Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, junho 06, 2007

Gli Azzurri


A Serie A terminou no mês passado, mas os convocados pelo c.t. azzurro Roberto Donadoni ainda tiveram que disputar 2 confrontos válidos pelas eliminatórias para a Euro 2008 nesta última semana, antes de entrarem em merecidas férias.
Os adversários, a bem da verdade, não eram grande coisa, mas a Itália, ainda assim, não venceu com a facilidade esperada, demonstrando sentir as extenuantes conseqüências da temporada.
Porém, o mal futebol apresentado não pode ser considerado fruto apenas do cansaço físico, vez que foi também evidente a péssima forma técnica de alguns dos jogadores utilizados por Donadoni.
O 1º confronto, no dia 02, foi no diminuto estádio Tórsvøllur (capacidade para pouco mais de 6.000 espectadores) na fria Tórshavn contra o inexpressivo selecionado das Ilhas Faroé, 185º colocado no ranking da F.I.F.A.
De início, Donadoni propôs a equipe em um 4-2-3-1 até ofensivo, com Diana e Rocchi abertos nas alas, Del Piero no meio e Inzaghi como punta unica.
Como esperado, a Itália logo saiu na frente, com Inzaghi (foto acima - Reuters) aproveitando uma verticalizzazione de Pirlo (à esquerda contra Olsen - Ap) aos 13'.
Mas, apesar do amplo domínio territorial exercido pela Azzurra e da melhor técnica de seus jogadores, a Itália só conseguiu ampliar a vantagem no início do 2º tempo, novamente com Pippo Inzaghi, desta vez aproveitando assistência de Diana.
Logo em seguida, Donadoni sacou o bomber della giornata para colocar o aríete Lucarelli (na foto abaixo à direita contra o defensor Danielsen - Reuters) e, se o nível técnico da gara já não era dos melhores, ficou lastimável - o artilheiro do Livorno entrou muito mal e desperdiçou, bisonhamente, pelo menos uma chance de gol cristalina.
Outro que decepcionou bastante foi o laziale Rocchi - jogando fora de sua posição habitual, o atacante foi pouquíssimo visto em ação.
Para completar o suplício, o carpinteiro e atacante nas horas vagas Rógvi Jacobsen antecipou o lateral Oddo e diminuiu a contagem para as Ilhas Faroé aos 32' do 2º tempo, transformando o final do confronto em um martírio para os italianos (foi apenas o 2º gol da seleção das Ilhas das Ovelhas no torneio).
Assim, o embate entre a seleção campeã do mundo e líder do ranking da F.I.F.A. e outra formada por jogadores em sua maioria amadores terminou apenas 2 x 1 (a fortíssima Geórgia, por exemplo, ganhou de 6 x 0 ...).
Apenas 4 dias depois a Itália voltou a campo, desta vez em Kaunas, contra a apenas melhorzinha Lituânia (enquanto as Ilhas Faroé ocupam a última colocação, o país báltico é o antepenúltimo do grupo), com várias modificações no 11 inicial - fora Tonetto, Gattuso, Diana, Rocchi e Del Piero, dentro Zambrotta, De Rossi, Quagliarella, Perrotta e Di Natale, mas com o mesmo futebol burocrático e, certamente, decepcionante.
É verdade que Pirlo, no comando da regia, foi melhor do que no embate anterior (o contrário seria muito, mas muito difícil) e o quase estreante Quagliarella (em sua 3ª partida pela Azzurra, a 1ª como titular) arrebentou, fazendo 2 golaços (o 1º com o pé esquerdo - foto ao lado - Ap - e o 2º um palonetto di destra), mas também não teve muito mais.
Uma das notas destoantes, por exemplo, ficou por conta do atacante Di Natale (na foto abaixo - Ap), pouco presente e, quando chamado, autor de uma conclusão ridícula cara-a-cara com o goleiro Grybauskas.
Ao final, valeram os 6 pontos conquistados, mas ficou evidente que Donadoni precisa melhorar muito o futebol praticado por seus escolhidos para bem representar a maglia 4 vezes campeã do mundo.
Quem fez bonito foi a nuova Under 21, comandada por Casiraghi, que venceu por 4 x 0 a Albânia nella partita di esordio del biennio 2007/2009, ainda que com vários jogadores provenientes da Under 20 - os tentos foram anotados por Acquafresca (Treviso), Dessena (Parma), Criscito (Genoa, mas na próxima temporada deverá defender a Juventus) e Lupoli (recém contratado pela Fiorentina).
Agora, os comandados de Casiraghi irão para a Holanda, onde será disputada a fase final do Europeu da categoria entre os dias 11 (estréia da Itália contra a Sérvia) e 23, com acompanhamento do Calcio Serie A!

Na Última Vez ...

4 Comments:

At 12:39 AM, Blogger Lady Veronese said...

Rodolfo...
A Under perdeu da Sérvia, 1 a 0. Agente se empolga e aí... Ah, menos mal que quinta-feira eu vou poder ver o jogo contra a Inglaterra ao vivo! Isso se passar na TV. Vc sabe quem está passando o torneio?

Hoje, Patron Pozzo da Udinese e Beppe Marotta da Samp chegaram à conclusão de que Quagliarella vale 20 milhões... Bem que vc disse que a cotação dele duplicaria.

Quanto à 'Nazionale maggiore' ainda bem que esses jogos acabaram por enquanto. Entretanto, ter Inzaghi e Quagliarella em dias inspirados compensa...

Abs!

 
At 7:02 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Pois é, a 'Under 21' começou decepcionando e parece que o Pazzini jogou muito mal. Acho o garoto bom, mas esse negócio de já ser o substituto do Toni... vai dar bode!
Acho que não tem nenhum canal transmitindo o campeonato, nem a RAI.
Quanto a seleção principal, acho que jogar nessa época é cruel, pois estão todos já focados no merecido descanso - vide Ronaldinho, Kaká, ... .
Abraços,
Abraços,

 
At 10:28 PM, Blogger Lady Veronese said...

Rodolfo...
Tem sim. ESPN Brasil, quinta-feira
Rep.Tcheca e Sérvia 13.15 e depois.... tchan tchan tchan tchan...
Italia e Inglaterra 15.45.
Vou preparar a pizza e Forza Italia!!

Abraços,

 
At 2:56 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
'È vero', pena que esterei em uma reunião em São Paulo e não poderei assistir a derradeira chance da 'Under' do Casiraghi.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker