Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, junho 16, 2007

L'Enigma



O craque enigmático desta semana (foto à esquerda - Calderoni) é mais um que brilhou em Copa do Mundo e o último da série 'fácil demais'!
Na quarta-feira os acertadores!

Na Última Vez ...

quinta-feira, junho 14, 2007

Memorabilia - Júnior

Em poucas palavras: uno dei più grandi giocatori di tutti i tempi! Eis o tamanho do cartaz que Leovegildo Lins da Gama Júnior, o Júnior, tem na Itália.
Nascido aos 29 de junho de 1954 em João Pessoa, capital da Paraíba, Júnior chegou ainda cedo na cidade do Rio de Janeiro, onde começou sua carreira profissional no Flamengo, depois de passagens por clubes amadores e até pelo Fluminense, seu clube de infância.
E foi no famoso time da Gávea, ao lado de craques como Leandro, Andrade, Adílio e do genial Zico, que o Capacete jogou e conquistou inúmeros títulos até 1984, quando foi contratado pelo Torino.
Apesar de ser, à época, titular indiscutível da lateral-esquerda da seleção canarinho (foto à direita - Guerin Sportivo) e de ter sido eleito o melhor da posição na Copa do Mundo de 1982, Júnior foi contratado para atuar como mediano na equipe italiana, seja pela vontade do treinador granata Luigi Radice, que achava que a habilidade do jogador poderia ser melhor aproveitada naquela área do campo, seja pela vontade pessoal do atleta, que sabia que poderia prolongar sua carreira naquele setor.
A decisão acabou se mostrando extremamente acertada, com o brasileiro tendo sido eleito o melhor jogador do campeonato italiano logo em sua temporada de estréia e o Torino conquistando o vice-campeonato da Serie A, atrás apenas do ainda mais surpreendente Verona de Briegel, Elkjaer e Galderisi.
Na temporada seguinte, o Toro terminou à frente de Inter e Milan, mas atrás de Juventus, Roma, Napoli e Fiorentina, tendo Júnior (à esquerda - Berezovsky) feito 4 gols em 30 partidas.
A temporada 1986/1987 não foi das mais fáceis, com um Toro que se despedia de alguns veteranos (Zaccarelli, Dossena e o próprio Júnior) e via surgir vários jovens talentosos (Cravero, Fuser e Lentini) tendo terminado apenas na modesta 11ª colocação (entre 16 participantes).
Apesar de ser idolo indiscusso na cidade de Turim (onde é lembrado até os dias atuais, tendo sido um dos convidados mais aguardados e celebrados nas festividades do centenário do Torino ocorrido no ano passado), alguns desentendimentos com o treinador Radice acabaram levando Júnior a não renovar seu contrato com a equipe granata ao final de sua 3ª temporada na Itália.
Porém, o craque, que havia feito um acordo de 3 anos já pensando na possibilidade de voltar ao Brasil, resolveu continuar na Bota por mais alguns anos, agora no Pescara, um time bastante modesto de uma cidadezinha homônima localizada no litoral do Mar Adriático.
Eis as impressões de Júnior acerca de sua chegada à Pescara: "Ao chegar, fui recebido como jamais imaginei. Havia uma multidão entusiasmada na pista do aeroporto e até fiquei preocupado com aquela situação".
Não foi fácil, o time lutava para não cair à Serie B, mas Júnior (foto à direita - Guerin Sportivo), como capitão, se destacou tanto no comando do centrocampo do time biancoazzurro que acabou, mais uma vez, eleito para a seleção do campeonato.
Aliás, o sucesso de Júnior foi tanto que, para a temporada 1988/1989, o presidente Pietro Scibilia resolveu dispensar o iugoslavo Sliskovic, artilheiro da equipe na stagione anterior, para contratar os também brasileiros Edmar e Tita para colocá-los à disposição do treinador Giovanni Galeone.
Apesar de uma vitória histórica contra a Roma no Olimpico (3 x 1, sendo os 3 gols da equipe de Abruzzo anotados por Tita), o Pescara acabou rebaixado à Serie B junto com o ... Torino (ambos os times terminaram com 27 pontos, sendo rebaixados também o Pisa, com 23, e o Como, 22).
Com o rebaixamento do Pescara à segunda divisão do Calcio, Júnior considerou encerrada sua experiência na Europa, optando por voltar ao Flamengo, não obstante propostas do Ascoli e da Fiorentina para permanecer na Itália.
No Brasil, continuou em grande fase até encerrar a carreira aos 39 anos, tendo sido o principal artífice do título nacional conquistado pelo Flamengo em 1992, ocasião na qual foi eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro.
Se a torcida rubro-negra até hoje tem saudades daquele lateral habilidosíssimo, também Turim e Pescara não esqueceram o Capacete, que manteve residência na cidade litorânea até algum tempo atrás e da qual ainda é embaixador.

