campeonato, por 2 x 1, no jogo mais importante da 13ª giornata do Calcio, disputado na ilha da Sícilia.
Além deste jogo, de Milan 1 x 0 Messina (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/o-jogo-da-tv-parte-i-milan-x-messina.html) e Catania 2 x 0 Parma (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-catania-x-parma.html), completaram a rodada: Chievo 2 x 0 Udinese; Atalanta 1 x 2 Torino; Empoli 1 x 0 Cagliari; Lazio 3 x 1 Ascoli; Reggina 2 x 2 Livorno; Sampdoria 2 x 4 Roma e Siena 1 x 1 Fiorentina.
Assim, no sábado, além da diminuta vitória do Milan sobre o Messina, o Chievo conseguiu seu 1º sucesso na temporada, graças a doppietta marcada pelo atacante nigeriano Obinna. Se a vitória vai representar a largada do Chievo nesta stagione (a equipe de Verona está com 14 pontos a menos do que tinha na temporada passada após 13 rodadas), só as próximas partidas poderão afirmar, porém, estes 3 pontos não foram merecidos, vez que a equipe de Udine dominou a partida durante quase todos os 90' e só sofreu os gols em razão de uma papera do seu bom goleiro De Sanctis e de um pênalti marcado pelo árbitro Pantana a favor do time da casa.
No domingo, além da recuperação do Catania, o Torino demonstrou estar atravessando uma boa fase, às vésperas de completar 100 anos (no próximo dia 03 de dezembro), derrotando o Atalanta em plena Bergamo por 2 x 1, tendo todos os gols acontecido nos últimos 10' regulamentares da partida - Rivalta fez (contra) 1 x 0 para o Toro aos 80', que ampliou com o talentoso Rosina aos 90', tendo o zagueiro artilheiro Loria diminuído aos 97' (foi seu 4º gol em 9 presenças nesta temporada na Serie A)!
Já no Carlo Castellani o Empoli, com um gol de falta de Vannucchi, bateu o Cagliari por 1 x 0 e alcançou um inusitado 5º lugar. Foi o 8º resultado útil consecutivo do time da Toscana, que não sofre gols a 433'.
No Olímpico, a Lazio prosseguiu na sua série vitoriosa ao derrotar um bom Ascoli por 3 x 1, tentos de Belleri, Pandev (foto ao lado - LaPresse) e do talentoso Foggia para o time de Roma e Mauri (contra) para os marchigiani. Como previsto, não faltaram vaias para o atacante Marco Delvecchio, ex bandiera romanista, quando o técnico Sonetti optou por levá-lo a campo.
A recuperação da rodada ficou por conta da Reggina, que perdia em Reggio Calabria o confronto dos irmãos Lucarelli (enquanto o defensor Alessandro joga no Reggina, o atacante Cristiano defende o Livorno) para o clube presidido por Aldo Spinelli por 0 x 2 (gols do zagueiro Galante e do próprio Cristiano Lucarelli), quando, na segunda metade da partida, o artilheiro Bianchi (em seu 7º tento na temporada) e o hondurenho Leon impuseram a igualdade no marcador do jogo, que terminou amargo para o bom time toscano.
No confronto entre times que mandam seus jogos em estádios que possuem o mesmo nome - Artemio Franchi - Siena e Fiorentina ficaram no 1 x 1, tendo o prometente Antonini anotado para o time da casa e o romeno Mutu para a equipe de Florença.
Em Gênova, no Luigi Ferraris, a Roma deu mais uma bela lição de futebol bem jogado ao impor 4 x 2 na Sampdoria, com grande atuação de seu capitão Francesco Totti, que fez o 1º e o 4º gol de sua equipe (o último foi um golaço merecedor da assinatura de Ronaldinho Gaúcho!). Perrotta e Panucci, que tinham feito 2 gols cada na goleada aplicada sobre o Catania na rodada anterior, fizeram os outros tentos da equipe romana, enquanto o capitão Volpi (na foto abaixo com o brasileiro Mancini - Afp) e Flachi (em seu retorno após cumprir suspensão) realizaram os da Sampdoria.
Com a vitória, a Roma chegou aos 29 pontos e ultrapassou o Palermo na tabela de classificação, sendo alçada ao 2º posto e avisou a Internazionale que, tendo feito 11 gols em apenas 2 partidas, almeja a liderança.
Mas no jogo da noite veio a resposta da Internazionale, que realizou sua melhor partida na temporada exatamente num Renzo Barbera lotado, onde derrotou o Palermo por 2 x 1.
Supreendendo a todos, Roberto Mancini propôs a Inter com um Solari avançado no lugar do conterrâneo Cambiasso e Adriano ao invés de Crespo no ataque, recuando Stankovic para a proteção da defesa. E a tática deu certo, pois logo aos 7', numa falha do goleiro palermitano (e ex Inter) Fontana (que deixou a bola passar sob o seu próprio corpo), o sueco Ibrahimovic aproveitou passe de cabeça de Adriano e realizou o 1º gol da peleja.
E com os avanços de Solari (foto abaixo - Inter) impedindo as progressões do capitão Corini, a torcida local não pode assistir a grandes investidas do Palermo que, ainda assim, conseguiu um inesperado empate no último minuto do 1º tempo, anotado pelo brasiliano Amauri.
Mas também no 2º tempo, apesar das entradas de Crespo no lugar de Ibrahimovic e de Caracciolo no posto de Amauri (ambos os atacantes saíram com problemas musculares), a Inter manteve o ritmo e desperdiçou várias oportunidades de gol, até que, mais uma vez um generoso Adriano serviu, aos 61', o francês Vieira que completou para o gol - 2 x 1!
De nada adiantou ao técnico Guidolin tirar o zagueiro ítalo-argentino Dellafiore e colocar o esperto trequartista Brienza, já que a Inter não deixou escapar a vitória e a conseqüente liderança isolada, ainda que Caracciolo tenha acertado a trave no finalzinho da partida.
A classificação, computadas as penalizações sofridas, está assim: 1º Internazionale (33 pts); 2º Roma (29); 3º Palermo (27); 4º Livorno (20); 5º Empoli (19); 6º Catania (19); 7º Lazio (18); 8º Atalanta (17); 9º Siena (17); 10º Udinese (16); 11º Cagliari (14); 12º Messina (14); 13º Torino (14); 14º Sampdoria (13); 15º Milan (11); 16º Parma (8); 17º Chievo (7); 18º Fiorentina (5); 19º Ascoli (5) e 20º Reggina (1).

Na Última Vez ...

domingo, novembro 26, 2006

O Jogo Da TV (Parte II) - Catania x Parma




A escolha da partida Catania x Parma, transmitida pela ESPN Brasil, ao invés de Lazio x Ascoli, transmitida pela ESPN, se deu em razão do anseio de ver como o Catania iria se comportar após a terrível goleada sofrida na semana passada frente a Roma, bem como pela possibilidade de assistir ao Parma (que vai tão bem na Copa U.E.F.A. e tão mal na Serie A) pela 1ª vez na temporada.
Foi uma pena que os jogos tenham sido concomitantes ...
Ainda mais porque a partida realizada no Angelo Massimino não foi um primor técnico - principalmente no 1º tempo, quando as equipes jogaram muito lentamente, com as defesas, apesar de serem as mais vazadas do campeonato, tendo controlado amplamente os ataques.
Salvo algumas poucas oportunidades de gol, o único fato relevante ocorrido na 1ª metade da partida foi a ingênua expulsão do capitão do Parma, o australiano Grella, pela soma de cartões amarelos (os dois merecidos), deixando a sua já desfalcada equipe (não jogaram os defensores Cardone e Paci, os meias Bolaño e Morfeo, além do atacante Budan) mais vunerável.
No 2º tempo o Catania, jogando num 4-3-3, soube levar vantagem de sua superioridade numérica e do fato de jogar perante seus torcedores (cerca de 21.000) e controlou o Parma.
Porém, o gol só surgiu de um pênalti concedido (talvez generosamente) pelo árbitro Bergonzi e cobrado, com força, pelo artilheiro Spinesi (foto acima - LaPresse), que chegou ao seu 6º tento na tabela de marcadores.
Com a desvantagem no marcador, o Parma não soube reagir e as alterações efetuadas pelo técnico Pioli não surtiram o efeito desejado.
No final, o centrocampista Fabio Caserta (melhor em campo - foto abaixo - LaPresse), finalizou livre dentro da área e colocou números definitivos à partida - 2 x 0!
Assim, se o Catania conseguiu a reabilitação da histórica goleada sofrida, o Parma deu a impressão de ser um forte candidato à Serie B na próxima temporada.
Destaque para o fato do zagueiro brasileiro César (ex-Fluminense), recuperado de uma grave lesão que o deixou por um longo tempo afastado, ter pela primeira vez na temporada ficado no banco do Catania.
Tabellino:
Catania: Polito; Silvestri, Sottil, Stovini, Vargas (24' Lucenti); Izco, Edusei, Caserta; Colucci (84' Sardo), Corona (75' Del Core), Spinesi. All. Marino
Parma: De Lucia; Coly, Contini, Fernando Couto, Bocchetti; Ciaramitaro, Grella, Dessena (79' Cigarini), Pisanu (77' Paponi), Gasbarroni (70' Kutuzov); Muslimovic. All. Pioli.
Gols: 66' Spinesi (pênalti), 84' Caserta.
Árbitro: Bergonzi.
Cartões amarelos: Grella, Edusei, Gasbarroni, Coly e Conti.
Cartão vermelho: Grella.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o Campionato a Girone Unico, ou seja, o campeonato por pontos corridos, com todos jogando contra todos em turno e returno, foi instituído na Itália para a temporada 1929/1930 e desde então a fórmula vem se repetindo?
* Que, com o rebaixamento da Juventus à Serie B nesta temporada, a única equipe que participou de todos os campeonatos foi a Internazionale?
* Que a mesma Internazionale, com a denominação de Ambrosiana, foi a primeira campeã da Serie A em Girone Unico - temporada 1929/1930 (foto ao lado)?

eXTReMe Tracker