Na Última Vez ...

quarta-feira, junho 13, 2007

Gli Azzurri


Ao invés de 'Gli Azzurri', esta coluna, especialmente nesta semana, deveria ser intitulada 'Gli Azurrini', que, infelizmente, não começaram com o pé direito o Europeo Under 21 que está sendo disputado na Holanda e que também serve para definir as vagas européias para as Olímpiadas vindouras.
Disposta por Casiraghi em um 4-4-2 (à direita os 11 que iniciaram - Grazia Neri), a Itália começou sua partida de estréia no Girone B contra a Sérvia demonstrando um nervosismo inexplicável, vez que a maioria de seus atletas já possuem uma boa experiência no, provavelmente, mais difícil campeonato do mundo.
Assim, jogadores habilidosos e afirmados como Aquilani e Montolivo demoraram a achar suas posições em campo, enquanto Nocerino não conseguiu, durante todo o jogo, demonstrar o magnífico futebol apreciado em Piacenza na última temporada e que valeu seu retorno à Juventus, seu clube formador.
Ainda assim, a Itália teve due nitide palle gol para sair em vantagem no 1º tempo, uma desperdiçada por Pazzini e a outra por Palladino (ao lado contra um adversário - Reuters).
Mesmo jogando muito abaixo de suas possibilidades, os Azzurrini continuaram melhor na etapa complementar, mas sofreram o gol que valeu o k.o. aos 18', com um grande diagonal de Milovanovic (o camisa 10 da foto abaixo - Reuters).
A partir daí a seleção sérvia passou a atuar ainda mais fechada (já começou utilizando o 4-5-1) e de nada adiantou as entradas de Rossi e Pellè, que não conseguiram evitar a derrota da equipe treinada por Casiraghi.
Como consolo, serve o fato de as últimas duas edições do torneio foram conquistadas por equipes que perderam suas partidas inaugurais (Itália em 2004 e Holanda em 2006).

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Il Maradona dei Carpazi (à esquerda - Guerin Sportivo) teve sua identidade facilmente desvendada pelos nossos experts leitores Michel Costa, Daniel Schneider, Cyntia Santana e Bruce Parker!
Pois é, o melhor jogador romeno de todos os tempos transcorreu duas temporadas na Itália, a 1ª na Serie A e a 2ª na Serie B, sempre com o Brescia (como na foto à direita, do arquivo pessoal do jogador), que o contratou junto ao poderoso Real Madrid.
Na principal divisão do Calcio, durante a temporada 1992/1993, Hagi fez 31 partidas e 5 jogos comandado por seu compatriota Lucescu e ao lado dos também romenos Mateut, Raducioiu e Sabau, mas não conseguiu salvar a equipe rondinelle do descenso após a derrota no spareggio disputado contra a Udinese.
Na stagione seguinte ajudou o Brescia a retornar à Serie A, realizando 9 gols em 30 partidas, mas acabou se transferindo ao Barcelona após a Copa do Mundo de 1994.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Com a definição das equipes que irão disputar a próxima temporada da Serie A e seus respectivos treinadores (apenas Reggina e Siena ainda não definiram os seus próximos allenatori), o calciomercato avança para uma fase de maior afluxo, apesar de que os colpi de maior impacto, com certeza, ficarão reservados para as últimas semanas de agosto, próximo do encerramento da kermesse dedicata alle compravendite dei giocatori.
E a principal notícia da semana foi o acerto do ótimo atacante hondurenho David Suazo (à direita - Cagliari) com a Internazionale de Massimo Moratti, que deverá destinar 10 milhões de euros mais o atacante U21 Robert Acquafresca, atualmente emprestado ao Treviso.
Cagliari, aliás, que também pode perder os talentosos Capone (Parma) e Canini (Fiorentina) e, até agora, assegurou apenas as chegadas de Matri (Rimini) e do argentino Larrivey, atacante que fez 10 gols jogando pelo Huracán no último campeonato e, ao que parece, estava na mira também do River Plate.
Voltando à Internazionale, a equipe nerazzurra também estaria tratando com Eto'o e com o zagueiro romeno Chivu, da Roma, que seria substituído pelo brasileiro Juan.
Eto'o, Suazo, Crespo, Ibrahimovic, ..., parece que Via Durini está ficando estreita para Adriano e Recoba, tanto que uruguaio pode estar de partida para Madrid (Atletico) e o brasileiro para Nápoles, onde seria o principal reforço da equipe partenopea.
Porém, L'Imperatore com a camisa que um dia foi de Maradona está mais para fantacalciomercato do que qualquer outra coisa, sendo muito mais factível a chegada do atacante Mauro Esposito, também do Cagliari, sob o Vesúvio.
Outros jogadores que poderiam reforçar o Napoli seriam o uruguaio Gargano (Danúbio), o português Nuno Gomes (Benfica) e os bons italianos Borriello (Milan) e Giannichedda (Juventus), além da dupla Caserta e Spinesi, do Catania.
Mas, obviamente, quem atrai a maior atenção dos operadores de mercado dentre as equipes promovidas à Serie A é a Juventus, que parece já ter acertado as contratações do argentino Almiron (Empoli) e do tetracampeão mundial Iaquinta (Udinese), estando próxima dos também argentinos Gabriel Milito (à esquerda - Empics) para a zaga e Lucho Gonzalez para o meio.
Dentre as dezenas de outros nomes cogitados para reforçar a Vecchia Signora, destaque para o defensor Barzagli (Palermo), os meias Mavuba (Bordeaux), Tiago (Lyon) e os atacantes Gilardino (Milan) e Huntelaar (Ajax), destacando que Camoranesi e Trezeguet parecem cada vez mais distantes de continuarem em Turim, enquanto Nedved ainda vai decidir (no dia 30 de junho) se continua em atividade ou não.
O lateral Balzaretti, por sua vez, já se despediu de Turim e acertou sua mudança para Florença, onde Corvino continua realizando um ótimo trabalho para reforçar a equipe viola, que ainda poderá contar com Pepe e Quaresma, ambos do Porto, além do atacante Babel, holandês do Ajax.
Em Bergamo, definida a contratação do treinador Del Neri, a Atalanta trabalha para manter o seu fantasista Doni, na mira da Roma, bem como se reforçar com o ex Tacchinardi (para o lugar de Donati, que voltou ao Milan), além de um atacante de peso (Kallon?).
Falando em Roma, a equipe giallorossa está estudando trazer o veterano Corini para reforçar o seu meio de campo, bem como já acertou com a revelação Ahmed Barusso, ganês que jogou a última temporada no Rimini, da Serie B, além do romeno Adrian Pit, que estava no Bellinzona da Suíça e deve ser emprestado para alguma equipe da segunda divisão italiana.
Já a Lazio acertou com 2 jovens durante a semana: o lateral sérvio Aleksandar Kolarov, titular da seleção sub-21 sérvia que venceu a Itália de Casiraghi, e o fantasista Del Nero, in scadenza di contratto com o Brescia.
Outras contratações definidas na semana: Pablo Alvarez (zagueiro, uruguaio, do Nacional Montevideo para a Reggina), Dimitrios Eleftheropoulos (goleiro, grego, do Ascoli para o Siena), Miguel Garcia (lateral-direito, português, do Sporting para a Reggina), Gökhan Inler (meia, suíço, do Zürich para a Udinese), Luckas Jarolim (meia, tcheco, do Slavia Praha para o Siena), Joelson (atacante, brasileiro, do Albinoleffe para a Reggina), Dominique Malonga (atacante, francês, do Monaco para o Torino) e Samir Ujkani (goleiro, belga, do Anderlecht para o Palermo).

Na Última Vez ...

terça-feira, junho 12, 2007

Momento Panini - Alessandro Del Piero


A Juventus está de volta à Serie A e com ela, salvo um clamoroso colpo di scena, Alessandro Del Piero!
Ainda bem, pois Pinturicchio é um jogador diferenciado e seu lugar é, efetivamente, os palcos grandiosos da Serie A.
E não é um retorno em tom menor: a campanha não foi de toda irrepreensível, mas a Juve volta à máxima divisão do Calcio com o título da Serie B e Del Piero com o cetro de capocannoniere.
Ademais, é na Serie A que o atacante ou trequartista nascido em Conegliano Veneto aos 09 de novembro de 1974 deu e dá o melhor de si: são 331 partidas e 134 gols em 13 temporadas - até aqui -, coroadas por 5 Scudetti (seriam 7 se não fosse um tal Luciano Moggi...).
Na Juventus desde 1993, quando a Vecchia Signora se antecipou ao Milan e contratou o então apenas promissor atleta junto ao Padova, Del Piero logo mostrou seu cartão de visitas fazendo seu 1º gol na Serie A antes de completar 20' em campo, contra a Reggiana em 19 de setembro daquele ano.
Na temporada seguinte (figurinha à direita), com Lippi no lugar de Trapattoni, Godot aproveitou un infortunio de Baggio e teve sua primeira stagione de protagonista, sendo peça importantíssima na conquista do título italiano que a equipe de Turim não conseguia havia 9 anos.
Então, com apenas 20 anos, o jovem que foi pela 1ª vez capa da prestigiosa revista Guerin Sportivo ainda em 1993 (nº 38, com o título acertadíssimo de "È nata una stella"), herdou a camisa nº 10 da equipe mais importante e querida da Itália, vez que a explosão de Del Piero acabou resultando na cessão de, ninguém menos, Baggio ao Milan.
Pinturiccho não frustrou a confiança depositada e conduziu a Juve, ainda na temporada 1995/1996, ao título da Champions League, conquistada sobre o Ajax em Roma.
Extremamente habilidoso, mas dono de um físico considerado troppo fragile (tem 1,73 m), Del Piero disputou outras duas temporadas em altíssimo nível (ficou em 4º lugar na eleição para Pallone D'Oro em 1996 e 1997, tendo realizado 21 gols na Serie A 1997/1998, além de ter sido o artilheiro da Champions League na mesma temporada, com 10 tentos) até sofrer uma gravíssima contusão em 08 de novembro de 1998, no último minuto de jogo disputado em Udine.
Desde então, atravessou alguns períodos conturbados, principalmente na época em que Fabio Capello foi treinador da Juve, mas viveu também ótimos momentos sob as batutas de Ancelotti e Lippi, sendo detentor de vários recordes pessoais com a maglia bianconera - é o maior artilheiro da gloriosa Juventus em todos os tempos, com 217 gols, além de ser o 3º jogador que mais defendeu a Juve, com 519 partidas oficiais (o recordista é o mítico Gaetano Scirea, com 552).
Agora, terminado o purgatório da Serie B (figurinha à esquerda), Del Piero já avisou que está de volta à "A, casa mia".
Apenas para registro, com a seleção italiana Del Piero foi bicampeão europeu com a Under 21, tendo estreado no selecionado principal em 25 de março de 1995 na vitória de 4 x 1 sobre a Estônia, válida pelas eliminatórias para a Euro 1996, da qual participou de apenas 1 jogo.
Presente nas Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006, quando foi campeão, Godot coleciona, até o presente, 83 partidas e 27 gols com a Azzurra, o que o torna o 5º jogador que mais vestiu a camisa da seleção italiana e o 4º maior artilheiro, a pari merito con Roberto Baggio.

Na Última Vez ...

segunda-feira, junho 11, 2007

'B' Em Pílulas


* Juventus, Napoli e Genoa - eis os promovidos à Serie A nesta temporada;
* Não haverá playoff, vez que o Piacenza apenas empatou com a Triestina na última rodada e terminou 10 pontos atrás do Genoa, 3º colocado;
* Também o big match da última rodada da Serie B acabou empatado - Genoa e Napoli não saíram do 0 x 0 (à direita, o argentino Sosa contra Masiello - Ansa), apesar da partida ter sido bem disputada;
* De qualquer maneira, o empate foi suficiente para que as duas equipes retornassem à Serie A;
* A festa foi grande tanto em Nápoles quanto em Gênova, sendo que os Grifoni obtiveram a promoção 12 anos depois da última participação na A;
* O Arezzo acabou rebaixado à Serie C1 juntamente com Crotone e Pescara;
* Apesar de ter vencido o Treviso por 3 x 1, a equipe do técnico Antonio Conte foi prejudicada pela vitória do Spezia, em Turim, sobre a Juventus por 3 x 2;
* O francês Trezeguet marcou um dos gols da Vecchia Signora, mas pode estar dando adeus à agremiação juntamente com o ítalo-argentino Camoranesi;
* Spezia e Verona irão agora disputar um playout para ver qual será o último clube que irá para a C1.

Na Última Vez ...

domingo, junho 10, 2007

Você Sabia ...


* Que a Juventus encerra hoje sua dolorosa passagem pela Serie B com Del Piero (à direita - LaPresse) se sagrando (com toda a probabilidade) capocannoniere da serie cadetta?
* Que outros italianos ilustres já foram artilheiros da Serie B, de Paolo Rossi (em 1976/1977 com o Lanerossi Vicenza) a Salvatore Schillaci (1988/1989 com o Messina)?
* Que também estrangeiros como o argentino Balbo, o alemão Bierhoff, o brasileiro Casagrande e o belga Oliveira já foram os maiores goleadores da Serie B em alguma temporada?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker